Postagens

Mostrando postagens de Julho 29, 2007

Nota de falecimento

Dona Mia

Acabamos de receber um telefonema dando conta do falecimento de Dona Mia Mafalda, ocorrido hoje em São Paulo. O enterro será amanhã no Cemitério do Morumby. Ubatuba perde uma lutadora das causas sociais, querida de todos por sua dedicação ao trabalho e seu temperamento dócil e cordial. O Ubatuba Víbora se une aos familiares e amigos neste instante de recolhimento e reflexão. (Sidney Borges)
Imagem

Talento jovem

Imagem
Jornalista novo no pedaço

Na foto está o meu novo amigo do Orkut, Caíque Silva, que desde jovem carrega o vírus do jornalismo no sangue. Jornalistas são curiosos, querem saber de tudo e informar a todos. Sem eles a sociedade ficaria vulnerável aos desmandos dos espertos. Sempre os há de plantão. Olho vivo Caíque, não deixe passar nada. (Sidney Borges)
Imagem

Caçadores em tempo de caça

O PT e a visão paranóica da mídia

Ruy Fabiano
Não é de hoje que Lula e PT mantêm relações esquizofrênicas com a mídia. Ambos lhe devem a projeção que têm. São frutos da liberdade de imprensa. Sem a “mídia burguesa” e “privada”, que tanto abominam, não teriam ascendido ao patamar em que estão.
Se, ao tempo em que Lula projetou-se como líder sindical, nos anos 80, vigesse o modelo de mídia que o PT proclama ideal – a estatal – a sociedade brasileira sequer teria tomado conhecimento da existência daquele sindicalismo que emergia no ABC paulista.
Se dependesse da boa vontade de quem geria o Estado brasileiro naquela oportunidade – os militares -, Lula jamais sairia do anonimato. Quem o fez conhecido, vocalizando sua luta e de seus correligionários, foi exatamente a mídia burguesa e privada – a mesma que o PT, hoje no poder, quer ver pelas costas.
Foi essa mídia que, com todos os seus múltiplos defeitos e fragilidades, enfrentou a censura, denunciou torturas e mortes nos subterrâneos do regime …

Lindoneia!

Imagem

Palavras ao vento...

Não é de hoje

Lula afirma que não sabia da extensão da crise que atinge a aviação brasileira. Apesar disso, em campanha, abordou o tema quando aproveitou para atacar o ex-presidente Fernando Henrique por não dar a devida atenção ao setor. Leia abaixo o artigo de Lula publicado na Gazeta Mercantil em 07 de janeiro de 2002. Lula não tem compromisso com as palavras.

"A crise da aviação brasileira, que vem se arrastando há muitos anos, atinge um estágio terminal, sem que se vislumbre uma solução no horizonte. A recente paralisação dos vôos da Transbrasil é mais um presságio. Antes de chegarmos a uma solução irreversível para o setor como um todo, convém refletir se vale a pena deixar as empresas brasileiras de aviação entregues a sua própria sorte ou se é interessante para o País ter uma aviação nacional competitiva.
O transporte aéreo é reconhecidamente um setor estratégico, principalmente para um país como o Brasil. Trata-se de um importante elo de integração nacional. É um vetor de d…
Imagem

Luiz Inácio falou

Frase de estadista

"O cara diz que precisa comer o ovo, mas fica torcendo para a galinha não botar o ovo".

Lula
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 04 / 08 / 2007

Folha de São Paulo
"Avião acidentado não tinha defeito, afirma fabricante"
Comunicado da Airbus baseado na análise oficial da caixa-preta da aeronave da TAM que explodiu em Congonhas diz que o avião não teve defeito de funcionamento. Segundo a empresa, o manete da turbina direita, que estava inoperante e travado, é que não foi colocado corretamente no pouso.

O Globo
"Airbus da tragédia fez 27 vôos com reversor travado"
O Airbus A-320 da TAM que explodiu dia 17 de julho em São Paulo fez pelo menos 27 pousos em 14 aeroportos com um reversor travado, antes de não conseguir frear na pista de Congonhas. Os registros das inspeções de rotina no Airbus, enviados à CPI do Apagão Aéreo, mostram que cinco desses pousos foram no aeroporto paulista. O A-320 pousou duas vezes em Congonhas no dia da tragédia, uma delas também com pista molhada.
O novo presidente da Infraero será Sérgio Gaudenzi, atual presidente da Agência Espacial Brasileira. O brigadeiro José C…

Pizzicato 5 - I

Imagem

Jornalista, advogada, não pode...

Jornalista é suspensa por namorar prefeito de Los Angeles

Mirthala Salinas ficará longe do trabalho por 2 meses, sem receber salário. Rede 'Telemundo' afirmou que relacionamento fere normas da empresa.

Da EFE
Mirthala Salinas, jornalista da rede de televisão americana "Telemundo", foi suspensa das suas funções por causa da sua relação amorosa com o prefeito de Los Angeles, Antonio Villaraigosa. A "Telemundo", direcionada para o público hispânico, anunciou nesta quinta-feira (2) a suspensão por dois meses, sem pagamento de salário. A decisão foi tomada porque a relação constituía um conflito de interesses. Salinas, de 35 anos, já tinha um caso com Villaraigosa quando ele anunciou que se separaria da sua mulher, no início do mês passado. Segundo a "Telemundo", o anúncio da separação do prefeito foi "uma flagrante violação" das normas contra conflitos de interesses estabelecidos pela empresa, de propriedade da rede "NBC". Salinas rec…
Imagem

STF - 01 / 08 / 2007

RECLAMAÇÃO Nr. 2914
PROCED.: SÃO PAULO
RELATOR: MIN. CEZAR PELUSO
RECLTE.(S): PAULO RAMOS DE OLIVEIRA
ADV.(A/S): GILBERTO LUIZ ORSELLI GRAGNANI
RECLDO.(A/S): JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE UBATUBA (AÇÃO CIVIL PÚBLICA Nº 921/02)
INTDO.(A/S): MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
INTDO.(A/S): VOLKSWAGEN DO BRASIL LTDA

DECISÃO: 1. Cuida-se de reclamação ajuizada por PAULO RAMOS DE OLIVEIRA, então prefeito municipal de Ubatuba/SP, contra decisão do Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca dessa cidade fls. 71/80) que, em sede de ação de improbidade administrativa, proposta pelo representante do Ministério Público, recebeu, em devolução, os autos para julgamento, nos termos da decisão da 4ª Vice-presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo (fls.58/70), tendo em vista o entendimento desse Tribunal acerca da inconstitucionalidade da Lei Federal nº 10.628 de 2002, a qual alterou o art. 84 do CPP. Sustenta o reclamante que a decisão, ao aceitar como competente o juízo de pr…
Imagem

Ubatuba em foco

A preocupação com o futuro da Santa Casa de Ubatuba torna-se maior e mais grave

Imaginemos que uma pessoa sem conhecimentos técnicos, profissionais, sem experiência e sem o perfil adequado, se proponha a realizar uma complexa operação no cérebro de paciente com traumatismo craniano grave, ou que se decida a pilotar um avião Airbus A320 com 180 passageiros a bordo, unicamente por ter assistido um filme ou lido uma revista sobre esses assuntos. Será que qualquer pessoa de bom senso entregaria seus parentes mais queridos como pacientes nessa cirurgia ou para ser passageiro nesse vôo?
É o que está acontecendo na Santa Casa de Ubatuba, que está sendo dirigida por pessoa que ignora completamente o que é administração hospitalar, não tem formação acadêmica ou profissional necessária em gestão hospitalar, ou de qualquer outra instituição significativa, não tem maturidade de vida, não tem qualquer experiência significativa em administração de qualquer instituição de porte ou complexa e se propõe…
Imagem

Pontos a ponderar

Igrejas neopentecostais

O Aluvião das Igrejas Pentecostais - trechos do artigo, publicada em La Nacion, de Enrique Tomás Bianchi. O autor é do secretario letrado da Corte Suprema de Justiça da Nação

1. O Brasil é o país com mais cristãos “pentecostais”, depois dos Estados Unidos. O que é o pentecostalismo? É uma corrente cristã, nascida nos EUA no final do século XIX ou começo do XX, cujos adeptos acreditam que o Espírito Santo pode baixar sobre eles e produzir efeitos tão espetaculares como os produzidos sobre os apóstolos, em Pentecostés. Seus atos de culto tem uma forte carga emocional. Em ambos os casos, crescem a um ritmo preocupante para o catolicismo e para as igrejas protestantes tradicionais. Isso acontece não apenas na América Latina; na África, demonstram também uma vitalidade surpreendente.

2. Há traços distintivos desta tendência: a guerra espiritual e a teologia da prosperidade. Primeiro: hoje, os católicos e protestantes clássicos não consideram ao pé da letra os demônios…
Imagem

Mamma son tanto felice

Mãe corta mesada de italiano de 61 anos e chama a polícia

da BBC Brasil
Uma mãe siciliana, de 81 anos, cancelou a mesada, tirou as chaves de casa do filho, de 61 anos, e fez queixa na delegacia da cidade italiana de Caltagirone, porque ele chega tarde e não diz onde vai à noite.
De acordo com a imprensa local, só a policia conseguiu convencer mãe e filho, que moram juntos, a fazer as pazes.
A mãe teria recorrido à delegacia local desesperada por causa do comportamento do filho, que é solteiro e desempregado. Segundo o depoimento que ela fez, o filho sai sempre à noite sem dizer aonde vai, e volta muito tarde.
Diante do delegado que registrou a queixa, o filho teria se lamentado da mesada, que definiu como sendo muito baixa para um homem da sua idade. Além disso, reclamou da comida, acusando a mãe de "cozinhar muito mal".
"A história pode parecer irônica, mas isto não impediu que tratássemos o caso com todo respeito, ainda mais diante do desespero dessa mãe. Acreditamos que ag…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 03 / 08 / 2007

Folha de São Paulo
"Lula compara crise aérea a metástase"
O presidente Lula admitiu, 16 dias após o acidente com o Airbus da TAM, que estava mal informado sobre a extensão da crise aérea, iniciada há dez meses com o desastre do Boeing da Gol. Em reunião com ministros e líderes partidários, Lula comparou-se a um paciente que não soubesse a gravidade da doença e descobrisse que está 'com metástase no corpo todo'.

O Globo
"Jobim: empresas aéreas terão de cumprir decisões"
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, endureceu o discurso contra as empresas aéreas e disse que não reabrirá negociações sobre a decisão de realocar 151 vôos que passavam por Congonhas. Segundo Jobim, é ponto "inamovível" que Congonhas perderá o papel de hub, centro de redistribuição de vôos para outros aeroportos. "Não tem jogo", disse, referindo-se à pressão do setor, que chamou de duopólio. Para o ministro, falta uma regra legal contra o aumento abu…

As flores do jardim da nossa casa...

Imagem

Parabéns ao Ubatuba Víbora

Sidney, parabéns pela resistência e pela coragem

O blog "Ubatuba Víbora" é um dos poucos espaços democráticos de informação em Ubatuba.
Sem demagogia, o "Ubatuba Víbora", hoje, acaba sendo um espaço de resistência e independência.
Vida longa e próspera ao blog!

Marcelo Mungioli
Imagem

Despedida

Aos pilotos do TAM 3054

Quaisquer que sejam as conclusões da investigação em curso do recente e trágico acidente da TAM, estou convicto de que Kleyber e Stephanini não o desejavam; que envidaram seus melhores esforços no sentido de evitá-lo; que esperavam entregar seus passageiros sãos e salvos a seus familiares e amigos. Descansem em paz, companheiros, e um bom vôo para o novo destino.
Não conheci pessoalmente nem Kleyber nem Stephanini, mas isso não importa. Eram aviadores como eu. Com eles compartilhei o mesmo céu, os mesmos aeroportos, os mesmos prazeres e tensões da profissão. Talvez um deles, numa tarde perdida no tempo, estivesse na cadeira da esquerda daquele avião alinhado na cabeceira da pista 35L do Aeroporto de Congonhas, aguardando autorização da torre para decolar, enquanto eu, de meu Boeing 737-500, esperava, numa longa fila, a minha vez de entrar na arena. A cada decolagem, a cabeceira era ocupada pelo avião seguinte, e o mesmo ritual se repetia. Era uma sucessãode momen…
Imagem

Burguesia

London, London

O ex-ministro Luiz Gushiken (Comunicação), que há muito trocou o jeans por cashemere, demorou-se na escolha de roupas inglesas Burberry, na loja do Iguatemi (São Paulo), terça, pelas 19h. Caras, mas de ótima qualidade. (Cláudio Humberto)
Imagem

Editorial

Golpismo

Quando o governo enfrenta dificuldades por lambanças de própria lavra começa a arenga em torno de um propalado golpismo, que só existe em cabeças que querem um terceiro mandato para Lula, esse sim um verdadeiro golpe na democracia. Há indícios facilmente detectáveis na mídia esquerdista da existência de uma corrente que trama nos bastidores para perpetuar “Nosso Guia” no poder, a exemplo do que faz Hugo Chávez na Venezuela. Vamos deixar claro que Lula é o presidente do Brasil eleito legitimamente e vai governar até o fim do mandato. Eu não votei nele nem tenho apreço pelo seu governo, mas ele é o meu presidente e vou defendê-lo contra golpes de qualquer natureza. Vale o mesmo raciocínio caso haja a tentativa de permanência. Lula é apenas um momento da democracia, seu tempo vai passar como tudo passa. A democracia não pode correr o risco de um terceiro mandato.

Sidney Borges
Imagem

Dinâmica interativa

Terra Deusa mostra ações e reflexões por uma sociedade sustentável

O terceiro Terra Deusa, encontro de arte, ecologia e consciência ambiental, terminou esta semana em Boissucanga - São Sebastião, com a presença de grande público. Foram dez dias de intensa programação, com vivências, oficinas, palestras, circo, teatro, dança e atrações culturais.
Malu Gandra, membro do Comitê para a Cultura da Paz, da Unesco, abriu o evento com palestra, seguida de um programa de oficinas e apresentações artísticas que duraram 10 dias. O Terra Deusa terminou no último dia 29, com feira de trocas coordenada pela Secretaria Nacional de Economia Solidária.
A ASSU-Ubatuba levou para o público participante uma dinâmica interativa. Sobre uma coleção de arte, Karina Sarilho e Carlopio apresentaram os princípios da Carta da Terra e dicas ecológicas para uma vida sustentável.
Para Carlopio, diretor de Cultura da Assu-Ubatuba, “um evento desse porte, e com entrada franca é bastante oportuno para a comunidade conhec…
Imagem

Chega. Estamos fartos...

TSE toma nova decisão sobre troca de partido

Também podem perder mandato os que trocaram de partido dentro da coligação

Tribunal respondeu a consulta formulada pelo deputado Ciro Nogueira (PP-PI).
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta quarta-feira (1), que deputados federais, estaduais e vereadores que mudaram de partido após as eleições de 2006 estão sujeitos à perda de mandato mesmo que a troca tenha sido feita por uma legenda da mesma coligação.
Leia mais.

Nota do editor - Um dia a "dança dos partidos" vai ter de acabar. Do jeito que está eles não respondem aos anseios da sociedade, fogem à razão de existir, não são programáticos ou ideológicos, mas meros "passaportes" para as eleições.
Por falar nisso, está com data marcada o julgamento de um processo muito comentado na cidade. Dependendo do resultado haverá uma verdadeira limpeza nos quadros políticos atuais. Praxedes, alguém se lembra desse nome? Pois é esse processo mesmo, dez anos depois. Como diz o …
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 02 / 08 / 2007

Folha de São Paulo
"Falha ocorreu 2 segundos antes do pouso"
A caixa-preta do Airbus da TAM que explodiu em Congonhas mostra que a falha central no acidente ocorreu apenas dois segundos antes de o avião tocar no solo. Foi o momento em que o Airbus acelerou, em vez de frear. A transcrição da gravação da cabine do vôo, divulgada pela CPI do Apagão Aéreo, mostra que os pilotos acionaram os manetes na hora certa, tentando desacelerar os motores, mas o avião acelerou.
No dia 27, a Philips do Brasil publicou anúncio nos principais jornais manifestando seu apoio ao "Cansei". A carta da Philips foi alvo de muitas críticas, inclusive do governo. O presidente da Philips, Paulo Zottolo, 51, nega que o movimento tenha qualquer motivação política ou que vise derrubar o governo -e sugere que o presidente Lula se engaje no movimento. (...)

O Globo
"O último diálogo da tragédia - 'Não dá, não dá. Ai, meu Deus'"
Os instantes decisivos da conv…
Imagem

Marta a "gozadora"

Luiz Inácio falou

Imagem
Cuidado golpistas...

"Se quiserem brincar com a democracia, ninguém sabe nesse país colocar mais gente na rua do que eu".

Lula

Pensata

Várias falhas humanas

As gravações das caixas-pretas do Airbus-A320 da TAM confirmam uma combinação explosiva, fatal: pilotos mal treinados, equipamentos falhos, condições precárias da pista, companhias gananciosas e inação do fabricante para corrigir defeitos e normas que já tinham causado acidentes anteriormente. Mais uma vez, o desastre de Congonhas tinha de ter sido evitado, e 199 vidas poderiam ter sido salvas.
O importante "furo" jornalístico de Fernando Rodrigues na Folha de S. Paulo, hoje, com os dados do vôo e as vozes dos pilotos, é um alerta geral de que é preciso mais cuidado, mais eficiência, mais responsabilidade para lidar com aviação. Os aviões são equipamentos fantásticos e seguros. O defeito está nas pessoas que os comandam, que os produzem, que possuem _pilotos,fabricante, donos.
Os dados mostram que o reverso e os "spoilers" (freios aerodinâmmicos) não funcionaram. Nada funcionou. Em vez de desacelerar e parar, o avião continuou acelerando, desgove…
Imagem

Tragédia em Congonhas

Caixa-preta aponta que piloto não conseguiu desacelerar Airbus

Segundo a "Folha de S. Paulo", freios que ficam na parte de cima da aeronave também não estavam operando

Celso Júnior/AE
O piloto e o co-piloto que faziam o vôo 3054, que caiu após uma tentativa frustrada de pouso no dia 17 de julho no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, perderam o controle do Airbus da TAM, segundo dados da caixa-preta que foram entregues aos deputados da CPI do Apagão Aéreo na terça-feira, 31, e ainda devem ser analisados em uma reunião marcada para esta quarta-feira, 1º.
Leia mais
Imagem

Um jeito petista de ser

Oposição dos outros é golpe

Quer dizer que quando o PT gritava "Fora, FHC" e corria atrás dele para vaiá-lo, fazia apenas oposição - dura, mas democrática?
Mas quando o Maracanã vaia Lula, o pessoal da região dos Jardins, em São Paulo, grita "Cansei", e a mídia atribui ao governo parte da responsabilidade pela tragédia de Congonhas, é golpe? Ou tentativa de golpe?
Sei.
Então me respondam: E quando Lula, assim do nada, cita o golpe militar de 64 e diz que ninguem mais do que ele é capaz de pôr gente na rua, o que isso significa?
Não respondam. Eu sei. (Noblat)

Je T'aime... Moi Non Plus

Imagem

Aniversário

Caro Sidney

Parece que foi ontem que enviei uma mensagem dizendo que seria impossível ficar sem o seu Blog.
Faz um ano, repito a frase do ano passado, parabéns.

Fernando Pedreira
Imagem

“V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE”

Eixos temáticos para propostas
V Conferência Municipal de Saúde – 05 de Agosto de 2007 – 08h às 18h
Salão da Igreja São Francisco – Ubatuba/SP

Eixo I: desafios para efetivação do direito humano à saúde no Século XXI - Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento - o objetivo é avaliar a situação da saúde no País, levando em conta os problemas prioritários, as possíveis causas e também as formas de enfrentamento, nos municípios, estados e Distrito Federal, tendo como perspectiva a atuação intersetorial;

Eixo II: Políticas Públicas parra a Saúde e Qualidade de Vidas - o SUS na Seguridade Social - tem como meta a defesa do Sistema Único de Saúde como Política de Estado e a afirmação da atenção à saúde como um direito de seguridade social. Outro aspecto importante será a avaliação do processo de consolidação do SUS, considerando seus princípios constitucionais e também as proposições do novo Pacto pela Saúde;

Eixo III: A participação da Sociedade na Efetivação do Direito à Saúde - busca ref…
Imagem

Ubatuba em foco

Mesmice...????? Patinando...?????

Prezado Sidney,

Em relação a seu artigo cujo título copiei nestas linhas que lhe escrevo, você fez algumas colocações que em respeito às pessoas presentes na ocasião, eu gostaria de comentar.
Em primeiro lugar, tenho que discordar do título e do sentido dado por você ao artigo.
O que estava acontecendo aqui naquele famigerado dia não era absolutamente mesmice ou patinação. Exatamente ao contrário, se discutia de forma inédita nesta cidade, uma composição de forças políticas em um projeto de governabilidade para o município.
Se alguns atores ali presentes já têm uma história política na cidade, gostemos ou não isto lhes dá legitimidade para tentarem fazer propostas novas.
Dentre estas pessoas, estavam (exceto o atual prefeito Eduardo César) os 3 candidatos a prefeito mais votados na última eleição e que juntos somaram 25.141 (63,22%) votos (Paulo Ramos, Pedro Tuzino e Rogério Frediani). Estavam também, 3 dos vereadores mais questionadores e combativos da atu…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 01 / 08 / 2007

Folha de São Paulo
"Caixa-preta indica erro do piloto"
Dados da caixa-preta do Airbus-A320 da TAM indicam que houve falha humana na tentativa de pouso no último dia 17 em Congonhas, quando 199 pessoas morreram. Segundo os dados da caixa-preta que a Folha obteve, erros teriam ocorrido na operação de um dos manetes (as alavancas de controle das turbinas), colocado em posição incorreta antes do pouso e no momento da aterrissagem.

O Globo
"Empresas avisam que não podem cumprir novas rotas"
As companhias aéreas levaram ontem ao Ministério da Defesa a preocupação do setor com a decisão do governo de criar uma nova malha aérea no país. Representantes da Gol e da TAM se queixaram ao assessor especial do ministério, brigadeiro Jorge Godinho. As empresas consideram que as resoluções do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) significam uma intervenção grave no mercado e podem inibir investimentos, por estarem em direção oposta ao que acontece no res…
Imagem

Parabéns

Caro Sidney,

Aqui vão os meus parabéns por este seu sério, abnegado, voluntário (diário e exaustivo) trabalho. É bom contar com o Víbora! Aquele abraço!

Ronaldo Dias

Aniversário do Víbora

Viva 31 de julho !!!

Prezado amigo Sidney Borges

Parabéns, longa vida à Víbora !
Admiro e agradeço sua teimosia em querer nos manter informados. Imagino que esse exercício diário deve ser difícil, mas, com ele, saimos ganhando muito.

Dedico ao aniversário do Ubatuba Víbora a resistência proposta por José de Saramago:

"O que as vitórias tem de mal, é que não são definitivas;
o que as derrotas tem de bom, é que não são definitivas."

Um forte abraço,

Renato Nunes

Da série: Besteiras a granel

Café e exercícios podem proteger a pele do sol, diz estudo

da BBC Brasil
Uma xícara de café pode ajudar a proteger a pele do sol, de acordo com cientistas americanos.
Uma combinação de exercícios físicos e água com cafeína reduziu os danos causados por radiação ultravioleta, emitida pelo sol, em ratos de laboratório.
Leia mais

Nota do editor - A notícia seria confortante fosse eu um rato de laboratório. (Sidney Borges)
Imagem

Lalaurápio...

Ex-juiz Nicolau volta para cela da PF

De O Globo, hoje:
"O juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto voltou a cumprir pena em regime fechado depois que a Justiça Federal entendeu, na última sexta-feira, que ele sofre de "reações depressivas", e não de um quadro de depressão grave, o que servia de argumento da defesa para mantê-lo em prisão domiciliar em sua mansão no bairro do Morumbi. Condenado a 26 anos e seis meses pelo desvio de verbas da construção do Fórum Trabalhista de São Paulo, Nicolau voltou à carceragem da Polícia Federal (PF), onde já ficou preso por 204 dias, depois de mais de sete meses foragido, em 2000. Por ser ex-magistrado, Nicolau ficará na PF até que a Justiça encontre vaga em cela especial num presídio paulista.
A juíza da 1 Vara Federal Criminal, Paula Mantovani Avelino, foi quem determinou a prisão. Ela acatou o pedido do Ministério Público Federal, feito com base num laudo pericial elaborado pela Coordenação de Saúde da Secretaria de Administração Pe…
Imagem

Um pouco tarde...

TAM decide não pousar com reverso travado em pistas curtas

Empresa admite ser perigoso operar com aviões que não possam usar o acionamento dos reversos das turbinas

Tânia Monteiro, do Estadão
BRASÍLIA - A companhia aérea TAM decidiu que seus aviões não voam mais com o reverso das turbinas pinado. A regra vale para todos os vôos, mas é considerada exigência fundamental para operações de aterrissagem e decolagem em aeroportos com pistas curtas, como os de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio. A partir de agora, a TAM só admite voar com o reverso pinado (travado) em aviões que façam escalas apenas em aeroportos com pistas longas e com grandes áreas de escape.
A decisão, que já é do conhecimento da Aeronáutica, e foi confirmada pela própria empresa ao Estado, significa, na prática, que a TAM admite ser perigoso operar em pistas curtas com aviões que não possam usar, como último recurso de segurança, o acionamento dos reversos das turbinas.
Leia mais

Nota do editor - Duzentos cadáver…
Imagem

A ACIU informa:

3º Festival Gastronômico e Cultural de Ubatuba

Ubatuba realiza o 3º Festival Gastronômico e Cultural da cidade. A terceira edição traz o melhor da gastronomia de Ubatuba

Dos dias 06 à 27 de agosto, será uma verdadeira delícia visitar a cidade de Ubatuba.
O município que está localizado no litoral norte paulista, já é um destino turístico muito conhecido por sua extrema beleza. São mais de 80 praias, sendo algumas desertas, ilhas, cachoeiras, hotéis, pousadas e excelentes restaurantes.
A novidade agora é que além de ser um paraíso turístico, Ubatuba também se tornará um paraíso gastronômico.
Entre os dias 06 e 27 de agosto, acontece na cidade o 3º Festival Gastronômico e Cultural de Ubatuba, onde os restaurantes irão oferecer receitas da região e pratos sofisticados com ingredientes típicos.
O evento alia oficinas gastronômicas, palestras, intervenções culturais, degustações e muitas outras atividades de entretenimento.
O Festival trata da união dos principais empresários da gastronomia da c…
Imagem

Mesmice...

Imagem
Patinando...

Eles dizem que vão mudar Ubatuba. Quem sabe para o alto da serra. Com o aquecimento global e o degelo a cidade corre risco de ser inundada. Não perca, em breve Ubatuba em novo sítio, aliás a cidade muda de quatro em quatro anos embora os atores sejam sempre os mesmos e os coadjuvantes que dizem sim também. Ubatuba precisa de uma terceira via, tiramos o "seis" e colocamos o "meia dúzia" e agora querem voltar ao "seis". Falta imaginação nesta cidade. Ubatuba merece mais. Na próxima vez vote em competência, senão o seu dinheiro vai ser jogado fora. Ubatuba pode mudar desde que seja administrada com um mínimo de seriedade. Pense nisso.

Sidney Borges
Imagem

Luto no cinema

Imagem
Michelangelo Antonioni e a atriz Maria Schneider durante as filmagens de “O Passageiro - Profissão: Repórter” (1975)

Morre aos 94 anos o diretor de cinema Michelangelo Antonioni

da Efe, em Roma
O diretor de cinema italiano Michelangelo Antonioni, 94, morreu na noite desta segunda-feira, em Roma. De acordo com a agência italiana Ansa, Antonioni morreu às 20h (15h de Brasília), em sua casa, ao lado de sua mulher, Enrica Fico.
O corpo do diretor italiano será velado nesta quarta-feira na Prefeitura de Roma e depois será levado para a sua cidade natal, Ferrara, no norte da Itália.
"Com Antonioni desaparece não só um dos nossos maiores diretores, mas também um mestre do cinema moderno. Graças a ele chegaram à grande tela as problemáticas mais duras do mundo contemporâneo, como a falta de comunicação e a angústia", disse o prefeito de Roma, Walter Veltroni.
Leia mais
Imagem