Postagens

Mostrando postagens de Março 23, 2008
Imagem

Popularidade

Números de outrora

Sidney Borges
O general Médici assistia futebol com o radinho na orelha e dava palpites na escalação da seleção. Sua popularidade em tempos de "Brasil, ame-o ou deixe-o", chegou a estonteantes 84%, segundo a coluna de Jorge Bastos Moreno no jornal O Globo. Como podemos ver pelos números, que não mentem, Lula poderia tirar um pouco o salto alto. A ditadura era mais popular do que ele. Sem bolsa-família...
Imagem

São Paulo

Datafolha mostra Marta um ponto à frente de Alckmin

A mais recente pesquisa Datafolha, a ser publicada na Folha de S.Paulo de anmanhã, coloca a ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), um ponto à fente de Geraldo Alckmin (PSDB) na corrida pela prefeitura de São Paulo. As pesquisas anteriores davam sempre Alckmim em primeiro. Em um eventual segundo turno entre os dois pré-candidatos, o do PSDB ainda ganharia por 53% a 41%.

O Datafolha ouviu 1.089 eleitores nos dias 25 e 26 de março e chegou a esses números:

* 29% - Marta Suplicy (em fevereiro eram 25%)
* 28% - Geraldo Alckmin (em fevereiro eram 29%)
* 13% - Gilberto Kassab do DEM (em fevereiro eram 12%)
* 08% - Paulo Maluf do PP (em fevereiro eram 10%)
* 07% - Luiza Erundina do PSDB (em fevereiro eram 8%)

Margem de erro de 3%, para mais ou para menos, o que deixa Marta e Alckmin virtualmente empatados. (Do Blog do Noblat)

Brasil

Imagem
O futuro da epidemia de dengue

Fernando Gabeira
Durante toda a semana procurei conhecer e oferecer alternativas para a epidemia de dengue que assola o Rio. Falei com autoridades, especialistas, e cheguei à conclusão de que é muito difícil debelar o problema antes do meio de abril. As razões são muitas. A primeira delas é a suposiçao de que todos os que estão em risco podem ser atingidos, asssim chegando-se a um ápice que só tende, em seguida, a cair. A segunda é a expectativa da elevação da temperatura.
Portanto, nesse período nossa tarefa central é evitar mortes e reduzir o sofrimento. Para isso tenho entrado em contato com os representantes de hospitais particulares, em busca, também, de uma contribuição da iniciativa privada, algo perfeitamente realizável num quadro de epidemia.
Leia mais
Imagem

Ficção, pura ficção

Getúlio não faria melhor. Nem Stálin

Sidney Borges
Na semana que passou revi o filme “Uma mente brilhante” que retrata a vida do matemático John Nash, ganhador do premio Nobel em 1994. Nobel de Economia, vale lembrar que o Nobel de Matemática não existe. O criador da láurea tinha razões para não gostar de matemáticos. Sua mulher gostava. Especialmente de um o que acabou prejudicando a categoria. Aquela coisa do Adão ter comido a maçã e eu batucando no teclado em dia de praia. Um dia baterei as botas, é da vida, quando adentrar ao paraíso, ou quem sabe ao inferno, ultimamente estou inadimplente com o dízimo, vou ter uma séria conversa com esse tal de Adão. Será que ele fala português? Não importa, Lula vive ligando para o Bush e nenhum dos dois fala a língua do outro. Apesar de ser autor de trabalhos revolucionários, que tiveram grande influência na área da economia, Nash sofria de um distúrbio compulsivo que o obrigava a buscar padrões em tudo o que o cercava. Bem, eu não tenho uma ment…
Imagem

Dossiê no pé

“Lula e Dilma Rousseff desacreditam-se pateticamente”

Editorial da Folha
Aloprados nunca faltaram ao governo Lula, cumprindo habitualmente a função de assumir a responsabilidade por iniciativas que seus superiores dizem ignorar. O exemplar mais recente dessa espécie é, conforme revelado pela Folha nesta sexta-feira, a principal assessora de Dilma Rousseff na Casa Civil. Seu nome é Erenice Guerra; surge no noticiário por admitir, a interlocutores, que foi sua a ordem de organizar um banco de dados com as despesas sigilosas de Fernando Henrique e Ruth Cardoso no governo anterior.
O alopramento petista já fez coisas piores que esmiuçar, para posterior divulgação, o custo secreto das codornas desossadas que abasteceram a cozinha do Palácio da Alvorada. Erenice Guerra não foi surpreendida com uma mochila repleta de dólares destinada a comprar dossiês contra um candidato oposicionista; nem mesmo revelou os dados bancários de um caseiro a quem interessasse intimidar. Na vasta despensa do desgov…
Imagem

Opinião

Sensação de roubado

Mauro Chaves
Os que acham que se está fazendo muita celeuma em torno dos cartões corporativos, que existem problemas muito mais importantes a serem resolvidos no País do que a briga de oposicionistas com governistas na CPI dos Cartões, que se exagera nas acusações de chantagem por meio de sórdidos dossiês de novos aloprados, ou que é simples mesquinharia a insistente cobrança da quebra de sigilo dos gastos presidenciais, com certeza ainda não descobriram a "sensação de roubado" que acomete o povo brasileiro, depois de se ver tão afanado por agentes do Estado. As vítimas de roubo costumam sofrer uma auto-avaliação de incompetência, negligência e impotência, sentindo-se culpadas por não terem sabido proteger o próprio patrimônio. Bem, em se tratando do eleitorado, essa culpa às vezes se justifica plenamente. Mas o importante é perceber que a "sensação de roubado" rebaixa a auto-estima, que tanto se pretende elevar no povo brasileiro.
O eminente tribu…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 29 / 03 / 2008

Folha de São Paulo
"Dilma diz que dossiê é "banco de dados""
A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse ontem que as informações reveladas sobre gastos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso e da ex-primeira-dama Ruth Cardoso não são um dossiê, mas sim um "banco de dados" e lançou o desafio: "Provem que não é um banco de dados, provem. Não fiquem assacando contra nada". Dilma também afirmou que a imprensa deveria revelar quem vazou os dados relativos ao ex-presidente tucano. "Afirmamos que é um banco de dados e que a quantidade de informações que tem um banco de dados é 20 mil vezes maior do que um dossiê e são essas informações que estão armazenadas na Casa Civil, seja para fornecer para a Comissão Parlamentar de Inquérito, se for pedido e se for decidido sob a responsabilidade de sigilo da CPI, seja para informar o Tribunal de Contas da União", disse a ministra, em entrevista em Delmiro Gouveia (AL). A Folha…
Imagem

Aleluia!

Cuba permite utilização de celulares sem restrições

Por Anthony Boadle
HAVANA (Reuters) - Cuba anunciou na sexta-feira que permitirá aos cubanos, pela primeira vez, usarem os telefones celulares sem qualquer tipo de restrição, na mais recente medida adotada pelo novo presidente do país, Raúl Castro, para aumentar o acesso da população aos bens de consumo.
A ilha caribenha possui a menor taxa de uso de celulares da América Latina, já que o serviço restringia-se basicamente aos estrangeiros e a autoridades do governo.
A estatal cubana Etecsa, que controla o setor de telecomunicações, começaria a fornecer o serviço de telefonia móvel para o público em geral dentro de alguns dias.
"A Etecsa é capaz de oferecer o serviço de celular para a população", afirmou a empresa em um comunicado divulgado pelo jornal Granma, do Partido Comunista do país.
Muitos cubanos desejam há muito tempo ter acesso aos celulares e esperavam que esse fosse um dos primeiros passos adotados por Raúl, que no dia …
Imagem

Aloprâncias

Dilmagate

Kennedy Alencar
Um traço constante do governo Luiz Inácio Lula da Silva tem sido a sua enorme capacidade de tropeçar nas próprias pernas. Possuem DNA petista os fios que detonaram os mais graves casos de corrupção e escândalos políticos desde que o PT chegou ao poder central.
Quando tudo vai bem para Lula, com notícias seguidas de popularidade alta, a oposição precisa apenas esperar que alguém do governo ou do PT resolva dar um tiro no pé. Foi assim com Waldomiro Diniz, José Dirceu, Antonio Palocci, Delúbio Soares...
Agora, o problema apareceu na Casa Civil da poderosa Dilma Rousseff. Por ora, estacionado na secretaria executiva, ocupada por Erenice Guerra, a número 2 de Dilma.
Por mais que o governo negue que tenha feito um dossiê contra adversários, não dá mais para acreditar nisso. É fato que informações secretas sobre o governo FHC foram devidamente documentadas por ordem de pessoa próxima à ministra da Casa Civil. A papelada detalha despesas da ex-primeira-dama Ruth Cardoso …
Imagem

Angra 3. Sim ou Não?

Imagem
Angra 3: por um debate livre de ideologias e dogmatismos

Fonte Nuclear
Em meio a uma nova rodada de audiências públicas sobre Angra 3, o Greenpeace divulgou estudo sobre os custos do empreendimento que não resiste a uma análise técnica mais consistente. Apesar de a entidade afirmar que o trabalho foi realizado pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP), ele é, na verdade, apenas um cálculo projetado por um professor da universidade, em caráter pessoal, a partir de palestra de um engenheiro da Eletronuclear ministrada no instituto, em dezembro. Os dados foram alterados de forma a aumentar o custo final do projeto e visam somente confundir a opinião pública com sensacionalismo e impedir o desenvolvimento da tecnologia nuclear no país.
Auditorias independentes foram feitas nos últimos anos com diferentes empresas e todas confirmaram o orçamento de R$ 7,2 bilhões para concluir o projeto. A última foi realizada em 2007 pela empresa suíça Colenco, a pedido do…
Imagem

Utilidade Pública

Prefeitura realizará audiência pública sobre Santa Casa de Ubatuba

Assessoria de Comunicação – PMU
A Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Saúde, irá promover na próxima quarta-feira, 2 de abril, uma audiência pública sobre a Santa Casa.
A audiência será realizada no auditório da Escola Tancredo, a partir das 19h30.
O objetivo, segundo o secretário de saúde do município, Clingel Frota, é apresentar à população uma prestação de contas sobre o hospital.
Imagem

Editorial

Angra 3. Finalmente o grande dia

Sidney Borges
Não sei precisar o dia, deve ter sido por volta de 15 de fevereiro. Recebi um telefonema da Câmara Municipal a pedido do presidente da casa, vereador Ricardo Cortes. Queriam saber se eu tinha interesse em visitar o complexo nuclear de Angra dos Reis, coisa equivalente a perguntar a um urso:
- Aceita um potinho de mel?
Topei na hora e no dia 27, ao lado de seleto grupo conheci as usinas nucleares tão comentadas, tão temidas, tão desconhecidas. Energia nuclear não é um tema novo para mim, por mais de trinta anos alternei a vida entre jornalismo e magistério e quando professor ensinando Física. Apesar do conhecimento teórico, a visita me impressionou muito e a partir do que vi tomei a resolução de dar o máximo de informações aos meus leitores, a maioria de Ubatuba. Durante um mês publiquei o que saiu na imprensa sobre Angra 3. Coloquei frente a frente defensores e detratores, opiniões baseadas em ciência e algumas não tão embasadas, mas sincer…
Imagem

Chávez

Factóide bolivariano

Da Coluna Painel da Folha
Gravando! Seguranças da Presidência foram advertidos pelos venezuelanos ao tentarem afastar, em Pernambuco, um homem que insistia em abraçar Chávez. Depois, os próprios assessores resgataram o "fã". Tratava-se de membro da comitiva cuja função é posar para fotos manifestando carinho por Chávez.

Nota do Editor - Não é novidade, Chávez copiou de Cauby Peixoto que vestia ternos alinhavados, arrancados pela fãs em meio a choro e gritinhos histéricos. Naquela época o Brasil tinha 60 milhões de habitantes e 18 milhões viviam em cidades. Depois apareceu o beijoqueiro... (Sidney Borgescom informações da Revista do Rádio)
Imagem

Ciência

Estudo revela que ratos têm capacidade de pensar como humanos

Animais conseguiram usar experiência para abstrair regras gerais e conseguir comida. Resultados sugerem que inícios de pensamento abstrato aparecem em animais

Da France Presse
Ratos também têm a capacidade de aprender novas regras e aplicá-las em diferentes situações, uma habilidade considerada, até então, uma prerrogativa da mente humana, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta semana.
E os roedores podem ir além: em artigo publicado numa revista científica britânico, pesquisadores do University College de Londres e da Universidade de Oxford afirmaram que os ratos também possuem a capacidade do pensamento abstrato.
Leia mais

Nota do Editor - Eu sempre desconfiei de meu hamster que passava horas divagando com o olhar perdido no infinito. Nesses momentos ele me parecia absorto em considerações da Metafísica, que tem por objeto todos os seres, mas apenas enquanto são o ser e não enquanto são tais ou quais seres determinados, cuj…
Imagem

Ubatuba em foco

Vereador denuncia irregularidades em Ubatuba

Vereador envia ofício ao Tribunal de Contas com informações de possível superfaturamento e a prática de subempreita em obra da Prefeitura de Ubatuba (SP). Vereadores que apóiam o Prefeito rejeitaram o envio da documentação através de Requerimento

Jairo Quadros
O vereador Edilson Félix (PR) enviou ao Tribunal de Contas de São Paulo, através de ofício, para análise daquele órgão, documentação e informações sobre possível superfaturamento e a prática de subempreita nas obras de construção da Escola Municipal do Horto-Figueira, no período 2005/2006.
Os vereadores que apóiam o prefeito Eduardo Cesar votaram contra o Requerimento na Sessão de Câmara de 26 de fevereiro, impedindo o envio do mesmo ao Tribunal de Contas. O vereador Claudio Gulli (PMDB), requisitou a votação em destaque do Requerimento, que acabou rejeitado pelos seis vereadores da situação.

Declaração do subempreiteiro

Entre os documentos anexados ao Requerimento, há um que aponta a subem…

Angra 3. Sim ou Não?

Imagem
É hoje, não perca

Audiência Pública em Ubatuba

Foi publicado dia 01/02/2008, no Diário Oficial da União (D.O.U.), edital do Ibama informando que, em atendimento à legislação vigente e à solicitação do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de S. Paulo - Consema, promoverá, no dia 28 de março (hoje) em Ubatuba (SP), uma audiência pública relativa ao licenciamento ambiental da Usina Angra 3.

Na oportunidade, serão discutidos o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) da Usina. Cópias dos dois documentos encontram-se à disposição para consulta nos locais publicados no D.O.U. e também no hotsite “Angra 3, um futuro com muito mais energia”, na página da Eletronuclear na Internet (http://www.eletronuclear.gov.br/).

Confira, abaixo, o local e horário da Audiência Pública:

Data: 28/03/08
Horário: A partir das 18h
Local: Cine Passeio - Shopping Passeio Santa Fé (Rua Conceição, 180 - 1º andar - Centro - Ubatuba/SP)

Visita ilustre

Imagem
Carlinhos Almeida em Ubatuba

Sidney Borges
Atendendo o convite do presidente do PT de Ubatuba, Mauricio Moromizato, tomei café ontem à tarde com o deputado estadual do PT, Carlinhos Almeida. Conversamos sobre temas variados, mas ao tocar em um ponto que me é caro e que considero a única forma do Brasil mudar de patamar, a Educação, tive uma surpresa. Fugindo do lugar-comum dos políticos aos quais estamos acostumados, o deputado em poucas palavras diagnosticou o problema e mostrou caminhos para a solução. Foi uma conversa produtiva e agradável que lamentei ter sido curta. Haverá outras. O presidente do PT de Caraguatatuba, João Rocha e o assessor do deputado, Paulo Afonso, também participaram da mesa.
Imagem

Dossiê? Que dossiê?

Secretária-executiva da Casa Civil teria dado ordem para dossiê, diz jornal

Segundo 'Folha de S. Paulo', Erenice Guerra formou grupo para levantar despesas de FHC.Reportagem afirma que ela negou reunião para criação de 'força-tarefa'

Do G1, em São Paulo
Reportagem do jornal “Folha de S. Paulo” desta sexta-feira (28) afirma que a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Alves Guerra, deu ordem para a produção de um dossiê com as despesas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de sua mulher, Ruth Cardoso, e de ministros do governo tucano, a partir de 1998. As denúncias sobre a suposta existência do dossiê com gastos do ex-presidente foram divulgadas na última edição da revista “Veja”. Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Justiça, Tarso Genro, negaram a existência do dossiê.
Segundo o jornal, o documento começou a ser elaborado antes da criação da CPI dos Cartões, que investiga gastos com cartões corporativos do governo federal. O ban…
Imagem

Tudo azul

A dívida interna continua crescendo

Em fevereiro, a dívida pública federal total cresceu 2,6% em relação ao mês anterior, e a dívida mobiliária interna cresceu 3,2%. O crescimento de R$ 38,1 bilhões da dívida interna que representa 92,3% do total da dívida pública mostra claramente as dificuldades do Tesouro para administrar um déficit nominal ainda elevado.
A evolução da dívida externa, que depende muito da flutuação do câmbio e representa apenas 7,67% do total da dívida, não representa grande problema. O maior é o da dívida interna. (Estadão)

Nota do Editor - O Ubatuba Víbora vem alertando para o fato e até micos-leões dourados de áreas quilombolas da Mata Atlântica de tantas ongs já sabem. Dívida de verdade é a interna. A nota acima saiu no editorial de Economia do Estadão. Há alguns dias o presidente Lula comemorou o fim da dívida externa. Atirou na parte visível do iceberg, a platéia aplaudiu, o Titanic finalmente poderia navegar sem riscos. Ledo engano, Lula matou uma das cabeças …
Imagem

Opinião

Onde fica o tempo da democracia?

Washington Novaes
Dois pronunciamentos do presidente da República, na semana passada, levaram a memória a dar um salto de mais de uma década para trás, em busca do que diziam os relatórios sobre o desenvolvimento humano editados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). No primeiro desses pronunciamentos, em Campo Grande (MS), disse o presidente que "é humanamente impossível você governar se não tiver medidas provisórias. Porque o tempo e a agilidade com que as coisas precisam acontecer muitas vezes são mais rápidos do que o tempo das discussões democráticas que são necessárias acontecer no Congresso" (Agência Estado, 19/3). No segundo, em Foz do Iguaçu (PR), disse ele: "Nós estamos olhando com muita cautela porque não queremos que uma crise americana, que não fomos nós que criamos, venha a causar uma crise no Brasil. Estamos olhando todo o tempo com lupa" (Agência Estado, 21/3).
Durante toda a década de 1990, os r…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 28 / 03 / 2008

Folha de São Paulo
"Principal assessora de Dilma montou dossiê contra FHC"
Erenice Guerra, secretária-executiva da Casa Civil, ordenou levantamento de despesas - Partiu da secretária-executiva da Casa Civil, braço direito da ministra Dilma Rousseff, a ordem para a organização de um dossiê com todas as despesas realizadas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, sua mulher Ruth e ministros da gestão tucana a partir de 1998. O banco de dados montado a pedido de Erenice Alves Guerra é paralelo ao Suprim, o sistema oficial de controle de despesas com suprimentos de fundos do governo. O governo nega tratar-se de um dossiê. A interlocutores Erenice se responsabiliza pela decisão de organizar processos de despesas de FHC, isentando a chefe de ter tomado a decisão. Ela é conhecida como "faz-tudo" de Dilma, sendo a funcionária mais próxima da ministra que Luiz Inácio Lula da Silva vê como presidenciável para 2010. Quando o trabalho começou a se…

Aviação

Imagem
David Neeleman segura um modelo do Embraer 195

Embraer fecha contrato de US$ 1,4 bilhão com nova empresa aérea brasileira

Frota da companhia terá 36 jatos EMBRAER 195, podendo chegar a 76 aviões

São José dos Campos, 27 de março de 2008 - A Embraer firmou acordo com a mais nova companhia aérea brasileira, comandada pelo empresário David Neeleman, para a venda de 36 jatos EMBRAER 195. O negócio inclui ainda opções para outras 20 aeronaves e direitos de compra para mais 20. O valor da encomenda, referido a preço de tabela, é de US$ 1,4 bilhão, podendo atingir US$ 3 bilhões caso todas as opções e direitos de compra sejam confirmados.
"Estamos realmente felizes com a perspectiva de ter, em breve, o EMBRAER 195, um avião fabricado no Brasil, voando no Brasil com uma empresa aérea do Brasil", afirmou Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. "Esses jatos, que já são operados e consagrados em 18 países, vão oferecer ao passageiro brasileiro um conforto superior, com m…
Imagem

Cultura

Projeto de Restauro do Sobradão tem nova reunião em abril

Eventos Fundart
No próximo dia 02 de abril, na Fundart, sua diretoria executiva estará reunida com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e com representantes da Palumbo Galvez – Arquitetura & Restauro para ultimar tratativas em torno do fechamento do projeto de restauro do Sobradão do Porto.
Os trabalhos iniciados em abril do ano passado, já foram apreciados pelo IPHAN, que está fechando os cálculos de custos para, a seguir ser enviado ao Ministério da Cultura para ser homologado e habilitado para a captação de recursos visando a execução das obras.
O projeto, bastante minucioso, requereu pesquisa exaustiva para cumprir todos os trâmites exigidos pelo CONDEPHAAT e IPHAN, órgãos estadual e federal, respectivamente. Para concretizar o projeto de restauro, já constante de pormenorizado estudo, reuniões técnicas e levantamentos minuciosos foram realizados durante estes onze meses de trabalho intensivo. (E…
Imagem

Ubatuba

Pérolas, Sementes e Otimismo

Marcio Barbosa Gonçalves
Ubatuba, uma jóia da natureza, simbolicamente poderíamos dizer ser um belo colar de perolas, nossas praias, cachoeiras, trilhas, nosso povo, nossa historia, entre outras maravilhas, como cada peça de um colar, e todas sustentadas por um fio chamado política.
Este fio no decorrer de muitos anos vem se desgastando e com muitos pontos fragilizados, enfraquecendo e desvalorizando esta jóia.
Não podemos deixar que nossas perolas se percam por lhes faltar o fio que lhes mantém a unidade.
Temos hoje que plantar sementes de otimismo e de coragem, para colher amanhã frutos de prosperidade e uma qualidade de vida melhor, pois infalivelmente se estamos sofrendo, é porque estamos colhendo os frutos de escolhas amargas das sementeiras errôneas do passado.
Devemos estar alertas quanto ao momento presente, passamos por diversos problemas e precisamos urgentemente resolve-los, temos que reformar a vida política do município, muitos de nossos atos perant…

Angra 3. Sim ou Não?

Imagem
Licenciamento ambiental de Angra 3, em debate: Angra dos Reis e Paraty discutem o EIA-Rima

Gloria Alvarez
A Eletronuclear, atendendo à convocação do Ibama, participou, nos dias 25 e 26 de março, de duas novas audiências públicas para discutir o licenciamento ambiental da Usina Angra 3. Os dois encontros, realizados respectivamente em Angra dos Reis e Paraty, reuniram cerca de 600 pessoas, que participaram ativamente do debate durante quase seis horas de duração.

As reuniões foram presididas por Valter Muchagata, sub-diretor de Licenciamento Ambiental e coordenador geral de Infra-estrutura e Energia Elétrica do Ibama. A mesa técnica foi composta também por: Luiz Soares, diretor técnico da Eletronuclear; Alexandre Nunes da Rosa, geólogo da MRS Estudos Ambientais (empresa consultora responsável pela elaboração do EIA-Rima); Laércio Vinhas, diretor de radioproteção e segurança nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN); e Ariane Gebel de Alencar, procuradora do Ministério Público…
Imagem

Sumido

Casagrande está internado para se livrar das drogas, informa revista

A edição de abril da revista Placar revela que o ex-jogador e comentarista da Rede Globo foi internado em uma clínica para dependentes de drogas na Grande São Paulo, pouco depois ter sofrido um acidente automobilístico

Da Redação do iG Esportes
SÃO PAULO - Onde está Casagrande, o ex-jogador de Corinthians, São Paulo e Flamengo, mais recentemente comentarista de futebol da Rede Globo de televisão? A resposta: internado em uma clínica para dependente de drogas, na Grande São Paulo, segundo informa a próxima edição da revista Placar, que começa a chegar às bancas do País nesta sexta-feira.
No dia 22 de setembro do ano passado, Walter Casagrande Jr., 44 anos e três filhos, capotou sua Cherokee em uma rua do bairro da Lapa, em São Paulo, e foi internado na UTI do Hospital Albert Einsten. Depois disso, desapareceu da mídia. A reportagem da Placar, assinada pelo jornalista Tarso Araújo, ouviu 16 pessoas ligadas ao ex-atleta par…
Imagem

Falta de pontaria

Piloto holandês erra de aeroporto na Índia e atravessa o país inteiro

Ele não sabia que cidade na Índia tinha acabado de inaugurar um aeroporto novo.Como o velho já estava fechado, ele ficou tentando pousar feito barata tonta

Da France Presse
Um vôo da KLM que saiu da Holanda com destino a Hyderabad, no sul da Índia, "errou o alvo" e atravessou todo o país porque o piloto simplesmente não reconheceu o novo aeroporto da cidade. A confusão ocorreu poucas horas depois do início das operações do Aeroporto Internacional Rajiv Gandhi, em Hyderabad. Ele foi inaugurado à meia-noite do último sábado (22), segundo o jornal indiano "Times". O piloto da KLM, que saiu de Amsterdã, estava tentando aterrissar no antigo aeroporto de Hyderabad, mas foi avisado pelos controladores aéreos de que o local estava fechado. Ele foi então direcionado para o novo aeroporto, mas, confuso, só disse: "O quê?". E voou para Nova Délhi, de onde partiu para Mumbai depois de ter negada a per…
Imagem

Opinião

Ubatuba, eleições 2008

Renato Nunes
Todos querem saber a quem apoiar para dirigir o município nos próximos quatro anos. Será que os mesmos que já se mostraram sem vocação para interpretar o momento histórico que vivemos nos últimos vinte anos, divisor entre o progresso e qualidade de vida ou degradação econômica? Ou os novos pretendentes, cujas propostas se resumem a críticas, embora procedentes, ao que se fez e ao que se faz?
Esse ponto divisor do nosso futuro deve ser mais bem explicado. Queremos dizer que por força de lei federal já existe neste município um programa de governo nascido de demorados debates com a população, aprovado pela Câmara e sancionado pelo Prefeito. Esse programa é lei, a lei municipal número 2892/06, portanto, programa obrigatório desde 2006.
Por meio dele a comunidade terá o mesmo nível de decisões que tem hoje o Executivo e o Legislativo e terá ainda, aí está sua grande força e modernidade, a responsabilidade de formular as políticas públicas para o desenvolvim…

Tecnologia

Imagem
Photoshop grátis no ar!

Do Blog da Sandra Carvalho
O Adobe Photoshop Express, a versão online e gratuita do melhor programa gráfico do mundo, acaba de estrear na web. É beta, mas ninguém diz que é beta.
Em tese, o Photoshop Express está aberto, por enquanto, só para usuários dos Estados Unidos. Mas eu me registrei usando o Vírtua, Vista/Firefox em português e uma conta do Gmail sem problemas.
Se a curva de aprendizado do Photoshop profissional é razoável, no caso do Photoshop Express, voltado para leigos, é inexistente. Não é aqui que se vai brincar com centenas de layers. (Aliás, as camadas estão fora da versão Express). É entrar no site e usar, sem complicar.
Como sempre faz, a Adobe juntou as suas diferentes tecnologias no Photoshop Express. É tudo feito em Flex, para rodar no Flash player 9 com qualquer browser. Para cada usuário estão reservados 2 GB de armazenagem.
Indo ao que mais interessa, que é a edição de fotos: ela oferece os recursos básicos (crop & rotate, auto correct, ex…
Imagem

Acredite se quiser

Lula sai em defesa de "Severino Mensalinho"

Lula ultrapassou, ontem, no Recife, todos os limites da irresponsabilidade durante cerimônia de assinatura de ordem de serviço para a construção de obras financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento. Ao elogiar o ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti (PP), sugeriu que ele perdeu o cargo e foi obrigado a renunciar ao mandato por pressão das "elites paulistas e paranaenses".
Leia mais

Nota do Editor - Essas elites são de amargar, como dizia minha bisavó Ana Borges. Nada mais justo do que Lula defender Severino, pobre nordestino injustiçado. Mas nem todos os paulistas e paranaenses são maus. Há os banqueiros, ricos de alma branca, que jamais manifestaram preconceito contra pretos, judeus, orientais, nordestinos e pobres em geral. Os juros são iguais para todos. Aliás, banqueiros amam Lula, que nasceu pobre, de mãe analfabeta e é nordestino. (Sidney Borges)

Angra 3. Sim ou Não?

Imagem
Panes em usinas aumentam temor pela energia nuclear

Por: Ina Rottscheidt, Jornalista da DW
No ano passado quase aconteceu um segundo "Chernobil" na Suécia. Na Alemanha, a central nuclear de Brunsbüttel foi desligada e, no Japão, um terremoto provocou irradiação. São casos isolados ou cotidianos nas mais de 400 usinas atômicas do mundo?
A usina atômica alemã de Brunsbüttel é uma das mais seguras do mundo. Isso porque está desligada… Ao todo, há 438 plantas nucleares em funcionamento no Planeta, a maioria das quais em países industrializados: 104 nos Estados Unidos, 59 na França e 31 na Rússia. Com 17, a Alemanha tem relativamente poucas usinas.
O problema verificado em Brunsbüttel não foi o único dos casos registrados nos últimos meses que elevaram o temor em relação ao uso da energia nuclear.
No início de Julho de 2007, um forte terremoto causou vazamento de material radioativo numa usina nuclear construída sobre uma falha tectônica no Japão. Ao incidente em Brunsbüttel, seguira…
Imagem

Palavras

Os erros da encrenca

Carlos Brickmann
O escritor Deonísio da Silva, estudioso da Língua portuguesa, autor do excelente De Onde Vêm as Palavras, já em 14ª edição, e colaborador do Observatório da Imprensa, corrige esta coluna: aponta uma série de outras possibilidades para a palavra "encrenca", que o colunista considerava originária do ídiche "ein kranke", uma doença. Diz Deonísio:

"E N C R E N C A: de origem obscura, pode ter vindo da forma arcaica encreo, designando o herege, em geral o judeu, perseguido duramente pela Inquisição. Ser encreo, atualmente grafado incréu, era meter-se em sérias dificuldades, daí o significado para o qual a palavra tomou.

O famoso humorista e homem de televisão Jô Soares, autor do romance O Xangô de Baker Street, descobriu outra explicação para a origem do vocábulo. Estaria numa frase pronunciada por prostitutas alemãs que atuavam na antiga zona de meretrício do Rio de Janeiro no começo deste século. Ich habe ein kranke, elas diziam…
Imagem

Deu na Folha de São Paulo

Dossiê - Agora, governo diz que se preparou para CPI

Ministro José Múcio afirma que manuseio de dados sigilosos sobre FHC foi ação preventiva para eventual pedido do Congresso

Tarso havia dito na segunda que TCU pediu informações sobre gastos da Presidência, mas tribunal contestou essa versão; PF não investigará

Do Blog do Noblat
Em mais um dia sem apontar o responsável pelo vazamento de informações sigilosas contra a oposição, o governo reconheceu ontem que a abertura da CPI dos Cartões foi um dos motivos para que a Casa Civil fizesse o que chama de "atualização" de um banco de dados de acesso restrito com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
O ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) disse que o manuseio dos dados fazia parte de uma ação preventiva da Casa Civil para atender a um futuro pedido das investigações em curso no Congresso. Sem admitir confecção de dossiê, ele alega que o requerimento de criação da CPI dos Cartões estendia as investigações …