Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 5, 2014

Dominique

Imagem

Opinião

O despreparo da governadora

É perda de tempo, a esta altura, discutir se o Maranhão é um caso extremo do conhecido pesadelo prisional do País ou se o terror que se abateu sobre São Luís na semana passada - quando, cumprindo ordens vindas do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na periferia da capital, bandidos incendiaram um ônibus, matando uma menina de 6 anos - poderia ter atingido, ou poderá atingir a qualquer momento, outras cidades que concentram grandes contingentes do meio milhão de presos no Brasil, quase sempre em condições igualmente desumanas.

Basta registrar que o roteiro da tragédia maranhense foi o já visto: sangrentos conflitos entre gangues pelo controle de cadeias, com mortes a granel, mobilizam forças policiais para "pacificar", com a costumeira brutalidade, os cárceres convulsionados; em represália e para fazer cessar a intervenção, os chefes das facções em confronto mandam destruir patrimônio e atacar civis, indiscriminadamente; as autoridades aparentam de …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 11 / 01 / 2014

Correio Braziliense
"Inflação resistente força nova alta de juros"

O governo esperava índice abaixo dos 5,84% de 2012

Longe do centro da meta, fixado em 4,5%, o custo de vida fechou 2013 em 5,91%, acelerado pela alta de 0,92% em dezembro. Mesmo garantindo que não há descontrole de preços, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, admitiu que o IPCA mostra "resistência ligeiramente acima daquela que se antecipava". Remédio amargo para a economia, a elevação de juros será reforçada pelo BC na próxima semana, com a Selic podendo atingir os 10,5% ao ano. Especialistas avaliam que, para conter a carestia, a taxa precisaria chegar a 12,5% até o fim de 2014. Uma difícil decisão para ser tomada em período eleitoral.  

O Estado de S. Paulo
"Inflação acelera e Planalto se rende a juros maiores em 2014"

IPCA fechou ano em 5,91%, acima do esperado, e abriu portas para alta da Selic

O IPCA, índice oficial de inflação, surpreendeu negativamente e…

Aquecimento global...

Imagem

Coluna do Celsinho

Manutenção criativa

Celso de Almeida Jr.

Pai - mecânico de automóveis - facilitou compreender a importância da manutenção.

Os leitores velhinhos, frequentadores da pauliceia, devem se lembrar dos ônibus da CMTC com o letreiro "Recuperado", moda inventada por Jânio Quadros.

É famosa, também, a praxe dos bombeiros de dedicar o tempo livre para manter a frota brilhando.

Cortar o mato, lixar a ferrugem, pintar a madeira, combater o cupim, limpar a caixa d'água, lubrificar a bicicleta...

Zelo e reforma sempre foram práticas saudáveis, necessárias.

As novas gerações, porém, criadas na cultura do descarte, resistem ao tema.

Entretanto, são facilmente sensibilizadas quando agregamos ao assunto o conceito de economia criativa.

Este termo, usado pela primeira vez em 2001 pelo consultor britânico John Howkins, enfatiza que criatividade e inovação são os ingredientes principais de uma economia contemporânea.

Para Howkins, há três princípios básicos quando se quer fazer negócios a partir de no…

Dominique

Imagem

Opinião

Que se fará com o lixo nuclear?

Washington Novaes* - O Estado de S.Paulo
Estranho que possa parecer, está de volta a discussão, nos meios científicos e na comunicação, no mundo todo, do tema energia nuclear, que parecia ultrapassado quando, após o acidente na usina de Fukushima, no Japão, a Alemanha decidiu fechar, até meados da próxima década, todas as suas usinas - e foi acompanhada por vários países. Até a França, que depende da nuclear em 70% de seu consumo total de energia, decidiu rediscutir a questão. Além da possibilidade de acidentes graves, entra em jogo a falta de destinação para o lixo nuclear em toda parte, inclusive no Brasil.

Agora, entretanto, a Inglaterra já estuda implantar em Hinkley Point, Somerset, ao custo de mais e R$ 50 bilhões, um novo reator (já tem dois ali, um próximo do fechamento). A decisão deve-se (New Scientist, 26/10/2013) à necessidade de novas fontes de eletricidade. E a usina poderá prover até 7% do atual consumo no Reino Unido, embora o custo, de R$ …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 10 / 01 / 2014

Estado de Minas
"Acidentes diminuem, mas... A morte acelera nas BRs"

Processos para duplicação de rodovias como a 381 e a 040 se arrastam e as mortes aumentam

O número de óbitos causados por acidentes nas estradas federais de Minas em 2013 aumentou 5% em relação aos 1.196 registrados no ano anterior. A estatística alarmante está na contramão da queda de 2% no total de acidentes e de 2,8% no de feridos. Além das más condições das vias, a violência dos desastres é, segundo especialistas, consequência da imprudência e da falta de “sensação de perigo” dos motoristas, confiantes de que itens como airbags e freios ABS garantiriam a segurança mesmo em excesso de velocidade. Para esses estudiosos, o fundamental é mudar a mentalidade dos condutores.  

O Estado de S. Paulo
"Planalto se blinda e lança plano contra crise em prisão"

Ministro da Justiça vai ao Maranhão, dá apoio a Roseana Sarney e tenta esvaziar pedido de intervenção no Estado

Preocupada com …

Dominique

Imagem

Opinião

A hora e a vez da imprensa apartidária

Eugênio Bucci* - O Estado de S.Paulo
Com a aproximação das eleições, ganha estridência o embate polarizado entre os cabos eleitorais de uns e outros. Nada mais natural, nada mais previsível - e nada mais medíocre. Quando rótulos ideológicos se convertem em xingamentos, a escalada de ofensas não apenas não esclarece coisa nenhuma, como agrava a confusão geral, além de incentivar a idolatria dos salvadores da Pátria e o irracionalismo ensandecido. É num ambiente assim, pautado por fanatismos - às vezes forjados, outras vezes sinceros -, que autoridades condenadas por crimes de corrupção podem ser endeusadas como se fossem figuras heroicas (o que se vê nas franjas da candidatura de Dilma Rousseff) e que notórios coletores de propinas são rifados como se nunca tivessem feito parte da agremiação (postura mais ou menos endêmica nas hostes tucanas).

A guerra eleitoral tem disso, sempre teve disso, mas, convenhamos, onde a polarização desembestada dá as car…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 09 / 01 / 2014

Estado de Minas
"Assassinatos na Serra do Cipó: O medo assombra o paraíso"

Morte brutal de casal de advogados quebra magia do refúgio

Trilhas, cachoeiras, piscinas naturais e mirantes em reserva da biosfera reconhecida pela Unesco. E a apenas 90 quilômetros de BH. Sinônimo de paz e lazer, a Serra do Cipó atrai até 30 mil turistas nos fins de semana. Mas o assassinato de Alexandre Werneck, de 46 anos, e da namorada, Lívia Viggiano, de 39, levou o horror ao paraíso. Moradores e visitantes estão assustados. Pousadas amargam cancelamento de reservas e fazem reunião de emergência para tratar de segurança. O aumento da população e da violência em cidades e distritos vizinhos contrasta com a ínfima presença de policiais. Essa combinação perigosa é vista como a maior ameaça e o problema a ser combatido.

O Estado de S. Paulo
"Bate-boca de PT e PSB abre guerra virtual pelo Planalto"

Eduardo Campos foi chamado de ‘tolo’ na internet; líder do PSB e até o …

Ciência

Adeus solidão

Sidney Borges
Você certamente sabe que existem cerca de 100 milhões de bactérias no intestino de um humano adulto. 

Pensando nisso o hacker albanês Enverpoxa Dobêdesenvolveu um aplicativo para smartphones e tablets que vai permitir a comunicação entre humanos e bactérias. 

Dessa forma será erradicado do planeta o problema da solidão. 

Qualquer cidadão que se sinta solitário poderá entrar em contato com suas próprias bactérias, que o conhecem intimamente, e conversar horas a fio, cantar em dueto, formar um coral ou mesmo jogar xadrez. 

Fique atento, em breve nas boas casas do ramo!

Twitter

Bizorros...

Imagem

Ubatuba em foco

Novo Aeroporto Regional  

“O formato e o destino de cada cidade sempre foram definidos pela sua capacidade em termos de transporte. Nos dias de hoje, isso diz respeito especificamente ao transporte aéreo.” 

Claudio Louzada
Ubatuba possui as melhores condições topográficas para o novo aeroporto da região, mas parece que a comunidade paulista permanece adormecida, permitindo que o futuro seja mais promissor na cidade vizinha.

A primeira noção que Ubatuba deveria ter em mente é a potencialidade da cidade de gerar tráfego e lucro, tanto para a empresa aérea bem como para os vários segmentos produtivos  do próprio município e  municípios vizinhos. O aeroporto atua nos negócios da cidade tão veloz como a internet, potencializa todas as cadeias produtivas e cria uma mobilidade jamais experimentada na sociedade local. O aeroporto exerce grande influencia no desenvolvimento da cidade, da mesma forma como as rodovias e automóveis exerceram no século 20. Hoje, o aeroporto oferece velocidade, agilid…

Dominique

Imagem

Opinião

Verdades não convencionais

Paulo Roberto de Almeida* - O Estado de S.Paulo
Costumo iniciar o ano elaborando "previsões imprevidentes", feitas a contrario sensu dos astrólogos e videntes tradicionais: elas são destinadas a não se realizarem. De vez em quando, governos ineptos me fazem "acertar", e perder minhas apostas. Em 2012, apostando que o novo presidente francês seria teimoso a ponto de implementar uma tresloucada promessa eleitoral, previ que a gloriosa seleção tricolor se exilaria na Bélgica caso ele decidisse concretizar a intenção de taxar em 75% ganhos anuais de mais de 1 milhão. Passou 2013 e imaginei que ele havia abandonado tão insensato projeto. E não é que ele segue adiante? Agora só falta a seleção - ou alguns de seus expoentes - trocar de camisa e de país. A da Bélgica, para não ficar atrás, e para não incitar seus políticos a imitar os vizinhos, se exilaria no Luxemburgo. Vamos ver...

O exercício que proponho agora é diferente: não se trata mais de a…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 08 / 01 / 2014

Estado de Minas
"Tirar carteira de motorista empacou"

Falta de simuladores de direção, agora exigidos, trava o processo de habilitação.

O treinamento de pelo menos cinco horas nos equipamentos, depois das aulas teóricas e antes do aprendizado final nas ruas, passou a ser obrigatório no dia 1° deste mês. Mas as estimativas são de que apenas 1% das 1.798 autoescolas mineiras, 271 delas em BH, já tenha os aparelhos. A imensa maioria dos estabelecimentos só estão encomendando os simuladores agora e os quatro únicos fabricantes no país pedem prazo de pelo menos 90 dias para a entrega. Por causa disso, o chefe da Divisão de Habilitação do Detran-MG, Anderson França Menezes, prevê que o número de habilitações expedidas no estado caia a 10% das cerca de 180 mil mensais a partir de março. Para amenizar o problema, foi firmado um acordo verbal dos Detrans com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para que os candidatos possam fazer aulas de rua antes …

Dominique

Imagem

Opinião

O 'perigo vermelho'

Arnaldo Jabor - O Estado de S. Paulo
Retiraram o corpo de João Goulart da sepultura para examiná-lo. Coisa deprimente, os legistas examinando ossos de 40 anos atrás para saber se foi envenenado. Mas havia também algo de um ritual de ressurreição encenada. Jango voltava para a turma que está no poder e que se considera vítima de 1964 até hoje. Só pensam no passado que os ‘legitima’ com nostalgia masoquista de torturas, heranças malditas, ossadas do Araguaia, em vez de fazerem reformas no Estado paralítico e patrimonialista.

Querem continuar a ‘luta perdida’ daqueles tempos ilusórios. Eu estava lá e vi o absurdo que foi aquela tentativa de ‘revolução’ sem a mais escassa condição objetiva. Acuaram o trêmulo Jango, pois até para subversão precisavam do governo. Agora, nossos governantes continuam com as mesmas ideias de 50 anos atrás. Ou mais longe. Desde a vitória bolchevique de 1921, os termos, as ilusões são as mesmas. Aplica-se a eles a frase de Talleyrand sob…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 07 / 01 / 2014

Correio Braziliense
"Supremo manda prender ex-presidente da Câmara"

Condenado a nove anos de prisão por envolvimento no escândalo do mensalão, o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) deve se entregar hoje à Polícia Federal em Brasília 

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, rejeitou os últimos recursos apresentados pelo parlamentar e ordenou o início da execução penal. A Justiça também determinou as multas a serem pagas por cinco réus. A maior quantia coube ao empresário Marcos Valério, no valor de R$ 3,06 milhões, referentes aos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e outros. O ex-deputado José Genoino, que cumpre prisão domiciliar temporária na capital federal, terá de pagar R$ 468 mil aos cofres públicos.

O Estado de S. Paulo
"STF rejeita recursos e João Paulo se apresenta hoje"

Deputado cumprirá pena em regime semiaberto; Genoino tem 10 dias para pagar multa de R$ 468 mil

O presidente do STF, Joaquim Barbos…

Dominique

Imagem

Opinião

Municípios sem saneamento

O Estado de S.Paulo
Não foi por falta de tempo que cerca de 70% dos 5.570 municípios deixaram de elaborar seus planos de saneamento básico e de resíduos sólidos urbanos e, por isso, a partir de 1.º de janeiro de 2014, terão bloqueados os recursos que o governo federal poderia destinar a eles em programas nessa área. Desde janeiro de 2007 as prefeituras sabem que precisam elaborar um plano de melhoria dos serviços e da infraestrutura de abastecimento de água, coleta de esgotos e tratamento do material recolhido, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e destinação de águas pluviais urbanas.

Eventuais enchentes não serão culpa apenas das chuvas intensas, da mesma forma que a alta incidência de determinadas moléstias na população infantil não decorrerá do descuido das famílias. Serão, sobretudo, o resultado da desídia com que muitos gestores municipais lidam com essa questão essencial para a qualidade de vida e, em muitos casos, para a segurança dos mu…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 06 / 01 / 2014

Correio Braziliense
"Postos comunitários da PM estão abandonados"

O projeto tinha como objetivo aproximar a Polícia Militar da população e coibir a ação de bandidos

Mas os postos de segurança, a cada dia mais sucateados e abandonados pela própria PM, já não intimidam os criminosos. Só nos últimos dias, pelo menos quatro dessas unidades foram alvo de depredações no Guará II, Riacho Fundo II e em Santa Maria. “Com o efetivo que a PM tem hoje, não dá para colocar mais policiais na rua”, lamenta um militar que preferiu não ter o no me divulgado. Em Planaltina, bandidos deram três tiros em um rapaz, depois o amarraram num carro e o arrastaram pela rua. Nessa mesma cidade do DF, outras cinco pessoas foram feridas à bala no fim de semana.

O Estado de S. Paulo
"Veto de Dilma abre brecha para afrouxar controle de custos"

Presidente retira da LDO referência para preços de obras na construção e rodovias; TCU vê fiscalização enfraquecida

Ao sancionar a Le…