Postagens

Mostrando postagens de Maio 4, 2014

Dominique

Imagem

Opinião

Delícias do poder

O Estado de S. Paulo
O poder tem suas vantagens. Em 2013 o PT bateu novo recorde de arrecadação de doações de empresas privadas, chegando a quase R$ 80 milhões. É uma marca particularmente notável pelo fato de não ter sido um ano eleitoral, em que as doações se destinam, basicamente, ao custeio das atividades partidárias. Segundo revelou o jornal Valor, com base na prestação anual de contas apresentada pela legenda de Lula & Cia. ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2013 essas doações foram 57,3% maiores do que no primeiro ano do governo Dilma Rousseff (2011).

Os principais doadores do PT- geralmente os mesmos que dão dinheiro para todas as outras legendas partidárias - são empreiteiras de obras públicas e grandes empresas que dependem fortemente da boa vontade do poder público para o desenvolvimento de seus negócios. Isso evidencia, desde logo, a distorção representada pela indevida influência que a força do dinheiro empresarial passa a ter na política e, conse…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 10 / 05 / 2014

Correio Braziliense
"Cirurgia plástica"

Morte reabre debate sobre plástica a qualquer custo

A bancária Railma de Siqueira (C), 32 anos, submeteu-se a três procedimentos de cirurgia plástica numa clínica em taguatinga-sul. Ao visitá-la no pós-operatório, o marido, Cleydson Siqueira, estranhou. O médico, contou ele, disse que tudo correu bem. Mas ele a achou pálida, fraca, com dificuldade para falar e sem conseguir urinar. Quatro dias depois, Railma morreria de falência dos rins. “Realizar lipoaspiração, abdominoplastia e substituição de prótese mamária no mesmo dia só é permitido em hospital ou em três clínicas no Distrito Federal que têm estrutura hospitalar", diz o procurador de Justiça Criminal do DF, Diaulas Ribeiro. “Desde 2010, quando o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) foi assinado, não havia nenhuma morte por cirurgia plástica em Brasília." Na capital da República, pelo menos 20 famílias entraram com processos na Justiça, nos últimos 1…

Pavoa, anda e avoa...

Imagem

Coluna do Celsinho

Quente

Celso de Almeida Jr.

Nesta próxima segunda-feira, 12 de maio, começam as atividades da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela CNM - Confederação Nacional de Municípios.

Neste ano, o Centro Internacional de Convenções de Brasília será o palco deste importante encontro de líderes municipais.

Dentre ampla programação, o comando da CNM dará enfoque à crise nos municípios e a conjuntura eleitoral.

Um painel com a presença dos principais cotados à disputa para a Presidência da República ocorrerá pela manhã de quarta-feira, 14 de maio, permitindo aos prefeitos, vereadores e demais lideranças presentes avaliar as propostas dos prinicipais candidatos e de seus partidos para a causa municipalista.

Contundentes temas estarão na pauta, com destaque para as variações negativas do Fundo de Participação dos Municípios, que comprometem as gestões municipais, transformando os prefeitos em pedintes do Governo Federal.

Tudo indica, portanto, que de 12 a 15 de maio de 2014 teremo…

Dominique

Imagem

Opinião

A volta do retorno

Fernando Gabeira* - O Estado de S.Paulo
"Cuidado com a volta do retorno."

Quem me dizia sempre isso era Marinho Celestino, um cabeleireiro capixaba que estudou cinema em Paris e morreu no Brasil. Não sei se queria expressar com isso a circularidade do tempo ou se usava a expressão apenas para advertir os perigos de uma recaída. O movimento "Volta, Lula" sempre me lembra a expressão de Marinho Celestino: a volta do retorno, uma espécie de bumerangue.

Durante um tempo, ele se comportou apenas como um ex-presidente. Achei que merecia o habeas língua que sempre conferimos àqueles que já cumpriram sua tarefa. Clarice Lispector, num belo conto chamado Feliz Aniversário, conta a história de uma festa para a mulher que fazia 89 anos e de quem todos queriam arrancar uma palavra. A velha permaneceu calada, apesar de muitas provocações, até que, no final da festa, resolveu falar só isto: "Não sou surda!".

Para mim, Lula ainda é um jovem. Desenvolvi uma…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 09 / 05 / 2014

Correio Braziliense
"A Copa do barulho já começou"

Manifestantes saíram às ruas em pelo menos oito cidades no país

Em São Paulo, onde Dilma visitou o estádio em que o Brasil estreia contra a Croácia daqui a 34 dias, cinco protestos criticando os gastos da Copa e cobrando moradias populares interditaram vias importantes da capital. O escritório da OAS e o de outras duas construtoras foram invadidos por sem-teto. No Rio, rodoviários infernizaram a cidade: 467 ônibus acabaram depredados. Em Brasília, servidores ameaçam parar a Esplanada.  

Folha de São Paulo
"Aécio ganha 4 pontos, e chance de 2º turno é maior"

Avaliação da gestão Dilma para de cair; 75% dos petistas querem Lula candidato, diz Datafolha

A chance de a presidente Dilma Rousseff vencer no primeiro turno diminuiu. Uma das principais razões foi o crescimento das intenções de voto do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Segundo pesquisa Datafolha, a petista teria hoje, no cenário mais provável,…

Dominique

Imagem

Opinião

Ineficiência aprendiz e loquaz: 6ª antilei petista

José Serra* - O Estado de S.Paulo
Já se disse que a política requer duas habilidades. A primeira: é preciso prever o que vai acontecer amanhã, na semana que vem e no ano seguinte. A segunda: é preciso explicar depois por que as previsões não se cumpriram. Nisso, todos os países e partidos são iguais, mas o Brasil da era petista tem sido mais igual que os outros. Há um abismo angustiante entre o que o atual governo prevê e a capacidade de explicar por que as coisas não acontecem.

Entre as previsões megalômanas e os resultados pífios, há o reino das antileis petistas, cultivadas cuidadosamente pela presidente Dilma e sua equipe. A primeira delas, uma espécie de cláusula pétrea do petismo, prescreve a necessidade de utilizar o máximo de palavras para expressar um mínimo de pensamento. Querem um exemplo magnífico? Vejam o que a então candidata disse sobre e elevada carga tributária no Brasil num debate da campanha presidencial de 2010 (trans…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 08 / 05 / 2014

Correio Braziliense
"Para vingar 1950"

O primeiro mundial no Brasil acabou num fiasco

Resgatar de um purgatório de 64 anos a geração do goleiro Barbosa & Cia é o grande desafio de Felipão e dos 23 jogadores que convocou ontem. “Confio no grupo e vou até o inferno com eles”, disse o treinador. Em vez disso, que chegue ao paraíso do hexa. A peleja começa em 12 de junho, contra a Croácia.  

Folha de São Paulo
"PSDB de Aécio tem cheiro de derrota, afirma Marina"

O PSDB de Aécio Neves entrou na disputa com “cheiro da derrota” no segundo turno 

A ex-senadora Marina Silva disse a Bernardo Mello Franco que seu colega de chapa, Eduardo Campos (PSB), é o único capaz de impedir a reeleição de Dilma. A declaração ajuda a sepultar a trégua entre os pré-candidatos oposicionistas. Marina reclamou das comparações que buscam semelhanças entre eles. Para ela. “Campos protagoniza uma agenda progressistas de respeito aos direitos sociais”. A ex-senadora, que f…

Dominique

Imagem

Opinião

Quem ficou rico com os prejuízos da Petrobrás?

José Nêumanne* - O Estado de S.Paulo
A 36 dias da abertura da Copa do Mundo, o futebol vai se tornando o assunto predominante no Brasil, embora as pesquisas de opinião pública sobre a disputa da Presidência continuem em voga. Então, talvez não seja de mau alvitre recorrer a lúcidos ensinamentos do futebol para aplicar na campanha eleitoral. Este é o caso da máxima dos treinadores que mais ganham campeonatos seguindo uma lição simples: "Em time que está ganhando não se mexe". Mas, com a importância cada vez maior dada ao marketing político nas democracias ocidentais, convém não esquecer o lema que está por trás de toda publicidade, seja comercial, seja religiosa, seja política, atribuído a Joseph Goebbels, o mago da propaganda do nazismo: "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade".

Candidata obstinada à própria reeleição, a presidente Dilma Rousseff pode até não ter pensado nas duas sentenças, mas, na certa, as apli…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 07 / 05 / 2014

Correio Braziliense
"Juiz que condenou 10 do caso Pandora é afastado"

Justiça suspeita de prejulgamento

O magistrado Álvaro Ciarlini, da 2a Vara de Fa2enda Pública do DF, foi afastado do julgamento do ex-deputado Leonardo Prudente, réu em ação de improbidade administrativa. A decisão foi tomada pela lª turma do STJ, por três votos a dois, sob o argumento de que ele teria feito prejulgamentos em relação a condenados no processo.

Folha de São Paulo
"Câmara libera publicação de biografia não autorizada"

Texto ainda precisa passar no Senado antes de ir ã sanção da presidente Dilma

Após três anos de tramitação, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que permite a publicação de biografias não autorizadas. Hoje, biografados e herdeiros podem vetar obras. O texto será analisado pelo Senado antes de seguir para a sanção presidencial. Escritores e editores comemoraram a aprovação na Câmara. Emenda do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) ao texto do …

Dominique

Imagem

Opinião

A segunda unção de Dilma

O Estado de S.Paulo
O primeiro-companheiro Luiz Inácio Lula da Silva e a cúpula do PT cumpriram à risca no último fim de semana a inadiável tarefa de relançar a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição. Inadiável porque, desde fevereiro de 2013, quando o seu padrinho achou necessário antecipar em mais de um ano a sagração da pré-candidata, precisamente para extinguir os focos de "Volta, Lula" que já crepitavam dentro e fora do partido, a tendência a recusar uma segunda chance à titular do Planalto só se encorpou.

Para resumir o efeito acumulado do desgaste do seu patrimônio eleitoral e a progressiva perda de confiança na sua capacidade de cumprir um segundo mandato com menos teimosia, incompetência, ideias fora do lugar e desdém pela opinião alheia, basta dizer que Dilma jamais conseguiu se recuperar politicamente do baque nas pesquisas de avaliação do seu governo à época das manifestações de junho passado. Os protestos puseram em evidência …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 06 / 05 / 2014

Correio Braziliense
"Um país à flor da pele"

Sequência de crimes bárbaros cometidos em Brasília, Recife e Guarujá (SP) estarrece o Brasil

O enterro "do professor Guilherme, assassinado com tiro na cabeça ao reagir a assalto, provocou revolta em Brasília e se transformou em ato público pela redução da maioridade penal. O autor do disparo seria um garoto de 11 anos, que está foragido. Em São Paulo, moradora do Guarujá linchada, após ser confundida com seqüestradora de crianças para uso em rituais satânicos, não resistiu ao espancamento e morreu. Ela é a 20ª vítima, só neste ano, da onda de “justiçamentos” que se espalha pelo país. No Recife, suspeito de jogar, do alto da arquibancada, vaso sanitário que matou torcedor na saída do estádio do Arruda foi preso, admitiu o crime e apontou mais dois envolvidos. O caso, que teve forte repercussão internacional, ocorre a pouco mais de um mês da Copa e atinge em cheio a imagem do Brasil no exterior.

Folha de…

Uêba!

Imagem

Pitacos do Zé

E por falar em civilidade... (LVI)

José Ronaldo dos Santos
Fico contente ao perceber que alguém da Administração Pública dá atenção aos fatos que vamos postando nesta coluna. Prova disso é que, na calçada da ciclovia (uma das publicações anteriores), as placas danificadas foram refeitas. Também no terreno da escola estadual do bairro (Ipiranguinha - Ubatuba) as obras, mesmo lentamente, vão em frente.

Agora,  aconteceram duas das festas aguardadas a cada ano: Festa da Cultura Japonesa, na avenida Iperoig, e, Festa do Trabalhador, no citado bairro. Parece que tudo foi muito bem. Como todo ano, visando o maior brilhantismo, este local recebeu um tratamento especial (pinta-se, tapa buracos etc) por parte da prefeitura. Só falta aquele mutirão que acontece a cada ano. São muitas as ruas esperando outras ações. Não vamos deixar os contribuintes esperando ocasião de festas para notarem as melhorias.

Twitter

Dominique

Imagem

Opinião

Pesquisas e eleição

Denis Lerrer Rosenfield* - O Estado de S.Paulo
Estranho, para um país que se aproxima da Copa, é o interesse crescente por pesquisas eleitorais. Parece que há uma tendência de menos pão e circo e mais política, no sentido amplo de preocupação para com o bem-estar nacional nos próximos anos. A multiplicação dessas pesquisas, porém, tem dado lugar a julgamentos precipitados. Nessa perspectiva, os números têm sido frequentemente triturados. Não podemos nos esquecer de que pesquisas se aproximam de diagnósticos que, bem examinados, podem indicar tendências que estejam se delineando. Vejamos um esboço deste quadro.

As pesquisas divulgadas durante o mês de abril consolidam, na comparação com as anteriores, a queda da popularidade do governo. Datafolha aponta 36% de ótimo/bom; Ibope, 34%; e Vox Populi, 32%. São, pois, porcentuais preocupantes e que seguramente levam a disputa para o segundo turno. Há configurada uma crise de popularidade, com implicações diretas para a reele…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 05 / 05 / 2014

Correio Braziliense
"Três mil militares do Exército vão atuar na segurança da Copa no DF"

Segundo o comandante da Polícia do Exército, tenente-coronel João Felipe Dias Alves, a preparação do efetivo foi feita durante o ano passado, com objetivo de treinar todos os homens para garantir a segurança de quem vai assistir aos jogos

O Exército apresentou hoje (4) em Brasília o efetivo que vai atuar na segurança durante os jogos da Copa do Mundo que serão realizados na capital federal. A corporação empregará 3 mil militares na Força Planalto (Forplan), treinados para enfrentar ações contra terrorismo e ataques químicos. A apresentação foi feita durante cerimônia de troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes. Para compor o efetivo, serão chamados soldados de Goiás, do Tocantins e da região do Triângulo Mineiro.

Folha de São Paulo
"Ideais do PSB preocupam campanha de Campos"

Coordenador sugere alterar manifesto do partido, alvo de ataques n…

Dominique

Imagem

Opinião

Pasadena desmente Dilma

O Estado de S.Paulo
Em dado momento da sua fala de ostensivo tom eleitoral em rede de rádio e de TV, na véspera do Dia do Trabalho, a presidente Dilma Rousseff apregoou o seu empenho no combate à corrupção. "O que pode envergonhar um país não é apurar, investigar e mostrar." (…) "É varrer tudo para baixo do tapete." Até aí tudo bem: ela precisa mesmo polir a lembrança da "faxina ética" do começo de seu mandato. O curioso é que se alongou no assunto apenas para chamar à cena a Petrobrás, que "jamais vai se confundir com atos de corrupção ou ação indevida de qualquer pessoa".

A estatal foi empurrada para o noticiário pela confissão da própria Dilma, em março último, de que, na presidência do Conselho de Administração da empresa, aprovou em 2006 a sua associação a um grupo belga na Refinaria de Pasadena com base em nada mais do que um breve parecer. Dois anos depois, viria a descobrir que o texto era "técnica e juridicamen…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 04 / 05 / 2014

Correio Braziliense
"Copa põe a eleição na marca do pênalti"

Os resultados dentro de campo influenciam no comportamento do eleitor? 

Especialistas e políticos se dividem, mas boa parte acredita — ou apenas torce — que sim. Se o Brasil ganhar o hexacampeonato, o clima de euforia tomará conta das ruas, beneficiando os atuais ocupantes do poder federal. Se perder, várias queixas represadas virão à tona, o que pode resultar em protestos semelhantes aos de junho do ano passado e, paralelamente, dar uma forcinha à oposição. 

Folha de São Paulo
"No país, 76% se medicam sem consultar especialistas"
Pesquisa mostra que quase um terço dos que se automedicam elevam a dose


A automedicação é adotada por 76,4% dos brasileiros. É o que mostra pesquisa inédita do instituto de pós-graduação para farmacêuticos. Das 12 capitais pesquisadas, Salvador lidera, com 96,2%, seguida por Recife, com 96%. Em São Paulo, a taxa é de 83%. Quase um terço dos que se automedicam aum…