Postagens

Mostrando postagens de Junho 29, 2008

Teen

O amor e suas razões

Sidney Borges
No verdor dos dezessete me apaixonei. Acontece com a maioria dos mortais, mas quando acontece com a gente parece que fomos nós que inventamos a coisa. Nesse clima inebriante de felicidade em que os pés mal tocam o solo eu, na sala da casa dela, tentava avançar o sinal. A donzela pudica fingia resistir entre suspiros profundos e uma infinidade de nãos. Naquele tempo as meninas tinham pais que pigarreavam. Súbito o zeloso guardião da virtude, a pretexto de criticar um programa de televisão, nos convidou para a sala ao lado. Enquanto apontava o indicador para a tela perguntou:
- Isso é cantor?
Olhei para a musa inspiradora. Ela sorriu para o amado pai e concordou.
- É mesmo, detesto esse cara. Isso lá é jeito de cantar?
Engoli em seco. Fiquei paralisado enquanto João Gilberto terminava “The Trolley Song”. Felizmente meus cigarros estavam no fim, naquele tempo era cult fumar. Saí para comprar e nunca mais voltei. Nosso amor seria impossível. Foi minha primeira…
Imagem

Ubatuba

Assaltos

Sidney Borges
A recente onda de assaltos em Ubatuba tem um modus operandi repetitivo. As mulheres são o alvo principal. Um carro encosta, um revólver é apontado e a bolsa é surrupiada. Os carros são trocados, em cada assalto é usado um diferente. Lugar de gatuno é na cadeia, Ubatuba não pode conviver com esse tipo de ameaça. Cabe às autoridades policiais encontrar uma forma de devolver a tranqüilidade ao povo. Confiamos que vá acontecer. A situação atual prejudica a todos, não condiz com o espírito pacífico da cidade.
Imagem

Locais

Transporte público

Maria Antônia
Por não querer provocar nenhum acidente e por uma absoluta falta de habilidade - tenho certeza que até um carrinho de bebê fica mais seguro com o bebê conduzindo do que eu - não dirijo carro, nem moto e nem ando de bicicleta, assim, acredito que a humanidade está mais segura e eu também. Esta é uma das razões pela qual optei por utilizar o transporte público para me locomover pelo nosso querido município. Tá certo que a empresa de ônibus não colabora comigo e nem com a vida de todos os seus usuários, haja visto o descaso, a sujeira e o abandono do terminal, no centro; o despreparo de seus funcionários em bem atender ao cidadão, os horários restritos de circulação e o lamentável estado de conservação de sua frota, mas, nesta semana conseguiram superar qualquer descalabro com que têm conduzido o serviço oferecido a população até agora, simplesmente, sem aviso prévio ou qualquer comunicado aos interessados mudaram os horários para determinados bairros, supr…
Imagem

Ubatuba em foco

Fui assaltado em Ubatuba

Allan Ricardo Benetti
Ao sair do serviço, depois de quase 12 horas de trabalho, aproximadamente às 20h30 fui assaltado bem no centro de Ubatuba. Agora, sou mais um em meio a milhões de brasileiros que tem tirados a força, não simplesmente objetos pessoais, como no meu caso, documentos, cartões de banco, alguns trocados e um celular velho, mas sim tem roubados a esperança em um País melhor, uma cidade digna, governada por pessoas sérias, realmente comprometidas com um crescimento ordenado e com políticas sociais eficientes e não apenas interessados em ganhar mais uma eleição com base em políticas assistencialistas eleitoreiras. Pensar em nossa cidade não apenas para quatro anos mas para no mínimo quatro gerações. Hoje fui eu, amanhã será você, e esses índices tendem a piorar, pois não adianta novas praças na cidade, se os pais de família e os jovens que deveriam estar ou ingressar no mercado de trabalho partem para a marginalidade, muitas vezes a única altern…
Imagem

Opinião

O impacto do êxito de Uribe

Editorial do Estadão
No centro das atenções da mídia mundial desde a sua libertação do cativeiro de seis anos e meio das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), a ex-senadora Ingrid Betancourt já não provoca apenas sentimentos de compaixão e solidariedade. O seu comportamento autopromocional e a sua aparência surpreendentemente saudável - contrastando com a imagem de prostração e debilitamento divulgada em fins do ano passado, personificando os horrores da narcoguerrilha - deixaram a imprensa à vontade para rememorar não só as circunstâncias em que se deu o seu seqüestro, mas também, correlatamente, a sua grotesca candidatura a presidente da República em 2002 por um partido, não menos grotesco, chamado Oxigênio.
Não fosse o seu seqüestro, as suas aspirações presidenciais teriam merecido, se tanto, uma nota de rodapé na crônica da convulsionada política colombiana. Ficaria uma vaga lembrança do histrionismo de comparar a corrupção em seu país à aids …

Manchetes do dia

Sábado, 05 / 07 / 2008

Folha de S. Paulo
"Príncipe dá autorização para Cacciola ser extraditado"
O príncipe Albert 2º de Mônaco, confirmou decisão da Justiça do país e assinou a autorização para a extradição do ex-banqueiro Salvatore Cacciola para o Brasil. Oito anos depois de fugir para a Itália, Cacciola deve ser trazido para o Brasil em 15 dias segundo o Ministério da Justiça, para cumprir sua pena. O ex-banqueiro ainda pode apresentar um último recurso contra a decisão do príncipe, mas sua advogada italiana, Alessandra Mocchi, disse que tudo dependeria do cliente.

O Globo
"Lei Seca para motoristas já reduz acidentes de trânsito"
A Lei Seca para motoristas já reduziu o número de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito em pelo menos três capitais – Rio, São Paulo e Goiânia. Na última semana, um levantamento feito em quatro grandes emergências pela Secretaria estadual de Saúde constatou que houve uma queda média de 17,3% no número de atendimentos a acidentados. …

Padre voador

Achado no Rio corpo de padre que desapareceu em SC

MSN Notícias
O corpo do padre Adelir Antônio de Carli, que desapareceu em 20 de abril no Paraná tentando bater o recorde de vôo usando balões de festa, foi encontrado ontem a 100 quilômetros da costa de Maricá, no Rio de Janeiro, por um rebocador a serviço da Petrobras, informou a companhia hoje. O padre tinha saído da cidade de Paranaguá, no Paraná, com o objetivo de pousar em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Porém, os ventos teriam desviado o padre de seu percurso, levando-o para o mar.
O rebocador Anna Gabriela encontrou o corpo por volta das 16h de ontem no mar, ainda com aparatos de vôo, e chegou de madrugada à cidade de Macaé, também no Rio, onde o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) local.
Imagem

Ubatuba em foco

CHAPA 1 VENCE AS ELEIÇÕES SINDICAIS DE 2008 !!

No dia 03 de Julho de 2008 o Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba, realizou sua eleição a qual 02 chapas participaram.
A Chapa 1, encabeçada pela servidora Professora Elizabeth Teixeira Isnard Santos venceu com mais de 56% dos votos válidos. A chapa 1 é totalmente contrária a forma que a Prefeitura vem sendo conduzida pela atual administração. O funcionário Público mostrou nas urnas que sua insatisfação está transparente. A chapa 1 vem representar os anseios que o funcionalismo tem em relação a sua vida funcional. A vitória só demonstra o que irá acontecer em outubro porque os trabalhadores são multiplicadores e juntos daremos um basta em promessas impossíveis de serem cumpridas. O Sindicato na pessoa da Presidente Gláucia Gomes da Silva agradece a todos filiados que votaram e participaram, e em especial a Central Única dos Trabalhadores que participaram da grande vitória.

A DIRETORIA
Sindicato dos Trabalhadores na …
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Blecaute

Apagão da Telefônica

Maria Inês Dolci
Foi preciso esse apagão da banda larga da Telefônica para que as autoridades se comovam com as dificuldades de quem paga por um serviço que não tem qualidade? A atitude da empresa, ao demorar para informar sobre a pane, é tudo, menos estranha, porque a Telefônica jamais demonstrou respeito pelo consumidor brasileiro. Trata esse mercado como se fosse formado por cidadãos de segunda classe. Esse "apagão de internet" ocorre, no dia-a-dia, com muitos clientes. Mas, só agora, quando atingiu proporções colossais, desnudou-se a verdadeira face da Telefônica no Brasil. Que fique, para os órgãos públicos cujos serviços ficaram paralisados em grande parte do estado de São Paulo, a lição: o que é essencial não pode ficar à mercê de um só provedor. No mínimo, de mais um para emergências.
Imagem

Ubatuba

Sobre as Eleições Sindicais

Corsino Aliste Mezquita
Como anunciado anteriormente, no passado dia três, (quinta feira), foram realizadas eleições para a diretoria do SINDICATO DOS TRABALHADORES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE UBATUA, triênio 2008-2011. Transcorreram em clima de respeito mútuo e serenidade democrática.
Nas urnas foram depositados 631 (seiscentos e trinta e um) votos válidos. Desse número 358 (trezentos e cinqüenta e oito) ou 56.73% referendaram a chapa, n° 01, como vencedora.
Oportunamente, o Sindicato, publicará todos os detalhes da eleição.
Agradecemos todos os filiados, independentemente da chapa em que votaram, pelo seu comparecimento as urnas e sua participação cívica e ordeira, no pleito. Passadas, as febres e calores eleitorais, convidamos, todos os funcionários, filiados e não filiados, a se unirem à chapa eleita, e, todos juntos, sem partidarismos e divisões tendenciosas, trabalhar-nos em pró do funcionalismo municipal de Ubatuba e na defesa de seus direitos e dignidade…
Imagem

Reclamações

A Telefônica

Miriam Tabarro
Primeiro ou segundo lugar (tem hora que tanto faz…..) no ranking de reclamações da seção “São Paulo reclama” do jornal O Estado de São Paulo, a Telefônica mais uma vez mostrou a que veio.
Ontem pela manhã, (03/07) recebemos um telefonema da empresa, cobrando uma mensalidade ainda não paga do speedy, um dos serviços oferecidos por ela.
Ontem mesmo, todos sabemos, por uma pane técnica, o speedy não funcionou causando um verdadeiro caos em 407 municípios do Estado de São Paulo.
O problema, ainda sem causa definida, paralisou o atendimento em empresas privadas e bancos, além de órgãos públicos federais, estaduais e municipais com prejuízos incalculáveis para todos.
Segundo declarações da Telefônica tentando minimizar a calamidade, a pane “só” causou transtornos às empresas, o que não é verdade já que os clientes residenciais, como nós aqui em casa, fomos cobrados mas não conseguimos usufruir do serviço oferecido por esta antipática empresa.
Imagem

Opinião

De volta à indecência

Editorial do Estadão
Foram muito elogiadas as medidas adotadas pela Justiça Eleitoral no sentido de moralizar o sistema político-partidário, fazendo o que o Congresso insiste em não fazer. Mas os ilustres parlamentares federais reagiram para desfazer o pouco que a Justiça conseguira fazer de bom. Estamos falando de fidelidade partidária. Sobre isso, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei complementar, de autoria do deputado Flávio Dino (PC do B-MA), que flexibiliza a regra de fidelidade partidária, tal como entendida pelo Supremo Tribunal Federal e introduzida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a fim de trazer de volta uma das práticas mais vergonhosas da vida política cabocla, ou seja, o famoso troca-troca: é o sistema em que logo depois das eleições os governos vão "arrematando" parlamentares da oposição para aumentar sua base de sustentação no Legislativo. Considerando que os mandatos pertencem ao…

Manchetes do dia

Sexta-feira, 04 / 07 / 2008

Folha de S. Paulo
"Apagão da Telefônica corta serviços em SP"
Uma pane na rede da Telefônica provocou um apagão da internet no Estado de São Paulo, deixando sem conexão residências, distritos policiais e órgãos públicos. Empresas de todos os portes, incluindo bancos, tiveram suas transmissões de dados afetadas. A Telefônica é a maior provedora do Estado, com 68% do mercado. As falhas começaram há dois dias, quando o Speedy, ferramenta de acesso à internet rápida da Telefônica, parou de funcionar, possivelmente por sobrecarga. No final de 2007, o Instituto de Defesa do Consumidor testou os serviços do Speedy com o comitê Gestor da Internet e verificou que o sistema era instável. A Anatel abriu investigação. Segundo a agência, a Telefônica terá de deduzir da assinatura dos usuários valor proporcional ao tempo de interrupção do serviço. Antônio Carlos Valente, presidente da Telefônica, pediu desculpas aos 2,4 milhões de assinantes do Speedy. Segundo ele…

Falha técnica

Fora do ar!

Sidney Borges
Por razões que transcenderam nossa vontade estivemos fora do ar. Quero dizer, o Estado de São Paulo esteve fora do ar. Por culpa da Telefônica. Eles tiraram o acento, mas em português as proparoxítonas devem ser acentuadas. Ainda bem que a empresa espanhola não é a guardiã dos arsenais nucleares dos Estados Unidos. Americanos têm juízo, não deixariam um serviço tão importante em mãos estrangeiras. Há um ditado português que diz que quem não tem competência não se estabelece. No Brasil não se aplica.

Colômbia

Imagem
Betancourt e três americanos são resgatados

da Folha Online
A política franco-colombiana Ingrid Betancourt, três americanos e 11 militares colombianos foram resgatados das guerrilhas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) por tropas colombianas, declarou o ministro da Defesa Juan Manuel Santos.
Santos afirmou que todos os ex-reféns estão em estado de saúde razoavelmente bom após anos como reféns na selva colombiana.
"Essa foi uma ação sem precedentes", declarou Santos, em coletiva na sede do Ministério da Defesa, em Bogotá. "Isso entrará na história por sua audácia e efetividade."
Betancourt, os três americanos, três políticos e dezenas de militares e policiais colombianos integravam o grupo de cerca de 40 reféns que a guerrilha propunha trocar por 500 rebeldes presos, após a criação de uma zona desmilitarizada no país.
Leia mais
Imagem

Famosos

Vida cultural

Sidney Borges
Isis e Marcelo: romance também na vida real. Supostas fotos de Felipe Solari nu na internet causam polêmica. Jennifer Lopez aparece pela primeira vez de biquíni após gravidez. 10 perguntas dos leitores para Alexandre Frota. Sandy define estilista de seu vestido de casamento, diz jornal. Waal! Esses são os títulos das 5 matérias mais lidas, publicadas em uma revista das organizações Globo que faz fofocas do Show Business. There is no business like Show Business. Imagine o que esperar de olhos e textos das referidas matérias. Alguém disse um dia que qualquer destino é preferível à morte. Não discuto, não sei o que vou encontrar ou não encontrar do lado de lá, se é que há o lado de lá. Sei que eu não suportaria passar a vida em frente à televisão. Prefiro sexo e rock and roll.
Imagem

Memórias

Sonhos e Profecias

Valter Capopi
"Estávamos em quatro ou cinco no carro, contando com o motorista, quando de repente numa curva ví perplexo quando um outro veículo vinha em nossa direção... O motorista jogou o carro para a direita e o mesmo chocou-se contra um barranco e capotou. Eu sentí apenas um leve baque no queixo e levantei-me. No chão estava uma moça clara, que gemia de dor. Logo em seguida, me ví andando pela praia do Massaguassú, com alguém que não me lembro quem era... E eu dizia: "o Getuba ainda vai ter um prefeito" Getuba é o bairro da minha infância e adolescência... Eu morei alí com meus avós. Logo adiante subimos no acostamento próximo à ponte do rio Casqueiro, eu sempre arrastando uma mala de viagem... E esperando por nós estava meu tio Dito Rosa. Era noite e ele olhou para uma casinha toda às escuras e disse: "mas a tiana (Naná, minha mãe) ainda não chegou... Mas vamos andando! ... E seguimos para casa, no mesmo lugar onde ele (tio Dito) morou e hoje…
Imagem

A ponderar...

A greve pública dói mais e rende menos

De Elio Gaspari em "O Globo"
Há poucas maneiras de se chegar ao paraíso, mas uma delas seria por meio de uma greve geral "até a vitória final", com o pagamento dos dias parados. Enquanto não se vai ao sonho da paralisação remunerada, os números do Sistema de Acompanhamento de Greves do Dieese indicaram que os servidores públicos de Pindorama continuam na trilha do bem-estar universal.
Em 2007, aconteceram 316 greves no Brasil. A tabulação de 211 dessas paralisações somou 1,4 milhão de trabalhadores. De uma maneira geral, elas se dividiram meio a meio entre os setores público e privado.
Essa é a boa notícia.
Agora a má: na esfera pública, 107 greves custaram 217,36 milhões de trabalhadores/hora. No setor privado, cem greves saíram por 19,2 milhões de homens/hora parados. Na área pública houve 31 greves com mais de um mês de duração. Uma delas, de policiais alagoanos, estendeu-se por sete meses. Fora da jurisdição da Viúva, foram ape…
Imagem

Trabalhadores, uní-vos

Eleições Sindicais

Corsino Aliste Mezquita
Para o próximo dia, 03-07-08, (Quinta feira) estão marcadas as eleições para nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba. Concorrem duas chapas. A CHAPA 01, na qual participo como candidato à Vice-Presidência, pretende a renovação e dinamização das atividades sindicais, após ouvir os anseios dos filiados. Aproveitando as realizações existentes, em dezessete anos de existência do Sindicato, pretendemos avançar, criar novos rumos e progredir, sempre pensando nos FUNCIONÁRIOS. Aqueles que acompanharam nossas atividades sindicais, em tempos passados, sabem que não os decepcionaremos. O sindicato será independente e respeitoso, nas suas reivindicações, com os cidadãos que ocuparem o poder. Sindicato pelego, atenta contra os trabalhadores e perde o sentido de sua existência. Agora, com tempo disponível, será mais fácil fazer um trabalho construtivo, independente e livre de pressões, em pró dos filiados.
Colega fil…
Imagem

Opinião

Mão escondida projeta arquitetura medíocre

Jorge Wilheim
Ao examinar os projetos imobiliários que abundam em nossos jornais, noto que ultimamente a cor verde predomina: oferece-se à venda a paisagem vista da janela - um parque longínquo ou o jardim, por vezes bem elaborado, que constituirá o verde privativo de quem pode. Recentemente até se oferece um simulacro de vida urbana, ao propor-se - imaginem! - uma rua, como aquelas de verdade - lembram? - em que as crianças se conheciam e brincavam; agora, porém, rua privativa, também para quem pode. Em alguns casos se oferece um centro esportivo ou um spa, de diminutas proporções, só para mencionar.
Simulacro de paisagem urbana, simulacro da sociedade reduzida a condôminos, simulacro de cidade. Parece que o mercado, mesmo usando sua mão escondida - diferente da mão invisível de Adam Smith (1723-1790), segundo o qual ela transformaria interesses individuais em bens sociais -, ainda não conseguiu apagar a lembrança de que a propriedade a ser ven…

Manchetes do dia

Quarta-feira, 02 / 07 / 2008

Folha de S. Paulo
"Cesta básica sobe até 52% em 12 meses"
A inflação mundial dos alimentos já elevou, em 12 meses, o preço da cesta básica do brasileiro em até 52%, de acordo com pesquisa realizada pelo Dieese em 16 capitais do país. A maior variação no período, de 51,85% foi registrada em Natal (RN), seguida por João Pessoa (PB), com 45,02% e por Recife (PE), com 44,92%. Em 2008, a cesta subiu até 29,24%, caso de Recife. No primeiro semestre, as maiores variações ocorreram no Nordeste; já em São Paulo, uma das capitais onde a cesta é a mais cara, ela foi de 14,26%, uma das menores. Segundo o Dieese, o custo da cesta, cuja composição é diferente em cada região, subiu mais nos Estados nordestinos devido ao peso de alimentos como feijão e carne. A alta acumulada em 12 meses supera em muito o reajuste de 9,21% dado ao salário mínimo, que passou a R$415 em abril.

O Globo
"Número de homicídios no Rio cai 18,7% em um ano"
Estatísticas divulgadas on…
Imagem

Aleluia

Melancia pode ser 'Viagra natural', afirma cientista

Ingrediente da fruta teria o mesmo efeito que o remédio aos vasos sangüíneos

A melancia pode ter um efeito semelhante ao Viagra, segundo um cientista da universidade de Texas A&M, nos Estados Unidos.
Bhimu Patil, diretor do Fruit and Vegetable Improvement Center (Centro de Aprimoramento de Frutas e Vegetais) da universidade, afirma que a melancia tem ingredientes que produzem efeitos nos vasos sangüíneos semelhantes aos do Viagra e podem também aumentar a libido.
"Quanto mais nós estudamos a melancia, mais nós percebemos o quanto essa fruta é maravilhosa em fornecer fortificantes ao corpo humano", diz Patil em uma reportagem publicada no site de divulgação do Programa de Agricultura da Universidade, Agnews.
"Nós sempre soubemos que a melancia é boa para a saúde, mas a lista dos benefícios da fruta cresce a cada novo estudo."
Os ingredientes benéficos à saúde encontrados em frutas e legumes em geral são conh…

Cautela

Imagem
Todo cuidado é pouco

Sidney Borges
Chegar em casa dirigindo e não encontrar o buraco da fechadura é coisa do passado, ou de cinema. Bebeu, dirigiu, dançou. Esse é o novo lema do país. Está certo, vidas serão poupadas com essa draconiana medida do governo. No entanto, se você tomou umas e outras e está sujeito a ter a carteira apreendida e pagar pesadas multas, faça uso dos novos serviços disponíveis. Acima um exemplo.
Imagem

Internet

Malware usa nome de usuário para tentar enganá-lo

Geek
Um novo malware foi notificado pela firma de segurança Sophos e utiliza um mecanismo de varredura do registro para capturar o nome do usuário do sistema operacional.
O malware é na realidade um "scareware", um programa que tenta assustar o usuário indicando que sua máquina está comprometida com algum perigoso vírus e levá-lo a compra de algum software como, por exemplo, um falso antivírus.
O site inglês The Register cita a história da esposa de um dos seus leitores, que ao tentar verificar sua conta de email recebeu um alerta em uma janela que a chamava por seu nome completo e dizia que o computador estava infectado com um trojan, sugerindo o download de uma ferramenta antispyware.
A ameaça já havia sido notificada pela firma de segurança Sophos há cerca de uma semana, batizada com o nome Fakeale. A consultora da companhia Carole Theriault explicou que o malware verifica o registro do Windows para descobrir o nome e passar um…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Comportamento

Lei anti-fumo

Da BBC
A lei que proíbe o fumo em lugares públicos na Grã-Bretanha, introduzida há um ano, aumentou de forma drástica o número de pessoas que abandonaram o cigarro no país, segundo pesquisa. O estudo, da Cancer Research UK, de fomento à pesquisa sobre o câncer, estimou que cerca de 400 mil pessoas deixaram de fumar após a lei ter entrado em vigor. Os pesquisadores calculam que isto poderia ajudar a salvar por volta de 40 mil vidas nos próximos dez anos. Foram pesquisadas 32 mil pessoas. De acordo com o trabalho, desse grupo 5,5% das pessoas pararam de fumar nos nove meses que se seguiram à proibição. Nos nove meses anteriores à proibição, do grupo pesquisado 1,6% pararam de fumar. Segundo o Departamento de Saúde britânico, o período de 12 meses posterior à entrada em vigor da legislação foi um sucesso, com quase 100% de obediência à lei pela população.
Imagem

Política

Campanhas nas ruas

Sidney Borges
Julho finalmente chegou. Dentro de alguns dias as campanhas estarão nas ruas. Em algumas semanas a temperatura deverá subir, embora neste ano as coisas tendam a ser menos espetaculosas. Não sei se é impressão minha, mas os eleitores estão mais politizados, mais atentos. As pessoas que encontro nas ruas mostram interesse surpreendente pelos rumos políticos do município. Falo de gente do povo, pessoas simples. Por razões de sobrevivência o trabalhador costuma ter pouco interesse em política, preferindo, ou melhor, sendo obrigado a se concentrar na luta pelo pão de cada dia. Noto mudanças nesse comportamento, não sei se fruto da prática democrática ou da necessidade. Talvez a somatória desses fatores, mas de qualquer forma a conscientização é um fato real. Aos candidatos caberá convencer o povo. Mostrar programas e intenções capazes de melhorar a vida da cidade. Não será uma tarefa fácil, pelos números das pesquisas a eleição está embolada. Vamos torcer por…
Imagem

Música

Tributo a Billie Holiday - "Fine and mellow"

Fine and mellow - Billie Holiday; do cd "Masterpieces 6". Ouça aqui
Billie Holiday é por muitos considerada a maior de todas as cantoras do jazz. Nascida Eleanor Fagan Gough, foi criada em Baltimore. A partir de 1940, apesar do sucesso, Billie Holiday, sucumbiu ao álcool e às drogas, passando por momentos de depressão. Billie Holiday publicou sua autobiografia "Lady Sings the Blues" em 1956, a partir da qual foi feito um filme. Leia mais sobre Billie Holiday. E veja aqui a letra da música.
Clique aí do lado esquerdo desta página em cima do ícone Estação Jazz & Tal e ouça pouco mais de duas mil e duzentas músicas - basicamente jazz, bossa nova e MPB. A programação da rádio está sempre mudando. (Do Blog do Noblat)
Imagem

Ubatuba

Amordaçados

Corsino Aliste Mezquita
Registramos, em “AÇÕES AMALUCADAS”, papelório desrespeitoso, ignorante e maluco encaminhado, à Câmara Municipal, para não responder aos questionamentos dos “Pedidos de Informação” e negar, dos representantes do povo, direito a informações que, por determinação constitucional, deveriam ser do conhecimento de todos os cidadãos, Nossos homens no poder não podem esquecer que, O POVO, é o verdadeiro dono dos recursos gastos em obras e serviços do município de Ubatuba e merece respeito e veracidade na publicidade e informações.
É lamentável constatar que o Artigo 37 da Constituição Federal é pisoteado e vilipendiado.Impressão dá não obrigarem, a nossos atuais governantes, as determinações nele constantes. Abaixo registramos algumas:
“A administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE E EFICIÊNCIA e....”(CF…
Imagem

Opinião

A inflação das expectativas

Editorial do Estadão
A inflação já é a principal preocupação dos brasileiros, segundo a nova pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mas o temor não é só dos brasileiros. O perigo imediato não é mais a recessão global, mas a inflação generalizada, segundo o Banco de Compensações Internacionais, uma espécie de banco central dos bancos centrais, também conhecido pela sigla BIS, em inglês. A grande tarefa dos bancos centrais, neste momento, é conter a alta de preços - o ''perigo claro e iminente'' - e combater a expectativa inflacionária, disse em Basiléia o gerente-geral da instituição, o canadense Malcolm Knight. O ano começou com o mundo assombrado pelo temor de uma freada econômica. Mas a preocupação número um foi substituída em menos de um semestre e o novo relatório do BIS somente reflete essa mudança.
O Banco Central (BC) do Brasil já está empenhado na tarefa recomendada por Malcolm Knight. Seu último Relat…

Manchetes do dia

Terça-feira, 01 / 07 / 2008

Folha de S. Paulo
"BCs alertam para "ponto crítico" da economia global"
Relatório do Banco de Compensações Internacionais (BIS na sigla em inglês), uma espécie de banco central dos bancos centrais, sediado na Suíça, afirma que o mundo vive hoje a maior turbulência financeira desde a Segunda Guerra e que a união de desaceleração econômica e inflação está empurrando para um "ponto crítico" a economia global. Segundo o relatório "inovação no mercado financeiro, frouxa regulamentação interna e externa e fáceis condições monetárias globais por um longo período nos levaram à atual situação adversa". O texto atribui parte da culpa pela crise aos próprios bancos centrais, por não terem tomado medidas para evitar o surgimento da bolha de crédito. Para o BIS, países emergentes como o Brasil devem aumentar as taxas de juros e permitir a valorização de suas moedas para deter o contágio inflacionário. A "inflação do euro" b…
Imagem

Crônica

Sua alminha já tem dono

Marcelo Mirisola*
A primeira vitória do diabo é fazer você acreditar que Ele não existe. O descrédito é o primeiro passo para a danação eterna. Entretanto, se você está convencido de que ele existe, pode – neste momento – estar servindo aos interesses dele. E agora?
Se você relaxar, corre o risco de ser cooptado pela preguiça. Isto é, você vai pensar nas coxas da cunhadinha (ou no Sidney Magal: depende do gosto do freguês, que é o gosto do diabo) e incorrerá em tentação.
Aliás, a tentação é a arma mais eficiente do demônio. Ele atua nas entrelinhas. A possessão é apenas um detalhe. Ou algo ultrapassado que necessita de uma tela grande e de efeitos especiais. Um truque que os demônios do século passado – antes de o Spielberg nascer – usavam para provar que existiam de fato. Quem é que, hoje em dia, se espanta com abortos, urros, silvos e corujas no cemitério? Quem é que se espanta com a Hebe Camargo de lingerie?
Acho que só eu mesmo. A pasmaceira e a falta de reaçã…

Ubatuba

Imagem
Já está circulando o número 3 de “Ubatuba em Revista”. Procure o seu exemplar. A revista é bem cuidada gráfica e editorialmente e deve ser prestigiada. Parabéns ao diligente casal de editores, um dia terei o prazer de noticiar o lançamento do número 300.(Sidney Borges)

TV Víbora: Ludopédio

10 GOLS PERDIDOS MAIS INCRÍVEIS DO MUNDO

Bola de cristal

Imagem
No dia 23 de fevereiro o Ubatuba Víbora publicou a matéria abaixo. Era mais uma possibilidade entre tantas. Acabou dando certo.
Vai dar samba? Sidney Borges Moromizato, Tato, Tato, Moromizato, convenhamos que para fazer samba é uma rima forçada, mas em política pode ser um casamento perfeito. Moromizato vai ter dote, Lula garantiu e Lula cumpre acordos, aliás em política quem não o faz tem vida curta. Por outro lado, Tato tem um time afinado de candidatos à Câmara. Lá pelos idos de outubro, quando o fator quociente eleitoral surgir no horizonte brandindo a foice, degolando esperanças, certamente será generoso com o PTB. Tato me confidenciou que São Paulo está de olho e tem informações quentes sobre o posicionamento dos candidatos de Ubatuba. Tudo indica que a terceira via está em vias de se formar, é sempre assim, quando há apenas dois vira Fla-Flu, quando surge um terceiro aplica-se o ditado latino: “inter duos litigantes tertius gaudet”. Tradução: quando dois brigam um terceiro leva a…
Imagem

Opinião

Amizades de risco

Carlos Alberto Di Franco
Assinada pela jornalista Mariana Barbosa, reportagem do jornal O Estado de S. Paulo (22/6) dá conta de que, efetivamente, o advogado Roberto Teixeira ganhou bem mais do que os US$ 350 mil que admitia ter recebido para intermediar a operação de compra da Varig. A repórter, como manda o bom jornalismo, não apenas documentou o pagamento de US$ 3 milhões ao advogado e compadre do presidente Lula como obteve do próprio Teixeira a comprovação de que ele recebeu, sim, os magníficos honorários. Essa notícia, que demonstra que o advogado tinha mentido para o País, dá nova dimensão ao caso.
Na segunda-feira, dia 23, um pouco mais de luz foi projetada nas sombras que envolvem o caso Varig. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, a Presidência reconheceu que Roberto Teixeira esteve ao menos seis vezes no Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu compadre, desde 2006, em encontros não registrados na agenda pública de Lula.
O advogado, como se s…

Manchetes do dia

Segunda-feira, 30 / 06 / 2008

Folha de São Paulo
"'Apagão' do gás freia expansão industrial"
Um congelamento na oferta de gás natural na região Sudeste está forçando indústrias a paralisar projetos de investimento e cancelar expansões, informa Agnaldo Brito. A medida já afeta os setores químico, cerâmico, têxtil e de vidro. A Comgás, maior distribuidora do país, interrompeu todas as negociações para vender mais gás e disse que, até 2010, não há possibilidade de ampliar a oferta. Enquanto o governo paulista tenta mensurar o investimento abortado, a Secretaria de Energia, a Fiesp e a Comgás preparam uma estratégia para pressionar a Petrobras a assianr um pré-contrato de oferta de gás. No Rio, as concessionárias CEG e CEG-Rio, além de congelarem expansões, discutem novos contratos para substitutos, como gás liquefeito de petróleo ou óleo combustível.

O Globo
"Lei seca já muda rotina de cariocas"
A tolerância zero à mistura de álcool e direção fez com que motoristas …
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Brasil

Editorial - A sobrevida da ficha suja

Jornal do Brasil
O longo debate – e os obstáculos daí enfrentados – sobre a elegibilidade ou não de pessoas envolvidas em delitos, mas ainda sem condenação transitada em julgado, demonstram o quão pedregosa é a trilha que conduzirá o país à mudança ética estrutural na política. Os clamores vêm de todos os lados: de tribunais regionais eleitorais, da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), de tribunais de contas, de juízes eleitorais, de ministros do Tribunal Superior Eleitoral, dos pregadores da boa causa em geral e, acima de tudo, de um eleitor que, embora desesperançado com a política, está ansioso por um resquício de esperança para ver, na prática, a moralização de costumes políticos.
Nem a soma de esforços, porém, tem sido capaz de remover, de imediato, os destroços morais impostos hoje à política brasileira. Se vozes em defesa de mudanças emitem sons intensos, revelam-se igualmente impetuosos os entraves de resistência. O resultado foram alg…
Imagem

Crônica

As legiões

Luis Fernando Veríssimo
Existe uma coisa chamada lógica enganosa, um pensamento que parece perfeitamente razoável até se revelar que não é. Por exemplo, dois pontos. As Forças Armadas existem para proteger a Nação dos seus inimigos. Os maiores inimigos da Nação, hoje, são os criminosos bem armados que dominam boa parte do seu território e são uma ameaça constante aos seus cidadãos.
Os meios convencionais de combater esses inimigos não funcionam. A criminalidade aumenta, a Nação se sente indefesa. A solução? Mandar as forças armadas saírem dos quartéis e usarem suas armas, hoje de uso exclusivo das forças bandidas, para combater o crime. Mobilizar esta força ociosa para que cumpra seu papel de defender a pátria.
O silogismo é falso e perigoso, como se viu na recente experiência carioca. Exército agindo contra o crime não acaba com o crime e corre o risco de corromper o Exército. Exército na rua para manter a ordem está a poucos passos de estar na rua para impor exceção e arbítri…
Imagem

Eleições 2008

Abertas as apostas

Sidney Borges
Definidos os concorrentes é hora de prestar atenção às campanhas. E separar o que é viável dos delírios. Aos eleitores cabe fazer a escolha, votar e depois cobrar as promessas. Abaixo as duplas concorrentes. A sorte está lançada.

Eduardo Cesar – Moralino Valim Coelho
Paulo Ramos – Haydée Guimarães
Pedro Tuzino – Ana Barone
Maurício Moromizato - Anderson José Rodrigues (Tato)
Imagem

Opinião

Avaliação escolar e política

Editorial do Estadão
Os últimos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um dos mais importantes indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC), voltaram a revelar o mau desempenho do ensino fundamental e médio. Dos 21.090 colégios que foram avaliados em 2005 e 2007, 35,5% caíram no ranking do MEC. No âmbito da 4ª série do ensino fundamental, 25,6% das escolas obtiveram em 2007 um rendimento inferior ao de 2005. E, na rede escolar pública de 15 das 27 capitais brasileiras, o índice ficou abaixo da média nacional, que foi de 4,2, numa escala de 0 a 10.
Nas quatro séries iniciais do ensino fundamental, Curitiba foi a capital com melhor desempenho, com 5,1 pontos. O pior índice foi o de Belém, com 3,2 pontos. Embora Salvador, Manaus, Campo Grande e Cuiabá tenham registrado avanços, o Ideb mostra que os níveis do ensino público continuam refletindo as desigualdades regionais. No ranking das redes escolares municipais, as dez prime…

Manchetes do dia

Domingo, 29 / 06 / 2008

Folha de São Paulo
"IR sustenta aumento da arrecadação do governo"
O Imposto de Renda e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) sustentaram a disparada na arrecadação federal, informa Leandra Peres. Ambos foram os que mais aumentaram a participação no bolo tributário de 2004 a 2007. O maior salto percentual na arrecadação total e no volume de recursos veio do IR pago pelas empresas, que cresceu 61,5% no período e somou R$ 71,5 bilhões em 2007.Já as pessoas físicas deixaram 25,1% a mais, totalizando R$ 55,2 bilhões. Em 2004, os impostos recolhidos sobre o lucro das empresas e a renda das pessoas respondiam por 16% da arrecadação. Em 2007, a proporção foi para 20,2%. O que mais puxou a arrecadação das pessoas físicas foram os ganhos com ações. No caso das empresas, a alta se deve principalmente à elevação dos lucros propiciada pelo crescimento da economia. O setor de extração mineral foi o que teve maior alta no recolhimento de tributos, com 746…