Postagens

Mostrando postagens de Setembro 3, 2006

Editorial

Democracia é mais do que um simples palavrório

"É um risco para a democracia se Lula for eleito no primeiro turno. Ele já se sente quase presidente. Isso significa quase ditador. A ditadura nunca chega de repente. Dá sinais".

O raciocínio é do "presidenciável" Cristovam Buarque, que suponho, tentou dizer alguma coisa e não conseguiu, foi infeliz. Teria sido melhor se tivesse falado de Educação, pretensamente a sua praia. Será desculpado, todos temos dias bons e ruins. Não há risco para a democracia enquanto o processo eleitoral transcorrer como está. Lula vai vencer ou perder, tudo é possivel, mas a vitória ou a derrota acontecerão dentro das regras do jogo. O que é preciso é fixar regras que não sejam mutáveis de acordo com as pretensões do dono momentâneo do poder. Dou exemplos: quem não se lembra das manobras excusas que resultaram nos "cinco anos para Sarney" e do "golpe branco" da reeleição de FHC? Em ambos os casos Lula - o velho Lula - qua…

Orestes Quércia em Ubatuba

Imagem
Na manhã de ontem, sexta-feira, 8 de setembro, o candidato ao governo do Estado de São Paulo, Orestes Quércia, do PMDB, visitou Ubatuba, onde participou de carreata. Depois foi recebido pelo ex-prefeito da cidade, Pedro Paulo Teixeira Pinto. O que deveria ter sido uma reunião política acabou por se transformar em agrádável café da manhã. No ambiente descontraído que se formou ao redor de Quércia e da candidata ao Senado, Alda Marco Antonio, pudemos colher as fotos que agora postamos para os leitores. (Sidney Borges)
Imagem
Na casa de Pedro Paulo, o ex-governador tomou café ao lado da candidata ao Senado, Alda Marco Antônio e do ex-vereador de Ubatuba, André Luiz dos Santos.
Imagem
Em seguida posou para fotografias...
Imagem
Conversou com o Prefeito...
Imagem
Até notar que na casa havia um violão. Nesse instante o governador empunhou o instrumento e mostrou aos presentes que tem alma de artista. Dedilhou algumas notas e aos poucos foi recuperando a familiaridade com as cordas. Depois levantou-se...
Imagem
Empostou a voz, concentrou-se e...
Imagem
Brindou a todos:

Pasaran mas de mil anos muchos mas
yo no se si tenga amor la eternida
pero alla tal como aqui
en la boca llevaras sabor a mi...

Os aplausos ecoaram demoradamente nos ares ubatubanos, misturando-se ao murmúrio das ondas do mar. Decididamente Orestes Quércia é um homem de talento.

Sidney Borges
Imagem

Tirando dúvidas

Cláusula de Barreira

A eleição deste ano para a Câmara dos Deputados terá um impacto inédito no cenário político brasileiro. Pela primeira vez entrará em vigor a cláusula de barreira – dispositivo criado por lei em 1995 com a finalidade de garantir que os partidos que disputam as eleições tenham um mínimo de representatividade.
Para isso, a nova regra estabelece, entre outras coisas, que:
1) Só terão direito a representação na Câmara os partidos que conquistarem, pelo menos, 5% do total de votos válidos na eleição para deputado federal – hoje, esse índice é de 2%.

2) As legendas terão de eleger representantes em pelo menos nove estados, com um mínimo de 2% de votos em cada estado.

Os partidos que não conseguirem cumprir essas exigências perderão o acesso a dois instrumentos fundamentais para a sua sobrevivência: tempo na propaganda gratuita de rádio e TV e dinheiro do fundo partidário, recurso que sai dos cofres públicos.
Pela lei, as siglas que não obtiverem os 5% de votos exigidos ter…
Imagem

Aves em crise...

Carta de FHC é golpe contra Alckmin, avaliam tucanos

Da Folha de S.Paulo, hoje:
"O comando da campanha do candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Geraldo Alckmin, enxergou na carta do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso um gesto que aponta para o cenário político pós-2006 e, nas entrelinhas, rifa o tucano da disputa presidencial em curso, dando como praticamente certa a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno.
Apesar de FHC ter dedicado elogios a Alckmin e atacado duramente a gestão Lula, a "Carta aos Eleitores do PSDB" abriu nova crise na campanha do presidenciável tucano, 24 pontos atrás do petista, segundo pesquisa Datafolha desta semana.
Reservadamente, o candidato e seu grupo político avaliaram que o ex-presidente agiu deliberadamente para manter o espaço privilegiado na cúpula do partido e não teve grandes pretensões de influir no resultado da disputa ainda em curso.
De imediato, na opinião de Alckmin e de seu grupo, FHC, com o…
Imagem

Opinião

“Resgate do Nunca Antes”

Corsino Aliste Mezquita
A autodenominada “Administração do Resgate” e do “Nunca Antes” está fazendo jus aos qualificativos que se auto-atribui. Sobejamente nos aspectos negativos.

Resgate

Diversos escribas comentaram e apresentaram provas que indicam foram resgatados:
Ódio, perseguições, sindicâncias de todo tipo, calúnias, procura de pêlo em ovo. Uso da imprensa para, com recursos e funcionários públicos, divulgar supostos delitos de improbidade administrativa que nunca foram praticados pelas pessoas acusadas, não foram provados por eles (administração) e julgados pela Justiça. Dois pesos e duas medidas para uma mesma situação. Verborragia para nada dizer e, freqüentemente, contraditória. Publicação de obras, como acabadas, quando nem iniciadas ou projetadas foram.Iniciar outras obras sem as devidas licenças que, posteriormente, foram embargadas e impedidas de serem executadas, etc. etc. etc...
“Nunca Antes”Faz trinta e três anos e meio que residimos, prestamos al…
Imagem

Água, cuidado com ela...

Ricos, mas sem água;
saiba como Europa, EUA e Ásia estão cuidando da água - Rets

No fim de junho, o prefeito de Londres, Ken Livingstone, fez uma declaração polêmica: "Não dêem descarga se forem apenas urinar". A frase foi manchete de todos jornais ingleses e entrou para o folclore político britânico, mas fazia parte de um contexto maior. Livingstone estava em meio a uma campanha pela economia de água na capital inglesa, uma das cidades que mais consomem recurso hídricos no mundo. Cada londrino gasta, em média, 165 litros de água por dia, 30% a mais do que a média das grandes cidades européias, de acordo com dados da própria administração pública britânica. Por isso a prefeitura de Londres chega a cogitar proibir o uso de mangueiras para lavar carros e de sprinklers para regar quintais caso uma campanha educacional recém-lançada não surta efeito. “Quero que os londrinos façam pequenas mudanças para economizar água sem afetar sua qualidade de vida", explica o prefeito, que…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 09 / 09 / 2006

Folha de São Paulo:
"Carta de FHC abre crise na campanha de Alckmin"
Sob a espuma criada pelo manifesto de Fernando Henrique Cardoso aos eleitores do PSDB existe um movimento para transformá-lo em presidente do partido no período que, a julgar pelo previsto nas pesquisas, deverá coincidir com o início do segundo mandato de Lula. A solução FHC é vista como resposta ao medo de desagregação da sigla pós-derrota eleitoral e da exploração a ser feita, por Lula e pelo PMDB, da disputa anunciada entre Aécio Neves e José Serra pela vaga tucana na sucessão de 2010. Geraldo Alckmin gostaria de ficar com a presidência do PSDB caso não consiga conquistar a da República. Mas os prováveis vitoriosos deste ano não têm nenhum motivo para lhe dar tamanho presente.

O Globo:
"BC avisa que os juros vão cair em ritmo mais lento"
Em ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada ontem, o Banco Central deu claros sinais de que pretende frear o r…

FHC solta o verbo...

Os erros do PSDB, por FHC

Fernando Henrique Cardoso fez hoje um importantíssimo mea-culpa na carta aos eleitores do PSDB, publicada no site do partido.
Um reconhecimento da parcela de culpa do PSDB na apatia do eleitor e dos erros cometidos por Geraldo Alckmin na campanha e no seu governo em São Paulo.
FHC deixa a impressão de quem passa a borracha nesta campanha e tenta assumir o leme do PSDB no pós-campanha.

Veja abaixo os principais trechos da carta:

- Pagar mensalão é crime e como crime deve ser tratado. Pagar mensalão para deputados, comprar seus votos, não é igual sequer a outra transgressão, a de não declarar dinheiro obtido para a campanha eleitoral, o "caixa dois".

- Pois bem, nós do PSDB não fomos suficientemente firmes na denúncia política de todo esse descalabro no momento adequado. Não será agora, durante a campanha eleitoral, que conseguiremos despertar a população. Mas, para nos diferenciarmos da podridão reinante, temos a obrigação moral de não calar.

- É verdade qu…
Imagem

Brinquedo perigoso

Cerol fere mulher em Ubatuba

A motociclista Maria Fátima de Barros, 46 anos, ficou gravemente ferida ao ser atingida ontem por uma linha de empinar pipa, supostamente com cerol. O acidente ocorreu no início da tarde, no bairro da Ressaca, a cerca de dois quilômetros do centro de Ubatuba.
Maria Fátima, que mora no bairro do Perequê-Açú, andava de moto levando a filha na garupa, quando teve a garganta atingida pela linha, que continha cerol -uma mistura de cola com cacos de vidro que deixa a linha cortante. Seu uso é proibido por lei.
O impacto com a linha feriu a motociclista, que perdeu o controle da moto e caiu. Maria Fátima ainda caminhou até a rodovia Rio-Santos para pedir socorro.
Ela e a filha foram socorridas por uma viatura da Polícia Rodoviária Federal até a Santa Casa da cidade.
A motociclista foi operada pelo médico Fernando Zambonini e encontra-se internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) devido à gravidade do ferimento provocado pela linha em sua garganta. O hospital info…
Imagem

Caiçaras, vida e cultura

Imagem
“DIAS DE CAIÇARA
”Dialeto Latin American Documentary
Cinemateca Brasileira
Evento traz cultura litorânea para São Paulo

Ao longo da história brasileira a fusão dos povos originou novos grupos, um deles, fruto da miscigenação do índio, negro e europeu fez surgir o povo caiçara.

Um livro de arte, uma mostra de filmes e uma exposição multimídia formam “Dias de Caiçara” evento cultural que será apresentado a partir do dia 13 de setembro na Cinemateca Brasileira. De autoria da empresa Dialeto Latin American Documentary, o projeto é fruto de pesquisas e vivências nas regiões litorâneas de Ubatuba, São Sebastião e Paraty. Como em todo litoral brasileiro a região fronteiriça entre o Rio de Janeiro e São Paulo, foram os primeiros locais de significativa concentração demográfica onde se deram as primeiras fusões de índios, negros e europeus, genuína matriz genética e cultural de nosso povo que vem resistindo e se moldando a todos os ciclos econômicos desde o descobrimento. Tudo o que está relacionad…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 08 / 09 / 2006

Folha de São Paulo:
"Arcebispo de SP faz críticas à corrupção e à insegurança"
As lideranças do Grito dos Excluídos aproveitaram o momento eleitoral para atacar a corrupção na política, mas sem especificar candidatos, governos ou partidos. Organizado pela Igreja Católica com o apoio de movimentos sociais como o MST, ONGs como a Educafro (que defende cotas para negros em universidades), sindicatos e associações de sem-teto, o Grito surgiu em 1995 com o apoio de dom Luciano Mendes de Almeida, ex-presidente da CNBB. O bispo, que morreu no mês passado, era um dos principais entusiastas do evento que ocorre em várias partes do país no Sete de Setembro.
Durante a missa que abriu o Grito dos Excluídos na Catedral da Sé, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Cláudio Hummes, condenou a corrupção e pediu que a população não vote em corruptos. "A gente não deve votar em corruptos, como as denúncias dos mensaleiros e sanguessugas. A gente deve votar em gente…
Imagem

Entrevista

Para Caetano, Lula e FHC são a mesma coisa

Caetano Veloso na Folha de S. Paulo, hoje:

FOLHA - Ao contrário de Chico Buarque, você já disse que não votará em Lula. Por quê?

CAETANO - Não vou. Não me arrependo de ter votado nele, mas sou contra a reeleição. Não votei pela reeleição de Fernando Henrique, que nos deu de presente oito anos de esquerda marxista da USP. E como eu já estou com 64 anos e ele e Lula são a mesma coisa, eu acho que seria demais 16 anos com essa turma.

FOLHA - O sociólogo Gilberto Vasconcellos se referia a "essa turma", que veio a se dividir entre PT e PSDB, como a coalizão CUT-USP-Fiesp...

CAETANO - Eu acho essa expressão dele totalmente certa.

FOLHA - Em quem você vota?

CAETANO - Não sei em quem vou votar. Não gosto de votar nulo. Eu preferiria que Lula pelo menos não fosse eleito no primeiro turno.

FOLHA - Como você vê o escândalo do mensalão?

CAETANO - Eu acho que foi realmente vergonhoso e ruim. Há uma certa regressão no país -que fez o impeachment de Collor…
Imagem

Ziquizira retumbante...

Vereador acusa Prefeitura de improbidade administrativa

Cristiane Zarpelão
O vereador Charles Medeiros, candidato a deputado estadual pelo PSB, lavrou no dia 2 de setembro um boletim de ocorrência, de nº 3842/06, denunciando um suposto crime eleitoral, que se configuraria no uso de veículos da Prefeitura de Ubatuba em reunião política de campanha do candidato a deputado estadual pelo PFL, Gil Arantes. O vereador tirou fotos dos veículos e encaminhou a documentação diretamente ao procurador do Ministério Público Federal.
O vereador Charles Medeiros conta que soube da reunião e resolveu investigar. Foi até o local - a reunião estava acontecendo no bairro do Pereque-Açu -, e constatou o uso dos veículos, tirou fotos e acabou se envolvendo em uma discussão com um correligionário do candidato Arantes. O correligionário, Adriano Alves da Silva, é funcionário do setor de arquivos da Prefeitura de Ubatuba.
Se dizendo inconformado com a situação, Medeiros afirmou que é dever de um vereador, fiscal…
Imagem

Mar bravo

Ressaca provoca estragos no Litoral Norte

A ressaca provocada pela agitação do mar causou estragos ontem no Litoral Norte. Na praia do Tenório, em Ubatuba, a mureta de proteção de um posto dos bombeiros foi parcialmente destruída pela maré. Já na costa sul de São Sebastião, a maré destruiu parte dos decks de madeira construídos por comerciantes na praia de Cambury.
Os danos provocados pelo avanço do mar na praia do Tenório foram avaliados ontem pela Defesa Civil de Ubatuba. A mureta de proteção terá que ser reconstruída para evitar que em uma nova ressaca o posto de guarda-vidas seja atingido pela maré.
Segundo a Defesa Civil, não houve danos aos seis quiosques na praia. A agitação do mar surpreendeu os comerciantes. "Estou aqui há 15 anos e nunca tinha visto coisa parecida. O mar chegou até a parede do meu quiosque", disse Alenita Andrade, proprietária do quiosque Festa do Sol.

Curiosidade

A agitação do mar levou vários turistas até a praia. "Trata-se de um fenômeno natural…
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 07 / 09 / 2006

Estudo sobre saúde bucal vira dissertação de mestrado
Famipa volta à cena, trazendo vitória para Ubatuba

Leia aqui

Manchetes do dia

Quinta-feira, 07 / 09 / 2006

Folha de São Paulo:
"Serra tem 31 pontos de vantagem em SP"
Mesmo sob intenso ataque de seus adversários após três semanas de horário eleitoral gratuito de rádio e TV, o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, se mantém em primeiro na disputa e venceria a eleição já no primeiro turno, revela pesquisa Datafolha divulgada ontem. De acordo com o levantamento, o tucano tem 49% das intenções de voto, 31 pontos à frente do segundo colocado, Aloizio Mercadante (PT), que tem 18% das preferências. Excluídos brancos, nulos e eleitores que se declararam indecisos, Serra teria 59% dos votos válidos, encerrando a corrida no primeiro turno.
Em comparação com a pesquisa anterior do Datafolha, realizada nos dias 21 e 22 do mês passado, Serra oscilou um ponto e foi de 48% para os atuais 49%, uma variação dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O senador Mercadante permaneceu estacionado em 18% . O terce…
Imagem

Burocracia

Lei Geral foi aprovada na Câmara

A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas foi aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo na tarde desta terça-feira, às 14h55.
A Lei representa um novo modelo de desenvolvimento ao oferecer soluções criativas para fazer justiça fiscal, simplificar os trâmites burocráticos, reduzir a informalidade e incrementar a produção nacional. Um acordo entre oposição e governo permitiu aprovar o projeto com um placar folgado: 308 votos a favor, 6 contra e 3 abstenções.
O presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, que acompanhou a votação, disse que com a unificação de seis tributos, mais o ISS e o ICMS, previstos na lei, deverão ser gerados no país dois milhões de empregos com carteira assinada e 21 milhões de microfirmas nos próximos dois anos.
Okamotto aposta ainda que cinco milhões de empreendimentos poderão sair da informalidade nos próximos cinco anos. Mas embora considere que a nova lei é um avanço, Okamotto disse que ainda é preciso aperfeiçoá-la.
“Não é a lei ideal…
Imagem

Controvérsias

Vereador continua desequilibrado

Na última sessão de Câmara, eu estava presente e percebi mais uma vez que o vereador Charles Medeiros está totalmente desequilibrado. Atacou o público presente, dizendo que eram todos “paus mandados”, que “mamam na teta” do Poder Público esquecendo-se o vereador que ele também já foi funcionário comissionado da prefeitura e que não deixou boas lembranças por onde passou exatamente pelo seu jeito de tratar as pessoas.
Caro leitor, se vocês acham que estou exagerando, façam uma pesquisa com os funcionários da Câmara Municipal e os senhores irão perceber que estou falando a verdade. Ele humilha as pessoas, está sempre de mau-humor, de cara amarrada e pensa que o cargo que ocupa é eterno.
Torno a dizer que o vereador fica fazendo acusações porque sabe bem como se usa a máquina pública. Ele próprio, na época de sua campanha anterior a deputado, usou um carro oficial para transportar material eleitoral e acabou sofrendo um processo administrativo, que estranham…
Imagem

Queda de braço

Anac deflagra novo duelo no caso Varig

Agência questiona juíza que anulou redistribuição de rotas da empresa

Alberto Komatsu em O ESTADO DE S.PAULO
Três dias após ter anunciado que cumpriria determinações da Justiça do Rio para manter vôos da Varig, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deflagrou nova queda de braço com juízes que cuidam da recuperação judicial da empresa, num duelo sem precedentes na aviação brasileira. A agência entrou ontem com representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra a juíza em exercício da 8ª Vara Empresarial do Rio, Márcia Cunha, que anulou todos os atos da Anac para redistribuir rotas da Varig.
"Como se não bastasse, a decisão da juíza prejudica a adequada prestação do serviço público uma vez que a restrição da oferta associada à pressão da demanda provoca inevitavelmente o aumento dos preços das passagens aéreas", informou a Anac, em comunicado.
A agência também pediu ao CNJ a abertura de investigação para "apurar a conduta da …
Imagem

Serviço voluntário

Câmara de Ubatuba aprova criação de serviço voluntário

Cristiane Zarpelão
A Câmara Municipal de Ubatuba aprovou por unanimidade, na sessão de ontem o projeto de lei nº 77/06, do Executivo, que autoriza a instituição do serviço voluntário em atividades culturais, cívicas, científicas, recreativas, assistencial e turísticas, no âmbito da Administração Municipal direta e indireta.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Cidadania, Kátia Regina Gomes, justificou seu projeto tendo em vista que a Lei Federal 9608/98 introduziu em âmbito Federal o trabalho voluntário.
“É certo que a administração pública é limitada em termos de recursos humanos para áreas especificas em que atua. Nesse sentido, o trabalho voluntário tem se constituído em uma grande alternativa para a implementação de inúmeros projetos em âmbito Federal”, disse a secretaria. Segundo Kátia, o presente projeto propiciará aos membros da sociedade que tem a intenção de prestar algum tipo de serviço à comunidade, mas que são impos…
Imagem

Editorial

Sessão tranqüila

Ontem, na sessão da Câmara Municipal de Ubatuba, vereadores e platéia deram uma clara demonstração de que a democracia está avançando no município. O clima esperado era de confronto. Os acontecimentos do final de semana indicavam essa possibilidade. Felizmente os trabalhos transcorreram dentro da normalidade. Quando os temas conflitantes foram colocados, alguns aplaudiram, outros vaiaram, mas no final houve respeito e civilidade. Todos os presentes merecem aplausos, inclusive a turma que ficou na escada. Eram muitos, poderiam ter tumultuado o ambiente quando o discurso lhes era desfavorável. Agiram com maturidade. No final, quando a sessão já estava encerrada a discussão esquentou, mas nesse momento o presidente em exercício, vereador Marco Antonio Demo, agiu com presteza e tudo terminou bem. Passado o momento agudo da crise, a ordem é avançar. Como dizia o saudoso Ibrahim Sued, quem fica parado é poste. O Ubatuba Víbora deseja pronto restabelecimento ao presidente da …

Opinião

Abaixo o guarda-chuva para bandido

Por Lucia Hippolito
Parece que nem tudo está perdido. A Justiça Eleitoral e o Ministério Público compraram a briga do eleitor.
O procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, depois de indiciar 40 pessoas envolvidas no escândalo do mensalão, depois de identificar a “sofisticada organização criminosa” que queria tomar de assalto o Estado brasileiro e perpetuar-se no poder, reconheceu a petição do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) e oficiou a todos os procuradores do Ministério Público nos estados para que comecem a construir os processos para impedir a posse de cidadãos que estão sendo processados pelos mais variados crimes.
Em São Paulo, o TRE impugnou, por unanimidade, a candidatura do petista João Paulo Cunha, um dos mais notórios envolvidos com o mensalão, indiciado pelo procurador-geral da República por formação de quadrilha. O TSE começa a julgar esses processos. Mas o sinal foi dado.
No Rio de Janeiro, o Ministério Público pediu indeferime…
Imagem

Onde há homens, há corrupção...

DOSSIÊ CORRUPÇÃO NO JUDICIÁRIO

"É preciso que existam homens particulares com espírito público, talvez para compensar a enorme quantidade de homens públicos com espírito particular".
Juíza Denise Frossard, citando Joaquim Nabuco durante palestra nos Seminários da Controladoria (Março de 2002)

Segundo dados do Banco Mundial apurados entre os participantes da Cúpula 2000 Anti-Corrupção, as categorias mais afetadas pela corrupção são: líderes e altos executivos (25%), Judiciário (22%), polícia (19%), orçamento (11%), burocracia (10%), Legislativo (9%), instituições financeiras (3%) e doadores (2%). Os números mostram que em qualquer instituição existem profissionais corruptos, ainda que geralmente constituam exceções. As denúncias que envolvem juízes em atos de corrupção, por exemplo, desgastam a imagem e abalam a credibilidade do Poder Judiciário, deixando-o em uma situação constrangedora. Em março de 2002, ao comentar os escândalos noticiados pela imprensa, o então Presidente …
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 06 / 09 / 2006

Estudantes e entidades fazem passeata contra poluição
Fundart sedia XIII Encontro Regional de Autores

Leia aqui

Manchetes do dia

Quarta-feira, 06 / 09 / 2006

Folha de São Paulo:
"Lula consolida vantagem no 1º turno"
Os ataques contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no horário eleitoral gratuito e as más notícias na economia divulgadas nos últimos dias não abalaram a candidatura do petista à reeleição. A 25 dias das eleições, ele consolidou suas chances de vencer já no primeiro turno. Pesquisa Datafolha divulgada ontem revela que, em uma semana, Lula oscilou de 50% para 51% nas intenções de voto. Seu principal adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), se manteve com 27%.
Nos votos válidos, que definirão a eleição, Lula oscilou de 56% para 57%, um novo recorde. Alckmin ficou com 30%. No conjunto, a taxa de votos em branco ou nulos (4%) e de indecisos (6%) desceu ao seu menor patamar, 10%. A pesquisa mostrou também um esvaziamento da candidatura de Heloísa Helena (PSOL), que oscilou para baixo pela terceira vez seguida e agora tem 9%. Grande parte de seus eleitores, principalmente os mais instruídos, parece…

Tema para reflexão

É preciso agir

Normalmente, as pessoas não se envolvem quando a violência ou a injustiça é praticada contra o outro. Pensam que “isto é um problema dele, para que vou me envolver” e seguem sua vida sem nenhuma preocupação ou remorso.
Este pensamento egoísta, porém, se esgota quando estas pessoas são atingidas diretamente. Neste momento, em que a violência ou a arbitrariedade é perpetrada, querem a solidariedade, o companheirismo, que não praticaram com os outros. Mas quem é evoluído, quem acredita na justiça, não deve deixar de prestar solidariedade, mesmo que não tenha recebido da outra parte nenhuma atenção ou apoio.
O trabalho de fiscalização aos atos do Executivo, procedimento previsto constitucionalmente para ser executado pelos vereadores, pode gerar reações exageradas por parte de quem está sendo observado, que normalmente manda publicar notas e matérias direcionadas a tentar desqualificar quem está denunciando. Para a agressão física, pode ser um pulo. Nos anais da história brasi…
Imagem

Notícias da Unitau

Região será beneficiada com recursos para tratamento de esgoto

Sete municípios do Vale do Paraíba tiveram contratos aprovados pelo CEIVAP (Comitê para Integração das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul) para o desenvolvimento de projetos de tratamento de esgoto, controle de erosão, reflorestamento e recuperação de mata ciliar. A assinatura do convênio ocorreu durante a 3ª reunião extraordinária da entidade, realizada nos dias 28 e 29 de agosto, em Cataguases, Minas Gerais. No evento, também foram contemplados instituições e órgãos públicos da região. Os recursos serão disponibilizados aos empreendimentos através da Agevap (Agência Pró-Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul).
Além das prefeituras de Jacareí, Caçapava, Tremembé e Lavrinhas, também assinaram contratos o SAEE de Aparecida, Jacareí e Guaratinguetá e a Fundação Cristhiano Rosa, entidade da sociedade civil, de Piquete. A soma total dos contratos é de mais de 3 milhões de reais. Outro assunto discutido no enc…

Antes da reforma...

Imagem
Dê um clique na foto para ampliar
Imagem

Pesquisas

Lula e Heloísa caem, Alckmin sobe um pouquinho

A pesquisa diária feita para consumo interno da campanha de Lula registra uma queda de dois pontos percentuais dele e um crescimento de Alckmin de dois pontos. Registra também queda de Heloísa Helena. Nada, por ora, capaz de tirar o sono de Lula e dos que tocam sua campanha. (Noblat)
Imagem

Notícias da Associação Comercial

Após 34 anos Associação Comercial terá sede própria

Cristiane Zarpelão
A Associação Comercial de Ubatuba foi fundada no dia 4 de abril de 1972. O responsável pela fundação foi o empresário Olney Valim, que foi até a Associação Comercial de São Paulo e obteve todas as informações necessárias para a criação da entidade. Valim trouxe tudo pronto para que já pudesse ser colocado em prática.
Olney Valim presidiu a Assembléia Geral de constituição da Aciu, que contou com a participação de aproximadamente 20 empresários da cidade, que nomearam Roberto Lanzoni como seu primeiro presidente.
Segundo o presidente atual da entidade, Ahmad Khalil Barakat, ao longo de 34 anos a Aciu passou por grandes modificações, “sempre procurando acompanhar o desenvolvimento do comércio local, adequando-se às necessidades dos seus associados, modernizando suas instalações e equipamentos, estando hoje entre as maiores associações da região”.
Na sexta-feira passada, a entidade deu um importante passo. “Nós completamos…
Imagem

Acerca dos absurdos na Internet

Indignação

Fiquei indignado com o absurdo comentário do Sr. Adriano Alves da Silva, funcionário comissionado, lotado no setor de arquivos da Prefeitura Municipal de Ubatuba, acerca do ocorrido com o vereador Charles Medeiros, onde ele tece os seguintes comentários:

1- “Que o vereador Charles Medeiros foi perturbar, em pleno sábado, uma reunião onde as pessoas que apóiam a candidatura de Gil Arantes a deputado estadual estavam tranqüilamente discutindo suas propostas políticas (sic)”.
O vereador e candidato a deputado, Charles Medeiros - PSB foi constatar uma denúncia de uso de veículo da saúde (PSF), que estava sendo usado para transportar pessoas até o local da reunião, conforme fotos em poder do denunciante.

2- Que o vereador foi fazer escândalo, agredindo as pessoas de bem que estavam na reunião (sic).
Escândalo seria, se o vereador ao constatar o uso de equipamentos público para beneficiar o candidato a deputado Gil Arantes – PFL, chamasse as policias militar e federal, para prender …
Imagem

Campanha política

Absurdos na Internet

Depois de ler tantos absurdos na Internet neste final de semana, gostaria dedizer o seguinte: o vereador Charles Medeiros foi perturbar, em pleno sábado, uma reunião onde as pessoas que apóiam a candidatura de Gil Arantes a deputado estadual estavam tranqüilamente discutindo suas propostas políticas. O vereador e candidato a deputado, Charles Medeiros, foi fazer escândalo, agredindo as pessoas de bem que estavam na reunião.
Se não bastasse o papelão que o vereador fez na frente do comitê do candidato Gil Arantes, ele ainda saiu de lá falando aos quatro cantos que sofreu um atentado. Atentado, vereador? Que atentado? O que sabemos, é que o vereador, ao deixar o local, completamente atordoado, seguiu um carro de uma das pessoas que estava na reunião, que não é funcionário público, e ao alcançá-lo, chegou a jogar o seu carro contra o dele, talvez por acreditar que o prefeito estivesse neste carro.
No escândalo que o vereador Charles deu em frente ao comitê, ele nos ac…
Imagem

Editorial

Esfriando cabeças

Hoje, terça-feira é dia de sessão na Câmara Municipal de Ubatuba. Vai ser uma sessão quente. Eu não a perderia por nada. Na pauta certamente estará o incidente de sábado que envolveu o vereador e candidato a deputado estadual, Charles Medeiros. Sobre o fato, não acredito que o Prefeito tenha tido qualquer responsabilidade. Para mim foi um ato isolado de um correligionário exaltado. Quando apóia Gil Arantes, Eduardo César está dentro das regras democráticas. Cada cidadão é livre para apoiar quem quiser. Nada há para contestar. Sobre o possível uso da máquina pública a coisa é diferente. Os que afirmam que isso está acontecendo devem obter provas e tomar as providências cabíveis na lei. Também é preciso que fique claro que fotografar é permitido. É deselegante e ilegal ameaçar fotógrafos. A tentativa de constrangimento constitui uma espécie de confissão de que algo errado está acontecendo. Posto isto, o negócio é esfriar a cabeça e seguir adiante que ainda falta quase u…