Postagens

Mostrando postagens de Setembro 29, 2013

Utilidade Pública

Imagem
Roubo no Parque Vivamar

Sidney Borges
Hoje uma casa situada na rua Mar Mediterrâneo, no Parque Vivamar, foi roubada enquanto o proprietário, Paulo Polé, se ausentou por alguns minutos. Os rufiões levaram um computador Apple iBook semelhante ao da foto. Pelas características da operação é de se supor que os autores do crime sejam viciados em crack em busca de dinheiro para comprar a droga. Fica assim o alerta aos leitores do blog, se você souber de alguém tentando negociar um computador com as características acima, peça rara em Ubatuba, entre em contato com o blog e acione a polícia.

Twitter

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A Constituição aos 25 anos

O Estado de S.Paulo
Comemora hoje seu Jubileu de Prata a chamada Constituição Cidadã, promulgada em 5 de outubro de 1988, depois do encerramento do ciclo autoritário de mais de 20 anos. Esta Carta Magna devolveu ao País a garantia de direitos fundamentais dos cidadãos e abriu caminho para conquistas sociais importantes, além de possibilitar a estabilidade de um sistema político que - apesar de seus muitos e graves defeitos - tem mantido o País a salvo da tentação "bolivariana" que submete boa parte da América Latina, pela mão de populistas autoritários, ao atraso social, político e econômico.

Um dos reparos mais importantes que se faz à Constituição Federal é o detalhismo de seus 9 títulos, compostos de 245 artigos subdivididos em centenas de parágrafos, itens e alíneas, que se preocupam em regular toda sorte de atividade. Com a complexidade e o dinamismo da vida moderna, essas normas acabam exigindo permanente atualização e aprimoramento legislativo.…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 05 / 10 / 2013

O Globo
"Crime e castigo: PMs acusados da morte de Amarildo são presos"

Justiça ordenou prisão porque grupo teria tentado atrapalhar investigação

Beltrame diz que importante agora é manter a integridade da UPP da Rocinha. Os dez policiais militares acusados de torturar e matar o pedreiro Amarildo de Souza foram presos ontem, 1 após a decretação da prisão preventiva pela justiça. Todos trabalhavam na UPP da Rocinha, e entre os presos está o major Edson Santos, ex-comandante da unidade acusado também de tentar atrapalhar as investigações. Amarildo desapareceu em 14 de julho, após ser levado à sede da UPP para averiguação. Em nota, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, afirmou: "O importante agora é manter a integridade da UPP da Rocinha, que tem a aprovação da grande maioria dos moradores."


O Estado de S. Paulo
"Com base dividida, Marina deixa decisão para prazo final"

Líder da Rede tem só hoje para definir candidatura à Presidên…

Arte

Imagem
O Portão de Todas as Nações foi construído pelo imperador persa Xerxes como uma entrada para a capital real de Persépolis, no século 5 aC.

Coluna do Celsinho

Superação

Celso de Almeida Jr.

Um amigo narrou o recente desafio vencido por sua esposa.

Recuperando-se de uma isquemia cerebral ela temia enfentar uma escada rolante.

Isso mesmo!

O lado esquerdo do corpo, prejudicado, sinalizava que perderia o equilíbrio.

Entrar ou sair da escada parecia algo intransponível.

Marido zeloso, metódico, tratou da questão como quem ensina alguém a voar.

Com firmeza e otimismo, transmitiu a segurança necessária para a retomada de um hábito tão comum àquela mulher de fibra.

Assim, com determinação e apoio, a recuperação tem sido extraordinária e já é possível vislumbrar o resgate da dinâmica rotineira.

Que assim seja!

Vida curiosa...

Com suas surpresas, força-nos a perceber o quanto as ações mais simples disfarçam a complexidade de nossos corpos.

Somos falíveis, é evidente.

Mas custamos a lembrar desta verdade.

Escrevo, vendo os meus dedos teclar com desenvoltura.

E, se perder estes movimentos?

Como reagirei?

Terei ânimo para tentar recuperá-los?

Contarei com a preciosa ajuda…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Vamos ter de esperar por racionamentos?

Washington Novaes* - O Estado de S.Paulo
É cada vez mais frequente na sociedade a sensação de que as instituições das áreas de políticas públicas (Executivo e Legislativo - no Judiciário os problemas têm outros formatos) parecem sempre mais distantes da formulação de macropolíticas e projetos capazes de resolver nossos gravíssimos problemas sociais. Suas decisões ou são muito limitadas na abrangência ou atendem a interesses específicos dos formuladores e dos que os apoiam - não da sociedade nem da solução de graves carências que a afligem.

Ainda há poucos dias (28/9) este jornal publicou em várias páginas as gravíssimas consequências das alterações no clima do planeta enumeradas no novo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, da ONU) e endossadas pela quase totalidade dos cientistas. Que consequências ou desdobramentos isso está tendo em nossas políticas internas? Que urgência está sendo dada às recomendações do IPCC, e…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 04 / 10 / 2013

O Globo
"Dança eleitoral - TSE rejeita Rede e sete partidos assediam Marina"

Ex-senadora tem 48 horas para escolher legenda caso queira disputar em 2014

Votação foi encerrada em 6 a 1; ministros entenderam que, com 95 mil assinaturas recusadas pelos cartórios eleitorais, sigla não alcançou total exigido para obter registro e que lei tem de valer para todos. O Tribunal Superior Eleitoral rejeitou ontem, por 6 votos a 1, o registro do partido Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva. Exatos três anos depois de conquistar quase 20 milhões de votos na eleição presidencial de 2010, Marina tem agora 48 horas para se filiar a uma legenda, caso queira disputar o Planalto no ano que vem. Pelo menos sete partidos já se ofereceram para abrigar a ex-senadora e seus seguidores. A Rede teve 95 mil assinaturas invalidadas pelos cartórios eleitorais e com isso não conseguiu o total exigido.


O Estado de S. Paulo
"Maioria do TSE vota contra criação do part…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Muita política, pouca saúde

O Estado de S.Paulo
A cada dia que passa, as peripécias do programa Mais Médicos só reforçam aquilo que se suspeitava desde o seu lançamento - que debaixo da retórica demagógica que o envolve está apenas uma jogada política destinada a favorecer a candidatura do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao governo de São Paulo, que é hoje, junto com a reeleição da presidente Dilma Rousseff, o grande objetivo do PT. É isso que explica a sua improvisação - cujas consequências negativas se multiplicam - e o fato de que esse programa não tem muito a ver com as verdadeiras prioridades do setor de saúde.

Movido pela ânsia de tornar popular o ministro, o governo improvisou aquele programa e atropelou as entidades representativas dos médicos brasileiros. Com uma medida provisória, contornou a obrigatoriedade legal do exame de revalidação dos diplomas dos médicos estrangeiros e dos brasileiros formados no exterior, substituindo-o por um registro provisório a ser dado pelos…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 03 / 10 / 2013

O Globo
"Violência policial: Inquérito culpa PMs por tortura e morte de Amarildo"

Investigação conclui que pedreiro não resistiu a sessão de espancamento

Dez policiais, incluindo ex-comandante da UPP da Rocinha, foram indiciados e tiveram a prisão preventiva pedida. O inquérito que apurou o desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza concluiu que ele foi torturado e morto dentro da UPP da Rocinha, segundo o promotor do caso, Homero das Neves. Durante a investigação, testemunhas contaram que, no local da unidade, policiais aplicavam choques elétricos e técnicas de asfixia em suspeitos de tráfico. A conclusão da investigação responsabiliza dez policiais militares, entre eles o major Edson Santos, ex-comandante da UPP da comunidade, por tortura, morte e ocultação do cadáver de Amarildo. A polícia pediu a prisão preventiva dos acusados, e o MP deve fazer a denúncia até amanhã. Os PMs negam participação nos crimes. A viúva de Amarildo, Elizabete, cobra …

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A psicologia da infraestrutura

O Estado de S.Paulo
Confiança tem sido um insumo escasso na economia nacional, admitiu o ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante seminário em São Paulo. Talvez ele tenha reconhecido mais do que pretendia ao acrescentar: essa confiança está em recuperação e o pessimismo será revertido mais velozmente com o sucesso das concessões no setor de infraestrutura.

Segundo a avaliação ministerial, esse tipo de licitação, no Brasil, tem hoje, portanto, dupla função. A primeira é observada em países com padrões mais saudáveis de gestão pública: facilitar investimentos em logística e energia, para tornar a economia mais eficiente e permitir um crescimento equilibrado. A segunda tem sentido na atual paisagem brasileira: restabelecer a boa disposição dos consumidores e, principalmente, dos empresários industriais, depois de uma longa estagnação e de sérios tropeços na política de investimentos.

Como principal atração do 10.º Fórum de Economia da Fundação Getúlio Vargas…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 02 / 10 / 2013

O Globo
"Queda de braço na educação: Câmara aprova projeto, e professor mantém greve"

Categoria fará nova assembleia na sexta-feira; prefeito anuncia corte de ponto

Plano de Cargos e Salários foi aprovado por 36 votos a três. Do lado de fora, seguidos enfrentamentos entre Black Blocs e PMs deixaram lojas depredadas, comércio fechado, engarrafamentos, pessoas feridas e detidas. Com folgada maioria governista, a Câmara de Vereadores aprovou ontem o Plano de Cargos e Salários dos professores da rede municipal, mas a categoria decidiu manter a greve até sexta, quando fará nova assembleia. O prefeito Eduardo Paes chamou o plano de "conquista histórica" e anunciou que, a partir de hoje, cortará o ponto dos professores faltosos. Do lado de fora da Câmara, pelo segundo dia seguido, houve violentos confrontos entre PMs e manifestantes, com infiltração de grupos de Black Blocs. Vereadores tiveram que sair pelos fundos da Casa num ônibus com escolta p…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O que aflige o padrinho

O Estado de S.Paulo
Em 2009, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluiu que seria um lance de alto risco levar adiante o plano com que alguns de seus companheiros flertavam em público - não propriamente à sua revelia - de apresentar um projeto de emenda constitucional que lhe permitiria concorrer a um terceiro mandato consecutivo. A proposta poderia até ser aprovada, se a base parlamentar aliada, no modo rolo compressor, conseguisse ficar surda à grita das parcelas mais articuladas da sociedade, que não deixariam de se mobilizar.

A radiatividade política que a emenda deixaria na atmosfera, porém, transformaria a campanha do ano seguinte numa batalha em que o grande trunfo eleitoral do presidente - a exploração e amplificação dos feitos de seu governo, beneficiados por uma quadra de excepcional prosperidade mundial e a ebulição do mercado chinês - seria confrontado pela denúncia de que o candidato tinha importado métodos chavistas para se perpetuar no po…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 01 / 10 / 2013

O Globo
"A reta final: Partidos montam balcão e Rede apela por brecha"

Presidenciáveis e Joaquim Barbosa cobram cláusula de barreira

PROS comemora ida de Cid Gomes, saído do PSB, e armará quiosque no Salão Verde da Câmara para filiar 30 deputados; Solidariedade aguarda 20 parlamentares. Na última semana para a criação de partidos em condições de disputar as eleições de 2014, a ex-senadora Marina Silva insiste na sua Rede, mas advogados da sigla admitem que a contagem do TSE não atingirá as 492 mil assinaturas exigidas por lei. Hoje, em Brasília, Marina apelará ao TSE por uma brecha que permita a legalização da Rede. PROS e Solidariedade, já oficializados, montarão quiosques na Câmara para filiar deputados e aumentar o tempo de TV. O presidente do STF, Joaquim Barbosa, disse que é excessivo o número de partidos e defendeu a cláusula de barreira, apoiada pelos presidenciáveis Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB).


O Estado de S. Paulo
"Valor do i…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Pagamos mais por menos

O Estado de S.Paulo
Todo o severo ajuste no quadro do pessoal ativo do governo federal realizado durante os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) foi desfeito nos dez anos do governo petista. No fim do ano passado, o número de funcionários públicos federais em atividade já era superior ao que havia no fim de 1994 e continuou a aumentar em 2013.

Mas o desempenho do governo não acompanhou a evolução de sua folha, como mostram as manifestações por melhores serviços de saúde, educação e segurança ocorridas há pouco, as dificuldades do governo do PT para ampliar ou melhorar os serviços públicos e os obstáculos administrativos e técnicos à execução dos grandes projetos de infraestrutura, entre outros fatos. O contribuinte paga cada vez mais para manter um funcionalismo que se mostra incapaz de devolver aos cidadãos, na forma de serviços, o que o Fisco lhes toma como tributo.

Em dezembro de 1994, o quadro de funcionários ativos do Executivo era formado por…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 30 / 09 / 2013

O Globo
"Mais 9 plataformas - Petrobras ampliará capacidade em 50%"

Empresa tenta neutralizar ingerência do governo em reajustes da gasolina

Com receita adicional na produção, estatal busca recompor recursos financeiros e ter condições de executar plano de investimentos. Enquanto o governo não autoriza um reajuste no preço dos combustíveis, a Petrobras aposta em nove plataformas que estão sendo instaladas este ano para elevar as receitas. Elas vão representar um milhão de barris de petróleo a mais por dia na capacidade instalada do país, segundo a empresa. A alta de 50% é a chance de a estatal neutralizar efeitos da ingerência política em seu caixa e no valor das ações. O desafio é executar, até 2017, investimentos de US$ 236 bilhões.


O Estado de S. Paulo
"Nigéria atribui chacina de 50 estudantes a grupo islâmico"

Homens armados invadiram escola agrícola no nordeste do país e abriram fogo contra jovens que dormiam

Cerca de 50 estudantes de um …

Pitacos do Zé

Imagem
Que fotogênica!

José Ronaldo dos Santos
Quem circula pela Rua Maranhão, quase esquina com a Dona Maria Alves, no centro da cidade de Ubatuba, tem uma surpresa maravilhosa  e gratuita. É que na calçada do senhor Cláudio, vive uma maravilha. Trata-se de um grande ipê amarelo.

Durante as outras épocas do ano ele quase não é percebido. Pode até ser que algum “civilizado ao extremo ou asséptico radical” até já tenha reclamado da árvore por estar “atrapalhando o caminho” ou "sujando tudo com suas folhas". Agora, porém, não há quem não se extasie com a florada amarelo ouro. Até dói a vista quando o dia está ensolarado.

No sábado passado, às sete horas da manhã, antes de ir para um curso em Caraguatatuba, eu fui fotografar e receber energia dessa exuberância da natureza. Vendo o  seo Cláudio chegando da padaria, puxei uma rápida prosa. Ele está feliz por ter tantos admiradores do ipê. É evidente que a todo instante tem gente parando para tirar fotos.  Empolgado, entre outros fatos ele d…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

De olho na eleição

O Estado de S.Paulo
A pressa e a improvisação com que estão sendo tomadas decisões importantes sobre o sistema de trânsito e o transporte de ônibus na capital parecem indicar que por trás delas está menos o desejo genuíno de melhorar um e outro e muito mais a motivação política e eleitoral, pois é notório o engajamento do prefeito Fernando Haddad na empreitada do PT para conquistar o governo do Estado. A cidade poderá pagar um preço alto por essa busca desenfreada de melhoras no máximo imediatas e enganadoras.

A implantação de faixas exclusivas de ônibus é um exemplo disso. Feita a toque de caixa para atingir logo os 220 km prometidos, sem estudos aprofundados sobre sua real utilidade e seu impacto do sistema de trânsito, os efeitos negativos dessa correria já estão aparecendo. Um deles ficou logo evidente na Avenida 23 de Maio - o congestionamento decorrente da redução do espaço para os outros veículos convive com o subaproveitamento da faixa exclusiva, utilizada por …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 29 / 09 / 2013

O Globo
"Mãos ao alto - Assaltos dobram na Barra e em bairros da Zona Sul"

Na região de Botafogo, roubos a transeuntes aumentaram 82,5% em julho

Moradores reclamam da falta de policiamento e da sensação de insegurança nas ruas. Os roubos a transeuntes praticamente dobraram na Barra da Tijuca e bairros vizinhos, comparando-se julho de 2013 com o mesmo mês do ano passado. Segundo a Secretaria de Segurança, a variação desse tipo de crime na região foi de 91%, pouco acima dos 82,5% registrados na área compreendida por Botafogo, Humaitá, Cosme Velho, Laranjeiras, Flamengo, Urca, Glória e Catete. A onda de assaltos pode ser maior, já que muitas vítimas não procuram a polícia, informa Sérgio Ramalho. Até em bairros que tiveram queda no número de roubos, como o Leblon, moradores reclamam da sensação de insegurança e da falta de policiamento.


O Estado de S. Paulo
"Temer: ‘Há excesso de partidos e criar mais dois é inadequado’"

Licenciado da direção do PMDB,…