Postagens

Mostrando postagens de Março 21, 2010

Heresia

Imagem
"Professores" protestam queimando livros
Sidney Borges Professores têm razão em reclamar. Há muito a ser feito na Educação. Por enquanto as medidas tomadas pelos governos - todos os governos - não têm surtido efeito. Protestar é um direito que a democracia concede aos cidadãos. A foto é deprimente, lembra os piores momentos do nazismo.
Professores não queimam livros.Professores amam livros.
Twitter
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Opinião

A USP e o ensino a distância

Editorial do Estadão
Embora as universidades federais venham há muito tempo expandindo o sistema de educação a distância, só agora a USP - a maior e mais importante instituição de ensino superior do País - vai lançar seu primeiro curso com base nesse modelo pedagógico. Trata-se de uma licenciatura de ciências, que será oferecida aos interessados em geral, mas que foi especialmente concebida para qualificar os professores do ensino básico.

A educação a distância favorece quem reside em locais longínquos e não consegue acompanhar os cursos tradicionais de graduação, que são presenciais. Ela também beneficia quem decidiu voltar a estudar sem, contudo, precisar comparecer diariamente à universidade. Por isso, o aluno desse tipo de curso tende a ser um pouco mais velho do que os dos cursos universitários tradicionais. O projeto da USP prevê a abertura de 360 vagas, e os docentes da rede pública estadual que conseguirem ser aprovados no processo seletivo, que ficar…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 27 / 03 / 2010

Folha de São Paulo
"Serra volta a crescer; Dilma estaciona"

Tucano abre nove pontos sobre a petista, vantagem que é superior à margem de erro, segundo Datafolha

Pré-candidato à Presidência do PSDB, José Serra, abriu nove pontos de vantagem sobre Dilma Rousseff (PT), mostra pesquisa Datafolha. As entrevistas foram feitas ontem e anteontem. O tucano registrou 36%. A petista pontuou 27%. Um mês atrás, tinha 32% e 28%, respectivamente. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O peessedebista, portanto, teve crescimento real em relação a fevereiro e voltou ao seu patamar de dezembro, quanto tinha 37%¨. Já a petista não apresentou crescimento pela primeira vez. Ciro Gomes (PSB) ficou com 11% (tinha 12% em fevereiro e 13% em dezembro). Marina Silva (PV) está estacionada e manteve os 8% obtidos em dezembro e há um mês.

O Estado de São Paulo
"Lula ignora TSE e usa tom eleitoral ao lado de Dilma"

Mesmo depois de multado duas vez…
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Enquetes Víbora

A Cruz Vermelha na Santa Casa

Sidney Borges
Encerrada a enquete sobre a possível atuação da Cruz Vermelha na Santa Casa, tivemos 42 votantes com os seguintes resultados:

A primeira opção era para item: “Vai bombar”.
Aqui votaram os que acreditam que com o advento da Cruz Vermelha os problemas da Santa Casa serão sanados em definitivo.

Número de votos: 10, perfazendo 23% do total.

A segunda opção era para item: “Não vai fazer diferença”.
Aqui votaram aqueles que estão desiludidos e acham que tudo permanecerá como d’antes no quartel de Abrantes.

Número de votos: 7, perfazendo 16% do total.

A terceira opção era para item: “Vai piorar um pouco”.
Foi o item menos concorrido. A população representada pelos leitores do Blog não acredita que o hospital piore.

Número de votos: 2, perfazendo 4% do total.

A quarta e última opção era para item: “Vai aumentar a dívida”.
A dívida acumulada em anos de administrações desastrosas é o nó górdio da Santa Casa. Os eleitores assim entendem e são pessimistas quando ao…
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Dólares que voam

PF investiga suposta remessa ilegal de Fernando Sarney à China, diz jornal

Esquema envolveria falsas transações de comércio exterior. Empresário e seu advogado não comentaram assunto.

Do G1, em Brasília
A Polícia Federal investiga uma suposta operação simulada de comércio exterior que envolve o empresário Fernando Sarney, filho mais velho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), diz reportagem publicada na edição desta sexta-feira (26) do jornal “Folha de S.Paulo”. A suposta operação tinha como objetivo a remessa ilegal de recursos para fora do país.
Leia mais

Nota do Editor - Mais um lance golpista do PIG? Atacar a família Sarney é atacar Lula, são carne e unha, farinha do mesmo saco. Os propalados 13 milhões de dólares não declarados à Receita podem ser produto da venda de algum terreno. Como no caso Maluf. Fernando Sarney é um homem ocupado. Provavelmente esqueceu-se. Agora é pagar a multa e tudo volta ao normal. Há milhares de ladrões encarcerados cuja soma das rapinas não ating…

Até trinca...

Imagem
Bonita
Sidney Borges Um dia Tom Jobim viu a moça da foto e ficou pasmado. Um pensamento invadiu a alma de poeta do maestro e acabou resumido numa canção: "Bonita".
Na verdade nem precisava ser poeta. Podia ser jardineiro, motorneiro, aviador, bombeiro, leiteiro, barbeiro, sapateiro, médico ou açougueiro. A moça trinca de boniteza.
Ouça "Bonita" (aqui) na interpretação magnífica de Dave Grusin ao piano e (aqui) na voz de Karin Hilel.
Twitter
Imagem

Crime e Castigo

Um caso fora do comum

Sidney Borges
Uma vez fiz um comentário sobre o caso Nardoni em um blog de grande audiência. O mundo despencou sobre a minha cabeça. Os leitores que comentaram o que escrevi não primavam pela educação. Queriam sangue, queriam vingança. Entenderam que fui brando.

O que eu disse que provocou tanta ira? Apenas que o casal Nardoni, independentemente do resultado do juri, estava condenado e teria contas a ajustar com o travesseiro pelo resto da vida. Isso supondo ser o casal normal do ponto de vista psicológico, psicopatas não sentem remorso.

O "Maníaco do Parque", perguntado se estava arrependido dos crimes cometidos, disse que sim, pois estava preso. Só por isso, se estivesse solto continuaria seqüestrando, torturando, violentando e matando.

O casal Nardoni não apresenta perfil criminoso. Antes da noite fatídica tinham vida de classe média urbana, passeavam em shopping centers, comiam hamburgueres e ficavam excitados com programas de sexo insinuado da televisão…
Imagem

Coluna do Celsinho

Futurologia

Celso de Almeida Jr.
Toda semana, alguém me apresenta um currículo.

Quer trabalhar na escola.

Faxineiro. Inspetor.

Professor. Secretário.

Jardineiro. Pintor.

Respondo, com o coração apertado, que o quadro já está completo, mas que terei a maior satisfação em chamar para uma entrevista, quando surgir alguma vaga.

Penso na garotada que termina o ensino médio.

Trabalhar aonde?

Qual salário?

Está pronta para qual desafio?

Meus amigos...

Que tristeza!

Não vou entrar na discussão da legislação trabalhista, que desencoraja contratar.

Fica para outro dia...

Falo da angústia de não poder oferecer uma vaga para quem quer trabalhar.

E mais...

Saber que a grande maioria terá dificuldade para conquistar um emprego.

Sabe leitor...

Chateado, vou encerrar o artigo mais cedo.

Vislumbrei o futuro, num relance.

Não vi boas oportunidades para a minha filhinha que cresce em Ubatuba.

Terei que prepará-la para seguir outro caminho.

Talvez, eu consiga promover isso, sem muito aperto.

Mas....e grande parte de nosso povo?

Q…
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Opinião

Alguns passos na área do lixo

Washington Novaes - O Estadao de S.Paulo
Afinal, depois de 19 anos de tramitação, a Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou um projeto de Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ainda terá de passar pelo Senado. Mas contém princípios interessantes. Como o que recomenda conferir prioridade aos estímulos para as cooperativas de catadores de resíduos - que, segundo as justificativas ao texto, já contam com 800 mil pessoas no País. Também dá preferência a materiais reciclados em compras da administração pública; aprova a chamada logística reversa, em que os responsáveis pelas embalagens devem ser responsabilizados pelo retorno dos resíduos nas áreas dos agrotóxicos, pilhas, baterias, lâmpadas, pneus; define que a responsabilidade pelos resíduos deve ser compartilhada por governos, empresas e sociedade. Tudo para contemplar os objetivos centrais da política, que são a redução dos resíduos, sua reutilização e - caso impossíveis - sua reciclagem. A deposição em …
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 26 / 03 / 2010

Folha de São Paulo
"Governo Chávez prende dono de TV oposicionista"

Empresário é liberado por juiz, mas continua impedido de deixar país

O proprietário da TV Globovisión, única emissora de sinal aberto crítica ao governo da Venezuela, foi detido após responsabilizar o presidente Hugo Chávez pelo suposto cerceamento da liberdade de expressão no país. Guillermo Zuloaga, 67, foi preso quando se preparava para voar para território das Antilhas Holandesas, próximo do litoral venezuelano. No ano passado, a Justiça o proibiu de ir para o exterior, sob acusações de fraude. O Ministério Público alegou temor de que o empresário saísse do país. Segundo deputado governista, o dono da TV "vilipendiou" (ofendeu) Chávez em reunião da Sociedade Interamericana de Imprensa em Aruba. O empresário foi levado a tribunal, onde foi interrogado por mais de duas horas. Juiz decidiu deixá-lo livre, mas emitiu nova medida cautelar que o proíbe de sair do país. Entidad…
Imagem

Pensata

Santa pedofilia

Hélio Schwartsman na Folha Online
Parece uma epidemia. Por toda parte onde se escarafunche, jorram casos e mais casos de abuso sexual de jovens por padres católicos. A história começou a ganhar as manchetes dos jornais nas duas últimas décadas do século 20, quando pessoas que haviam sido vítimas de religiosos no Canadá, nos EUA e na Irlanda resolveram botar a boca no trombone.

De lá para cá, foi uma avalanche: histórias escabrosas emergiram de todos os cantos do mundo, da Nova Zelândia à Polônia passando por Argentina, Alemanha, Áustria (para ficar apenas na letra A). Até Arapiraca, em Alagoas, acaba de entrar para o mapa da sagrada pedofilia.

Foi por essas e outras que, na sexta-feira passada, o papa Bento 16 enviou aos fiéis irlandeses uma carta episcopal em que pede desculpas por tudo de errado que aconteceu naquele país, um bastião do catolicismo na Europa, ao lado da Polônia e da pequena Malta.

Apesar de meu anticlericalismo, não acho que a culpa aqui seja da religião …

Giacomo Balla

Imagem
O Carro Passou (1913)
O Futurismo na Itália não foi breve, marcou época, teve grande impacto político nas ruas. Criou uma escola nas Artes Plásticas e mexeu com a vida diária no país. Mas passou... como passam todas as modas, quase sempre abrindo caminho para outros “ismos”.
Eis pequenos trechos de uma carta de Antonio Gramsci a Léon Trotski que lhe perguntava sobre o Futurismo:

“Eis aqui as respostas às perguntas que você me fez sobre o futurismo italiano: o movimento futurista, na Itália, perdeu completamente seus traços característicos depois da guerra. Marinetti dedica-se muito pouco ao movimento. Casou-se e prefere consagrar sua energia à esposa. Monarquistas, comunistas, republicanos e fascistas participam, atualmente, do movimento futurista. Eis um exemplo: Milão, onde, recentemente, se fundou um semanário político, "Il Principe", que formula, ou procura formular, as teorias desenvolvidas por Maquiavel para a Itália do século XV, a saber: "Só um monarca absoluto, um…
Imagem

Papo do Editor

Enquete

Sidney Borges
Coloquei uma enquete para saber o que pensam os leitores do Ubatuba Víbora sobre a possibilidade da Santa Casa ser administrada pela Cruz Vermelha. Meu intuito, como sempre, não foi outro senão colher dados e informar. Há um consenso em relação ao hospital. A torcida é sensivelmente a favor de uma solução para os problemas que há. Todos querem a Santa Casa funcionando bem. Se a Cruz Vermelha conseguir sanar as dívidas e melhorar o atendimento, então viva a Cruz Vermelha. Nós que aqui vivemos temos o maior interesse que isso aconteça. Em caso de emergência é na Santa Casa que seremos atendidos.

Twitter
Imagem

Mais uma do PIG?

Bloqueada na Suíça conta de US$ 13 mi de filho de Sarney

Rastreado a pedido da Justiça brasileira, depósito não foi declarado à Receita. Suíços retiveram recursos quando Fernando Sarney tentava transferi-los para paraíso fiscal; ele já afirmou não ter conta no exterior

De Leonardo Souza e Andreza Matais:
O governo suíço achou e bloqueou conta de US$ 13 milhões controlada pelo filho mais velho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB). Os depósitos foram rastreados a pedido da Justiça brasileira, por suspeita de que a família do senador tenha remetido ilegalmente dinheiro para fora do Brasil.

Os depósitos estão em nome de uma empresa e eram movimentados exclusivamente por Fernando Sarney, que cuida dos negócios da família no Maranhão. O dinheiro não está declarado à Receita Federal, segundo a Folha apurou.

O bloqueio da conta na Suíça é um desdobramento da Operação Faktor (ex-Boi Barrica), conduzida pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. Nesse inquérito, Fernando já foi indiciado…
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Opinião

As greves contra Serra

Editorial do Estadão
À medida que se aproxima a data de desincompatibilização do governador José Serra para se candidatar à Presidência da República, aumentam protestos e ameaças de greve das corporações da máquina pública estadual que são controladas por sindicatos vinculados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e ao PT. Embora com pequena adesão, prossegue a greve do professorado, decretada há duas semanas, e os servidores das áreas de saúde e segurança também estão prometendo parar nos próximos dias. As três categorias representam mais de dois terços do funcionalismo público estadual.

As reivindicações são irrealistas. Os líderes sindicais do magistério estadual querem reajuste de 34% e o fim do Programa de Valorização pelo Mérito, que prevê aumento de 25% para um quinto dos docentes, a cada ano, mediante a realização de prova de capacitação. Os dirigentes sindicais do setor de saúde pleiteiam para a categoria aumento salarial de 40%, reajuste do vale-refeiçã…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 25 / 03 / 2010

Folha de São Paulo
"Suíça bloqueia conta de filho de Sarney"

Segundo autoridades, recursos no exterior chegam a US$13 mi; empresário diz não falar sobre o que não conhece

O governo da Suíça encontrou e bloqueou conta de US$ 13 milhões controlada por Fernando Sarney, filho mais velho de José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado, relatam Leonardo Souza e Andreza Matais. Os depósitos foram rastreados a pedido da Justiça brasileira. Segundo a Folha apurou, o dinheiro não está declarado á Receita. O bloqueio ocorreu quando Fernando tentava enviar recursos da Suíça para Liechtenstein, paraíso fiscal. A medida é administrativa; se comprovado que o dinheiro tem origem ilícita, o bloqueio passará a ter caráter criminal, e os recursos poderão ser repatriados. Fernando Sarney disse que soube do assunto pela Folha e afirmou que não falaria do que não conhece. Procurada, sua defesa não ligou de volta. Segundo o senador Sarney, "Fernando é maior de idade e …
Imagem

Informática

Novo recurso do Photoshop apaga objetos das fotos

da Folha Online
A Adobe mostrou um recurso para o editor de imagens Photoshop que permite apagar objetos em imagens, criando automaticamente um fundo natural no espaço retirado.

A "tecnologia de síntese de textura", como diz a empresa, foi demonstrada por um dos gerentes de produto do software, Bryan O´Neil Hughes, em um vídeo publicado no blog da empresa nesta terça-feira (23).

No vídeo, a ferramenta é utilizada para apagar tanto uma árvore de uma cena campestre --criando no lugar uma cena de céu que acompanha naturalmente o cenário ao redor.
Leia mais

Twitter
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Brasil

Para enrolar os enroláveis

É cômodo repisar a necessidade de “impedir a volta do neoliberalismo tucano” ou de “reverter o aparelhamento do Estado pelo petismo”. Difícil é responder sobre coisas mais práticas

Alon Feuerwerker no Blog do Alon
Se ninguém impedir, há o risco de assistirmos a mais uma eleição alinhavada por abordagens abstratas e divagações. Será conveniente para os candidatos, pois o vencedor irá depois governar com mãos bem desimpedidas —como de hábito. Tem sido frequente nas eleições brasileiras. Discute-se de tudo um pouco, mas não o que o eleito efetivamente vai executar.

É um traço de subdesenvolvimento político.

Entre nós, a abordagem realista dos temas importantes costuma ser privilégio da Casa Grande, em conversas educadas e cínicas. A senzala deve contentar-se com o circo. Com as emoções, diriam os marqueteiros. Ou com generalidades supostamente programáticas.

Um exemplo é a polêmica sobre o papel do Estado. Teoricamente, haverá dura polarização este ano entre estatist…
Imagem

Papo do Editor

Educação ou deseducação?

Sidney Borges
Lendo o texto dos professores grevistas de Ubatuba, "Verdades Veladas na Educação" (aqui), relembrei meus mais de trinta anos de giz. Como tudo mudou! É inegável o fato de que hoje há escola para todos. Mas o que é considerado escola foge ao conceito universal.

A escola clássica era chata e difícil, mas nós que a freqüentávamos sabíamos que através de uma boa formação seria possível enfrentar a vida com dignidade. Esse conceito nos era passado em casa, a escola dava informação, os valores da cidadania vinham das famílias.

No esquema atual em que tudo é pemitido, onde alunos espancam professores e nada acontece, a escola acaba fornecendo uma visão distorcida da sociedade. Quando o aluno que nunca teve de fazer esforço e nunca respeitou colegas, funcionários e professores, sai da escola, o mundo à sua volta muda radicalmente. 

A permissividade acaba.

Caso ele cometa algum ato infracional a sociedade agirá de forma desproporcional ao que estava …
Imagem

Eleições 2010

PSDB e DEM fecham chapa Alckmin-Afif para governo de SP

FÁBIO ZAMBELI da Folha de S.Paulo, em Brasília
CATIA SEABRA da Folha de S.Paulo
PSDB e DEM avançaram na costura do acordo para a eleição ao governo do Estado de São Paulo e estão prestes a anunciar que o candidato a vice-governador na chapa de Geraldo Alckmin ao Palácio dos Bandeirantes será Guilherme Afif Domingos. Os dois ocupam secretarias do governo e devem deixar os cargos para a disputa.

O último nó para o acordo foi desatado ontem: o chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, avisou aos aliados que concorrerá ao Senado. Atendendo ao pedido do governador e presidenciável José Serra, Aloysio desistiu de desafiar Alckmin para as prévias. Há duas semanas, a Folha adiantou que ele tendia a concorrer ao Senado.

Mas só ontem, depois de conversa com Serra, informou oficialmente a seus aliados.
Leia mais

Nota do Editor - São Paulo é um caso à parte. Com PIB maior do que o da Argentina e do Chile, o Estado mais rico do Brasil costuma a…
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Opinião

Esquerda derrota Sarkozy

Editorial do Estadão
O eleitorado francês - ou melhor, a metade que se abalou a votar no segundo turno da disputa pelos governos regionais do país, domingo passado - infligiu ao presidente Nicolas Sarkozy uma derrota que excedeu as suas previsões mais pessimistas. As pesquisas já vinham indicando que o partido de Sarkozy, a União por um Movimento Popular (UMP), de centro-direita, pagaria nas urnas pela insatisfação generalizada dos franceses com os projetos de reformas econômicas e sociais do presidente, quando o desemprego, passando de 10%, é o maior entre os principais países da União Europeia (e também ligeiramente superior ao dos Estados Unidos). Mas não se supunha que o protesto seria tão contundente.

Das 26 regiões em que o país foi dividido pela reforma administrativa de 1986 - 22 das quais na França continental -, a UMP só conseguiu vencer em 3: Alsácia, Guiana Francesa (na fronteira com o Brasil) e Ilhas Reunião (no Oceano Índico). As demais escolheram c…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 24 / 03 / 2010

Folha de São Paulo
"Tesouro é contra reativar a Telebrás"

Estatal está exposta a muitas ações judiciais, diz nota técnica; governo cogita usá-la em plano de banda larga

O Tesouro Nacional emitiu nota técnica em que condena a reativação da Telebrás pelo governo Lula para gerir seu programa de banda larga, relatam Valdo Cruz e Humberto Medina. É a segunda autoridade do governo a se opor à idéia. Na semana passada, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, já levantara publicamente restrições a que a estatal seja reativada. A medida é defendida pelo Ministério do Planejamento e pela Casa Civil. Desde que o setor foi privatizado, em 1998, a função da Telebrás passou a ser administrar e pagar dívidas. Para o Tesouro, a estatal está exposta a muitas ações judiciais (era ré em 1.189 até o fim de 2009), e há risco' de "contaminar" os ativos que seriam usados no programa de banda larga. Segundo a Folha apurou, a nota técnica do Tesouro é vista c…
Imagem
Clique aqui e saiba mais

Imprensa

A estratégia do medo

Joaquim Falcão no Blog do Noblat
A aprovação pelo Congresso Americano, ontem à noite, da nova lei de planos de saúde, vitória histórica do Obama, é uma boa oportunidade para se conhecer importantes mudanças, também históricas, que estão acontecendo na política americana.

Vitória apertada 219 contra 212, estes incluindo todos os republicanos.

Primeiro, a oposição parece estar rompendo com um padrão de cultura político, com um comportamento que limitava democraticamente sua ação. É como se antes houvesse um padrão onde a oposição sempre dizia para o partido vencedor das eleições: ok perdemos, reconhecemos sua vitória, você é legitimo e você pode governar.

Agora mais não. A oposição pretende deslegitimar o governo. De várias maneiras. Acusações sistemáticas de que Obama é socialista. Obama é antiamericano. Esta a nova forma de racismo político. Acusações que caem no terreno fértil do medo congênito do americano médio. O medo como deslegitimação.

Não é por menos que Obama a…
Imagem

A vingança será maligna

Maluf processa promotor de Nova York

da Folha Online
O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) e seu filho, Flávio, decidiram processar o promotor distrital de Nova York, Robert Morgenthau, após ele ter acusado o parlamentar brasileiro de usar bancos da cidade para esconder recursos desviados, que depois passaram por contas nas Ilhas Jersey e na Suíça para só então entrar no caixa da Eucatex, empresa que pertence à família Maluf.

"De uma maneira arbitrária e não condizente com o que rege o Direito Internacional e a soberania das nações livres, um promotor distrital de Nova Iorque decidiu acusar Cidadão Brasileiro, membro do Congresso Nacional, de supostos fatos que, por absurdo, teriam ocorrido no Brasil, com o fim de serem julgados pela Corte Americana, inclusive emitindo ilegalmente um alerta vermelho para a Interpol", diz Maluf em nota divulgada hoje.

A Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) colocou o deputado e seu filho na difusão vermelha a pedido da Justiça…
Imagem

Interesse público

Verdades Veladas na Educação

A busca vã por informações na mídia a respeito da assembléia de professores ocorrida na última 6ª feira, 19 de março, em São Paulo, nos fez lembrar de um trecho do livro “1984”, de George Orwell (criador do personagem Big Brother): “... mais tarde, algum cérebro privilegiado do Partido Interno escolheria esta ou aquela versão, retocá-la-ia em alguns pontos e daria início aos complicados processos de referência cruzada necessários, e daí a mentira selecionada passaria aos anais permanentes, tornando-se verdade...”

Por que milhares de professores vão às ruas de São Paulo, e só aparecem rapidamente como grupo que atrapalha o trânsito?

Por que o governo insiste em dizer que apenas 1% dos professores está em greve, quando quem participou da última assembléia sabe que, só ali, havia cerca de 60 mil manifestantes (sem contar os que permaneceram em suas cidades) ?

Será que tornar pública a realidade das escolas de São Paulo, geralmente comentada de forma idealizada po…