Postagens

Mostrando postagens de Maio 1, 2011
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Recomeçar a pensar

Miguel Reale Júnior - O Estado de S.Paulo
Em artigo intitulado O papel da oposição, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso faz algo fora de moda na política brasileira: reflete. Essa reflexão abrangente, com diversas vertentes, penso poder dividir em três aspectos: fragilidade da oposição, seja na defesa de suas realizações, seja no ataque ao PT relativamente a fatos graves característicos do reinado de Lula desde 2003; estratégias a serem seguidas; e pontos a constituírem compromissos básicos da oposição.

Quanto à fragilidade na defesa de suas realizações, lembra-se a tibieza em explicar o processo de privatização, alcunhado pelo PT, para fins eleitorais, como "privataria" e maliciosamente difundido como venda irrisória das riquezas nacionais. Em campanhas presidenciais o PSDB limitou-se a negar que iria privatizar o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica, como se ao vestir a camisa do BB se espantasse o receio de um mal, em vez de mostrar o bem que se fize…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 07 / 05 / 2011

Folha de São Paulo
"Inflação estoura a meta pela 1ª vez em seis anos"

Índice de 6,51 % em 12 meses ultrapassa faixa de tolerância, de 6,5%; governo prevê desaceleração da taxa mensal em maio

Pela primeira vez desde 2005, o índice oficial de inflação ultrapassou a meta fixada pelo governo Dilma para o período de 12 meses. O IPCA ficou em 6,51% em abril, segundo o IBGE. A meta do Banco Central é de 4,5% para 2011, com uma tolerância de até 6,5%.

O Estado de São Paulo
"Preços do governo fazem inflação romper teto da meta"

IPCA acumulado em 12 meses chegou a 6,51%, mas índice de abril ficou abaixo das expectativas do mercado

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,77% em abril. No acumulado de 12 meses, o índice chegou a 6,51%, acima do teto da meta do governo de 6,5%. Os combustíveis, que tem os preços vigiados pelo governo, puxaram a alta - no ano passado, os vilões haviam sido os alimentos. Além disso, pesam no índice os reajust…

Tigres

Imagem
Original aqui

Coluna do Celsinho

Voluntariado

Celso de Almeida Jr.
O vereador Mauro Barros propôs e a Câmara de Ubatuba aprovou na última terça-feira, 3 de maio, uma Moção de Congratulações ao projeto Ninja-Núcleo Infantojuvenil de Aviação, prestando homenagem a direção do Colégio Dominique e também a Luiz Carlos de Lima, Lemar Gonçalves e Cesar Rodrigues da Costa.

Representando a escola, agradeci o respeito que a Câmara sempre teve com nossa instituição, em diversos momentos.

Nos mais recentes, foi da Câmara que veio o reconhecimento pela implantação, em 2006, da primeira faculdade de ensino a distância em nossa cidade, parceria do Colégio Dominique com o Grupo Educacional Uninter.

A mesma postura foi repetida pelos vereadores quando formamos a primeira turma de Gestores Públicos, curso superior a distância com excelente avaliação do MEC.

Posteriormente, a Câmara apoiou a realização dos Congressos Nacional e Internacional de Educação, projeto que defendemos e que esperamos, no futuro, integre com a FLIP - Festa Literária …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Mais tempo em sala de aula

O Estado de S.Paulo - Editorial
A carga horária escolar mínima anual no ensino infantil, fundamental e médio está sendo aumentada novamente. Houve um aumento há 15 anos e agora, segundo projeto aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Educação do Senado, a carga poderá passar de 800 para 960 horas. De autoria do senador Wilson Matos (PSDB-PR), suplente do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), o projeto segue para a Câmara.

Na mesma sessão, a Comissão de Educação aprovou outro projeto de Matos. Elaborado com base nos indicadores de três mecanismos de avaliação - o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Sistema de Avaliação da Educação Básica e o Programa Internacional de Avaliações de Alunos -, ele aumenta de 75% para 80% a frequência mínima exigida para aprovação de alunos dos ensinos fundamental e médio. A proposta inicial era de frequência mínima de 85%, mas os senadores a consideraram exagerada, alegando que ela prejudicaria os alunos que trabalham…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 06 / 05 / 2011

Folha de São Paulo
"Brasil aprova união estável gay"

Em julgamento histórico, STF decide que casais homossexuais também formam uma família, com iguais direitos e deveres

O Supremo Tribunal Federal decidiu, em um julgamento histórico, que casais homossexuais formam uma família com os mesmos direitos e deveres que os casais heterossexuais. O placar foi unânime, 10 a 0. A decisão dá a casais gays segurança jurídica em relação a benefícios como pensão, herança e compartilhamento de plano de saúde, além de facilitar a adoção. Segundo especialistas, o julgamento abre caminho para que o Congresso aprove o casamento gay.

O Estado de São Paulo
"Mercado 'corrige rota' e commodities despencam"

Petróleo perde quase 9% e produtos agrícolas também declinam, enquanto dólar se valoriza

O mercado global ensaia correção de rota após a divulgação, nas últimas semanas, de vários indicadores que mostram que a economia dos países desenvolvidos ainda não osten…

Nó em fuga

Imagem
Kanazawa, Japão

Mundo

Onde está a verdade?

Sidney Borges
Os Estados Unidos estão em "guerra" com a Al-Qaeda, organização que teve Osama Bin Laden como líder e que foi responsável pelo ataque de 11 de setembro de 2001. Desde aquele momento em que o mundo viu pela TV as torres gêmeas colapsando, Bin Laden tornou-se o inimigo número 1 da América e dos americanos. Jurado de morte, fato que aconteceu quase 10 anos depois, no domingo passado, 1º de maio.

Há, no entanto, algumas indagações pairando no ar. Por que não foi mostrado o corpo, que segundo as notas oficiais foi sepultado no mar depois de passar por ritos religiosos muçulmanos? Por que não divulgam fotos do cadáver? As alegações do presidente Obama não são convincentes. Mesmo nos Estados Unidos há quem torça o nariz para a falta de transparência.

A mídia internacional não comenta um detalhe que certamente não escaparia ao velho Habacuc do exército de Brancaleone. E o dinheiro? A façanha americana custou trilhões de dólares de um país que tem a eco…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Lugar melhor?

Eugênio Bucci - O Estado de S.Paulo
Declaração de Barack Obama na segunda-feira: "Podemos todos concordar que é um dia bom para os Estados Unidos. Nosso país manteve o compromisso de buscar a justiça, que foi feita. O mundo é um lugar melhor e mais seguro por causa da morte de Osama bin Laden".

Comecemos pelo começo. Quanto a ter sido um dia bom para os Estados Unidos, podemos concordar com Obama. Nada menos que 69% dos americanos apoiam o modo como ele vem conduzindo a cruzada antiterror. A morte do líder da Al-Qaeda elevou em nove pontos a sua taxa de aprovação. O povo americano aplaudiu. "A notícia de que Osama bin Laden foi localizado e morto por forcas americanas nos trouxe, a nós e a todos os americanos, uma grande sensação de alívio", resumiu editorial do jornal The New York Times anteontem.

Duas razões explicam o alívio. A primeira é de ordem prática: o homem que assumiu a autoria de alguns dos mais horrendos atentados terroristas da História e la…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 05 / 05 / 2011

Folha de São Paulo
"Estradas federais batem recorde de mortes pela 2ª vez"

Mortalidade sobe mais 15% em 2010; governo culpa mistura de asfalto melhor, que facilita velocidade, com traçado ruim

Em todo o país, 8.516 pessoas morreram nas estradas federais em 2010, recorde pelo segundo ano consecutivo e 15,5% mais que 2009. Esse crescimento é quase o dobro do aumento no fluxo de veículos nas rodovias, informam José Ernesto Credendio e Dimmi Amora. Estatísticas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes revelam que as ocorrências ficaram mais violentas. Para cada 10 mil acidentes, houve 471 mortes no ano passado. Em 2009, foram 464. Minas Gerais, com maior malha federal, lidera em vítimas.

O Estado de São Paulo
"Obama decide não divulgar fotos do corpo de Bin Laden"

'Não exibimos troféus', diz o presidente, que invocou 'segurança nacional' para arquivar as imagens

Por ordem do presidente dos EUA, Barack Obama, as imag…

Projeto Ninja

Imagem
Luiz Lima, Patrícia Gonçalves, Celso de Almeida, Mauro Barros e Luiz Biteti
Moção de congratulações
Sidney Borges Na sessão de ontem da Câmara Municipal de Ubatuba, terça-feira, 3 de maio, o Projeto Ninja foi homenageado com uma moção de congratulações proposta pelo vereador Mauro Barros. O Projeto Ninja visa dar aos jovens de Ubatuba a oportunidade de adquirir cultura aeronáutica através da prática de aeromodelismo, aulas de matérias específicas como Teoria de vôo, Meteorologia, Navegação e outras ligadas ao mundo da aviação, além de aulas práticas de vôo simulado via computador. Celso de Almeida, Celsinho, idealizador do Ninja, que está buscando apoio para o projeto, reservou uma sala do Colégio Dominique para concentrar as atividades. O nome do logradouro é sugestivo, "Sala Gastão Madeira", justa homenagem a um pioneiro da aviação nascido em Ubatuba e reconhecido mundialmente. Parabéns ao vereador Maurão pela iniciativa. Ubatuba tem assim mais um espaço destinado a subsídiar…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Depois de Bin Laden

O Estado de S.Paulo - Editorial
Na semana passada, o coordenador de contraterrorismo do Departamento de Estado americano, Daniel Benjamin, fez uma conferência sobre a Al-Qaeda. O seu texto continha 4 mil palavras. Nenhuma delas era Osama. A ausência clamorosa do nome antecipou o que especialistas em todo o mundo passaram a dizer em uníssono desde o anúncio da morte de Bin Laden. O fundador, mentor e inconfundível fisionomia do movimento terrorista islâmico - que matou muito mais muçulmanos do que fiéis de qualquer outra religião - há anos perdera os meios de comandar efetivamente as ações de seus seguidores. Já ao seu lugar-tenente, o médico egípcio Ayman al Zawahiri, faltariam autoridade e experiência.

A organização, por sua vez, como já se sabia de longa data, havia se fragmentado em unidades com alto grau de autonomia - "franquias", na expressão corrente - espalhadas pelo Norte da África, Península Arábica, notadamente no Iêmen, e na Somália, na margem oc…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 04 / 05 / 2011

Folha de São Paulo
"Bin Laden não estava armado ao ser morto"

EUA mudam versã0o, e ONU quer saber se a ação desrespeitou direito internacional

O governo dos EUA mudou sua versão sobre a morte de Osama bin Laden, mentor do 11 de Setembro, dizendo que ele estava desarmado na ação no Paquistão e que não usou mulheres como escudo humano. Os primeiros relates diziam que o terrorista havia sido baleado depois de atirar contra agentes norte-americanos. Sem dar detalhes, a Casa Branca reafirmou, porém, que Bin Laden "ofereceu resistência".

O Estado de São Paulo
"Dilma quer tirar 16 milhões da miséria"

Promessa de campanha, plano do governo fixa linha de pobreza em R$ 70 por pessoa da família; detalhes ainda serão definidos

O governo Dilma definiu como alvo do plano "Brasil sem Miséria", que pretende erradicar a pobreza extrema no País, os que tem renda mensal de até R$ 70 por pessoa da família. Nessa condição, contam-se hoje 16,3 mi…
Imagem
Elvis morreu. Você acredita nisso?

Ubatuba em foco

Uma prisão e seus desdobramentos

Sidney Borges
Na semana passada recebi um telefonema informando que o assessor do vereador Rogério Frediani, Robson da Chagas, conhecido como Binho, tinha sido preso. Sem conseguir informações do porquê, limitei-me a reproduzir a nota sucinta do jornal Imprensa Livre

Ontem um leitor cobrou a ausência de um comunicado dando ciência de que Robson das Chagas tinha sido solto. 

Como muitos boatos circulavam sobre a prisão, procurei falar com os envolvidos. Comecei ligando para o senhor Robson e não obtive resposta. Liguei a seguir para a promotoria e fui convidado a ir ao Fórum. O promotor Jaime do Nascimento concordou em me receber. Liguei mais uma vez para o senhor Robson e como não obtivesse resposta, mesmo deixando recado, liguei para o vereador Rogério Frediani que me atendeu e se propôs a comentar o acontecido.

Eu pretendia ouvir a todos, mas só consegui falar com o promotor, Dr. Jaime do Nascimento, e com o vereador Rogério Frediani. As testemunhas não…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O fim de Bin Laden

O Estado de S.Paulo - Editorial
Osama bin Laden, o homem mais procurado do mundo, não estava entocado numa remota região afegã, sob a proteção do Taleban, como durante anos os serviços de inteligência dos Estados Unidos pareciam acreditar e os seus colegas paquistaneses asseguravam. O líder da organização terrorista Al-Qaeda, responsável, entre outros atentados, pelos ataques suicidas de 11 de setembro de 2001 em território americano que deixaram perto de 3 mil mortos, vivia com familiares e asseclas em fortificado casarão de 3 andares em Abbottabad, cidade paquistanesa de 500 mil habitantes, cerca de 120 quilômetros ao norte da capital Islamabad e sede da principal academia militar do país, abrigando diversas unidades do Exército paquistanês.

Eis por que nem mesmo o justificado júbilo pelo êxito da invasão do bunker de Bin Laden por forças especiais americanas levadas de helicóptero, que culminou com a eliminação de Bin Laden no começo da madrugada de domingo (hora lo…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 03 / 05 / 2011

Folha de São Paulo
"Morte de Bin Laden desencadeia medo de onda global de atentados"

Países ocidentais receiam represálias da Al Qaeda e de outros aliados do terrorista que comandou o 11 de Setembro

Osama bin Laden, a quatro meses do aniversário de dez anos do 11 de Setembro, encerra o ciclo de caçada ao terrorista e desencadeia em países do Ocidente o temor de uma onda de atentados em represália. Para a CIA, central de inteligência dos EUA, "quase certamente" a rede Al Qaeda tentará vingar o líder.

O Estado de São Paulo
"Após a morte de Bin Laden, EUA mantêm guerra ao terror"

Obama diz que 'justiça foi feita' e 'mundo está mais seguro', mas Casa Branca alerta americanos. Hillary afirma que país 'redobrará' esforços na luta antiterror. Washington pede que Taleban abandone Al-Qaeda e entre no processo político

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse ontem que “a justiça foi feita" e "o mundo está mais…
Imagem

Mundo

Fim de caso

Sidney Borges
Osama Bin Laden abotoou o paletó na cidade paquistanesa de Abbottabad. Na verdade teve o paletó abotoado pelas tropas de Obama. Assim podemos concluir que Obama matou Osama e o Empire State Building não corre perigo. A ação militar vai render dividendos políticos. Obama é o dono das batatas. Vamos esperar o próximo lance, certamente haverá.

Twitter

Bagre glutão

Imagem
Fotos: Pam Driver
As fotos não mentem...
Bill Driver, que vive em Wichita, KS, viu a bola saltitar de forma estranha no lago e foi investigar. Encontrou um bagre de cabeça chata com uma bola de basquete entalada na boca.
O peixe completamente esgotado tentava mergulhar e não conseguia devido ao empuxo que sempre o trazia à superfície.

Bill tentou tirar a bola, mas não teve sucesso. Finalmente sua esposa Pam teve a idéia luminosa de furar a bola e assim o peixe foi libertado para seguir sua vida aquática, que, como todas as vidas, deve ter algum sentido. (Original aqui)

Twitter

Obama & Osama

Imagem

Palavras...

Promessas e fatos, sutil diferença

Elio Gaspari - Folha SP/Globo, 01
No dia 11, durante a viagem de Dilma Rousseff à China, ele soltou a informação de que o bilionário chinês Terry Gou, dono da Foxconn, apresentara um projeto de investimento de US$ 12 bilhões no Brasil nos próximos cinco anos para fabricar equipamentos eletrônicos. Quem conhece o mercado, suas mumunhas e suas cifras, duvidou do número, mas o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse que isso era coisa de quem ignorava a grandeza do projeto. Treze dias depois do anúncio festivo, a repórter Cláudia Trevisan informou, de Pequim, que, dos US$ 12 bilhões, a Foxconn poderia desembolsar entre US$ 4,8 bilhões e US$ 6 bilhões. O restante viria de capitais brasileiros e do velho e bom BNDES. (Do Ex-Blog do Cesar Maia)

Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O Brasil dos fatos e das versões

Sandra Cavalcanti - O Estado de S.Paulo
Tem sido assim desde o começo da nossa História. É incrível como nossa trajetória é contada! Quem se debruça sobre os fatos fica escandalizado com a diferença entre eles e as suas "consagradas versões".

Esse comportamento fraudulento faz com que, em nosso país, todo historiador seja levado a trabalhar como um arqueólogo, que tem de cavar, raspar poeiras, decifrar hieróglifos e tentar entender os obscuros textos dos pergaminhos. Sempre na busca da verdade dos fatos.

Para alegria nossa, o Brasil tem sido presenteado com obras estupendas, realizadas por excelentes pesquisadores. Eles têm conseguido divulgar um conhecimento cada vez mais correto dos fatos da nossa História. E essa tarefa saneadora de desmitificação das versões tem alcançado enorme sucesso de vendas para as editoras.

Está claro que obras desse padrão não constarão jamais da lista dos livros adotados pelos técnicos ideológicos do Ministério da Edu…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 02 / 05 / 2011

Folha de São Paulo
"Osama Bin Laden está morto, afirma Obama"

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou ontem à noite a morte de Osama bin Laden, líder da organização Al Qaeda - responsável pelos atentados de 11 de Setembro. Segundo a rede CNN, seu corpo está com autoridades do país. Os EUA perseguiam Bin Laden desde seu desaparecimento nas montanhas do Afeganistão no fim de 2001, logo após atentados contra as torres gêmeas em Nova York. Segundo a CNN, Bin Laden foi morto na periferia de Islamabad (Paquistão).

O Estado de São Paulo
"Inflação vira bandeira política no 1° de maio"

Acusados de omissão, governistas recorrem a nota na qual Dilma promete preservar valor de salários

A pressão inflacionária deu o tom da disputa entre governo e oposição nas comemorações do 1º de Maio organizadas em São Paulo por centrais sindicais. No evento montado pela Força Sindical e outras quatro centrais, o senador tucana Aécio Neves atacou a “omissão" d…

Arte

Imagem
Karel Appel - Três pássaros - litografia

Brasil

Livros aprovados pelo MEC criticam FHC e elogiam Lula

Obras atacam privatizações feitas pelo tucano e minimizam o mensalão. Comissão formada por professores avalia os livros, que são usados por 97% das escolas da rede pública de ensino

Luiz Bandeira e Rodrigo Vizeu, Folha de S. Paulo
Livros didáticos aprovados pelo MEC (Ministério da Educação) para alunos do ensino fundamental trazem críticas ao governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e elogios à gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Uma das exigências do MEC para aprovar os livros é que não haja doutrinação política nas obras utilizadas.

O livro "História e Vida Integrada", por exemplo, enumera problemas do governo FHC (1995-2002), como crise cambial e apagão, e traz críticas às privatizações.

Já o item "Tudo pela reeleição" cita denúncias de compra de votos no Congresso para a aprovação da emenda que permitiu a recondução do tucano à Presidência.

O fim da gestão FHC aparece no tópico "Um projeto não concluído…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Aeroportos - uma política maiúscula

Suely Caldas - O Estado de S.Paulo
Dois anacrônicos dogmas ideológicos do Partido dos Trabalhadores (PT) foram derrotados nos últimos dias: a presidente Dilma Rousseff decidiu privatizar aeroportos e o Banco Central restabeleceu a taxa Selic como principal instrumento de controle da inflação.

No caso dos aeroportos, a realidade nocauteou o preconceito: o Estado não tem dinheiro nem a Infraero tem competência para tocar as obras. Essa estatal passou oito anos do governo Lula desperdiçando dinheiro público com desvios e roubalheira, e o pouco que sobrou para os aeroportos foi usado em maquiagens grosseiras que não ampliaram a capacidade de operação nem melhoraram a qualidade dos serviços.

Já a direção do Banco Central, com a nova postura de aliada do ministro da Fazenda, Guido Mantega, incorreu em erro estratégico de gestão macroeconômica, ao jogar para escanteio a política de juros e priorizar as "medidas macroprudenciais" de restrição ao crédi…
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 01 / 05 / 2011

Folha de São Paulo
"Pico da inflação vai coincidir com disputas salariais"

Neste ano, ganhos obtidos de 2004 a 2010 entrarão em choque com política anti-inflação do governo Dilma

Projeções do governo e do setor privado mostram que a inflação atingirá seu pico em setembro, data-base da campanha salarial de metalúrgicos, bancários e petroleiros. Índices como INPC e IPCA, que balizam negociações e metas oficiais, devem bater os 7,4% em agosto. Neste ano, a série de ganhos salariais obtidos de 2004 a 2010 entrará em choque com a política anti-inflação do governo Dilma.Para repetir o aumento do poder de compra obtido no ano passado, os metalúrgicos do ABC terão de pleitear um reajuste acima de 14%. A evolução dos salários é uma das preocupações centrais do governo, cujo objetivo é levar o IPCA à meta de 4,5% no próximo ano – 2011 já é dado como perdido. Em ata, o Copom alertou para efeitos negativos de aumentos acima da produtividade.

O Estado de São Paulo
"…