Postagens

Mostrando postagens de Setembro 30, 2012

Dominguice...

Imagem
Para descontrair

José Ronaldo dos Santos
Mais uma poesia do mano Mingo, sempre continuando no alastramento de aspectos da cultura caiçara, da criatividade necessária e espontânea que nos anima. A minha dica, em véspera de escolher os futuros administradores deste chão (Ubatuba), é aproveitar e se descontrair em mais um....

PAPO DE PESCADOR

Na minha terra
há meia légua
do Mar à Serra,
não peço água,   
não faço guerra,
não guardo mágoa.
Tenho cinco namoradas
em uma dúzia de retratos,
cada qual em seu porto
cada qual com sua história,
cada vez mais belas,
conforme meu barco afasta
do porto da memória.

(Fonte: livro Peixe-palavra. Ilustração: Estevan)

Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A hora do voto consciente

O Estado de S.Paulo
Se fossem verduras e legumes, os prognósticos sobre a eleição em São Paulo feitos pelos politólogos ao longo desta campanha dariam uma boa salada. Poucas vezes houve tanta divergência de interpretações sobre a intenção de voto e o desempenho dos candidatos como na atual disputa paulistana, o que torna extremamente difícil antecipar o resultado. Tal cenário de confusão, em que nada é o que parece e intenções de voto migram de lá para cá ao sabor de picuinhas e diz-que-diz, reflete muito mais os problemas dos postulantes que suas virtudes. Nada menos que 37% dos eleitores não sabem dizer em quem vão votar, segundo a pesquisa do Datafolha que mede a intenção espontânea - aquela em que o eleitor deve dizer o nome de seu candidato. Em meio a esse desanimador cipoal eleitoral, porém, não se deve perder de vista a importância política desta eleição: o Município de São Paulo é o principal objetivo do PT em todo o País e do ex-presidente Luiz Inácio …
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 06 / 10 / 2012

Folha de São Paulo
"Eleição nunca teve tantos partidos com chance nas capitais"

Segundo pesquisas, 16 legendas podem eleger prefeitos em grandes cidades; PSDB e PT têm mais possibilidades

A disputa pelas prefeituras nas 26 capitais pode resultar num fracionamento partidário inédito. Segundo pesquisas recentes, 16 partidos têm candidatos competitivos e podem vencer, informa Fernando Rodrigues. Em 2008, na reta final, só 11 legendas possuíam candidatos bem posicionados - dez saíram vencedoras. Neste ano, há vários representantes de partidos nanicos. O mais evidente é o PRB em SP, com Celso Russomanno.

O Estado de São Paulo "Candidatos elevam tom em eleição indefinida"

Russomanno chama Haddad de 'mentiroso', Serra lembra mensalão e Lula diz que qualquer coisa machuca tucano

Na antevéspera do primeiro turno da eleição para a Prefeitura de SP, os candidatos não pouparam ataques aos adversários. Celso Russomanno (PRB) usou carros de som para chamar…

Eu voo...

Imagem

Coluna do Celsinho

Transição

Celso de Almeida Jr.
O saldo positivo da eleição deste domingo será o grande número de novas lideranças que encararam o processo eleitoral.

Ganhando ou perdendo, todos tiveram a oportunidade de revelar o pensamento sobre as questões ubatubenses.

Isto sempre é bom.

Muitas soluções saem deste debate com a comunidade.

É uma escola; um aprendizado coletivo.

Pós domingo, começará outra importante etapa.

O novo prefeito iniciará a transição.

Discutirá com a atual Câmara os detalhes do próximo orçamento municipal.

Deverá, também, interagir com os novos vereadores, abrindo um canal civilizado de comunicação.

Espera-se que o atual prefeito facilite a transição, nomeando um coordenador técnico e disponibilizando todos os dados de forma objetiva.

Do novo comando espera-se que forme uma equipe de especialistas competentes, prestigiando a experiência dos funcionários de carreira da prefeitura.

Fundamental, também, será criar um canal com a imprensa, nos seus diversos meios, respondendo com agilidade …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Os apagões de Dilma

O Estado de S.Paulo
Da promessa várias vezes repetida pela então responsável pelo setor de energia do governo Lula e depois candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, de que, com ela no governo, não haveria mais apagões, só ficou a lembrança. Interrupções do fornecimento de energia elétrica continuam a ocorrer com frequência, afetando diferentes regiões do País e causando transtornos a milhões de brasileiros, comprovando a fragilidade do sistema elétrico administrado pelo governo Dilma.

O apagão mais recente ocorreu entre a noite de quarta-feira (3/10) e a madrugada seguinte, quando parte das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e os Estados do Acre e de Rondônia ficaram sem energia. Ao tentar minimizar o episódio, considerando-o apenas um "apaguinho" e tentando justificá-lo com a afirmação de que "defeitos acontecem", o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, desfez parte das esperanças do consumidor brasileiro de que…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 05 / 10 / 2012

Folha de São Paulo
"Revisor absolve Dirceu, mas três já o condenam"

Lewandowski diz que provas contra petista não passam de ‘ilações’; colegas criticam e veem contradição em seu voto

O revisor do mensalão no Supremo, Ricardo Lewandowski, votou pela absolvição de José Dirceu do crime de corrupção ativa. Para ele, as acusações do Ministério Público contra o ex-ministro da Casa Civil não passam de “ilações" e "conjecturas”. Lewandowski chegou a dizer que Dirceu pode até ter sido o “mentor da trama”, mas ressalvou que as provas existentes no processo do mensalão não o fizeram concluir dessa forma. Os ministros Rosa Weber e Luiz Fux seguiram o relator do caso, Joaquim Barbosa, e votaram pela condenação de Dirceu. Eles argumentam que o petista foi o responsável pela compra de apoio de congressistas. Quatro ministros que ainda não votaram questionaram os argumentos do revisor, indicando que devem concordar com a denúncia. Três ministros já condenar…

Pitacos do Zé

Imagem
O areeiro e a barreação escatológica

José Ronaldo do Santos
Para entender o espírito brincalhão do caiçara em época eleitoreira, apresento:

Tião Sereno, o areeiro, mora há bastante tempo no Ipiranguinha. É um dos “Filhos da  Caçandoca”, daquela leva que foi escorraçada pela Construtora Continental, em 1975. Gosto desse meio parente por parte dos Félix, mas detesto uma característica no coitado: é fundamentalista, vive dizendo uns absurdos a partir da literatura bíblica. Faz-me lembrar do velho Voltaire: “A primeira lei da natureza é a tolerância, visto que todos nós temos uma porção de erros e fraquezas”. Só espero que não chegue à falta de juízo de arrancar um olho caso cometa algo próximo de pecado grave.

Nesta semana o Tião parou para apreciar o meu trabalho de pedreiro e dar uns conselhos estéticos na obra. Em seguida fez um discurso sobre “um novo Adão e uma nova Eva para a remissão da humanidade”. Machista de última hora que é, remendou deste modo a prosa:

- Primeiro deve aparecer u…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O pacto da alfabetização

O Estado de S.Paulo
Inspirado num programa adotado pelo governo do Ceará, o Ministério da Educação (MEC) lançará o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A iniciativa, anunciada na última reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação, visa a garantir que todas as crianças matriculadas na rede de ensino fundamental cheguem ao final da 2.ª série inteiramente alfabetizadas - ou seja, com plena capacidade de ler e escrever.

Envolvendo os municípios e os Estados, que são encarregados de oferecer a educação básica às crianças e adolescentes, o Pacto enfatiza a "universalização do aprendizado" e a reformulação dos "direitos de aprendizagem". Promete "escolas com ensino inovador", por meio de apoio pedagógico e gerencial da União aos entes federados. Propõe a adoção de currículos "mais atraentes" para os alunos. E, com base na premissa de que a criança atendida na primeira infância tem mais facilidade de aprend…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 04 / 10 / 2012

Folha de São Paulo
"Dirceu foi o mandante, diz relator"

Barbosa condena por corrupção ativa ex-ministro da Casa Civil, Delúbio e Genoino, que foi absolvido pelo revisor

O relator do mensalão no Supremo, Joaquim Barbosa, apontou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu como “mandante” do esquema de compra de apoio parlamentar no Congresso e o condenou por corrupção ativa. Barbosa ainda considerou culpados pelo mesmo crime o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro Delúbio Soares, o empresário Marcos Valério e mais quatro pessoas ligadas a ele. A condenação dos réus na corte depende de uma maioria de 6 dos 10 ministros. O revisor Ricardo Lewandowski também condenou Delúbio e Valério, mas absolveu Genoino. Ele concluirá hoje seu voto sobre Dirceu e os demais réus. Para Barbosa, ficou comprovado que o ex-ministro controlava os “destinos da empreitada criminosa”. Sobre a principal linha de defesa de Dirceu, de que desconhecia empréstimos e pagamen…

Pitacos do Zé

Imagem
E por falar em civilidade... (XXIII)

José Ronaldo dos Santos
Será possível que estão chamando o povo de incapaz de autonomia reflexiva?

Hoje, uma coisa detestável para os civilizados se repetiu: por baixo portão da minha casa enfiaram um jornal duvidoso intitulado Costa Azul, onde diz que o substituto dessa “maravilhosa gestão municipal” cresceu mais de 12 % na pesquisa eleitoral em dois dias. É isso mesmo!

Na semana passada, o Jornal Imprensa Livre, que me parece ser mais confiável do que o jornaleco azul, soltou um resultado encerrado em 26/9. O candidato da situação que aí se encontra estava com 14% das intenções de voto. Hoje, se referindo a uma pesquisa nos dias 27 e 28/9, o pretendente a continuar essa “maravilhosa gestão municipal”, no temporário recurso midiático é colocado com 26,20% nas citadas intenções. Que pulo em dois dias! Coisa comparável à inflação galopante de algumas décadas passadas.

Será que não se trata de mais uma ofensa àqueles que usam um pouco mais a capacidade re…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

De onde veio o mensalão

O Estado de S.Paulo
O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, responsabilizou diretamente o governo Lula pelo mensalão, ao proferir na segunda-feira o seu voto no julgamento do escândalo. Em nenhuma das 29 sessões anteriores se encontrará manifestação de igual contundência e impacto político, no corpo de um libelo de mais de uma hora sobre os efeitos da corrupção para as instituições e a sociedade. Textualmente: "Este processo criminal revela a face sombria daqueles que, no controle do aparelho de Estado, transformaram a cultura da transgressão em prática ordinária e desonesta de poder, como se o exercício das instituições da República pudesse ser degradado a uma função de mera satisfação instrumental de interesses governamentais e de desígnios pessoais". Note-se: Mello não se fixou no partido no poder, o PT, nem nos seus cúmplices na operação do esquema, mas nos condutores do governo. Só faltou chamá-los pelos nomes, sobrenom…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 03 / 10 / 2012

Folha de São Paulo
"Nova alta impulsiona a retomada da indústria"

Maior aumento em 15 meses, porém, será insuficiente para zerar perdas

Impactada por medidas do governo de estímulo ao consumo, a indústria acentuou a sua retomada em agosto e cresceu 1,5% na comparação com o mês anterior, segundo o IBGE. É o terceiro resultado positivo seguido e o maior crescimento desde maio de 2011. Dos 27 setores analisados, 20 tiveram taxas positivas. A produção de bens duráveis (carros, eletrodomésticos e móveis) aumentou 2,6%. A indústria deverá manter até o fim do ano a tendência de aquecimento iniciada em junho, na avaliação de analistas. A reação, porém, não será suficiente para zerar as perdas em 2012. A estimativa é de queda em torno de 2% — até agosto, a retração acumulada era de 3,4%. O ministro Guido Mantega (Fazenda) comemorou o resultado. “Deixamos para trás o período de crescimento fraco”, disse ele.

O Estado de São Paulo "Russomanno cai; Serra e Ha…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Metas de investimento

O Estado de S.Paulo
Aumentar o investimento em máquinas, equipamentos, fábricas, infraestrutura e outros ativos essenciais ao crescimento econômico é uma das metas do governo - um objetivo reafirmado em várias ocasiões e agora posto mais uma vez no topo da agenda. A pretensão, segundo se informa em Brasília, é criar condições para o País investir no próximo ano 10% mais do que em 2012. Se der certo, o aumento da capacidade produtiva ainda terá sido medíocre. Mesmo com esse aumento, o governo e o setor privado terão investido, na melhor hipótese, algo próximo de 20% do Produto Interno Bruto (PIB), uma proporção irrisória diante das necessidades do Brasil e do esforço observado em outras economias emergentes, com taxas acima de 25% e em muitos casos superiores a 30%. Embora a presidente Dilma Rousseff e seus ministros se recusem a admiti-lo, o esquema de expansão econômica baseada no consumo está obviamente esgotado. A mudança depende tanto de ações econômicas em vár…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 02 / 10 / 2012

Folha de São Paulo
"Mensalão comprou votos no Congresso, conclui STF"

Sete dos dez ministros refutaram a tese do caixa dois; réus do PT começarão a ser julgados

Sete dos dez ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram que houve um esquema de compra de votos de parlamentares no Congresso durante o primeiro mandato do presidente Lula, entre 2003 e 2004. A decisão sepulta a tese do PT de que o mensalão se tratava de caixa dois eleitoral, aceita só pelo ministro Ricardo Lewandowski — Rosa Weber e Cármen Lúcia não se manifestaram sobre os objetivos do esquema. Os ministros concluíram o julgamento dos políticos aliados e condenaram 12 dos B réus. Delator do mensalão, Roberto Jefferson (PTB), já culpado por corrupção passiva, também o foi por lavagem de dinheiro. Amanhã começa a etapa que tratará dos réus do PT, entre eles José Dirceu. Até agora, 22 foram condenados. “Não se pode falar em caixa dois nem mesmo prosaicamente”, disse Ayres Brito, pres…

Pitacos do Zé

Imagem
E por falar em civilidade... (XXII)
José Ronaldo dos Santos Ouvindo uma entrevista da falecida Hebe Camargo, no programa Roda Viva, fiz questão de anotar um detalhe importantíssimo na sua fala. Creio que se aplica bem nesta semana:
“Que os candidatos que, em época de eleição enchem os nossos bairros com suas propagandas, papéis e tantas promessas, não deixem de fazer isso após serem eleitos”.
Twitter

Perigo amarelo!

Imagem

Coluna do Mirisola

ET Mazzaropi – uma história real de abdução

“Era como se a luminosidade daquele clarão me envolvesse num manto gelado, que tinha mais a ver com a visão em si do que com a baixa temperatura da noite”

Marcelo Mirisola
Amora era uma hippie em pleno 2009. Até hoje guardei essa história comigo. Um tanto pela inverossimilhança. Outro tanto pela vergonha. Mas chega uma hora que a ficção não dá conta do recado e a realidade acachapante dos fatos se impõe ao estilo. O nome disso pode ser constrangimento, transcendência ou apenas Amora.

Vou contar.

Ela me convidou para passar um final de semana em Lumiar. Aquela mesma. Do Beto Guedes. Todo mundo conhece a música, e eu fiquei perplexo ao saber que a cidade e Amora – as duas ao mesmo tempo – existiam pra valer: com o agravante de que o convite para conhecer a cidade partiu dela, Amora, a última hippie do planeta. Muito gostosa. À época, eu flanava barbudão pela Lapa e conversava com os espíritos da Gomes Freire, Lavradio e adjacências. As almas do Arc…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Queda da mortalidade infantil

O Estado de S.Paulo
O Brasil reduziu em 73% o número de mortes de crianças de até 5 anos nas últimas duas décadas, conforme dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O País se classificou em quarto lugar no ranking das nações que mais evoluíram na prevenção de doenças infantis, atrás da Turquia, do Peru e de El Salvador. A média global de redução da taxa de mortalidade infantil foi de 40%. Em 1990, a taxa brasileira era de 58 mortes por mil crianças na faixa de 0 a 5 anos. No ano passado, foram registradas 16 por mil nessa faixa etária. Com uma antecipação de quatro anos, o Brasil conseguiu atingir a meta estabelecida pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O feito levou o governo brasileiro a assinar, há dias, o Relatório de Progresso 2012, intitulado Compromisso com a sobrevivência da criança: uma promessa renovada, um acordo proposto pelo Unicef, em que o País se compromete a, por meio do intercâmbio de informações e troca de exper…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 01 / 10 / 2012

Folha de São Paulo
"Facção criminosa atua em 123 cidades paulistas"

Arquivos do PCC foram apreendidos em três grandes operações policiais

Cerca de 400 documentos revelam que o PCC possui ramificações em 123 das 645 cidades de São Paulo. Esses arquivos mostram que os bandidos da organização estão espalhados por todas as regiões do Estado. A facção tem 1.343 criminosos nas ruas, o que equivale a dois batalhões da Polícia Militar, informam Rogério Pagnan, Afonso Benites e Josmar Jozino. Cada um deve pagar ao PCC mensalidade de R$ 600. Em troca, o bandido recebe ajuda no caso de ser preso, entre outros benefícios. A organização é a principal suspeita de atacar os policiais do Estado. Até ontem, desde o começo do ano, 73 PMs foram assassinados. Elaborados pelos bandidos, os arquivos foram apreendidos em três grandes operações policiais, já embasaram o Ministério Público em denúncias e norteiam a polícia na desarticulação da facção.

O Estado de São Paulo &q…

Indo pra Maracangalha pelo ar...

Imagem

Declaração

À população de Ubatuba

Eu Antenor Ricardo Benetti, quero comunicar que desde 06 de setembro estou desvinculado dos trabalhos de prevenção à dengue. Quero agradecer aos cidadãos desta cidade que acreditaram no meu trabalho e o apoiaram, razão pela qual tivemos desde 2007 excelentes resultados se comparados a outras cidades com características semelhantes às nossas. Agradecer aos agentes de controle de endemias, pela seriedade com que trabalharam durante estes pouco mais de 5 anos em que estive à frente dos trabalhos. Por não concordar com alguns procedimentos adotados e que embora tenha me esforçado para trazer as coisas à luz da lei, não obtive êxito e por esta razão decidi por sair, porém, por força de minha função pública continuo protegendo nossa população, pois sou fiscal de saúde pública em cargo de provimento efetivo e, portanto conheço e procuro me manter sempre nos princípios básicos que norteiam a administração publica, a saber, a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a …