Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 16, 2007
Imagem

O "A Semana" explica...

Jornal "A Semana"
Se tudo que o Prefeito fala fosse verdade...

Josias Sabóia - JIJA
Nesta quinta-feira, 21, o prefeito Eduardo Cesar, em entrevista na rádio Gaivota, acusou o site ubaweb.com, ubatubavibora.com e jornal A Semana de só publicarem coisas ruins de nossa cidade. Depois, ele voltou atrás sobre o ubatubavibora.com, que tudo que é publicado, exceto as matérias que a assessoria manda, é só falando mal da cidade.
Eu queria aqui responder para o prefeito - e não para o meu amigo Eduardo, pois na rádio ele falou que estava falando com o dono do jornal e não com o amigo Jija - que, infelizmente, ele não tem lido o jornal. E olha que ele me cobrava toda vez que me encontrava que o jornal fazia muita falta! Está certo que, na época, ele era vereador de oposição e hoje é prefeito.
A nossa diferença dos outros é que cobramos posturas, tanto do prefeito como dos vereadores, e o jornal está aberto para as pessoas tanto elogiarem como cobrarem. Mas como sempre acontece, ninguém gost…
Imagem

Crônica natalina

Em família

Os rubis dos relógios servem para evitar o desgaste de eixos metálicos girando sobre bases também metálicas. A colocação das pedras aumenta a vida útil e encarece as máquinas de medir o tempo. Quem já viu propagandas de antigamente, certamente reparou na ênfase aos rubis. Quanto mais, melhor. Nos anos da década de 1950 o mercado de relógios estava aquecido e logo surgiram imitações. Omega, Cyma, Tissot, Rolex e outras marcas, que não me vêm à cabeça eram vendidas por camelôs. Os clones eram iguais na aparência, mas no interior não havia rubis. Metal atritando em metal gera calor e desgaste. Em pouco tempo a jóia preciosa, comprada a preço de banana, abria o bico, começava a atrasar e o diagnóstico do relojoeiro era definitivo. Não tem conserto esse é um relógio “sistema”, sem rubis. Foi assim que ganhei o “Canhoteiro”, originalmente a tampa de um Omega que o meu avô comprou e jogou fora. Pintei com esmalte de unha e ele se tornou o melhor batedor de faltas da minha curta e v…
Imagem

Rio São Francisco e o Nordeste Setentrional

Transposição e concórdia

Geddel Vieira Lima
Escrevendo às vésperas do Natal e imbuído do espírito reflexivo do Réveillon, vejo 2008 como um ano propício a novas esperanças sobre a questão mais incompreendida de 2007 - o projeto de Interligação de uma pequena parte das águas do rio São Francisco com o Nordeste Setentrional.
As reflexões de fim de ano já me ajudaram a tomar uma importante decisão de Ano Novo: lutar para vencer a desinformação acerca deste que é um dos mais importantes projetos de desenvolvimento sustentado do Semi-árido brasileiro, nossa região mais pobre e desigual.
A greve de fome do bispo de Barra, Dom Luís Flávio Cappio, evidenciou ainda mais a necessidade de melhorarmos a comunicação sobre a obra. Prova disse é a carta de negociação para por fim à greve, assinada pelo religioso e movimentos sociais que o assessoram. A maioria dos oito pontos reivindicados já está sendo cumprida pelo governo, sobretudo no quesito principal da revitalização.
A “elaboração e implementação …
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 22 / 12 / 2007

Folha de São Paulo
"Segurança do Masp é feita por vigilantes improvisados"
Os vigilantes do Masp, o principal do gênero na América Latina, são contratados como orientadores de público, sem nenhuma formação em segurança ou registro na Polícia Federal. Anteontem de madrugada, dois importantes quadros do acervo do Masp, um do espanhol Pablo Picasso e outro do brasileiro Candido Portinari, foram furtados por três ladrões em apenas três minutos, durante a troca de turno dos vigilantes. (...)

O Globo
"Um terço dos vôos atrasa e Jobim diz que caos acabou"
No primeiro dia de funcionamento da nova malha aérea, os principais aeroportos do país tiveram transtornos, filas e, principalmente, atrasos: 29,4% dos vôos atrasaram mais de uma hora e 8,2% foram cancelados. O movimento nos terminais foi grande, por causa da saída para o feriadão de Natal. Mesmo assim, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que a situação está sob controle e que não haverá novo caos …
Imagem

Ubatuba em foco

Esclarecimento ao público ubatubense

Com relação à “absolvição” do Prefeito, referente ao uso de bem público em campanha eleitoral, diga-se “Gil Arantes”, segundo “informe” enviado à imprensa pela Assessoria da PMU, advirto, cuidado. A sentença ainda não transitou em julgado, o MP recorreu para Brasília (TSE).

Charles Medeiros
Vereador

TV Víbora: Opinião

Transposição do Rio São Francisco - Washington Novaes.
O assunto merece um estudo mais profundo, veja o que diz um jornalista da maior competência.

Natal no Ipiranguinha

Convite

A SABI (Associação do Moradores do Ipiranguinha), convida a todos para sua 6ª Festa de Natal. Será neste sábado dia 22 de dezembro, na rua da Cascata, no bairro do Ipiranguinha, com a presença do Papai Noel e da Caravana da Alegria, com a Turma da Mônica, além de brincadeiras, sorteios de brinquedos, pipoca, algodão doce e muita música.

Será imperdível.

Adilson Lopes

O rio do meu país...

Sobre o jejum de dom Luiz, no Painel do Leitor da "Folha"

"Apoio incondicionalmente o gesto do bispo dom Luiz, mas registro minha indignação, porque não seria necessário mais um sacrifício humano de um religioso para defender suas idéias se estivéssemos em um país onde o direito do cidadão, a democracia e as promessas políticas fossem respeitadas.
Infelizmente, isso não aconteceu, porque as promessas feitas ao bispo quando de sua primeira greve de protesto não foram cumpridas pelos governantes.
Por outro lado, talvez o gesto extremo de dom Luiz leve o Brasil a tratar com mais seriedade os seus imensos problemas sociais e ambientais, como é o caso da transposição de águas do São Francisco -em que a falta de debate público e de projetos sérios e interdisciplinares é a causa primeira de impactos negativos a diferentes profundidades no futuro."


Aziz Nacib Ab'Saber
Geógrafo

Rio São Francisco

Carta do deputado Federal Ciro Gomes à atriz Letícia Sabatella publicada no O GLobo

20/12/2007
Letícia, ando meio quieto por estes tempos, mas, ao ver você visitando o bispo em greve de fome no interior da Bahia, pensei que você deveria considerar algumas informações e reflexões. Poderia começar lhe falando de República, democracia, personalismo, messianismo... Mas, sendo você a pessoa especial que é, desnecessário. O projeto de integração de bacias do rio São Francisco aos rios secos do Nordeste setentrional atingiu, depois de muitos debates e alguns aperfeiçoamentos, uma forma em que é possível afirmar que, ao beneficiar 12 milhões de pessoas da região mais pobre do país, não prejudicará rigorosamente nenhuma pessoa, qualquer que seja o ponto de vista que se queira considerar.
Séria e bem intencionada como você é, Letícia, além de grande artista, peço-lhe paciência para ler os seguintes números: o rio São Francisco tem uma vazão média de 3.850 metros cúbicos por segundo (!) e sua vazão…

Detalhes...

O segredo das pesquisas eleitorais

Se alguém tinha dúvidas sobre como as pesquisas eleitorais podem ser manipuladas, uma pequena matéria da “Folha” (que merecia destaque maior) demonstra.
A matéria fala de duas pesquisas do IBOPE sobre as eleições municipais de São Paulo. Em um dos levantamentos, divulgado pela TV Globo, Martha vence por 46% a 35%. Em outro, encomendado pela Associação Comercial de São Paulo (ligada a Kassab) ele vence por 47% a 38%. A diferença entre as pesquisas é de menos de um mês.
Qual o truque? No caso da pesquisa da ACSP, antes de perguntar sobre as intenções de voto, a pesquisa tinha oito questões sobre as obras de Kassab na cidade. Depois de lembrar (ou informar ) o leitor sobre as boas obras, sapecava a pergunta: em quem votaria? (Do Blog do Nassif)

Pássaros

Ligações

Aintoine de Saint-Exupéry sabia da alma humana e gostava de aviões. Também gosto de aviões e aprendo com os escritos dele. Não somos responsáveis por nada ou ninguém, até o momento em que a vida nos joga uma batata quente nas mãos. Os pássaros são parecidos no ar, vêm, vão e a vida continua, até uma família de bem-te-vis escolher a viga da varanda para perpetuar a espécie. Seres vivos trazem uma informação primordial do desconhecido, reprodução. Água de morro abaixo, fogo de morro acima e mulher quando quer... Pobres mulheres, vítimas de preconceito, o chamado das células é a maior das compulsões, irresistível. Nasceu o pimpolho passarinho, feio como a mãe do sarampo, frágil, gritão, despenado. Um belo dia tentou voar e caiu do ninho. Nesse dia comecei a me sentir responsável. A tal da batata quente a que me referi acima. Minha tarefa passou a ser impedir que o pimpolho virasse repasto de cobras e lagartos, digo gaviões, que passaram a rondar o jardim atraídos pelos pedidos de…
Imagem

TV Víbora: A Galinha Magricela

Imagem

Cidade

Feirinha ripe

Ontem fui ver a nova cobertura da feirinha ripe. Pra variar estava chovendo forte, não deu para descer do carro e fotografar. Quem sabe hoje dê. Eu gostei, gostei da cor, gostei da altura, vai de encontro à minha tese de minimizar a interferência na paisagem. Quando do imbróglio da árvore propus um projeto avançado, uma cobertura conversível, moderna, leve, diáfana, bonita, capaz de causar espanto, como deve ser a boa obra arquitetônica. Essa não é tudo isso, mas está anos luz à frente do mastodonte azul. Vou levar minha sobrinha para comprar coisinhas que meninas compram. (Sidney Borges)
Imagem

Fisiologismo

Gelatinoso

Ao comentar a votação da CPMF, o jornal inglês " The Economist" teceu comentários pitorescos sobre o governo Lula:

"Seu governo deu empregos demais para o próprio partido de Lula, o PT, e para o maior aliado, o PMDB, um partido gelatinoso cuja filosofia principal é rastejar em direção ao poder e depois exigir recompensas pelo seu apoio."
Leia na íntegra
Imagem

Andar de cima

Em carta, Diana diz que Charles planejava matá-la

Em trecho inédito de correspondência escrita em 1996, ela diz que objetivo do príncipe era casar-se com babá

Efe, Londres
Uma carta na qual Diana afirmava que o príncipe Charles planejava assassiná-la para se casar com a babá de seus filhos, Tiggy Legge-Bourke, foi divulgada durante o processo judicial que investiga a morte da princesa, num acidente de carro em Paris, em 31 de agosto de 1997. “Esta fase específica de minha vida é a mais perigosa - meu marido está planejando um ‘acidente’ com meu carro, uma falha nos freios e um ferimento grave na cabeça para casar-se com Tiggy”, escreveu a princesa de Gales.
No texto, Diana disse acreditar que Tiggy estaria grávida. “Estou sentada aqui na minha escrivaninha, desejando que alguém me abrace, me encoraje a ter forças e a manter a cabeça erguida”, disse. Charles e Diana casaram-se em 1981 e divorciaram-se em 1996, em meio a rumores de infidelidade de ambas as partes.
A carta, revelada na ínteg…

Natal

Imagem
Imagem
Imagem

Educação

Projeto Ubaturma se despede

Amigos. Foram 4 anos de muuuuito trabalho e aprendizado. Aprendemos a nos respeitar, a nos valorizar e, principalmente, a compartilhar nossas vidas. Realizamos oficinas de animação de bonecos, três espetáculos que, juntos, agregaram mais de 300 participantes entre alunos, professores, pais e responsáveis: "BONECOLÂNDIA - UMA CIDADE ANIMADA", "MEIO AMBIENTE OU O AMBIENTE INTEIRO?" e "À LUZ DO CANDEEIRO", e que foram assistidos por mais de 1.500 pessoas da comunidade. Aos alunos, peço que não fiquem tristes, pois já estou estudando uma forma de darmos continuidade às peças fora do sistema municipal de ensino. Por decisão do Sr. Arnaldo da Silva Alves, secretário de educação de Ubatuba, cumprindo ordens do prefeito, Sr. Eduardo de Souza Cesar, não haverá mais Projeto UBATURMA - Oficinas de Comunicação e Expressão na escola Tancredo ou em qualquer outra. Isso ocorre num momento em que nos aproximamos das eleições e no qual eu me pos…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 21 / 12 / 2007

Folha de São Paulo
"Com pé-de-cabra, grupo furta Masp"
Na madrugada de ontem, ladrões furtaram do Masp (Museu de Arte de São Paulo), com a ajuda de um pé-de-cabra e um macaco hidráulico, os quadros "Retrato de Suzanne Bloch", de Pablo Picasso (1881-1973), e "O Lavrador de Café", de Candido Portinari (1903-1962), avaliados em até R$ 90 milhões e R$ 10 milhões, respectivamente. É o primeiro furto no museu em 60 anos.

O Globo
"Lula diz ter 'ojeriza a pacote' e rejeita medidas pós-CPMF"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que não baixará qualquer pacote de medidas para compensar a perda de R$ 40 bilhões em 2008, com o fim da CPMF. Em café da manhã com jornalistas, Lula foi enfático e disse ter ojeriza à palavra. "O Brasil já foi vítima na história de muitos pacotes que não deram certo. Eu prefiro comprar unidade por unidade". O presidente, no entanto, evitou adiantar que providências adotará e…

TV Víbora: Maluco Beleza

Sessão nostalgia

Minhas músicas inesquecíveis

Chuvas de verão

Fernando Lobo

Podemos ser amigos simplesmente
Coisas do amor nunca mais
Amores do passado no presente
Refletem velhos temas tão banais

Ressentimentos passam com o vento
São coisas de momento
São chuvas de verão
Trazer uma aflição dentro do peito
É dar vida a um defeito
Que se extingue com a razão

Estranhas no meu peito
Estranhas na minha alma
Agora eu tenho calma
Não te desejo mais

Podemos ser amigos simplesmente
Amigos simplesmente nada mais

Santa Casa

Situação do Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba

Em matéria, recentemente veiculada pela mídia eletrônica, sob o título “Cadê o Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba”, deu-se esclarecimento à população de Ubatuba sobre a situação do Conselho Gestor face a uma pretensa suspensão pelo COMUS-UBATUBA e pelo decorrente impedimento imposto aos conselheiros de que acessem a sala do Conselho nas instalações da Santa Casa de Ubatuba, determinado por sua administradora, Mara Cibeli Fragnani.
Para que a população tenha conhecimento da realidade da situação, é importante que se esclareça o seguinte:

O mais importante sobre a situação do Conselho Gestor da Santa Casa de Ubatuba não é se tratar sobre “como” os fatos ocorreram ou a maneira como se deu a pretensa, suposta suspensão do Conselho Gestor, mas o que é realmente importante é questionar a legalidade dessa medida, questionar se o Conselho Municipal de Saúde - COMUS tem autoridade para intervir em um Conselho Gestor de uma entidade privad…

Transposição

Prefiro nordestinos a bispo em jejum, diz Lula

Jeferson Ribeiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na manhã desta quinta-feira que o Estado não cederá na transposição do rio São Francisco, independente de manifestos ou da greve de fome do bispo d. Luiz Flávio Cappio. "É o projeto mais humanitário do meu governo. Entre a greve de fome e os 12 milhões de nordestinos que serão beneficiados pelo projeto, eu fico com os 12 milhões que serão beneficiados", disse durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.
Leia mais
Imagem

Editorial

Falando pelos cotovelos...

O prefeito Eduardo Cesar, em ataque de Luis XIV, confundiu alhos com bugalhos ao misturar administração e cidade. O prefeito não é a cidade, um dia ele não será mais prefeito e Ubatuba continuará sendo Ubatuba, bela e altaneira, apesar das últimas e desastrosas administrações. Viram, estou falando bem da cidade e mal de prefeitos. Em entrevista à rádio comunitária o Prefeito afirmou que ao criticar a administração estou indo contra a cidade. Vamos separar as coisas, eu vivo em Ubatuba, gosto de Ubatuba, cujo prefeito é o senhor Eduardo de Souza Cesar, com quem simpatizo, é um homem educado, mas de quem divirjo em muitas ocasiões. Não do homem, nem poderia, nunca conversamos tempo suficiente para que nascessem conflitos de opinião. Minhas divergências referem-se à condução da cidade. Devo lembrar ao Prefeito que o papel da imprensa não é aplaudir, para isso há o cordão que cada vez aumenta mais, como diz a marchinha carnavalesca. Estranhei as criticas à minha …
Imagem

Jingobel

Boas festas

O Ubatuba Víbora deseja aos leitores um ótimo 2008. Continuem nos prestigiando, temos compromisso apenas com os fatos, contra os quais não há argumentos. Que em 2008 a consciência do Universo ilumine os eleitores. Precisamos varrer a mentira sistemática da vida de Ubatuba. Feliz Natal.

Sidney Borges
Ubatuba Víbora
Imagem

Boa idéia

Prefeitura implanta sistema de adoção de animais pela Internet

Depois de escolhido, é só ir ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para interagir com o bichinho e levá-lo para a casa, ou então, escolher outro

Para quem tem interesse em adotar um animalzinho de estimação, a Prefeitura de Ubatuba está disponibilizando um sistema de adoção on line. Os interessados podem escolher o cão ou gato pela Internet, no site da prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br). Neste endereço, o futuro dono poderá visualizar fotos, saber detalhes sobre as características do animal e imprimir uma ficha de adoção. Depois, é só ir ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para interagir com o bichinho e levá-lo para a casa, ou então, escolher outro.
Todos os animais são vermifugados e recebem a garantia de castração gratuita pela Unidade Móvel de Esterilização de Cães e Gatos da Prefeitura de Ubatuba. O animal escolhido deve ser buscado no CCZ, das 9 às 17h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, ligue 3832…
Imagem

Pois é, pra quê?

Imagem
GM apresenta seu carro mais rápido

Segundo a empresa, o Corvette ZR1 é o mais poderoso veículo já produzido por ela. Espera-se que o veículo seja o primeiro modelo a ultrapassar os 320 km/h. (Do Portal G1)

Nota do Editor - Bom para subir a Rua Augusta a 0,32 km/h. Bestial, como dizem os portugueses. (Sidney Borges)
Imagem

São Francisco

Transposição

Acabou a greve de fome do Bispo. O governo agiu certo, não cedeu à chantagem. Esse é um ponto, mas quanto à obra há opiniões divergentes. Alguns falam em comprometimento na geração de energia. O governo contra ataca dizendo que a qualquer instante poderá parar o bombeamento. A transposição consiste em bombear parte das águas do São Francisco para as bacias hidrográficas dos estados nordestinos, cujos rios não são permanentes e impedem que a agricultura se desenvolva. Os defensores da obra dizem que com apenas três por cento do volume o deserto vira oásis. A obra não é cara e se não der certo não compromete a lavoura. Torço para que funcione, torço para que o Nordeste se desenvolva e termine o êxodo de seu povo rumo à semi-escravidão no Sul. A seca precisa ser domada, controlada. Por enquanto é o instrumento de manobra que resta ao vetusto coronelato patrimonialista que só atrasa o país. (Sidney Borges)

Nota - Patrimonialismo é a substantivação de um termo de origem adjetiva…
Imagem

Políticos

Pimenta na cabeça

Se a política fosse a arte da memória, Paulo Maluf seria campeão e André Franco Montoro lanterninha. Ao contrário do líder do PPB, capaz de recordar nomes e datas com impressionante precisão, Franco Montoro, fundador do PSDB, sempre errava datas, trocava as bolas, misturava nomes e colecionava antipatias. Uma delas foi a do ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga, no governo FHC. Ele ficou uma arara quando, certa vez, Montoro o saudou:- Meu caro deputado Pimenta do Reino... (Cláudio Humberto)
Imagem

Acidente

Caixa-preta indica que Learjet caiu por falha no abastecimento

Diálogos mostram que pilotos perceberam tarde demais o desequilíbrio no volume de combustível nos tanques

A transcrição dos diálogos da caixa-preta do Learjet 35, que caiu sobre casas nas imediações do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, matando 8 pessoas, em 4 de novembro, sugere que o acidente foi motivado por um desequilíbrio na quantidade de combustível dentro dos tanques. Embora ainda não descartem outras linhas de investigação, peritos da Aeronáutica estão empenhados em reconstituir as últimas horas do jato em vôo e no solo. O objetivo é verificar se a possível falha ocorreu durante o abastecimento ou se houve pane nas bombas que transferem querosene de uma asa para outra.
Leia mais
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 20 / 12 / 2007

Folha de São Paulo
"STF libera obras no São Francisco"
O STF negou, por 6 votos a 3, um pedido do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, de paralisação das obras de transposição do rio São Francisco. A maioria dos ministros disse que o governo cumpre satisfatoriamente os requisitos para realização da obra e que o Judiciário não pode interferir na escolha e na definição de políticas públicas.

O Globo
"PF desmonta quadrilha que armava 12 favelas"
A Polícia Federal desarticulou ontem uma quadrilha que fornecia armas e munição a traficantes de drogas de 12 favelas do Rio, entre elas o Complexo do Alemão, o conjunto de comunidades que oferece maior resistência armada às ações da polícia. Entre os seis presos, há dois atiradores esportivos credenciados pelo Exército, um deles escrivão aposentado da Polícia Federal, que trabalhou durante anos na Delegacia de Repressão a Entorpecentes. Eles tinham autorização para fazer recargas da mu…

TV Víbora: O barquinho

Colégio Objetivo

Imagem
Formandos do Colegial, 2007. Jantar no restaurante Oásis. O Ubatuba Víbora dá parabéns e deseja felicidade a todos. Força aí moçada, o futuro é de vocês. (Sidney Borges)

Se a moda pega...

Justiça Eleitoral cassa mandato de "infiel"

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) cassou na noite de ontem, por unanimidade, o mandato do vereador Lourival Pereira de Oliveira (PV), do município de Buritis.
É o primeiro caso de cassação por infidelidade partidária. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em outubro deste ano que o mandato pertence ao partido e não ao parlamentar.
O vereador foi eleito pelo PSDB. Durante o mandato, pulou para o PPS, voltou para o PSDB e, em setembro último, filiou-se ao PV.
A Câmara de Vereadores de Buritis tem 10 dias para empossar o suplente.
Cabe recurso da decisão, mas o vereador cassado terá que aguardar o trâmite do processo fora do cargo. (Do Blog do Noblat)

Nota do Editor - Ainda bem que Rondônia é longe. (Sidney Borges)
Imagem

Ubatubenses (D'après Joyce em Dublinenses)

Manhã chuvosa

Um dia eu conversava com um amigo sobre a inconveniência da dupla jornada para os cofres públicos, me empolguei e, suponho, falei demais. Por um breve instante senti que tinha tocado em nervo exposto. Ele contra atacou: escrever é fácil. Eu não estava escrevendo, estava falando, mas ele repetiu: é fácil ficar escrevendo, fazer é difícil. Eu ia perguntar: fazer o quê? Deixei pra lá. Há tantos fazeres possíveis, não cabia a pergunta, seria impertinência de minha parte. Na nobre arte do boxe há golpes estranhos, de efeito retardado, geralmente no fígado. Na hora nada acontece. Instantes depois o lutador desaba como se tivesse sido picado pela mamba negra. Escrever é fácil ecoava em minha cabeça. Só vim a sentir a intensidade do hook quando escolhia o sorvete. Chocolate light ou coco? Que encruzilhada, a vida é cheia de armadilhas. Como alguém pode dizer que escrever é fácil? Ao pensar na possibilidade minha cabeça rodou, comecei a me sentir fraco, a suar frio. Entrei em quas…

Fim da polêmica

Imagem
Island Escape em 10 de janeiro. Onde? Em Angra/Ilha Grande

O Ubatuba Víbora tem um lema: "parceria com os fatos". Quando saiu a notícia da vinda do Island Escape, em nota da ACIU, procurei na Internet a confirmação. Quero deixar claro, reiterar, que a intenção deste Blog é informar. Interpretações ficam por conta dos leitores. Quando o Blog opina o faz em editorial. A Internet exibia (e exibe) uma discrepância, o site da empresa operadora do navio não confirma a parada em Ubatuba, o comunicado da ACIU afirma que isso ocorrerá em 10 de janeiro próximo. Depois de muitas tentativas conseguimos nos comunicar com a assessora de imprensa da empresa Island Cruises, Ellen Bileski, que enviou o e-mail abaixo, que tira qualquer dúvida sobre o dia 10 de janeiro. Desta vez é oficial. O navio estará em Angra/Ilha Grande e ponto final. (Sidney Borges)


Caro Sidney,

comunicamos que a Island Cruises tem um acordo com a prefeitura de Ubatuba para uma parada experimental do navio Island Escape n…
Imagem

Angra 3

Comunicado

Ontem, dia 18 de dezembro, na plenária do Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA-SP, o ambientalista Beto Francine, a pedido das entidades ambientalistas de Ubatuba e do Litoral Norte e também por deliberação do Conselho Consultivo do Mosaico da Bocaina, solicitou e obteve aprovação por unanimidade, que o CONSEMA oficialize ao IBAMA o pedido de uma Audiência Pública sobre Angra 3, na cidade de Ubatuba, antes da expedição de qualquer licença ambiental.
Tal solicitação se dá pelo fato que o IBAMA, não realizou qualquer AP na área de influência do empreendimento, em especial na cidade de Ubatuba, não esclarecendo, tampouco ouvido a comunidade deste local.
Resta saber agora se o IBAMA, que vem seguindo a orientação do governo Federal e atropelando diversos licenciamentos em nome do PAC, se dignará a ouvir e atender mais este clamor popular.

Beto Francine
Conselheiro do CONSEMA
Imagem

Conheceu, papudo?

Juíza enquadra deputado acusado no Caso Mensalão

Acabou em rolo, e rolo feio, o interrogatório na 10a. Vara da Justiça Federal, em Brasília, do deputado Paulo Rocha (PT-PA), um dos 40 acusados do Caso do Mensalão.
Em certo momento, o procurador da República José Alfredo de Paula Silva, representante do Ministério Público, perguntou a Rocha se ele não achara estranho o fato de um publicitário, no caso o mineiro Marcos Valério, ter repassado dinheiro para que o PT do Pará pagasse dívidas de campanha.
- Quem está dizendo isso é você - respondeu, nervoso, Rocha, e pôs o dedo indicador da mão direita na frente do rosto do procurador.
- O senhor não me aponte o dedo. Isso aqui não é a Câmara dos Deputados - retrucou o procurador em voz alta.
Os dois estavam sentados frente a frente.
Aí foi a vez da juíza Maria de Fátima Costa, titular da Vara, intervir aos berros:
- O senhor não vai bagunçar a minha audiência. Aqui não é a Câmara dos Deputados. Você chegou aqui com uma carinha de coitadinho, de hu…
Imagem

Fim de ano

“Alegria natalina”

Corsino Aliste Mezquita
Consciência tranqüila, em paz interior e com a circunstância, não há político corrupto, violento e intempestivo que faça perder a alegria de viver e de haver cumprido o dever,
aos que escolheram os caminhos da paz e da verdade para bem viver. Os homens bons sabem que a calúnia não maculará o que apregoa a verdade sincera e a realidade palpitante.
Com essa verdade sincera e a título de desagravo, pelos insultos e calúnias recebidos, publicamos o cartão de Natal com que encerramos as atividades, na Secretaria Municipal de Educação, no quadriênio 2001 – 2004.

“TROVAS POÉTICAS”
“Quatro anos caminhando”

Quatro anos caminhando,
Fizemos o caminho ao andar,
Administramos o ótimo, o bom,
O ruim e o regular.

Caminhamos distribuindo:
Compreensão, diversidade, amor,
Pluralidade, afeto, carinho,
Honestidade e paz.

Caminhamos semeando:
Conhecimento, cultura, ciência,
Sabedoria, alegria, conforto,
Alimento e bem-estar.

Milhares acompanharam esse nosso caminhar,
Que ao final de…
Imagem