Postagens

Mostrando postagens de Junho 1, 2014

Dominique

Imagem

Opinião

Mesmo com desempenho abaixo do ideal, Felipão rechaça mudanças: ‘Sou eu quem escalo’

Seleção teve dificuldades para vencer a defesa da Sérvia. Equipe que começou jogando deve ser mantida contra a Croácia

O Globo
SÃO PAULO - As dificuldades enfrentadas pela seleção brasileira, na vitória por 1 a 0 sobre a Sérvia, na tarde desta sexta-feira no Morumbi, não foram surpresa para o técnico Luiz Felipe Scolari. Os problemas enfrentados pela equipe brasileira, principalmente no primeiro tempo, não mudaram a cabeça do treinador: o time que vai jogar na estreia da Copa do Mundo, contra a Croácia, na próxima quinta-feira, deve ser o mesmo, indicou o treinador:

— Continuo pensando da mesma forma que pensava antes do jogo. Não ligo para o que os outros dizem sobre quem está bem ou mal. Sou eu que escalo a seleção. Sou pago para isso — afirmou Felipão, um pouco irritado com os questionamentos sobre uma possível mudança na equipe. — Foi um jogo bem jogado pelas duas equipes. A equipe deles é muito boa e…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 07 / 06 / 2014

Correio Braziliense
"Invasão estrangeira a caminho de Brasília"

A capital da República será a terceira cidade sede da Copa que mais receberá torcedores de outros países e a preferida dos brasileiros que viajarão durante o Mundial. A conclusão é de pesquisa do Ministério do Esporte.


Folha de S. Paulo
"Negociação não avança, e greve no Metrô continua"

Tropa de Choque usa bombas e balas de borracha para dispersar piquete na estação Ana Rosa

No segundo dia da greve do Metrô de São Paulo, a Tropa de Choque usou bombas de gás e balas de borracha para dispersar um piquete na estação Ana Rosa, onde grevistas tentavam impedir a entrada de funcionários contrários à paralisação. O comandante-geral da Polícia Militar, Benedito Meira, disse que a tropa foi acionada porque “a cidade não pode ficar à mercê de meia dúzia de grevistas”. O Sindicato dos Metroviários afirmou que a ação dos policiais foi “lamentável”. Um grevista foi detido por desacato e, depois, libe…

Rede Ferroviária Ubatubana

Imagem

Coluna do Celsinho

Outros olhos

Celso de Almeida Jr.

Um amigo acaba de voltar do Amapá.

Extremo norte do Brasil.

Relatou as limitações daquele Estado.

Visitou cidades de acesso precaríssimo.

Testemunhou a decepção dos moradores com a maior parte da classe política.

Viu, em localidade pequena, uma rodoviária superdimensionada, que seria adequada para um município com um número de habitantes 20 vezes maior.

José Sarney é Senador pelo Amapá.

O atraso em saneamento, educação, transporte, saúde e infraestrutura é visível por lá.

Voltou diferente, o amigo viajante.

Confessou que está vendo Ubatuba com outros olhos.

Está menos crítico com a nossa realidade.

Preciso conhecer o Amapá.

Visite: www.letrasdocelso.blogspot.com

Twitter

Dominique

Imagem

Opinião

Gato por lebre

Sandro Vaia
Entre uma greve de metrô e uma manifestação contra a Copa, entre um gol de Neymar e um berro de Felipão, a presidente Dilma, depois de dizer que os turistas não levam aeroportos nem estádios para casa, assinou no meio de uma pilha de decretos um especial: o 8.243, que praticamente joga para escanteio a democracia representativa, substituindo-a por uma peculiar democracia direta feita sob medida para que todos os caminhos levem a Roma.

Entenda-se como Roma, no caso, o governo, que o PT sonha em tornar intransferível.

Por causa do ruidoso silêncio em que o governo baixou o decreto, ele demorou a ser notado, tanto pela imprensa como pelos pré -candidatos de oposição, e até mesmo pelas suas principais vítimas, os legisladores, cuja condição de representantes do povo o decreto minimiza, criando instâncias acima deles formadas por ativistas de “movimentos sociais”.

Nove partidos representados no Congresso Nacional, que têm um total de 229 deputados, pretendem derrubar …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 06 / 06 / 2014

Correio Braziliense
"Um teste para a Copa"

Comitiva da Fifa fica três horas presa em engarrafamento provocado por greve em São Paulo

Hoje, sem-teto ameaçam fechar o acesso ao Morumbi, onde o Brasil joga às 16h contra a Sérvia. A uma semana do início do Mundial, tropas do Exército fazem treinamento nas ruas de Brasília. O amistoso contra a Sérvia, hoje, o último que a Seleção Brasileira disputará antes da estreia na Copa do Mundo, será cercado de expectativa também fora do campo. É que sem-teto anunciaram protesto com a intenção de bloquear o acesso ao estádio do Morumbi. Além disso, metroviários decidiram manter a greve iniciada ontem e que tumultuou São Paulo. "Lamentável", reagiu a presidente Dilma. Em operações de segurança, no DF, o Exército visitou o Mané Garrincha e trajetos por onde passarão jogadores e chefes de Estado durante a competição. 

Folha de S. Paulo
"Após dia de caos, greve do Metrô continua"

A greve dos funcionários…

Dominique

Imagem

Opinião

O 'mistério' desfeito

O Estado de S. Paulo
Não conseguindo tapar o sol com peneira, mas tentando achar uma sombra para se proteger dos seus raios, nos últimos tempos a presidente Dilma Rousseff e o seu padrinho, Luiz Inácio Lula da Silva, deram de tratar como um mistério insondável a "difusa inquietação" dos brasileiros com tudo e mais alguma coisa. É bem verdade, concedem, que o País não está no melhor dos mundos. Mas, apressam-se a reparar, o mundo lá fora também não está uma maravilha, principalmente o chamado Primeiro Mundo, cujos problemas econômicos, aliás, são a causa de nossa menos que perfeita situação.

Fechando o círculo, alegam que, ainda assim, as coisas estão de longe melhores do que eram antes de serem eleitos e de resgatarem da pobreza milhões de brasileiros. Em suma, o pessimismo que paira sobre o País como uma nuvem disforme não tem causas reais, objetivas, mensuráveis. Vai ver, acusa Lula, é coisa insuflada pela mídia, no seu papel de partido de oposiç…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 05/ 06 / 2014

Correio Braziliense
"Governo dá incentivo para bancos financiarem carros"

A medida anunciada pelo Ministério da Fazenda reduz de 6% para zero o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente em empréstimos de mais de 160 dias tomados no exterior. Com a decisão, o Planalto espera resolver dois problemas. Um é conter a alta do dólar, ao estimular a entrada da moeda americana no mercado. O outro é acabar com a escassez de recursos para o Financiamento de veículos, ao permitir que bancos pequenos captem dinheiro barato lá fora e destinem a essa modalidade de crédito. Como grandes instituições bancárias estão se recusando a financiar automóveis, devido a aumento na inadimplência, as vendas caíram, apesar das promoções, e houve redução na produção das montadoras. 


Folha de S. Paulo
"Metrô decide parar; Justiça veta greve na hora do ‘rush’"

Funcionários prometem descumprir decisão de manter operação no horário de pico. Funcionários do Metrô de S…

Dominique

Imagem

Opinião

Peso incômodo

O Estado de S.Paulo
Depois de ouvido por 19 integrantes da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), o deputado estadual Luiz Moura teve sua filiação partidária suspensa e não poderá se candidatar à cadeira que ocupa na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ele foi flagrado por investigadores da Polícia Civil paulista que, no curso de uma investigação sobre queima de ônibus na capital, invadiram uma reunião de representantes de cooperativas de coletivos. Segundo as autoridades, participavam do encontro pelo menos nove suspeitos de integrar a quadrilha Primeiro Comando da Capital (PCC) e um foragido da Justiça acusado de ter participado do assalto ao Banco Central em Fortaleza.

Segundo o presidente estadual do PT em São Paulo, Emídio de Souza, a ordem no PT é não deixar mais "margem" aos ataques da oposição. "Somos o partido que mais combateu a corrupção no País", disse. "O PT não tem tolerância com coisa malfeita. Se envolver fi…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 04/ 06 / 2014

Correio Braziliense
"De robôs a armamento pesado: PM investe forte para conter atos contra Copa"

A PM usará plataformas de observação, robôs antibombas e centrais de monitoramento para conter os atos realizados durante o Mundial. Exoesqueleto, tasers e bombas de gás também fazem parte da lista de equipamentos

Os últimos confrontos entre manifestantes e forças de segurança de Brasília fizeram a Polícia Militar investir pesado em equipamentos de prevenção e contenção de tumultos. Acostumada a reprimir protestos com gás de pimenta, bombas de efeito moral e tiros de bala de borracha, a mais eficiente arma da tropa para as próximas mobilizações de massa será a tecnologia.

O Estado de S. Paulo
"Ganso quer São Paulo com a 'mesma intensidade' em volta"

Meia celebra fim da etapa pré-Copa do Brasileirão entre os quatro primeiros colocados, mas pede cautela para manter campanha

Ao vencer o Atlético-MG por 2 a 1, no último sábado, no Morumbi, o São …

Ladies...

Imagem

Pitacos do Zé

E por falar em cidadania (LVII)

José Ronaldo dos Santos
O meu pai está internado na Santa Casa de Ubatuba, sendo bem acompanhado pelo Doutor Rodrigo Pozo. Está medicado, com a equipe de enfermagem se dedicando muito. Todos estão de parabéns! O movimento por ali parece não diminuir nunca.

Estando por ali, a funcionária vem conversar. Fala de algo que a angustia:

“Você acha que um vereador pode entrar a qualquer momento no hospital, como se estivesse acima da lei? Foi o que aconteceu: ele,......., passou e foi entrando. Eu, estando na porta, perguntei-lhe sobre qual era o paciente e que ainda não era hora de visitas. Ele nem quis saber. Foi dizendo que era vereador, que não precisava esperar nada e que podia ver todos os pacientes. E assim fez. Eu não sei o que fazer. Imagine a pessoa entrando de quarto em quarto, apertando a mão de seu eleitor, contrariando regras básicas de higiene”.

Eu, apesar de achar um absurdo, só pude lhe recomendar em procurar a chefia e narrar o ocorrido. Isso não p…

Dominique

Imagem

Opinião

Ameaça real e presente

O Estado de S. Paulo
Preparando-se para criar "o caos" nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo, principalmente naquelas onde as suas ações terão o máximo de visibilidade, os black blocs não disfarçam a sua torcida para terem nas ruas, fazendo o mesmo durante o torneio, os delinquentes profissionais do Primeiro Comando da Capital (PCC). A maior organização criminosa do País, que levou terror e pânico a São Paulo em maio de 2006, ao desencadear uma série de ataques contra as forças de segurança do Estado, controla os presídios paulistas, de onde dá ordens aos seus cúmplices em liberdade.

É de levar a sério a possibilidade dessa união de forças entre a formidável quadrilha e os neoanarquistas cujas máscaras, provocações e, afinal, atos de vandalismo roubaram a cena das manifestações em âmbito nacional de junho do ano passado. A dezena e meia de membros do núcleo do movimento - desconhecidos da polícia, por sinal - que o repórter Lourival Sant'Anna, do Estad…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 03/ 06 / 2014

Correio Braziliense
"Corte de apadrinhados fica apenas no discurso"

Levantamento mostra que o número de funcionários terceirizados e comissionados continua a crescer no Legislativo, contrariando a promessa de redução de 25% nesse contingente feita pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao tomar posse no cargo em janeiro do ano passado. Em setembro de 2013, no Senado, eles já eram maioria: 3.228 ante 3.037 efetivos. De lá para cá, a diferença aumentou: 3.252 contra 2.962. Na Câmara, é ainda maior: 11.817 contra apenas 3.344 servidores concursados. O diretor da ONG Contas Abertas, Gil Castello Branco, critica a opção pelos apadrinhados. "O Congresso está indo na contramão do que seria uma administração moderna, com um efetivo estável, concursado, treinado e motivado”, diz.

Folha de São Paulo
"A 10 dias da Copa, aeroportos de 11 sedes têm falhas"

Há obras inacabadas, e Infraero reconhece que em três locais só será possível t…

Dominique

Imagem

Opinião

O monstro burocrático

O Estado de S.Paulo
Manter a atividade empresarial - e expandi-la, se possível - sob o peso da excessiva burocracia que dificulta a vida das empresas e dos cidadãos continua sendo um ato de coragem e persistência. Embora já tenham sido bem piores para os brasileiros em geral, muitas exigências burocráticas ainda dificultam as atividades do empreendedor disposto a inovar e crescer, como mostrou reportagem publicada pelo caderno Estadão PME (28/5). O peso exagerado da burocracia continua a tolher o crescimento.

A persistência desses problemas, que empurram o Brasil para os últimos lugares nas classificações dos países que mais favorecem a atividade produtiva, é uma prova da resistência das autoridades e também dos legisladores à modernização e simplificação das normas. Preso a mentalidades antigas, moldadas pela desconfiança que gera o excesso de controle e fiscalização e também a punição excessiva, o setor público não favorece o progresso.

Desestimulados, por exigênci…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 02/ 06 / 2014

Correio Braziliense
"Droga medicinal"

Morre criança que precisava de canabidiol

Gustavo chegou a tomar CBD, que contém substância encontrada na maconha, para controlar crises convulsivas, mas por pouco tempo. Família estava em Brasília para pressionar pela liberação do remédio.

Folha de São Paulo
"Na USP, 6 em cada 10 alunos poderiam pagar mensalidade"

Em crise, universidade arrecadaria 44% do total que recebe do Estado se adotasse modelo com cobrança e concessão de bolsa

Se a Universidade de São Paulo passasse a cobrar pelos cursos, seis em cada dez alunos da graduação teriam condições econômicas para pagar mensalidade de R$ 2.600, segundo critérios do Prouni (programa federal de bolsas).A USP enfrenta crise orçamentária, em que só a folha salarial excede o repasse do Estado à instituição. Caso adotasse modelo combinado de cobrança e concessão de bolsas de acordo com a renda familiar, a arrecadação anual chegaria a R$ 1,8 bilhão. O valor repre…

Dominique

Imagem

Opinião

O pibinho, os gringos e a conspiração de São Pedro

Rolf Kuntz
Com o desastre econômico do primeiro trimestre, uma expansão miserável de 0,2% combinada com inflação alta e enorme rombo comercial, a presidente-gerente Dilma Rousseff completou três anos e três meses de fracasso econômico registrado oficialmente. O fracasso continua, como confirmam vários indicadores parciais, e continuará nos próximos meses, porque a indústria permanece emperrada e o ambiente econômico é de baixa produtividade. Mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, parece desconhecer a história dos últimos três anos e um quarto. Em criativa entrevista, ele atribuiu o baixo crescimento brasileiro no primeiro trimestre a fatores externos e a problemas ocasionais. A lista inclui a instabilidade cambial, a recuperação ainda lenta das economias do mundo rico e a inflação elevada principalmente por causa dos alimentos. Culpa dos gringos, portanto, e isso vale igualmente para o judeu Simão, também conhecido como São Pedro, su…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 01/ 06 / 2014

Correio Braziliense
"Fifa colocará ingressos à venda para todos os jogos na quarta-feira"

A comercialização será feita exclusivamente pelo site da entidade

Quem ainda não conseguiu garantir entrada para a Copa do Mundo terá mais uma chance a partir de quarta-feira. “Uma quantidade bem limitada de ingressos para todos os 64 jogos” ficará à disposição dos torcedores, exclusivamente pelo site oficial da Fifa (www.fifa.com), segundo comunicado da entidade. O horário de início das vendas ainda não foi definido.

Folha de São Paulo
"Petrobras aprovou refinaria fazendo conta de padeiro, diz ex-diretor"

A Petrobras decidiu construir a refinaria Abreu e Lima (PE) sem ter um projeto definido

Com custo inicial estimado em US$ 2,5 bilhões (R$ 5,6 bilhões), Abreu e Lima deverá custar US$ 18,5 bilhões (R$ 41,5 bilhões) quando ficar pronta, em 2015. A Petrobras errou, diz Paulo Roberto Costa, 60. "Divuldou  o valor deUS$ 2,5 bilhões sem saber quanto a refinaria…