Postagens

Mostrando postagens de Julho 26, 2009

Brasil

Cartunista a favor

“Não vou esculhambar o Sarney. Sou muito amigo dele. Tenho que tomar muito cuidado para não magoá-lo, nem à dona Marli, nem à filha dele”.

Ziraldo, presenteado pela Comissão de Anistia com uma indenização de R$ 1,2 milhão, mais a mesada de Herói da Resistência, apresentando ao mundo, na festa de lançamento do seu blog, uma raridade que, como a jabuticaba, só dá no Brasil: o cartunista a favor. (Augusto Nunes, original aqui)

Twitter
Imagem

Ditadura venezuelana

Até quando o governo brasileiro vai silenciar?

Miriam Leitão (original aqui)
Até quando o Itamaraty vai defender Hugo Chavez? Até quando o governo brasileiro vai fingir que não vê o que está acontecendo em Caracas? O governo Hugo Chavez acaba de fechar 34 emissoras de rádio. Ele vem fazendo um cerco a liberdade de imprensa de forma ostensiva e cada vez mais intensa.

O atentado à liberdade de imprensa praticado neste primeiro de agosto não pode ser respondido com o mesmo silêncio cúmplice do governo e da diplomacia brasileiras.

Manifestações de protesto estão acontecendo neste momento em Caracas. O minimo que o Brasil tem que fazer é recusar a entrada da Venezuela no Mercosul por desrespeito à cláusula democrática.

O governo Venezuelano finge que o problema que está acontecendo é regulatório e oficialmente diz que está "democratizando" a mídia, quando está fazendo o que todos os ditadores fazem: perseguir todos os que não são defensores dos seus métodos e idéias.

Twitter
Imagem

Espaço do leitor

Obras ultrapassam prazo de inauguração da pista de skate

Victor Vassimon
Amigos e leitores:
Infelizmente venho aqui por motivo de decepção e angustia. É o que com certeza todos praticantes do skate, estão passando nesse momento.

Depois de muita luta, os praticantes do esporte conseguiram a tão esperada reforma. O prazo dado pela prefeitura (responsável pela execução da obra), foi de seis meses, sendo que as obras começariam dia 28/01 e terminariam 28/07. Hoje dia 29/07, já deveríamos ter a pista liberada para a prática do esporte porem a tal obra, como vemos nas fotos, está abandonada e parada!

A inauguração simplesmente não aconteceu, e mais uma vez nenhum esclarecimento foi dado à população.

Sem lugar para praticar e treinar, nossos talentos do skate, decepcionados e angustiados aguardam o término da reforma para poder voltar a praticar seu esporte. que ultrapassam sua data estipulada pela prefeitura. Considero a situação, como falta de organização e responsabilidade dos setores públicos…

Jataí

Imagem
X O que tá olhando? Sidney Borges As minúsculas abelhas Jataí não têm ferrão, logo não causam traumas aos invasores, mas ficam indignadas quando alguém bisbilhota seus domínios. Vejam as caras feias com que receberam a câmera. Tudo bem amiguinhas, é só uma foto, fiquem tranqüilas. Twitter

Senado

Sarney admite a Lula que deixará presidência do Senado, diz revista

da Folha Online
Desgastado pela crise no Senado, o senador José Sarney (PMDB-AP) teria dito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que está disposto a deixar a presidência da Casa. "Não aguento mais. Vou negociar uma saída", disse Sarney ao presidente, segundo informações da revista "Veja" desta semana.
Leia mais

Twitter

Neta de Sarney pede emprego para namorado no Senado

Literatura

O romancista de Hitler

Tomás Eloy Martínez do The New York Times
Talvez o melhor veículo para entender os delírios do poder autoritário sejam as ficções que nascem sob o amparo dos ditadores ou dos seus cúmplices letrados.

A França ocupada de Pierre Laval e do marechal Pétain teve, em Pierre Drieu la Rochelle, um predicador sincero das suas glórias racistas.

O medíocre ditador da Argentina, Gen. José Félix Uriburu (1930-1932), desdenhou o apoio espontâneo de outro grande poeta, Leopoldo Lugones.

Adolf Hitler e Joseph Goebbels confiaram a sua posteridade à arquitetura e ao cinema. O arquiteto Albert Speer e a épica cineasta Leni Riefenstahl não os desapontaram. Ambos eram arautos da beleza ariana e suas obras expõem o credo da superioridade racial.

Embora Hitler também contasse com a servidão de um músico genial, Richard Strauss, precisava um narrador que o glorificasse. Ninguém o satisfez até que leu alguns contos do escritor Hanns Heinz Ewers.
Leia mais

Twitter

Muro

Imagem
X Detalhes tão pequenos... Sidney Borges Olhe bem para as bolinhas coloridas. Dentro delas há pontinhos amarelos, vida em construção. As bolinhas são ovos que em breve acrescentarão companheiros à nossa jornada no planeta. Vida surgindo no muro de casa. Para quem olha de relance apenas um muro. Para um observador atento um universo cheio de detalhes. Vou cuidar desses ovos, fotografá-los diariamente até que eclodam. Quando acontecer abro um prosecco e comemoro. Não sei bem o que é a vida, mas brindo a ela. Viva a vida! Twitter
Imagem

Mídia

Desconstruindo um raciocínio lógico

SidneyBorges GloboNews: "Lula chama de imbecis os críticos do bolsa família". Editaram a fala do presidente.

SidneyBorges Lula em relação ao Bolsa Família: "É imbecil todo aquele que diz ser a bolsa família um programa para preguiçosos que não querem trabalhar".

SidneyBorges Estou com Lula em relação aos programas sociais. Penso inclusive que o Bolsa Família deveria ser ampliado.

Twitter
Imagem

5 anos

Parabéns

Sidney, fico sempre muito feliz quando um instrumento de disseminação de idéias aniversaria.

Já vi surgirem semanários ou periódicos que da noite para o dia sumiram de nosso cotidiano pela dificuldade que seus idealizadores encontraram pelo caminho.

Tenho que confessar que quando disseram que eu devia enviar meus escritos ao Ubatuba Víbora fiquei meio que cismada. Tecnofóbica confessa (analfabeta digital), achei estranho o nome dado a seu periódico virtual. Aos poucos fui deixando que meu preconceito ficasse amortecido e fui me apaixonando por suas idéias e ideais. Hoje o Ubatuba Víbora faz parte de meu cotidiano.

Sua sensatez, lucidez e inteligência esclarecem-me em assuntos que não domino ou aos quais não teria acesso se o mesmo não existisse.

Parabéns e continue sempre, diuturnamente, nos mostrando que as possibilidades existem apesar dos contrários a elas.

Profª Lourdes Moreira

Twitter
Imagem

Opinião

O desembarque de Lula

Editorial do Estadão
Palavras de políticos, em geral, são gêneros sabidamente perecíveis. Mas, na cena brasileira, nenhum deles se compara ao presidente Lula na sem-cerimônia com que nega hoje o que dizia ontem. Na sua defesa do presidente do Senado, José Sarney, ele atravessou todos os sinais de prudência. Proclamou, coroando a sua trajetória de acomodação a tudo que outrora condenava, que Sarney não pode ser tratado "como se fosse uma pessoa comum". Não menos espantosamente, advertiu o Ministério Público a pensar "na biografia de quem está sendo investigado" e, num daqueles arroubos de quase-lógica que trazem a sua marca, ensinou que "uma coisa é matar, outra coisa é roubar, outra coisa é pedir emprego, outra é fazer lobby".

Durante um mês e meio, em suma, assumiu de corpo e alma o patrocínio do oligarca acossado por acusações uma mais devastadora que a outra - e até por flagrantes de ações indecorosas. Incapaz de pressentir que o ali…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 01 / 08 / 2009

Folha de São Paulo
"Gripe suína é mais perigosa para grávidas e hipertensos"

Risco de morte nesses grupos é 3,5 vezes maior, diz novo estudo do governo

Grávidas, cardíacos e hipertensos têm 3,5 mais risco de morrer de gripe suína que os demais atingidos, segundo análise feita pelo Ministério da Saúde que levou em conta apenas os pacientes que desenvolveram a forma mais grave da doença.
Considera-se forma grave da gripe suína aquela que, além de tosse e febre alta, apresenta dificuldade de respirar. Para o ministério, o dado reforça sua orientação para que grupos com fatores de risco sejam priorizados pelos serviços de saúde.
A análise abrange as 56 mortes registradas até o dia 29 de julho; hoje, já são 76. Nos últimos dois meses, foram confirmados, em média, 32 casos por dia. Segundo o estudo, a gravidade do vírus (H1N1) é semelhante à dos casos de gripe comum.
O ministério disse que não mudará o protocolo de prescrição do Tamiflu, antiviral usado contra a do…
Imagem

Cinco anos de Ubatuba Víbora

Parabéns pelo aniversário

Sidney, gosto muito de acessar o Ubatuba Víbora porque me delicio com seus textos. Voce é culto, tem bom gosto, bom senso e é inteligente. Além de tudo, respeita os animais de verdade, o que para esse mundo de hoje, é um diferencial muito importante, pois só pessoas sensíveis são capazes disso. Não é para qualquer um que só finge que respeita. (O Brasil que o diga, não é?) Sempre que foi solicitado o Ubatuba Vibora colaborou com a APAUBA e isso não vou esquecer, e nem as pessoas simpatizantes da causa. Que o Universo conspire para que esta víbora continue sempre firme e forte mesmo que para isso tenha que tirar os ratos do caminho.

Beijos.

Evely Reyes Prado.

Twitter
Imagem

Vergonha!

Justiça censura Estado e proíbe informações sobre Sarney

Gravações em áudio proibidas revelaram ligações do presidente do Senado com os atos secretos da Casa

BRASÍLIA - O desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), proibiu o jornal o Estado de S. Paulo e o portal Estadão de publicar reportagens que contenham informações da Operação Faktor, mais conhecida como Boi Barrica. O recurso judicial, que pôs o Estado sob censura, foi feito pelo empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Leia mais

Nota do Editor - Este país vai mal. E tende a piorar. Censura é coisa de ditaduras. Odeio ditaduras. (Sidney Borges)

Twitter

Frutinha boa

Congresso de Educação

Comunicado à imprensa

Devido a problemas de saúde, o Senador Cristovam Buarque não comparecerá hoje a noite a palestra de encerramento do 1º Congresso Nacional de Educação, realizado pelo Grupo Educacional Uninter.
Em seu lugar, o Congresso receberá o Prof. Dr. Arquilau Moreira Romão, Doutor e Mestre em Educação pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, que falará sobre o tema: O poder da palavra - o sentimento na educação.
Com uma abordagem dinâmica, Prof. Arquilau trabalhará a emoção dos espectadores, com grande ênfase para um trabalho de motivação para os professores da rede municipal de ensino e todos os profissionais da educação de Ubatuba.

Assessoria de Imprensa
Grupo Educacional Uninter
X
Twitter

Suspeito, para não dizer muito suspeito!

Imagem
Cacildis!

Sidney Borges
Seria a exclamação do falecido Mussum ante o fato. Alguém perde tempo enviando-me e-mails sem assunto. O cidadão em questão é, ainda por cima, mal-educado, pois não se identifica e, como a memória é falha, não me lembro de todos os viventes que se esparramam pela esfera errante. Alguns me escapam. Há momentos em que desconfio de perseguição política, pois é público e notório que apoio o apôio de Lula a Sarney. Isso pode estar causando ciúmes. Há senadores e deputados que gostariam de ter a estima do velho Sapo Barbudo. Vou investigar. Depois conto...

Twitter

Ubatuba

Imagem
CPI da Santa Casa é suspensa pela justiça

A suspensão da CPI foi determinada por irregularidades em sua instauração

Vereador José Pinto de Souza Americano
O juiz da 1ª Vara Cível de Ubatuba, Daniel Otero P. da Costa suspendeu, nesta quinta-feira, 30, os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) relativa à Santa Casa, instaurada pelo presidente da Câmara, Ricardo Cortez, para investigar supostas irregularidades. A liminar favorável à suspensão foi concedida devido a um mandato de segurança impetrado pelo vereador José Americano (PPS), que encontrou irregularidades na instauração da CPI.

A suspensão da CPI foi justificada por irregularidades em sua instauração. A Câmara criou a CPI em uma sessão extraordinária, realizada no dia 16 de julho. Na mesma semana, os trabalhos já foram iniciados. De acordo com a Lei Orgânica do Município, não é permitido votar uma CPI em sessão extraordinária, sem que esta esteja prevista na sua convocação. Outra irregularidade consiste no fato de que o…

Rescaldo da Liminar

Imagem
X A C.P.I da SANTA CASA...

Vereador Rogério Frediani A C.P.I da Santa Casa como é de conhecimento de todos foi instaurada numa votação de 7 votos a favor e 3 contras, com democracia venceu a maioria, e em nenhum momento houve qualquer tipo de reclamação, ou protesto de qualquer vereador. Começando os trabalhos da C.P.I, com a votação dos membros da mesma, ficou estabelecido um calendário para que os trabalhos da mesma, fosse concluída o mais rápido possível, e que o importante era “ tirar” o que hoje esta ruim na Santa Casa, e valorizar o que tem de bom na mesma, para que o atendimento médico hospitalar melhorasse para a população, isso é o que realmente IMPORTA! Portanto foi impetrado pelo Sr Vereador Americano mandato de segurança contra a C.P.I, no qual o juiz concedeu liminarmente a suspensão dos trabalhos da mesma, dizem que é para se ganhar tempo. Fomos eleitos e recebemos do POVO, e é para isso que legislamos, temos a obrigação de defende-los em qualquer circunstancias, onde haja du…
Imagem

Investigação do MP

Prefeitura admite licitação com empresa investigada pelo MP, mas descarta irregularidades

Saulo Gil no jornal Imprensa Livre (original aqui)
O departamento de Assuntos Jurídicos da prefeitura de Ubatuba confirmou, nesta quinta- feira, que o Ministério Público local abriu inquérito para investigar uma licitação firmada entre o Executivo municipal e a Ideal Rúpulo Imóveis, em 2007. Além da apuração na cidade de Ubatuba, a empresa ainda está sob investigação do Ministério Público Federal, devido às supostas irregularidades licitatórias em outros municípios. Conforme reportagem exclusiva na edição de ontem do Imprensa Livre, Hilário Rúpulo Júnior, irmão do dono da Ideal Rúpulo, teria confessado, em depoimento à Polícia Federal, que pessoas ligadas à empresa, inclusive ele, ofereciam e pagavam propina para autoridades municipais, em troca de facilidades nos processos licitatórios.

A prefeitura de Ubatuba, apesar de confirmar a existência de um contrato com a Ideal Rúpulo para a aquisição de m…

Saudade de 1968

Imagem

Ponto futuro

Receita do pré-sal irá para países vizinhos

Além de destinar recursos à área social, plano do governo Lula é investir em países da América Latina, da África e da Ásia
Estratégia busca evitar uma enxurrada de dólares no Brasil, ampliar mercados para produtos brasileiros e a projeção geopolítica do país


De Valdo Cruz:
Além de investir os recursos da exploração do petróleo do pré-sal na área social, o governo Lula planeja destinar o dinheiro do futuro Fundo de Desenvolvimento Social a dois outros objetivos: reduzir o volume de dólares no país e fazer investimentos estratégicos em países da América do Sul, da África e da Ásia.

Segundo relato de um assessor presidencial, o fundo terá não só a finalidade de "combater nossas eternas carências sociais", mas também criar "nossos próprios mercados" e "neutralizar a chamada "doença holandesa'" -valorização excessiva da moeda local, causada pela forte entrada de dólares devido a elevadas exportações de determinad…

Richard Anthony - Tchin Tchin

Coluna do Celsinho

Tim Tim!

Celso de Almeida Jr.
Saquei a rolha!
Não deu pra resistir...

Inicio brindando ao talento e a perseverança.
Tive a satisfação de acompanhar algumas de suas aulas.
Matemática e Física sempre me interessaram.
Quando bem ensinadas, o entusiasmo é inevitável.
O que eu não sabia é que ele também escrevia com tanto brilho.
Saborear os seus textos faz bem a saúde.
Com alegria, há dez meses, participo semanalmente de seu blog.
No quinto ano do Ubatuba Víbora, brindo ao Sidney Borges; brindo a inteligência!

Eu a conheci em 2006. Chegou literalmente com as malas no portão da escola.
Bem vestida, acelerada, vibrante, promoveu em 15 dias o primeiro vestibular da Uninter no litoral norte. Em três anos, contribuiu para que muitos ubatubenses ingressassem no ensino superior. Eu testemunhei a sua luta para tornar real o 1º Congresso Nacional de Educação, que incluirá Ubatuba no roteiro de turismo científico, sem a menor dúvida. Brevemente, estará deixando a nossa escola, iniciando um novo ciclo de expansã…

Billie Holiday - The Man I Love

Hoje faz 50 anos que Billie Holyday partiu. Tinha apenas 44 anos.

Ubatuba

Imagem
Trabalhos interrompidos

Sidney Borges
A Justiça de Ubatuba deu liminar favorável ao Mandado de Segurança impetrado pelo vereador José Pinto de Souza Americano contra a instauração da CPI.
Por ordem judicial a Comissão Parlamentar de Inquérito deve cessar imediatamente os trabalhos. Leia abaixo a íntegra do despacho.

Despacho Proferido

CONCLUSÃO Em 30 de julho de 2009, faço estes autos conclusos ao Exmo. Sr. Dr. DANIEL OTERO PEREIRA DA COSTA, MM. Juiz Substituto. Eu, _________, escrevente, subscrevi. Autos nº 1048/09 Vistos, A segurança é de ser concedida. Em se tratando de funcionamento de casa parlamentar, bem como de comissão parlamentar de inquérito, entendo ser aplicável o Princípio da Simetria, sendo de observância obrigatória para todos os entes federativos, portanto, as normas gerais insculpidas na Constituição Federal que tratam dos referidos temas, eis que a questão envolve claramente a forma federativa de Estado, verdadeira cláusula pétrea (artigo 60, § 4º, I, da CF). Estabeleci…
Imagem

Opinião

Uma outra visão para a Amazônia

Washington Novaes
Já há algumas décadas, dizia um diplomata, numa assembleia da ONU, que "cada vez que morre um velho chefe de um grupo étnico na África é como se desaparecesse uma biblioteca com todos os valiosos conhecimentos de uma cultura" - porque nelas, como nas nossas culturas indígenas que não têm linguagem escrita, o chefe é o que mais sabe, o que conhece a história do povo, seus costumes e tradições, seus conhecimentos sobre a natureza que os cerca. Imagine-se, então, a perda cultural sofrida pelo Brasil, onde só no século 20 desapareceram mais de cem línguas indígenas. E hoje, só na Amazônia, estão ameaçadas de extinção 21% das línguas, muitas delas faladas apenas por um número reduzido de pessoas (Agência Fapesp, 17/7). Por isso - concluiu um grupo de discussão na 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Manaus - é indispensável formular uma política linguística para o País, que esteja voltada …
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 31 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"'Não é problema meu, não votei no Sarney', diz Lula"

Em SP, presidente muda,tom de suas declarações sobre senador e nega interferência no dia a dia do PT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudou o tom do discurso sobre a crise que envolve o presidente do Senado, José Sarney (PMDB). "Não é problema meu. Não votei no Sarney para ser presidente do Senado nem votei para ele ser senador no Maranhão", afirmou Lula, em entrevista na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O senador foi eleito pelo Amapá. Até então, o presidente vinha dando declarações públicas de apoio a Sarney. O presidente do Senado é alvo de acusações de nepotismo, de uso de atos secretos na Casa e de desvio de verba pública na fundação maranhense que leva seu nome.
"Somente o Senado é que pode dizer se ele vai ficar ou não", disse Lula, que negou interferir no dia a dia do PT.
Paulo Duque (PMDB-RJ), presidente do Conselho…

Ramalhete de boleros

Imagem
Dois Pra Lá, Dois Pra Cá

João Bosco/Aldir Blanc
Sentindo o frio
Em minha alma
Te convidei prá dançar
A tua voz me acalmava
São dois prá lá
Dois prá cá...

Meu coração traiçoeiro
Batia mais que o bongô
Tremia mais que as maracas
Descompassado de amor...

Minha cabeça rodando
Rodava mais que os casais
O teu perfume gardênia
E não me perguntes mais...

A tua mão no pescoço
As tuas costas macias
Por quanto tempo rondaram
As minhas noites vazias...

No dedo um falso brilhante
Brincos iguais ao colar
E a ponta de um torturante
Band-aid no calcanhar...

Eu hoje, me embriagando
De wisky com guaraná
Ouvi tua voz murmurando
São dois prá lá
Dois prá cá...

No dedo um falso brilhante
Brincos iguais ao colar
E a ponta de um torturante
Band-aid no calcanhar...

Eu hoje, me embriagando
De wisky com guaraná
Ouvi tua voz murmurando
São dois prá lá
Dois prá cá...

Twitter
Imagem

Rainforest

Por favor chuva ruim, não molhes mais o meu amor assim...

Sidney Borges
Continuo pensando na chuva que molha meus ossos. O que é aquilo? Não posso acreditar no que vejo. Micos-leões dourados saindo da floresta. Ensopados, com trouxinhas nas costas.

No cartaz que levam: Chega! Não suportamos mais. Carona para o Ceará. Assinado: Fauna em extinção.

Pena que eu esteja ocupado, seria maravilhoso levá-los. E avisar que em tempo de seca nordestinos comem calangos. Torradinhos com cachaça...

Twitter

Ubatuba

Imagem
Imagem
Vereadores Claudnei Bastos Xavier e Rogério Frediani

Fase de depoimentos

Sidney Borges
No final da tarde de ontem, quarta-feira, 29 de julho de 2009, estive na Câmara Municipal de Ubatuba em busca de notícias da CPI da Santa Casa. Fui recebido pelos vereadores Claudnei Bastos Xavier e Rogério Frediani, respectivamente, presidente e relator da Comissão.

Por enquanto os trabalhos estão restritos à colheita de informações, fase que deve continuar por alguns dias. Até ontem oito pessoas haviam prestado depoimento. A contratação de uma empresa especializada em auditoria contábil será a próxima etapa.

Ontem o vereador José Pinto de Souza Americano entrou na Justiça contra o também vereador e presidente da Câmara, Ricardo Cortes. O documento postado abaixo dá ciência da ação, mas não fornece maiores dados. O teor será conhecido após a manifestação do Juiz.

A qualquer momento o plantão do Ubatuba Víbora dará mais informações.

Twitter
Imagem
Clique sobre o documento para ampliar
Imagem

Região

MP Federal investiga suposto pagamento de propina a Pedro Ivo por direcionamento em licitação

Delegacia instaura inquérito para apurar as supostas denúncias feitas por irmão do proprietário da empresa

Mara Cirino e Acácio Gomes do jornal Imprensa Livre (original aqui)
O Grupo de Atuação Especializado no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco), lotado na cidade de Campinas, investiga supostas fraudes em licitações envolvendo diversas prefeituras do Estado com a empresa Ideal Rúpulo Móveis, entre elas, Caraguatatuba e Ubatuba, no Litoral Norte, além das cidades de Águas de Lindóia, Limeira, Piracicaba, Sumaré, Descalvado, Itu, Salto e Franca, no interior de São Paulo.

O órgão investiga ainda um suposto pagamento de propinas por parte de sócios da empresa da cidade paulista de Espírito Santo do Pinhal, a prefeitos e secretários municipais, entre eles, o atual vereador de Caraguá, Pedro Ivo de Sousa Tau (DEM), à época secretário de Administração na gestão do ex…
Imagem

Opinião

A Argentina ganha mais uma

Editorial do Estadão
A Argentina vai continuar barrando produtos brasileiros por muito tempo, se isso depender de Brasília. O governo argentino conseguiu mais uma vez manobrar o governo brasileiro a seu favor. Depois de um encontro bilateral em São Paulo, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Ivan Ramalho, disse estar "mais distante" a possibilidade de retaliar a Argentina com licenças não automáticas de importação ou de iniciar um processo na Organização Mundial do Comércio (OMC). Missão cumprida, portanto, para o subsecretário de Política e Gestão Comercial do Ministério da Produção argentino, Eduardo Bianchi. O risco de um atrito mais sério, a curto prazo, está afastado, e esse era seu principal objetivo ao visitar a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), onde se reuniu na segunda e na terça-feira o comitê de acompanhamento do comércio bilateral. A ação na OMC havia sido pedida ao governo uma semana antes pela …
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 30 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"Câmbio e queda de preço derrubam lucro da Vale"

Ganho é 53,5% inferior ao do 1º trimestre; indústria de SP produz 2% mais

Afetado pelo câmbio e pela queda de preço do minério de ferro, o lucro da Vale foi de R$ 1,466 bilhão no segundo trimestre -53,5% menor que o do primeiro trimestre, já fraco devido à crise. O dado surpreendeu os analistas, que esperavam lucro de até R$ 4 bilhões.
Na comparação com o segundo trimestre de 2008, a redução do lucro foi ainda maior, de 81,5%, Foi o pior desempenho para esse período do ano desde 2003, A queda de 28,2% no preço do minério, principal produto da Vale, anulou a alta registrada nas vendas (3,6%).
Já os dados da indústria paulista, que representa 40% da produção nacional, apontam para a recuperação do segmento. Segundo a Fiesp, o setor produziu 2% mais em junho, Para Paulo Francini, diretor da entidade, "não é a salvação da lavoura, mas parou de piorar".
A confiança dos empresários,…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Educação

Atenção vestibulandos

valeparaibano digital (originalaqui)
O MEC (Ministério da Educação) divulga hoje, à meia-noite, um compilado de 40 questões- modelo do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). São dez questões para cada uma das quatro áreas avaliadas: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Serão quatro arquivos disponibilizados em pdf, cada um com o devido gabarito e indicação sobre a quais habilidades da nova matriz do Enem estão relacionadas as questões. O material estará disponível em: http://www.enem.inep.gov.br/ .

Twitter

Arquitetura

Imagem
Ponte de Alcântara (104 a 106 d.C.)

A Ponte de Alcântara foi construída pelos Romanos sobre o rio Tagus (Tejo) entre 104 e 106, em Alcântara, Espanha, por ordem do Imperador Trajano. É possivelmente a mais importante das pontes Romanas que restam pelo mundo. Seu nome, Alcântara (Al Qantarat) que quer dizer “a ponte” em árabe, vem da época da invasão muçulmana.

Foi erguida na Via (estrada) que ligava Norba (atual Cáceres) a Conímbrega (hoje Condeixa-a-Velha); é formada por seis arcos que cobrem uma distância de 194 metros e que se apóiam em seis pilastras: duas encravadas no leito do rio e as outras duas em suas margens rochosas. Na parte mais alta mede 57 metros, se não contarmos o Arco do Triunfo que fica bem no centro, com 14 metros de altura. Tem 8 metros de largura.

O arco é dedicado ao Imperador Trajano, nascido na então Hispania, província Romana. A inscrição numa placa em mármore diz: "Imp. Caesari. Divi. Nervae. F.Nervae Traiano. Aug. Ger. Dacio. Pontif. Max. Trib. Potest ; …