Postagens

Mostrando postagens de março 14, 2010

Aviação

Boeing 707 na Varig Cultura Aeronáutica (original aqui ) No final dos anos 50, a Varig tinha estabelecido firmemente sua primeira linha internacional de longo curso, ligando várias cidades brasileiras a Nova York, nos Estados Unidos. Os equipamentos então utilizados eram os luxuosos Lockheed L-1049G Super Constellation, que imprimiram à rota uma imagem de glamour e elegância.
Imagem
Muitos problemas se escondiam, entretanto, por trás de todo esse luxo: os Constellation eram excelentes aeronaves, mas o mesmo não se pode dizer dos seus motores e hélices. A Varig chegou mesmo a perder um deles por problemas técnicos em 1957, na República Dominicana, embora seus mecânicos fossem muito competentes e experientes. Outro problema era a baixa velocidade dos aviões. Os voos frequentemente duravam cansativas 25 horas. Na mesma época, no entanto, uma revolução estava em curso. Em 1958, a Pan Am introduziu na rota do Atlântico Norte uma aeronave a jato, o Boeing 707, que podia transportar um número bem maior de passageiros, com quase o dobro da velocidade e ainda por cima com custo menor. A Pan Am também introduziu em serviço, na mesma época, outro jato da mesma categoria, o Douglas DC-8. É óbvio que tal revolução não poderia passar desapercebida das demais empresas aéreas. A Varig sentiu que, caso a Pan Am resolvesse voar para o Brasil de jato, os voos de Super Constellati
Imagem
O PP-VJA foi apresentado ao público em Porto Alegre da mesma maneira como o Super Constellation cinco anos antes, com um voo rasante sobre a pista. Isso certamente ficou na lembrança de quem viu e, principalmente, ouviu. O ruído produzido pelos motores Rolls-Royce certamente deixou a sua marca. Uma banda, contratada pela Varig e que estava tocando na hora do pouso, ficou desconcertada com o barulho e saiu totalmente do ritmo. Os dois primeiros 707 da Varig, os PP-VJA e PP-VJB, eram do modelo 441. Os Boeing 707 série 400 (41 identificava o operador inicial, no caso, a Varig) eram equipados com quatro motores turbofan Rolls-Royce Conway MK-508-40, de 17.500 lbf de empuxo cada um. Esses motores eram mais econômicos que os turbojatos Pratt & Whitney usados nos 707 da Pan Am, conferindo uma maior autonomia e que permitia voar entre o Brasil e Nova York sem escalas pela primeira vez na história. No início da carreira no Brasil, a pista do Aeroporto do Galeao passou por uma ampliação,
Imagem
A perda do PP-VJB foi desastrosa em todos os sentidos para a Varig. Era um dos únicos dois Boeing 707 da empresa, e sua perda teve que ser reposta às pressas nas linhas por qualquer avião que estivesse disponível. Até os Lockheed Electra II entraram em operação nos voos para os Estados Unidos. Somente em novembro de 1963, um ano depois, é que o PP-VJB foi substituído por um novo Boeing 707-441, matriculado PP-VJJ. O PP-VJJ foi o último Boeing 707 da série -400 a ser fabricado. Em 1963, os dois Caravelles remanescentes, devido à sua pequena capacidade de passageiros, foram vendidos. A frota de jatos da Varig foi acrescida, entretanto, de três Convair 990 Coronado, adquiridos pelo consórcio REAL-Aerovias-Nacional, absorvido pela Varig. Em 1965, a Varig passou ainda a operar dois Douglas DC-8 que vieram da Panair do Brasil, cujas operações foram suspensas pelo Governo Federal por razões até hoje não muito bem explicadas. A Varig foi a única empresa aérea do mundo a operar simultaneament
Imagem
Em 1969, o Boeing 707-345C PP-VJX foi sequestrado duas vezes e desviado para Cuba, mas sem vítimas a bordo. Em 1970, o PP-VJX foi novamente sequestrado, tornando-se uma espécie de recordista mundial nesse tipo de evento. Em 9 de junho de 1973, o PP-VLJ, um B707-327C, acidentou-se na aproximação da pista 14 do Aeroporto do Galeão, proveniente de Viracopos. Era um voo de carga, com quatro tripulantes a bordo. O avião caiu no mar devido à operação marginal dos spoilers na aproximação, batendo nas torres do ALS e afundando na Baía da Guanabara. Dois dos quatro tripulantes faleceram no acidente. Pouco mais de um mês depois, uma tragédia muito maior atingiu o voo Varig 820, operado pelo B707-345C matriculado PP-VJZ. Um incêndio na cabine de passageiros, iniciado em um dos toaletes traseiros, forçou a tripulação a pousar antes da pista do Aeroporto de Orly, em Paris, em 11 de julho de 1973. Embora o pouso tenha sido bem sucedido, somente um, dos 117 passageiros a bordo, sobreviveu. Dos tri
Imagem
A vítima seguinte foi o PP-VJT, um B707-341C, em 11 de junho de 1981. Essa aeronave fazia um voo de carga para o Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, e aquaplanou na pista encharcada quando pousou com velocidade de 148 Knots, batendo no balizamente, o que causou o colapso do trem de pouso direito e perda total da aeronave. Não houve vítimas entre os 3 tripulantes da aeronave. Os Boeing 707 utilizados pela Varig frequentaram as principais rotas da empresa por muitos anos, e podiam ser vistos quase diariamente nos aeroportos de Paris, Nova York, Londres, Tóquio, Lisboa, Madri e Johannesburgo. Essa aeronave foi responsável pela grande expansão nas rotas internacionais da empresa nos anos 60 e 70.
Imagem
Para os pilotos, era uma aeronave complexa e manhosa. Seus comandos de voo, mecânicos, exigiam bom preparo físico por serem pesados. Como jato de primeira geração era pouco automatizado, dando muito trabalho aos tripulantes, em especial ao engenheiro de voo. O sistema de navegação por radar Doppler, introduzido nos pioneiros VJA e VJB, era bastante complicado e impreciso, e a margem de erro em um longo voo de 11 horas para a Europa, por exemplo, podia chegar a 20 milhas náuticas. O cockpit da aeronave era apertado para os 6 tripulantes, especialmente em longos voos de carga, lembrando, nas palavras do experiente Comandante José Geraldo de Souza Pinto, um submarino. A partir de 1974, os Boeing 707 começaram a ser progressivamente substituídos por aeronaves wide-bodies, os McDonnell-Douglas DC-10, inicialmente nas linhas de maior prestígio e movimento. Como resultado disso, muitos passaram a atender linhas africanas, como Abdijan e Joahannesburgo, e voos exclusivos de carga. Em 1979, o
Imagem
A década de 1980 representou o fim da linha para os Boeing 707 na empresa. Em 1982, a Transbrasil comprou o PP-VJS, último remanescente da encomenda original de 707-441C feita à Boeing em 1965. Em 1986, a Força Aérea Brasileira resolve adquirir da Varig quatro aeronaves, para convertê-los em aviões tanques para reabastecimento no ar KC-137. O primeiro desses aviões deveria ter sido o PP-VJK. No último voo que a aeronave fazia na Varig, antes de ser entregue à FAB, em 03 de janeiro de 1987, o VJK perdeu o motor #1, algum tempo depois de decolar de Abdijan, Costa do Marfim. Ao retornar ao aeroporto, a tripulação perdeu o controle da aeronave e a mesma se precipitou na selva, matando 12 tripulantes e 38 passageiros. Milagrosamente, um dos passageiros sobreviveu ao desastre.
Imagem
Os aviões selecionados pela FAB foram os PP-VJK (FAB 2400), PP-VJY (FAB 2401), PP-VJX (FAB 2402) e PP-VJH (FAB 2403). Com a perda do PP-VJK, a Varig substituiu-o em março de 1987 pelo PP-VLK, que se tornou o FAB 2404. As aeronaves começaram uma nova carreira como aviões militares, inclusive transportando por um bom tempo o Presidente da República, e estão em serviço até hoje. A história dos KC-137 da FAB foi contada no artigo publicado neste blog no link: http://culturaaeronautica.blogspot.com/2009/08/os-boeing-707-na-forca-aerea-brasileira.html . Finalmente, a Varig retirou de serviço seus últimos 707 em 1989, e todos os remanescentes foram vendidos. Logo abaixo, pode se ver a relação completa dos Boeing 707 operados pela Varig em seus 29 anos de carreira. Seis dos vinte aviões foram perdidos em acidentes na empresa, e um foi destruído no hangar: PP-VJA : Boeing 707-441, c/n 17905, comprado novo e entregue em 07 de junho de 1960. Foi vendido em 10 de abril de 1979 para a RDC Mari
Imagem
PP-VLI : Boeing 707-385C, c/n 19433, fabricado em 1966, comprado usado da American Airlines, onde era N8400 e entregue em 1º de setembro de 1971. Vendido em junho de 1989 para a ALG/Buffalo AW. Acidentou-se em Asmara, na Eritréia, em 25 de março de 1991; PP-VLJ : Boeing 707-327C, c/n 19106, fabricado em 1966, foi comprado usado da Braniff, onde era N7097, e entregue em 24 de novembro de 1971. Acidentou-se com perda total no Rio de Janeiro, em 9 de junho de 1973; PP-VLK : Boeing 707-324C, c/n 19870, fabricado em 1968, foi comprado usado da Continental, onde era N47332, e entregue em 30 de março de 1972. Foi vendido para a FAB em 16 de março de 1987, onde opera até hoje como FAB 2404; PP-VLL : Boeing 707-324C, c/n 19871, fabricado em 1968, foi comprado usado da Continental, onde era N67333, e entregue em 14 de abril de 1972. Foi vendido para a Ecuator Leasing em 2 de dezembro de 1987. Desmontado em Luanda, Angola, em 1999; PP-VLM : Boeing 707-324C, c/n 19869, fabricado em 1968, foi
Imagem
PP-VLO : Boeing 707-324C, c/n 19350, fabricado em 1966, foi comprado usado da Continental, onde era N17327, e entregue em 7 de abril de 1973. Foi vendido para a Heavylift em 23 de janeiro de 1990 e provavelmente ainda opera na Trast Aero, no Quirquistão, como EX-120; PP-VLP : Boeing 707-323C, c/n 18940, fabricado em 1965, foi comprado usado da American Airlines, onde era N7561A, e entregue em 20 de abril de 1973. Foi vendido em 20 de junho de 1989 para a ALG/Buffalo. Voou provavelmente até 2006 e está estocado em Sharjah, Emirados Árabes Unidos; PP-VLU : Boeing 707-323C, c/n 19235, fabricado em 1966, foi comprado usado da Continental, onde era N7562A, e entregue em 28 de março de 1974. Desapareceu no Oceano Pacífico, após decolar de Narita, Japão, em 30 de janeiro de 1979. Twitter

Botticelli

Imagem
Retrato de Dante Alighieri (1495)   Dante nasceu em Florença, em 1265. Entre 1292 e 1293, dos 27 aos 28 anos, escreve a obra que seria a matriz da língua italiana e, alguns séculos antes de Stendhal, de um estilo literário: o que expõe, sem o intermédio de um narrador fictício, a história pessoal de seu autor. Outros poetas populares já tinham se expressado na língua falada pelos habitantes da Toscana, mas Dante é o primeiro a abandonar o latim para criar, nesse “dolce stil nuovo”, logo no primeiro dos 35 poemas que compõem o “Vita Nuova”, o ponto de partida para a poesia lírica que vai marcar toda a sua geração. Em “Vita Nuova”, que não é só poesia, tem trechos em prosa, comentários teóricos, já encontramos o pai da língua moderna italiana. Em sua obra-prima, “Commedia”, escrita inteiramente na que viria a ser a língua literária italiana, e que é obra poética fundamental para a literatura mundial, o poeta relata uma viagem imaginária pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, uma alego
Imagem

Papo do Editor

Sábado trabalhoso Sidney Borges Acabei de salvar uma vespa. Não fosse a minha intervenção e ela teria um destino triste e doloroso. Morreria de inanição, sem comida e água. Não sei o que pensam as vespas, devem pensar alguma coisa, acho que até as minhocas e aquelas formiguinhas que parecem poeira e que surgem do nada, também pensam. Pois a vespa foi parada pela barreira invisível do vidro da cozinha. A luz chegava até os olhos, mas por mais que ela tentasse voar só conseguia esmagar as antenas contra o ar endurecido. Imagino a adrenalina, o medo, o suor e o batimento cardíaco acelerado. Como inteligência faz falta! Ela nem pensou em voar para o lado oposto. A vespa que salvei era uma dessas que constroem casas coletivas, incapaz de fazer alguma coisa diferente do manual. Suas primas, as vespas hospedeiras, são individualistas e mais inteligentes, conseguem entrar em um ambiente escuro, passear e sair pelo lugar por onde entraram, nunca ficando presas. Com um copo e um car

Eleições 2010

Imagem
Fim da lenga-lenga Sidney Borges O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), saiu de cima do muro. Não disse sim nem não, mas deixou claro nas entrelinhas que será candidato à Presidência da República. Enquanto eu discutia a nova com um amigo, ao telefone, meu cachorro Brasil deu um longo bocejo. - Está querendo dizer alguma coisa cachorro? - Grufhmzgrt, ele resmungou balbuciando. Entendi, depois de quase 10 anos de convívio falo cachorrês. Brasil disse que a notícia é requentada, os gatos, as lagartixas e o rato cinzento que moram em casa já sabiam. Quem mais senão Serra? Entusiasmado continuou: a proposta desenvolvimentista encontra em Serra o candidato ideal pois a origem da estabilidade... - Chega! Tive de gritar interrompendo. Brasil é prolixo, fala pelos cotovelos. Adora Celso Furtado. "Faltam poucos dias... no começo de abril" Twitter
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Opinião

Uma lição para o Itamaraty Editorial do Estadão A última moda da diplomacia brasileira é a teoria do "novo olhar". Algo assim: por não ter interesses estratégicos, militares e econômicos que restringiriam o seu campo de visão diante do impasse israelense-palestino, o Brasil, ao contrário das grandes potências, estaria em condições de focalizar de uma perspectiva original os obstáculos à paz no Oriente Médio e os caminhos para superá-los. Não se pergunte, para poupar do constrangimento os autores dessa tese fabulosa, no que consistiriam as descobertas brasileiras em relação ao mais esquadrinhado dos conflitos internacionais. Mas é impossível deixar de contrastar o pretenso novo olhar do Itamaraty sobre o Levante com o seu velho e embaçado olhar - este sim, absolutamente real - sobre as violações dos direitos humanos no mundo. No foro apropriado para essas questões, no âmbito das Nações Unidas, o comportamento do Brasil é o que há de anacrônico. Embora a proteção da pessoa
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 20 / 03 / 2010 Folha de São Paulo "Manchete: Serra assume candidatura com elogio ao governo Lula" 'Queremos que o Brasil continue bem e até melhore', afirma o tucano O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), assumiu publicamente a candidatura à Presidência. Em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, da TV Bandeirantes, o tucano elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas procurou minimizar sua influência ao processo eleitoral. "O Lula fez dois mandatos, está terminando bem o governo. O que nós queremos para o Brasil? Que continue bem e até melhore", disse Serra, que atribuiu o desempenho da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), à exposição dela. Segundo o governador, o eleitor fará um "juízo mais pessoal" sobre os postulantes ao Planalto: "A partir de certo momento, a população vai julgar não quem já foi presidente ou quem é, mas quem é candidato". O Estado de São Paulo "Serra assume candidat

Interpol

Imagem
Dr. Paulo. Procurado Sidney Borges Pobre Dr. Paulo, mais uma vez vítima de caluniadores. Um homem probo, que nunca teve nem terá contas no exterior, aparece no cartaz da Interpol como procurado. Isso significa que caso ele resolva colocar os pés fora do Brasil será encarcerado. Xilindró. Dr. Paulo vai sentir falta dos tempos em que podia viajar e passar parte do ano na deslumbrante Paris, onde dizem, possui belíssimo apartamento. Quem terá armado essa para o homem mais honesto deste país, segundo ele mesmo. Incas Venusianos? Vai saber... Twitter

Botticelli

Imagem
O Retrato de Uma Beleza Ideal (1480)   Simonetta Cattaneo de Vespucci (apelidada la bella Simonetta; ca. 1453 – 26 April 1476) foi a beleza mais cantada de seu tempo. Nesse retrato póstumo feito por Botticelli podemos ver porque ela encantou tanto os florentinos mais importantes de seu tempo. Foi pintada por muitos artistas e homenageada por outros tantos poetas.   Piero di Cosimo, ao fazer “O Retrato de Simonetta”, a caracterizou como Cleópatra, com a áspide em torno do pescoço; para Botticelli ela era o ideal de beleza e apesar desse fato não estar documentado, há quem acredite que ela é a Vênus e a Atenas de “O Nascimento de Vênus” e de “Atenas doma o centauro”, respectivamente.   Segundo registros deixados por contemporâneos dos dois, ela foi a paixão do pintor e creio não haver dúvidas quanto a isso: ele está, como deixou pedido por escrito, enterrado aos pés dela na Igreja de Todos os Santos (Ognissanti), a paróquia da família Vespucci em Florença. É de notar que ele fa

Mudanças

Devagar vamos em frente Sidney Borges Depois de muitas tentativas e a providencial ajuda do amigo Allan Benetti, homem de múltiplos talentos, consegui tirar as bolinhas do fundo da página. Há quem reclame do texto do lado direito. Com o tempo a gente acaba acostumando, eu mesmo não estou totalmente adaptado. Com a nova formatação poderemos fazer consultas e aferir a opinião dos leitores sobre o que acontece em Ubatuba. É um avanço significativo. Outros virão. Twitter
Imagem

Coluna do Celsinho

Objeto misterioso Celso de Almeida Jr. Fico admirado com o poder do dinheiro. Incrível... Desafetos viram amiguinhos. Mulheres descobrem o charme de um narigão. Até aquela roupa surrada ganha um toque especial; vira estilo... Cumprimentos a todo instante, telefonemas amáveis, propostas sedutoras. Pois é, leitores queridos. Recentemente vivi uma experiência assim. Acho que foi arte de algum amigo espirituoso; gozador. Pode ser... Acontece que, por 48 horas, fui paparicado como nunca por uma figurinha carimbada. Experimentei entrar no jogo, fazendo-me de milionário. Impressionante! Apesar de ator medíocre, quando revelei minha dureza, soou falso. Demorou a perceber. Mas, enfim, a realidade. A deliciosa distância. A paz. Bom, muito bom! Nada como os amigos verdadeiros. Aqueles que gostam do que somos; não do que temos. Curiosa esta vida, né? Com um bom saldo em conta corrente, um carrão incrementado e aquela conversa macia, muitas portas fica
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Opinião

Energia nuclear volta à tona Washington Novaes - O Estadao de S.Paulo As questões referentes a formatos de energia, já no centro das discussões quando o tema são mudanças climáticas, também por isso alimentam algumas das mais complexas polêmicas de hoje - principalmente a da energia nuclear. E o combustível mais inflamável dessa polêmica é o mais recente livro de James Lovelock, "pai" da "Teoria Gaia", que entende o universo como um organismo vivo. Lovelock, que já foi adversário acirrado da energia nuclear, agora pensa (Gaia: Alerta Final, Editora Intrínseca, 2010) que não há tempo para esperar outro formato eficaz de redução nas emissões de poluentes, a não ser a energia nuclear. Considera pequenos os riscos de acidentes na operação (no pior desastre, Chernobyl, morreram 70 pessoas, diz). Quanto à falta de destinação para os perigosos resíduos das usinas, afirma que o lixo nuclear de uma geradora de mil MW "cabe num táxi", e terá sua radioatividade co
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 19 / 03 / 2010 Folha de São Paulo "Acerto entre empreiteiras envolveu até prédio da PF" 'Consórcio paralelo' foi feito para construir instituto que apura fraudes Auditoria do governo e inquérito da Polícia Federal concluíram que empreiteiras montaram um "consórcio paralelo" para construir a sede do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília, informam Leonardo Souza e Renata Lo Prete. No INC trabalham peritos que investigam esses consórcios, formados para driblar processo de licitação. As quatro empresas acusadas de fraudar a concorrência da sede do INC puseram as cláusulas do acerto em contrato, no qual detalham a divisão "por fora". O acordo veio à tona parque a empreiteira vencedora, a Gautama, deu calote nas demais. Com isso, uma das empresas "prejudicadas", a Atlanta, entrou com ação, na Justiça para fazer valer o esquema paralelo. Em 2007, a Gautama foi alvo da PF na Operação Navalha, que apontou superfatur

O que é?

Energia misteriosa faz dez anos sem ganhar explicação RAFAEL GARCIA da Folha de S.Paulo Uma das maiores descobertas da história da astronomia está completando uma década neste ano, mas cientistas não têm muita motivação para comprar um bolo e tornar a data uma comemoração. Em 1998, dois grupos de pesquisa independentes descobriram que o Universo está se expandido de maneira acelerada --algo que ninguém esperava. Passados dez anos, a força que move esse fenômeno já tem um nome --energia escura--, mas ninguém ainda sabe o que ela é. "Não estamos mesmo muito mais perto da resposta do que estávamos antes", disse à Folha Robert Kirshner, astrônomo da Universidade Harvard, de Cambridge (EUA). "Mas estamos bem convencidos hoje de que essa coisa existe, e esse sinal não se foi nos últimos anos. Na verdade se tornou melhor, mais evidente." Kirshner foi um dos astrônomos com papel crucial na descoberta de 1998. Ele inventou uma maneira de analisar a luz de supernovas
Imagem

Papo do Editor

Tentar é permitido... Sidney Borges Quem é alfabetizado em matemática conhece o teorema de Pitágoras. "No triângulo retângulo o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos." a2 = b2 + c2 (leia a elevado ao quadrado; b elevado ao quadrado e c elevado ao quadrado). (aa = bb + cc) Desculpe leitor, o editor é analfabeto em HTML. O último teorema de Fermat, ou teorema de Fermat-Wiles, afirma que não existe nenhum conjunto de inteiros positivos x, y, z e n com n maior que 2 que satisfaça: xn = yn + zn (leia x elevado a n; y elevado a n e z elevado a n) Por exemplo, você jamais encontrará três inteiros positivos que satisfaçam: xxx = yyy + zzz; ou xxxx = yyyy + zzzz, ou ainda x (kx) = y (ky) + z (kz) com k inteiro positivo e diferente de 2. Quando me foi proposto o desafio eu prontamente, no verdor e na audácia da juventude, aceitei. Passei bem uns 20 anos tentando. Não consegui, me faltaram ferramentas matemáticas e neurônios, mas antes de mim

Cultura

Imagem
La hierba Sidney Borges Acabo de ler na Folha que o "Instituto de Glauco vai à Justiça contra acusações de daimista." Não vou reproduzir, mas deixo o link aqui aos interessados. O que atraiu minha atenção foram dois parágrafos: Na internet, além de divulgar uma tese conspiratória de que o Cefluris estaria envolvido na morte de Glauco, Linhares ataca o uso ritualístico de maconha em igrejas daimistas ligadas ao Cefluris. "Tudo que ele fala é um delírio, mas não vai ficar sem resposta", diz Staub. "Não há um único ritual oficial das igrejas ligadas a nós que faça uso da erva de Santa Maria (maconha)". Ignorante sobre botânica-alucinógena recorri ao pai dos burros. O Aurélio Digital cita os seguintes sinônimos para maconha: aliamba, bagulho, bengue, birra, diamba, dirígio ou dirijo, erva, fuminho, fumo, fumo-de-angola, liamba, manga-rosa, massa, mato, pango, riamba, tabana-gira; (moç.) soruma, suruma. O Wikcionário expande, primeiro com sinônimos de sa
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Região

Nova rodovia no litoral norte de SP terá 8 túneis e 33 viadutos JOSÉ ERNESTO CREDENDIO da Folha de S.Paulo (original aqui ) A nova rodovia de 35,5 km que o Estado planeja construir entre Caraguatatuba e São Sebastião, a maior obra no litoral norte de São Paulo desde os anos 70, vai exigir a derrubada de pelo menos 873 imóveis e o corte de 940 mil metros quadrados de mata atlântica. O tamanho da área desmatada equivale a cerca de dois terços da área do parque Ibirapuera, zona sul de São Paulo. No total, serão desapropriados 363 hectares, ou dois Ibirapueras. O impacto vai ocorrer mesmo com o projeto "ecológico" desenvolvido pelo governo José Serra (PSDB), inspirado, segundo o secretário Mauro Arce (Transportes), no modelo da nova Imigrantes, com grandes trechos em túneis e viadutos para reduzir o desmate, ainda que com custos muito maiores. Os dados estão no EIA-Rima (Estudo-Relatório de Impacto Ambiental). Haverá oito túneis, com extensão de 6,2 km, 33 viadutos e oi
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Opinião

Demagogia no pré-sal Editorial do Estadão A facilidade com que a Câmara aprovou a emenda que prevê a distribuição para todos os Estados e municípios dos royalties do petróleo e do gás do pré-sal - 369 votos a favor, 72 contra e 2 abstenções ? revela o desejo da maioria dos deputados de agradar a suas bases políticas em ano de eleição e, ao mesmo tempo, sua interpretação, deliberadamente equivocada, do que seja royalty. A Constituição assegura que os Estados e municípios, "nos termos da lei", terão participação no resultado da exploração do petróleo ou do gás natural. Com base nesse dispositivo e também no fato de os recursos naturais da plataforma continental serem bens da União, os deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG) apresentaram a emenda pela qual os royalties serão distribuídos de acordo com as regras de distribuição dos recursos dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios, independentemente da distância que eles estejam das
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 18 / 03 / 2010 Folha de São Paulo "Governo investiga duplo emprego público" Indícios de irregularidades chegam a 164 mil servidores; regularização pode economizar R$ l,7 bi por ano O governo Lula anunciou ter descoberto indícios de irregularidade na ocupação de cargos por 164 mil servidores que também trabalham no funcionalismo de 12 Estados e do Distrito Federal. As suspeitas surgiram de levantamento inédito que cruzou dados da União com os cadastros dos governos locais. A. regularização dos casos pode gerar economia de R$ 1,7 bilhão por ano. A Constituição deixa que servidores públicos acumulem cargos na carreira jurídica, além de profissionais de saúde e professores. A regra não vale para contratados sob dedicação exclusiva. Em 53.793 casos, os servidores ocupavam mais de dois cargos. Outros 47.360, embora em regime de dedicação exclusiva, também respondiam por outra função no funcionalismo. Foram encontrados 36.113 servidores que acumulavam cargos fo