Postagens

Mostrando postagens de Julho 7, 2013

Pitacos do Zé

Imagem
E por falar em civilidade... (XXXVIII)

José Ronaldo dos Santos
Eu teria medo de morar debaixo desse morro, no Ipiranguinha (Ubatuba), onde voltaram a tirar terra. Será que a fiscalização está sendo eficiente? Não deveria a empresa apresentar um projeto também para a comunidade mais próxima, que corre riscos sérios? Depois, em caso de desastres, a quem recorrer ou cobrar indenizações? 

É triste a sensação que o nosso lugar é Terra de Ninguém, onde tudo pode.

Twitter

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

As regras para o pré-sal

O Estado de S.Paulo
Só oito anos depois de encontrados os primeiros indícios de existência de petróleo na camada de pré-sal da Bacia de Santos e seis anos depois de concluídas as análises que indicaram volumes recuperáveis entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo e de gás natural, o governo está conseguindo apresentar à consulta pública as regras para a exploração do óleo dessa área. E agora cobra de todos a pressa que nunca teve. Pior: às regras leoninas - por causa da esmagadora participação do Estado - do regime de partilha que será aplicado à exploração do pré-sal, a minuta do edital do leilão da área de Libra, marcado para 21 de outubro, acrescenta outras que reduzem ainda mais o campo de atuação do capital privado. Ainda assim, a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, acredita que o leilão atrairá muitas empresas. O País torce para que ela esteja certa.

Os interessados disporão apenas de dez dias corridos para anali…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 13 / 07 / 2013

O Globo
"'Invasão' americana: Cúpula do Mercosul cobra explicação por espionagem"

Bloco chama para consulta embaixadores em países que vetaram avião de Morales

Diante da reação regional, EUA já estariam dispostos a revisar monitoramento de informações no exterior. Os presidentes do Mercosul condenaram de forma contundente a espionagem cibernética americana em países do bloco, revelada pelo GLOBO com base em documentos vazados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden. Reunidos em Montevidéu, os mandatários também reagiram com firmeza ao incidente em que países europeus fecharam seu espaço aéreo ao avião do presidente boliviano, Evo Morales, por suspeitarem da presença de Snowden a bordo. Os embaixadores em Itália, França, Portugal e Espanha serão chamados para consulta, e os governos exigirão um pedido de desculpas. A forte reação regional à espionagem já leva os EUA a cogitarem a revisão do monitoramento de informações no exterior, como informa Merval…

Eu na praia

Imagem
Aeroporto de Congonhas - 1953

Coluna do Celsinho

Riscos e intenções

Celso de Almeida Jr.

Por calçada escolhida, a caminhada cotidiana.

Acostumei com a rota.

Existia um estímulo especial.

Numa velha janela, um sorriso muito mais antigo sempre esperava o meu Bom Dia!

A saudação voltava num sussurro.

Nenhuma outra palavra.

Nunca.

Nestes dias, uma curiosa vontade.

Peguei uma flor solitária e segui.

Pela primeira vez, a janela fechada.

Deixei o mimo ali.

Uma vizinha, novinha, alertou que a senhora da janela nos deixou.

Foi de repente, dormindo.

Peguei a flor, entreguei para a moça e repeti o Bom Dia!

Ela, encabulada, agradeceu, mas alertou: sou casada...

Respondi que era apenas um gesto generoso, sem segundas intenções.

Segui adiante.

Precavido, optei por novas calçadas.

Visite: www.letrasdocelso.blogspot.com

Twitter

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Na área de energia, mudanças animadoras

WASHINGTON NOVAES *
Com o panorama nacional na área de energia ainda parecendo confuso e contraditório, em razão de omissões e ações discutíveis de órgãos reguladores federais, felizmente surgem informações alentadoras, principalmente em setores das chamadas energias "alternativas", dentro e fora do País.

Pode-se começar pela notícia de que o governo federal decidiu (Folha de S.Paulo, 5/7) incluir usinas eólicas no leilão de novas fontes que fará em outubro - depois de o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) haver declarado que não poderia incluí-las porque certamente ganhariam e não dariam oportunidade a outras fontes (Estado, 26/5). Elas serão entregues em três anos, para se somarem à fração da matriz energética que já representam. Outra boa notícia é de que o governo resolveu (Agência Brasil, 3/7) desligar todas as usinas termoelétricas a óleo combustível e diesel, ligadas desde outubro de 2012 (34 no total), com…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 12 / 07 / 2013

O Globo
"A volta dos sindicatos: Novos protestos fecham estradas e ruas pelo país"

Atos de Centrais mobilizaram menos que manifestações de jovens no mês passado

No Rio, passeata convocada por sindicalistas reúne cerca de cinco mil pessoas e termina em confronto entre PMs e radicais mascarados no Centro, onde bancos não abriram, e nas imediações do Palácio Guanabara. A mobilização das centrais sindicais causou a interdição de trechos de rodovias federais em 18 estados, mas levou às ruas muito menos gente que as manifestações organizadas pelas redes sociais, em junho. Houve atos em 22 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, a marcha reuniu dez mil pessoas na Avenida Paulista. Em junho, 100 mil saíram às ruas apenas em um dia na capital paulista. No Rio, foram cerca de cinco mil pessoas, contra 300 mil em 20 de junho. A passeata, pacífica no Centro, acabou em confronto entre PMs e um grupo de mascarados. Também houve confronto em frente ao Palácio G…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Um dia difícil

O Estado de S.Paulo
Na esteira da vaga de protestos que começaram tendo como objetivo a redução da tarifa e a melhoria do transporte público e sacudiram o País, as centrais sindicais e alguns movimentos sociais promovem hoje uma série de manifestações que têm tudo para causar sérios transtornos nas grandes cidades, a começar por São Paulo, e nas principais rodovias. O Dia Nacional de Lutas aproveita-se espertamente da simpatia que aqueles protestos suscitaram na população, mas nada tem a ver com eles, porque lhe falta espontaneidade e sobra politização.

Os paulistanos que se preparem, pois, se tudo correr como previsto pelos organizadores das manifestações - em especial a Força Sindical, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e movimentos sociais como o MST, dos ditos sem-terra -, vão viver um dia difícil. Passeatas - das quais participarão várias categorias profissionais que estarão em greve - devem paralisar, sabe-se lá por quanto tempo, vias importantes como as Margina…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 11 / 07 / 2013

O Globo
"Um dia após o outro: Senado recua e proíbe parente como suplente"

Aprovada também PEC que facilita apresentação de projetos de iniciativa popular

Diante da repercussão negativa da votação na véspera, que mantivera o nepotismo, senadores aprovam novo projeto e agora proíbem, por unanimidade, a indicação de pais, filhos e irmãos para a suplência. Menos de 24 horas depois de derrubarem a proposta de emenda constitucional que os proibia de escolher parentes como suplentes, os senadores aprovaram por unanimidade outra PEC, que agora proíbe o nepotismo e reduz de dois para um o número de suplentes. Mas o texto mantém o direito de "herdar" o mandato dos titulares em caso de vacância definitiva. A única abstenção foi de Edison Lobão Filho, suplente de seu pai, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia). Ele é o único parente entre os atuais. Foi aprovada ainda PEC que facilita apresentação de projetos de iniciativa popular, reduzindo à meta…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Demagogia no setor de Saúde

O Estado de S.Paulo
São demagógicas as medidas anunciadas pela presidente Dilma Rousseff para melhorar a saúde no País, por meio do pretendido aumento da oferta de médicos, tanto brasileiros como estrangeiros.

Na verdade, elas beiram a irresponsabilidade, na medida em que não apenas deixam de lado os problemas mais graves do setor - ou seja, nada resolvem, apesar do estardalhaço -, como ainda poderão produzir efeitos ao mesmo tempo desastrosos e duradouros, por causa das mudanças que introduzem nos cursos de medicina e nas relações de trabalho dos futuros médicos, em seu início de carreira.

A duração já longa do curso de medicina passará de 6 para 8 anos, a partir de 2015. Considerando o tempo necessário para especialização, a formação de um médico vai durar pelo menos 10 anos. Concluídos os 6 anos do curso, os estudantes passarão a um segundo ciclo, durante o qual terão de trabalhar por 2 anos, com registro provisório, no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse pe…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 10 / 07 / 2013

O Globo
"Depois das ruas: Líderes enterram plebiscito e criam grupo para reforma"

Deputados concluíram que não há tempo hábil para consulta que valha para 2014

PT foi contrário e vai tentar obter assinaturas para decreto legislativo sobre realização do plebiscito. Câmara terá comissão para apresentar, em 90 dias, proposta que poderá ser submetida a referendo ano que vem. A proposta de um plebiscito sobre reforma política com validade para a eleição de 2014, apresentada pela presidente Dilma Rousseff, foi sepultada ontem pela maioria dos líderes partidários da Câmara. Os deputados concluíram que não há tempo para a consulta, e decidiram criar mais um grupo de trabalho para discutir e votar, em 90 dias, projeto de reforma que poderá ser submetido a referendo ano que vem. O PT discordou e disse que irá coletar assinaturas para apresentar decreto legislativo sobre a realização do plebiscito ainda este ano. O PSDB, por sua vez, aprovou proposta de reforma…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

É o caso de gastar mais e melhor

O Estado de S.Paulo
O Brasil investe em educação pública 5,8% do PIB, proporção um pouco superior à que gastam países cuja boa qualidade do ensino é notória, como Estados Unidos (5,5%), Espanha (5%) e Coreia do Sul (4,9%). Conforme a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), nos últimos dez anos o País elevou expressivamente despesas diretas municipais, estaduais e federais com escolas públicas (97% do total) e subsídios às famílias no ensino privado (7%). Mas os três níveis de poder público investem escassos US$ 2.653 por aluno, menos de um terço da média dos dispêndios dos membros da OCDE, que é de US$ 8.332.

Essa média, aliás, é enganosa. Pois União, Estados e municípios brasileiros empregaram ínfimos US$ 2.653 por aluno dos ensinos básico e médio e US$ 13.137 por cada estudante universitário - cinco vezes mais. Ou seja: no ensino básico, o Brasil está quase na lanterna em relação aos 34 membros da OCDE, cuja média, de US$ 8.412, …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 09 / 07 / 2013

O Globo
"Invasão' americana: Brasil vai à ONU contra espionagem dos EUA"

‘Não concordamos, de forma alguma, com interferência desta ordem’, diz Dilma

Presidente afirma que comprovação de atividade ilegal configurará violação da soberania brasileira e dos direitos humanos. Embaixador americano assegura a ministro das Comunicações que Brasil não é alvo de monitoramento. Após as denúncias de espionagem dos EUA a e-mails e ligações telefônicas no Brasil, reveladas pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden e publicadas pelo GLOBO, a presidente Dilma Rousseff anunciou que vai recorrer à Comissão de Direitos Humanos da ONU: "Não concordamos, de maneira alguma, com interferência desta ordem." O embaixador dos EUA, Thomas Shannon, começou um périplo para dar explicações e garantiu ao ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, que o Brasil não é alvo de espionagem. A Anatel abriu investigação para apurar se as empresas quebraram sigilo de dados.


O Esta…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A asfixia da Petrobrás

O Estado de S.Paulo
Com menos dinheiro em caixa, com a dívida crescendo e submetida pelo governo a uma política de preços de combustíveis que lhe aumenta as dificuldades, a Petrobrás está estrangulada financeiramente. Essa situação coloca em dúvida sua capacidade de executar o ambicioso plano de investimentos até 2017, que prevê aplicações de US$ 236,7 bilhões, sobretudo em exploração e produção na área do pré-sal. Em relatório sobre as finanças da estatal, o Tribunal de Contas da União (TCU) aponta as consequências do uso da empresa como instrumento da política do governo para estimular o consumo de gasolina e evitar a aceleração da inflação, e confirma que ela terá grandes dificuldades para alcançar suas metas operacionais dos próximos anos.

No fim do ano passado, a disponibilidade de caixa da Petrobrás era menor do que em 2011 e, para realizar seus investimentos, a empresa teve de aumentar sua dívida em R$ 40,8 bilhões. A dívida já corresponde a 57% do valor pat…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 08 / 07 / 2013

O Globo
"Exclusivo - Brasília abrigou base dos EUA de espionagem por satélite"

Equipes das agências NSA e CIA trabalharam juntas para coleta de dados no país

Governo Dilma cobra explicação de americanos sobre monitoramento de e-mails e telefonemas de brasileiros e vai propor à ONU medidas de regulação internacional da internet para evitar abusos. PF e Anatel investigarão a suposta colaboração de empresas nas interceptações. Equipes da Agência de Segurança Nacional (NSA) e da Agência Central de Inteligência (CIA) trabalharam em conjunto em Brasília, onde funcionou uma das 16 bases que os EUA mantiveram para a coleta de informações através de satélites, informam Roberto Kaz e José Casado. Documentos da NSA, de 2002, vazados pelo ex-agente da CIA Edward Snowden, aos quais O GLOBO teve acesso, revelam o padrão de monitoramento em escritórios estrangeiros, dentro e fora dos EUA. Não se sabe se a base de espionagem, a equipe conjunta e as práticas se mant…

Foto psicografada

Imagem
Sidney Borges em 1274

Coluna do Mirisola

Volte sempre

Mirisola, ao escrever sobre a morte do amigo Paulinho, surpreende-se e especula se é o mestre da ante-sala. Pondera se somos o resultado de uma coisa alheia ou se estamos realmente vivos

MARCELO MIRISOLA
Admitir que um amigo como Paulinho morreu é algo mais comprometedor do que apagar parte da memória, é apagar nosso itinerário, a rotina, as rondas e os bares que continuam existindo no mesmo lugar, apesar do sumiço. Admitir a morte de um amigo tão próximo significa também riscar do mapa os outros amigos que dividíamos nem sempre em pacífica convivência, fica esquisito. Falta o acordo, e falta o desacordo. A conta não fecha; admitir que um cara como Paulo de Tharso não mais existe é, entre milhares de outras coisas, acreditar na piada que ele sempre contava: “estou morrendo”. A graça da piada era ridicularizar a ameaça dele, e aí o puto morre e estraga a própria piada.

Inadmissível.

A morte consta, mas não fecha. Como assim morreu? Admitir a morte de um cara tão presente como P…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O raro silêncio de Lula

O Estado de S.Paulo
Habitualmente muito loquaz e atento a todas as oportunidades para exercitar a vanglória e malhar os adversários, Luiz Inácio Lula da Silva está mudo desde o início das manifestações de rua que há semanas tomaram conta do País. Nos últimos dias, uma oportuna viagem à África tirou-o de circulação.

Enquanto isso, multiplicam-se as evidências de que, pelo menos para parte significativa dos quadros do PT, inclusive alguns solidamente instalados no Palácio do Planalto, todos de olho em 2014, o "volta Lula", mais do que um apelo nostálgico, é a última esperança de sobrevivência do tão acalentado projeto de perpetuação no poder.

Lula tem reafirmado que Dilma é sua candidata, portanto, a candidata do PT nas eleições presidenciais do ano que vem. De fato, pelo menos até um mês atrás tudo levava a crer que o encaminhamento natural dos acontecimentos levaria à reeleição de Dilma.

Seria muito difícil explicar politicamente a não candidatura da presi…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 07 / 07 / 2013

O Globo
"EUA espionaram milhões de e-mails e ligações de brasileiros"

País aparece em destaque como alvo na vigilância de dados e é o mais monitorado da América Latina

A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos vigiou telefonemas e correspondências eletrônica de pessoas e empresas usando pelo menos três programas de computação, conforme documentos revelados pelo ex-técnico Edward Snowden, caçado pelo governo Obama. Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) espionou, na última década, cidadãos e empresas no Brasil, segundo documentos coletados pelo ex-técnico Edward Snowden, aos quais O GLOBO teve acesso. Telefonemas e e-mails foram rastreados através de pelo menos três programas. O Brasil aparece com destaque em mapas da NSA, como alvo importante no tráfego de telefonia e dados, ao lado de países como China, Rússia, Irã e Paquistão. O volume de informações monitoradas é gigantesco: só no mês de janeiro deste ano, a NÍ3A rastreou 2,3 bilhões de d…