Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 7, 2010
Imagem

Editorial

Paradigma

Sidney Borges
A prisão de José Roberto Arruda, ex-governador do Distrito Federal pode significar mudança de atitude por parte das instituições que fiscalizam governos. Não digo que vá acontecer, seria bom se acontecesse.

Imagino o significado do evento no imaginário de jovens promotores de Justiça, entusiasmados e idealistas. Há muitos nessa condição. Chegou a vez deles agirem.

Alguém precisa acabar com a farra do enriquecimento imoral e ilícito.

Segundo a ONG Amarribo, em torno de 20% do orçamento das cidades vai pelo ralo através de corrupção. Está explicado como salários minguados compram carrões, motocicletas e casas suntuosas.

Os mágicos da multiplicação gastam a rodo, como se tivessem ganhado na loteria.

Fazem isso sem pudor em localidades onde todos sabem da vida de todo mundo. E aqueles que deveriam sentir-se lesados fingem que não é com eles.

Um dia o cara está dirigindo um pau velho. Semanas depois de ser nomeado passa a desfilar de carrão importado. Como? Milagre, Jesus…
Imagem

Mensalão do DEM

Caso Arruda já faz história

Por Lucia Hippolito (original aqui)
Graças à decisão do ministro Marco Aurélio Mello, de negar o habeas corpus a José Roberto Arruda (grande Marco Aurélio, está batendo um bolão!), o governador vai passar o Carnaval na cadeia.

Esta é uma grande novidade. Nunca antes na história deste país um governador foi para a cadeia. Não na democracia. Não por corrupção.

(Em 1964, depois do golpe militar, os governadores Miguel Arraes, de Pernambuco, e Seixas Dória, de Sergipe, foram presos, mas a alegação era subversão.)

A segunda grande novidade, o que faz do caso um marco no combate à corrupção política, é mostrar que o processo judicial não precisa esperar o processo político se completar para se iniciar.

Quando nos lembramos de Fernando Collor, a sequência foi a seguinte: a Câmara dos Deputados aprovou o impeachment, o Senado determinou o afastamento definitivo do presidente e só depois é que o procurador-geral da República instruiu o processo e deu entrada no STF.

Difere…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

No seu devido lugar

Editorial do Estadão
A prisão preventiva do governador do Distrito Federal (DF), José Roberto Arruda, não foi apenas um evento sem precedentes no Brasil democrático - o que, por si só, inscreve na história das instituições nacionais a corajosa decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foi também, para os padrões brasileiros, um raro exemplo de celeridade na defesa do interesse público. Apenas sete dias transcorreram entre a prisão de um cupincha de Arruda, flagrado numa tentativa de suborno em favor do chefe, na quinta-feira da semana passada, e o ato do STJ. O flagrante levou a OAB, na terça seguinte, a pedir ao Ministério Público Federal que requeresse a medida. O requerimento foi encaminhado ao ministro Fernando Gonçalves, relator do inquérito que investiga o "mensalão do DEM" (alusão ao partido a que Arruda era filiado), ou "panetonegate" (referência à alegação do governador de que se destinavam à compra do doce para distribuir aos pobres…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 13 / 02 / 2010

Folha de São Paulo
"Supremo mantém Arruda na prisão"

Para Marco Aurélio, decisão do STJ foi tomada com 'esmero'; governador afastado não foi ouvido, diz defesa

O ministro do Supremo Marco Aurélio Mello negou pedido de habeas corpus e manteve preso o governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido). Para Marco Aurélio, a decisão do Superior Tribunal de Justiça que o levou à cadeia foi tomada com “esmero insuplantável”. Segundo o ministro, não há dúvida de que Arruda participou de tentativa de suborno de testemunha do mensalão do DEM. O STF voltará a analisar o caso quando julgar o mérito, no plenário (com os 11 ministros) ou na 1ª Turma (com cinco), mas isso só deve ocorrer depois do Carnaval. A defesa do governador afastado, que nega as acusações, alega que até agora ele não foi ouvido por Polícia Federal e Justiça. Alvo de quatro pedidos de impeachment, o governador interino, Paulo Octávio (DEM), disse em entrevista a Fer…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Caças

Telegrama ao Comandante da Força Aérea

"O “site” Poder Aéreo republicou matéria do “blog” Carta Polis sobre eventual disposição de Vossa Excelência de postergar a aquisição de aeronaves de combate mencionando, mais uma vez, a preferência definida pela COPAC. O CECOMSAER não desmentiu. Qualquer que tenha sido a motivação de Vossa Excelência, é certo que esta disposição existe, está publicada, não foi desmentida e corresponde à exata obediência aos diplomas legais aplicáveis, especialmente à Lei 8.666/93, à qual Vossa Excelência está umbilicalmente atrelado. Principalmente, devido ao juramento de julho de 1966! A oportunidade parece adequada para publicar a ordem de preferência atribuída a cada um dos concorrentes.

Desde 09.01.2007, tenho demonstrado a Vossa Excelência, a existência de divergências ao mesmo diploma legal no procedimento PAG 934/DIRMA/1996.

Continuo, respeitosamente, leal companheiro d’armas.

Gustavo Adolfo Franco Ferreira – Ten.-Cel.-Av. Ref."

Twitter
Imagem

Quem diria?

Arruda fica preso

Do Blog do Noblat (original aqui)
Foi o que decidiu o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, ao negar liminar em pedido de habeas corpus impetrado em favor do governador José Roberto Arruda, do Distrito Federal, preso desde ontem`na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Haverá sessão do Supremo na próxima quarta-feira. Nao é certo que os ministros decidam sobre o mérito do habeas corpus pedido.

Nota do Editor - Segundo a ex-prefeita e sexóloga, Marta Suplicy, resta ao governador licenciado relaxar. E, já que vai passar o carnaval na cadeia, pedir um pijama de listras e vivenciar a situação. Lendo Tio Patinhas. Especialmente histórias dos Irmãos Metralha. Ontem eu teria apostado em cadeia breve. Ainda bem que não apostei. (Sidney Borges)

Twitter
Imagem

Brasil

Suborno politicamente correto

Sidney Borges
Os jornais e a televisão dizem que o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, foi preso por tentativa de suborno. Tentativa? O que seria tentativa de suborno? Faço um teatrinho para contextualizar minha dúvida:

Cena única

Carro parado na estrada. Patrulheiro ao motorista:
- Documentos por favor.
Intenso movimento de busca. Porta-luvas, bolsos, atrás dos bancos. Nada. O condutor desmancha os cabelos e se dá por vencido:
- Esqueci em casa.
O guarda cumpre a praxe:
- Por favor, saia do carro. Vou lavrar a multa. O veículo será apreendido.
O motorista faz a última tentativa:
- Aqui estão cem reais seu guarda. Dá pra quebrar o galho?

Pano rápido.

Espero os leitores entendam que o exemplo é ficção. O caráter ilibado do brasileiro, povo de cultura baseada na mais fina ética, jamais admitiria tal afronta.

O que aconteceu acima? Suborno ou tentativa de suborno. Eu entendo como suborno. Não há necessidade de correspondência biunívoca para caracterizar o…
Imagem

Coluna do Celsinho

Bom sujeito

Celso de Almeida Jr.
Não dá para esquecer da bateria do BAC, vermelho e branco.

Eu ia de repique, sob a batuta do Cuca.

Com o mesmo mestre, toquei também no Acadêmicos, verde e rosa.

Que vibração deliciosa a entrada na avenida Iperoig.

Lembro o quanto foi bom.

Onde estão as nossas escolas de samba?

O pessoal tá por aí...

Alguns, não mais atacam no reco-reco por restrições religiosas.

Como se Deus estivesse muito preocupado com o barulhinho da haste de ferro roçando a mola...

Francamente!

Às vezes, sinto-me na Idade Média.

Onde estão os nossos músicos?

Aonde eles podem tocar, ganhar dinheiro?

Assisti a uma entrevista do Ricardo Benetti, no Programa Frente & Verso, da TV Litoral.

Benetti lembrou dos muitos salões que nossa cidade já teve.

Rememorou o início da Banda Tropical, da qual fui fã.

Convocou a garotada para as matinês no Tubão.

Ele está coberto de razão...

O que é bom precisa ser perpetuado.

E o Carnaval é bom.

Nos salões, então, melhor ainda!

Faz parte de nossa cultura.

É um momento d…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

Becos escuros da violência

Washington Novaes
Anuncia o Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça (1º/2/10) que nas próximas semanas transferirá para o Centro-Oeste 156 presidiários, dos quais 53 para Goiás e os restantes para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. São detentos que aguardam julgamento em prisões distantes das regiões onde os crimes foram cometidos. Parece temerário. No mesmo dia desse comunicado, os jornais de Goiânia publicaram relatório sobre o maior complexo prisional do Estado, na capital, onde 1.500 detentos vivem entre entulhos, esgotos a céu aberto, sem atendimento à saúde, com suas "relações íntimas" em barracas de tecido num pátio de terra batida, a rotina definida por eles mesmos, alguns até comerciando alimentos e produtos de higiene (quando não drogas) e desfrutando televisões e freezers, enquanto os recém-chegados ficam amontoados em "corrós", à espera de que os outros detentos definam para onde irão, de…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 12 / 02 / 2010

Folha de São Paulo
"Governador do DF é preso, acusado de tentar suborno"

Arruda afirma ser vítima de ‘campanha difamatória’; Procuradoria pede intervenção federal

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), foi preso e afastado de suas funções por determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Após a redemocratização do país, é a primeira vez que um governador no exercício do cargo é preso por crimes relacionados à corrupção. Ao mesmo tempo, a Procuradoria Geral da República requisitou a intervenção da União no Distrito Federal. A prisão foi decorrência das investigações do chamado mensalão do DEM, o antigo partido do governador.

O Estado de São Paulo
"Arruda é preso e procurador pede intervenção federal no DF"

Em carta à Câmara local, governador pede afastamento do cargo e diz ser vítima de 'armações'

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, foi preso ontem, sob acusação de tentar obstruir a i…
Imagem

Crianças

Descobrindo palavras

Sidney Borges
O neto de um amigo tem 5 anos e vocação para político. Gosta de discursos e presta atenção às palavras. Sempre tem uma nova para empregar e causar espanto.

Na semana passada eu estava na casa desse amigo quando o garoto chegou da escola. A mãe perguntou:

- Comeu todo o lanche Pedrinho?

- Comi. Inseto a maçã. Não deu tempo.

O avô piscou para mim. Orgulhoso.

Twitter
Imagem

Brasil: "Sempre cabe recurso"

Decretada prisão de Arruda

STJ manda Polícia Federal prender governador e mais cinco pessoas

De Andrei Meirelles, da Época:
O Superior Tribunal de Justiça decretou a prisão preventiva do governador de Brasília, José Roberto Arruda, e de mais cinco pessoas pela tentativa de suborno do jornalista Edmilson Edson dos Santos, o Sombra, testemunha do escândalo do panetone. O ministro Fernando Gonçalves, relator do inquérito da Operação Caixa de Pandora, acatou pedido da subprocuradora Geral da República Raquel Dodge para a prisão do governador, do ex-deputado Geraldo Naves, do ex-secretário de Comunicação do DF Wellington Morais, do diretor de Operações da Centrais Elétricas de Brasília, Haroaldo Brasil de Carvalho, e de Rodrigo Arantes, sobrinho e secretário particular de Arruda. Antonio Bento, preso em flagrante pela Polícia Federal ao entregar uma sacola com R$ 200 mil a Edson Sombra, já está detido no presídio da Papuda. A Corte Especial do STJ acaba de ser convocada pelo presidente do Tri…
Imagem

Bomba, bomba...

Irã é um Estado nuclear, diz Ahmadinejad no dia da revolução

Segundo presidente, país terá capacidade tecnológica de construir a bomba atômica, mas não pretende fazê-la

estadao.com.br
TEERÃ - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, declarou nesta quinta-feira, 11, que seu país é um "estado nuclear" e que pode aumentar sua capacidade para enriquecer urânio até 80%, mas por enquanto não está interessado em chegar a esse nível. Para a construção de armas nucleares é necessário enriquecer o mineral radioativo a mais de 90%.
Leia mais

Nota do Editor - O urânio é um elemento químico de grande densidade. Quando retirado da natureza na forma de minério precisa ser processado para que se obtenha o óxido de urânio que contém dois tipos (ou isótopos) de urânio: U-235 e U-238, com cerca de 99% de U-238. O urânio que pode ser dividido (o processo é chamado fissão) liberando energia é o U-235. Por isso é necessário separar o U-235 do U-238 e aumentar a quantidade de U-235. O processo de con…
Imagem

Mundo cruel

Árabe pede divórcio de mulher que 'escondeu barba' sob véu

Do MSN (original aqui)
Um diplomata dos Emirados Árabes Unidos afirmou ter pedido a anulação imediata do seu casamento após ter descoberto que a noiva - que veste o tradicional véu islâmico niqab, que deixa aparecer apenas os olhos - é estrábica e tem excesso de pelos faciais, de acordo com o site de notícias Gulfnews.com.

O embaixador diz ainda ter sido enganado pela ex-futura sogra, que teria lhe mostrado fotos que, na realidade, seriam da irmã da noiva.
Leia mais

Nota do Editor - São demais os perigos desta vida. Barba! Credo, tô fora! (Sidney Borges)

Twitter

Região

Imagem
Prestando serviços ao cidadão

Sidney Borges
Meu amigo Fausto ligou de São Paulo. Proprietário de um apartamento em Caraguatatuba, pediu que eu tirasse uma segunda via do carnê do IPTU. O original foi extraviado nos correios. Como sou amigo do ex-vereador Charles Medeiros, que trabalha em Caraguatatuba, pensei em transferir o favor, amigos são pra essas coisas. Liguei. Segunda via de IPTU? É simples, basta entrar no site da prefeitura e baixar. Está na aba de serviços ao cidadão. Fausto agradeceu e disse que passa em casa no sábado de carnaval. Vou colocar cervejas no congelador. E tirar antes que congelem. Experimente dar uma passeada pelo site da prefeitura de Caraguatatuba. Vale a pena. Acesse aqui.

Twitter
Imagem

Eleições 2010

Planalto manda PT tirar viés estatizante do programa de Dilma

Ordem é para deixar claro no texto que ela manterá política econômica, com câmbio flutuante e metas de inflação

Vera Rosa, BRASÍLIA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, não gostaram do tom do documento intitulado A Grande Transformação, que contém as diretrizes do programa de governo petista. Lula e Dilma avaliaram que o texto passa a imagem errônea de que um governo chefiado pela ministra representará uma guinada à esquerda e terá caráter estatizante. Não foi só: querem agora que o PT deixe claro no programa que Dilma manterá os fundamentos da política econômica, como câmbio flutuante, metas de inflação e ajuste fiscal.

O incômodo do presidente e da pré-candidata do PT em relação ao conteúdo do documento - que será apresentado no 4.º Congresso Nacional do partido, de 18 a 20 deste mês, em Brasília - foi transmitido ontem pelo Planal…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

O PT sempre foi dois

Editorial do Estadão
Os 30 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), completados ontem, reavivaram os habituais comentários sobre o partido que foi um e virou mais um. Não que essa metamorfose seja uma invencionice ou uma versão irreconhecível de seu percurso. A sigla da estrela de fato se apresentou ao País como portadora exclusiva de uma promessa de mudança radical fundamentada no combate a "tudo isso que está aí": não apenas o regime autoritário cujo esgotamento o novo sindicalismo liderado por Lula, o metalúrgico, ajudaria a apressar, mas a ordem política e as instituições de Estado que existiriam para perpetuar as iniquidades sociais brasileiras. E, de fato também, à medida que começou a subir os degraus que o levariam ao topo desse mesmo sistema, o PT passou a recorrer com desenvoltura crescente aos usos e costumes da velha política que fazia praça de abominar, sob o igualmente velho mantra, menos ou mais assumido, de que os fins justificam os meios.

Co…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 11 / 02 / 2010

Folha de São Paulo
"Receita livra 5 milhões de declarar IR neste ano"

Governo também anuncia aumento da faixa de isenção a partir de 2011

Com o foco nos grandes contribuintes, a Receita afrouxou critérios para as declarações do Imposto de Renda neste ano. Cerca de 5 milhões de pessoas não serão obrigadas a declarar o IR, estima o governo. As mudanças incluem novo valor mínimo para o patrimônio - agora de R$ 300 mil. Sócio de empresa precisa entregar declaração só se estiver na faixa que mede a renda no ano anterior.

O Estado de São Paulo
"Irã sofre sanções unilaterais dos EUA"

Guarda Revolucionária é alvo de medidas de Obama

O governo americano apertou ainda mais o cerco ao Irã, ao anunciar ontem novas sanções unilaterais contra a Guarda Revolucionária - braço armado do regime que, segundo analistas, controla os programas nuclear e balístico de Teerã. O Departamento do Tesouro congelou ativos de um dos comandantes da guarda e de subsidiárias de…

São Paulo

Imagem
(Foto: Filipe Araújo/AE)
Acidente com helicóptero da Record é o terceiro em 41 dias em SP, diz FAB
Número é equivalente a um sexto do total de acidentes no país em 2009. Capital paulista tem maior tráfego aéreo da América Latina.
Mirella Nascimento do G1
O acidente com um helicóptero da TV Record, na manhã desta quarta-feira (10) no Jockey Clube, em São Paulo, foi o terceiro envolvendo este tipo de aeronave na capital paulista em 2010, de acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB). O número é o equivalente a um sexto do total de acidentes – 18 – com helicópteros em todo o Brasil em 2009. “Estamos em uma curva ascendente de acidentes com helicóptero no país. É uma preocupação que já vem de alguns anos”, disse o tenente-coronel Henry Munhoz, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica em entrevista ao G1.

Segundo o oficial, além de um acidente ocorrido na Rodovia Anchieta no dia 26 de janeiro, houve outra queda no Campo de Marte neste ano. Nos dois casos, não houve mortes. Leia…
Imagem

Ubatuba

Viver é dizer adeus

Sidney Borges
Meu amigo Edu, da Tecnáutica, liga dando a notícia triste: o Mike morreu.

Debruçou-se sobre o carrinho de compras no mercadinho do shopping Itaguá.

Enquanto as meninas que o socorreram providenciavam atendimento deu um suspiro profundo.O derradeiro.

Edu é proprietário da casa onde Mike morava. Foi chamado. Encontrou o computador ligado e a cachorrinha esperando pelo dono que voltaria logo.

Está abrigada na vizinha e certamente permanecerá atenta aos movimentos da porta. Depois esquecerá. A vida é plena de despedidas e esquecimentos.

Mike veio para Ubatuba na década de 1970 e trouxe consigo a arte paulistana da pizza. Quem freqüentava estas plagas naquele tempo sabe o significado do "Perequim", do Perequê-Mirim, na culinária local. Parada obrigatória na sexta-feira, na chegada e no domingo, antes da volta. A viagem durava pouco mais de três horas, raramente havia congestionamentos.

A pizzaria estava sempre lotada, com fila na porta. Valia a pena e…
Imagem

Vento e Granizo

Tempestade causa transtornos e assusta moradores de Ubatuba

Ventos derrubaram árvores e levaram placas de sinalização

Do VNews (original aqui)
Uma tempestade atingiu Ubatuba no fim da tarde desta terça-feira (09), derrubando árvores e complicando o trânsito. O vento forte assustou os moradores e trouxe prejuízos para comerciantes.

A ventania deixou um rastro na orla da cidade. Os bombeiros registraram queda de mais de 20 árvores. A prefeitura teve trabalho para liberar as vias. Quem viu a tempestade se assustou.

“Começou de repente, vento forte, raios e caiu a chuva”, relata um motoqueiro. Já outra pessoa diz até as placas foram arrancadas com a força do vento. “Depois da chuva, veio aquele vento de rasgar tudo, levou a placa que tinha ali na estrada”, conta o morador.

A tempestade que atingiu a cidade foi isolada. Muitos moradores nem viram a ventania que deixou estragos principalmente na praia do Tenório e na praia Grande.

A queda de uma árvore bloqueou a ligação entre o Tenório e a praia…
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

O agronegócio faz a sua parte

Editorial do Estadão
A expectativa de um bom crescimento econômico neste ano - algo entre 5% e 6%, segundo as projeções correntes - é reforçada pelas estimativas da produção agrícola. A safra nacional de grãos, já colhida parcialmente, será a segunda maior de todos os tempos, segundo os novos levantamentos oficiais. Chegará a 143,1 milhões de toneladas e será 5,9% maior que a anterior, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Números muito parecidos foram obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na verificação de janeiro: 143,4 milhões de toneladas, com aumento de 7,2% em relação à temporada de 2008-2009. As duas pesquisas mostraram dados melhores que os obtidos na estimativa de dezembro. Boa produção no campo sempre evidencia, no entanto, velhos e persistentes problemas de logística. Nem sempre há armazéns nos locais certos, ferrovias e rodovias continuam deficientes e nem todos os portos estão preparados para…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 10 / 02 / 2010

Folha de São Paulo
"Mínimo em SP sobe acima do previsto"

Em ano de eleições, reajuste para faixa mais baixa do piso estadual supera o índice do governo federal

O governador José Serra (PSDB) mudou o critério de aumento do piso salarial de São Paulo ao usar como referência, pela primeira vez, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) estadual, em vez da taxa nacional. Em ano de eleições, o índice do Estado superou o do salário mínimo nacional. Os reajustes propostos para as três faixas salariais pelo governo estadual variam de 6,42% a 10,89%. O governo federal concedeu 9,68% para o mínimo em 2010.Enquanto o piso nacional é de R$ 510, o paulista ficará entre R$ 560 e R$ 580. A Assembléia Legislativa - onde Serra tem maioria - precisa aprovar o projeto. Desde 2007, São Paulo adota um mínimo regional, a exemplo do Rio de Janeiro, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Paraná, que registra o piso mais alto do país - de R$ 605,52 para trabalhador…
Imagem

Acredite se quiser

Eleições

Do Ex-Blog do Cesar Maia
1. A eleição presidencial na Costa Rica, no último domingo, caminhava para um segundo turno. A candidata vitoriosa, do presidente Árias, estabelecia um teto de 40% e, sem ultrapassá-lo, haveria segundo turno. O segundo colocado, Otto Guevara, crescia com um discurso de lei, ordem e polícia. Mas sua noiva, num gesto impensado ao comungar, cortou um pequeno pedaço da hóstia e colocou no bolso da camisa de Otto.

2. O sacerdote e Reitor da Basílica de Los Angeles (CR) avaliou: "A comunhão é o mais sagrado do que temos. Não pode ser levada como um 'souvenir'."

3. Resultado: Laura Chinchilla subiu para 46,78%. Otto Guevara baixou para 20,89% e perdeu o segundo lugar para Solis, com 25,11%. Isto na última hora da campanha eleitoral.

Nota do Editor - Só não entendo como a noiva não caiu fulminada na porta da igreja. No catecismo Frei Teobaldo nos alertava para os perigos da comunhão. Caso a hóstia encostasse em um dente não haveria perdão. O cadá…
Imagem

Aviação

CP-973: o último Curtiss C-46 de passageiros do mundo

Cultura Aeronáutica (original aqui)
O Curtiss C-46 Commando serviu com destaque na Segunda Guerra Mundial, especialmente nas linhas de abastecimento da China, voando sobre o Himalaia. Depois da guerra, serviu como aeronave de passageiros e de carga pelo mundo inteiro, e foi operado por várias empresas aéreas brasileiras durante as decadas de 40, 50 e 60, sendo a segunda aeronave comercial a pistão mais usada no Brasil, depois dos Douglas DC-3.
Imagem
Depois de desativados na maior parte do mundo, vários C-46 permaneceram voando na América Latina, especialmente na Bolívia, onde eram utilizados para transportar carne in natura, das fazendas até La Paz. Os "carniceros" foram objeto de um artigo neste blog há um tempo atrás.

O CP-973, como praticamente todos os C-46 bolivianos, era um "carnicero", e foi operado pelo Frigorifico Santa Rita (foto abaixo), até o final dos anos 90.
Imagem
O tempo e a conservação precária foram aos poucos confinando os velhos Curtiss ao solo, mas a empresa LAC - Lineas Aereas Canedo resolveu restaurar um C-46 para transportar passageiros a partir de sua base em Cochabamba. Em pouquíssimos lugares do mundo ainda é possível voar em antigas aeronaves comerciais com motores a pistão.
Imagem
A aeronave em questão é o velho CP-973 do Frigorifico Santa Rita, e trata-se, simplesmente, do último C-46 de passageiros em operação no mundo inteiro. Esse avião, fabricado em 1948, estava parado há oito anos, e em processo de restauração há seis anos.

A LAC instalou um luxuoso interior no velho Curtiss, e o destino da aeronave é transportar passageiros para conhecidos destinos turísticos da Bolívia, como o Salar de Uyuni, o maior lago seco salgado do mundo, a partir de Cochabamba, em voos charters.

Depois de muito tempo no chão, o CP-973 fez seu primeiro voo de prova em 9 de julho de 2009. Depois de outro voo em 16 de julho, a aeronave foi considerada apta para levar passageiros pagantes em 18 de julho.
Imagem
Naturalmente, a aeronave será operada somente por pilotos muito experientes, como o Comandante Luís Ortiz, e a manutenção também está confiada a mecânicos experientes, como Victor Hugo Galindo, chefe do departamento de manutenção e especialista nesse tipo de avião.

Twitter
Imagem

Adeus Tarso. Fique por lá...

Tarso se despede do governo e diz que não deixou "pepino" para Lula no caso Battisti

GABRIELA GUERREIRO da Folha Online, em Brasília
Ao se despedir do Ministério da Justiça nesta terça-feira, o ministro Tarso Genro disse que não deixa nenhum "pepino" para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no episódio da extradição do italiano Cesare Battisti. Tarso disse que Lula estava ciente da sua decisão de conceder refúgio político ao italiano antes de o STF (Supremo Tribunal Federal) determinar que ele deveria ser extraditado.

"Eu não deixo [pepino] porque antes de assinar o meu despacho, eu o levei ao presidente Lula. Ele estava consciente, disse que se meu despacho estava bem fundamentado com a lei e a Constituição, deveria firmá-lo", afirmou.

Depois de votar pela extradição, o STF entendeu que Lula tem autonomia para deliberar em última instância sobre o retorno do italiano. O STF entendeu que Battisti deve ser extraditado porque cometeu crimes hediondos, e não…
Imagem

Circo da Notícia

A hora dos panos quentes

Por Carlos Brickmann no Observatório da Imprensa (original aqui)
A revelação, algumas horas antes da abertura dos envelopes, das empresas de publicidade ganhadoras da concorrência da Petrobras, é exemplar por vários motivos. Primeiro, por ter ficado claro, mais uma vez, que o sistema de concorrência pública no Brasil ainda tem furos que permitem o favorecimento de grupos menos competentes ou mais careiros; segundo, porque a Petrobras levou alguns dias para cancelar a concorrência, quando deveria tê-lo feito imediatamente, tão logo se verificou a irregularidade. Terceiro, por ter mostrado que a imprensa, se foi capaz de repercutir a informação de uma revista eletrônica, a Meio&Mensagem Online, não teve fôlego para ir mais longe.

Ou, pior ainda, não teve fôlego para ir mais longe nem imaginação para buscar novas pautas a respeito de um tema tão escabroso. Por que, por exemplo, a Petrobras demorou tanto para cancelar a concorrência, se era público e notório que …
Imagem
Clique e saiba mais

Opinião

O futuro e o passado

Editorial do Estadão
O presidente Lula não pode ser condenado por desejar que a campanha pela sua sucessão seja um confronto plebiscitário entre os seus dois mandatos e os do antecessor Fernando Henrique. "Nós contra eles, pão, pão, queijo, queijo", como disse numa entrevista em outubro passado. Muito menos o PSDB pode ser criticado por não aceitar a agenda eleitoral nos termos estabelecidos pelo adversário. Mas Lula, a sua candidata Dilma Rousseff e o PT devem ser denunciados pela sistemática deturpação dos fatos que pretendem ver comparados. Já o provável candidato José Serra, o ex-presidenciável Aécio Neves e os tucanos em geral merecem ser expostos pelo modo como reagiram à tática lulista de intimidá-los. O nome clássico para esse tipo de reação é fuga para a frente.

Aécio Neves, por exemplo, se apresentava como o "pós-Lula". Serra deixa claro que a única comparação que a seu ver interessa ao povo brasileiro é entre os currículos dos competido…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 09 / 02 / 2010

Folha de São Paulo
"EUA e França defendem mais sanções contra o Irã"

Potências reagem a anúncio sobre enriquecimento de urânio iraniano

Potências ocidentais pediram à ONU novas e mais fortes sanções contra o Irã após o país anunciar que aumentará o enriquecimento de seu urânio de 3,5% para 20% e que começará a construir ainda neste ano dez novas centrais nucleares. Segundo o Irã, o objetivo do enriquecimento e abastecer reator usado para pesquisa médica. EUA e França, porém, temem o uso do urânio em bombas atômicas, o que os iranianos negam. "Não nos resta opção a não ser buscar novas medidas no Conselho de Segurança da ONU", afirmou o ministro da Defesa francês, Herve Morin, depois de receber em Paris seu colega americano, Robert Gates. Desde 2002, o Irã já foi submetido a três ciclos de sanções econômicas e comerciais em razão de seu programa nuclear. 0 Itamaraty disse acreditar que não estejam esgotadas as possibilidades de acordo.

O Esta…
Imagem

Coluna do Mirisola

Crônica movediça

"O charlatão o aconselhou a mergulhar no estrume. O calor, em tese, evaporaria a água em excesso que havia em seu corpo. Heráclito mergulhou na merda com prazer: ele adorava esse papo de evaporação"

Marcelo Mirisola*
Com o devido termômetro e as devidas contas que me chegam todo final de mês; feito um peru da Sadia, condenado ao congelamento da véspera. Ainda assim, largado no meio de uma transamazônica que, segundo meu amigo Picanha de Tharso, me levará do nada a lugar nenhum. Quase afogado no rio de Heráclito de Éfeso (aquele rio que nunca será o mesmo duas vezes) carregado nos braços de Martinho da Vila, bêbado, recém chegado da boemia e engolido pelas sombras de J.L. Borges, e o pior: sem uma nega para curar meu porre e inapelavelmente refletido nos benditos espelhos de uma Bueno Aires que bem podia ficar ali na rua da Alfândega onde, em tempos idos, Dom João VI deve ter se lembrado da megera que o esperava em sua quinta e ponderou que há situações aparente…