Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 18, 2007

Editorial

Disco voador... Começo a acreditar...

A primeira reação foi de perplexidade. Estarei ouvindo direito? Meus amigos sabem que meu único vício é caminhar com o Brasil, meu cão, conhecidíssimo na Ressaca onde todos o cumprimentam. Sem estar sob os efeitos de álcool ou de algum alcalóide, tratei de beliscar o braço. Era real, o beliscão doeu, meu interlocutor ao telefone deve ter estranhado o silêncio e depois a gargalhada. Eu não ria assim desde que assisti ao filme “A pantera cor-de-rosa”, em 1964. É divertido viver em Ubatuba. Aqui não precisamos ir ao cinema para as comédias. O dia-a-dia é um show interminável de trapalhadas, ao vivo e em cores. Os protagonistas são mais engraçados do que Peter Sellers ou Woody Allen. Eu gostaria de parabenizar o autor da trama que resultou na vacinação contra a Dengue. É um gênio. Um tiro de calibre doze no pé direito do doutor Ricardo Cortes não teria feito mal maior. Se um dia o caríssimo teve a pretensão de se tornar prefeito de Ubatuba, ontem esse …
Imagem

Falta de limites

Impunidade... Até quando?

Ontem, por volta das 9:30 da manhã, um funcionário me avisou que estava sendo promovida uma vacinação gratuita contra a dengue. Sabendo que não existe tal vacina, tomei a medida de iniciar minhas pesquisas. Através do site do ministério da Saúde (www.saude.gov.br) , liguei para o 0800-611997. Um funcionário de nome Jobson, me informou que o SUS não dispõe de “Campanha de vacinação contra a DENGUE”, o trabalho preventivo é explicativo, através de "campanhas de conscientizarão". Fui então encaminhado á secretária de Saúde do Estado, cujo telefone é: 0800-55466. Me atendeu gentilmente uma funcionária de nome Márcia, que prometeu retorno e, de fato, retornou e informou ter contatado a Regional de Caraguá e que esta já teria providenciado contato com a Vigilância Sanitária de Ubatuba. O que mais marcou o retorno telefônico foi a insistência da funcionária em dizer de que era um absurdo o que ocorria aqui e que a informação que ela tinha sobre vacina contr…
Imagem

E-mails à redação

Pedida a cassação de Eduardo Cesar

O cidadão ubatubense, Sérgio Corrêa Rocha, protocolou ontem (23/02), às 17:22 horas, na Câmara Municipal de Ubatuba, o pedido de cassação do Prefeito Eduardo César por possivel superfaturamento na construção de obras de escolas e por inflingir a Lei Municipal nº 2358 de 11 de junho de 2003, que proibe as empresas vencedoras de licitações de obras e serviços no município, de sub-empreitarem as respectivas execuções.
O pedido deverá ser apreciado pelos vereadores na próxima Sessão Ordinária, às 20:00 horas.
Fonte: adpc.ubatuba
Imagem

A Prefeitura informa

Vigilância Sanitária faz alerta à população sobre medicamento contra dengue

A Vigilância Sanitária Estadual esteve em Ubatuba nesta sexta-feira, 23, com o objetivo de suspender uma suposta vacinação contra a dengue, que estava acontecendo na Clínica Ubaclin, situada na Praça Treze de Maio. A Superintendência de Proteção à Saúde de Ubatuba alerta à população que o material que estava sendo distribuído não era uma vacina e sim um medicamento homeopático que ainda está em fase experimental.
O superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, esclarece que a vacina contra a dengue ainda não existe. Ele afirma também que a utilização desse medicamento pode representar um risco à saúde pública. "Atualmente, a única forma eficiente de se prevenir contra dengue é a eliminação dos criadouros. As pessoas não podem ter a falsa idéia de que estarão imunizadas ao ingerir esse medicamento e deixar de lado a verdadeira prevenção. Além disso, apesar de ser homeopático, não sabemos se o medica…
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 24 / 02 / 2007
Prefeitura convida população para audiência públicaPrefeitura de Ubatuba avalia sistema de segurança utilizado por São SebastiãoMinistério Público acata representação de Eduardo Cesar contra Mauricio MoromizatoSociedade de Apoio aos Pacientes Oncológicos realiza Bazar Solidário em Ubatuba"Neversário do Nerso" acontece no próximo fim-de-semana em UbatubaSorteio de vagas remanescentes para natação em Ubatuba transcorreu em clima tranquiloNatação de Ubatuba inicia disputa do Paulista de Águas AbertasLeia aqui

Manchetes do dia

Sábado, 24 / 02 / 2007

Folha de São Paulo:
"Compra recorde do BC não faz dólar subir"
As pesadas intervenções do Banco Central, que neste mês já comprou US$ 6,9 bilhões no mercado (foram outros US$ 4,8 bilhões em janeiro, recorde mensal até então), não foram suficientes para mudar a trajetória de valorização do real. A tendência foi impulsionada ainda pelos investimentos estrangeiros no país. Apenas neste mês, a queda do dólar está em 1,65%.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, sua mulher e um casal de amigos com seus filhos foram mantidos reféns por uma quadrilha durante sete horas - entre as 23h de terça-feira e as 6h de quarta - em um sítio em Ibiúna (SP). O sítio pertence a um amigo do ministro - que, por questões de segurança, não quer ter seu nome revelado. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Mário Jordão Toledo Leme, Mantega não foi reconhecido pelos criminosos, embora policiais da região tenham dito à Folha o contrário.


O Globo:
"Reféns em assalt…
Imagem

Jamais verás...

Aviso aos navegantes

Eduardo César, Josias Sabóia (Jija), Maurício Moromizato, Nélinha, Paulo Ramos, Pedro Tuzino e Sergio Caribé. Caros senhores, e senhora, como candidatos ao ingrato cargo de prefeito desta cidade, tão bonita por natureza e tão maltratada pela incompetência, sinto-me na obrigação de pedir aos distintos, e à distinta, que cuidem de se vacinar contra a Dengue. Ubatuba, à frente do Brasil, está imunizando seus cidadãos. Abaixo à Dengue! Hoje vou à sessão espírita entrevistar Oswaldo Cruz, que entende de vacinas. Ubatuba é demais, não existe nada parecido. No universo...

Sidney Borges

Alerta à população

Vacina contra a Dengue

Não há vacina eficaz contra Dengue. Tal fato decorre das dificuldades resultantes da existência de múltiplos sorotipos do vírus.

Mais uma vez para quem não entendeu:

"Não existe vacina contra a dengue".

Se alguém afirmar o contrário estará se posicionando contra a ciência, ao lado da charlatanice e da superstição.

Sidney Borges

Saneamento Básico

Políticas Públicas
Municípios devem se adequar às novas determinações impostas pela Lei Nacional de Saneamento BásicoEASE

Aprovada pelo Congresso Nacional no dia 5 de janeiro, a nova Lei Nacional de Saneamento Básico (nº. 11.445) estabelece uma série de mudanças para as quais os prefeitos dos municípios brasileiros devem ficar atentos

A lei, cuja implementação é uma das premissas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), anunciado pelo Governo Federal no dia 22 de janeiro, prevê, por exemplo, que cada cidade deve possuir um plano municipal de saneamento básico e normas para a regulação de seus serviços, além de estabelecer um novo marco regulatório para projetos desenvolvidos nesta área no Brasil.
Em conformidade com essas novas diretrizes estabelecidas pelo PAC, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) vem desenvolvendo projetos que podem auxiliar os municípios brasileiros a se adequarem às novas normas aplicadas aos serviços de saneamento básico.
Exemplo dis…

Informações úteis.

Imagem
Esclarecimentos sobre a Dengue

A Dengue é uma doença ligada ao ambiente urbano, acima de tudo às habitações humanas e a certas crenças e práticas que tendem a manter focos do mosquito Aedes aegypti junto ao homem. Assim, o acúmulo de recipientes úteis ou inúteis, capazes de juntar água, favorece a proliferação do vetor. No Brasil, Aedes aegypti está amplamente beneficiado graças às práticas culturais diversificadas de nosso povo, que favorecem a manifestação epidêmica da dengue em várias cidades brasileiras. Além de que o mesmo vetor está implicado na transmissão da febre amarela urbana, com risco de re-introdução dessa importante doença nos centros urbanos de nosso país.
As medidas de controle até agora empregadas buscam reduzir a densidade do vetor nos municípios, rotineiramente através da eliminação dos criadouros domiciliares, o que nem sempre tem garantido níveis baixos da infestação vetorial ou de ausência da doença.
Quando se fala no combate à dengue, a comunidade espera a aplicaç…

Lulão

Só pensa naquilo

O Financial Times destaca que Lula não realizou o "espetáculo do crescimento" (lembram-se?) e que o País perde terreno para Rússia (crescimento anual de 6,7%), China (9,4%) e Índia (6,5%). Com taxa anual de 2,7%, a economia brasileira parece estar "em submersão", em vez de ser "emergente", traz o jornalão. Não entenderam nada; em que pese o PAC (há um mês sem discussão no Congresso, segundo O Globo), a preocupação de Lula agora é plebiscitária: só quer saber se o povão lhe dará um 3º mandato. A economia do País que se dane, ora! (Roberto Jefferson)

Marta pode ficar fora

Imagem
Lula diz a PSB que acha ´difícil´ encaixar Marta em Ministério

Líderes do partido disseram que o presidente sinalizou, durante encontro nesta tarde, que Cidades permanece com o PP, e Fernando Haddad fica na pasta de Educação

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, em encontro com lideranças do PSB, que vai discutir com o PT a situação da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, mas que "acha difícil" encaixá-la no Ministério. "O PT quer que Marta venha para o governo. Eu vou conversar com o PT, ainda. Mas é difícil fazer mudanças de nomes de pessoas de partidos que compõem a coalizão", teria afirmado o presidente, de acordo com relato de participantes do encontro, no Palácio o Planalto.
"Como eu vou resolver a questão do PP que já tem um trabalho consolidado nas Cidades para atender outra demanda?", teria acrescentado Lula, ainda de acordo com participantes da reunião. Lula se referia especialmente ao ministério das Cidade…

Carnaval, festa do povo...

“No dia em que o morro descer e não for carnaval”

O dia em que o morro descer e não for carnaval

Ninguém vai ficar pra assistir o desfile final

Na entrada, a rajada de fogos, pra quem nunca viu,

Vai ser de escopeta, metralha, granada e fuzil

(É a guerra civil...)

O dia em que o morro descer e não for carnaval

Não vai nem dar tempo de ter o ensaio geral

E cada uma ala da escola será uma quadrilha

A evolução já vai ser de guerrilha

Que a alegoria é um tremendo arsenal

O tema do enredo vai ser a Cidade Partida

No dia em que o couro comer na avenida

Se o morro descer e não for carnaval.

O povo virá de cortiço, alagado e favela

Mostrando a miséria sobre a passarela

Sem a fantasia que sai no jornal.

Vai ser uma única escola, uma só bateria

Quem vai ser jurado? Ninguém gostaria

Que desfile assim, não vai ter nada igual.

Não tem órgão oficial, nem Governo, nem Liga

Nem autoridade que compre essa briga

Ninguém sabe a força desse pessoal.

Melhor é o Poder devolver pra esse povo a alegria

Senão todo mundo vai sambar no…
Imagem

Golpe por telefone. Cuidado!

Instituto São Paulo Contra Violência ensina como evitar falso seqüestro

da Folha Online
Para evitar o golpe do falso seqüestro, o Instituto São Paulo Contra a Violência divulgou uma lista com dicas, preparadas pela SSP (Secretaria da Segurança Pública), para alertar sobre as táticas usadas por criminosos nesse crime. As dicas também orientam sobre como proceder nesses casos. Nesta quinta-feira a Polícia Militar impediu que uma mulher fosse vítima do golpe do falso seqüestro na Lapa (zona oeste de São Paulo). No último dia 12, uma mulher de 67 anos morreu vítima de um infarto após receber uma ligação dizendo que seu filho havia sido seqüestrado.
O golpe é normalmente aplicado por presidiários que portam telefones celulares em suas celas. De acordo com o instituto, geralmente as pessoas que recebem as ligações entram em pânico e, em alguns casos, aceitam as exigências dos criminosos. Na maioria dos casos, os golpistas exigem das vítimas a compra de cartões de recarga de celular ou depósito…
Imagem

Sábado, Seresta e Carnaval

Vem cantar com a gente!

As melhores do II Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba estarão na edição do "Serestas e Seresteiros" no próximo sábado, ao lado dos seresteiros Sérgio e Regina, Cris Domingues, Seu Júlio da Cooperativa, Grupo Canoá, Dona Ophelia Prado e demais amigos da cantoria.

Casarão do Porto - 24/2 - sábado - 20 horas – Ubatuba
Fonte: tangoloureiro
tangoloureiro@ig.com.br
Imagem

Boeing da Gol

Falta de inglês é o problema, insiste colunista

Estadão
O colunista Joe Sharkey culpou de novo a falta de domínio de inglês dos operadores de vôo brasileiros pelo acidente entre o Legacy e o Boeing da Gol. Sharkey escreve sobre aviação no The New York Times e viajava no Legacy. Em seu blog, diz que o inglês é a língua mundial do controle aéreo e “muitos controladores brasileiros não conseguem se comunicar em inglês para além de algumas frases e palavras memorizadas”. “Numa emergência, isso pode causar (e causou) complicações.” Sharkey cita reportagem do Estado, publicada segunda-feira, em que a Força Aérea diz que vai criar um sistema de alerta sonoro e visual nas telas dos radares dos Cindactas e promover aulas de inglês para seus controladores. Cita o ex-presidente da Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo Ulisses Fontenele, para quem o acidente seria evitado “se os controladores brasileiros do Legacy dominassem inglês”
Imagem

Notícias da Prefeitura

Notícias do dia 23 / 02 / 2007
Carnaval de Ubatuba supera expectativa de público em 2007Técnicos do Estado dão aval para construção de Pista de Atletismo em UbatubaParceria entre comerciantes e prefeitura leva pavimentação a ruas do Bairro ItaguáEleição para conselheiros tutelares acontece neste domingo em UbatubaPrefeitura de Ubatuba sorteia 500 vagas remanescentes para aulas de nataçãoBeach Soccer feminino de Ubatuba estréia no Campeonato Municipal de CaraguáLeia aqui

Manchetes do dia

Sexta-feira, 23 / 02 / 2007

Folha de São Paulo:
"Emprego fica estagnado, mas renda cresce 4,7%"
A taxa de desemprego ficou estável em janeiro, em 9,3%, em relação ao mesmo mês de 2006, mas o rendimento nas seis principais metrópoles do país manteve firme a trajetória de recuperação e cresceu 4,7%. Desde julho de 2005, o rendimento aumenta sem interrupção quando comparado com o mesmo mês do ano anterior.
Em conversas ontem com dirigentes do PSB e do PC do B, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou que pode fechar os nomes da reforma ministerial somente após a convenção nacional do PMDB, em 11 de março. Lula quer ganhar tempo para superar alguns conflitos, principalmente os que envolvem seu partido e o PMDB. (...)

O Globo:
"Estradas têm mais acidentes feridos e mortos no carnaval
Balanço da Polícia Rodoviária Federal mostra que o carnaval foi bem mais violento este ano nas estradas federais que em 2006. O número de mortes cresceu 15%, o de feridos subiu 13,3% e o de acide…

Lulão

Imagem
Lula, com aproximadamente 450 kg e 10 metros de comprimento, é encontrada por pescador neo-zelandês na região da Antártida
Leia mais
Imagem

Guerra química

Segundo ataque com cloro em 2 dias deixa 5 mortos em Bagdá

Com sintomas de envenenamento, 75 civis foram hospitalizados; outro atentado igual teria ocorrido há um mês

BAGDÁ
Pela segunda vez em dois dias consecutivos, rebeldes lançaram um ataque químico contra civis iraquianos. Uma caminhonete carregando latas de gás de cloro explodiu ontem na frente de um posto de gasolina em Bagdá, matando cinco pessoas. Outras 75 foram encaminhadas a hospitais com sintomas de envenenamento. Extremamente tóxico, o cloro pode afetar o sistema respiratório e queimar a pele.
Na terça-feira um caminhão carregado de cloro explodiu em Taji, ao norte de Bagdá, matando 9 pessoas e ferindo cerca de 150, a maioria por inalar o gás. O jornal New York Times, citando militares americanos, informou que um terceiro ataque com cloro havia ocorrido em 28 de janeiro, em Ramadi, matando 16 iraquianos. Os ataques químicos - os primeiros lançados no país desde o início da guerra, em 2003 - demonstram que os insurgentes estã…

Mutações bushianas

Imagem
Aquecimento do planeta produz lulas gigantes, diz cientista

da France Presse, em Sydney (Austrália)
O aquecimento do planeta produz lulas gigantes, como o animal de 200 kg recentemente encontrado em uma praia da Tasmânia, na Austrália, declarou hoje um cientista australiano.
Um aumento de 1% na temperatura da água provoca uma duplicação da altura das lulas, declarou George Jackson, do Instituto de Estudos do Antártico e do Oceano do Sul, acrescentando que a lula descoberta no mês passado era um exemplo. "Só o corpo media quase dois metros e foram necessários quatro homens para virá-la", declarou.
Outro cientista calculou, no momento da descoberta, que os principais tentáculos da lula gigante podiam medir até 15 metros de comprimento, algo sem equivalência.

Nota do editor - Só faltava essa. Já não bastavam tubarões a comer banhistas e surfistas, agora teremos Lulas a nos saborear. Coisa do Bush. Abaixo o capitalismo.
Imagem
Para prefeita...

Um e-mail enviado à redação informa que há um novo pretendente ao trono. Uma pretendente, para ser mais exato. Nélinha, que aparece na foto ao lado do maridão Márcio, está disposta ao sacrifício supremo que é governar Ubatuba, capital do surfe e onde estão as mais belas praias do litoral norte. O Ubatuba Víbora deseja sucesso a ela e ao imortal Rameri, cabo eleitoral de todas as horas. Para saber mais clique aqui.

Sidney Borges
Imagem

Poderes

Reflexão de um parlamentar

O vereador muitas vezes é procurado por demandas assistencialistas ou administrativas: a pavimentação de vias públicas, a limpeza das valas de drenagem, as vagas nas escolas, os empregos temporários de contratação sem concurso (transformados efetivamente em empregos permanentes pela inação do próprio Legislativo), as casas populares, as consultas médicas, os medicamentos, etc., numa série sem fim. A população pede ao vereador o que ele não pode dar, ou então, há uma saída: negociar com quem tem a chave do “cofre das graças”: o prefeito. Instala-se uma confusão de papéis: o vereador anseia, pressionado pela população, ser um mini-prefeito, e pretende realizar obras, desembaraçar casos e até empregar amigos e parentes.
Mas tentando desempenhar o papel de mini-prefeito sem mínima prefeitura, sem máquina administrativa e sem verbas, alguns vereadores logo se sente na necessidade de aproximar-se do “prefeito de verdade”. Por outro lado, o Executivo é obrigado a rec…
Imagem

Opinião

“Consultas”

Corsino Aliste Mezquita
Consultas, sobre educação e aplicação das verbas a ela destinadas, tem sido freqüentes nos últimos tempos. Supostas causas, dessas consultas, indicam a existência de uma certa ansiedade, nas escolas, pela falta de materiais pedagógicos, limitações da merenda escolar e suposto desvio das verbas da educação para outras secretarias e para funções não pertinentes à Secretaria de Educação.
Educadores questionam a legalidade de manter a “CASA DE BRINQUEDOS” com verbas do ensino. Outros programas são também criticados e questionados: Aluguel de piscinas, projeto EROI, cessão de veículo para a FUNDAC, Casa Verde ou de Educação Ambiental, utilização dos veículos da EDUCAÇÃO por outras secretarias e por particulares, etc.
Professores e diretores, mais conscientes, atribuem, alegação constante da falta de recursos para atender as necessidades das escolas, a esses supostos desvios, à fraqueza do Conselho Municipal de Educação –CME - e a falta de vigilância do Conse…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 22 / 02 / 2007

Folha de São Paulo:
"Empresa menor toma 50% do crédito"
Pequenas e médias empresas abocanharam metade do crédito destinado às pessoas jurídicas pelos grandes bancos privados brasileiros em 2006. Bradesco, Itaú, ABN Amro e Unibanco emprestaram R$ 74,8 bilhões às pequenas e médias empresas brasileiras, volume 25% superior ao de 2005. Apenas os quatro bancos responderam por 58% do crédito total destinado às empresas. O Santander, outro dos grandes bancos que já divulgou o balanço final de 2006, não publicou os dados de acordo com o porte dos tomadores de empréstimos. As operações de empréstimo cresceram de forma generalizada no país no ano passado. Mas os dados divulgados até agora demonstram que o crescimento, no caso de pessoas jurídicas, é mais acentuado no segmento de pequenas e médias em todos os quatro bancos. O maior dinamismo da concessão de crédito para empresas menores fez com que elas fechassem o ano praticamente empatadas com as grandes em …

Ano-novo, discurso moderníssimo...

Fervor ideológico

O réveillon de ontem foi uma maravilha, pena que os convidados não vieram. Mesmo assim a noite foi agradável, o prosecco divino. Hoje o ano começou. Finalmente. Começou bem, com sol e praia para nós e para os turistas. Como nós não vamos à praia, que aproveitem os turistas. É bom, depois só na semana santa. A semana atual bem que poderia ser adotada como padrão no Brasil. Começa na quinta e termina na sexta. Que beleza não é mesmo? Sempre achei que o Brasil ficaria melhor socialista. Quando isso finalmente acontecer, todas as empresas passarão para o governo, até o botequim mais humilde e a cabeleireira da esquina. A partir daí seremos funcionários públicos. Cento e oitenta milhões de funcionários públicos. Sindicalizados e membros da CUT. Sensacional. Com o raiar do novo ano se renovam as esperanças e pulsam nos corações as memórias do espírito de 1968. Todos iguais, ninguém explorando ninguém. Viva Nosso Guia, presidente perpétuo. Viva a democracia popular. Abaixo o…
Imagem

Aviação

Aviatofobia
Medo de voar, no Dicionário Igor de Fobias

Quem sofre mais de aviatofobia? Homens ou mulheres?
A resposta está num trabalho de tese de doutorado feito pelo psicólogo holandês e piloto comercial Lucas van Gerwen. Segundo ele, homens e mulheres sofrem igualmente de aviatofobia, porém por razões diferentes.
Mulheres sofrem mais de tecnofobia (descrença na técnica) unida a claustrofobia (estar presa a um ambiente fechado). Acham que a asa vai quebrar, ou o motor explodir...
Homens têm mais um misto de acrofobia (medo de alturas) e da incapacidade dele não ter influência sobre o pessoal do comando do avião e de não saber ou não poder comandar a aeronave.
Daí o porquê quase da metade dos passageiros da primeira classe e executiva embarcarem na aeronave sob efeito de álcool (geralmente a mais da dose, hic) ou de alguns comprimidos de tranqüilizantes ou algo similar.
Uma reflexão: Quanto será que custa a má decisão para o negócio fechada sob efeito de ressaca?
Envie seus relatos e comentá…
Imagem

Maranduba

O parque.... e nós sozinhos

Lendo observações de leitores internautas ubatubanos: há sempre que se ler nas entrelinhas. Algumas manifestações carecem de conhecimento e quebram pernas, como no nosso caso.
Certa vez escrevi sobre um fato acontecido na praia da Maranduba (incêndio num parque) e nossos escreventes municipais, nos descascaram a lenha, sem conhecimento da situação que motivou aquilo... infelizmente ou felizmente, pois em algum tempo, alguém ficou sabendo.
Deram asas a quem não tinha e cortaram de quem as tinha.
O outro lado “inchou” depois dos escritos vindo do centro. Os pretensos donos, que até hoje não conseguem provar sua posse, obtiveram da Prefeitura alvará para ocupação indevida de 8.000 m², segundo o próprio ocupante, incluindo toda a área onde o SPU, já havia se manifestado junto a prefeitura, exigindo que fosse cancelado o mesmo.
Toda sorte de comércio proliferou neste tempo dentro do parque, incluindo estacionamento, onde a sombra das amendoeiras tem valor comercial d…
Imagem

Começa uma nova Campanha da Fraternidade

“A Fraternidade e a Amazônia”
“Vida e missão neste chão”

Desde 2002 com a Campanha da Fraternidade dedicada aos povos indígenas, a sociedade e até mesmo a Igreja, voltou-se para a Amazônia. Depois, em 2004, a Campanha da Fraternidade volta a falar desta riqueza ao tratar sobre o tema a água: “Água fonte de vida” revelando todo imenso potencial hidrográfico da região.
Hoje, chegou a vez da Amazônia ser discutida diretamente. Com o tema “Vida e missão neste chão” a Campanha da Fraternidade 2007 pretende despertar de vez uma consciência antropológica e ecológica da dimensão sócio-transformadora da própria Igreja.
A Amazônia é, sem dúvida, um dos maiores, complexos e ricos biomas do mundo. Sua extensão corresponde a 5% da superfície da Terra, 405 da América do Sul, 59% do Brasil e contém 20% da disponibilidade mundial de água doce não congelada e mais, 80% da água disponível no País.
Abriga 34% das reservas mundiais de florestas e uma gigantesca reserva de minérios. Sua diversidade biológica d…
Imagem

Luiz Inácio falou...

Estadão de ontem

"'Vão tentar punir até o feto', diz Lula". A platitude é típica de Lulla. Contudo, com a paternidade irresponsável já se pune o feto, punição extensiva a toda indefesa sociedade. O que não se pune são Waldomiros, seu companheiro de quarto J. Dirceu, os aloprados, os sanguessugas, e tantos outros do atual círculo do poder.
Reage Brasil ...

Roberto de Mamede Costa Leite
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 21 / 02 / 2007

Folha de São Paulo:
"Com tema Amazônia, igreja abre embate com o governo"
A Igreja Católica retoma após oito anos o embate frontal com o governo e com empresários em uma Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é a Amazônia e, entre as propostas, está o fim da concessão de liminares de reintegração de posse a fazendeiros que têm terras invadidas. O lançamento nacional, que pela primeira vez ocorre fora de Brasília, será em Belém (PA), às 12h de hoje. Nas décadas de 80 e 90, as campanhas falavam de fome, falta de moradia e não era raro a troca de farpas com os governos. Mas, desde 2000, o eixo mudou. Foram feitas campanhas pelos direitos dos idosos, dos deficientes físicos. O último tema apimentado foi o de 1999, quando o mote era o desemprego na gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) -que chamou as críticas de "ingênuas". A campanha surgiu em 1964, começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na quinta-feira anterior à Páscoa. O o…
Imagem

Jamais verás...

Dia de festa!

Hoje vou comemorar o réveillon. O verdadeiro. Aquele de dezembro é pra inglês ver. No Brasil o ano começa depois do carnaval, ou seja, amanhã. Começa com meio feriado. “Nestepaiz” ninguém é de ferro, nada mais justo do que o merecido descanso. Mas voltando à festa, convidei alguns amigos. Por ordem alfabética: Jairo dos Santos, Luiz Moura, Paulo Ramos, Pedro Tuzino, Rogério Frediani e Sérgio Caribé. Meia dúzia que não tem nada a ver com a meia dúzia do rádio, que só atrapalha. Bem, pelo menos cinco não atrapalham. Os convidados ainda não deram resposta. Não faz mal, ainda que não venham à meia-noite estourarei um prosecco Salton, geladíssimo, e gritarei baixinho para não incomodar vizinhos e passarinhos: - “Viva o ano novo”. Mas caso apareçam, ficaremos contando histórias edificantes até o dia nascer. Adivinhem do que falaremos? Quem acertar ganha uma passagem para Caraguatatuba. Com direito a café com bolinho na rodoviária. O vice-prefeito Domingos dos Santos, homem de b…
Imagem

Pano rápido...

Lênin desce aos infernos

Depois de fazer a Revolução Russa, acabar com as diferenças de classes sociais e dedicar sua vida inteira ao comunismo, Lênin finalmente morre. Por ser ateu e ter perseguido os religiosos, termina sendo condenado ao inferno.
Ao chegar lá, descobre que a situação é pior que na Terra: os condenados são submetidos a sofrimentos incríveis, não há alimento para todos, os demônios são desorganizados, Satanás comporta-se como um rei absoluto - sem qualquer respeito por seus empregados ou pelas almas penadas que agüentam o suplício eterno.
Lênin, indignado, rebela-se contra a situação: organiza passeatas, faz protestos, cria sindicatos com diabos descontentes, incentiva rebeliões. Em pouco tempo, o inferno está de cabeça para baixo: ninguém respeita mais a autoridade de Satanás, os demônios pedem aumento de salário, as sessões de suplício ficam vazias, os encarregados de manter acesas as fornalhas fazem greve.
Satanás já não sabe o quer fazer: como seu reino pode continua…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 20 / 02 / 2007

Folha de São Paulo:
"Eleição fez crescer gasto do Planalto com viagens"
No ano da campanha à reeleição, os gastos da Presidência da República com diárias de servidores civis e militares cresceram 31,6% em relação a 2005. O percentual é bem superior ao crescimento médio de gastos com diárias nos demais ministérios, que, no mesmo período, foi de 8,1%. As diárias englobam despesas com alimentação, hospedagem e transporte. A conta da Presidência no ano eleitoral teve um acréscimo de R$ 2,34 milhões entre 2005 e 2006 -levantamento considera as diárias gastas em todos os seis órgãos a ela vinculados, como a AGU (Advocacia Geral da União). No ano da eleição, a Presidência gastou R$ 9,77 milhões com diárias. Em 2005, o valor total foi de R$ 7,43 milhões. As diárias pagas por conta de atividades de cunho eleitoral do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva não serão reembolsadas pelo PT, segundo a Casa Civil, porque a Justiça Eleitoral autorizou os gastos. …

Opinar é preciso...

A boa polêmica, um dos produtos afins da feira de artesanato

Renato Nunes
Interessante a polêmica gerada em torno dos comentários da senhora Gulli rebatendo as colocações do Senhor Carlos Alberto (Bacural), a respeito da “Fêrinha Ripi”. Alguns conhecidos observadores do nosso cotidiano escreveram sobre o tema e aproveitaram para fazer comentários sobre as pessoas que dele trataram. Muitos outros observadores não tão conhecidos, também deveriam se manifestar, não só sobre a dita Fêrinha, mas sobre qualquer outro assunto de interesse coletivo que envolvesse as coisas da cidade onde vivemos. Se o assunto é de interesse coletivo, é lógico esperar-se que todos tenham algum tipo de opinião sobre as coisas da qual fazem parte.
Sairíamos todos ganhando se a cada situação urbana decorrente de promessas políticas, atos administrativos, interesses pessoais ou de grupos, surgisse uma montanha de opiniões da comunidade diretamente atingida pela medida proposta.
Em primeiro lugar isso seria ótimo para …
Imagem

Aviação

FAB vai instalar alarme em transponder e dar curso de inglês a controlador

Problemas com o equipamento do Legacy teriam contribuído para o acidente da Gol. Houve falhas de comunicação entre a torre de controle e pilotos.

Agência Estado
A Aeronáutica vai instalar um tipo de alarme sonoro e visual nas telas dos radares dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas) para alertar aos controladores de vôo em caso de desaparecimento do número do transponder que identifica um avião. A decisão ocorreu porque, na avaliação da Força Aérea Brasileira (FAB), a causa primordial da tragédia com o Boeing da Gol foi o fato de o transponder do jato Legacy não estar funcionando. Outra medida adotada foi matricular controladores em cursos de inglês.
Leia mais

Nota do editor - É importante que os controladores falem Inglês. É a língua internacional da aviação. Nosso idioma, o Português é tão pouco falado no mundo que na Segunda Guerra Mundial foi utilizado como código pela Mar…

Sem retorno

A palavra proferida...

Todo líder político que quiser manter a legitimidade e o prestígio de seu poder deve aprender a cultivar atitudes de reserva e uma certa aura misteriosa. Em toda a história política mundial, poucas advertências foram repetidas de tantas formas diferentes - embora sempre com o mesmo teor - como aquelas que aconselham o governante a ter cuidado com suas palavras. Armand Jean Du Pleiss, o Cardeal de Richelieu, primeiro-ministro do rei Luís XIII, célebre por ser o grande artífice do Absolutismo Real e por sua obra, constituída, basicamente, de conselhos políticos, costumava alertar o monarca francês para o fato de que: "Convém sempre ser comedido ao falar e escrever, e exteriorizar somente o que for necessário. Quando as palavras escapam, através da língua ou da pena, torna-se bem difícil controlá-las". (Do site Política para Políticos)
Imagem

Crimes

Problema agudo

A Folha de São Paulo mostrou ontem a escola onde estudaram os bandidos que arrastaram o menino até a morte no Rio de Janeiro. É uma escola tradicional, com mais de mil alunos e um honroso histórico de formar cidadãos produtivos. Segundo os professores, dois dos criminosos, o mais velho e o mais novo, que são irmãos, abandonaram a escola cedo e tinham características parecidas: dificuldade de aprendizado, apatia, agressividade contra professores e colegas e desrespeito ao bem público, manifestado através de depredações e pixações. A não assimilação dos conteúdos escolares pode ser associada à futura falta de entendimento do processo social, o que nem sempre leva ao crime, mas pode ser uma das causas. Os mais dotados de inteligência, desde cedo percebem que não existe futuro para quem desafia o sistema. É morte certa, ou cadeia por longos anos, seguida de marginalidade perpétua. Em qualquer prisão do mundo a maioria dos detentos tem QI baixo e dificuldade para lidar com as…
Imagem

Opinião

“Convite à educação cidadã”

Corsino Aliste Mezquita
Diversas vezes, quando alguém é insultado, xingado, ofendido, agredido, etc..etc... por outros escribas ou pelas autoridades e políticos de plantão, tenho lembrado a frase do autor da primeira gramática da Língua Castelhana, publicada em 1492, por Élio Antonio de Nebrija (1444-1522): “NAS COMUNICAÇÕES POR ESCRITO NÃO CABEM A IRRITAÇÃO, O NERVOSSISMO E A VEEMÊNCIA DO CARÁTER”.
Mais uma vez gostaria de lembra-la após ler o libelo acusatório, indignado, da Sra. Vera Regina Gulli , contra o Sr. Carlos Alberto Gonçalves Leite (BACURAL) e contra toda a sociedade ubatubense e, até brasileira que, sendo pensante, democrática, cidadã e defendendo que os espaços públicos sejam públicos, de uso de todos os cidadãos, desimpedidos de obstáculos, contrariem suas idéias. (O GUARUÇÁ 15-02-07).
Transcrevo a seguir alguns dos impropérios e infâmias lá constantes:
“Pra começar se hoje a feirinha parece uma favela a culpa é sua (DO BACURAL), sim e de mais m…
Imagem

Notícias da Câmara

Presidente da Câmara sugere instalação de placas que indicam presença de ouriço do mar

Considerando que Ubatuba é uma cidade litorânea e turística, o presidente da Câmara, vereador Dr. Ricardo Cortes (PP), sugeriu, através de um projeto de lei, a afixação de placas que indiquem a presença de ouriço do mar nas pedras e costeiras das praias do município.
As placas, confeccionadas em material não poluente, deverão ser fixadas nas vias de acesso às praias com os seguintes dizeres: “Praia Limpa – Cuidado com ouriço nas pedras”. Além disso, o projeto prevê a distribuição gratuita de folhetos sobre acidentes com ouriço, para pescadores, visitantes e turistas, que serão disponibilizados em restaurantes, quiosques, hotéis e pousadas.
Segundo pesquisa elaborada pelo professor assistente Dr. Vidal Haddad Júnior, da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP, um em cada mil pacientes atendidos no pronto socorro da Santa Casa local foi vítima de acidente com um animal marinho, principalmente ouriço do…