Postagens

Mostrando postagens de Novembro 6, 2011

Maurice Andre - Haydn trumpet concerto allegro

Imagem
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Mais dívidas e gastos

O Estado de S.Paulo - Editorial
O gasto público vai crescer no próximo ano em todos os níveis de governo. Se o vigor da economia depender dos cofres da União e dos Estados, o Brasil terá uma boa proteção contra a crise internacional. Dezessete governadores já foram autorizados pelo poder central a tomar mais empréstimos no mercado para investir em infraestrutura. A autorização foi apresentada oficialmente como um reconhecimento da boa gestão fiscal. Esses governadores poderão acrescentar R$ 37 bilhões à dívida estadual. Até o fim de dezembro, mais oito deverão receber sinal verde para aumentar o endividamento. Só Tocantins e Amapá deixarão de receber o benefício. Com esses acordos, pode-se dar como certa a elevação do investimento nos próximos anos, comentou a presidente Dilma Rousseff em cerimônia no Palácio do Planalto. A notícia parece boa, especialmente diante da piora do quadro internacional, mas tudo vai depender da qualidade dos gastos. Nada garante a qualid…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 12 / 11 / 2011

Folha de São Paulo
"BC faz mudanças e facilita o crédito ao consumidor"

Objetivo é estimular compras parceladas e a venda de veículos, para evitar que a economia esfrie demais x Depois de reduzir os juros para estimular a economia, o Banco Central decidiu remover a maior parte das medidas adota das no final de 2010 para restringir a oferta de crédito. Com a piora da crise na Europa e nos EUA, o governo quer evitar que a economia esfrie demais. Foi cancelada a exigência que na prática aumentava os juros cobrados em empréstimos para aquisição de veículos em até 60 meses. A medida entra em vigor já

O Estado de São Paulo "Desaceleração faz governo aliviar restrição ao crédito"
Bancos terão margem maior para financiamento e pagamento mínimo do cartão não será reajustado

O Banco Central anunciou ontem medidas para estimular o consumo no final deste ano e evitar que a economia sofra uma forte desaceleração. Será reduzido o volume de dinheiro que os bancos pr…

Uma árvore ...

Imagem

Coluna do Celsinho

Jotabê

Celso de Almeida Jr.
Em primeira mão, o Ricardo Pimentel revelou-me os originais de seu Jornal de Bolso.

Tenho profunda admiração pelo trabalho deste profissional de mídia.

O JB voltou como um veículo mensal de comunicação impressa de rápida leitura; leve, curioso, divertido.

Certamente, garantirá o seu espaço na imprensa local.

Ricardo, para não perder o hábito, reservou-me uma surpresa.

Dedicou duas páginas ao projeto NINJA-Núcleo Infantojuvenil de Aviação, que eu tanto estimo.

Insistiu numa foto minha; mesmo eu alertando que buscasse imagens mais interessantes, afinal, é preciso caprichar no visual do Jotabê.

Ele desconversou, garantindo que reservou outra página dupla com uma imagem, digamos, muito agradável. Fui conferir. Recomendo.

Ricardo informou que já neste final de semana o Jornal de Bolso começa a circular.

Desejo sucesso na empreitada.

Parabenizo, também, pela independência editorial.

Esta liberdade de expressão, tão necessária para arejar os pensamentos ubatubens…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O Brasil diante da crise global

O Estado de S.Paulo - Editorial
A crise mundial se agrava, mas o Brasil não terá uma década perdida, prometeu o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Para isso, acrescentou, será preciso tomar novas medidas para fortalecer a economia nacional e prepará-la para o impacto de novas dificuldades no cenário global. Ontem, enquanto ele discursava no Palácio do Planalto, a Comissão Europeia divulgava, em Bruxelas, novas e mais sombrias estimativas; no próximo ano o crescimento econômico do bloco não deverá passar de 0,6%. Há seis meses, a projeção indicava uma expansão de 1,9%. Na semana passada, em Washington, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) havia apontado a perspectiva de um avanço "lento e frustrante" nos Estados Unidos em 2012. O risco de uma década perdida foi mencionado nesta semana, em Pequim, pela diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, em pronunciamento num fórum financeiro.

As perspectivas p…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 11 / 11 / 2011

Folha de São Paulo
"Europa prevê PIB de 0,5% e nova recessão em 2012"

Relatório vê cenário pessimista para emprego, investimentos e empréstimos x Relatório da União Europeia reviu para baixo as previsões para o bloco em 2012. A perspectiva de crescimento desabou de 1,8% para 0,5%. Não haverá melhora no emprego. Os novos investimentos serão adiados e os empréstimos diminuirão. O economista-chefe Olli Rehn disse que a economia da zona do euro está estagnada e que há risco de nova recessão. Rehn pede urgência para romper o círculo vicioso formado por "finanças públicas frágeis" e um "setor financeiro vulnerável".

O Estado de São Paulo "Europa prevê forte recessão e FMI cobra solução já"
Enquanto a UE projeta retração em economias do euro, Fundo alerta para 'década perdida' no mundo

Um relatório da Comissão Europeia indica que a austeridade coloca o continente a caminho de uma “profunda e prolongada" recessão. A comis…

Aviação

Imagem

Aeroclube

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA EXTRAORDINARIA PARA A REATIVAÇÃO DO AEROCLUBE DE VOO ACROBÁTICO DE UBATUBA-AEROVAU

Como integrante da última diretoria venho, pelo presente edital, convocar os associados e interessados para discutir, em Assembleia Extraordinária:

1. Reativação do Aeroclube de Voo Acrobático de Ubatuba-AEROVAU.
2. Alteração estatutária, nova redação e consolidação.
3. Eleição e posse da Diretoria e do Conselho Fiscal.

A assembléia ocorrerá no dia 28 de novembro de 2011, às 19h em primeira convocação e 19h30, com qualquer número de participantes, na Sala Gastão Madeira, Colégio Dominique, à rua das Orquídeas, 210, Jardim Carolina.

Ubatuba, 10 de novembro de 2011

Luiz Antônio Camargo Adolpho
RG 314.009 M.Aer.

Farpas

Imagem

Ubatuba em foco

Guarda Municipal de Ubatuba
Esclarecimento ao contribuinte
Objetivo: Denunciar o desleixo da administração para com a instituição
Valdir Salomão do Prado A Instituição Guarda Municipal foi criada neste Município no ano de 1995 primeira turma com 40 guardas e depois de um ano, em 1996 foi formada a segunda turma somando a primeira com mais 30 guardas num total de 70.
Neste período não houve mais nenhum concurso para efetivar mais guardas como era de esperar já que seriam no total 150 como esta na lei que a criou. Hoje a Guarda tem seu efetivo reduzido porque a maioria foi desviada para outras funções em outras secretarias. A população cresceu e os trabalhos da Guarda só aumentaram e em muito. 
Foi nos dada novas atribuições somadas às anteriores nas mesmas condições, sem qualquer investimento na área humana ou de equipamentos. Sempre fomos solicitados para fazer de tudo trabalhando em todos os lugares da administração publica municipal e fora dela. No comando da instituição tivemos comandant…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A democracia da competência

José Serra - O Estado de S.Paulo
É preciso profissionalizar o Estado brasileiro. Para isso é necessária a tal "vontade política", que é a disposição para mudar o que está errado. Mas só ela não basta: é preciso também criar as condições da profissionalização. Começo relatando um caso e chego a uma proposta que, entendo, contribuiria para modernizar o País e democratizar as relações entre Estado e sociedade à medida que estimularia a competência no serviço público e dificultaria os assaltos ao erário.

Quando eu era ministro da Saúde, recebi um senador, homem sério e combativo.

"Serra, como você sabe, o cargo de coordenador da Funasa no meu Estado está vago. Eu queria lhe sugerir um grande técnico, correto e com experiência".

"Olha, não posso nomear alguém por esse caminho. Há os governadores, senadores, grupos de deputados... Se eu atender a um, vou ter de atender aos outros, que nem sempre trariam bons nomes como o seu. Além disso, eu nã…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 10 / 11 / 2011

Folha de São Paulo
"Mercados fazem pressão para Berlusconi sair logo"

Incerteza sobre saída joga Bolsas para baixo e juros para cima; Merkel e Sarkozy falam em mudanças x O risco-Itália causou mais um dia de pânico na zona do euro. A incerteza sobre a data da saída do premiê Silvio Berlusconi - que os mercados queriam que fosse imediata - derrubou as Bolsas e elevou os juros da dívida italiana a 7,48% ao ano. Nesse patamar, outros países europeus tiveram que pedir ajuda ao FMI e à UE.

O Estado de São Paulo "Senado aprova exigência de 'álcool zero' para dirigir"
Mudanças que endurecem a lei seca vão agora para a Câmara, mas especialistas fazem críticas

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem regras para a lei seca segundo as quais dirigir sob efeito de qualquer nível de concentração de álcool pode ser considerado crime. Além disso, a prova da embriaguez dos motoristas que se recusarem a passar pelo bafômetro poderá s…

Autogiroestroboscópico

Imagem

Mundo

Aspirações atemporais
Sidney Borges O Tea Party, movimento conservador americano, está fora do tempo. Seus membros querem retroceder ao eldorado americano. Nunca mais haverá condições semelhantes às dos anos da década de 1950, quando tudo era feito nos Estados Unidos. E todos compravam. E se não comprassem levavam porrada.
O melhor que pode acontecer a essa gente teimosa é não vencer eleições. No entanto, em face à situação econômica, talvez isso aconteça. Vai ser um fiasco.
O perigo reside na agressividade verbal com que eles se lançam candidatos. Caso vençam e cumpram o prometido, usando métodos de Bush pai e Bush filho, afundarão mais a combalida economia de Tio Sam. Hoje não há lugar para exércitos ocupando o mundo, o custo é absurdamente alto. O retorno pode ser medido em perda de prestígio e acúmulo de ódios.
De um lado o Tea Party pela ponta direita, do outro lado o estudante da USP, de 29 anos, ainda na graduação e morando com os pais, líder da ocupação da reitoria, que disse em as…

Trotsky

Imagem
André Breton, Diego Rivera e Leon Trotsky - México, 1938
Revolução...
Lev Bronstein, mais conhecido como Leon Trotsky, nasceu em 7 de novembro de 1879. Revolucionário de primeira hora acabou por se desentender com o Partido após a morte de Lenin, em 1924. Enviado para Alma Ata foi em seguida forçado ao exílio estrangeiro. Primeiramente na Turquia, então, em rápida sucessão, França, Noruega e México, onde morreu assassinado em 1940 ... x Tendo sobrevivido à primeira tentativa contra sua vida, em maio, Trotsky foi menos afortunado em 20 de agosto, quando um stalinista mexicano enfiou um picador de gelo em seu cérebro. (S.B.)
Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A revolução dos 'bichos grilos' mimados da USP

José Nêumanne - O Estado de S.Paulo
A Universidade de São Paulo (USP) é a maior instituição pública de ensino superior do Brasil. Com 11 câmpus e 89 mil alunos matriculados, dos quais 50 mil na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, figura também entre os mais reconhecidos centros de excelência em pesquisa científica e produção de pensamento filosófico do subcontinente latino-americano. No entanto, nenhum de seus mais respeitáveis mestres de Matemática será capaz de explicar de que tipo de legitimidade foram ungidos os 73 vândalos que ocuparam dois prédios - um da administração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e outro da Reitoria - para merecerem do reitor anistia "administrativa" pelos danos cometidos contra o patrimônio, de propriedade da cidadania brasileira, que sustenta suas atividades de aprendizado. Nem sequer o grego Aristóteles, preceptor de Alexandre, o Grande, encontraria al…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 09 / 11 / 2011

Folha de São Paulo
"Crise faz Berlusconi renunciar"

Quarto premiê europeu a cair, italiano perde maioria e deixará o cargo após aprovação de medidas de austeridade x O primeiro-ministro Silvio Berlusconi perdeu a maioria no Parlamento italiano e se comprometeu a renunciar tão logo seja aprovado um novo Orçamento com mais medidas de austeridade. A votação deve ocorrer na segunda quinzena do mês. O favorito para assumir é Angelino Alfano, secretário do partido do premiê.

O Estado de São Paulo "Berlusconi é o sétimo governante europeu a cair por causa da crise"
Premiê italiano deixará o cargo dia 18, após aprovação de medidas de austeridade

O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, vai renunciar ao cargo em 18 de novembro, após a aprovação do pacote de medidas de austeridade para evitar o contágio da crise grega. A decisão é parte de acordo anunciado pelo presidente Giorgio Napolitano, em meio a tensão nos mercados europeus. A urgência da saída de Be…

Joe Frazier

Imagem
A luta

Sidney Borges
Na fria noite de 8 de março de 1971, Joe Frazier mandou Muhammad Ali para a lona com uma esquerda devastadora. Ali levantou-se e conseguiu, a duras penas, ficar em pé até o final da luta. Perdeu por pontos em decisão unânime.

Aparentemente era mais uma luta de boxe em que se disputava o campeonato mundial dos pesos pesados. Na verdade havia mais do que um cinturão em jogo. 

Naquela noite de 8 de março Ali representava a esperança de um mundo melhor, mais justo, menos desigual. Ele que havia deixado de ser Cassius Clay era falastrão, desafiador, corajoso. Veloz como um beija-flor, picava como uma abelha.

Frazier era o preferido dos que apoiavam a guerra do Vietnã, o apartheid, a supremacia branca, as ditaduras sanguinárias da América Latina. O queridinho da caretice mundial. Situação que ele detestava, mas por ser lacônico não impediu que fosse disseminada, colocando-o na condição de esperança branca contra o negro Ali. Negro, atrevido e, ainda por cima, muçulmano.
x x …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Outro feudo, outro escândalo

O Estado de S.Paulo - Editorial
Se o ministro Gilberto Carvalho, titular da Secretaria-Geral da Presidência, se diz cansado das crises provocadas por denúncias de corrupção no governo, que dirá a sociedade que afinal é quem paga a conta dos malfeitos, como costuma dizer a presidente Dilma Rousseff? O desabafo do ministro se seguiu a outra revelação do gênero - a da existência de um esquema de extorsão de organizações não governamentais (ONGs) conveniadas com o Ministério do Trabalho, apropriado pelo chefão do PDT, Carlos Lupi. Segundo a revista Veja, dirigentes de uma ONG do Rio Grande do Norte, o Instituto Êpa, e de outra, denominada Oxigênio, sediada no Rio de Janeiro informaram que as entidades, contratadas para ministrar cursos de capacitação profissional, foram alvo do clássico golpe da criação de dificuldades para a venda de facilidades.

A certa altura da execução dos convênios, as ONGs eram avisadas de que, por supostas irregularidades que teriam comet…

Manchetes do dia

Terça-feira, 08 / 11 / 2011

Folha de São Paulo
"Juros disparam na Itália e Berlusconi pode cair"

Taxa para refinanciar dívida bate recorde e põe país no epicentro da crise do euro x Os juros de títulos da dívida italiana alcançaram o maior nível desde 1997, inflados pelos rumores de que o premiê Sílvio Berlusconi, cujo governo vem perdendo apoio, renunciaria ontem. Desde a semana passada, a taxa cobrada pelo mercado para refinanciar a dívida do país bate recordes. Ontem chegou a 6,66% ao ano. Qualquer valor acima de 6% é tido como zona de perigo.

O Estado de São Paulo "Lupi perde apoio dentro de seu partido após denúncias"
Suspeita de corrupção no Trabalho é 'gravíssima', diz pedetista; comissão da Presidência cobra ministro

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu ontem abrir processo preliminar contra o ministro Carlos Lupi (Trabalho). Ele terá dez dias para se explicar sobre denúncias de que assessores da pasta atuam em um esquema de extors…

Oi gente!

Imagem

Pensata

Um dia depois do outro

Cláudio Lembo via terramagazine
Ao longo da História se desenvolveram muitos exercícios de paciência. Todas as pessoas, sem exceção, um dia foram obrigadas a dialogar com interlocutores desejosos de impor a sua vontade.

Desde tenra idade, as crianças são submetidas a este exercício. Precisam ouvir e admitir, ainda mesmo que contra a vontade, as palavras que lhe são dirigidas por unilateralmente.

As escolas - mais ontem do que hoje - adotam exposições unilaterais. O mestre diz é verdade. Os exemplos de situações, onde um fala, o outro ouve e aceita passivamente, são inúmeros.

Nas culturas com raiz européia, seguramente este desvio de conduta advém das tradições religiosas. Estas elevavam o expositor ao púlpito e este expunha o que bem entendia.

Nada de contestações. A resposta, caso acontecessem, seria o inferno com suas brasas e demônios. Um horror. O hábito desenvolveu-se e deu origem ao dogma. O superior falou. Está acabado.

Estas elucubrações, aparentemente se…

Brasil

Imagem
O Grito, Edvard Munch, litogravura 1895
Mau cheiro

Do Blog do Noblat Somente os muito ingênuos acreditam que os partidos brigam por cargos interessados em ajudar o governo a fazer o bem do país – e nada mais.

Nunca foi assim. E pelo jeito jamais será.

Os partidos ambicionam cargos para roubar. O dinheiro enche os bolsos dos seus dirigentes e financia campanhas que custam cada vez mais caro. É simples assim.

Surpreso? Não brinque.

Candidato rico pode até gastar parte do seu dinheiro para se eleger. São raros.

O senador Blairo Maggi (PR-MT) talvez seja um deles. Sua fortuna cresceu 356% entre 2006 e 2010 quando governou Mato Grosso pela segunda vez consecutiva. É o rei da soja. E a soja, sabe como é...

De remediado para baixo, candidato usa o dinheiro dos outros para se eleger. E fica devendo favores que depois tenta pagar no exercício do mandato.

Emplacar um protegido em cargo de relevo é meio caminho andado para pagar o que deve e sair com lucro. Perguntem ao experiente senador José Sarney se n…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

As batalhas pela simplificação tributária

Everardo Maciel - O Estado de S.Paulo
A funcionalidade e a diversidade da natureza, tão fascinantes quanto quase imperscrutáveis, estão associadas à existência de uma estrutura complexa, em que as partes estão em contínuo processo de interação. Ante a desproporcional limitação da inteligência humana, sua compreensão requer a construção de modelos que simplifiquem a realidade, para compreendê-la e com ela interagir, a despeito dos riscos de uma modelação simplista, desapegada da realidade e muitas vezes fundada em apriorismos filosóficos ou religiosos.

À medida que prospera o processo civilizatório, as relações sociais, em sentido lato, tendem à complexidade, ainda que em escala infinitamente menor se cotejada com os sistemas naturais.

O elogio à genialidade de Steve Jobs ressaltou sua obsessão com a simplicidade criativa. O primeiro folheto propagandístico da Apple proclamava, acolhendo célebre frase de Leonardo da Vinci, que "a simplicidade …
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 07 / 11 / 2011

Folha de São Paulo
"Premiê sai para a Grécia formar governo de união"

Primeiro-ministro não resistiu à crise do euro; União Europeia pressiona para definição rápida do novo líder x O primeiro-ministro George Papandreou e o líder da oposição, Antonis Samaras, acertaram a criação de um governo de coalizão para a Grécia, sem o atual premiê. Segundo um porta-voz, a intenção é que a coalizão comece a governar em uma semana. A duração não foi informada, já que a oposição quer antecipar as eleições.

O Estado de São Paulo "Primeiro-ministro cai e abre espaço para resgate da Grécia"
Partidos chegam a acordo para formar governo de coalizão e adota plano da UE

Líderes políticos gregos chegaram a um acordo ontem para a formação de um governo de união nacional na esperança de aprovar o pacote de resgate de € 130 bilhões da União Europeia (UE) e impedir um calote, informa o enviado especial Jamil Chade. O premiê George Papandreou confirmou que não fará parte…