Postagens

Mostrando postagens de Abril 22, 2012

Ubatuba

Imagem
Sílvia, a jovem francesa em terras do Ubatumirim.
Ela habitou entre nós

José Ronaldo dos Santos 
Ontem, dia 27 de abril, aos 90 anos, a dona Sílvia Polacco Patural nos deixou após ter vivido um belo exemplo de cidadania. Quem não a conheceu, recomendo que leia o que eu pude registrar dessa mulher lutadora e corajosa (ubatuba víbora, jornal maranduba e coisasdecaicara.blogspot.com – postagem em junho/2011).

Eis um pequeno fragmento de sua fala. Ainda bem que eu tive essa oportunidade!

“No ano de 1954, nós partimos à procura de um lugar que, além de agradável, fosse capaz de oferecer as condições propícias de cultivo e de instalações. Meu marido era um empreendedor. O lado sul do município logo ficou fora de cogitação. Motivo: a abertura da rodovia Ubatuba-Caraguatatuba estava sendo concluída, fazendo com que os preços das terras daquele lado encarecessem muito. Então nos falaram do lado norte, das vastas áreas e de outras vantagens.

Num final de semana, após deixarmos a Patrícia com alguém…

Hexágono regular

Imagem

Colunistas

Ficções

“Lembro que sou escritora, e então dá uma saudade lancinante de mim mesma”

Márcia Denser
De repente, lembro que sou escritora, e então dá uma saudade lancinante de mim mesma, de forma que lá vai fragmento duma novela, com o título abaixo, publicada em meu Toda Prosa II – Obra Escolhida, Record, 2008.

TODOS OS AMORES

“e escreverei te quiero nas águas do mar” de um filme esquecido

– É aquele. Se não for ele não será nenhum outro – disse à Amanda, casual testemunha que me acompanhava e que de modo algum poderia prever (como sequer eu mesma naquele dia) que esta não seria mais uma das tantas escolhas no âmbito dos homens presentes numa galeria de arte, mas que, insuspeitadamente, iria abranger todo o meu horizonte de homens.

A galeria se desdobrava em assimetrias, contornando desvãos e desvios até convergir num pátio com tanque central onde imprevistamente se chegava ou não. Havíamos completado a terceira volta, pois, afinal de contas, era sempre possível retornar ao mesmo ponto, quer di…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Justiça com lentes coloridas

O Estado de S.Paulo
A discriminação racial no Brasil é constitucional, segundo decidiram por unanimidade os ministros do Supremo Tribunal (STF), num julgamento sobre a adoção de cotas para negros e pardos nas universidades públicas. Com base numa notável mistura de argumentos verdadeiros e falsos, eles aprovaram a reserva de vagas para estudantes selecionados com base na cor da pele ou, mais precisamente, na cor ou origem étnica declarada pelo interessado. Mesmo enfeitada com rótulos politicamente corretos e apresentada como "correção de desigualdades sociais", essa decisão é obviamente discriminatória e converte a raça em critério de ação governamental. Para os juízes, a desigualdade mais importante é a racial, não a econômica, embora eles mal distingam uma da outra.

O ministro Cezar Peluso mencionou as diferenças de oportunidades oferecidas a diferentes grupos de estudantes. Com isso, chamou a atenção para um dos maiores obstáculos à concretização…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 28 / 04 / 2012

Folha de São Paulo
""É para o governador", diz Cachoeira sobre dinheiro"

Em áudio empresário ordena pagamento no ‘palácio’ ao tucano Marconi Perillo

Escutas da Polícia Federal mostram que o empresário Carlinhos Cachoeira orientou um de seus operadores a entregar dinheiro a um assessor direto do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), em julho de 2011. “É pro governador. Vamos lá pagar logo pra ele no palácio”, afirma Cachoeira. O tucano nega ter negociado com ele e diz que o operador do empresário só intermediou a venda de um imóvel seu para outra pessoa. Outros grampos indicam que Perillo atuou em favor da construtora Delta após pressão de Cachoeira. A defesa do governador diz que não há relação entre os dois. Para o advogado do empresário, as escutas são ilegais. O Supremo autorizou o envio do inquérito que investiga o senador Demóstenes Torres (ex-DEM) à CPI do Cachoeira.

O Estado de São Paulo "Mortalidade infantil cai 47,5% no País&qu…

O maior avião do mundo

Imagem

Coluna do Celsinho

Boa causa

Celso de Almeida Jr.
Estes últimos dias foram muito especiais.

Em função da organização para o lançamento do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - na cidade de Taubaté, mantive contato com muita gente.

Na Aviação do Exército, fui muito bem recebido pelo General Diniz e outros atenciosos militares, entusiasmados com a proposta de criar mais ferramentas para levar a cultura aeronáutica para crianças e jovens.

No Aeroclube Regional de Taubaté, vi a dedicação da diretoria, sob a presidência do João Bosco, colaborando com toda a estrutura disponível.

Na Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas, presenciei a liderança do Cel Lacerda e o compromisso de seus alunos, contribuindo com extrema dedicação para a causa.

Da Universidade de Taubaté conquistamos a chancela desta tradicional instituição de ensino superior, com o Re itor José Rui avalisando o projeto.

Dos Escoteiros do Ar, recebi acolhida carinhosa e generosa, destacando-se o empenho e a dedicação do Chefe Luiz Carlos "Fuma…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A eólica avança, mesmo sem estocar

Washington Novaes, jornalista - O Estado de S.Paulo
Talvez um assessor devesse levar à Presidência da República o relatório divulgado há poucos dias pelo Conselho Global de Energia Eólica sobre o ano de 2011 (http://www.gwec.net/index.php?id=190), que mostra um extraordinário crescimento do potencial instalado nessa modalidade de energia no ano passado: 40,5 mil MW. Só em 2011 essa oferta de energia cresceu 6% e, acumulada, 20%. Embora não esteja ainda entre os dez maiores geradores (China, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Índia são os primeiros), o Brasil começa a figurar com destaque no relatório e pode ter "um futuro brilhante" na área.

O comentário inicial é motivado pelas observações da presidente, que numa discussão sobre clima, ao ironizar críticas a hidrelétricas em construção ou planejadas para a Amazônia, disse que "não há espaço para fantasia (...). Eu não posso falar: olha, é possível só com energia eólica iluminar o planet…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 27 / 04 / 2012

Folha de São Paulo
"STF diz que cotas raciais são legais"

Por unanimidade, ministros entenderam que o sistema corrige distorção histórica que prejudicou os negros

0 STF decidiu, por unanimidade, que as cotas raciais em universidades são constitucionais. Todos os dez ministros que participaram da votação foram favoráveis ao sistema. O ministro José Antonio Dias Toffoli não votou. Os ministros julgaram ação do DEM contra o sistema que a Universidade de Brasília adotou em 2004, que reserva 20% das vagas a quem se declara negro ou pardo. A decisão é válida para qualquer universidade.

O Estado de São Paulo "Em áudio, Cachoeira fala em pagamento a Perillo por vantagens"

Contraventor se valia da propina para emplacar nomeações em Goiás, indica gravação
Gravações da Polícia Federal mostram o contraventor Carlinhos Cachoeira e seus aliados falando em pagamentos ao governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e a integrantes do primeiro escalão do govern…

Paul Cézanne

Imagem

Circo da Notícia

Liberdade é a liberdade dos outros

Por Carlos Brickmann no Observatório da Imprensa
O governo acaba de mostrar o que é que entende por liberdade de expressão (ou, se alguém preferir, liberdade de imprensa): o Palácio do Planalto informou que o CQC está proibido de acompanhar as viagens da presidente Dilma Rousseff. O Ministério das Relações Exteriores anunciou que o CQC está proibido de entrar no Palácio do Itamaraty.

É antidemocrático, claro. E é burro: a grande reportagem não precisa ser feita no prédio onde vivem ou trabalham seus personagens. Quando fez a série das mordomias, Ricardo Kotscho não precisou ir à casa ou ao escritório de Sua Senhoria nenhuma para contar como funcionava a bandalheira. E, num regime autoritário, em sua fase mais dura, o repórter Ewaldo Dantas Ferreira foi proibido de viajar com o presidente Emílio Médici aos Estados Unidos. Viajou sem ele, longe da comitiva, fez reportagens antológicas para o Jornal da Tarde e não teve de conviver com aquela gente gosmenta…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A CPI que o Planalto quer

O Estado de S.Paulo
Mais do que os políticos de outros partidos, os petistas parecem ter uma curiosa propensão para queimar a língua, abrindo jogos que os seus próprios interesses aconselhariam a manter fechados. Há duas semanas, por exemplo, talvez por um misto de soberba e de servilismo para com o primeiro-companheiro Lula, o presidente do PT, Rui Falcão, proclamou que a agremiação pretendia usar a chamada CPI do Cachoeira, ainda em gestação, para apurar "esse escândalo dos autores da farsa do mensalão". A revelação desmascarou a gana de Lula para que a investigação fosse conduzida de maneira tal a fabricar um nexo entre o contraventor, o araponga Dadá que trabalha para ele, o governador tucano Marconi Perillo, o senador então demista Demóstenes Torres, ambos goianos, e órgãos de mídia.

Perillo incorreu na ira eterna de Lula ao tornar público que o alertara para o esquema de compra de votos de deputados em benefício do governo, antes da irrupção do e…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 26 / 04 / 2012

Folha de São Paulo
"Dilma é derrotada, e nova lei diminui proteção ambiental"

Câmara aprova Código Florestal que agrada à bancada do agronegócio; presidente deve vetar

A Câmara dos Deputados aprovou, por 274 votos a 184, o texto que reforma o Código Florestal, impondo uma nova derrota ao governo. A decisão foi comemorada pela bancada ruralista. O projeto deve ser vetado por Dilma, em especial os artigos que beneficiam o agronegócio e reduzem a proteção a ecossistemas aquáticos. A dimensão do veto, porém, é incerta. A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) disse que sua primeira avaliação é que “a segurança jurídica e o tão procurado equilíbrio entre ambiente e produção não foram alcançados”. Um dos pontos polêmicos é a proteção de rios. O projeto apoiado pelo governo previa reflorestamento de 100 metros a partir das margens. No novo texto, a obrigatoriedade é de 15 metros. Outras mudanças que desagradaram ao Planalto foram a retirada de proteção …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Mercados esquizofrênicos

O Estado de S.Paulo
Especulação e comportamento de manada continuam dominando o dia a dia das bolsas no meio da crise global. Isso foi comprovado mais uma vez no começo desta semana, quando os mercados caíram num dia, como se a Europa estivesse derretendo, e subiram no dia seguinte, como se a salvação houvesse chegado durante a noite. Mas a crise europeia continua hoje tão grave quanto ontem e anteontem e os sinais positivos surgidos nos últimos seis meses são ainda informações relevantes. Nenhuma novidade fundamental surgiu no fim de semana ou nas primeiras horas de segunda-feira. A recessão espanhola foi apenas confirmada pelos números divulgados oficialmente, mas ninguém ignorava a gravidade da situação. O impasse na Holanda em torno do orçamento era conhecido. A queda do governo foi apenas um desdobramento da queda de braço com a oposição. Quanto às dificuldades eleitorais do presidente francês, haviam sido apontadas por numerosas pesquisas e por muitas anál…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 25 / 04 / 2012

Folha de São Paulo
"Para ter controle de CPI, Dilma impõe aliado como relator"

‘Alinhado ao Palácio do Planalto, deputado Odair Cunha (PT-MG) afirma que apuração não será ‘caça às bruxas’

O governo Dilma Rousseff indicou o deputado Odair Cunha (PT-MG) como relator da CPI que investigará a relação do empresário Carlinhos Cachoeira com políticos, sinalizando a intenção de mantê-la sob controle. O Planalto quer evitar que a investigação constranja o governo. Também tenta impedir o fortalecimento de setores do PT ligados a Lula e José Dirceu, que pregam o confronto com a oposição e queriam outro relator.

O Estado de São Paulo "STF manda investigar três deputados no caso Cachoeira"

Suspeitos são Leréia (PSDB), Sandes Júnior (PP) e Stepan Nercessian (PPS); Agnelo também pode ser alvo
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, determinou a abertura de três inquéritos para investigar os deputados federais Carlos Leréia (PSDB-GO), San…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Mais aeroportos regionais

O Estado de S.Paulo
O programa que o governo federal pretende anunciar até o fim do ano para ampliar a aviação regional é indispensável para evitar que os gargalos dos grandes aeroportos se estendam às unidades que atendem polos econômicos regionais e cidades médias do País. Mas, para tornar-se realidade, precisa superar vários obstáculos.

De acordo com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, a meta é elevar de 130 para 210 o número de aeroportos regionais em plena operação até 2014, ano da Copa do Mundo. Isso significa a construção de 80 unidades. Ainda não está definida a localização desses aeroportos e, em muitos casos, essa definição terá de sair de discussões que, além dos aspectos técnicos normais, envolverão questões políticas locais ou regionais.

Além disso, para que a malha aeroportuária alcance a eficiência pretendida pelo governo, é preciso, além dos novos aeroportos, reformar os que existem atualmente, a maioria dos quais não at…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 24 / 04 / 2012

Folha de São Paulo
"Cachoeira diz que escuta é ilegal e quer anular provas"

Para defesa, vínculo de empresário com senador deveria ter levado caso ao STF

O empresário Carlinhos Cachoeira, preso sob acusação de corrupção, usou o vínculo com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM) para tentar anular na Justiça a validade da investigação da PF, relatam Leandro Colon e Fernando Mello. Na defesa apresentada em Goiás, seus advogados alegam que o caso, por envolver um parlamentar, deveria ter sido remetido ao Supremo Tribunal Federal e que, portanto, as provas obtidas por decisão judicial de primeira instância são ilegais.

O Estado de São Paulo "Crise derruba 10º governo da UE e afeta mercados"

Gabinete holandês se desfaz ao não aprovar cortes; Espanha anuncia recessão e bolsas de valores caem
A crise da dívida levou ontem à queda do governo da Holanda, o décimo da União Europeia a cair em apenas dois anos. Além disso, a Espanha anunciou nova recessão. Os…

Qual é o valor de x?

Imagem

Colunistas

Occupy: o espírito da época

Os movimentos de massa que tomaram as ruas do planeta

Márcia Denser
Acaba de ser lançada pela Boitempo, em parceria com o portal Carta Maior, a coletânea de ensaios Occupy – movimentos de protesto que tomaram as ruas do mundo, reunindo autores como David Harvey, Emir Sader, Immanuel Wallerstein, Mike Davis, Slavoj Zizek, Tariq Ali, Vladimir Safatle, Edson Teles, Giovanni Alves, Henrique Soares Carneiro e João Alexandre Peschanski. Obra imprescindível que, segundo os editores, tem o objetivo de ampliar o debate em torno dos movimentos populares que tomaram as ruas ao longo de 2011 em diversos países.

Uma onda de mobilizações (que tomou a dimensão de um movimento global) começou no Norte da África, derrubando ditaduras na Tunísia, Egito, Líbia, Iêmen; estendeu-se à UE (a propósito, Tariq Ali, neste ensaio, diz que deveria ser UB – União dos Banqueiros) com movimentos e greves na Espanha, Grécia, Londres; na AL; eclodiu no Chile e ocupou Wall Street, alcançando no…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A briga pelo bolo

O Estado de S.Paulo
Apesar do veemente discurso dos dirigentes proclamando seu empenho na defesa dos interesses dos trabalhadores, não é apenas para ter mais influência no movimento sindical e mais poder nas negociações com os empregadores e com o governo que as centrais sindicais disputam avidamente novos filiados. É principalmente por dinheiro que fazem isso.

Desde 2008, as centrais têm direito a 10% do imposto sindical, e a repartição é feita proporcionalmente ao número de sindicatos filiados e ao tamanho (número de associados) desses sindicatos. O dinheiro, como todo trabalhador com registro em carteira pode conferir no seu envelope de pagamento, foi descontado do salário de março, na proporção de um dia de trabalho. Além da fatia destinada às centrais, o bolo é repartido entre os sindicatos (60%), federações (15%), confederações (5%) e governo (10%). O Ministério do Trabalho deve anunciar nos próximos dias a fatia do bolo que caberá a cada entidade sindical.

Desde a…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 23 / 04 / 2012

Folha de São Paulo
"Socialista e Sarkozy vão ao 2º turno na França"

Marine Le Pen, da extrema direita, surpreende com quase 20% dos votos

Uma diferença apertada entre o socialista François Hollande e o presidente-candidato Nicolas Sarkozy e uma votação surpreendente de Marine Le Pen, da extrema direita, embaralham o cenário para o segundo turno da eleição francesa, dentro de duas semanas. O socialista Hollande teve 28,6% dos votos e Sarkozy chegou aos 27,1%.

O Estado de São Paulo "Grupo de Cachoeira acumulou R$ 30 milhões, aponta Receita"

Auditores identificaram imóveis, avião e automóveis de luxo em nome de pessoas próximas ao contraventor
Relatório produzido pela Receita Federal nas investigações da Operação Monte Carlo revela que, além de indícios de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, a organização que seria comandada por Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acumulou um patrimônio de cerca de R$ 30 milhões. Segundo a Receita, C…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Os ladinos, os bobos e a esperança

O Estado de S.Paulo
"Tenho a certeza de que, após a deflagração desta operação, muitos dirão que o jogo ilegal era reprimido em Goiás. Não é verdade." Esta é a opinião do juiz federal Paulo Augusto Moreira Lima, manifestada por escrito na decisão em que deferiu o pedido da Polícia Federal para que, com base no que se apurou na Operação Monte Carlo, fosse decretada a prisão do contraventor Carlinhos Cachoeira, cujas trampolinagens serão agora objeto de investigação também pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) em processo de constituição no Congresso Nacional.

Para o magistrado, a "assustadora" ingerência da quadrilha de Cachoeira no Estado de Goiás, particularmente no que diz respeito ao aparelho policial, resultou numa enorme farsa no combate à rede de meliantes que, sob o comando daquela figura notória, explora a jogatina no Estado: "É a famosa conversa de ladino para bobo. Tínhamos 'pseudoatuações' e simu…
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 22 / 04 / 2012

Folha de São Paulo
"Apoio a Dilma bate recorde, mas eleitor quer Lula em 2014"

Pesquisa Datafolha mostra que governo é aprovado por 64% dos eleitores; sobe otimismo em relação à economia

Com aprovação de 64% dos brasileiros, Dilma Rousseff bateu mais um recorde de popularidade, mostra levantamento do Datafolha. É a mais alta taxa obtida por um presidente com 15 meses de mandato. Só 5% consideram que seu governo seja ruim ou péssimo.

O Estado de São Paulo "Delta obteve aumento de preço em 60% dos contratos"

Um dos alvos da CPI do Cachoeira, construtora teve aditivos em l54 das 265 obras com Dnit
Um dos alvos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, a Delta Construções obteve aditivos que alteraram o valor de quase 60% dos contratos com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), um dos responsáveis pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De um total de 265 empreendimentos, 154 sofreram mudanç…