Postagens

Mostrando postagens de Abril 8, 2007
Imagem

(In) Fidelidade partidária

Infiel cassado

Decisão do TSE embasa cassação de vereador no Paraná

O vereador Osdival Gomes da Costa, de Guarapuava (PR), entra para a história do país como o primeiro parlamentar a perder o mandato por trocar de partido político, informa o site Bem Paraná. O vereador, que se elegeu pelo PMDB, agora engrossa as fileiras do PP.
O Ato Administrativo que cassou o mandato foi assinado, nesta sexta-feira (13/4), pelo presidente da Câmara de Vereadores, Admir Strechar, que atendeu pedido do PMDB. O ato foi embasado na recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
Em março, o TSE julgou que o voto pertence ao partido e não ao candidato individualmente. A decisão também vale para Assembléias Legislativas e Câmaras dos Vereadores.
Se vier a enfrentar a questão, o Supremo Tribunal Federal deve manter a decisão do TSE. A inclinação de privilegiar a fidelidade partidária foi demonstrada pela Corte em dezembro do ano passado, no julgamento em que foi derrubada a cláusula de barreira.
Ao declarar inco…

Crime e Castigo

Vereador ‘infiel’ é cassado no Paraná

Vereador Osdival Gomes da Costa perdeu o cargo ao trocar o PMDB pelo PP. Decisão é inédita no país e caso entra para a história.

O presidente da Câmara Municipal de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná e a 252 km de Curitiba, Admir Strechar (PMDB), aceitou nesta sexta-feira (13) o pedido do diretório municipal de seu partido e assinou ato administrativo cassando o mandato do vereador Osdival Gomes da Costa (PP). Ele deve empossar o primeiro suplente, Severino Genuíno Dourado (PMDB), na segunda-feira (16). A decisão é inédita no país e, por enquanto, Osdival entra para a história do Brasil como o primeiro parlamentar a perder o mandato por trocar de partido político. Osdival afirmou que vai entrar com mandato de segurança na Justiça.
Leia mais

Injustiça

Salvo-conduto

“O Imperador resolve perguntar a Gobineau: "Afinal, o que acha dos brasileiros?" "Vossa Majestade permite-me ser sincero?", "Certamente". "Pois bem. O brasileiro é um homem que sonha em viver em Paris". "O Senhor tem toda a razão" e riu durante um quarto de hora”.
Visitar Paris, passear em Paris, desfrutar das delícias parisienses. Isso está proibido para o Dr. Paulo Maluf, que nunca teve conta no exterior, mas se pisar no exterior será preso por causa de contas no exterior. Maluf quer um salvo-conduto do Itamaraty para poder freqüentar o Café das Flores sem o risco de ser preso e extraditado para os Estados Unidos. Doutor Paulo é vítima de porcos capitalistas que jamais perdoaram sua vocação socialista. Antes fora vítima de advogados petistas franceses, míopes, que não percebiam haver um cândido coração marxista escondido no homem simples de hábitos frugais. Pobre Maluf. De que vale viver sem ir a Paris? (Sidney Borges)
Imagem

Paz de espírito

Budista e monge brigam em sessão de meditação em SP

Budista teria dado chute e batido na cabeça do monge com pedaço de madeira. Agressão teria acontecido depois que o religioso advertiu discípulo.

Um budista é acusado por um monge de tê-lo agredido fisicamente em uma sessão de meditação em um templo no bairro da Liberdade, região central de São Paulo. Segundo o "Agora", a briga teria acontecido no último sábado (7), no Templo Busshinji, da Comunidade Budista Sotozenshu da América do Sul. O caso teria ido parar na delegacia do bairro. O monge, de 39 anos, disse à polícia que é voluntário no templo. Segundo contou, ele e o budista que o teria agredido ensinam técnicas de meditação para iniciantes. Recentemente, o monge teria advertido o budista ao vê-lo ser agressivo com os alunos.
Leia mais
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 14 / 04 / 2007

Folha de São Paulo:
"PF prende juízes, delegados e bicheiros"
Operação da PF, batizada de Hurricane, prendeu a cúpula da contravenção no Rio, dois desembargadores do Tribunal Regional Federal, um juiz do Trabalho, um procurador regional da República, três delegados da PF, empresários e advogados. São 25 presos, suspeitos de integrar esquema de jogo ilegal, corrupção, contrabando, tráfico de influência e receptação.

O Globo:
"PF desmonta rede de corrupção com bicheiros, juízes e delegados"
Na maior operação de combate a uma quadrilha infiltrada no Poder Judiciário, a Polícia Federal desmontou ontem uma rede de corrupção integrada por dois desembargadores, um juiz, um procurador da República, três delegados da Polícia Federal, advogados e bicheiros ligados à máfia de caça-níqueis e bingos. Com ordens expedidas pelo STF, a Operação Hurricane (furacão em inglês) prendeu 25 pessoas entre as quais o desembargador José Eduardo Carreira Alvim, que até a vé…
Imagem

PF em ação

Operação prende integrantes da Justiça, da PF e do Carnaval no Rio

GABRIELA MANZINI da Folha Online
CLARICE SPITZ da Folha Online, no Rio
Uma operação realizada pela PF (Polícia Federal) nesta sexta-feira prendeu autoridades da Justiça, da própria PF e do Carnaval do Rio suspeitas de envolvimento em um esquema de exploração de jogos ilegais, principalmente bingos e caça-níqueis.Estão presos o ex-vice-presidente do TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª Região, desembargador federal José Eduardo Carreira Alvim; outros dois desembargadores cujos nomes não foram confirmados; o procurador regional da República do Rio, João Sérgio Leal Pereira; o delegado da PF em Niterói (RJ), Carlos Pereira; e a delegada da PF Susie Pinheiro, que atuava temporariamente como corregedora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo).
Leia mais

Fundart

Imagem
Nossa cultura

Ubatuba tem história. Falta-nos memória, mal de que sofre o Brasil.
É foco desta gestão, na Fundart, o desenvolvimento de ações nesse sentido, a partir de trabalho prático do Grupo Setorial de História e Geografia junto às redes públicas de ensino, universidades, etc...
O restauro do Sobradão do Porto, cujo projeto arquitetônico está em franco desenvolvimento, o que implantamos no início de nossa gestão, em janeiro, tem como meta evidenciar este que é nosso principal ícone histórico material.
Entendemos que o orgulho de um povo se constrói quando agregamos à sua cultura os legítimos valores históricos e culturais que a ele pertence. Sem memória não elevaremos a alma de um povo, para a edificação de uma vida maior.

Pedro Paulo Teixeira Pinto
Presidente - FUNDART

Ubatuba em foco

Considerações sobre a Carta à População do Sr. Afonso Gaspare

Sr. Afonso, ao enviar sua carta à população de nossa Cidade, V.S. nos dá a liberdade de fazer considerações publicamente sobre o assunto.
Na verdade, V.S. se esqueceu de anexar àquela carta uma fotografia do que acontece hoje naquele local, (coisa horrorosa) bem como a especificação do mesmo.
Considerando-se que no nosso entender trata-se do local mais nobre do Litoral Norte Paulista, acho seu projeto no mínimo pouco pretensioso.
Para aquele local poderíamos pensar numa Arena Poli Esportiva onde atrairíamos eventos esportivos como Beach Soccer, Vôlei de Praia, Futevôlei até de Nível Internacional, pois muitos destes eventos acontecem hoje em Macaé RJ, e acho que não devemos nada a eles.
Claro que necessitaríamos de projetos governamentais de infra-estrutura dando apoio a estes investimentos no que o Projeto Orla se realmente levado avante de forma séria, poderia direcioná-los.

Brasil

Exército nas ruas

O povo carioca, seguramente o mais politizado do Brasil, elegeu um governador que foge à realidade quando imagina que o Exército poderá trazer luz à imensa e complexa equação representada pela violência no Rio de Janeiro. Seria perder tempo enveredar pelo sociologês e tecer considerações sobre a origem da Guerra Civil brasileira, cuja tendência é aumentar de intensidade. Para resolver o problema não basta acabar com os morros, matar os bandidos, aniquilar os traficantes, queimar suas casas, salgar suas terras e amaldiçoar seus cães. Nem tampouco distribuir livrinhos vermelhos de Mao, Fidel, Dirceu ou outro adepto do socialismo que não funcionou em lugar nenhum, mas que aqui vai funcionar porque somos eficientes. Mortos os bandidos de hoje, em pouco tempo outros estarão em seu lugar, mais armados, mais espertos e mais dispostos a lutar. O essencial é colocar as pessoas trabalhando, ganhando e consumindo. Se o modelo escolhido pelos que detém o poder é o da “sociedade d…
Imagem

Crise aérea

Saito, o buraco negro e a desmilitarização

Do G1:
* "Um dia depois de divergir do ministro da Defesa, Waldir Pires, sobre a desmilitarização do controle de vôo no país, o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, preferiu não manifestar mais sua opinião sobre o tema e disse que a decisão será tomada exclusivamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Ainda hoje o presidente (Lula) me disse que a decisão vai ser dele. Vamos aguardar a decisão", afirmou nesta quinta-feira (12) em audiência pública com senadores. "Na hora de separar, temos que levar em consideração várias coisas, inclusive investimentos e tempo", disse." Leia aqui
* Saito participa de uma audiência pública no Senado para discutir a crise aérea. Segundo o comandante da Aeronáutica "falar em buraco negro é maldade, porque isso não existe no nosso controle do espaço aéreo". (Leia aqui). Reportagem do G1 de ontem baseada em documentos do Cindacta-1 mostra que aviões somem, multiplic…
Imagem

Guerra Civil

O Rio não é o Haiti

A idéia do governador fluminense Sérgio Cabral de pedir ao Planalto um ano de engajamento do Exército no combate à criminalidade que infesta o Rio de Janeiro é muito pior do que uma suposição falaciosa quanto aos resultados pretendidos - reduzir pelo menos a níveis toleráveis a violência infernal que se abateu sobre a Cidade Maravilhosa, ou, como ele escreveu no ofício ao presidente da República, garantir a lei e a ordem na metrópole. Desse ângulo, um comandante militar ouvido por este jornal descreveu em termos mordazes o que é lícito esperar: “Blindado na rua, tropa morro acima, bandido morro abaixo e, depois de algum tempo, tchau e bênção.” E essa é uma previsão ainda otimista. Pois a mera pretensão de que a Força Armada venha a participar de “ações de natureza preventiva e repressiva, em articulação com os serviços de segurança do Estado”, nas palavras de Cabral - o que Lula resumiu na fantasiosa expressão “parceria” -, é uma irresponsabilidade que imporá ao Exé…
Imagem

Espaço do leitor

Respeito

Se um dia o destino lhe tecer,
Um caminho, mesmo envolto por espinho,
O da vereança pode ser, porém,
Que em nenhum momento deixe,
Sua dignidade se corromper.

Porque na verdade, somente ao povo
e a cidade, um Vereador deve defender.
Se para isso, colocou a cara e o peito,
Terá que fazer tudo direito.
Imparcialidade, esse homem deverá ter.
para que ao povo, ele possa atender.

E se tudo não for bem feito,
Não adianta nem Prefeito, para
“resgatar” a situação.
O povo indignado, cobrará:
“Respeito” – aos votos que lhe ofertou de coração ...

Kátia Vicente
katiae.vicente@yahoo.com.br
Imagem

Ilha Anchieta

A Fundart nos 30 anos do Parque da Ilha Anchieta

Através da “Lira Pe. Anchieta” do Grupo Setorial de Artesanato e do Grupo Setorial de Artes Cênicas a Fundart se fez representar nas comemorações do 30º aniversário do PEIA (Parque Estadual da Ilha Anchieta) que contou com a presença do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Deputado Chico Graziano.
A “Lira Pe. Anchieta” apresentou repertório variado entre o clássico e o popular, durante a manhã, no pátio gramado do antigo presídio, em espetáculo muito aplaudido.
O grupo de teatro, com texto do diretor e ator Fernando Moreno e da professora de teatro Marilena Cabral, narraram a história do levante de presos de 1952, emocionando a platéia. O elenco formado por trinta e dois componentes, marcou sua estréia compondo a Cia. de teatro que vem sendo constituída pelo Grupo Setorial de Artes Cênicas cujo coordenador é Fernando Moreno.
O Grupo Setorial de Artesanato (coordenadora Helena Ottoni) da Fun…
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 13 / 04 / 2007
Rua Dom João III agora é mão dupla em toda sua extensãoPrefeitura de Ubatuba participa de fórum sobre trânsito e mobilidade urbana em VitóriaPrefeitura de Ubatuba e UNITAU acertam parceria para Jogos RegionaisCircuito de futevôlei é transferido para primeira semana de maioLeia aqui

Manchetes do dia

Sexta-feira, 13 / 04 / 2007

Folha de São Paulo:
"Governo e oposicionistas negociam fim da reeleição"
Governistas e tucanos negociam a aprovação de uma emenda que põe fim à reeleição e amplia para cinco anos os mandatos no país. A proposta, apoiada pelo governador de São Paulo, José Serra, será apresentada ao conselho político da coalizão governista no dia 23 pelo ministro da Justiça, Tarso Genro. "A base do governo é favorável", afirma o ministro.

O Globo:
"STF defende restrições em greve de servidor público"
Sete dos onze ministros do Supremo Tribunal Federal votaram a favor de que as greves de servidores públicos sejam regulamentadas pela mesma lei aplicada a trabalhadores da iniciativa privada. Com isso, o funcionalismo terá restrições ao direito de greve. Os serviços essenciais, por exemplo, não poderão ser totalmente interrompidos; 30% dos empregados terão de trabalhar. Além disso, as greves terão de ser comunicados com antecedência de 48 horas, sob pena d…
Imagem

Trevo do Indaiá

Infra-estrutura

O vereador Charles Medeiros solicitou ao DNIT - Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes que elaborasse ações que visem melhorias e modificações ao trevo do Indaiá. Segundo o Órgão Responsável, a solicitação foi atendida, foi providenciada a readequação do trevo para rotatória provisoriamente aos períodos de férias e temporada, o que foi satisfatório, pois ocorreu apenas um acidente com vítima.
O vereador foi informado ainda que a Prefeitura de Ubatuba e o DNIT firmaram convênio para executar a reformulação definitiva do trevo, onde o Executivo Municipal apresentou o projeto, que já se encontra aprovado, e o DNIT financiará a execução da obra, que já se encontra em fase final de abertura de carta convite.
Autor do Requerimento nº 28/07, o vereador destaca a importância da viabilidade da obra, onde oferecerá maior segurança a usuários e a população da localidade.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros
Imagem

Não e Não

Por que tantas perguntas?

Me perguntam, e já estou cansada de tantas vezes responder: não vou ser candidata a vereadora ou a qualquer coisa que tenha a ver com política partidária. Acho que sem ser político, posso ajudar mais a meu bairro, sem interesses outros que não sejam o do simples trabalho. Ninguém precisa ter receio de mim, não estou competindo com ninguém. Estou sim é muito enojada com tantas brigas políticas que não levam a nada, não chegam a lugar nenhum. Desliguei-me da Abamvitur, pois não tenho tempo para tanta reunião sem resultado e sem retorno à nossas comunidades. Algumas pessoas não entenderam minha saída e me acham oposição, mas eu tenho o direito de agir diferente do que pensam. Vejo tantas coisas a serem feitas e nada acontece. Sei que me acham brigona demais, mas isto não me preocupa. Falo o que penso doa a quem doer. Minha maneira de pensar é a mesma da maioria, só a diferença é que uns não tem coragem e ás vezes oportunidade para desabafar. Por isto não me si…
Imagem

Século XXI

Perigo nos céus da Banânia

Aviões somem, multiplicam-se ou mudam inesperadamente de altitude no sistema de controle de tráfego aéreo de Brasília, apontam documentos deste ano do Centro de Controle Aéreo de Brasília (Cindacta-1), obtidos com exclusividade pelo G1.
Em um deles, o controlador relata que, no dia 13 de março deste ano, às 22h42, todos os aviões sumiram da tela do computador. "Todas as aeronaves dos setores mudaram o símbolo de bola para asterisco durante alguns segundos. Tal símbolo (asterisco) representa que o sistema deixou de receber o (s) alvo (s).
" O relatório acrescenta que a mesma falha ocorrera uma semana antes, durante o turno da tarde.
A Aeronáutica informou que as situações relatadas, caso façam parte de relatórios que tenham tramitado pelos canais competentes, terão o tratamento adequado de acordo com o preconizado pelas normas do sistema de prevenção. Leia o comunicado no fim desta reportagem.
Leia mais
Imagem

Mazelas tropicais

Stand by

Segunda-feira (10/04) fui ao médico, e dali fazer um hemograma, a fim de saber que diabos está acontecendo comigo. Uma puta dor de cabeça, febre altíssima, algumas tonturas… Não, não dava pra ficar de braços cruzados, esperando a benevolência do destino para com a minha enfermidade. O que o médico havia suspeitado confirmou-se quando eu peguei o exame: estou com dengue, ou dengoso - é mais chique.
Maldita doença! E o pior é que, se outro Aedes Aegypti me picar novamente, terei que começar a redigir meu testamento e me despedir dos amigos e parentes… Ah! é tão ruim, tantas privações. O uso do computador está bem restrito. Ficar o dia todo alternando entre dormir e assistir TV não é algo tão emocionante. A ociosidade me mata.
Alguma vantagem nisso tudo? Acho que não tem. Prefiro meus problemas do cotidiano, que embora eu resmungue para resolvê-los, não são nada perto dessa doença e, conseqüentemente, desta inatividade desgraçada. Juro que se encontro o mosquito que me picou, mato-…
Imagem

Ubatuba em foco

Imagem
Jardim Alice e Altos da Praia Vermelha - Retrato do abandono
AJA – Associação Amigos do Jardim Alice e Altos da Praia Vermelha

Bairro sofre com total descaso por parte dos órgãos públicos

É interessante, senão deprimente constatar, que as leis que são válidas para os pobres cidadãos comuns , proprietários de imóveis em Ubatuba ou até para as empresas privadas, que pagam seus impostos e serviços públicos, não são válidas quando o inadimplente é o governo federal, estadual ou municipal.
Pense bem. Se você deixa de pagar uma conta de água ou imposto, é ameaçado com cortes de fornecimento, multas, juros e até leilão de bens.
Se uma empresa privada que presta um serviço ou vende uma mercadoria comete dano ao consumidor ou deixa de pagar um imposto, a mesma é duramente penalizada e seus proprietários podem até parar na cadeia.
Mas e se o vilão é o governo? O que acontece? Normalmente nada.
Este é o caso dos loteamentos Jardim Alice e Altos da Praia Vermelha.
Ambos os loteamentos, projetados e impla…
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 12 / 04 / 2007
Prefeitura dá nova cara aos pontos de ônibus em UbatubaPrefeitura executa serviços na região oeste de UbatubaRecreando em seu bairro anima comunidade do Rio EscuroPraia da Sununga reuniu feras do SkimboardLeia aqui

Manchetes do dia

Quinta-feira, 12 / 04 / 2007

Folha de São Paulo:
"Anvisa vai limitar publicidade de cerveja"
A Anvisa prepara novas regras para a propaganda de bebidas alcoólicas que afetam diretamente o mercado das cervejas. As mudanças devem ser aprovadas pela diretoria do órgão nas próximas semanas e passam a vigorar 180 dias após sua aprovação. A propaganda de bebidas com mais de 0,5 grau de teor alcóolico em TV e rádio será proibida das 8h às 20h.

O Globo:
"FAB e Defesa expõem as divergências em público"
As autoridades responsáveis pela aviação mostraram ontem, em público, o apagão gerencial do setor, ao divergirem na Câmara sobre o caos aéreo. O presidente da Anac, Milton Zuanazzi, não vê uma crise ("vivemos o melhor momento na oferta de assentos"), mas o ministro da Defesa, Waldir Pires, a reconheceu e atribuiu-a à falta de gestão e problemas de equipamentos. Já o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, evitou a palavra e disse que os radares são modernos e que basta f…
Imagem

Tribuna

Senhor Presidente, Srª e Srs. Vereadores,

Vou fazer uma comunicação inadiável mesmo, por que se trata de uma situação que, como leigo, eu poderia classificar de epidemia de dengue. Estranho é que somente em todo litoral norte, só nosso município, nos últimos meses, a dengue tem avançado, e isso nos deixa muito preocupados.
Entre pessoas da minha família e do meu conhecimento, centenas delas foram acometidas de dengue, e há caso de óbito. Por tanto, a dengue é o motivo da nossa grande preocupação neste mo mento em Ubatuba.
Houve um aumento muito grande de casos já confirmados em nosso município, inclusive sendo importadores de casos para outras regiões do estado. E parece-me que o governo e a prefeitura estão paralisados diante desta terrível epidemia. Segundo um médico que consultei, para cada caso de dengue notificado, há pelo menos outras dez pessoas contaminadas.
A situação é muito grave, especialmente se a compararmos com a dos demais municípios do estado, que viveram um caso de reduç…
Imagem

Editorial

Sobre transparência e apoiadores incondicionais

Alarmistas de plantão afirmam que o aquecimento global é culpa exclusiva do homem e vai causar a hecatombe. Espertos, sempre de plantão, vendem antídotos e vão vivendo bem o restinho dos tempos, de preferência na Miami dos sonhos de Hebe Camargo e Emerson Fittipaldi. Maluf continua negando as contas do exterior, mas por via das dúvidas não vai mais a Paris. Prefere as estações climáticas brasileiras. Quem tem as montanhas da Mantiqueira não precisa de Paris. E além do mais essas acusações não passam de perseguição política. Em Ubatuba a pista de atletismo que seria construída no Horto mudou de lugar. Vai ser no Estádio Ciccillo Matarazzo, cujo nome homenageia o ex-prefeito que mudou a cidade. Dizem por aqui que havia uma Ubatuba antes de Cicillo e surgiu outra depois dele, mais moderna, mais charmosa, mais atraente. Da mesma forma, havia uma Ubatuba antes de Eduardo Cesar e haverá outra depois. Só não consigo vislumbrar quais adjetivos v…
Imagem

Questão de estilo

Maluf pode ter desviado US$120 mi de obra, diz promotor de NY

NOVA YORK (Reuters) - O ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf, que foi indiciado em Nova York por suspeita de desvio de recursos na construção da avenida Roberto Marinho, pode ter arrecadado 120 milhões de dólares em propinas, disse o promotor do distrito de Manhattan Robert Morgenthau, nesta terça-feira.
Um júri popular de Nova York indiciou Maluf e quatro outras pessoas por suspeita de roubo e conspiração em março, seguindo uma investigação liderada pelo escritório de Morgenthau com a cooperação de autoridades brasileiras.
Maluf, que já foi candidato à Presidência, se elegeu deputado federal em 2006 pelo PP e foi prefeito da cidade de São Paulo e governador do Estado de São Paulo.
Morgenthau disse à Reuters em entrevista que o projeto da antiga avenida Água Espraiada deveria custar 200 milhões de dólares, mas acabou custando 600 milhões de dólares, em grande parte por meios ilegais.
"Acusamos Maluf de passar 11,5 milhões p…
Imagem

Alerta vermelho aceso...

Dengue: casos podem passar dos 100 mil

Renato Grandelle
No Estado do Rio, uma pessoa pega dengue a cada 12 minutos. Do início do ano ao dia 4 de abril, foram registrados 12.864 casos da doença - dos quais 4 mil registrados nos últimos 12 dias. Se os números parecem desagradáveis, a realidade pode ser ainda pior. Médicos ouvidos pelo JB garantem que as estatísticas abrangem apenas 10% dos infectados pelo mosquito Aedes aegypti. Ou seja: mais de 100 mil pessoas podem ter adquirido a doença. E, nos próximos meses, a situação pode piorar.
Além da temperatura favorável à proliferação de seu agente transmissor, a doença não encontra muitos combatentes em seu caminho. Na capital do Estado, são apenas 1.900 mata-mosquitos para cuidar de 1,8 milhão de domicílios. A força-tarefa anunciada pelo Ministério da Saúde está mais no papel do que nas ruas. Dos 1.060 agentes prometidos, apenas 400 já chegaram à cidade.
- O Rio está de braços abertos para a epidemia - protesta Luiz José de Souza, presidente …
Imagem

Afasta de mim esse cálice...

A CPI da corrupção em terra

Está para nascer o governo que receba de braços abertos uma investigação parlamentar de iniciativa da oposição. E não poderia ser mais gasta a alegação dos governantes em defesa dos investigados em potencial. Os inquéritos propostos, repete-se à exaustão, são indesejáveis não porque possam expor à luz do sol umas tantas quantas coisas pesadas que, por isso mesmo, convém ao Executivo sejam conservadas na penumbra, mas porque o desvendamento dos fatos, com a barulheira que inevitavelmente acompanha essa conflituosa exumação, é um breve contra a governança - ou por distrair a alta administração pública, que de outro modo estaria mergulhada sem cessar nos seus afazeres, ou por paralisar o processo legislativo.
Leia mais
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 11 / 04 / 2007
Agenda 21 realiza Fórum sobre Redução das Desigualdades SociaisPrefeitura de Ubatuba abre inscrições para nova turma de curso de Geração de RendaEstádio Municipal Ciccillo Matarazzo ganha pista de atletismo para Jogos RegionaisEscola de Ubatuba promove 3ª Festa da BananaSecretário estadual do Meio Ambiente prestigia aniversário do Parque Estadual da Ilha AnchietaConselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ubatuba tem novo presidenteLeia aqui

Manchetes do dia

Quarta-feira, 11 / 04 / 2007

Folha de São Paulo:
"Vereadores se concedem pacote de benefícios em SP"
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou um pacote de benefícios para os 55 vereadores da Casa que inclui verba de R$ 12,5 mil por mês para 'despesas do mandato', como as relativas a combustível e fotocópias. Hoje, os vereadores têm direito a cotas desses serviços, ao custo aproximado de R$ 10 mil por parlamentar.
Pressionado pela presença de cerca de 3.000 prefeitos em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acenou com mais verbas para os municípios e afirmou que a reforma tributária que está no Congresso não interessa mais ao Planalto. (...)


O Globo:
"Controladores militares agora ameaçam com baixa coletiva"
Duas semanas após o motim que parou os aeroportos do país, controladores de vôo militares de Brasília estão articulando uma reação caso se confirme a interrupção do diálogo com o governo para desmilitarizar o setor. Em assembléia extraordinária de qu…
Imagem

Saúde na berlinda

Apelo

Venho fazer um apelo a todos os vereadores de Ubatuba:
Votem a favor da CPI da Saúde, para que de uma vez por todas possa ser esclarecido o que aconteceu ou está acontecendo. Chega de tantos desmandos
e cada um dizendo o que quer a respeito. Nós, os cidadãos usuários, temos o direito de saber por que não há dinheiro para que se cumpra o básico dos exames e cirurgias necessárias, pelo SUS.
Gostaria de saber por que os vereadores que dizem estar a serviço do povo, não votam a favor da CPI, já que é a única maneira de acabar com esta novela. O que há a esconder?
Outra coisa: se o dinheiro que vem não é suficiente, criem-se projetos para receber verba que venha atender as necessidades mais urgentes do município.

Atenciosamente.

Maria do Carmo S. Comende
Rio da Prata

Comunidade

Edital de convocação

A RDP – Comunidade em Ação - convida todos os moradores do Rio da Prata para participar da Assembléia Geral para a eleição da nova diretoria. Os interessados devem comparecer na Sede da Associação – Casa de Barro – Rua Venceslau Manoel de Oliveira, nº. 376 – Rio da Prata, região Sul, a partir das 18 horas.
Fonte: adpc.ubatuba

Cidades

Municípios podem deixar de cumprir Lei de Responsabilidade Fiscal

CÍNTIA ACAYABA da Agência Folha
Estudo da CNM (Confederação Nacional de Municípios) indica que cerca de 500 municípios, a maioria do Norte e Nordeste, podem não cumprir a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) por causa do reajuste do salário mínimo para R$ 380. A LRF limita o gasto das prefeituras com a folha de pagamento em 54% da receita.
A CNM - organizadora da 10ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que começa hoje e vai discutir, entre outras coisas, o impacto do salário mínimo nas contas municipais - sugere que seja criado um fundo de compensação de R$ 400 milhões por ano para os municípios que correm o risco de extrapolar o limite da LRF.
Leia mais
Imagem

Ainda o velho córtex

Extrato de conversa com o Dr. Carlos Mesquita de Oliveira

O jogo de xadrez envolve habilidades múltiplas, mas seguramente a memória é a principal arma dos jogadores. Sendo um jogo em que o fator tempo é relevante, quem tiver mais conhecimento de exemplos e desdobramentos tem mais chance de vencer. De alguns anos para cá os computadores estão se tornando imbatíveis. No começo da era da informática o cérebro humano prevalecia, pois o tempo de processamento de um lance médio, que para os humanos é mínimo, para os computadores era muito demorado, pois consideravam todas as possibilidades, inclusive as óbvias, e isso os tornava pouco competitivos. Com o avanço da velocidade de processamento somente grandes mestres podem enfrentar os cérebros artificiais. Em breve não haverá humanos capazes de vencer a máquina e o xadrez vai perder a razão de ser. Enquanto não havia computadores um enxadrista americano chegou, viu, venceu e sumiu da frente dos tabuleiros. Bobby Fischer, que escreveu um livro…
Imagem

Do fundo do córtex cerebral

Sensualidade. Como medir?

Quem ensina ciências precisa dar aos alunos o conceito de grandeza. É aquilo que pode ser medido. Um comprimento é uma grandeza. A sala tem seis metros de largura é um exemplo. Seis metros é uma grandeza que pode ser aferida com o uso de um instrumento adequado, uma fita métrica ou uma trena digital a laser. Muitos dos temas presentes ao nosso cotidiano, embora sejam comparados a todo instante, não são grandezas. A beleza das mulheres é um exemplo. O amor, outro. Imagino um jovem em dúvida sobre o sentimento que nutre por duas garotas. Como avaliar a intensidade, como definir o mais forte? Não existe um aparelho capaz de responder a essa questão, se existisse seria um “amormômetro”, para usar um termo parecido com o nome dos dispositivos que medem temperaturas. Estou escrevendo isso para exprimir a minha insatisfação com os jornais, que por falta de trabalho investigativo usam de artifícios pouco inteligentes para atrair leitores. Esclarecendo onde quero chega…
Imagem

Politicagem

Nova ou velhas cantigas?

Quero alertar aos “irmãos” que a campanha política já começou e diferente desta vez, e virá para pegá-los.
Os evangélicos serão os mais visados, já que imaginam os políticos, que seja mais fácil manipulá-los pois pensam eles, serem estes, menos inquisidores, mais cristãos e portanto pacíficos, e cairão por seus belos hinos e chamamentos evangélicos.
Estes governos nada acrescentaram a este município, muito pelo contrário, dilapidaram e continuarão dilapidando Ubatuba.
Ontem, domingo de páscoa, fomos brindados o dia inteiro com música evangélica, que embora sendo muito bonita, repetidamente durante o dia inteiro, chateia qualquer cristão.
Um caminhão baú, de som potentíssimo, de ex-prefeito, candidato, já começou seus agrados por aqui. O ex já canta vitória, pois até os irmãos de igreja do atual, envergonhados de tanta mentira, estão abandonando o barco furado em que se meteram, junto a tantas pessoas de boa vontade que por este trabalharam.
Não troquemos o roto pelo…
Imagem

Opinião

Caminhos tortuosos podem levar Educação à falência

Corsino Aliste Mezquita
Estava tranqüilo, na minha residência, e desligado dos problemas da Educação Municipal e de outros que assolam o município. O telefone tocou várias vezes. Os interlocutores perguntavam se podia fazer alguma coisa para não ocorrer o registrado no texto abaixo:
“O projeto de lei n° 20/07, do executivo, que trata da aquisição do antigo cinema para transforma-lo em centro do professorado municipal, foi aprovado com votos contrários de (Jairo dos) Santos e Edílson Félix”. (A Semana 30-03-07 pg.04).
Parabéns para os dois vereadores que respeitaram a lei e a Educação Municipal, em seus votos.
Ao ser estimulado lembrei-me ter visto publicado o Projeto de Lei n° 20, já como Lei n° 2.921, de 29 de março de 2007, que assim legisla:
“Artigo 1° Esta lei altera o Anexo II de Secretaria Municipal de Educação, constante da Lei 2.749, de 22 de dezembro de 2005. que trata do Plano Plurianual do município para o quadriênio 2006/2009.”
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 10 / 04 / 2007
Prefeito de Ubatuba recebe membros do Comitê Dirigente dos 51º Jogos RegionaisPalestra sobre dengue abre Semana Interna de Prevenção a Acidentes no TrabalhoProjeto "Guardião das Águas" tem início no Bairro Rio EscuroHang Loose Surf Attack é transferido para o mês de junhoPaixão de Cristo emociona grande público em UbatubaLeia aqui

Manchetes do dia

Terça-feira, 10 / 04 / 2007

Folha de São Paulo:
"Risco-país e Bolsa batem recorde; dólar recua mais"
O risco-país brasileiro desceu 4,9% e fechou em inéditos 156 pontos. Com isso, pela primeira vez o indicador ficou abaixo da média dos países emergentes, que ontem registrou 157 pontos. A Bolsa de São Paulo também bateu recorde, fechando em 46.854 pontos, com valorização de 0,45%. O dólar recuou mais 0,39%, para R$ 2,025, menor cotação desde março de 2001.

O Globo:
"Cabral reage á morte do PM e quer Forças Armadas no Rio"
Indignação com a morte do encarregado da segurança de seus filhos - o soldado Guaraci de oliveira Costa, o 39° PM morto este ano no Rio - o governador Sérgio Cabral disse ontem que vai pedir ao presidente Lula que as Forças Armadas ajudem no combate à violência no estado. Cabral disse querer ver o Exército, a Marinha e a Aeronáutica no patrulhamento de vias expressas. "Não vou passar quatro anos vindo a velório de policiais e de cidadãos vítimas da …
Imagem

Sobre dengue e coisas afins...

Reflexões de fim de dia

A chuva voltou a marcar presença em Ubatuba. Exatamente na época em que os beija-flores pretos e brancos foram embora. Segundo o ornitólogo Carlos Rizzo, quando esses pássaros migram é porque o calor terminou, ou está em vias de. Bem, resta um resíduo inercial, ou seja, não esfriou o tanto que precisava para aplacar a fome do aedes. Durante algum tempo ainda teremos dengue, depois só no ano que vem. Por falar em dengue, estão culpando demais quem não tem culpa, afinal de contas posso falar de camarote, nunca me furtei às críticas. Não sei o porquê da epidemia ter alcançado Ubatuba com maior intensidade do que atingiu aos municípios vizinhos, tive o cuidado de consultar e o que foi feito aqui em termos de prevenção não foi muito diferente do que foi feito em outros lugares. O professor Isaías Raw, do Butantan, expressou bem o que eu já imaginava. Não vai ser possível acabar com a dengue a partir da erradicação do mosquito, tarefa quase impossível. Sempre haverá i…

Em pleno expediente

Imagem
Imagem

Crime no ar...

Denúncia de sabotagem será apurada

Do Jornal do Brasil, hoje:
"Se forem confirmadas as denúncias de que os controladores de vôo estariam mentindo aos pilotos de aviões para congestionar o tráfego aéreo do país, as companhias aéreas terão mais facilidade para conseguir indenizações do governo por perdas causadas pelo caos aéreo. É o que diz o presidente da Infraero, tenente-brigadeiro José Carlos Pereira. As empresas alegam que já tiveram prejuízo de R$ 100 milhões desde que o sistema entrou em crise, em setembro.
A nova denúncia contra controladores foi feita de forma anônima por pilotos ouvidos pela revista Veja, que publicou no fim de semana reportagem sobre o assunto. O presidente da Infraero - estatal que administra os aeroportos do país - disse que já tinha ouvido boatos de que os controladores estariam "inventando situações para tumultuar os vôos".
- Isso é crime. No mínimo, é um crime contra o patrimônio, pois as companhias aéreas são obrigadas a queimar combustível …
Imagem

Prefeitos se rebelam...

A crise da semana de Lula

De O Estado de S.Paulo, hoje:
"O governo federal se prepara para uma semana agitada em Brasília. Depois da crise causada pela rebelião dos controladores de tráfego aéreo, agora são os prefeitos que ameaçam agitar a capital federal com a marcha que realizam anualmente até Brasília. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), organizadora do evento no Hotel Blue Tree, às margens do Lago Paranoá, mais de 2 mil prefeitos deverão chegar à capital entre hoje e amanhã.
Nos últimos dias, o Palácio do Planalto tentou contornar o desgaste que acumula com os prefeitos pela não-aprovação, depois de três anos, do aumento de um ponto porcentual no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Atualmente, o FPM distribui entre as prefeituras 22,5% da arrecadação federal do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Os prefeitos querem que esse porcentual vá para 23,5% - cerca de R$ 1,7 bilhão a mais, em valores de 2007.
A estratégia …
Imagem

Opinião

Dengue, a anunciada tragédia da omissão

Infelizmente a nossa cidade ocupou grande parte do noticiário nas últimas semanas, mas da pior forma possível.
Calamidade em decorrência dos casos de dengue ilustraram as capas e matérias dos principais veículos de imprensa.
Nossas autoridades sanitárias sabiam disto. Com o surgimento dos primeiros casos de dengue em 2006, a Prefeitura sabia o que fazer para prevenir novo surto. Identificou que precisava de um número grande de agentes de prevenção ao Aedes-Aegypti. Contratou menos funcionários do que necessitava para dar combate ao mosquito vetor da doença, que superlota hoje a Santa Casa e acarreta um grande custo material e social e já levou cidadãos inocentes ao óbito.
A incompetência e a irresponsabilidade do prefeito Eduardo César, demonstra que ele não tem condições morais para continuar a administrar nossa querida cidade.


A Fundart está afundando

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba está mesmo mal das pernas e não existe nenhuma perspectiva…
Imagem

Educação

Necessidades, Lei, Políticas Pedagógicas e Ambientais para nossa Região

Alfredo Francisco Fragoso Neto
De todas as necessidades mais prementes dos professores das redes de nossa região, e cremos de todo o Brasil, talvez a mais clara e fundamental seja a questão da consciência da autonomia – conquista já garantida por lei. Como sabemos, autonomia é a capacidade objetiva de o coletivo se perceber enquanto parte indispensável deste todo que é a escola, a rede municipal e estadual, o ensino superior, as redes particulares etc; contudo, estando conscientes, sempre, de nossas prioridades locais, dos nossos direitos e deveres para com a comunidade escolar, das questões ambientais, e o compromisso com a qualidade de vida das pessoas/cidadãs de nossa região.
Leia mais
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 09 / 04 / 2007

Folha de São Paulo:
"Nova lei concede benefício a acusado de crime hediondo"
Projeto aprovado em março pelo Congresso derruba proibição de dar liberdade provisória neste tipo de delito.
Após 32 anos, só 23% das empresas mantêm status - Estudo mostra que 117 das 500 maiores companhias perderam importância desde 73. Principal destino foi aquisição por outras organizações, segundo Fundação Dom Cabral; parte faliu ou foi privatizada.
Governo aprova 50% dos projetos; Congresso, 1,7% - "Eficiência" é muito superior à dos deputados, que fazem vingar 1,7% de suas propostas. De volta à agenda, debate sobre a reforma política também será comandado pelo Planalto, afirma líder do governo na Câmara.


O Globo:
"Brasil ainda tem mais de dois milhões de jovens analfabetos"
IBGE: 15% dos que não sabem ler ou escrever têm menos de 30 anos. (...)
Timor: juíza brasileira leva facadas - A juíza Sandra Silvestre, observadora das eleições, foi esfaqueada num…