Postagens

Mostrando postagens de Novembro 14, 2010

Sumérios

Imagem
Ancestrais do Caetano Veloso

Gente apaixonada por Ubatuba

Imagem
A saga dos Patural(Parte VI)

José Ronaldo Santos
Eis a última parte da Saga Patural. Foi com muita satisfação que dei uma revisada, parte por parte, conforme ia sendo publicada. Agradeço aos editores (Sidney e Emílio) e aos leitores pelo interesse na história de coragem de Jean-Pierre e Silvia. Creio ter alcançado o meu objetivo principal, ou seja, dar a conhecer um pouco dessa gente apaixonada por Ubatuba. Depois da conclusão da entrevistada, encerro com as últimas considerações que não posso omitir.

'Infelizmente não tive sorte com a Sesmaria, pois o meu caseiro Melentino tentou uma ação de usucapião, mas sem nenhum êxito. Apesar disso declarou-se dono da Sesmaria e, há anos, vem vendendo pequenas áreas a compradores de Ubatuba que sabem perfeitamente que o mesmo não é proprietário. A Patrícia, minha primeira filha, assim que alcança os dezoito anos se volta para a questão. Nós temos os documentos, os registros dos funcionários. Até indenização o Melentino recebeu.

Em 1992, Jean Pie…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Mais imposto

AE - AE
Desde o início do Plano Real, há mais de 15 anos, a história do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) tem sido a história do aumento disfarçado da carga tributária. É cada vez maior a fatia de sua renda que o trabalhador brasileiro precisa entregar para a Receita Federal. Mesmo nos anos em que o Fisco - sempre implacável quando se trata de buscar meios para assegurar o crescimento real da arrecadação - aceitou a contragosto a imposição legal de corrigir a Tabela do IRPF, muitas vezes a correção não foi suficiente para evitar o aumento da carga tributária. Mas o pior para os contribuintes é quando nem essa correção insuficiente lhe é assegurada, como, a persistirem as regras atuais, acontecerá em 2011. O aumento do imposto será muito maior.

Muitas vezes, nos últimos anos, o contribuinte teve de lutar para evitar que o Leão avançasse cada vez mais sobre sua renda. Na década passada, no período de consolidação do Plano Real - cujos efeitos para a renda de todos os brasi…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 20 / 11 / 2010

Folha de São Paulo
"Brasil se abstém de condenar Irã por violar direitos"

Resolução da ONU contra violência à mulher foi motivada por caso de Sakineh, iraniana condenada a morrer apedrejada

O Brasil se absteve de votar nas Nações Unidas resolução expressando "preocupação profunda" com violações dos direitos humanos no Irã. O texto foi patrocinado por 42 países, sob a liderança do Canadá, e levado ao comitê de direitos humanos da Assembleia Geral. A resolução foi aprovada por 80 votos a 44, com 57 abstenções. O debate foi motivado pelo caso de Sakineh Ashtiani, iraniana acusada de adultério e coautoria no assassinato do marido; condenada à morte por apedrejamento em 2006, ela aguarda decisão presa. O texto critica a pena de morte e a violência contra a mulher. No início do mês, a presidente eleita, Dilma Rousseff, havia chamado o apedrejamento de "bárbaro". Para o representante do Brasil, Alan Sellos, a ONU trata os direitos humanos de m…

Discoteca Víbora

Imagem
Imagem

Yankee, go home!

As aves pedem socorro!

Evely Reyes Prado
A LEI 2271 de 2002 proíbe rodeios, animais em circos e sua exibição pública em espetáculos na cidade. Foi uma dura conquista, pois eles sempre sofrem maus tratos em eventos similares.

O vereador Americano apresentou projeto de alteração dessa Lei com a intenção de realizar campeonatos de pássaros em gaiolas.

Devemos nos manifestar contra e mostrar ao vereador o quanto está equivocado, solicitando que retire seu projeto.

Inclua sua assinatura no abaixo-assinado existente na loja do Zincão.

Envie e-mails ao vereador Americano, demonstrando sua indignação, encaminhando a americano@camaraubatuba.sp.gov.br

Os animais merecem respeito e devemos ter atitudes que cada vez mais demonstrem isso, pois todos somos parte de um todo!

Diga não a esse retrocesso!

Twitter

Insensatez

Imagem
Duas fotos

Sidney Borges
Duas fotos que congelaram para a eternidade instantes que me fazem duvidar da sanidade da espécie humana. Para quê? Na foto de cima o general Nguyen Ngoc Loan executa um prisioneiro Viet Cong, no Vietnã, em 1968. Na foto inferior a menina corre desesperada enquanto queima viva depois de um bombardeio de napalm. Felizmente o processo democrático levou a discussão aos Estados Unidos, o povo não gostou e a guerra chegou ao fim. Mas, antes do desfecho Nixon tentou criar uma espécie de controle da imprensa, nos moldes do que está sendo tramado aqui.

Aconteceu quando Daniel Ellsberg, ex-funcionário da Rand Corporation e do Departamento de Estado, entregou documentos secretos do governo ao jornal The New York Times. Patranhas dos poderosos falcões que enganavam o povo com ilusões patrióticas e lucravam com a guerra, tornaram-se públicas.

A Rand Corporation pertencia ao lendário Herman Khan, futurólogo gorducho que veio ao Brasil e disse que o milagre era balela. Ficou ma…
Imagem

Coluna do Celsinho

Maturidade

Celso de Almeida Jr.
Estou fazendo contas.

Celso, pai, hoje chega aos 65.

Faltam 21 para eu alcançá-lo.

Mas, ao chegar lá, ele já estará nos 86.

Não conseguirei.

Esta distância temporal poderá ser resolvida?

Einstein sinalizou o caminho.

Quem sabe, um dia...

Na dúvida, vale estudar a diferença.

Vinte e um anos a mais de vivências, sonhos, dores e alegrias.

Futuro?

Duas décadas, dez eleições pela frente.

Assistiremos um Brasil melhor?


Ubatuba próspera e generosa com os filhos e netos?

Que falta faz uma bola de cristal...

Ou, que bom que eu não a tenha.

Cada dia uma surpresa.

Desafios.

O doce mistério da vida.

Nós dois, no fundo, estamos na mesma contagem regressiva.

Quem vai primeiro é decisão que nos escapa.

Então, na incerteza, é melhor conversar mais.

Escutar mais.

Conviver mais. Novos sonhos.

Novos projetos.

Afinal, somados, já somos centenários.

Experiência acumulada para dar e vender.

Em frente, Celsão.

Ainda temos muito chão.

Twitter
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

As propostas para o trem-bala

O Estado de S.Paulo - Editorial
O projeto do trem-bala receberá, dia 29, as propostas dos interessados, como pretendia o governo, sem a correção dos seus inúmeros defeitos - orçamento de custos impreciso, otimismo exagerado com a demanda, tarifa elevada, inexistência de reserva de contingência para custos inesperados, baixa integração com outros meios de transporte, falta de avaliação de projetos alternativos e o risco de criar um esqueleto financeiro da ordem de R$ 30 bilhões -, apontados por críticos como o consultor legislativo do Senado, Marcos Mendes, em artigo publicado no Estado (16/11, A2). Pouco ou nada dessas críticas foi tratado pelo superintendente da Área de Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Henrique da Costa Pinto, em sua entrevista ao Estado, segunda-feira.

O BNDES poderá emprestar até R$ 20 bilhões aos vencedores do projeto. É decisão política do governo contra a qual um funcionário de c…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 19 / 11 / 2010

Folha de São Paulo
"Mantega aceita convite de Dilma e fica na Fazenda"

Conforme a Folha antecipou, presidente eleita atendeu a Lula e manteve ministro no cargo; petista tenta definir chefia do BC

O ministro Guido Mantega aceitou continuar à frente do Ministério da Fazenda depois de ser convidado pela presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), conforme a Folha antecipou. O convite para a permanência foi feito ontem de manhã, em reunião na Granja do Torto que durou duas horas e meia. A decisão de deixar Mantega no comando da economia tem influência direta do presidente Lula, que pediu sua permanência antes mesmo do primeiro turno e reforçou a recomendação na terça. O ministro vai ter de encontrar formas de amenizar o impacto da forte entrada de dólares no país. Nos próximos dias, Dilma priorizara a busca de presidente para o Banco Central. A eleita quer fechar a equipe econômica e evitar especulações do mercado; até definir a chefia do BC, não fará anúncio…

Mick Jagger em dois tempos

Imagem

Desabafo & Retorno

O valor das palavras

José Ronaldo Santos
O presente texto visa dar uma satisfação às pessoas que têm me perguntado sobre o meu caso, a minha situação descrita no texto anterior [A saúde (de quem?) é prioridade], onde relato o que aconteceu comigo, no âmbito municipal, quando busquei fazer valer os meus 34 anos de contribuinte para a Previdência Social.

Também agradeço à sugestão que alguns deram de denunciar o caso ao COMUS. Quero salientar que os meus editores prediletos publicaram imediatamente o texto; expresso aqui os meus agradecimentos. Estão de parabéns porque tornam a mídia mais democrática e porque não atrelam suas páginas aos interesses dos oportunistas da “Corte Fantástica”, cujas visões não vão além de seus próprios umbigos. Eis o meu retorno aos editores e aos leitores: finalmente, para meados de dezembro, já está agendado o primeiro dos exames pedidos pelo doutor. Espero que o do teste ergométrico não tarde muito a ser marcado. Isso prova que as palavras têm uma força impr…

Reflexos e reflexões

Imagem

Coluna da Dra. Luiza Eluf

Cuidando do esgoto

Luiza Nagib Eluf
O Brasil vem descuidando do saneamento básico há muitas décadas. Há numerosas localidades, inclusive no Estado de São Paulo, em que não se processa o tratamento do esgoto e o saneamento básico é inexistente. Em Ubatuba, a natureza é maravilhosa e os rios são de água cristalina. Mas o descaso com a limpeza é a regra e há verdadeiros paraísos ecológicos contaminados por coliformes fecais.

O assunto é da maior importância, pois estamos assistindo a uma calamidade pública no Haiti, que bem poderia ter ocorrido por aqui. Suspeita-se que alguns militares das forças da ONU, em missão de paz naquele país, teriam levado o vírus do cólera e contaminado centenas de pessoas, iniciando uma epidemia mortífera. A ONU negou que suas tropas tivessem causado a contaminação, mas, na verdade, isso agora pouco importa. Qualquer localidade em que a água consumida não seja devidamente saneada, por falta de tratamento de esgoto ou de cuidado na ocupação das margens dos rios, …
Imagem

Não gorgeiam como lá...

Americano ameaça as aves de Ubatuba

Carlos Rizzo
Infelizmente cumpre-me fazer esta parte. Seria muito mais agradável dar notícias de novos avistamentos, novas conquistas, novos amigos das aves em Ubatuba, mas sobrou esta coisa desagradável.

O vereador Americano entrou com uma proposta de alteração da lei 2271 de 2002. Esta lei é a que mais protege os animais em Ubatuba. Ela proibe a exibição de animais, domésticos, exóticos, silvestres em espetáculos publicos.

Criada em 2002 pelo então vereador Eduardo Cesar esta lei coibiu os maus tratos de animais em circos, em rodeios e em campeonatos. Dando o respeito e dignidade que os animais merecem.

Um grupo de criadores de passarinhos está fazendo pressão pela alteração para que seja possivel realizar campeonatos de canto de pássaros em gaiolas.

Eles estão há meses fazendo a cabeça do vereador e ontem a alteração entrou na pauta da sessão da Câmara. Não fosse a atenção de uma amiga a alteração seria votada ontem mesmo. Fiquei sabendo as 15 horas e …
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

PMDB joga pesado

O Estado de S.Paulo - Editorial
Insatisfeito por não ser tratado como corresponsável pela eleição de Dilma Rousseff, cujo candidato a vice foi o deputado Michel Temer, seu presidente, o PMDB acaba de demonstrar que está disposto a jogar pesado na partilha dos cargos do futuro governo e na disputa pelos comandos do Congresso Nacional.

Pouco importa ao partido que não tenha sido ele, assim como não foi o PT nem tampouco a coligação dilmista, mas, sim, o presidente Lula quem levou a sua escolhida à vitória em 31 de outubro. Na visão dos calejados profissionais da sigla, o fato é que, apesar de todo o seu prestígio, patrimônio político e ascendência sobre a sucessora, Lula será um ex daqui a um mês e meio - e, sem ele, o jogo desde logo é outro.

Dizia o então deputado Roberto Jefferson, ao denunciar o mensalão, que o PT olhava os aliados de cima para baixo. Podia até premiá-los, mas não os chamava para participar das decisões. Servia-lhes pratos feitos.

O PMDB teria motivos pa…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 18 / 11 / 2010

Folha de São Paulo
"Dilma convida Mantega a ficar"

Presidente eleita atende a sugestão de Lula, que defendia manter titular da Fazenda, e cogita nomear mulher para Itamaraty

A presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), decidiu convidar Guido Mantega a permanecer no Ministério da Fazenda em seu governo. O convite seria feito ontem a noite, em jantar entre os dois na Granja do Torto - casa de campo da Presidência, cedida a eleita na transição. Anteontem a noite, em reunião com Dilma no Alvorada, o presidente Lula voltou a defender que Mantega continue no cargo. Segundo a Folha apurou, Lula e Dilma discutiram uma lista de nomes que a presidente eleita quer convidar para montar o primeiro escalão. Dilma planeja anunciar sua equipe econômica na próxima semana. A eleita disse a interlocutores que gostaria de nomear uma mulher para o Itamaraty. A avaliação, porém, é que não há muitas opções para o posto hoje ocupado por Celso Amorim.

O Estado de São Paulo
"…
Imagem

Ramalhete de "causos"

Matadeus e Carioca: seguidores de Jesus

José Ronaldo dos Santos
Todos já sabem da importância da repetição e da tradição oral para aprendermos um monte de coisas. Se isso tem um grande valor hoje, no início do século XXI, imagine em outros tempos, quando até mesmo os livros eram mercadorias raras e poucos sabiam ler. Assim, escutar aquilo que os outros sabiam era de uma satisfação imensa, sobretudo quando éramos, na nossa infância, sedentos por saber e transbordantes de curiosidade em relação ao mundo e às demais culturas. Fiz tal introdução para contar de uma contadora de causo por nome de Maria da Barra.

Maria da Barra era a tia de todo mundo. A sua casa sempre apresentou uma grande movimentação. Quanta coisa linda tinha por ali! Na mesa da sala estava o que mais despertava a nossa atenção: um oratório. A partir dele ouvíamos as narrativas daquela humilde mulher. Lá, partindo de uma gravura onde era retratada a via sacra de Jesus Cristo, aprendi meus primeiros passos na catequese. Apro…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Sobre heranças malditas

O Estado de S.Paulo - Editorial
No encerramento da reunião do G-20 em Seul, na semana passada, o presidente Lula travestiu-se mais uma vez de líder "progressista" que flerta com a ideia do capitalismo estatal, ao explicar aos principais governantes mundiais que só um Estado "forte" tem condições de promover o desenvolvimento. E deu como exemplo seu próprio governo, que foi capaz de tirar o Brasil da crise internacional no prazo recorde de "seis meses": "Na crise de 2008, todos os países que tomaram medidas anticíclicas e que assumiram a responsabilidade de serem os indutores da economia colheram bons resultados" e esse foi o caso do Brasil, graças à "decisão do governo de fortalecer o mercado interno como base do desenvolvimento."

Talvez por estar escoltando, nessa sua última participação como chefe de Estado numa cúpula mundial, a sucessora que escolheu e elegeu, Lula sentiu-se à vontade para manter o tom palanque…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 17 / 11 / 2010

Folha de São Paulo
"STM libera processo da ditadura contra Dilma"

Acesso estava proibido desde março, e Folha entrou com ação pedindo liberação

Por 10 a 1, o Superior Tribunal Militar liberou à Folha acesso aos autos do processo que levou a presidente eleita, Dilma Rousseff, à prisão na ditadura militar. Presa em 1970, Dilma foi condenada pela Justiça Militar por subversão. Na prisão, ela foi torturada. O processo traz informações de Dilma e de militantes ligados à VAR-Palmares, organização da esquerda armada. A presidente eleita foi solta no fim de 1972. O presidente do STM, Carlos Alberto Soares, havia negado o acesso duas vezes. Alegou que queria evitar uso político dos documentos, trancados em cofre do tribunal desde março. Predominou o entendimento de que o veto configurava censura e ia contra a liberdade de imprensa. O jornal poderá consultar o processo somente depois da publicação da ata da sessão, o que deve ocorrer na próxima semana.

O Estado…

Clodô

Imagem

Brasil

Tempo e dinheiro

Sidney Borges
Silvio Santos recebeu um empréstimo de 2,5 bilhões de reais para cobrir o buraco em seu banco.

Vamos escrever esse número por extenso.

2 500 000 000.

Imagine receber um prêmio de 100 reais por segundo. Quanto tempo você levaria embolsando notas até inteirar o mimo do Sílvio? 

Tirando dois zeros do número acima, correspondentes à divisão do total por 100 reais, ficamos com o número de segundos. Vamos lá:

2 500 000 000 reais divididos por 100 reais dá 25 000 000 de segundos uma vez que a cada segundo entra no bolso do Degas 100 reais, ou quase o montante que uma família recebe por mês de bolsa-família.

Uma hora tem 3 600 segundos e um dia tem 24h.

Portanto, 1 dia tem 86 400 segundos.

Dividindo 25 000 000 por 86 400 encontramos quantos dias são necessários para um vivente sortudo receber uma quantia equivalente ao bolsa-Sílvio.

Bingo. 289,3 dias.

Ou seja, quase 10 meses. Dia e noite, recebendo 100 reais por segundo sem parar para comer, dormir, beber água e fazer aquel…

Região

Imagem
Para assinar: clique aqui
Ubatuba (in)segura
Sidney Borges Segurança é o xis da questão. Onde podemos caminhar sem temer assaltantes? Na orla do Itaguá não é aconselhável o footing. A violência em Ubatuba passou de quase inexistente a problema concreto e vem crescendo a olhos vistos. Esse fenômeno teria relação com a chegada do crack?
Não sei responder, mas posso afirmar com conhecimento de causa que não é agradável cruzar com um "nóia" na noite ubatubana. De passagem, tive o carro apedrejado, por sorte a pedra acertou a coluna caso contrário eu talvez não estivesse escrevendo este texto.
Dou meu apoio ao movimento, alguma coisa precisa ser feita, mas sou cético quanto à eficácia de abaixo-assinados. Espero estar errado e que este funcione.
Twitter

Enchente em Paris - 1910

Imagem

Coluna do Editor

Silvio Santos vem aí...

Sidney Borges
A primeira vez que ouvi o "Peru que fala", apelido que hoje seria politicamente incorreto, foi lá pelos idos de 1958, quando governava Juscelino. Na hora do almoço todo mundo sintonizava a rádio Nacional para ouvir o programa Manoel de Nóbrega e a parada de sucessos!

Caçador e Águia Negra caçavam a fera do mar e nos intervalos Silvio Santos, então com 28 anos, apregoava as vantagens do carnê Erontex e aconselhava os pais a comprar um "Baú da Felicidade" para tornar os filhos felizes.

Pois foi esse Baú que encheu de dinheiro o baú do Sílvio. A empresa Baú da Felicidade foi fundada por Manoel de Nóbrega nos moldes das cestas de natal. Havia duas famosas, a "Amaral", que dava de presente um boneco no estilo do "Falcon" e a "Columbus", igualzinha à Amaral, até caberia o apelido de Amaral do B. Quando a cesta chegava, Amaral ou Columbus, era uma festa.

O Baú era uma cesta de Natal sem panetones e licores, só…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

As reivindicações de sempre

O Estado de S.Paulo - Editorial
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cezar Peluso, tomou duas iniciativas polêmicas na queda de braço que vem travando com o Ministério do Planejamento, para aumentar em 56% os salários de magistrados e servidores judiciais. A equipe econômica do governo, que classificou essa reivindicação como uma "bomba fiscal", estima que ela pode custar cerca de R$ 10,8 bilhões ao ano para os cofres públicos.

A primeira iniciativa de Peluso foi criar, no âmbito do CNJ, um grupo de apoio para "auxiliar" os tribunais nas negociações orçamentárias com os governos estaduais. Na realidade, trata-se de um grupo de pressão. A segunda iniciativa foi endurecer o tom de seus pronunciamentos. Falando em Washington, onde participou de um evento sobre direito e desenvolvimento promovido pelo Banco Mundial e assinou um convênio de cooperação entre o CNJ e o National Center for State Co…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 16 / 11 / 2010

Folha de São Paulo
"Parecer do Ibama veta obra da usina de Belo Monte"

Consórcio não cumpriu precondições e subestimou migração, dizem técnicos; órgão federal ainda não decidiu sobre licença

Técnicos do Ibama deram dois pareceres contrários ao pedido de licença para as instalações iniciais da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Isso significa que as obras da usina não devem começar ainda neste ano, como desejava o governo, informa Cláudio Angelo. Com custo estimado em ate R$ 30 bilhões, Belo Monte é a principal obra do PAC e será a terceira maior hidrelétrica do mundo. Para o Ibama, o Nesa, consórcio responsável, não cumpriu precondições que vão da instalação de saneamento até a proteção de tartarugas. Além disso, avaliam os técnicos, os empreendedores subestimaram o número de migrantes que seriam atraídos para a região de Altamira, onde ficara a usina. O Ibama ainda não decidiu sobre a concessão da licença, e o consórcio não quis se manifestar.

O Est…

Pet

Imagem

Coluna do Rui Grilo

CHLN garante a água que você vai beber

Rui Grilo
Os comitês de bacias Hidrográficas são colegiados instituídos por Lei, no âmbito do Sistema Nacional de Recursos Hídricos e dos Sistemas Estaduais.

Considerados a base da gestão participativa e integrada da água, têm papel deliberativo e são compostos por representantes do Poder Público, da sociedade civil e de usuários de água. Os mandatos de todos os integrantes são de dois anos. Todos podem se candidatar aos cargos da diretoria e câmaras técnicas, respeitando sempre a característica tripartite.

A Lei 9.433/97 estabelece os seguintes instrumentos de gestão: planos de recursos hídricos e plano de bacias;outorga do direito de uso dos recursos hídricos; enquadramento dos corpos d'água; cobrança pelo uso da água; e sistema de Informações.

Nos dias 27/10, 05 e 09/11 participei da oficina da Câmara Técnica de Saneamento, juntamente com técnicos de Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião, para discutir os indicadores para avaliação e sistemati…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

No fim, um bom começo

O Estado de S.Paulo - Editorial
No último dia 9 a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou por unanimidade e encaminhou à sanção presidencial o Plano Nacional de Cultura (PNC). Para o Ministério da Cultura (Minc), o PNC "representa um avanço para a Cultura do País ao definir as diretrizes da política cultural pelos próximos 10 anos". De acordo ainda com o Ministério, o PNC "tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. Diversidade que se expressa em práticas, serviços e bens artísticos e culturais determinantes para o exercício da cidadania, a expressão simbólica e o desenvolvimento socioeconômico do País".

Uma notável característica do governo petista são os parcos resultados concretos - intenções não faltaram - obtidos em oito anos no campo da cultura, em contraste com o expressivo saldo de realizações na área econômica e…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 15 / 11 / 2010

Folha de São Paulo
"Banco de Silvio Santos pode ter rombo maior"

BC planeja mudar a legislação para evitar fraudes com a venda de crédito

O rombo no Banco PanAmericano e na empresa de cartão de crédito do apresentador Silvio Santos pode ser maior do que os R$ 2,5 bilhões informados até agora. Desse valor, R$ 400 milhões são da área de cartão de crédito, que não sofre fiscalização do Banco Central. O valor do buraco com cartões foi informado pelos próprios executivos do grupo, sem nenhuma checagem dos auditores do BC, informam Érica Fraga e Mario César Carvalho. A nova diretoria também confere se o rombo do banco é realmente de R$ 2,1 bilhões. Por conta dos problemas no PanAmericano, envolvendo a venda para outros bancos de créditos que tinha para receber, o BC já planeja mudanças na legislação. Uma das hipóteses em discussão é a criação de central para registro de venda de carteiras de crédito. Uma das fraudes no banco de Silvio é que os executivos …