Postagens

Mostrando postagens de Junho 10, 2007
Imagem

Políticos

O espelho trincou

De André Petry na VEJA deste fim de semana:
"Um senador nordestino e veterano em política diz: ''O problema é que quase todos os senadores têm sua Mônica e seu Zuleido''.
O senador Renan Calheiros já tem quase três décadas de vida pública. Em 1978, venceu sua primeira eleição para deputado estadual em Alagoas. É um político hábil. Já foi líder de governo, já foi ministro e hoje preside o Senado. No escândalo de suas relações promíscuas com um lobista de empreiteira, ele tem dado mostras evidentes de seu talento político: o Senado, não todo, mas quase todo, está francamente a seu favor. É bem verdade que boa parte desses senadores age assim por medo. Medo de Renan Calheiros porque ele já foi ministro da Justiça e, como tal, mandava na Polícia Federal. Os senadores, por alguma razão inexplicável, costumam ter medo da Polícia Federal. Não todos, mas quase todos da tropa de choque de Renan.
Também é verdade que esses senadores protegem Renan por um verda…
Imagem

Devagar a mordaça vai se instalando...

Jornal de SP é proibido pela Justiça de publicar denúncias

Da Folha de S.Paulo, hoje:
"A Justiça Estadual proibiu o semanal "Folha de Vinhedo", do interior de São Paulo, de publicar uma entrevista que envolveria autoridades do Judiciário e do Executivo municipais e empresários da cidade em supostos casos de corrupção. Foram duas sentenças contra a publicação: a primeira no dia 1º, e a outra, ontem.
Em entrevista gravada, o ex-secretário jurídico de Vinhedo, Paulo Cabral, citou diversas autoridades em casos de irregularidades, tais como superfaturamento e tráfico de influência. Cabral diz que dois promotores da cidade e um juiz estavam "fechados" com o prefeito Kalu Donato (PR), para impedir que o político fosse prejudicado em possíveis ações judiciais.
Na primeira sentença, a juíza Ana Lúcia Xavier Goldman, da 1ª Vara Cível de Jundiaí (SP), diz que a publicação das denúncias iria "macular a credibilidade do Poder Judiciário e do Ministério Público de Vinhedo&…
Imagem

Comunidade

1º Torneio da AMAI movimenta o Alto do Ipiranguinha

A AMAI – Associação de Moradores do Alto do Ipiranguinha realizou nos dias 02 e 03 de junho o 1º Torneio de Futebol Society do Alto do Ipiranguinha, no campinho feito pelos moradores na Rua Maria Amaro.
O evento contou com 24 equipes: 09 na categoria mirim (crianças) e 15 na categoria livre (adultos) e com a participação da população que compareceu em grande número para prestigiar os atletas, mesmo com a chuva tentando atrapalhar.
O Campeão na categoria adulto foi a equipe “Guerreiros”, que na final venceu a equipe do “Santos”, segundo colocado. A equipe “Sete homens em busca de um título” ficou com a terceira colocação.
Na categoria Mirim o time vencedor foi o “Barbudinhos” que derrotou o “Sancô”. Em terceiro lugar ficou o “Favelinha”.
“A Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, ficou de dar-nos um apoio, mas na última hora, desistiu. Só com muita correria, força de vontade e o apoio de alguns colaboradores como do Vereador Edílson…
Imagem

ACIU em movimento

Tudo pronto para a inauguração do Clube ACIU

A Associação Comercial de Ubatuba, realizará no próximo dia 26 de junho- 3a feira, a partir das 20h00, a inauguração da sua Sede Social que foi denominada como "Clube da ACIU"- Rua Maria Madalena 454- Taquaral.
A estrutura do clube conta com uma área de aproximadamente 31.000 m2, que contém churrasqueira, salão de festas, cozinha, campo de futebol, quadra de volley, sala de jogos, piscina, playground e muita área verde.
De acordo com o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, o clube conta com 22 apartamentos que serão transformados em uma pousada-escola. "A nossa intenção é buscar parceiros para este novo projeto, para capacitar a nossa mão de obra, como cursos de camareira, recepcionista entre outros", diz Ahmad.
O presidente acrescentou ainda, que há a intenção de realizar na cozinha do clube, cursos de manipulação de alimentos transformando-a também em uma cozinha-escola.

A festa de inauguração- Arraiá ACIU

A inauguraçã…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 16 / 06 / 2007

Folha de São Paulo:
"Após acusações, Senado adia decisão sobre Renan"
Diante da acusação de que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), teria apresentado documentos falsos em sua defesa, o Conselho de Ética da Casa decidiu adiar a votação do pedido de arquivamento do processo contra ele por quebra de decoro parlamentar. A votação ficou para a próxima terça-feira.

O Globo:
"Denúncia adia julgamento e Renan já tem nova versão"
A denúncia do uso de notas frias para justificar rendimentos impediu o presidente do Senado, Renan Calheiros, de arquivar o processo contra ele no Conselho de Ética. O julgamento foi adiado para terça-feira. Pressionado, propôs perícia nos documentos, a ser feita pela PF. Mas, em menos de 24 horas, mudou sua versão sobre a origem das notas. Antes, responsabilizara o veterinário Gaulter Peixoto pela venda do gado. Ontem, disse que Zoraide Beltrão, dona de um frigorífico, é a responsável pelas notas suspeitas. Ouvida p…

Frases de efeito...

Imagem
Imagem

Negócio da China

Livrinho vermelho

Passo pela fila dos aposentados. Estão esperando para receber os proventos de setembro, mas não há setembro. O chefe da polícia pelo telefone mandou me avisar que decretou a extinção do mês primaveril. Vão continuar na espera até que alguém tenha o bom senso de colocar setembro no calendário novamente. Continuo caminhando, um chinês me faz um aceno de cabeça que suponho ser um cumprimento. Deng Xiao Ping, o que estaria fazendo por aqui? Revolução cultural? Logo chegam outros chineses e descubro que o aceno não era um simples cumprimento, sim uma ordem. Obedeço, entro no labirinto de labirintos dentro do apartamento. Compro o que me oferecem, um Buda de jade com MP3 e pente. Custou pouco. Deng Xiao Ping sorri para mim com dentes de ouro. Ele me lembra Xu En Lai, ou seria Lin Piao? Sempre confundo esses dois... (Sidney Borges)
Imagem

Brasil

Blindagem no Conselho de Ética

Editorial de O Estado de S.Paulo, hoje:
"É claro que não se esperava, mesmo, que o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) fosse se debruçar com afinco no estudo dos indícios que levaram à representação do PSOL contra o presidente do Senado, Renan Calheiros, por quebra de decoro. Afinal de contas, o provecto senador, que nem estava presente na reunião do Conselho de Ética que o designou para relator do caso, já dissera que não pleiteara “aquele abacaxi” e teria preferido ficar pescando no Maranhão. Mesmo assim não deixou de ser extremamente constrangedor, para a imagem daquela Casa - e nisso dizendo o menos -, a rapidez com que Cafeteira procurou engavetar o processo, sem ouvir testemunhas, sem determinação de perícia em documentos ou o que mais servisse para esclarecer de vez se Calheiros recebeu ou não recursos da empreiteira Mendes Júnior, por intermédio do seu lobista Cláudio Gontijo, para a despesa pessoal de prestação de alimentos.
Aliás, é a primeir…
Imagem

Denúncia

Operação Navalha em Ubatuba

Depois dos acontecimentos escândalosos envolvendo o tráfico de influência entre construtoras e parlamentares no Congresso Nacional, o foco agora está direcionado para o parlamento da cidade de Ubatuba.
Foi protocolada nesta quinta-feira, às 15 horas e 21minutos na Câmara Municipal de Ubatuba, uma denúncia pelo cidadão Robson das Chagas contra o vereador Claudio Gulli – PMDB, por indícios de atos de corrupção e improbidade administrativa ao intermerdiar juntamente com o Prefeito, negócios escusos com empreiteira.
O denunciante afirma que recebeu cópia de declaração do proprietário da Empreiteira JPM Gomes Ltda, junto ao Ministério Público (Inquérito Civil nº 25/2007), onde afirma que reformou a casa do vereador acusado e de sua irmã e que estas reformas estavam condicionadas a indicação da citada empreiteira para efetuar obras no município, pelo Prefeito Eduardo César e Claudio Gulli.
Os nossos vereadores não podem calar-se diante dos fortes indícios de favoreci…
Imagem

Teatro

Imagem
"ENFIM, NÓS"

Com Bruno Mazzeo e Fernanda Rodrigues
Texto de Bruno Mazzeo e Cláudio Torres Gonzaga
Direção de Claudio Torres Gonzaga

16 de junho, sábado, às 21h.
17 de junho, domingo, às 19h.

Teatro Mário Covas
Caraguatuba
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 15 / 07 / 2007

Folha de São Paulo:
"Ação policial prende mais de 2.500 em SP"
A Polícia Civil paulista desencadeou a maior operação do governo de José Serra (PSDB) e deteve 2.532 pessoas em todo o Estado, das 6h até as 17h de ontem. O governo nega que a megaoperação, que recebeu o nome de Strike, tenha sido usada para desviar a atenção da investigação sobre o pagamento de propina a policiais em troca de proteção a máquinas caça-níqueis.

O Globo:
"Renan usou notas frias para justificar origem de dinheiro"
A situação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), voltou a se complicar ontem depois que reportagem do "Jornal Nacional" revelou que ele usou notas frias para comprovar ganhos com venda de gado. Os lucros com negócios agropecuários, de R$ 1,9 milhão em quatro anos, seriam a origem do dinheiro usado pelo senador em pagamentos à jornalista Mônica Veloso, mãe de uma filha sua, segundo alegação da defesa de Renan para rebater a suspeita de…
Imagem

Região

Festival Universitário de Música

A Universidade do Vale do Paraíba abre inscrições para o I Festival Universitário de Música, sobre o tema: Meio Ambiente.
Poderão participar músicos do Vale do Paraíba, Litoral Norte e da Serra da Mantiqueira que possuam pelo menos um estudante universitário como integrante do grupo musical.
As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas na Pró-Reitoria de Graduação da Univap, Campus Urbanova, em São José dos Campos, até o dia 31 de agosto, mediante a ficha de inscrição e de um CD com a música concorrente.
A final do festival será realizada dia 20 de setembro, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedito de Souza, Campus Centro.
O Festival premiará os gêneros MPB ou ROCK de músicas inéditas e de composição própria. Aqueles que apresentarem músicas de terceiros, deverão ter uma autorização por escrito.
Cada pessoa ou grupo participante inscrito poderá concorrer com apenas uma música.

Critério de avaliação:

1) Letra
2) Melodia / harmonia
3) Qualidade vocal / ins…
Imagem

Tecnologia

MIT estuda eletricidade sem fio

Uma equipe de cientistas do MIT demonstrou a WiTricity, novo tipo de ligação elétrica que poderia ser utilizada para abastecer equipamentos de energia remotamente.
Segundo o site ZDnet, a demonstração foi feita acendendo uma lâmpada de 60 watts sem qualquer conexão física com a fonte de energia, a dois metros de distância.
Andre Kurs, estudante do departamento de física do MIT e que trabalhou no projeto, explicou que através de um conversor qualquer objeto próximo aos cilindros poderia ser abastecido de energia.
Há apenas um ano em desenvolvimento, no futuro a tecnologia, além de mais segura, poderia ser utilizada para substituir fios e grandes baterias, dispositivos carregados de componentes tóxicos.
Trabalhando na eficiência da WiTricity, Kurs acredita que distâncias mais longas e mais energia poderá ser obtida, e o produto pode estar comercialmente disponível em alguns anos. (Fonte: Geek)

Cultura

Imagem
Lançamento do CD "Caiçarando", de Julinho Mendes

Uma festa imperdível em pleno dia de São João

Abnegado pela cultura de sua "areia" Júlio César Mendes, caiçara do mar, do tempo e do vento, registra sua poesia, pensamentos e reflexões sobre sua querida Ubatuba. Filho de "Terra Tamoia", pés no presente, sem se esquecer do passado, e, com olhos firmes no futuro, "Julinho Mendes" e alguns amigos de desmedido atrevimento "resolveram" registrar suas reflexões em um CD feito em casa - "parcos recursos e muita emoção". Amigos, gentilmente, doaram seu tempo e alegria para a realização desse sonho: Aninha Fernandes, Mariza Muniz e Mariza Taguada, integrantes do grupo "O Guaruçá", e mais, Ailton Nogueira e Diego 7 Cordas.

"Caiçarando" - Julinho Mendes
(Participação especial de Aguinaldo dos Santos, Aninha Fernandes, Mariza Muniz e Mariza Taguada)
Dia 24 de junho de 2007 (domingo), às 10 horas
Museu Caiçara de Ubatuba
Rua Pe…
Imagem

Brasil

Lula em dois momentos

Editorial de O Estado de S.Paulo, hoje:
"Com sete dias de intervalo, o presidente Lula teve duas reações distintas ao envolvimento do seu irmão mais velho, Genival Inácio, o Vavá, com o batoteiro Nilton Cezar Servo, preso pela Polícia Federal (PF) sob a acusação de chefiar a máfia dos caça-níqueis baseada em Mato Grosso do Sul. Da primeira vez, na terça-feira da semana passada, em Nova Délhi, Lula enfrentou com elegância e propriedade a constrangedora situação em que foi posto ao se tornar público que a PF vasculhara, com autorização judicial, a casa de Vavá em São Bernardo do Campo. Pior, soube-se ainda que os federais haviam pedido a decretação da sua prisão preventiva, mas não foram atendidos - diferentemente do que ocorreu no caso de Dario Morelli Filho, o compadre do presidente apontado como sócio de Servo. (Ambos já foram soltos.)
Lula fez questão de separar parentesco e função pública. Falando como irmão, disse “não acreditar mesmo, de verdade” nos malfe…
Imagem

ACIU em movimento

ACIU Alerta: Bancos

A Associação Comercial de Ubatuba em parceria com a Caixa Econômica Federal faz um alerta aos associados da entidade, aos clientes do banco e a toda população.
Segundo a gerente de Relacionamento da Caixa Econômica Federal, Claudia Ramos Santos, os bancos estão sempre atualizando os seus sistemas de forma a buscar oferecer cada vez mais segurança para os usuários de seus serviços.
No entanto, alertamos que existem alguns cuidados que os clientes podem e devem tomar para evitar possíveis transtornos:

Segurança no banco
1) Proteja bem dinheiro e cheques ao ir ao banco.
2) Não se preste a receber créditos de desconhecidos em sua conta.
3) Desconfie de desconhecidos que lhe contam dramas na fila do banco.
4) Aceite ajuda somente de funcionários do banco devidamente identificados.

E-mails
1) Desconfie de e-mails que peçam atualização de dados de sua conta.
2) Somente quem solicita recebe e-mails da Caixa.
3) Nunca divulgue suas senhas por e-mails.

Internet
1) Se um cadeado aparecer…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 14 / 07 / 2007

Folha de São Paulo:
"Gasto das famílias puxa alta do PIB"
A economia brasileira cresceu 4,3% no primeiro trimestre em relação a igual período de 2006. Na comparação com o trimestre anterior, a alta ficou em 0,8%. O resultado foi puxado pelo consumo das famílias, que, apoiado em mais renda, emprego e crédito, cresceu 6% sobre o começo de 2006. Outro destaque positivo foi o setor de serviços, com alta de 4,6%, melhor resultado desde o final de 2004.

O Globo:
"Decisão do STF ameniza punição de autoridades"
Por seis votos a cinco, o Supremo Tribunal Federal determinou que a Lei de Improbidade Administrativa, criada para punir a corrupção no serviço público, não pode ser aplicada contra autoridades como presidente da República, ministros de Estado, governadores e prefeitos. Para o STF, essas autoridades estão sujeitas a outra lei: a que trata de processos por crime de responsabilidade. Ontem, ficou decidido apenas que a lei não poderia ter sido ap…
Imagem

Santa Casa

Esclarecimentos sobre o trabalho e afastamento do Sr. Álvaro Mesquita Spínola da Santa Casa de Ubatuba

O Conselho Gestor da Santa Casa, cumprindo suas atribuições previstas em Lei e em seu Regimento Interno, acompanhou os trabalhos de consultoria do Sr. Álvaro Mesquita Spínola na Santa Casa de Ubatuba, desde a sua primeira reunião com todas as chefias, realizada 8 de janeiro de 2007 até 12 de junho de 2007, quando foram apresentados os resultados dos trabalhos de reorganização realizados pela equipe nesse período. Os trabalhos se desenvolveram através da profissionalização, motivação e integração da equipe de gestão, para promover a organização administrativa e funcional e a reconstrução da Santa Casa de Ubatuba. O acompanhamento do Conselho Gestor ocorreu diariamente, desde a primeira reunião até a apresentação da prestação de contas ao Conselho Gestor da Santa Casa e ao Interventor Municipal, pelos onze gerentes, pelo Diretor Técnico e pelo Sr. Spínola. Os resultados foram de apr…
Imagem

Negócio da China

China prende dupla que contratou cego para projetar ponte que caiu

Dois chineses foram presos por contratarem um cego para projetar uma ponte que ruiu durante a construção, ferindo 12 trabalhadores, informou a imprensa local nesta terça-feira.
De acordo com a agência de notícias Xinhua, uma corte da Província de Jianxi (sul) condenou Huang Wenge, prefeito de uma vila do Condado de Xiushui, a 18 meses de cadeia, e o líder de um partido local, Xia Jiazhong, a 12 meses de prisão.
Segundo a Xinhua, em novembro de 2006 ambos contrataram um empreiteiro para a construção de uma ponte. Posteriormente, este transferiu a responsabilidade da obra a um segundo empreiteiro, Xia Huaqing, que é cego.
Leia mais
Imagem

CRUSP

Jogos

Os jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro me remetem ao longínquo ano de 1963, quando aconteceram em São Paulo. Eu era estudante de escola pública e recebi um cartão que dava direito a assistir gratuitamente a cada uma das modalidades. Foi a primeira vez que vi um jogo de baseball, primeira e única. Não entendi nada, sei que Cuba ganhou do Canadá. Lembro-me bem do basquete, o Brasil era o campeão mundial, com Edson, Wlamir, Amaury, Rosa Branca e outros do mesmo calibre, um time inesquecível. Assisti a um jogo da fase classificatória no ginásio do Ibirapuera completamente lotado. O Brasil venceu, depois perdeu a final para os Estados Unidos. Mas o que mais me impressionou naquele torneio foi o alojamento dos atletas, na Cidade Universitária, posteriormente transformado no conjunto residencial da USP, mais conhecido pela sigla CRUSP, onde almocei muitas vezes no final dos anos sessenta e começo dos setenta. Fiquei maravilhado com a beleza da construção, projeto do arquiteto Eduardo…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 13 / 07 / 2007

Folha de São Paulo:
"Lula diz duvidar que irmão seja lobista"
O presidente Lula disse duvidar que seu irmão mais velho, Genival Inácio da Silva, o Vavá, tenha feito lobby no governo. 'Se vocês conhecerem o Vavá, ele está mais para ingênuo do que para lobista', disse Lula em entrevista em Guarulhos (SP). Segundo Lula, a PF, ao pedir a quebra de sigilos telefônicos na Operação Xeque-Mate, 'se prepara para enfrentar um cardume de pintados'.

O Globo:
"Lula defende irmão e diz que ele é ingênuo e não lobista"
O presidente Lula deu entrevista ontem para defender seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, e duvidar que ele tenha feito lobby para empresas e donos de caça-níqueis, como indicam gravações feitas pela Polícia Federal na Operação Xeque-Mate. Lula afirmou que Vavá "está muito mais para ingênuo do que para lobista" e que a PF procurava "um cardume de pintados", mas pescou um lambari. "Um lambari espe…
Imagem

Brasil

O nó da reforma política

Editorial de O Estado de S.Paulo, hoje:
Passado um decênio desde que o Congresso dela começou a se ocupar e quatro anos depois da aprovação de um projeto de reforma política numa comissão especial da Câmara, a matéria deverá finalmente ser votada em plenário esta semana - a menos que o desacordo entre os parlamentares, em especial no PT, quanto ao principal item da proposta acabe mantendo a questão no limbo. O foco da discórdia incide sobre a mudança do sistema eleitoral. Pretendendo dar fim a uma tradição que remonta à Independência - a de se votar em nomes para a composição das casas legislativas -, o projeto implanta o sistema de listas partidárias fechadas nos pleitos para vereador, deputado estadual e federal. A mudança gera controvérsias não apenas entre os políticos, mas também entre os estudiosos da política.
Assim como acontece na maioria absoluta das democracias que adotam o sistema proporcional, o eleitor passaria a votar em partidos e não mais em cand…
Imagem

Política

Troca-troca de partido. De quem é a culpa?

Quando assumi a responsabilidade da reestruturação do Diretório Municipal do PTB, fiz questão absoluta de convidar para a composição pessoas que não faziam parte dos quadros políticos da cidade, para que as decisões tomadas pelo diretório fossem técnicas de política pública e não visando a política de interesse individual ou partidária, isso foi a melhor coisa que eu poderia ter feito como presidente. A política partidária fortalece a democracia e a preservação de união dentro do partido, enquanto que a política pública visa melhores condições de empregar o partido em benefício da melhor forma de administrar o município. Depois disso, sempre nesse segmento, nós iniciamos um trabalho forte para a escolha dos políticos que iriam nos representar nas próximas eleições, foram muitas reuniões para a escolha de cada um que seria convidado a fazer parte da família petebista, sempre tivemos a preocupação de conversar muito com cada um, para que o mes…
Imagem

Opinião

“Mentiras e Ocultações"

Corsino Aliste Mezquita
Políticos mentem. Faz muito tempo que o fazem. Os políticos locais estão se especializando, nessa prática, com absoluto descaro. As mentiras são absurdas e fazem pensar que seus autores consideram otária a sociedade toda.
Toda mentira visa prejudicar alguém. Tratando-se de políticos, geralmente, pretendem ocultar da sociedade mazelas administrativas, trambiques, contratos superfaturados, vantagens ilegais conseguidas utilizando-se dos cargos públicos e do uso indevido da autoridade, em prejuízo da sociedade.
Mentiras, por tradição, tem pernas curtas e, “sendo o tempo senhor da verdade”, aos poucos vão aparecendo suas teias e engrenagens. As revelações, da verdade, costumam vir ao público por algum áulico cúmplice de plantão.
Já as ocultações, sendo um tipo de mentira ou sonegação da verdade a quem tem direito de conhece-la, com o propósito de enganar, iludir, fraudar, trapacear acabam vindo à luz do dia curiosamente. Às vezes de forma in…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 12 / 07 / 2007

Folha de São Paulo:
"Aliados querem dispensar depoimentos no caso Renan"
O presidente do Conselho de Ética do Senado, Sibá Machado, disse ser desnecessário ouvir Cláudio Gontijo, lobista da Mendes Júnior, e a jornalista Mônica Veloso no processo contra o presidente da Casa, Renan Calheiros. Renan teria tido despesas pessoais pagas pelo lobista, que dava todo mês R$ 12 mil a Mônica, mãe de uma filha do senador. Renan diz que o dinheiro era seu.

O Globo:
"Repreensão a Vavá partiu da casa de outro irmão de Lula"
O telefonema no qual Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão do presidente Lula, foi advertido a não fazer lobby em Brasília partiu da casa de outro irmão deles, Frei Chico, segundo gravação da PF obtida pelo "Jornal Nacional", um homem que se identifica como Roberto ligou da casa de Frei Chico para Vavá e o avisou de que Lula tinha "umas broncas" para dar e queria que o irmão fosse conversar com ele pessoalmente, em Br…
Imagem

Xeque-Mate

Nova suspeita contra compadre de Lula

Por Soraya Aggege, em O Globo, hoje:
"O compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dario Morelli Filho, preso pela Operação Xeque-Mate, é suspeito de sonegação fiscal. Ele teve um crescimento na movimentação financeira de dez vezes desde 2003, no primeiro ano do mandato de Lula, até o ano passado. Em 2006, a movimentação de Morelli totalizou R$ 661.707,69, ou seja, R$ 55 mil por mês. Segundo relatório levado à Justiça Federal pela PF, com dados do Escritório de Pesquisa e Investigação da Receita Federal, o movimento indicaria crime de sonegação fiscal. Apenas entre 2005 e 2006, a movimentação de Morelli dobrou, de R$ 320.365,66 para R$ 661.707,69.
Em seu depoimento à PF, Morelli não conseguiu esclarecer por que tinha uma movimentação financeira superior aos seus rendimentos declarados em 2002, 2004 e 2005. Segundo o documento, em 2002 ele movimentou R$ 176.151,42. No ano seguinte, o movimento caiu para R$ 62.798,42. A partir de 2004, pass…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 11 / 07 / 2007

Folha de São Paulo:
"Compadre de Lula diz à PF que sabia de grampo"
Compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dario Morelli Filho, preso na Operação Xeque-Mate, disse em depoimento à Polícia Federal que já sabia da existência de grampo em seu telefone. Embora não tenha informado a data em que soube, Morelli disse que foi por causa disso que, em 16 de maio, avisou o empresário de bingo Nilton Cezar Servo para tomar cuidado com o que falava no telefone. Quatro dias depois, segundo as gravações feitas pela PF, seria a vez de Genival Inácio da Silva, o Vavá, irmão de Lula, ser procurado. Um homem identificado como "Roberto", que usava um telefone fixo de São Caetano do Sul (SP) - registrado em nome de uma dona-de-casa que nega conhecer alguém com esse nome - ligou para dizer a Vavá que Lula o esperava para uma reunião reservada em Brasília. Segundo o homem, havia "uma bronca da porra". No endereço do telefone, funciona uma m…
Imagem

Urbanismo

Paraty é acusada de desrespeitar patrimônio histórico

da Folha de S.Paulo, no Rio
O Ministério Público Federal move uma ação civil pública contra a Prefeitura de Paraty, cidade litorânea do Rio de Janeiro, sob a acusação de desrespeito a normas de proteção do Patrimônio Histórico e Cultural. A cidade é tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1974.
O prefeito José Carlos Porto Neto (PTB) disse que o Iphan aprovou todas as construções. Mas, segundo a ação movida pelo procurador da República André de Vasconcelos Dias, a prefeitura não tem preservado o "ambiente e a moldura paisagística" do município.
O desrespeito às normas do Iphan passaram a ser maiores, afirma Dias, após a aprovação do novo plano diretor da cidade, que contém leis em desacordo à legislação federal.
Leia mais
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 10 / 07 / 2007

Folha de São Paulo:
"'BNDES paulista' terá mais de R$ 3 bi para empréstimos"
O governo de São Paulo deverá publicar, ainda neste mês, um decreto para a constituição da agência de fomento do Estado, versão paulista do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Promessa de campanha do governador José Serra (PSDB), a instituição nascerá com capital inicial autorizado de R$ 1 bilhão, o que, segundo as regras, garantiria capacidade de alavancagem (oferta de crédito) superior a R$ 3 bilhões. A implantação ainda depende de autorização do Banco Central. (...)

O Globo:
"Bicho pagou propinas a jurados do carnaval 2007"
A Polícia Federal descobriu, com base em gravações de conversas telefônicas de bicheiros presos na Operação Hurricane, que jurados receberam propinas para manipular o resultado do carnaval deste ano. (...)

O Estado de São Paulo:
"Partidos de ultra-esquerda controlam invasão na USP"
A invasão da reitoria da US…
Imagem