Postagens

Mostrando postagens de Julho 17, 2016

Física

Imagem

Opinião

Olimpíada, um fracasso anunciado

Hélio Schwartsman
O futuro é incerto? Eu apostaria que sim. O demônio de Laplace, isto é, a ideia de que um intelecto superpoderoso que conhecesse as leis da física e as posições atuais de todos os átomos do Universo saberia automaticamente o passado e o futuro de tudo, perdeu popularidade do século 19 para cá.

Não apenas não nos é possível na prática reunir tamanho conhecimento como, diante do inegável sucesso da mecânica quântica, há motivos para acreditar num Universo menos determinista, que traz algum grau de incerteza inscrito em seu âmago.

Apesar desses problemas intratáveis, há situações em que é relativamente fácil prever o futuro. A percepção de que a Rio-2016 se revelaria um péssimo investimento entra nessa categoria. Em 2009 escrevi a coluna "Pesadelo olímpico", na qual antecipava algumas das encrencas fiscais agora evidentes. Dois anos antes, por ocasião do Pan, já anunciava, no texto "Entregando o ouro", meu receio pelo bur…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado 23 / 07 / 2016

O Globo
"FBI alertou Brasil sobre apoiadores do Estado Islâmico"

Agência americana identificou seis dos 11 suspeitos de planejar ataque nos Jogos
Foragido se entregou à polícia na fronteira com a Bolívia. Entidade internacional especializada em terrorismo diz que canal jihadista ainda é acessado por brasileiros
Antes da prisão de 11 brasileiros suspeitos de planejar atentados durante a Olimpíada, o FBI, agência americana de inteligência, já havia informado o governo brasileiro sobre suposta célula terrorista no Brasil, ligada ao Estado Islâmico. Relatório do órgão identificava seis integrantes do grupo, presos anteontem pela PF. Segundo as investigações, eles juraram lealdade aos jihadistas e tentavam recrutar soldados. Apesar das prisões, entidade internacional especializada em terrorismo diz que ainda há brasileiros no canal de propaganda do EI. O 11º preso se entregou ontem, em Mato Grosso.
Folha de S.Paulo "Atentado mata ao menos 9 e eleva tensão na A…

Let 410

Imagem

Coluna do Celsinho

NINJA & Aeromodelismo

Celso de Almeida Jr.

Sempre que posso, divulgo as ações do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA.

A missão de levar a cultura aeronáutica para crianças e jovens, colabora, também, para estimular o contato com diferentes tecnologias.

Neste ano, com a participação de escolas da rede pública e particular, o Ninja e o Aeroclube de Ubatuba promoveram neste mês de julho uma Oficina Técnica de Introdução ao Aeromodelismo.

Nos próximos meses, sob a orientação de voluntários atentos às questões de segurança, alunos aprenderão a montar os kits - um para cada escola - e a pilotar com rádio controle.

Todo o material foi doado por empresários da cidade e as atividades são gratuitas.

Há tempo ainda para inscrições e, neste sentido, abrir novas perspectivas para a garotada é tarefa que precisamos fazer com bastante entusiasmo.

Assim, peço aos amigos leitores que ajudem a divulgar a programação a seguir, selecionada do Blog do Ninja: www.ninja-brasil.blogspot.com

Objetivos:

Detalha…

Física

Imagem

Opinião

Biografia dos terroristas sempre revela vidas de ressentimento

João Pereira Coutinho
Acontece um atentado terrorista na Europa –mais um, agora em Nice– e as perguntas dos dias seguintes são sempre as mesmas. Por quê? Como explicar o horror? Quais são as causas? Que fizemos nós para merecer isso? A ambição subjacente é óbvia: se soubermos as causas podemos evitar os efeitos.

Existem duas formas de responder a um tal cortejo de ansiedades. O primeiro é denegrir tais dúvidas, caracterizando os seus autores como ingênuos ou coisa pior. O terrorismo deseja o terror. E, quando vem embalado por qualquer caução islamita, deseja a morte dos infiéis. Será assim tão difícil de entender?

Na verdade, é difícil sim. E aqui está a segunda forma de responder às perguntas: o nosso pensamento progressista (e racionalista) impede uma compreensão genuína do horror.

Somos filhos do Iluminismo. Acreditamos que a razão, corretamente exercida, permite sempre uma melhoria moral e material da sociedade: a derrota d…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira 22 / 07 / 2016

O Globo
"Integrante de grupo preso recrutava apoio ao terror"

Dez brasileiros foram presos ontem em vários estados, acusados de declarar lealdade ao Estado Islâmico e suspeitos de preparar ataques terroristas durante a Olimpíada do Rio. O grupo se comunicava pela internet. Segundo o Ministério Público Federal, os suspeitos — os primeiros a serem enquadrados na lei anti-terrorismo que entrou em vigor em março — recrutavam interessados em servir aos ji-hadistas e seriam treinados no Brasil. O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse que as prisões de ontem e a deportação na semana passada do professor franco-argelino Adlène Hicheur, condenado por terrorismo na França, neutralizaram focos de terrorismo no país. Para o ministro, aparentemente o grupo era amador. As prisões tiveram ampla repercussão no exterior, a 14 dias dos Jogos, e foram elogiadas pelo governo dos Estados Unidos.
Folha de S.Paulo "PF prende dez suspeitos de associação com terr…

Física

Imagem

Opinião

'Lobo solitário' é revolta do indivíduo contra o poder crescente das instâncias

Contardo Calligaris
No domingo passado, em Baton Rouge, Louisiana (EUA), Gavin Long, 29, negro e ex-fuzileiro naval, matou três policiais e feriu mais três, antes de ele mesmo ser morto. No dia 7, em Dallas, Texas, Micah Johnson, 25, também negro e veterano,tinha matado cinco policiais brancos.

Não pense num movimento organizado, tipo Partido dos Panteras Negras dos anos 1960. Num vídeo, o próprio Gavin pediu: "Se algo acontecer comigo (...), só quero dizer a todos, não me afiliem com nada. (...) Eu sou afiliado ao espírito de justiça, nada mais".

O autor do atentado de Nice, na França, talvez gostasse do Estado Islâmico, mas tudo indica que ele agiu por iniciativa própria. O mesmo vale para o ataque a um supermercado kosher dois dias depois do massacre do "Charlie Hebdo", em janeiro 2015, ou para o casal que matou 14 pessoas em San Bernardino, Califórnia, em dezembro de 2015.

A list…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira 21 / 07 / 2016

O Globo
"Decreto de Dornelles provocou devolução de 50 mil ingressos"

Calamidade assustou, mas só Galeão receberá 1,5 milhão de pessoas
Cidade já está com mais de 50% dos leitos de hotéis ocupados
No dia 17 de junho, quando o governador em exercício, Francisco Dornelles, decretou estado de calamidade nas finanças do Rio e a notícia se espalhou pelo mundo, foram registrados pedidos para a devolução de 50 mil ingressos da Rio-2016, informa ANCELMO GOIS. Outros fatores afugentaram turistas, mas o fluxo de chegada de visitantes ao Rio aumentou, e a cidade já está com mais de 50% dos leitos de hotéis ocupados. Só pelo Galeão, onde foram instaladas 1.300 câmeras, passarão 1,5 milhão de pessoas.
Folha de S.Paulo "Medida permite à Turquia limitar direitos individuais"

Estado de emergência autoriza presidente a se sobrepor ao Parlamento
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, voltou à capital Ancara e declarou estado de emergência de três meses no …