Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 8, 2006

Tudo pelo social...

Publiquei um texto falando do emprego do termo social por parte de Sérgio Caribé, candidato a candidato a prefeito pelo PSDB. Para quem não está ao par, faço um breve esclarecimento. Li na imprensa que Sérgio Caribe patrocinou a reforma de três apartamentos da ala paga da Santa Casa, o que foi noticiado como obra social. Estranhei o uso do termo, já que os mais necessitados não seriam beneficiados pelas melhorias. Ontem conversei com Caribé que disse ter havido falta de esclarecimento. Para ele não havia diferença entre reformar uma ala ou outra, o custo seria o mesmo, no entanto, pesquisando ele soube que há uma relação de quinze para um nos atendimentos da Santa Casa. Explicando melhor, cada atendimento da ala paga subvenciona quinze atendimentos do SUS. Sabendo que as condições precárias de nosso hospital causam preocupação entre os que podem pagar e temem uma emergência, Caribé resolveu investir na ala paga. Segundo ele, agindo assim dois problemas são atacados simultaneamente. Qu…

Sexta-feira 13

Sexta-feira, 13 de janeiro, 16:40h - Informado pela imprensa do bebê golfinho, liguei para o diretor do Aquário de Ubatuba, Hugo Gallo, pedindo informações e solicitando a possibilidade de tirar algumas fotos. Trata-se de um bebê de aproximadamente três meses, de uma espécie ameaçada de extinção que vive em nossa costa entre o Espírito Santo e a Argentina. Na verdade é uma menina, foi achada presa em uma rede de pesca. Segundo Hugo, é muito difícil conseguir que um bebê golfinho sobreviva apartado da mãe. Nas outras vezes em que o Aquário se deparou com situações semelhantes, não obteve sucesso. A esperança desta vez é grande, apesar das reticências de Hugo que disse ser um caso difícil. Sem poder me acompanhar, ligou informando da minha ida.

Sexta-feira, 13 de janeiro, 17:10h - Fui para a sede do Projeto Tamar onde o bebê golfinho recebia os cuidados de uma equipe de dezesseis pessoas, tendo como líder a veterinária Paula Baldacin, com suporte técnico do veterinário chefe do Sea Worl…
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Edilson Félix em ação

Imagem
Edílson Félix questiona critérios da Prefeitura para remoção de árvores

Enquanto a amendoeira da feira “ripe” foi retirada prontamente, a Prefeitura não toma providência para suprimir árvores condenada que expõe a risco a população do Morro das Moças e Região

Uma das amendoeiras que ladeava o Cruzeiro na Avenida Iperoig, um dos ícones visuais do município, foi retirada do local pela Prefeitura, na semana passada sob a alegação de que estava doente e que oferecia perigo à população.
A rapidez com que foi executado o serviço impressionou o Vereador Edílson Félix: “É interessante notar que a referida árvore, uma amendoeira, estava exatamente no local onde está sendo instalada uma das estruturas de sustentação da cobertura da feirinha”, disse.
O corte da amendoeira que atrapalhava a obra na Avenida Iperoig ocorreu em questão de horas. Já quando os interesses são apenas os da segurança da população dos bairros, infelizmente as coisas não acontecem tão rápido. Uma árvore totalmente seca está of…

Notícias do Legislativo

Imagem
Vereador Ricardo Cortes, PV, Presidente da Câmara

Presidente da Câmara discute e analisa Projeto de reurbanização da Praia Grande

Preocupado em buscar melhorias e qualidade de vida a toda comunidade de Ubatuba, o presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Cortes (PV), vem acompanhando ativamente as discussões que envolvem o Projeto de reurbanização da Praia Grande, participando de reuniões com o arquiteto Renato Nunes, idealizador do Projeto, e de conversas com os moradores e a prefeitura.
Para o presidente da Câmara, tudo aquilo que é direcionado para o bem estar da população e o desenvolvimento do turismo, deve ser acompanhado com grande interesse, “este projeto deve ser analisado e acompanhado por todos os setores da sociedade, desde os poderes constituídos até os cidadãos que irão se beneficiar dele”, disse Dr. Ricardo.
O Projeto, que será apresentado à população em Audiência Pública a ser realizada no próximo dia 18, quarta-feira, às 19h30, na Câmara Municipal, prevê a duplicação da…

Notícias da Prefeitura

Imagem
Ubatuba é a primeira a receber a Campanha Verão Limpo 2006

Ubatuba abre Campanha Verão Limpo 2006 no Litoral Norte

Durante este fim de semana, Ubatuba está sendo a primeira cidade do Litoral Norte a receber a Campanha Verão Limpo 2006, da Cetesb. A abertura da Campanha aconteceu nesta sexta-feira, dia 13, na Praia do Perequê-Açu, em frente ao terminal. Antes, o prefeito Eduardo César recebeu em seu gabinete a visita do presidente da CETESB, Rubens Lara, que o presenteou com o kit Verão Limpo 2006.
A operação permanece no município até domingo, dia 15, com uma tenda armada na areia da praia, onde estão sendo desenvolvidas diversas atividades de caráter educativo, recreativo e cultural, das 11 às 18 horas. O objetivo da campanha é conscientizar os turistas para a importância de se manter as praias limpas, estimular a economia de água, o uso adequado dos recursos naturais e informar sobre como combater o mosquito da dengue.No local, está também um carro-laboratório, que fazendo demonstraçõe…

Clube

Precisamos fundar um clube. Um local onde as pessoas possam se encontrar para conversar. Eu imagino um clube nos moldes dos que há na Inglaterra, onde eu poderia sentar numa “Bergere”, ler o jornal e depois escutar histórias de Ciccillo Matarazzo contadas pelo Fiovo, tendo ao lado amigos. Velhos amigos e os novos que fatalmente encontraria. Faz falta um espaço de convivência em Ubatuba. Os bares acabam dispersando o entendimento. A música ambiente em vez de ajudar atrapalha. Bares são bons para confraternizar, mas o que precisamos é um espaço para refletir, atividade que está faltando na cidade. Não temos onde trocar idéias, conhecer gente, discutir a cidade e jogar conversa fora, já que ninguém vive de plantão vinte e quatro horas por dia. Muito dos desentendimentos e das rusgas que acontecem seriam eliminados. Em Ubatuba se conversa pouco. E se faz muita fofoca, o que acaba colocando em confronto gente que pensa da mesma forma. Quem perde com isso somos nós, pois a maior atração par…

E a fábula continua...

Era uma vez, uma pequena cidade paradisíaca, com praias e muito verde. Sua economia é desenvolvida basicamente através do turismo. A expectativa é a chegada da temporada de verão. E quando ela chega... Os problemas aumentam e as soluções são inexistentes. Certo homem da “Casa” que tem o poder de auxiliar no desenvolvimento do município, pasmem, foi pego vendendo óculos de grau em praia de grande movimento, descumprindo a lei, é proibido vender, que vergonha! O caos reina. No Posto de Saúde de um bairro do lado sul, um turista, que sufocou com um alimento entalado na garganta, recebeu os primeiros socorros de uma auxiliar de enfermagem. Como no plantão a médica responsável não estava presente, saindo antes do término do mesmo e o seu substituto não compareceu, a paciente foi encaminhada ao hospital. No trajeto faleceu. É triste e revoltante. Pobre cidadezinha, pobres moradores e freqüentadores. É impressionante como o descaso e a falta de competência atrasam a vida de todos que precisa…

Editorial

Imagem
Um planador incorpora o que há de conhecimento aerodinâmico

Voando alto

No meio da década de oitenta, eu costumava dividir os fins-de-semana entre Ubatuba, Tatuí e Bauru. Nas cidades interioranas ia em busca das térmicas. Nessa época eu era um praticante assíduo, para não dizer fanático, de Vôo a Vela. Não confundir com o Vôo Livre das asas delta. O Vôo a Vela incorpora o que há de mais avançado em termos de conhecimento aeronáutico. Planadores são máquinas de altíssima tecnologia, capazes de voar centenas de quilômetros apenas com a energia obtida nas correntes da atmosfera. Para se ter uma idéia, o recorde brasileiro da modalidade em vôos de distância acabou de ser batido, no Maranhão. O piloto autor da façanha foi Thomaz Milko, de quem modestamente fui instrutor e que voou pouco mais de mil quilômetros. Isso mesmo mil quilômetros, sem motor. Mais um caso em que o aluno supera o mestre, o que na verdade só dá satisfação ao mestre. Pois bem nessa época, um dos pilotos de planador era …

Perguntas e mais perguntas...

Imagem
Luiz Moura
Observando o que acontece atualmente em nosso município, concluo que uma perda generalizada de memória acomete os governantes de plantão. Noto uma inversão de valores ao confrontar as ações da administração Eduardo Ramos, digo, Eduardo César (?), com o que ele defendeu na campanha de 2004 e no início de sua administração, em 2005.
Tomando como base o primeiro ano de mandato, vejo que a observação da administração municipal por 12 (doze) anos consecutivos, no máximo, angariou qualidades de observador ao nosso alcaide. Há realmente quem pense que a "administração do Resgate" irá começar agora? Ela deixará de ser feita em "meio expediente"? O que pretendem resgatar? O resgate será em prol do município ou apenas dos apaniguados?
A Companhia Municipal de Turismo - Comtur volta a funcionar sem que a população tenha uma explicação para tal. Por onde andam a transparência e a participação apregoadas? Não esqueci as dúvidas levantadas pelo prefeito contra a Companhi…

Notícias do Legislativo

Vereador Osmar conquista rede elétrica para a Pedra Preta

Os moradores da travessa Messias Manoel, Pedra Preta, no bairro do Sertão da Quina, estão comemorando a chegada da rede elétrica no local. Apesar do serviço não estar concluído, os moradores já sabem que muito em breve poderão contar com este tão esperado benefício.
Esta é uma luta que vem se arrastando desde 2001, quando a comunidade daquele local procurou o vereador Osmar de Souza (PFL) solicitando apoio para a instalação da rede, “a energia elétrica é essencial para o bem estar da população, por isso não poupei esforços para ajudar os moradores”, disse Osmar.
Os moradores, que também participaram dessa conquista, agradecem muito o empenho do vereador Osmar.
Fonte: Laura Ennes - ASCOM

Carta ao Prefeito

Carta Aberta ao Sr. Eduardo César, prefeito de Ubatuba, em resposta ao artigo“Prefeitura é acionada por arquiteta que quer aprovação de projeto irregular”, de sua autoria.

Um debate feito com isenção e inteligência, pode trazer benefícios às partes. Como o Sr. está prefeito, pressupõe-se que um bom debate possa até trazer algum benefício à cidade.
Em primeiro lugar algumas correções sobre o que foi publicado com sua assinatura:
1- Não queremos aprovação de projeto irregular, irregular foram os procedimentos da prefeitura em relação ao processo SAU 7248/05 e com suas palavras “..., (o secretário Rafael – parênteses meu) deu um parecer favorável desde que aprovado pela Sabesp. A Sabesp por suavez,...”. Vamos considerar erro de redação.
2- O mesmo foi apresentado em 15/junho/05 e não em 22/dezembro/05 após embargo. Outro erro de redação.
3- O juiz indeferiu a medida liminar, não o mandado de segurança, como o Sr. mesmo escreve “Apesar da questão com o esgoto ter gerado um processo judicial e …

CONVITE

Imagem
PARTIDO DOS TRABALHADORES

O Partido dos Trabalhadores tem o prazer de convidá-lo a participar da reunião sobre “Ato público pela transparência administrativa e contra a terceirização da merenda escolar” que será realizada no dia 13 de janeiro de 2006, sexta-feira, às 20h00, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, à Rua Dna Maria Alves, 125 – Centro.
Por julgar o assunto por demais importante, contamos com a presença de todos os interessados no assunto, partidos políticos, lideranças, professores e merendeiras, para discutir as medidas a serem tomadas para impedir a terceirização.
Solicitamos a manifestação pública de todos os interessados, pois o processo está em andamento e precisa ser revertido pela intervenção de todos cidadãos comprometidos com a merenda de qualidade.

Maurício Moromizato
Presidente do PT em Ubatuba
mauriciomoromizato@uol.com.br ou mahujapa@uol.com.br
Fone: 9718-4647 ou 3832-5760

COMPROMISSO DE CAMPANHA

"TERCEIRIZAR A MERENDA"

Corsino Aliste Mezquita
Na única reunião havida para programar a transição de governo, na Secretária Municipal de Educação, em 2004, informaram-nos, os representantes da, então futura, administração: “A MERENDA SERÁ TERCERIZADA. É UM COMPROMISSO DE CAMPANHA”. Desde aquela época e sem ter nenhum interesse pessoal, no assunto, tentei dissuadir os envolvidos do cumprimento desse compromisso.
Supostamente, o tal de compromisso, deve ter sido acertado, em secreto, com os financiadores da campanha. Não está formulado nas propostas divulgadas para um eventual programa administrativo da Educação Municipal, do RESGATE UBATUBA. Caso tivesse sido formulado, provavelmente, o Sr. Prefeito, não teria sido eleito. Contrariamente a esse compromisso foi anunciado: “hortas comunitárias, compra de produtos locais, enriquecimento alimentar, duas refeições por período, etc...” como oportunamente, denuncia, o Dr. Maurício Moromizato, presidente do PT, em “Terceirização da mer…

Merenda Escolar

Esclarecimentos sobre a terceirização da Merenda Escolar

Nos causou estranheza o artigo do Sr. Maurício Moromizato, presidente do PT , que fala sobre a terceirização da Merenda Escolar em Ubatuba, principalmente pelo fato que, sendo esta Secretaria a maior fonte de informações sobre este processo, não foi por ele procurada.
Não vemos onde esta terceirização fere as bandeiras e os princípios defendidos pelo prefeito municipal durante sua campanha eleitoral.
A Secretaria de Educação em 2005, já tendo como proposta para 2006 a terceirização, proporcionou e acompanhou membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) às cidades de Jacareí, Taubaté e São Sebastião, para que estes pudessem conhecer os serviços prestados em municípios que já terceirizaram a merenda escolar. Que conforme atestam nossas atas do CAE, das 11 (onze) reuniões ocorridas em 2005, 10 (dez) constam em seu teor citações ou discussões sobre este assunto. Que tal medida só foi levada adiante após minuciosa auditoria …

Panorama da Fundart

Imagem
A arte da confecção de máscaras está viva em Ubatuba

Fundart realiza Oficina de Máscaras e Bonecões

Estão abertas as inscrições para a “Oficina de Máscaras e Bonecões de Carnaval” da Fundart, que começará no próximo dia 20, sexta-feira. Essa oficina é gratuita e tem como objetivo revitalizar um antigo costume dos foliões caiçaras. As máscaras produzidas serão utilizadas na decoração do I Festival de Marchinhas Carnavalescas, que acontecerá de 10 a 12 de fevereiro.
O folclorista Nei Martins, que comandará a oficina, conta que na década de 60 a produção de máscaras e bonecões era expressiva no município. Havia artistas especializados na confecção desses acessórios carnavalescos. “No passado era comum a presença dos mascarados nos dias de carnaval, brincando com a criançada pelas ruas, praças e bairros de Ubatuba. Com a chegada do desenvolvimento, nos anos 70, esse elemento que tradicionalmente fazia parte da folia caiçara foi se perdendo. Essa oficina está sendo realizada para passar adian…

Notícias da Prefeitura

Imagem
Escola da Praia Dura

Secretaria de Educação de Ubatuba prepara escolas para volta às aulas

A Secretaria de Educação de Ubatuba está iniciando um trabalhando de manutenção das unidades escolares da cidade, aproveitando o período de recesso escolar, para proporcionar maior conforto aos alunos no retorno às aulas. Uma equipe foi contratada para cuidar da limpeza das áreas ao redor das escolas para garantir a higiene e segurança dos alunos. Todas as unidades escolares terão suas caixas d’água limpas, velas de filtros serão trocadas e até mesmo alguns filtros serão substituídos. As unidades serão dedetizadas para manter as escolas livres de insetos voadores e rasteiros, que podem transmitir doenças. “Precisamos aproveitar o período das férias para efetuar esses serviços e também outros pequenos reparos para que não haja prejuízo ao calendário escolar e possamos receber os alunos com tudo limpo e organizado”, disse a Secretária de Educação Patrícia Pereira.

Móveis sucateados

A Secretaria está i…

Fotografando o jardim

Imagem
Imagem
Imagem

Editorial

Imagem
Palavras...

A coisa está ficando confusa. O Secretário do Meio Ambiente afirmou publicamente que não sabia, não foi informado da contratação do engenheiro que atestou a doença da árvore. Não entendo de árvores, apenas gosto delas. Na falta de conhecimento aprofundado, me restam as fotografias que tirei da “doente”. Devo ser mau fotógrafo, nas fotos ela parece saudável. Ainda que estivesse doente, nunca aparentou constituir uma ameaça à integridade de nossos cidadãos. Mas voltando ao que disse o Secretário. Se ele que é o responsável pelo Meio Ambiente não sabia, quem teria contratado o engenheiro? Mistério. Há de se supor que uma administração que se propõe a resgatar a ética e os bons costumes trabalhe coordenada, em harmonia. O acontecimento recente mostra que não é bem assim. A mão direita parece desconhecer o que faz a esquerda. Haverá um arremedo de Richilieu na corte? Na França dos luizes, onde poderes paralelos ganharam vulto, a guilhotina se fez presente. Sobre ética, disse o P…

Quiosques em revista

Direito adquirido dos quiosqueiros de Ubatuba não está sendo preservado.

Conforme a Lei nº 2277 de 26 de dezembro de 2002 de autoria do então Vereador e atual Prefeito de Ubatuba, Eduardo de Souza César e aprovada na Câmara Municipal, que permite a colocação de até 30 conjuntos de mesas e cadeiras nas areias das praias do município não está sendo preservada pelas autoridades da cidade.
Segundo o permissionário do Quiosque Cata-Vento da Praia do Tenório, Luiz Fernando Ventura, já estão há quase uma semana proibidos de colocar mesas e cadeiras nas praias e isto, está gerando um enorme prejuízo financeiro e social. “Meus clientes não querem desconforto e ainda, dispensei alguns funcionários porque o faturamento caiu muito. Isso também é visível nas outras praias.” diz.
Clingel da Frota, do departamento jurídico da Prefeitura, ressalta que o objeto da ação principal pelo Ministério Público foi a consumação cobrada por alguns quiosques. “Sabemos que poucos cobram consumação, mas o Juiz e a …

Botando os pingos nos iis!

A QUEM AINDA INTERESSAR POSSA:

Um bocado chateado com a equivocada informação noticiada pela mídia de que a inocente amendoeira teria sido derrubada por causa de um suposto assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba, trato de informar a todos que a SEMA não contratou "aspone" algum e nem foi a ela solicitado nenhum laudo esdrúxulo como o que consta `asfls. 52/53 dos autos do Processo Judicial 1667/05 da 2ª Vara de Ubatuba, simplesmente porque nossa pequena e eficiente equipe técnica é composta por profissionais decentes e competentes.

Cordialmente,

PAULO SRI PIRES,
Secretário Municipal de Meio Ambiente

Corte da Amendoeira

ADPC interpõe Agravo Retido e pede perícia judicial na árvore retirada da Av. Iperoig

A ADPC - Associação de Defesa do Povo Caiçara - interpôs na quarta-feira, 11 de janeiro de 2006, um Agravo Retido, visando a reforma do Pedido de Reconsideração Parcial, que cassou a liminar que impedia a derrubada das árvores na Av. Iperoig, no trecho entre o farol da barra dos pescadores e o centro de informações turísticas.
O agravo, respaldado pelas matérias publicadas nos últimos dias na internet (Ubatuba Víbora e Ubaweb), requer que seja realizada uma perícia independente na árvore retirada, para esclarecer se a mesma oferecia riscos à população que frequentava aquele local.
Se comprovada a higidez da mesma, pela perícia judicial, requer a Associação que a mesma seja tratada e replantada no mesmo local de onde foi retirada, sob pena de multa diária a ser arbitrada pelo Juízo da 2.ª Vara Cível.
A ADPC também requer ao Juízo que comprovada a higidez da árvore, que efeitos da Liminar ora suspensa, c…

AINDA A FEIRINHA

Herbert Marques
Finalmente alguém com um pouco de bom senso determinou a paralisação da malfadada obra da Praia do Cruzeiro, onde uma infeliz arvore centenária foi condenada ao corte e um símbolo religioso não menos centenário estava para ser removido. O CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – oficiou ao Prefeito Municipal no sentido de que paralisasse a obra de construção do “Espaço de Conveniência e Entretenimento – Feira Hippie –“, pomposo nome que se deu a um circo de dimensões gigantescas e que estaria a consumir verba do Estado de São Paulo, R$460.000,00, e da Prefeitura, R$150.000,00.
Para quem não sabe, O CONDEPHAAT é um órgão estadual que tem por finalidade preservar todo o patrimônio histórico, artístico e turístico do Estado de São Paulo, previamente tombado, para que não se perca na memória de seu povo. É graças a ele que estamos preservando verdadeiras jóias da arquitetura paulistana e tantas outras cidades que…

Uma grande enganação

Imagem
Luiz Moura
Tudo começou com a justificativa para se conseguir o dinheiro do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, órgão do Governo do Estado de São Paulo). Inventaram um nome dúbio que aparenta função dupla: "Espaço de Convivência e Entretenimento - Feira Hippie", dando a nítida impressão de que o espaço será usado também (pela comunidade) para a realização de eventos culturais, esportivos, sociais etc.
Como a possível obra seria executada em área abrangida pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), pois ficaria próxima aos prédios tombados: Casarão do Porto, Sobradão da Câmara, Igreja Exaltação da Santa Cruz e Cruzeiro, os órgãos responsáveis pelos patrimônios preservados tiveram que ser convencidos com argumentos do tipo: seria um espaço de convivência cultural, que seria coberto com lona facilmente removível …

Notícias da Prefeitura

Imagem
O público está atento aos eventos do verão, o Sol está colaborando

Eventos animam o verão em Ubatuba

Empresas investem em entretenimento em várias praias do município

O mês de janeiro começou com várias atrações em Ubatuba. Emissoras de televisão, de rádio e empresas de cosméticos e gêneros alimentícios, em parceria com a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba (Setur) estarão em Ubatuba durante os meses de janeiro e fevereiro promovendo diversas atividades para quem visita a cidade. “Queremos proporcionar uma estadia tranquila aos milhares de turistas que nos visitam e oferecer também atrativos com qualidade”, afirmou o secretário de Turismo Luiz Felipe de Azevedo. A MTV, 89 FM, TV Vanguarda, Cartoon Network, LG, Nestlé, Santander Banespa, Sundown e Elektro estão com atividades programadas durante esses dois meses em Ubatuba.

89 FM
A Rádio Rock 89 FM abriu a programação de eventos na cidade, que se estenderá durante os quatro finais de semana de janeiro. No último final de semana e…
Aziz Ab’Saber faz palestra em Ubatuba

Aziz Ab’Saber, um dos geógrafos mais respeitados do Brasil, fará, nesta quinta-feira, dia 12, uma palestra sobre as raízes étnicas do povo brasileiro. A palestra, baseada no filme “O povo brasileiro”, de Darcy Ribeiro, é especialmente voltada para professores, mas está aberta ao público. Após exibição do filme, Aziz irá falar sobre a utilização de vídeos e imagens em sala de aula como forma de exemplificar e prender a atenção dos alunos. O evento começa às 20h e acontecerá no auditório da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart – que fica na Praça Anchieta, Centro. A entrada é franca. PMU


Ubatuba abre Campanha Verão Limpo 2006 no Litoral Norte

Ubatuba será a primeira cidade do Litoral Norte a receber a Campanha Verão Limpo 2006, da Cetesb. A abertura da Campanha acontecerá nesta sexta-feira, dia 13, às 10:30 horas, na Praia do Perequê-Açu, em frente ao terminal, com a presença do presidente da CETESB, Rubens Lara e do prefeito de Ubatuba, Edu…
Taquaral e Perequê-Açu fazem mutirão contra a dengue

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Obras e a comunidade realizarão, na próxima semana, de 16 a 21 de janeiro, um mutirão contra a dengue nos bairros Taquaral e Perequê-Açu. Dois caminhões passarão em todas as ruas dos dois bairros, recolhendo sucatas e móveis que são possíveis criadouros do mosquito da dengue. O objetivo dessa ação é eliminar o máximo de criadouros possível para diminuir a incidência do mosquito na cidade.
Os agentes do Programa de Saúde da Família já estão orientando a população e preparando o mutirão. Os próprios moradores deverão retirar os móveis velhos, pneus e objetos que podem armazenar água e colocá-los na rua para serem recolhidos.

Prevenir é a solução

Em Ubatuba não existe o vírus da doença, mas os seus transmissores, os mosquitos do gênero Aedes Aegypti encontram na cidade o clima ideal para se reproduzirem. Por essa razão, principalmente a região central tem grande incidência do mosquito.…
Imagem
Na hora do lanche a garotada repõe as energias deixadas na praia

Ubatuba recebe crianças do Projeto Interior na Praia

Ubatuba recebeu na segunda-feira, 9, a primeira turma, com cerca de 240 de participantes, do Projeto Caravanas do Conhecimento módulo “Interior na Praia”. As delegações de Arujá, Indiaporã, Jaguariúna, Nova Campina e Vargem Grande do Sul foram recebidas pelo prefeito Eduardo César e sua esposa Denise, pela secretária de Educação Patrícia Pereira e pelo comandante do Corpo de Bombeiros em Ubatuba, Tenente Alexandre Rodrigues dos Passos. Em uma breve apresentação as autoridades deram as boas-vindas aos visitantes. O comandante dos Bombeiros falou sobre o trabalho que será executado pelos guarda-vidas. “Em todos os passeios haverá um guarda-vidas acompanhando as escolas, além dos monitores de cada cidade e de Ubatuba". A secretária de Educação falou sobre o aspecto histórico da cidade. “Nesses dias vocês verão lugares, conhecerão fatos e ouvirão sobre personagens que f…

Notícias do Legislativo

Imagem
Charles Medeiros visita o Centro de Apoio ao Cidadão

O vereador Charles Medeiros esteve na Câmara de São Jose dos Campos visitando o Centro de Apoio ao Cidadão - CAC, implantado pelo Legislativo daquela cidade. O Assessor de Gabinete do Vereador Cristiano Pinto Ferreira –(PSDB) Natanael Rabello apresentou de forma prestativa as dependências do Legislativo, bem como o funcionamento do programa CAC, “o objetivo do projeto é fornecer atendimento humanitário e digno ao cidadão, bem como facilitar o acesso a serviços essenciais,” comenta Rabello. O CAC foi implantado em setembro passado e atende, em média, 150 pessoas por dia, onde a elaboração de currículos é o serviço mais procurado. Os serviços oferecidos são: Orientação Jurídica, Procon, INSS, PAT- Caixa Econômica Federal, Crédito Educativo, Crédito Habitacional, Ciretran e Sec. de Transporte, Orientação de Engenharia e Arquitetura, Enfermagem, Serviço Social e Psicológico, Ass. Rel. Comunitárias, Central de Cartas, Currículos, Expediçã…

Das obviedades...

Obras da Feira Hippie devem ser paralisadas

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo - CONDEPHAAT, através do Ofício GP - 034/06, datado de 09 de janeiro de 2006, informa ao prefeito Eduardo de Souza César a necessidade imperiosa da paralisação imediata das obras de cobertura do Espaço de Convivência e Entretenimento - Feira Hippie.
A paralisação deverá ser mantida até que se comprove a ausência de prejuízo à visibilidade ou destaque dos bens tombados nas proximidades, em vistoria a ser realizada por técnicos do CONDEPHAAT.

Social?

O candidato a candidato dos tucanos à prefeitura de Ubatuba, Sérgio Caribe é um homem de comunicações. Sabendo disso não poderia ter deixado aberto o flanco que escancarou ao afirmar que a reforma que patrocinou na Santa Casa foi um ato social. Na cidade as pessoas comentam que os três aposentos que receberam melhorias são da ala paga, portanto não serão usfruídos pelos que mais necessitam. Seria mais correto dizer que foi uma ação de benemerência, que merece aplausos e é digna de louvor. O termo social está sendo usado indevidamente nos últimos dias. Já o ouvi aplicado em relação às mesas retiradas da Praia Grande. Mal aplicado. Imediatismo nada tem a ver com políticas sociais sérias. Vamos esperar a versão de Caribé.

Sidney Borges

Troféu "Motosserra"

Gostei da atitude da Prefeitura. O que é uma amendoeira?

Hildebrando Paschoal

O outro lado

Leio na Internet que a associação dos Proprietários de Quiosques divulgou nota a respeito dos acontecimentos recentes, que motivaram intervenção da Justiça. Estranhei o fato de não ter recebido a tal nota, sei de outras publicações que receberam – e ignoraram. Eu teria publicado. Sem cobrar pelo espaço, não faço esse tipo de jornalismo. Espero que os litigantes entendam que a divulgação de idéias é princípio básico do jornalismo. Enquanto não houver uma decisão da Justiça, cada parte tem não só o direito, mas também a obrigação de colocar publicamente seus argumentos. O Ubatuba Víbora continua à disposição. Aqui vale a máxima: “posso não concordar com o que você está dizendo, mas defenderei com todas as minhas forças o seu direito de expressão”. No final a verdade virá à tona.

Sidney Borges

Verão Limpo, Praias Limpas

O governo do estado vai abrir a Campanha Verão Limpo 2006 em Ubatuba, na praia do Perequê-Açu. O presidente da CETESB, Rubens Lara estará presente, na próxima sexta-feira, às 10:00h. A operação visa conscientizar os usuários das praias da necessidade de mantê-las limpas. Também são abordados cuidados com a preservação da água, que deve ser economizada e como combater o mosquito da dengue. A operação permanecerá em Ubatuba até domingo.