Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 2, 2011

Chichén-Itzá

Imagem

Ubatuba em foco

Reisado, cultura e turismo

José Ronaldo dos Santos
No dia 6 de janeiro, os católicos comemoram o Dia dos Santos Reis. Em Ubatuba não é diferente. À noite, conforme a tradição religiosa caiçara, na Igreja Exaltação da Santa Cruz, no centro, aconteceu o encontro dos grupos de Folia de Reis do nosso município. Eu prefiro a denominação dos caiçaras: Reisado.

O Reisado é uma adaptação local da antiga devoção aos visitantes do Oriente que, segundo os escritos do Novo Testamento, foram guiados por uma estrela até a cidade de Belém, onde nasceu o Menino Jesus e foi presenteado com ouro, incenso e mirra. É um simbolismo do reconhecimento da realeza divina daquela criança até por povos distantes.

Repetindo o gesto a cada ano (desde o início do Advento até o dia dos Santos Reis; tornando a cantar, em fevereiro, na Festa das Candeias), os caiçaras demonstravam a sua religiosidade e o reconhecimento da importância do divino no cotidiano, na realidade dura de viver entre a serra e o mar, de onde vem o …
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O peso da crise americana

O Estado de S.Paulo - Editorial
O crescimento da economia global ainda vai depender por um tempo dos grandes emergentes, como China, Índia e Brasil, porque as grandes potências do mundo rico, a começar pelos Estados Unidos, deverão ter uma longa convalescença da crise. Serão necessários mais quatro ou cinco anos para o desemprego americano voltar a um nível normal, se a recuperação continuar lenta como até agora, disse nessa sexta-feira o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), o economista Ben Bernanke.

Foram criados em dezembro 103 mil empregos não agrícolas nos Estados Unidos, segundo informou no mesmo dia o Departamento do Trabalho. Economistas consultados pela Dow Jones haviam previsto 150 mil. O resultado do mês praticamente repetiu a média mensal registrada até novembro, 100 mil, citada por Bernanke em seu depoimento no Senado.

De um mês para o outro a taxa de desemprego caiu de 9,8% para 9,4%, mas isso se deveu, pelo menos em boa p…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 08 / 01 / 2011

Folha de São Paulo
"Alta dos alimentos causa a pior inflação em 6 anos"

A inflação no Brasil fechou o ano passado com a maior alta desde 2004. O aumento do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foi de 5,91%. Para as famílias mais pobres, com renda entre 1 e 6 mínimos, o percentual chegou a 6,47%.
Analistas preveem mais pressão inflacionária para 2011, devido a alta das commodities agrícolas e minerais em todo o mundo. Na semana passada, a ONU anunciou que seu índice de preços de alimentos superou o pico de junho de 2008.
Naquele mês, pouco antes da crise financeira mundial, houve protestos em vários países contra a inflação dos alimentos. Desta vez, os preços estão subindo em razão de recuperação da demanda global e forte especulação com commodities.
No Brasil, os alimentos subiram 10,4% no ano passado, quase o dobro da média geral. A cesta básica paulistana, por exemplo, aumentou 16% em 2010 (até novembro). Já o valor do salário mínimo pode ter uma co…

Será que morde?

Imagem

Energia

Construção de novos reatores cresce em 2010

Aben
Levantamento feito pelo site World Nuclear News mostra que 2010 confirma a tendência de crescimento mundial da energia nuclear verificada nos últimos anos. No ano passado, 13 reatores tiveram sua construção iniciada, em comparação com 11 unidades em 2009. Já em 2008, 10 reatores começaram a ser construídos. O mesmo número foi registrado em 2007.

Levando-se em conta um tempo de construção de cinco anos para uma usina nuclear, a expectativa é de que, em 2012, o número de reatores que entrará em operação anualmente será dobrado em relação à quantidade atual, que gira em torno de cinco por ano. Em 2015, a taxa de reatores iniciando suas atividades deve superar um por mês. Segundo dados da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), a última vez que 10 reatores ou mais começaram a operar no mesmo ano foi em 1990.

Os reatores que iniciaram obras em 2010 representam 15.218 megawatts (MW) de potência, de acordo com a Associação Nuclear Mundial…

Graffiti

Imagem

Mundo

Tecnologia: Ásia versus América Latina

Andrés Oppenheimer - Miami Herald- La Nacion (04)
Xangai, número 1 em teste escolar mundial. Pela primeira vez uma cidade chinesa conseguiu o primeiro lugar no mais reconhecido exame padronizado mundial para estudantes de 15 anos, o teste Pisa, administrado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No teste de compreensão de leitura, a Coreia do Sul ocupou o 2º lugar, Estados Unidos 17º; Chile 44º, Uruguai 47º, México 48º, Brasil 53º, Argentina 58º e Peru 63º. Em matemática, Cingapura ficou em segundo lugar, os Estados Unidos em 31º, Uruguai 48º, Chile 49º, México 51º e Argentina em 55º.

Numa economia global baseada em conhecimento, o teste PISA é considerado peça chave para determinar quais países estão mais avançados na criação de cientistas e tecnólogos que poderão desenvolver produtos cada vez mais sofisticados. Apesar do teste Pisa ter avaliado apenas “uma” China, a elevada pontuação dos jovens de Xangai parece confir…

Nó quase cego...

Imagem

Coluna do Celsinho

Fumaça

Celso de Almeida Jr.
Os ataques virulentos que a mídia governista vem promovendo contra vozes que questionam o governo municipal sinalizam que as coisas não vão bem.
O leitor que me acompanha, mas não me conhece, talvez não saiba que eu apoiei a reeleição do prefeito.
Vi qualidades nele.
Meu distanciamento ocorreu em função da forma como ele encara as vozes oposicionistas.
Não teria sentido eu me deixar seduzir pela proximidade do poder vendo gente séria, responsável, com história em Ubatuba, ser sistematicamente ofendida, atacada em sua vida pessoal e em seus empreendimentos.
Por diversas vezes, procurei alertar ao prefeito e seus principais articuladores que tal atitude não gera o ambiente necessário para a união de forças; importante postura na busca do desenvolvimento de qualquer território, especialmente em cidades pequenas como a nossa.
Ubatuba não pode se da r ao luxo de imaginar que somos conduzidos por iluminados.
Isto tanto é verdade que a administração municipal vem dando sin…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O pacto da segurança

O Estado de S.Paulo - Editorial
Merece atento exame a proposta de um pacto nacional contra a violência e contra o crime organizado, apresentada pelo ministro da Justiça, Martins Cardozo. A iniciativa foi muito bem recebida nos meios políticos e administrativos e os governadores - inclusive os vinculados aos partidos de oposição - aceitaram iniciar as discussões já no próximo mês, numa solenidade que deverá ter a presença da presidente Dilma Rousseff.

A ideia é elaborar um plano de ações integradas, dividir as responsabilidades e definir as fontes de financiamento o mais rapidamente possível. Segundo Cardozo, como o País tem metas e prazos para cumprir com relação a dois grandes eventos internacionais, a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, as autoridades federais, estaduais e municipais não vão querer se expor a um vexame de amplitude mundial por conta de disputas políticas e rivalidades burocráticas.

"O pacto não pode e não deve ser meramente retórico, tendo como…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 07 / 01 / 2011

Folha de São Paulo
"Político não deve ganhar TV e rádio, diz ministro"

Paulo Bernardo (Comunicações) não crê, porém, que Congresso aprove lei de veto

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defende que congressistas sejam proibidos de ter concessões de rádio e TV. Segundo ele, "o congressista não pode ter concessão, para não legislar em causa própria". O veto, que está na Constituição, mas não foi regulamentado, consta de anteprojeto de lei que o governo levará a discussão pública. Paulo Bernardo, porém, diz duvidar que o Congresso aprove o veto devido ao número de políticos com concessões - 61 dos eleitos em 2010 informaram ter rádios e TVs em suas declarações. Para o ministro, é mais fácil iniciar um processo de impeachment de um presidente do que rejeitar a renovação de uma concessão de rádio ou de TV.

O Estado de São Paulo
"Atrasos em voos nas festas de fim de ano cresceram 33,6%"

Entre 18 de dezembro e 3 de janeiro, um em ca…

Pizza veneziana

Imagem

Promessas...

Hospital? Quando? Onde?

Sidney Borges
Leio no Imprensa Livre: "Novo secretário Estadual de Saúde diz que vai estudar se há necessidade de Hospital Regional". Sem querer dar palpite, mas já palpitando, digo ao nobre servidor de elevada estima e consideração:

- Não perca tempo em estudos inúteis. Faça o hospital.

Ubatuba precisa, Caraguatatuba precisa, São Sebastião precisa, Ilhabela precisa. As cidades do Litoral Norte precisam e anseiam por um hospital decente. Não sei se é de seu conhecimento, mas foi por falta de atendimento adequado que um antecessor seu esticou as canelas. Diz o povo que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Besteira. Cai sim. Caduta pois, o senhor poderá precisar de atendimento médico quando estiver por aqui.

Vai daí que...

Twitter
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Mudanças na educação

O Estado de S.Paulo - Editorial
Uma das primeiras medidas anunciadas pelo governador Geraldo Alckmin, em seu retorno ao Palácio dos Bandeirantes, foi a mudança do regime de progressão continuada na rede pública de ensino fundamental. O sistema foi implantado no Estado de São Paulo em 1997, na gestão Mário Covas, e desde então tem sofrido críticas de pedagogos e políticos.

No regime de progressão continuada, os estudantes com baixo desempenho só podem repetir a 5.ª e a 9.ª séries. Nas demais séries, eles são aprovados automaticamente, mesmo recebendo notas baixas. O modelo foi adotado sob a justificativa de que as reprovações em cada série desestimulavam os alunos, levando-os a abandonar a escola.

Na época em que a progressão continuada entrou em vigor, o curso do ensino fundamental era de oito anos, divididos em dois ciclos. Abrangendo as quatro primeiras séries, o ciclo inicial correspondia ao antigo curso primário. Da 5.ª à 8.ª série, o segundo ciclo correspondia ao…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 06 / 01 / 2011

Folha de São Paulo
"Governo concede passaporte especial para filhos de Lula"

Privilégio foi dado 2 dias antes de presidente deixar cargo; Celso Amorim baseou a concessão em 'interesse do pais'

O Ministério das Relações Exteriores concedeu passaportes diplomáticos a dois filhos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 29 de dezembro, dois dias antes de ele deixar o cargo. O documento dá direito a fila separada e tratamento menos rígido em paises que têm relação com o Brasil. De acordo com as normas do Itamaraty, dependentes de ex-presidentes podem receber o documento até os 21 anos de idade ou se tiverem alguma deficiência física. Luis Cláudio, 25, e Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, são saudáveis. A autorização foi assinada por Celso Amorim, chanceler de Lula. A decisão é justificada com base em parágrafo que dá ao ministro poder de autorizar a concessão "em função do interesse do país". Segundo o ministério, os documentos foram r…

Foto histórica

Imagem

Brasil

Na marca da cal

Do Blog do Alon
A herança do ex-presidente no front externo não deve ser julgada apenas pelo pênalti perdido em Teerã. Até porque Dilma pode, se quiser, pedir para voltar e bater de novo

Foi sintomático de um estado de espírito que o ex-presidente tenha se despedido do cargo com ironias sobre a situação da economia nos países ricos. A mensagem foi clara: vocês que viviam nos receitando remédios esqueceram de cuidar da própria saúde.

Não chegou a ser grande novidade, considerada a referência que mais atrás o presidente fizera aos loiros de olhos azuis como responsáveis pela crise de 2008.

Nossa economia andou relativamente bem no último período, quando comparada a ela mesma dos anos 80 para cá. É a comparação razoável a fazer. Mas seria honesto reconhecer pelo menos duas coisas.

A prosperidade brasileira assenta-se na sólida disciplina fiscal, em bom grau imposta a nós na esteira das sucessivas crises dos emergentes nos anos 90. E parte grande da nossa blindagem na recente co…

Fotografei você...

Imagem

Mídia

Telejornais em baixa

Outro Canal-FSP, 05
O "Jornal Nacional" (Globo) fechou 2010 com a pior audiência de sua história. Segundo pesquisa do Ibope, o noticiário registrou em 2000 média de 39,2 pontos, com 56% de share (participação entre TVs ligadas). (Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP). Encerrou 2010 com média 29,8 pontos e 49,3% de share, uma queda de 24% de audiência em relação a 2000: perdendo um de cada quatro telespectadores. Também pela primeira vez, o "JN" ficou abaixo dos 50% de share. Seu ápice na década foi em 2004, em que alcançou média de 39,4 pontos e 61,9% de share. (Do Ex-Blog do Cesar Maia)

Twitter
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A presidente enfrenta a tigrada

O Estado de S.Paulo - Editorial
A partilha do poder é da lógica das coisas nos sistemas políticos, como o brasileiro, que praticamente impõem a formação de coligações eleitorais para a conquista do Executivo e de coalizões partidárias para o exercício do governo. Mas, podendo a política ser o que se queira, menos um jogo com regras rígidas, o modo como se dá o rateio do comando da administração comporta uma infinidade de variantes. E estas dependem, antes de tudo, tanto da correlação das forças em presença quanto da atitude do presidente empossado diante das demandas conflitantes dos correligionários, aliados e respectivas facções.

No caso que analisamos, a presidente Dilma nem pode agir como se a aprovação dos projetos com os quais pretende marcar a sua gestão estivesse desde logo assegurada pela amplitude aritmética das maiorias de que dispõe no Congresso; nem pode fazer concessões a torto e a direito na montagem da cúpula administrativa em nome da decan…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 05 / 01 / 2011

Folha de São Paulo
"PMDB usa salário mínimo para obter cargo; Dilma reage"

Partido promete trabalhar por valor acima dos R$ 540 fixados pela equipe econômica; governo diz que vetará

O PMDB, em disputa com o PT pelos cargos considerados estratégicos no segundo escalão, lançou a primeira ameaça ao governo Dilma Rousseff. O partido prometeu atuar no Congresso Nacional por um salário mínimo superior aos R$ 540 fixados pela equipe econômica. Por ordem da presidente, o Ministério da Fazenda reagiu de imediato, apesar do princípio de crise entre os dois maiores partidos de apoio ao governo. Guido Mantega foi escalado para avisar que qualquer valor do mínimo acima do que foi estabelecido será vetado. O bloqueio do Orçamento pode chegar a R$ 40 bilhões neste ano, indica avaliação da área técnica. O ajuste fiscal visa convencer o mercado da disposição de controlar a inflação.

O Estado de São Paulo
"PMDB usa alta do salário mínimo para retaliar Dilma"

Ap…

Bzzzzz...

Imagem

Chuva

Chove

Sidney Borges
Anteontem choveu.
Ontem também.
Hoje está chovendo...
Em Ubachove tuba?

Trocadilho não é o caso,
não tem graça.
A precipitação pluviométrica,
chuva em linguagem de meteorologista,
aborrece, enferruja, entristece.

Xô chuva. Vá ver se eu estou na esquina!

Twitter

Tempo

Imagem
A foto é de Chicago, 1911. O biplano que aparece sobrevoando a cidade era o que de mais moderno existia em matéria de artefatos produzidos pelo homem. O creme do creme da tecnologia, revolucionário. Em 100 anos o panorama aeronáutico mudou, os Estados Unidos também. Hoje o país é governado por um cidadão afro-descendente, coisa impensável em 1911. O Brasil também mudou e tem uma mulher no comando. A presidenta Dilma. A torcida para que ela acerte é enorme. Força aí Dilma. Sidney Borges

Nem vem...

Imagem
Segredos de Estado e liberdade de imprensa

Do Ex-Blog do Cesar Maia
WikiLeaks voltou a levantar a discussão sobre segredos de estado, responsabilidade criminal de quem os abre, limites da imprensa e opinião pública, ao divulgar os arquivos das embaixadas dos EUA. Nos últimos 30 anos esta é a segunda vez que isso ocorre em relação ao governo dos Estados Unidos.

Em 1971, o jornal New York Times começou a divulgar documentos secretos do Pentágono, vazados por Daniel Ellsberg, um analista de primeiro escalão que focalizava a guerra do Vietnam. Chocado com o que os presidentes e secretários de estado e de defesa diziam e o que os documentos internos revelavam, mentiras que propagavam, Dan Ellsberg viveu conflito de consciência, sobre se os documentos relativos deveriam ser vazados.

Os documentos cobriam os governos Kennedy, Johnson e Nixon relativos à escalada no Vietnam. Ellsberg decidiu vazá-los em 1969. Eram 37 blocos com 7 mil páginas. Levava os documentos por partes e a noite os copiava, …

Namoradas do vovô

Imagem

SUS

Agente de saúde e riscos

José Ronaldo dos Santos
Após a última visita do agente de saúde do meu setor, que me trouxe os resultados de exame, fiquei pensando sobre o seu trabalho, a importância da sua função. Nestes dias, depois de ouvir a presidenta Dilma defender e se comprometer em aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde, eu resolvi externar os meus pensamentos, as reflexões que estou fazendo. Afinal, sem saúde somos capazes de quase nada.

1º) É realmente necessário o papel do agente em nossas ruas, conhecendo cada um, encaminhando da melhor maneira possível os casos de falta de saúde, pois só assim, com um máximo de racionalidade, as prevenções e as curas têm mais chances de sucesso;

2º) É realmente necessário a presença do agente em nossas ruas, conhecendo as moradias e as condições, porque isso contribui com projetos mais concretos para a saúde pública, para a nossa saúde;

3º) É realmente necessário a conversa e o interesse profissional do agente pelas pessoas. Isso transmite confiança a…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Freio na gastança

O Estado de S.Paulo - Editorial
O governo deverá cortar cerca de R$ 25 bilhões do gasto previsto no Orçamento para 2011 - talvez até mais, segundo algumas fontes. Essa decisão pode ser o primeiro passo de uma gestão mais austera das contas públicas, prometida pela presidente Dilma Rousseff e já mencionada em dezembro pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Um decreto deverá bloquear temporariamente a maior parte da despesa, para permitir uma revisão das projeções de receita e dos programas de cada setor. Bloqueios são obrigatórios quando o Orçamento demora a entrar em vigor, como tem ocorrido com frequência. Também é normal o contingenciamento nos primeiros meses, quando ainda há incerteza sobre a arrecadação. Desta vez, a precaução pode ser algo mais que mera rotina, para compensar excessos dos últimos anos e permitir o cumprimento da meta fiscal sem os truques contábeis de 2010.

Uma revisão preliminar seria necessária, de toda forma, porque os congressistas, como de …
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 04 / 01 / 2011

Folha de São Paulo
"Alckmin resolve auditar contratos da gestão Serra"

Governador determina revisão dos serviços prestados por terceirizados

O governador paulista, Geraldo Alckmin, mandou a Secretaria de Gestão Pública auditar todos os contratos de terceirização de serviços herdados dos governos dos também tucanos José Serra e Alberto Goldman. Há quatro anos, na sua primeira semana de governo, Serra - que sucedia Alckmin - apresentou um pacote de austeridade fiscal que incluia desde a revisão de contratos até um pente-fino no funcionalismo. Os serviços terceirizados que serão auditados somam gastos de R$ 4,1 bilhões. O trabalho será orientado pelo consultor Vicente Falconi, que colaborou com o "choque de gestão" feito por Aécio Neves em Minas Gerais. Alckmin pediu aos 26 secretários que apresentem, em até 15 dias, plano minucioso de corte de gastos em despesas fixas -as chamadas verbas de custeio. O governador não detalhou como será o corte.

Parece jujuba. É sangue...

Imagem

Conjuntura...

Jogada de Mestre

Charles Medeiros
2011 chegou, e com ele as esperanças renovadas de um ano inteirinho pela frente, e que seja repleto das mais significativas realizações. Para que tudo aconteça de acordo com nossos desejos é necessário que façamos as escolhas certas e isso não é nada fácil, pois necessita de boas porções de bom senso e equilíbrio. Pensando nisso, sempre é bom lembrarmos 02 fatos marcantes no cenário político Nacional ocorridas no Pleito de 2010. O 1º foi à eleição de um “palhaço de verdade” para deputado federal com mais de um Milhão de votos. Vale lembrar que Tiririca nunca escondeu sua profissão/vocação de ninguém, alias, fez uma das mais honestas campanhas da história, falou a verdade, polemizou com diversos segmentos da sociedade, e fez o que é de extrema importância na política, fortaleceu os quadros de seu Partido e Coligação. O 2º fato de relevância Nacional foi à eleição da 1ª Mulher para á Presidência do Brasil. Dilma foi uma escolha pessoal do Presidente Lula,…

Vincent

Imagem

Coluna do Rui Grilo

Imagem
Os objetivos de desenvolvimento do milênio

“É hora de união pelas crianças e jovens, união pela segurança de nossas comunidades, para o Brasil continuar crescendo, gerando empregos para as atuais e futuras gerações"

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxDilma Rousseff


Rui Grilo
Faltando menos de cinco anos para terminar o prazo dado pelas Nações Unidas para que sejam atingidos os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), o Brasil alcançou integralmente o primeiro, relacionado ao combate à pobreza e à fome, e o sexto, que prevê deter a propagação de doenças como Aids e malária. Contudo, ainda são necessários esforços para cumprir os demais, especialmente em saneamento, mortalidade materna e alguns indicadores de desigualdade entre os sexos. É o que mostra um estudo divulgado em Brasília , feito pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e coordenado pela Casa Civil.

Se o Brasil, na ocasião, não tiver atingido as metas tanto para brancos como para negros, os ODM não ter…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Médicos reprovados

O Estado de S.Paulo - Editorial
Os resultados do projeto-piloto criado pelos Ministérios da Saúde e da Educação para validar diplomas de médicos formados no exterior confirmaram os temores das associações médicas brasileiras. Dos 628 profissionais que se inscreveram para os exames de proficiência e habilitação, 626 foram reprovados e apenas 2 conseguiram autorização para clinicar. A maioria dos candidatos se formou em faculdades argentinas, bolivianas e, principalmente, cubanas.

As escolas bolivianas e argentinas de medicina são particulares e os brasileiros que as procuram geralmente não conseguiram ser aprovados nos disputados vestibulares das universidades federais e confessionais do País. As faculdades cubanas - a mais conhecida é a Escola Latino-Americana de Medicina (Elam) de Havana - são estatais e seus alunos são escolhidos não por mérito, mas por afinidade ideológica. Os brasileiros que nelas estudam não se submeteram a um processo seletivo, tendo sido indicad…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 03 / 01 / 2011

Folha de São Paulo
"Dilma decide privatizar ampliação de aeroportos"

Medidas incluem a abertura de capital da Infraero e a criação de secretaria para a aviação civil

A presidente Dilma Rousseff resolveu entregar para a iniciativa privada a construção e a operação dos novos terminais dos aeroportos de Guarulhos e de Viracopos, em São Paulo, informam Valdo Cruz e Ana Flor. O governo também abrirá o capital da Infraero, estatal que administra o setor aeroportuário. As decisões incluem a criação da secretaria ligada a Presidência para a aviação civil - como a Folha antecipou. Medida provisória pode sair neste mês. O objetivo é desafogar setor para a Copa de 2014. Segundo a Infraero, o governo precisa investir R$ 5,5 bilhões nos aeroportos ligados às 12 sedes do Mundial. A concessão dos novos terminais esvazia o plano de mais um aeroporto nos arredores de São Paulo. A equipe de Dilma conversou com empresas aéreas, como TAM e Gol. Elas manifestaram intere…