Postagens

Mostrando postagens de Novembro 8, 2015

Sonho de primavera

Imagem
Juízo final...

Sidney Borges
Aguardo enquanto um ajudante de São Pedro confere meus pecados. Esse é apenas o primeiro de muitos livros. Estou suando, acho que suarei mais quando a leitura terminar, o inferno é quente. Felizmente a portaria do paraíso é parecida com a Justiça brasileira, meu processo só vai terminar em cinco bilhões de anos. Até lá o Sol deverá extinguir seu combustível e apagar. Acordei assustado. Viver é levar sustos...

Dominique

Imagem

Opinião

O PT secou

Estadão
Diferentes sondagens de opinião vêm atestando o desgosto generalizado dos brasileiros em relação aos políticos e aos partidos, como reflexo não apenas da corrupção e da incompetência do governo e de seus apoiadores no Congresso, mas da incapacidade da oposição de apresentar-se como alternativa a tudo isso que está aí. Em meio a tal desencanto, contudo, destaca-se a decadência irresistível do Partido dos Trabalhadores (PT), que hoje assiste, aparvalhado, a uma debandada de seus quadros e, principalmente, à construção de uma unanimidade em torno de seu nome: o PT se tornou o partido mais detestado do País.

Uma pesquisa do Ibope antecipada por José Roberto de Toledo, colunista do Estado, mostra que 70% dos brasileiros têm opinião desfavorável sobre o PT. Já o PSDB, partido com o qual o PT costuma rivalizar, é malvisto por 50% dos entrevistados.

Além disso, apenas 12% disseram que são simpáticos ao partido – o porcentual mais baixo desde 1989. A decadência do PT fica ainda …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado 14 / 11 / 2015

O Globo
"Massacre em Paris"

Homens-bomba e atentados a tiros em 6 locais deixam mais de 140 mortos

Cem pessoas foram assassinadas em casa de shows. Hollande é retirado do Stade de France, onde ocorreram explosões, e pede união contra o terrorismo. Dois brasileiros são feridos. Para Obama, foi ataque contra a Humanidade

Os maiores atentados terroristas da história de Paris paralisaram a capital francesa e mergulharam a França em estado de choque na noite de ontem. Ataques a tiros em seis locais, incluindo uma casa de shows com mais de cem jovens, e três explosões no Stade de France, onde jogava, França e Alemanha, deixaram ao menos 140 mortos, segundo a Agência France Presse.

Folha de S.Paulo
"Tiros e explosões coordenados matam ao menos 45 em Paris"

Presidente da França decreta emergência e fecha fronteiras. Atentado terrorista é o maior no Ocidente em 10 anos. Grupo mantinha cem reféns. Há 2 brasileiros feridos
Uma série de ataques simultâneos em Par…

Red Wings / Tupolev Tu-204-100B

Imagem

Coluna do Celsinho

Será o Benedito?

Celso de Almeida Jr.

Após o rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana-MG, a lama atingiu o rio Doce, inviabilizando a captação de água no município de Governador Valadares, leste de Minas Gerais, a mais de 300 quilômetros do acidente.

Por coincidência, eu terminava de ler Tempos Idos e Vividos, Memórias de Benedicto Valladares, ex-governador mineiro que deu nome à cidade.

Um texto leve, simples, cheio de "causos" narrados por este grande aliado do presidente Getúlio Vargas, que o tinha nomeado interventor em Minas na década de 30, quando os políticos esperavam outras indicações.

Diz a lenda  que o impacto da notícia cunhou a famosa pergunta: Será o Benedito?

Apicável para situações inesperadas, a antiga frase ainda tem força.

Especialmente, em função das sucessivas surpresas que o dia-a-dia no Brasil nos proporciona.

Visite: www.letrasdocelso.blogspot.com

Dominique

Imagem

Opinião

Protagonismo tardio

Estadão
Os tucanos não se podem queixar da sorte. No mesmo dia em que decidiram descer do muro e definir uma posição clara pelo afastamento de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara e até mesmo pela cassação de seu mandato, por artimanhas do próprio Cunha cerca de uma dúzia de legendas partidárias que compõem a base de apoio ao governo – a metade, partidos nanicos – divulga documento em que manifesta “total apoio e confiança” no parlamentar peemedebista e na forma como tem comandado a Casa de representação dos brasileiros. O PT, por razões óbvias, não subscreve o documento, mas participou das articulações para sua elaboração: foi redigido no gabinete do líder do governo na Câmara, o petista José Guimarães (CE) – aquele que diz que nada entende de transporte de valores.

O êxito de iniciativas de protagonismo político depende em boa medida do contraponto estabelecido pelo eventual antagonista. A imagem negativa de Eduardo Cunha resulta de um amplo consenso, é praticamen…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira 13 / 11 / 2015

O Globo
"Procuração mostra que Cunha geria conta suíça"

Documentos contradizem versão do presidente da Câmara

Deputado tinha amplos poderes para fazer aplicações e investimentos

Documentos do MP da Suíça mostram que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, podia aplicar e fazer investimentos com recursos de conta no banco Merrill Lynch naquele país. Investigado no Conselho de Ética, Cunha sustenta que não era dono de contas no exterior e que não podia movimentá-las. O MP suíço identificou procuração da trust Orion, em nome de quem está a conta, para o deputado.

Folha de S.Paulo
"Levy pressiona, e Dilma recua em corte da meta"

Petista desiste de desconto de R$ 20 bi no superavit primário de 2016
Na semana em que se viu pressionada a tirar Joaquim Levy da Fazenda, a presidente Dilma cedeu ao ministro e autorizou aliados no Congresso a reforçar a meta fiscal prevista para 2016. Com a decisão, a comissão de Orçamento abandonou proposta de permitir desc…

Dominique

Imagem

Opinião

Arreganhos do desespero

Estadão
Enquanto Lula corre contra o tempo e age nos bastidores na tentativa de convencer Dilma a adotar uma “nova política econômica” que preserve o potencial eleitoral do PT – quer dizer, dele próprio –, seu partido decide, a pretexto de se defender, partir para o ataque a tudo e a todos que representam ameaça a seu projeto de poder. 

Recorrendo ao velho hábito de usar as palavras para obter efeito exatamente contrário ao que elas significam, a direção nacional do partido está distribuindo milhares de cópias de um texto intitulado Em defesa do PT, da Verdade e da Democracia, que já é mentiroso a partir do título porque não defende coisa alguma. Ao contrário, dedica-se, em suas 34 páginas, a atacar ferozmente a Operação Lava Jato, o juiz Sergio Moro, o ministro do STF Gilmar Mendes, os tucanos, a imprensa, acusando a todos de, com base em óbvias mentiras, estarem empenhados numa campanha para “eliminar o partido da vida pública brasileira”.

O PT chegou ao poder mi…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira 12 / 11 / 2015

O Globo
"Microcefalia leva país a decretar emergência"

No Nordeste, 141 bebês nasceram com a malformação

Principal suspeita recai sobre vírus zika transmitido pelo ‘Aedes’ e causador de surto na região. Decretada pela primeira vez, medida aumenta vigilância no país e realocação de verbas. Governo descarta epidemia

A descoberta de 141 casos de microcefalia — nascimento de bebês com mal formação do crânio — em 44 municípios de Pernambuco levou o Ministério da Saúde a decretar estado de emergência sanitária nacional. Estão em investigação também casos na Paraíba e no Rio Grande do Norte. Criada em 2011 e decretada agora pela primeira vez, a medida aumenta a vigilância sanitária e permite realocar recursos. A principal suspeita é que os casos tenham sido provocados pelo vírus zika, transmitido pelo mosquito da dengue.

Folha de S.Paulo
"Papéis contradizem versão de Cunha sobre conta suíça"

Extratos mostram movimentação de recursos; PSDB formaliza ro…

Sukhoi Superjet 100

Imagem

Pitacos do Zé

Apesar do tempo, as mesmas mentalidades

José Ronaldo Santos

Tenho circulado regularmente pela rodovia entre Caraguá e Ubatuba. Fazendo observações de ataques gritantes à natureza, fico imaginando o que não é perceptível. Trata-se de falta de educação, de desrespeito a um espaço natural que se constituiu em milhões de anos, de crueldade com os outros seres vivos e com os próprios humanos que continuam nascendo. Falo da poluição de nossos córregos e valas, dos pequenos e grandes rios. É notório o tipo de “tratamento” oficial que recebe o esgoto despejado no rio Acaraú. O cheiro e a cor confirmam tal procedimento! Outro ponto cruel é a barra da Praia Dura: tem esgoto in natura saindo por ali. De onde estão vindo as contribuições? Deseja ir sentir o fedor? No entanto, o rio e a praia sempre estão lotados de gente de toda idade. Muitos pescam, caçam siris e se deliciam no espaço que é muito bonito. Depois, na mesma rodovia, passando no canto da Mococa/Cocanha, em outra estação de tratamento …

Dominique

Imagem

Opinião

O PT prova do próprio veneno

Estadão
O Partido dos Trabalhadores (PT) nasceu para ser do contra. Até 2002, a legenda fez de tudo para firmar-se no cenário político nacional como a mais aguerrida organização na luta contra qualquer iniciativa que não fosse de sua lavra. O PT ausentou-se da transição do regime militar para o governo de Tancredo Neves, votando nulo na eleição indireta; votou contra a Constituição de 1988 por considerá-la apenas “reformista” e “conservadora” em relação aos direitos sociais; votou contra o Plano Real e também contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, pilares do controle da inflação e do equilíbrio das contas públicas. Nesse período, os sindicatos petistas infernizaram a vida de todos os governos com manifestações e greves cujas reivindicações trabalhistas mal disfarçavam sua evidente natureza política.

Mas eis que o PT chegou ao poder e, passado o período de ilusória prosperidade experimentada durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que deu ao chefão p…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira 11 / 11 / 2015

O Globo
"Governo endurece contra bloqueio de estradas"

‘Paralisar abastecimento é crime’, alerta a presidente Dilma

Medida provisória fixa punição de até R$ 38 mil para quem organizar paralisação nas rodovias e amplia penalidade por interdições para até R$ 11.492. Greve perde força, mas já afeta produtores agropecuários

No segundo dia de greve de caminhoneiros, os protestos afetaram oito estados, contra 12 na véspera. Ainda assim, o governo baixou medida provisória fixando multa de R$ 19.154 para quem organizar bloqueios. No caso de reincidência, a punição é de R$ 38.308. A multa inicial para o motorista que perturbar a circulação nas vias foi ampliada de R$ 1.915 para R$ 5.746, podendo chegar a R$ 11.492. A presidente Dilma criticou as interdições: “Há muito tempo que se manifestar no Brasil não é crime. Mas atrapalhar a economia popular e paralisar o abastecimento de uma cidade é crime.” Em São Paulo, produtores de laranja não receberam fertilizante…

Dominique

Imagem

Opinião

O guru manda cuidar da eleição

Estadão
Guiada por seu chefe e guru, Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente em exercício, Dilma Rousseff, corre atrás da popularidade perdida sem ter cuidado para valer, até agora, dos grandes problemas imediatos do País, o enorme desarranjo das contas públicas, um dos maiores do mundo, e a devastadora mistura de estagnação com inflação.

O buraco financeiro do setor público, superior a 9% da produção anual de bens e serviços, é o triplo da média dos 34 países-membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A inflação beira os 10% e a meta de 4,5% será atingida, na melhor hipótese, só no fim de 2017, mas até isso é duvidoso. Mas o governo, orientado por Lula, deve cuidar desde já do pós-ajuste, uma noção mal definida, mas claramente relacionada, nesta altura, aos interesses eleitorais do PT e, muito particularmente, do político mais influente nos Palácios da Alvorada e do Planalto.

Esse político, empenhado em voltar oficialmente ao…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira 10 / 11 / 2015

O Globo
"Governo ameaça multar caminhoneiros parados"

Polícia Rodoviária aplicará punição de R$ 1.900 por bloqueio em estradas

No primeiro dia de greve, houve interdições em 48 trechos de rodovias em 12 estados, inclusive na Via Dutra

Após um dia de bloqueios de 48 trechos de rodovias em 12 estados do país, o Ministério da Justiça determinou ontem à noite que a Polícia Rodoviária Federal multe em R$ 1.900 os motoristas de caminhões que impedirem a circulação nas estradas. A greve está sendo organizada via redes sociais pelo Comando Nacional de Transporte (CNT), mas não tem o apoio de outros sindicatos de caminhoneiros. Para o governo, a greve é política. Produtores de aves e suínos temem que a paralisação afete as exportações.

Folha de S.Paulo
"Política do BC perde eficácia e afeta apenas 51% do crédito"

Intervencionismo estatal com subsídios leva ao aumento da taxa de juros oficial
A parcela dos financiamentos e empréstimos bancários afetados di…