Ponte do Ipiranguinha

A obra está parada ou em andamento?

Na resposta ao Pedido de Informação do vereador Edílson Felix, o prefeito diz que a reforma de uma ponte no bairro do Ipiranguinha está em andamento, mas a população do bairro reclama e diz que a obra está parada

O vereador Edílson Felix enviou, em novembro passado ao Chefe do Executivo, Pedido de Informação, de número 97/05, solicitando informações sobre o convênio assinado entre a Prefeitura e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, visando a liberação de recursos para a reforma de uma ponte no bairro do Ipiranguinha, entre as ruas da Cascata e Frei Tarcísio.
Em matéria, da lavra da Assessoria de Imprensa, a Prefeitura dizia que
“De acordo com a Secretaria de Obras, o início da obra deve acontecer nos próximos dias e serão feitos reparos na super estrutura e no tabuleiro da ponte sobre o rio Ipiranguinha, entre as ruas Cascata e Frei Tarcísio. A ponte sofreu sérios danos durante as enchentes ocorridas no início do ano. Este serviço irá complementar as obras já realizadas pela Prefeitura na cabeceira e nos vigamentos da ponte”.
A matéria também informava que 80% do valor da obra seriam arcados pela Defesa Civil estadual.


Perguntas e Respostas

No pedido de informação do vereador Edílson havia as seguintes perguntas, que foram respondidas pelo Executivo, através do ofício 873/2005/GP-AEG:

P: Qual o valor da verba que está sendo liberada para o município através do referido convênio?
R: “ O convênio prevê o término da referida ponte (Super Estrutura e Tabuleiro), sendo que a infra estrutura e fundação já haviam sido iniciadas quando da visita do Corpo Técnico da Defesa Civil Estadual, portanto não foi contemplado no convênio a parte que já havia sido licitado em 30/04/2005”.

P: Em que conta da prefeitura a referida verba está depositada?
R: A Defesa Civil aguarda o início do processo licitatório para depositar o recurso, de acordo com o cronograma físico financeiro, conta – Nossa Caixa – Ag. 0229-1 – Conta 13000201-1 PMU-DEFESA CIVIL CONSTRUÇÃO DE PONTES.

P: Qual o valor da contrapartida da Prefeitura para a conclusão da obra?
R: Conforme item 1.

P: Qual o valor já gasto pela Prefeitura na execução das obras na cabeceira e nos vigamentos da referida ponte?
R: O valor já gasto pela Prefeitura foi de R$ 25.353,60 que refere-se a Fundação e Cabeceira, que trata-se de convênio diverso do contido no item 1./

P: Quando foi realizada a referida obra?
R: A obra iniciou-se em 02/06/2004, sendo paralisada em 12/07/2004, e retornando suas atividades em 14/11/2005.

P: Se a obra a que se refere o convênio é para reforma ou para o término da construção da ponte no referido local?
R: O convênio foi assinado visando liberar verba para o término das obras.

Obras paradas

Ocorre que a população do bairro procurou o vereador Edílson Felix para cobrar providências em relação à referida ponte. As obras encontram-se paradas e o local abandonado, conforme se pode ver pelas fotos, feita pela Assessoria do Vereador. O vereador Edílson Felix é claro: “o que a população do bairro quer saber é se o recurso prometido foi realmente depositado ou tudo foi apenas mais uma matéria de jornal e quando, efetivamente, as obras vão começar naquele local?"
Fonte: Assessoria do vereador Edílson Felix

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mosca-dragão

Pegoava?

Jundu