Postagens

Mostrando postagens de Março 1, 2015

Dominique

Imagem

Opinião

O Congresso nas mãos da CPI

O ESTADO DE S.PAULO
A CPI da Petrobrás recém-instalada na Câmara dos Deputados é uma excelente oportunidade para os representantes do povo se redimirem do vexaminoso desempenho das duas comissões de inquérito formadas no ano passado com o mesmo objetivo e que terminaram em pizza. Diante de uma opinião pública escandalizada com a corrupção na maior estatal brasileira - desvio que presumivelmente se estende a outras unidades do aparelho estatal - e descrente da capacidade e do interesse de certos setores do poder público de reprimir a bandidagem e punir os culpados, uma terceira CPI da Petrobrás que mostre serviço pode ser um primeiro passo importante deste renovado Congresso Nacional para a recuperação de uma imagem desgastada e da credibilidade perdida perante a sociedade brasileira.

A nova CPI, instalada no dia 25 de fevereiro, vai atuar num cenário político completamente distinto daquele que, no fim da Legislatura passada, permitiu que as duas comissões ante…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado 7 / 03 / 2015

O Globo
"Inquéritos contra 49 políticos investigam até propina semanal"

Renan é acusado de fazer reunião em casa para receber dinheiro; Cunha, de achacar empreiteiros

Ministro Teori Zavascki, do STF, abre investigações pedidas pela Lava-Jato contra seis partidos. Dos que responderão, 31 são do PP, oito do PT, sete do PMDB, um do PSDB, um do PTB e um do Solidariedade. Para procuradores, corrupção na estatal era sistêmica

Após um dia de muita tensão, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou ontem à noite investigação contra 50 pessoas acusadas no escândalo de corrupção na Petrobras apurado na Lava-Jato, entre elas 49 políticos e um operador, Fernando Baiano. A lista enviada ao STF pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, detalha até pagamentos semanais de propina a investigados no esquema e inclui, entre os que responderão a inquérito, os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha, ambos do PMDB. …

Coluna do Celsinho

Imagem
Abrem-se os portões!

Celso de Almeida Jr.

Gosto de abrir o pensamento.

Contar, vez ou outra, nesta coluna despretensiosa, algumas passagens de meu cotidiano para amigos ou anônimos.

Nesta semana, relato os avanços de uma empreitada coletiva.

Em janeiro deste ano, combinamos com um grupo de aviadores - participantes de um Raid Aéreo de Santa Catarina até o Rio Grande do Norte - que, na passagem por Ubatuba, a primeira cidade da região sudeste incluída no percurso, organizaríamos uma "Festa Aeronáutica".

Naquela ocasião, lembrei-me do início do Núcleo Infantojuvenil de Aviação-NINJA, há 5 anos.

A criação do NINJA, que procura levar a cultura aeronáutica para crianças e jovens, ocorreu logo após estudarmos o belo trabalho desenvolvido na cidade americana de Oshkosh, que organiza anualmente a maior feira de aviação do mundo.

Além do fascínio das milhares de aeronaves que participam por lá, há núcleos voltados exclusivamente para os jovens, além de um espetacular exercício de mobilização…

Dominique

Imagem

Opinião

A fome de Dilma

É um apetite que nunca passa, que justifica as explosões de fúria dos mais serenos e multiplica a ira dos enfezados

Nelson Motta, O Globo

Na mentira, o que mais ofende e enfurece é o mentiroso achar que somos idiotas para acreditar nela. E quando a maioria da população acredita que a presidente é mentirosa, não há campanha publicitária que restaure a confiança perdida.

Mas omissões podem ser piores do que mentiras, quando reveladas. Quem pode acreditar que a presidente do conselho que mandou na Petrobras durante tanto tempo nunca desconfiou de nada errado?

Como uma economista formada não percebeu a deterioração das contas públicas e foi enganada durante quatro anos pela contabilidade criativa do secretário do Tesouro, Arno Augustin? Ou pior: ele cumpria ordens dela?

Eles não imaginaram as consequências? Quando os acionistas americanos lesados pela Petrobras ganharem suas indenizações na Justiça dos Estados Unidos, vão acusá-los de ataque à nossa soberania.

Enquanto isso, os a…

U.V

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira 6 / 03 / 2015

O Globo
"PMDB isola PT na CPI; lista de Janot tem oito senadores"

Procurador-geral pediu ao STF inquéritos contra 45 parlamentares

Ministério Público já decidiu também que enviará ao STJ, provavelmente na semana que vem, pedidos de investigação sobre dois governadores: Pezão, do Rio, e Tião Viana, do Acre

Com autorização do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente da CPI da Petrobras, Hugo Motta (PMDB-PB), determinou a criação de quatro sub-relatorias e entregou uma delas para o PSDB. Na prática, a manobra isolou o PT e enfraqueceu o trabalho do relator, o petista Luiz Sérgio. Os sub-relatores irão funcionar de maneira autônoma e paralela ao petista. A criação de sub-relatorias causou bate-boca e troca de acusações na CPI. Oito senadores com mandato (10% do total) estão confirmados na lista de 45 parlamentares contra os quais o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF)…

Dominique

Imagem

Opinião

Dilma é refém do petrolão

O ESTADO DE S.PAULO
Os acontecimentos dos últimos dias em Brasília dão a medida da gravidade da crise à beira da qual a incompetência do governo Dilma Rousseff coloca o País. Por um lado, o encaminhamento ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral Rodrigo Janot, dos pedidos de investigação do envolvimento de figurões da República no escândalo da Petrobrás destampa a panela de pressão da crise política embutida no episódio, como se viu pela reação do presidente do Senado, Renan Calheiros, tido como nome certo na lista: devolveu ao Planalto a Medida Provisória (MP) 669, peça importante do pacote de ajuste fiscal, e adiou mais uma vez a votação do Orçamento da União.

O andar da carruagem aponta para a perigosa senda da instabilidade institucional, na medida em que abre a perspectiva de um confronto entre o Executivo e o Legislativo, num contexto que cria também estímulos para o envolvimento do Judiciário na melée - haja vista que ministros do Supremo …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira 5 / 03 / 2015

O Globo
"Derrota tira poder de Dilma para indicações no STF"

Câmara aprova ampliação da idade de aposentadoria de ministros de tribunais

Incluído junto com Eduardo Cunha na lista da Lava-Jato enviada ao STF , Renan Calheiros avisa ao Planalto que correção menor da tabela do IR não será aprovada

O descompasso entre o governo e o Congresso, agravado com a inclusão de Renan Calheiros e Eduardo Cunha, presidentes do Senado e da Câmara, na lista de políticos enviada ao STF para investigação da Lava-Jato, impôs ontem nova derrota ao Planalto. Apesar dos esforços do governo para evitar a votação, a emenda constitucional que amplia a idade máxima para a aposentadoria de ministros de tribunais superiores de 70 para 75 anos foi aprovada por 318 votos a 131. Com isso, se confirmada em outras votações, a presidente Dilma só fará mais indicações para o STF se algum ministro se aposentar voluntariamente. Renan avisou ao Planalto que, se insistir no veto à correção de…

Dominique

Imagem

Opinião

Governo do PT privatiza parte da Petrobras

Dilma atravessou a campanha eleitoral do ano passado fustigando o PSDB por advogar privatizações. E negando que a Petrobras enfrentasse sérios problemas

Ricardo Noblat

Como maior acionista da Petrobras, o governo se prepara para vender à iniciativa privada ativos da empresa no valor estimado de R$ 39,5 bilhões.

Foi a única saída encontrada para fazer face à má administração da Petrobras do início do segundo governo de Lula para cá, e ao rouboe do qual ela foi vítima.

Ainda não se sabe ao certo quanto saquearam da empresa para financiar partidos e enriquecer políticos e aliados do PT.

Sabe-se que o PT sempre acusou o PSDB de ter pretendido privatizar a Petrobras.

Não é irônico, pois, que seja um governo do PT a vender bens da empresa para saldar parte de sua bilionária dívida?

O PT saiu às ruas no período de Fernando Henrique Cardoso para se opor à privatização do Sistema Telebras. Na época, o governo arrecadou R$ 22 bilhões com a privatização.

Aqui se…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira 4 / 03 / 2015

O Globo
"Investigação agrava crise"

Renan e Cunha na lista de 54 nomes da Lava-Jato
Renan devolve MP e Dilma envia projeto
PMDB se alia à oposição e isola Dilma

Avisados de que constam da lista de políticos envolvidos na Operação Lava-Jato enviada ao STF, os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha, reagiram retaliando o governo Dilma e acirrando a crise entre seu partido, o PMDB, e o Palácio do Planalto . Renan devolveu ao governo a medida provisória que anula os efeitos da desoneração da folha de pagamento das empresas, um dos pilares do ajuste fiscal de Dilma, e disse ter se arrependido de não ter feito o mesmo com outros projetos. Imediatamente, a presidente enviou um projeto de lei com o mesmo conteúdo ao Congresso, com urgência constitucional de 90 dias. Cunha disse ter sido vítima de “alopragem”, em referência a petistas envolvidos no escândalo dos aloprados, em 2006. Na noite de ontem, o procurador-geral da República, Ro…

Dominique

Imagem

Opinião

PT hesita entre governo e oposição

O ESTADO DE S.PAULO
O PT não consegue decidir se é o partido do governo ou se faz oposição a Dilma Rousseff. Se suas bancadas no Congresso Nacional estão lá para dar apoio aos projetos do governo, como o pacote de ajuste fiscal, ou para "marcar posição" junto ao eleitorado, como tentou explicar o líder do partido no Senado, Humberto Costa (PE), quando interpelado sobre o fato de boa parte da bancada petista no Parlamento estar se alinhando contra as medidas de austeridade fiscal propostas pela equipe econômica. Os petistas, por exemplo, são os autores da maior parte das emendas às Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, que se propõem a corrigir distorções na regulamentação de alguns direitos trabalhistas.

A atitude do senador Humberto Costa é típica do lulopetista diante de situações críticas: dizer uma coisa e fazer outra. Foi exatamente o que fez Dilma Rousseff como candidata à reeleição, quando garantiu a intocabilidade dos direitos trabalhis…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira 3 / 03 / 2015

O Globo
"É preciso seguir dinheiro para chegar ao chefe, diz juiz"

Procurador-geral afirma que ‘quem tiver de pagar (na Lava-Jato) vai pagar’

Moro defende rigor nas investigações para se descobrir cúpula de organizações criminosas ; Janot envia hoje ao Supremo Tribunal Federal a lista de políticos envolvidos no escândalo de corrupção na Petrobras

Em aula ontem para alunos de Direito, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, defendeu que se “siga o dinheiro” para descobrir “o último beneficiário da atividade criminosa”. “Não é o chefe que vai sujar as mãos”, disse Moro, sem se referir à operação Lava-Jato, mas afirmando que as investigações contra políticos devem ser feitas como as contra traficantes de drogas. A declaração de Moro foi dada na véspera de o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviar a o Supremo Tribunal Federal (STF) a lista dos políticos investigados na Lava-Jato. As petições do procurador-geral devem ser analisadas …

Dominique

Imagem

Opinião

Tráfico classe alta

O novo perfil da criminalidade é o resultado acabado da crise da família, da educação permissiva e do consumismo compulsivo

Carlos Alberto Di Franco
Engana-se quem pensa que tráfico de drogas é exclusividade dos morros, das favelas e das periferias excluídas. Não é de hoje que jovens de classe média e média alta frequentam o noticiário policial.  O novo mapa do crime transita nos bares badalados, vive nos condomínios fechados, estuda em colégios e universidades da moda e desfibra o caráter no pântano de um consumismo descontrolado.

O tráfico oferece a perspectiva do ganho fácil e do consumo assegurado. E a sensação de impunidade – rico não vai para a cadeia- completa o silogismo da juventude criminosa. A delinquência bem-nascida mobiliza policiais, psicólogos, pais e inúmeros especialistas. O fenômeno, aparentemente surpreendente, é o reflexo de uma cachoeira de equívocos e de uma montanha de omissões. O novo perfil da criminalidade é o resultado acabado da crise da fa…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira 2 / 03 / 2015

O Globo
"Petistas no Congresso rejeitam ajuste fiscal"

De 59 parlamentares ouvidos, 40 são contra as medidas de Dilma

Vinte deputados e senadores estão dispostos a desobedecer à orientação do Planalto na votação de medidas que necessitam de aval do Congresso

Levantamento feito pelo GLOBO entre parlamentares do PT revela que a grande maioria deles é contra o ajuste fiscal do governo Dilma Rousseff, o que pode dificultar a aprovação das medidas que precisam de aval do Congresso. De 59 deputados e senadores ouvidos (do total de 79), 40 disseram não concordar com as propostas, sendo que 20 deles estão dispostos a desobedecer à orientação do Planalto. Outros dez disseram que só votarão a favor caso os projetos sofram alterações. O PMDB cobra o apoio dos petistas ao ajuste, para não ter de carregar sozinho o ônus de defender medidas impopulares.

Folha de S.Paulo
"CPI da Petrobras deverá investigar só gestão do PT"

PMDB quer enfraquecer planos de inclu…

Dominique

Imagem

Opinião

Nosotros que tanto nos queremos

Gabeira
Sonhei que iria para a Guiné, a trabalho. Fui buscar meu visto no Copacabana Palace. O vice-cônsul estava na piscina, com as mãos apoiadas na borda. Estendi meu passaporte e ele sacudiu as mãos para se certificar de que estavam secas. — Eo carimbo? — perguntei. — Primeiro, examino os papéis — respondeu. — O carimbo, o garçom traz na bandeja. Se for o caso.

Enquanto olhava minha foto no passaporte, disse que gostava muito da piscina do Copa. Era preciso ser gentil: — Temos boas piscinas em toda parte. É de nossa autoria a ideia de uma piscina de feijoada.

O vice-cônsul me olhou de cima a baixo, como se estivesse falando outra língua que não o espanhol.

Comentário inútil. A piscina de feijoada só existia na imaginação do autor de “Macunaíma”. E foi encenada uma só vez, no Parque Lage, por Joaquim Pedro de Andrade, com Grande Otelo no papel do herói sem caráter.

A informação só serviria para eles se tivessem uma escola de samba e fizessem um enredo sobre…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Domingo 1 / 03 / 2015

O Globo
"450 anos de Rio"

A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, a segunda fundada no país em 1565 - a primeira foi Salvador -, completa hoje 450 anos. Da chegada de Estácio de Sá a um trecho da praia entre os morros de Pão de Açúcar e Cara de Cão aos dias de hoje, a terra natal do povo que é símbolo do Brasil mundo afora nunca deixou de se desenvolver, mas em poucos momentos de sua história ocorreram transformações tão profundas como as que os cariocas estão vendo hoje. A metrópole 6.4 milhões de habitantes se prepara para o futuro com 31 grandes obras, cujo custo total deverá chegar à casa dos R$ 30 bilhões. Em um Caderno Especial, O Globo lembra momentos cruciais para a formação do Rio atual, como desmonte do Morro do Castelo, e mostra quais são os projetos de mobilidade urbana e infraestrutura, entre outros, que pretendem solucionar boa parte de seus problemas. A expectativa é que, em 2016, ano das Olimpíadas, a cidade tenha uma nova cara e conte…