Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 2, 2012

Então é isso!

Imagem

Colunistas

Danuza já não se usa (ou a “corrupção das massas”)

“Deviam botar na seção de “Humor” do jornal a coluna absolutamente jurássica, alienada e cada vez mais engraçada de Dona Danuza”

Márcia Denser
Realmente não se usa, tá por fora, old fashion, triássico, o preconceito de classe dominante manifestado e assinado embaixo por Danuza Leão em sua coluna da FSP e muito bem captado por Saul Leblon da Carta Maior. Porque acontece que eu não leio Danuza Leão e por três motivos: 1) Por que ainda não fiquei louca; 2) Por que não quero ficar besta; 3) Por que não chuto cachorro morto. Mas Saul, como é editorialista, precisa ler TUDO (até por força das circunstâncias) – ergo: dá-lhe, estômago de aligátor – e flagrou Dona Danuza legal.

Ele diz que, na coluna supracitada, Danuza “lamenta a ascensão do consumo de massa no Brasil, não por ter restrições ao consumo, mas porque ficou difícil ‘ser especial’ nesses tempos em que ‘todos têm acesso a absolutamente tudo, pagando módicas prestações mensais’. Musicai…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Derrota de Cristina

O Estado de S.Paulo
Dado o retrospecto de agressiva ingerência da presidente Cristina Kirchner nas instituições do Estado argentino, chega a surpreender pela ousadia a decisão de um tribunal federal, a Câmara Civil Comercial de Buenos Aires, em defesa dos direitos de um querelante que o kirchnerismo considera seu inimigo número um e contra o qual move há quatro anos uma pertinaz campanha de aniquilamento. Trata-se do Grupo Clarín, o maior conglomerado de mídia do país, que edita o jornal de mesmo nome, o mais importante órgão argentino de imprensa. De aliado - e beneficiário - do então presidente Néstor Kirchner, o Clarín passou a fazer-lhe oposição desde a sua ofensiva, afinal malograda, contra o setor rural, em 2008.

A decisão judicial a que nos referimos prorrogou, até a palavra final dos tribunais, a vigência de uma liminar obtida pela empresa sobre a constitucionalidade de dois artigos da Lei de Mídia promulgada em 2009 com o alegado objetivo de democratizar a co…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 08 / 12 / 2012

Folha de São Paulo
"PF encerra operação sobre agências em prazo recorde"

É a primeira vez desde 2003 que a PF em SP conclui relatório final em 15 dias

O caso envolve Rose Noronha, indicada em 2005 por Lula para a chefia do gabinete da Presidência em SP. A Polícia Federal entregou ontem à Justiça o relatório final da Operação Porto Seguro, que apura tráfico de influência e venda de pareceres de órgãos do governo. A entrega encerra a investigação da PF. O caso provocou repercussão porque envolve Rosemary Noronha. Ela foi indicada em 2005 pelo então presidente Lula para a chefia de gabinete da Presidência em São Paulo e mantida por Dilma Rousseff. Também foram investigados diretores de agências da reguladoras da União. O inquérito da operação, aberto em março de 2011, tem cerca de 4.000 páginas.

O Estado de São Paulo "Cachoeira é condenado a 39 anos e volta à prisão"

Contraventor foi preso pela PF por corrupção, peculato, violação de sigilo e formação …

Oscar Niemeyer

Imagem
O blog Ubatuba Víbora não poderia deixar de homenagear o arquiteto Oscar Niemeyer, cuja marca deixada em edifícios icônicos em diversas cidades brasileiras -e estrangeiras-, permanecerá para sempre como uma conquista do gênio humano. Ubatuba poderia ter um edifício com a chancela do mestre, o arquiteto Renato Nunes propôs e Oscar aceitou fazer um projeto para a cidade. A visão estreita do governante da época impediu que a idéia se materializasse. É de se lamentar... (Sidney Borges)

Coluna do Celsinho

Grão em grão

Celso de Almeida Jr.
Entrei com o carro na Thomaz Galhardo.
Diversos postinhos - estilo luminárias antigas - estavam sendo instalados por toda a avenida.
Reparei, também, na decoração de Natal.
As calçadas refeitas.
A ciclofaixa bem sinalizada.
Devo registrar.
Ficou bacana.
Eu, particularmente, tenho certa restrição quanto ao material escolhido para as calçadas, que escurece rapidamente.
O tipo de luminária instalada, por sua vez, não parece das mais resistentes.
Um fechamento de administração, digamos, com um toquinho de maquiagem.
Mas, tudo bem.
Não serei mais chato.
Darei um desconto.
Afinal, ficou bem melhor do que estava.
Garantiu um certo charme, tudo a ver com a cidade que sonhamos.
Palpiteiro, deixo como sugestão ao novo governo que integre ao projeto uma maciça arborização do centro da cidade.
O calor está intenso.
Tivéssemos mais árvores nas calçadas, suportaríamos melhor o castigo solar.
Um acordo entre a prefeitura, a Sabesp e a Elektro garantiria a escolha de árvores adequadas, …

Tempo de transição (II)

Imagem
Maurício cumprimenta Gilberto Carvalho em encontro na capital Federal
Em Brasília, ministro Gilberto Carvalho recebe Maurício e ressalta obra do PAC na BR 101

Assessoria M.M.
O prefeito eleito de Ubatuba Mauricio, que assume a prefeitura em 1º de janeiro de 2013, vem trabalhando intensamente mesmo antes da posse. Esteve em Brasília nesta quarta-feira (5), e foi recebido pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. O “braço direito” da presidenta Dilma primeiramente o parabenizou pela vitória e ressaltou a responsabilidade em se cumprir os compromissos firmados durante a campanha.

Maurício aproveitou a agenda para levar ao ministro algumas questões importantes para a cidade. Iniciou a conversa apresentando o registro do projeto de duplicação do trecho urbano da BR 101 em Ubatuba. A obra de duplicação da rodovia já tem recurso previsto no PAC e está na fase final de análise técnica. Maurício ressaltou que daqui pra frente precisa haver um esforço p…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A mão do gato

O Estado de S.Paulo
As investigações da Operação Porto Seguro, que penetraram a intimidade de Lula ao revelar os desmandos de sua companheira e ex-chefe de gabinete em São Paulo, parecem ter tocado um ponto sensível da onipotência do Grande Chefe, que finalmente acusou o golpe e mobilizou a tropa. Num mesmo dia, três expoentes do lulopetismo apelaram ao melhor argumento de defesa que o PT conhece: o ataque. O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; o presidente nacional do partido, Rui Falcão; e o condenado chefe de corruptores José Dirceu entoaram o coro cínico: corrupção havia durante o governo FHC; hoje o que existe é investigação implacável de todas as denúncias. Mais: os partidos que combatem o governo do PT sofreram mais uma "dura derrota" nas urnas de outubro, por isso, cada vez mais a oposição passa a ser exercida pela "mídia monopolizada e o Judiciário conservador".

Gilberto Carvalho falou em seminário …
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 07 / 12 / 2012

Folha de São Paulo
"Maioria dos novos médicos é inapta, mas poderá atuar"

No primeiro teste obrigatório, conselho paulista de medicina reprova 54% dos quase 2.500 alunos

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo reprovou, em seu primeiro exame obrigatório para fornecer o registro profissional de médico, 54% dos quase 2.500 estudantes que vão se formar neste ano. Para o Cremesp, não têm condições mínimas de atender a população aqueles que acertaram menos de 60% das 120 questões de nove áreas da medicina. A reprovação, porém, não impede o exercício da profissão. Em saúde mental e pediatria, a média de acerto não atingiu 56%. Não haverá divulgação de ranking, mas as universidades terão acesso a seus resultados. As notas individuais só serão informadas aos próprios alunos. Segundo o conselho, a maioria dos aprovados é de escolas públicas. Foram desconsiderados 86 testes atribuídos a participantes do boicote defendido por alunos que pediam um …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Conto da carochinha

O Estado de S.Paulo
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, não foi terça-feira à Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados para fazer justiça aos fatos de que se viu obrigado a tratar em depoimento que se arrastou por cerca de oito horas - as evidências de corrupção no governo reveladas pela Operação Porto Seguro da Polícia Federal. Foi para salvar a face da presidente Dilma Rousseff, alvejada por mais um escândalo na sua administração, semeado, também este, pelo seu antecessor e padrinho Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o noticiário, a chefe gostou do desempenho do ministro. Só se foi porque ele cumpriu sem corar o papel que lhe cabia. Já se a avaliação se pautar pelo respeito do depoente pelas verdades trazidas à luz, o resultado foi deplorável.

Como se sabe, em fevereiro do ano passado, um então auditor do Tribunal de Contas da União, Cyonil da Cunha Borges de Farias Júnior, procurou a Polícia Federal para delatar um esquema de fabricação sob me…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 06 / 12 / 2012

Folha de São Paulo
"Plano de Dilma tiraria ao menos R$ 8 bi de elétricas"

Presidente lamenta ‘falta de sensibilidade’ de Estados que não aderiram

A renovação das concessões das elétricas, proposta por Dilma para baixar a tarifa, traria perdas de ao menos R$ 8 bilhões às empresas de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, segundo dados das empresas. As quatro elétricas desses Estados recusaram total ou parcialmente o plano do governo. O cálculo inclui prejuízos com indenizações e receitas de tarifas. Não estão computados números da Cemig, que não revela dados. Especialistas do setor encaminharam carta à presidente pedindo a revogação da medida provisória. Eles temem pelas consequências que podem decorrer das alterações, como apagões e contratos contestados. Ontem, Dilma criticou quem não aderiu e sinalizou que garantirá a queda da conta de luz. “O governo não recuará, apesar de lamentar a imensa falta de sensibilidade dos que não veem a impo…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Energia sem planejamento

O Estado de S.Paulo
O governo federal terá de recorrer a cortes de impostos e a subsídios para garantir a prometida redução de 20,2% nas contas de luz, se for incapaz de superar ou compensar a resistência da Cesp e de outros grupos ao esquema de renovação antecipada de concessões. Terminado o prazo para adesão, ontem, só 60% das usinas aceitaram a proposta. O governo paulista a rejeitou, mas poderia aceitar um entendimento, se as condições apresentadas pela administração federal fossem melhoradas, segundo o secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal. Até ontem, no entanto, nenhum avanço ocorreu nas negociações, disse o secretário ao sair de uma reunião no Ministério de Minas e Energia, em Brasília. Nem mesmo o prazo especial, até 31 de dezembro, para a apresentação de relatórios sobre reformas e ampliações de centrais elétricas tornou as condições mais aceitáveis, disse Aníbal. Sem acerto, a Cesp poderá ter de devolver a Usina Três Irmãos no começ…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 05 / 12 / 2012

Folha de São Paulo
"Presos fazem conferências de até 10 horas pelo celular"

Em presídio de SP, criminosos discutem a compra de drogas e o rumo de facção

Presos da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, passam horas ao telefone celular discutindo os rumos de uma facção criminosa que atua no Estado, revelam investigações da Polícia Federal e da Polícia Civil. Em fevereiro de 2011, uma conferência durou quase dez horas. Nela se discutiram a compra e a venda de drogas e os investimentos a serem feitos com o dinheiro. Além dos presos, participam das conversas criminosos que estão em liberdade. As investigações mostram que os diálogos acontecem de acordo com a equipe de agentes de plantão. Em nota, o governo paulista afirma que controla a entrada das penitenciárias e que está testando bloqueadores de celulares. De janeiro a agosto, diz, apreendeu 8.335 aparelhos em prisões estaduais.

O Estado de São Paulo "União culpa SP e MG…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O futuro da internet

O Estado de S.Paulo
A internet, essa maravilha sem dono, há tempos atiça a cobiça de governos, sempre dispostos a tentar controlar o fluxo das ideias, e de empresas de telecomunicação, interessadas em impor à rede mundial regras que lhes confiram receitas adicionais. Esse espectro paira sobre a conferência da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que vai até 14 de dezembro em Dubai e que tratará dos ITRs (regulamentos internacionais de telecomunicação, na sigla em inglês). A última reunião para revisar os ITRs foi em 1988, quando a web, criada fora do mundo tradicional das telecomunicações, apenas engatinhava. De lá para cá, ela ameaça condenar os velhos modelos de negócio e de comunicação à obsolescência, razão pela qual é provável que surjam propostas para que se dê à UIT o poder de impor uma regulação que acabe por manietar a internet, situação que merece enfático repúdio.

A UIT, órgão da ONU que conta com a participação dos governos e das grandes teles, …
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 04 / 12 / 2012

Folha de São Paulo
"SP recusa plano do governo que barateia energia"

Para Cesp, programa de Dilma para renovar contratos de concessão de hidrelétricas é economicamente inviável

O governo do Estado de São Paulo, acionista controlador da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), recusou a proposta do Palácio do Planalto de renovação dos contratos de três usinas hidrelétricas. A decisão instalou o primeiro obstáculo nos planos de Dilma de reduzir em 20%, em média, o custo da energia no país. O plano da presidente era convencer as empresas a baixar custos, em troca de renovar as concessões que terminariam nos próximos anos. Assim, elas faturariam menos, mas ganhariam o direito de explorar a companhia por mais tempo. A Cesp considerou a proposta economicamente inviável, pois iria gerar prejuízo. Sem essas três usinas (Três Irmãos, Ilha Solteira e Jupiá), a previsão de analistas é que a redução de tarifa não passe de 18%. Ontem, as ações da Cesp, que haviam…

Tempo de transição

Imagem
Mauricio (dir) em reunião com representates da Elektro
Maurício se encontra com “Elektro” para discutir setor da iluminação pública

Assessoria M.M.
O prefeito eleito de Ubatuba, Mauricio Moromizato, se reuniu no último dia 27 com o representante institucional da Elektro, empresa concessionária de energia em Ubatuba, Milton Pontes. Durante o encontro foram abordados diversos assuntos, com destaque para o fim da taxa de iluminação pública.

De acordo com o representante da empresa, a atual administração municipal (Executivo e Legislativo), retirou recentemente a referida taxa, causando impacto significativo nas contas a serem pagas pela próxima gestão municipal. Maurício lamentou a perda dos recursos e acredita que seria mais apropriado que a futura Câmara e prefeitura decidissem sobre o tema

“Os vereadores aprovaram a taxa pouco depois que assumiram e, somente ao final de seus mandatos e do mandato desta administração, eles optam por revogar essa legislação. Acho que como a medida interfere …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Os lagostins do Mercosul

O Estado de S.Paulo
Os lagostins argentinos são muito competitivos, muito maiores que os brasileiros, garantiu em tom irado a presidente Cristina Kirchner, diante da colega Dilma Rousseff, no encerramento da reunião da União Industrial Argentina (UIA) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no hotel-spa de Los Cardales, a 77 quilômetros de Buenos Aires, na quarta-feira. Foi a referência mais importante da presidente argentina ao comércio de seu país com o Brasil, numa conferência programada oficialmente para cuidar de assuntos de integração produtiva e de comércio. A importância atribuída aos lagostins pode parecer um tanto exagerada, quando se pensa no tamanho, nas possibilidades e nos problemas de relacionamento das duas economias. Mas o desabafo presidencial tocou em pelo menos um ponto relevante: competitividade. Nesse quesito os dois países vão mal, e a condição da indústria argentina é visivelmente muito pior que a da brasileira. O protecionismo cad…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 03 / 12 / 2012

Folha de São Paulo
"Governo usa apenas 48% dos recursos para desastre"

União divide ônus de baixa execução de R$ 4,4 bi com Estados e municípios

O governo usou menos da metade do valor que estava reservado no Orçamento deste ano para ações de prevenção e resposta a desastres, em especial as medidas ligadas a chuvas. Dos R$ 4,4 bilhões previstos, só R$ 2,1 bilhões, ou 48°/o, estão comprometidos. E apenas R$ 1,1 bilhão (25%) já foi efetivamente pago. A União divide o ônus da baixa execução com municípios e Estados. Diz que, como beneficiários dessas ações, eles precisam cumprir uma série de exigências, como a apresentação de projeto e de plano de trabalho e uma contra-partida financeira. O governo afirma ainda que tem até o final do ano para empenhar os recursos orçamentários reservados. A previsão meteorológica para o verão é de chuvas fortes, em especial no Sul e no Sudeste do país.

O Estado de São Paulo "Paulo Vieira planejava trocar pareceres p…

O tempo não para...

Imagem

Pitacos do Zé

Ecos da praça

José Ronaldo dos Santos
O colega Antônio, homem do interior paulista que há alguns anos chegou ao nosso litoral, após ler aquilo que eu escrevi a respeito da nossa Praça Exaltação da Santa Cruz, a “Praça da Matriz”, fez o seguinte comentário:

- Talvez essa praça tenha sido alegre quando você era mais jovem, né, Zé? Atualmente, me parece, ela tem uma ponta discreta de horror. Isto não é um privilégio só dela. Em outras cidades também têm quadros assim (medonhos). Faz-me lembrar um personagem de Sartre [o filósofo francês Jean-Paul Sartre] com a seguinte frase: “As minhas lembranças são como as moedas da bolsa do diabo: quando a abriram só encontraram folhas secas”.

É isso mesmo! Por isso que estou apreensivo em relação ao projeto do Museu Caiçara em torno do resgate cultural da Praça Treze de Maio. Imagino cenas se reconstituindo, imagens e fragmentos de imagens correndo em nossas direções. Vejo como um dos produtos do evento um saldo onde recordações e ficções se embaralham.…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Estagnação com inflação

O Estado de S.Paulo
O governo brasileiro pode apresentar ao mundo, com muito orgulho, uma rara combinação de resultados econômicos - uma das taxas de crescimento mais pífias do globo e uma inflação muito mais alta que a da maior parte dos países civilizados. Com as bênçãos da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, prometeu no começo de 2012 uma expansão econômica de 4%, um resultado apenas razoável depois dos 2,7% do ano passado. Hoje só os otimistas ainda esperam um avanço de 1,5% neste ano. Os últimos cálculos divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ficaram abaixo da pior estimativa do mercado e reforçaram as dúvidas sobre a recuperação em 2013.

No terceiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu apenas 0,6% sobre o período de abril a junho. Especialistas do setor financeiro e das consultorias haviam apostado em números na faixa de 0,9% a 1,4%, com mediana de 1,2%. A inflação estimada, no entanto,…
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 02 / 12 / 2012

Folha de São Paulo
"Fux levou seu currículo a Dirceu por vaga no STF'"

Em 2010, ministro da corte pediu ajuda a réu do mensalão que julgou agora

Em 2010, quando estava no superior Tribunal de Justiça e iniciou campanha para ser indicado ao Supremo, o ministro Luiz Fux, 59, levou seu currículo a José Dirceu e pediu que o entregasse ao então presidente Lula. Aquela altura, o ex-ministro da Casa Civil aguardava o julgamento do mensalão. Em entrevista à Folha, Fux diz que não achou incompatível procurar réu de processo que ele poderia vir a julgar e que não se lembrou da condição de “mensaleiro” do petista. Para Dirceu, o voto do novo ministro do STF, indicado por Dilma, poderia ser o da sua absolvição. No julgamento, porém, Fux foi implacável. “Eu só ouvia as pessoas dizendo: ‘não tem prova, não tem prova’. Mas, quando fui ler o processo, fiquei estarrecido.”

O Estado de São Paulo "Pajero de Rose pertencia ao esquema dos irmãos Vieira"

Em e-mail q…