Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 24, 2016

Dominique

Imagem

Opinião

O povo não é bobo

Estadão
O fiasco dos 13 anos de PT no poder, em especial dos últimos 5 sob Dilma Rousseff, pode ser resumido num dado: 82% dos brasileiros acham que o País está no rumo errado. Esta é a conclusão da pesquisa feita pelo Ibope com exclusividade para a coluna de José Roberto de Toledo no Estado. O índice deixa claro que o governo eleito por apertada maioria há 14 meses e empossado há pouco mais de um ano está “na contramão” das expectativas e necessidades, como escreveu Toledo, de muitas dezenas de milhões de brasileiros. É o maior índice de frustração da população desde o início da era petista.

Tal avalanche de decepções torna inócuo o marketing oficial, que continua apostando na credulidade de uma população que o governo do PT supõe contentar-se com mensagens de otimismo e fé. Se tivesse capacidade de percepção e autocrítica, a presidente da República já teria entendido que promessas genéricas, ainda que embaladas por boas intenções, só servem para alimentar seu descrédi…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado 30 / 01 / 2016

O Globo
"Investigado, Lula terá de explicar tríplex e sítio"

Odebrecht teria pagado reforma do imóvel rural

Petista admite que frequentava a propriedade
Dona Marisa também terá de depor no MP
Dois dias após a Lava-Jato realizar a operação Triplo X por suspeita de lavagem de dinheiro envolvendo o tríplex que foi do ex-presidente Lula em Guarujá, o Ministério Público de São Paulo intimou o petista e sua mulher, Marisa Letícia, para depor sobre a suposta tentativa de ocultação de patrimônio envolvendo o mesmo imóvel.
É a primeira vez que Lula deverá ser interrogado como investigado. Em outra frente, a Lava-Jato ouviu ontem Patrícia Fabiana Melo, ex-dona de uma loja de material de construção em Atibaia, no interior de São Paulo, vizinha a um sítio frequentado por Lula e sua família.
Ela relatou a participação da Odebrecht, também investigada na Lava-Jato, na reforma do imóvel rural, que pertence a dois sócios de Fábio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente. Em …

Grumman JRF-1A VMS-3

Imagem

Coluna do Celsinho

Jujubas

Celso de Almeida Jr. 

Esta história de reunir lideranças da sociedade brasileira, num grande conselho, ambiciona dar alguma credibilidade ao governo que promove o encontro.

Missão duvidosa.

Na prática, em torno de 100 pessoas, em corpo presente, ouvem as propostas do governo além da meia dúzia de discursos de participantes selecionados.

Tudo regado com água e jujubas.

Isso mesmo!

Aquelas balinhas de goma, bem açucaradas.

Quem te viu, quem te vê, né Presidente?

Nossa gerentona, linha dura, de repente...adocicou!

Na pauta, propostas manjadas.

Voltar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira.

Prorrogar a Desvinculação de Receitas da União.

Usar o FGTS - dinheirinho tungado do trabalhador e remunerado muito abaixo da inflação - para expandir o crédito.

Sabe, prezado leitor, querida leitora...

Estou ficando velhinho.

Impaciente com as conversinhas pra boi dormir.

O Conselhão, apesar de contar com boas cabeças, nada mais é do que isso.

Um teatro para o anúncio de velhas manias.

A ausênci…

Dominique

Imagem

Opinião

Do 'Aedes Aegypti' à Tsé-Tsé

Gabeira
A crise brasileira é um fato internacional. Dentro dos nossos limites, estamos puxando a economia mundial para baixo. Nossa queda não impacta tanto quanto a simples desaceleração chinesa. Mas com alguma coisa contribuímos: menos 1% no crescimento global.

Na crise da indústria do petróleo, com os baixos preços do momento, o Brasil aparece com destaque. Cerca de 30% dos projetos do setor cancelados no mundo foram registrados aqui, com o encolhimento da Petrobrás. Dizem que os brasileiros eram olhados com um ar de condolências nos corredores da reunião de Davos. Somos os perdedores da vez.

Diante desse quadro, Dilma diz-se estarrecida com as previsões negativas do FMI. Quase todo mundo está prevendo uma crise de longa duração e queda no PIB. Centenas de artigos, discursos e relatórios fortalecem essa previsão. Dilma, se estivesse informada, ficaria estarrecida por o FMI ter levado tanto tempo para chegar a essa conclusão. Ela promete que o Brasil …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira 29 / 01 / 2016

O Globo
"Avanço de zika alarma mundo"

OMS diz que epidemia se alastra ‘de forma explosiva’ e deve decretar emergência

Doença pode atingir até 4 milhões de pessoas nas Américas e 1,5 milhão no Brasil em um ano; Dilma apela por ajuda de líderes empresariais e religiosos para combater o mosquito transmissor
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a epidemia de zika está se alastrando “de forma explosiva” pelo mundo e pediu mobilização internacional contra a doença. Margaret Chan, diretora da OMS, disse que “o nível de alarme é extremamente alto” e se declarou “profundamente preocupada”. Embora a relação da doença com a microcefalia ainda não esteja comprovada pela organização, pode ser decretada semana que vem emergência internacional semelhante à estabelecida contra o ebola, em 2014. No Brasil, a presidente Dilma fez um apelo por mobilização contra o mosquito.

Folha de S.Paulo
"Odebrecht bancou reforma de sítio usado por Lula, dizem fornecedor…

Dominique

Imagem

Opinião

Dilma perdida em Quito

Estadão
Incapaz de largar o vício de culpar os outros por seus fracassos, a presidente Dilma Rousseff resolveu associar a América Latina à crise econômica e política do Brasil. Além de tentar dividir os problemas brasileiros com a vizinhança, ela ainda fez profecias agourentas sobre a região. A habitual confusão do dilmês, com seu precário encadeamento de ideias e de palavras, marcou a peroração diante da imprensa depois de uma reunião, em Quito, com o presidente Rafael Correa. “Não haverá uma América Latina forte e temos muita consciência de que o Brasil não retoma sua capacidade de crescer, que o Brasil não consegue restabelecer suas condições sustentáveis de crescimento nesse novo contexto internacional, sem o crescimento dos demais países da América Latina, sem que os demais países da América Latina tenham também condições de se recuperar”, anunciou a presidente, procurando, mais uma vez, vincular o desastre brasileiro ao contexto internacional.

Se houve alguma…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira 28 / 01 / 2016

O Globo
"Lava-Jato se aproxima de Lula e preocupa Planalto"

Nova fase da operação investiga prédio onde ex-presidente teve tríplex

Ministro da Justiça diz que petista não é investigado e que suspeitas sobre ele são ‘especulação indevida’; segundo procuradores, OAS teria usado apartamentos para lavar dinheiro desviado da Petrobras

Nova fase da Lava-Jato deflagrada ontem, a Triplo X chegou mais perto do ex-presidente Lula. Centrada no Edifício Solaris, em Guarujá, onde Lula e sua mulher tiveram um tríplex, a operação investiga a relação entre a Bancoop (cooperativa de bancários), o PT e a empreiteira OAS. A suspeita é que 11 apartamentos do Solaris foram usados para lavar dinheiro desviado de contratos da Petrobras para pessoas ligadas ao PT. Os procuradores classificaram o imóvel que pertenceu a Lula como “alto grau de suspeita” e querem saber se houve tentativa de ocultação de patrimônio. A operação preocupou o Planalto e o PT. Lula repudiou ligação de…

Dominique

Imagem

Opinião

Arte descartável

Ferreira Gullar
Nada melhor do que pensar sobre o que a gente não sabe. Isto é, tentar compreender, descobrir o que não compreendemos nem conhecemos.

Pensei isso aí quando me ocorreu a seguinte observação: as artes são linguagens, mas diferentes da linguagem verbal, e daí a necessidade de aprendê-las, de dominá-las, para podermos nos expressas por meio delas e também aprendê-las para sermos tocados por elas.

Ocorre que essas considerações, de uma maneira ou de outra, frequentemente me levam a nelas mergulhar, sobretudo quando volto a refletir sobre os problemas das artes plásticas de hoje em dia, que têm como uma de suas características o não-fazer, ao contrário das manifestações anteriores fundadas precisamente no saber fazer.

Mas, como a arte não é somente técnica, não basta aprender a fazer; é necessário possuir uma qualidade especial que se costuma designar como talento. Não se sabe muito bem o que seja isso, mas é certamente uma qualidade que possibilita ao indivíduo …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira 27 / 01 / 2016

O Globo
"Dirceu atribuirá indicação de Duque ao PT, que reage"

Delator diz que ex-ministro fez 113 voos em seus jatos como parte de propina

Petista será interrogado pela primeira vez pelo juiz da Lava-Jato, Sérgio Moro, na sexta-feira, e, segundo seu advogado, poderá revelar nomes para se defender de acusações que pesam contra ele.

Preso há seis meses pela Lava-Jato, o ex-ministro José Dirceu será ouvido pela primeira vez pelo juiz Sérgio Moro na sexta-feira, quando pretende "se defender e contestar" as acusações que pesam contra ele, segundo seu advogado Odel Antun.

"O que pode acontecer é surgirem nomes", diz o advogado, afirmando que Dirceu vai confirmar declaração do delator Fernando Moura de que foi o diretório do PT de São Paulo, e não ele, quem indicou o ex-diretor da Petrobras Renato Duque para o cargo. O presidente do PT-SP na época, Paulo Frateschi, reagiu e disse desconhecer Duque. Outro delator, Júlio Camargo, contou que …

Dominique

Imagem

Opinião

Cegueira e irresponsabilidade

Estadão
O drama social e econômico causado pelo fechamento de 1,542 milhão de postos de trabalho no mercado formal no ano passado não parece suficiente para comover os integrantes do governo Dilma Rousseff nem para convencê-los da intensidade e extensão da crise provocada por seus erros e sua irresponsabilidade. Ao divulgar o pior resultado da série de registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) desde sua criação em 1992, o Ministério do Trabalho e Previdência Social destacou, em sua página na internet, que, a despeito da imensa perda de vagas, “o estoque de empregos é o terceiro melhor da série”.

Pior fez o ministro Miguel Rossetto ao afirmar que o péssimo resultado do Caged em 2015, abaixo do esperado pelo governo, não foi ruim para o trabalhador. “A crise não foi capaz de destruir as conquistas dos trabalhadores nos últimos anos”, afirmou. Não será fácil convencer disso os milhões de trabalhadores demitidos – que passaram a fazer par…