Postagens

Mostrando postagens de Abril 11, 2010
Imagem

Ubatuba

Turbulência no Legislativo

Sidney Borges
A sucessão da mesa do Legislativo está enfrentando turbulência mesmo sem ter começado. O mandato do atual presidente termina no final do ano. Para evitar atropelos de última hora a escolha da futura mesa foi proposta para o mês de junho. O projeto deveria ter sido colocado em pauta. Surprendentemente não foi. Como não houve explicação satisfatória, deu bate-boca pesado. O vereador que tem apelido de ave aquática não gostou. Quando a ave não gosta a Câmara balança.

O balanço se acentuou quando o vereador Rogério Frediani, do PSDB, entrou na Justiça pedindo o afastamento do presidente da Câmara, Dr. Ricardo Cortes, do Diretor Geral e de um Procurador. O motivo seria o Procurador estar advogando contra a Prefeitura e atuar no Fórum em causas particulares. Tudo isso em horário em que deveria estar à disposição da Câmara. Pelo fato de ter conhecimento das irregularidades e não tomar providências, Dr. Ricardo e o Diretor seriam coniventes. Consultado po…

Vulcão

Imagem
Eyjafjallajokull
Sidney Borges Tente pronunciar a palavra que dá título a este post. Lendo letra por letra, como fazia quando era criança, acabei conseguindo. Não foi fácil. É o nome da geleira que abriga o vulcão que colocou no chão boa parte da aviação da Europa. A coisa está feia, existe a possibilidade de que outro vulcão entre em atividade. O pesadelo pode durar meses. Para quem quiser saber mais recomendo o site do canal Discovery. Lá existe a reconstituição de um caso marcante. Ao atravessar uma nuvem vulcânica um Boeing 747 teve os 4 motores parados. A duras penas a tripulação conseguiu religá-los e pousar em segurança. Os motores ficaram imprestáveis e tiveram de ser substituídos. Partículas expelidas por vulcões solidificam-se em contato com o ar, formando uma poeira altamante abrasiva que destrói motores de aviões e adere aos pulmões, sufocando quem as respira.
Twitter 

Ubatuba em Foco

Imagem
Aos vereadores de Ubatuba
José Luiz Moura Brasil
Protocolo 000250/014/10 de 06/04/2010
Sr Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Conselheiro Fulvio Julião Biazzi
JOSÉ LUIZ MOURA BRASIL, brasileiro, casado, portador da cédula de identidade RG nº 277.811 COMAER, regularmente inscrito no CPF/MF sob o nº 396.817.427-53, proprietário de imóvel situado á Rua Silvio Cunha Bueno, 142, apto 03 – Parais Grande - Ubatuba domiciliado à Rua Oscar de Almeida, 55 Jardim Rony, Guaratinguetá/SP, vem respeitosamente ante a V. Exa. Solicitar que durante a auditoria das contas de 2009, da Prefeitura de Ubatuba seja analisada falta de conclusão de obra de reurbanização da orla da Praia grande que consta o valor de R$ 1.469,151,00
Segue fotos do local Janeiro de 2010
Guaratinguetá, 23 de março de 2010
José Luiz Moura Brasil RG 277.811 COMAER
Sr Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Conselheiro Edgar Camargo Rodrigues
JOSÉ LUIZ MOURA BRASIL, brasileiro, casado, Suplente de Vereador à …
Imagem

Deu na Folha

Serra mantém dianteira sobre Dilma, diz Datafolha

da Reportagem Local
Pesquisa Datafolha mostra José Serra (PSDB) com 38% das intenções de voto ante 28% de Dilma Rousseff (PT). É a primeira enquete após o lançamento da candidatura tucana, no sábado passado. No fim de março, Serra e Dilma tinham, respectivamente, 36% e 27%.

Pela primeira vez Marina Silva (PV) aparece numericamente na frente de Ciro Gomes (PSB), embora do ponto de vista estatístico ambos estejam empatados.
Leia mais

Nota do Editor - Vai começar mais uma pugna-binária no estilo Fla-Flu, ou para quem não gosta do esporte bretão, Marlene-Emilinha. Dois pesos-pesados da pesquisa eleitoral disputam o título de Mãe Dinah do momento. Datafolha versus Sensus. Ambos vão tentar influenciar meu voto. Não é esse o papel dos institutos de pesquisa? Se não é, parece. Dizem por aí que o Datafolha é Serra e o Sensus é Dilma. Tenho certeza disso, mas finjo ser bobo. Quero ser um mico de cavalinhos se na semana que vem não aparecer uma pesqu…
Imagem

Mistério

Carta-aberta sobre a morte de Celso Daniel

Do Blog do Noblat (original aqui)
Se vivo fosse, o ex-prefeito Celso Daniel (PT), de Sandré, assassinado em 2002, teria completado, ontem, 59 anos de idade.

Bruno Daniel, irmão dele, e sua mulher, Marilena Nakano, refugiados na França, escreveram a carta-aberta abaixo.

Depois de denunciar que ele e sua família eram seguidos e ameaçados, Bruno, a mulher e os três filhos saíram do Brasil para a França em 2006.

No final de março deste ano, o governo francês concedeu oficialmente a condição de asilados políticos a todos eles.

Bruno e Marilena publicaram no Diário de São Paulo a carta-aberta que segue aqui:

"Neste dia em que Celso Daniel completaria 59 anos, nossa maneira de homenageá-lo é seguir no nosso combate na busca da elucidação de seu assassinato e punição de culpados, porque mesmo que novos acontecimentos nos animem, sabemos que eles ainda não são suficientes e que há um longo caminho a percorrer.

O desvendamento das razões do assassinato de…
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Opinião

Só uma gincana diplomática

Editorial do Estadão
Sobraram palavras e faltou conteúdo econômico e político nos comunicados e acordos firmados em Brasília, numa gincana diplomática, pelos chefes de governo do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) e do Ibas (Índia, Brasil e África do Sul). Foi preciso comprimir os dois eventos na quinta-feira, porque o presidente chinês, Hu Jintao, teve de antecipar a volta a Pequim por causa do terremoto em seu país. O presidente Lula, como se previa, foi quem mais demonstrou entusiasmo em relação aos dois encontros. A consequência prática mais importante da conferência do Ibas foi um acordo para o lançamento de dois satélites de estudo climático. A declaração dos governantes do Bric não foi além de generalidades sobre o papel do Grupo dos 20 (G-20) e a ordem global em transformação.

A papelada mais extensa foi dedicada a um Plano de Ação Conjunta de brasileiros e chineses para o período 2010-2014. O plano inclui, entre outras ideias criativas, a "promo…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 17 / 04 / 2010

Folha de São Paulo
"Serra mantém dianteira sobre Dilma"

Datafolha mostra Marina à frente de Ciro pela 1ª vez, mas diferença entre os 2 está dentro da margem de erro

Pesquisa Datafolha realizada nos dias 15 e 16 mostrou José Serra (PSDB) com 38% das intenções de voto entre 28% de Dilma Rousseff (PT). É a primeira enquete após o lançamento da candidatura tucana, no sábado passado. No fim de março, Serra e Dilma tinham, respectivamente, 36% e 27%. A oscilação está dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais. Pela primeira vez Ciro Gomes (PSB) aparece numericamente atrás de Marina Silva (PV), embora do ponto de vista estatístico ambos estejam empatados. Quando Ciro Gomes não figura no quadro de candidatos – há ainda dúvidas se o PSB vai lançá-lo oficialmente-, a diferença entre Serra e Dilma se alarga um pouco. O tucano fica com 42% ante 30% da petista. Marina Silva vai a 12%. A avaliação de Luiz Inácio Lula da Silva continuou a melhor entre os presid…
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Idas e vindas

Estados Unidos do bem e
Estados Unidos do mal

Sidney Borges
Os Estados Unidos têm características de Dr Jekyll e Mr Hyde. O monstro aparece quando a nação do norte, ou como preferem alguns, o Império, faz acordos com a Colômbia e lá mantém bases militares.

Affe! Que perigo! Chávez quase morreu de urticária.

O médico desponta no instante em que bases americanas são instaladas no Brasil, com apoio de Lula e dos demais dirigentes de alto coturno do PT.

Affe! Que maravilha! Chávez ficou mudo de espanto.

Lula é meu ídolo, fala uma coisa, faz outra e dá certo. Base americana no Brasil, cruz credo, no meu tempo de USP seria intolerável. Abaixo o acordo MEC-USAID, fora com o decreto 477, "go home" Rockfeller.

Definitivamente os tempos mudaram.

Twitter

Shoper

Imagem
Fica para a próxima estação
Ricardo Pimentel Outono. Bastava chegar a primavera que a gente tinha encontro previamente agendado. Depois, quem sabe no verão. Tudo ia depender dos resultados eleitorais deste ano. Se a fatura fosse liquidada logo no primeiro turno a gente já se via em outubro, caso contrário somente após a segunda quinzena de novembro. E ainda, tendo resultado positivo haveria negociação para uma bonificação de campanha com o mês de janeiro inteirinho em Ubatuba.
Mas a vida é uma verdadeira caixinha de surpresas. A vida é uma fina linha tênue que desafia o outro lado da existência. O seu ciclo é fatal, infalível. Foi assim com o meu amigo Shoper que nesta semana saltou rumo ao desconhecido. E assim, deixando para trás todos os planos. Partiu na madrugada de terça-feira quando foi acomedido por um infarto fulminante.
Roberto Nunez de Lima, este é o seu nome de batismo. Iria completar seus 57 anos na próxima semana. Um dia, revelou que ganhou o apelido de Shoper ainda em crian…
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Futebol não aliena

Juca Kfouri: Calor do jogo não justifica ofensa racista

da Reportagem Local
Quem é capaz de cuspir em outro homem é perfeitamente capaz de ser racista, diz Juca Kfouri, colunista da Folha. Ontem, o zagueiro Manoel, do Atlético-PR disse ter sido chamado de "macaco" pelo palmeirense Danilo, de quem levou uma cusparada no jogo válido pela Copa do Brasil.

Para Kfouri, o que mais incrimina o jogador Danilo é até menos "a estupidez de chamar alguém de macaco", mas o fato de ele também ter cuspido. Segundo o colunista, muitas vezes às vezes as ofensas que são ditas em um jogo de futebol entram por um ouvido e saem pelo outro.
Leia mais

Nota do Editor - Está na hora da humanidade assumir a macaquice. Somos todos macacos, brancos, amarelos e negros. Cuspir não, macaco fino não faz isso, comportamento de Lhama. Sou contra. (Sidney Borges)

Twitter
Imagem

Papo do Editor

Eu e a TV Câmara

Sidney Borges
Há dois anos fui convidado pelo Dr. Ricardo Cortes para fazer o projeto da TV Câmara. Gostei do convite e comecei a trabalhar. É um ideal que acalento há muito tempo. Imaginei criar campanhas educativas no estilo do "Sugismundo", da TV Cultura, discutir temas relevantes da região, encenar peças teatrais com alunos da rede pública. E dar opção aos jovens de aprender uma nova profissão. Televisão precisa de muita gente trabalhando. Ubatuba não é pródiga em oportunidades.

Eu jamais quis um emprego público. Em 2005, em conversa sobre a Fundart com o assessor de governo, Maurinho, me foi oferecida uma colocação. Agradeci e disse que não queria. Semanas depois houve o triste episódio da árvore em que ambos perdemos a cabeça, contingência da vida, águas passadas.

A televisão não aconteceu, não sei o porquê, mas respeito a decisão. A Câmara presidida pelo Dr. Ricardo Cortes houve por bem seguir outros caminhos. Nossa relação continua cordial.

Há duas semana…
Imagem

Coluna do Celsinho

Santa fria

Celso de Almeida Jr.
Nada mais perigoso do que um arroubo juvenil.

Assumir compromissos que julgamos dar conta, para depois perceber que o fardo estava além de nossas possibilidades.

Tudo indica que esse é o doloroso resultado da “intervenção” da prefeitura na Santa Casa.

Lembro como foi esquisita a tomada do controle, valendo-se de uma postura que - querendo ou não - lançou dúvida sobre a competência dos gestores da época.

Quem acompanhou a história de nosso único hospital sabe que, na grande maioria das vezes, tivemos provedores e administradores abnegados, realmente dedicados à causa pública, que sofreram na busca do difícil equilíbrio das contas.

Por isso, pairou a incerteza sobre a decisão da prefeitura de assumir a responsabilidade administrativa.

A questão era falta de gestão ou falta de dinheiro?

Estávamos optando pela melhor alternativa?

A dúvida aumentou quando, na sequência, iniciou-se uma série de demissões, atingindo profissionais com muitos anos de vínculo, revelando ce…
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Opinião

A deslealdade da base

Editorial do Estadão
Para o bem ou para o mal, existem limites à capacidade dos governos de fazer o Legislativo dançar conforme a sua música. Isso vale até para o presidente Lula, que fabricou a opulenta coalizão partidária graças à qual detém a maior base parlamentar já registrada na história da democracia brasileira. Os métodos de que ele se valeu para tanto são notórios, assim como as circunstâncias que mais adiante contribuiriam para calcificar o adesismo dos políticos, entre eles não poucos beneficiários do mensalão, ao governante premiado com índices astronômicos de popularidade.

O presidente pode muito, mas não pode tudo. Não pode, por exemplo, impedir os aliados de se entregar aos cálculos de conveniência dos quais dependem, mais do que das benesses do Planalto, as suas expectativas de uma vida política longeva e próspera. Esses cálculos, evidentemente, são de natureza eleitoral. As decisões envolvem a construção de posições de poder nos aparelhos partidário…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 16 / 04 / 2010

Folha de São Paulo
"Fumaça de vulcão para voos na Europa"

Erupção na Islândia causa maior interrupção de tráfego aéreo desde o 11 de Setembro; transtorno afeta Brasil

Gigantescas colunas de fumaça e cinzas expelidas por um vulcão em erupção na Islândia causaram o fechamento do espaço aéreo de ao menos sete países europeus. O vulcão, localizado sob uma geleira, lançou nuvem de cinzas de até 11 km. Além de afetar a visibilidade nos voos, essas partículas podem danificar as aeronaves. O cancelamento de voos gerou a maior interrupção de tráfego aéreo desde o 11 de Setembro na Europa; cerca de 4.000 dos 20 mil voos diários foram suspensos. As principais companhias aéreas que operam trechos entre o Brasil e a Europa também cancelaram decolagens previstas para ontem e para a manhã de hoje. Empresas ofereceram a remarcação de passagens sem custos. A Agência Nacional de Aviação Civil recomenda aos viajantes checar os voos nos próximos dias. É difícil prever qu…

Rumo à Libertadores

Imagem
Lá vai o Corinthians...
Twitter

Meteorologia

Chuva Capital

Sidney Borges
Primeiro foi em São Paulo. Choveu, choveu e quando parecia que a chuva ia dar trégua começou a chover mais forte. Alguns mais afoitos puseram a culpa no Serra e no Kassab. Choveu tanto que cheguei a ressuscitar o Amphicar dos anos 60, solução para ruas e avenidas alagadas.

Terminado o dilúvio paulistano o céu despencou sobre as cabeças dos cariocas, causando mortes e devastação, principalmente nos morros. A ocupação de áreas de risco representa um dos maiores problemas urbanísticos do Brasil. As cidades estão inchadas, não cresceram uniformemente, foram ocupadas em função das distorções da economia tupiniquim. Quem chegou sem recursos instalou-se onde conseguiu espaço e nem sempre levou em conta a geologia e o impacto das variações meteorológicas. É fácil pôr a culpa nos governantes do momento, mas se eles têm passivo a acertar este deve ser dividida com seus antecessores. No Rio de Janeiro não há tucanos a culpar, então culpe-se a providência.

Agora parece te…
Imagem

Sociedade

Os estupradores devem ser castrados?

Marcos Guterman (original aqui)
O caso do estupro de uma menina em Pernambuco, que gerou enorme comoção nacional por causa da posição do arcebispo local a respeito do aborto, provocou também a discussão sobre o crime em si. Como a sociedade deveria lidar com um criminoso capaz de violentar sexualmente uma criança?

Há quem defenda a castração.

O caso do tcheco “Pavel” (nome fictício), relatado pelo New York Times, é pertinente. Ele conta que, depois de assistir a um filme de Bruce Lee, sentiu um desejo sexual incontrolável e assassinou um vizinho de 12 anos. Passou sete anos preso e cinco num hospital psiquiátrico. Foi quando ele pediu para ter seus testículos retirados – e foi atendido. Ele diz que a cirurgia foi como tirar a gasolina de um carro programado para bater. Agora, só quer saber de relacionamentos românticos e trabalha como jardineiro para uma instituição de caridade.

Na República Tcheca, único país europeu a permitir a castração de estuprado…

Arte

Imagem
Piet Mondrian
Sidney Borges O centenário arquiteto Oscar Niemeyer disse um dia que a arquitetura deve causar espanto. Tomo a liberdade de estender o raciocínio do mestre às artes plásticas. Há muito tempo, enquanto me dedicava a estudar Delacroix e Gericault para um trabalho escolar tive o primeiro contato com Mondrian e, confesso, fiquei espantado. Foi uma autêntica descoberta, compreendi então o que significa síntese e entendi a profundidade da afirmativa "less is more". Para saber mais sobre Mondrian, clique aqui.
Twitter

Deu na Folha

Imagem
Fumaça vinda de vulcão na Islândia afeta tráfego aéreo em países da Europa e força cancelamento de voos
Fumaça de vulcão força fechamento do espaço aéreo britânico até amanhã
Folha Online O espaço aéreo britânico permanecerá fechado pelo menos até às 7h desta sexta-feira (3h no horário de Brasília), proibindo todos os voos de circularem no país, devido ao risco imposto pela nuvem de fumaça liberada por um vulcão na Islândia. A fumaça obrigou ainda outros países europeus a fechar seus espaços aéreos, como Holanda, Noruega, Dinamarca e Suécia, diante do risco de pane nas turbinas das aeronaves em pleno voo.
Entenda os perigos de voar em nuvens de cinzas vulcânicas
O Serviço de Controle do Tráfego Aéreo Nacional (Nats, na sigla em inglês) adotou a medida após constatar que os ventos seguem do vulcão, na geleira Eyjafjallajokull, na Islândia, que entrou em erupção nesta quarta-feira, em direção ao Reino Unido.

"A fumaça vulcânica agora se espalhou pelo Reino Unido e continua viajando ao su…
Imagem

Deu em O Globo

Irã perto da bomba atômica

EUA preveem que país poderá enriquecer em um ano material para arma nuclear

De Fernando Eichenberg (original aqui)
O Irã teria condições de produzir urânio altamente enriquecido para uma bomba nuclear no prazo de um ano. A declaração foi feita ontem pelo tenente-general Ronald Burguess, diretor da Agência de Inteligência de Defesa dos Estados Unidos, durante uma audiência na comissão de armamento do Senado sobre a ameaça nuclear iraniana.

Os serviços de inteligência sustentam suas previsões na capacidade das novas centrífugas nucleares do Irã de produzir urânio altamente enriquecido e em maior velocidade.

Em seu testemunho aos senadores, o general James Cartwright, o segundo na hierarquia do Estado-Maior das Forças Armadas, acrescentou, no entanto, que seriam necessários mais três ou cinco anos para que a bomba pudesse ser utilizada.

No depoimento aos senadores, foi revelada também a preocupação da inteligência com um programa de míssil intercontinental que estari…
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Opinião

O risco da bomba do terror

Editorial do Estadão
Só não se pode dizer que a questão das sanções ao Irã roubou a cena da Cúpula de Segurança Nuclear, que na segunda e terça-feira reuniu em Washington dirigentes e outros representantes de 47 países, porque o próprio promotor do evento, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se valeu dele para insistir na "rápida e agressiva" adoção, pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, de uma nova bateria de penalidades contra o governo iraniano por suas recorrentes transgressões do Tratado de Não-Proliferação (TNP). Mas Obama foi mais bem-sucedido na conferência em si ? o maior encontro de líderes estrangeiros em solo americano desde aquele que criou a ONU, em 1945 ? do que nas suas exortações sobre o Irã.

O principal obstáculo às sanções, como se sabe, é a China. Um dos 5 membros do Conselho de Segurança com poder de veto, o país compra de Teerã 12% dos seus suprimentos de petróleo e gás ? e não está especialmente ansioso em pav…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 15 / 04 / 2010

Folha de São Paulo
"Terremoto mata 589 e fere 10 mil na China"

Cidade mais afetada teve 85% das casas destruídas; frio afeta resgate

Ao menos 589 pessoas morreram e 10 mil ficaram feridas no terremoto da Província de Qinghai, noroeste chinês, vizinho ao Tibete. O tremor chegou à magnitude de 6,9. A cidade mais afetada é Yushu, com 85% das casas destruídas, segundo a agência oficial Xinhua. Cerca de 100 mil pessoas vivem na região. Há relatos de ruas tomadas por pessoas em pânico e machucadas. Um dos principais desafios para as equipes de resgate é o frio de -3°C. O último grande terremoto na China ocorreu em 2008 e deixou cerca de 90 mil mortos na Província de Sichuan. Depois do abalo no Haiti, o novo tremor chinês é o que causou mais mortes neste ano no planeta. Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o mundo sofre em média 16 abalos com magnitude igual ou superior a 7 por ano. Desde abril de 2009, foram 18.

O Estado de São Paulo
"Justiça suspende l…