Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 26, 2012

No ar, antes de mergulhar...

Imagem

Colunistas

Especialista do inconfessável
(Ou politicamente incorreta)

Márcia Denser
Desde a morte anunciada do “intelectual público” – aquele que opinava sobre assuntos que não eram da sua conta – e a instauração, pela direita, do “especialista”, cada vez mais, o outro – se escritor ou artista ou intelectual – têm ocupado, no espaço e na cena pública, o papel do que eu chamo de “especialista do inconfessável”. O sujeito a se imolar publicamente, o neguinho a dizer que “o rei está nu”, aquele a tocar em assuntos ditos “tabu” (que, atualmente, dados os altíssimos níveis de mediocridade, acrescidos à celebração da ignorância como “qualidade”, são inúmeros).

A exemplo da questão da proibição da venda e prescrição das anfetaminas (anfepramona, femproporex) pela Anvisa em todo o território nacional, ora sendo contestada na justiça pelo Conselho Federal de Medicina.

Sem entrar no mérito de tal questão, mas sendo eu mesma usuária pública e confessa, em prosa e verso, da referida substância – o popular “speed…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Dilma entra na campanha eleitoral

O Estado de S.Paulo
Para que serve o Ministério da Pesca e Aquicultura? Serve para garantir a bênção dos evangélicos da Igreja Universal à candidatura do petista Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. Simples assim, a presidente Dilma Rousseff entregou ao bispo Marcelo Crivella (PRB-RJ) a pasta até agora ocupada por um petista. Mas o sacrifício deve valer a pena: além de o PT se livrar da incômoda gritaria dos evangélicos da Universal em torno de delicados temas religiosos, o candidato imposto por Lula ganha a possibilidade de vir a contar com o apoio do PRB - que, por enquanto, permanece no páreo, com o deputado Celso Russomanno num surpreendente primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Mas isso é mero detalhe. O que importa é que se escancara o ingresso, de sola, do Palácio do Planalto na campanha eleitoral paulistana. E trata-se apenas do começo.

A cada dia que passa - e estamos a sete meses do pleito - as impressões digitais de Lula se t…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 03 / 03 / 2012

Folha de São Paulo
"Síria barra ajuda humanitária da Cruz Vermelha"

Para órgão, proibição é inaceitável; opositores acusam governo de tentar ocultar indícios de execuções sumárias
O Exército sírio barrou a chegada do comboio humanitário da Cruz Vermelha ao distrito de Baba Amro, em Homs, reduto dos rebeldes que está há quase um mês sob bombardeios. Não está claro por que o governo proibiu a ajuda um dia após prometer autorizá-la. Opositores acusam o regime de tentar ocultar indícios de execuções sumárias. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, diz haver "relatos terríveis" de assassinatos, detenções arbitrárias e tortura. Para a Cruz Vermelha, o atraso para a entrada da missão é inaceitável. A jornalista francesa ferida que apelou para ser resgata chegou a Paris ontem. Os EUA afirmam ainda apostar num acordo de transição do regime do ditador Bashar Assad.
O Estado de São Paulo "Dilma chora, fala do "fardo" de governar e pede união a…

Trincando de modernidade em 1967

Imagem
The Monkees
Oiçaaqui

Coluna do Celsinho

Kombi
Celso de Almeida Jr.
Van é exagero.

Uma Kombi resolve.

Na frente, dois guardas municipais, um dirigindo.

Atrás, dois assistentes sociais.

Acompanhando, uma viatura da polícia militar.

Quinze dias antes, uma conversa com o comandante da PM.

Convocar pastores e padres também é necessário.

Geralmente, as igrejas têm uma enorme capacidade de mobilização, contando com o apoio de fiéis para auxiliar nas tarefas que pedem muita solidariedade e desprendimento.
Pronto.

Pera aí...

Prepare uma garrafa térmica com café e um isoporzinho com sanduíches para nutrir a turma da perua e da viatura policial.

Agora sim...

Primeira parada, lá pela meia noite, em frente à Santa Casa.

Há vários por ali.

Acomodam-se na entrada do Banco do Brasil.

Encontram-se, também, na  avenida  Iperoig  e em outros lugares.

Será fácil localizar.

A primeira abordagem é dos assistentes sociais.

Convencer a entrar na Kombi, explicando que boa comida, um banho e uma cama confortável esperam em lugar seguro.

Se a palavra não resolver, Guarda…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A grande lambança

O Estado de S.Paulo
Quando uma aliança de poder se sustenta quase que exclusivamente sobre as bases voláteis da barganha política e dos interesses rasteiros dos mandachuvas, a máquina do governo inevitavelmente acaba tropeçando na escassez de competência gerencial da companheirada ou no excesso de ambição dos chefetes de facção. Exemplos abundantes da incapacidade do governo federal de tocar com um mínimo de eficiência seus projetos mais importantes, como os do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), esgotam a paciência de qualquer um. Mas a lambança armada na disputa de poder entre executivos de primeiro escalão do Banco do Brasil (BB) e da bilionária caixa de previdência dos funcionários da casa - a Previ - parece ter levado ao limite a tolerância da chefe do governo com aquilo que ela própria costuma chamar, eufemisticamente, de "malfeitos".

O presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, é desafeto declarado do presidente da Previ, Ricardo Flores, q…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 02 / 03 / 2012

Folha de São Paulo
"TSE tira da eleição político que teve contas rejeitadas"

Justiça barra reprovados em 2010, mas casos anteriores podem levar à punição
Por 4 votos a 3, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu que estão inelegíveis para as eleições municipais deste ano os candidatos com as contas da campanha eleitoral de 2010 rejeitadas. A decisão é uma mudança do entendimento da corte. Nas eleições passadas, os ministros consideraram que bastava apresentar as contas, aprovadas ou não, para que um político se candidatasse. A nova decisão poderá alcançar também aqueles que tiveram o problema em eleições anteriores. O Estado de São Paulo "Base se rebela e leva Dilma a se aconselhar com Lula"

No mais recente sinal de insatisfação, PMDB se queixa de que PT pretende se tornar hegemônico
Deputados federais do PMDB elaboram manifesto em que se queixam de que o PT pretende se tornar hegemônico no País. A iniciativa, que irritou a presidente Dilma Roussef…

Água, peço água!

Imagem

Deunafolha

A cura gay

Hélio Schwartsman O clima é de guerra. De um lado, estão os gays e os Conselhos de Psicologia, em suas vertentes federal e regionais, de outro, os cristãos, mais especificamente o povo evangélico. O tema do embate é (aqui não há como evitar as aspas) "a cura da homossexualidade".

O certame teve início nos anos 90, quando militantes do movimento gay, em particular a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), começaram a denunciar aos conselhos os autointitulados psicólogos cristãos, que prometiam curar homossexuais.

A ABGLT, pedia punições a esses profissionais com base no Código de Ética do Psicólogo, que, em seu artigo 2º, b proíbe: "induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais".

Em 1999, depois de alguns casos rumorosos na mídia, o Conselho Federal (CFP) baixou a resolução nº…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Heraldo, a cor e a alma

Demétrio Magnoli - O Estado de S.Paulo
A retratação, obtida por meio dos tribunais, circula na imprensa e na internet. Nela o blogueiro Paulo Henrique Amorim retira cada uma das infâmias que assacou contra o jornalista Heraldo Pereira, apresentador do Jornal Nacional e comentarista político do Jornal da Globo. No seu blog, entre outras injúrias, Amorim classificou Heraldo como "negro de alma branca" e escreveu que o jornalista "não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde".

Confrontar o poder, dizendo verdades inconvenientes às autoridades - na síntese precisa do intelectual britânico Tony Judt, é essa a responsabilidade dos indivíduos com acesso aos meios de comunicação. Amorim sempre fez o avesso exato disso. A adulação, reservada às autoridades, e a injúria, dirigida aos oposicionistas, são suas ferramentas de trabalho. Não lhe falta coerência: ao longo das oscilações da maré da políti…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 01 / 03 / 2012

Folha de São Paulo
"Dilma troca ministro para atrair evangélicos"

Ao escolher religioso para a Pesca, Planalto quer conter críticas a Haddad em SP

De forma inesperada, a presidente Dilma escolheu o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), um dos principais representantes dos evangélicos no Congresso, para substituir o petista Luiz Sérgio no Ministério da Pesca. A nomeação poderá conter críticas de evangélicos ao pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, por causa do "kit gay", que o governo planejava entregar a alunos para combater o preconceito.
O Estado de São Paulo "Coreia do Norte para seu programa nuclear em troca de comida"

Em acordo com EUA, país suspende testes e receberá 240 toneladas de alimentos
Dois meses depois da morte do ditador Kim Jong-li e de sua substituição pelo filho Kim Jong-un, a Coreia do Norte concordou em suspender seus testes nucleares e o enriquecimento de urânio. Permitirá também a volta do…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Federaliza-se a eleição em São Paulo

O Estado de S.Paulo
O projeto de poder, com inegável competência idealizado e até agora executado por Luiz Inácio Lula da Silva, "passa, necessariamente, pela imposição da hegemonia do Partido dos Trabalhadores (PT) em seu Estado de origem, São Paulo, a começar pela reconquista da Prefeitura da capital", conforme opinamos neste espaço em 29 de janeiro. Ao se desembaraçar das dúvidas e angústias que o impediam de tomar a decisão agora anunciada de disputar as prévias que indicarão o candidato de seu partido a prefeito da capital em outubro próximo, José Serra cria um fato político que transcende os limites do Município. Reanima a possibilidade - que em termos de nomes ainda é uma questão aberta a ser definida no devido tempo - de existência de uma alternativa ao lulopetismo no comando dos destinos nacionais. E a melhor evidência de que o panorama do pleito municipal paulistano mudou significativamente é o verdadeiro tumulto que a novidade ca…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 29 / 02 / 2012

Folha de São Paulo
"Triplica apreensão de bagagens pela Receita em Cumbica"

Em janeiro deste ano, 1.897 passageiros foram flagrados no aeroporto de São Paulo com compras não declaradas

Nos últimos três anos, triplicou o número de turistas brasileiros que tiveram bagagens apreendidas na alfândega do aeroporto de Guarulhos, principal terminal do país, por não declarar à Receita Federal produtos comprados no exterior, informa Ricardo Gallo. Segundo Receita, 1.897 passageiros foram flagrados em janeiro deste ano, ante 633 no mesmo mês de 2009. O aumento nas apreensões supera em muito o acréscimo de passageiros que desembarcaram de voos internacionais em Cumbica em igual período, 26%.
O Estado de São Paulo "Corregedora do CNJ defende punição a juízes 'vagabundos'"

No Senado, Eliana Calmon diz que a atitude servirá para proteger a maioria dos magistrados, que é 'decente'
Depois de acusar existência de "bandidos escondidos atrás…

Formigas

Imagem
Cephalotes atratus, Gamboa, Panamá - Foto: Alex Wild

Ficha Limpa

Agora é que são elas

Dora Kramer - O Estado de S.Paulo
A jornada foi dura e exitosa: quase três anos desde a apresentação da proposta de iniciativa popular ao Congresso, em 2009, até a confirmação da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal há poucos dias.

Noves fora as exceções - tanto as bem intencionadas que enxergam riscos ao Estado de direito e perigo de surgir um novo balcão de negócios no Judiciário e nos tribunais de contas, quanto as más que não ousam dizer seus nomes - o clima geral é de celebração.

Governos, prefeituras e assembleias legislativas se propõem a estender o pré-requisito País afora e surgiu até um projeto de lei federal sugerindo a exigência de ficha limpa para diretores de ONGs postulantes ao uso de verbas federais.

Isso tudo como se já não houvesse na Constituição (artigo 37) a exigência do cumprimento dos preceitos de moralidade, legalidade, impessoalidade e publicidade para a administração pública direta, indireta e fundações nos â…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Tunga no FGTS

O Estado de S.Paulo
Para cumprir a meta do superávit primário do setor público nos últimos anos, o governo não tem hesitado em realizar manobras contábeis, incorporando receitas de estatais ou não levando em conta certas despesas. Este ano, pelo visto, não será exceção.

Nos cortes de R$ 55 bilhões anunciados na semana passada pelos ministro da Fazenda, Guido Mantega, e pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, no Orçamento-Geral da União para este exercício, consta uma parcela de R$ 2,96 bilhões, relativa à multa adicional de 10% paga pelas empresas que demitirem trabalhadores sem justa causa, recursos que, por lei, deveriam ser creditados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), gerido pela Caixa Econômica Federal (CEF).

A jogada se tornou possível porque não há exigência de que o repasse seja feito "imediatamente" ao Fundo. Os atilados técnicos do governo se valeram da inexistência desse advérbio no texto legal para encaixar essa parcela nos cortes.…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 28 / 02 / 2012

Folha de São Paulo
"Depósito milionário para ex-vice do BB é investigado"

Afastado durante crise no banco, ele recebeu recursos de aposentada de 70 anos

O ex-vice-presidente do Banco do Brasil Allan Toledo, que até dezembro dirigia uma das áreas mais importantes da instituição, é investigado por ter recebido quase R$ 1 milhão em sua conta bancária em 2011. Toledo abriu a conta em janeiro do ano passado e recebeu cinco depósitos mensais no total de R$ 953 mil, informa Andreza Matais.
O Estado de São Paulo "Serra ainda pode disputar a Presidência, indica FHC"

Ex-presidente avalia que decisão de tentar a Prefeitura, confirmada ontem, faz o tucano voltar 'com força'
A candidatura de José Serra à Prefeitura de São Paulo, confirmada ontem pelo ex-governador, permitirá a ele "voltar à cena política com força" e foi a mais adequada para o PSDB, disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em entrevista ao correspondente em Nova York…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A falta de engenheiros

O Estado de S.Paulo
Enquanto o Brasil forma cerca de 40 mil engenheiros por ano, a Rússia, a India e a China formam 190 mil, 220 mil e 650 mil, respectivamente. Entidades empresariais, como a Confederação Nacional da Indústria, têm feito estudos sobre o impacto da falta de engenheiros no desenvolvimento econômico brasileiro. E órgãos governamentais, como a Financiadora de Projetos (Finep), patrocinam desde 2006 programas de estímulo à formação de mais engenheiros no País.

Segundo estimativas do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), o Brasil tem um déficit de 20 mil engenheiros por ano - problema que está sendo agravado pela demanda por esses profissionais decorrente das obras do PAC, do Programa Minha Casa, Minha Vida, do pré-sal, da Copa de Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

No País há 600 mil engenheiros, o equivalente a 6 profissionais para cada mil trabalhadores. Nos Estados Unidos e no Japão, a proporção é de 25 engenheiros…

Manchetes do dia

Segunda-feira, 27 / 02 / 2012

Folha de São Paulo
"Farc prometem acabar com sequestro de civis"

Enfraquecida, guerrilha colombiana diz que libertará seus últimos 10 reféns

A fim de negociar com o governo do país, as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) anunciaram o fim dos sequestros de civis. Restam hoje 9.000 guerrilheiros das Farc, que já contaram com 17 mil. Enfraquecida pela morte de seus líderes, a guerrilha de origem comunista, financiada com o narcotráfico, diz que libertará os dez últimos reféns: "Não cabem obstáculos à possibilidade de retomar negociações".
O Estado de São Paulo "Reconstrução da base na Antártida vai levar um ano"

Governo usará o navio polar Almirante Maximiniano como base provisória, enquanto refaz estação científica
O ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, afirmou ontem que o governo deve usar o navio polar Almirante Maximiniano como base do Brasil na Antartida até que seja reconstruída a Estação Comandant…
Imagem

História

Imagem
Um contraponto

José Ronaldo dos Santos
Devido a alguns artigos sobre o Cruzeiro de Anchieta, a minha amiga Maria Cruz pediu que eu fizesse um contraponto. Como? É fácil!

A história que prevalece é aquela que é mais conveniente a um grupo ou ideologia dominante. Ou melhor, isso de revisar algumas “verdades históricas” é coisa recente, do século XX. Então, é “natural” que no nosso município as coisas corram mais ou menos assim. Nessa nova concepção, já se considera que o alemão Hans Staden passou por Yperoig, a nossa  Ubatuba, mas foi prisioneiro por vários meses em outra área, na aldeia de Ubatuba que ficava na região de Angra dos Reis. Porém, a versão de séculos se entranhou de tal forma que até o filme sobre o artilheiro alemão deu todo crédito ao nosso município.

Hoje, recorrendo à tradição oral da comunidade do Sapê/Maranduba, registrada pela própria Maria, pretendo “jogar lenha na fogueira”. Afinal, lá também tem um grande rio com muitas ubás nas margens; dois antigos cemitérios com s…