Postagens

Mostrando postagens de Março 25, 2012

Brasil

Pingos nos is
Sidney Borges Do jeito que as coisas andam, com jornais e revistas repletos de Cachoeiras e Demóstenes, um visitante extraterrestre poderia pensar que a corrupção foi inventada no Brasil. Ledo engano. A coisa é antiga, mas desde que aqui chegou em 1500, trazida por gente vestida, caiu no gosto dos pelados. Na terra abençoada por Deus e bonita por natureza tem carnaval com pierrô, arlequim, confete e serpentina.
Enquanto isso, em algum lugar acima de qualquer suspeita, tem alguém levando propina...
Twitter

Coma, beba e morra...

Imagem

Colunistas

Crise no Minc: cultura & irrelevância

“Aqui, a história não só não se transforma em farsa porque a “chanchada” preenche mais adequadamente o conceito de como se dá o processo cultural no país”

Márcia Denser
Até que enfim alguém resolve botar o dedo na ferida e constatar o óbvio: que “há uma crise no Ministério da Cultura”. Em artigo para a Carta Maior, Saul Leblon toca em alguns pontos chave, advertindo que há o perigo de simplificar a natureza de um impasse pouco discutido e ainda menos entendido fora do círculo de iniciados, interessados e quejandos. Em qualquer crise, o rebaixamento das causas pulveriza as consequências, gerando uma compreensão superficial do assunto.

O fato é que arte e cultura perderam a relevância social e política, sobretudo a partir dos anos 90, devido precisamente à mercantilização de bens, produtos e produtores de arte e cultura não só no Brasil, mas em todo mundo. Mas aqui, em razão das nossas fragilidades culturais históricas, a coisa se agudiza e a histór…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A comédia dos Brics

O Estado de S.Paulo
Haverá pelo menos uma sequência cômica na próxima reunião de cúpula do Grupo dos 20 (G-20), marcada para junho no México. A presidente Dilma Rousseff e seus companheiros do grupo Brics vão protestar contra a grande emissão de dólares, euros e libras, acusando os bancos centrais do mundo rico de impor um desajuste cambial aos emergentes. Ao mesmo tempo, vão exigir dos governos do mundo rico políticas mais eficientes de recuperação econômica. Em contrapartida, americanos e europeus poderão cobrar da China, como fazem há muitos anos, providências sérias para corrigir a desvalorização excessiva do yuan, um pesadelo para os empresários industriais da maior parte do mundo, incluídos os brasileiros. O governo chinês, com seu costumeiro ar de inocência, tem acusado as autoridades americanas de negligenciar o valor do dólar, a principal moeda internacional de reserva. O representante da China deverá ficar muito feliz com a parceria brasileira nessa briga. …
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 31 / 03 / 2012

Folha de São Paulo
"Senador atuou em prol de acusado de contravenção"

Investigação revela que Demóstenes ajudou Cachoeira no Congresso e no Governo

Investigação feita pela PF indica que Demóstenes Torres (DEM-GO) usou o cargo de senador para atender a interesses do empresário Carlinhos Cachoeira preso sob a acusação de explorar jogos ilegais no Congresso e no governo federal. O congressista defendeu pessoalmente na Anvisa as demandas de um laboratório que a polícia diz ser de Cachoeira e acertou com ele ajuda em um projeto de legalização de jogos de azar e em um processo judicial, como revelam escutas da PF. Em outro grampo, o empresário pediu a Demóstenes para barrar o depoimento de um amigo empreiteiro. No Senado, a cassação do parlamentar, ameaçado de expulsão pelo DEM, é dada como certa caso seja investigado pelo Conselho de Ética.

O Estado de São Paulo "Ex-ministro petista critica "malfeito" no caso da Pesca"

Para Luiz Sérgio, minist…

Stradivarius?

Imagem

Coluna do Celsinho

Ninja em Taubaté

Celso de Almeida Jr.
Em 28 de abril, no Aeroclube Regional de Taubaté, instalado próximo a Aviação do Exército, na estrada dos Remédios, 2135, Itaim, acontecerá o EncontrAr – Encontro de Escoteiros da Modalidade do Ar.

O evento é uma iniciativa do 259/SP – Grupo Escoteiro do Ar “Aviação do Exército” para comemorar os 74 anos da modalidade e oficializar o lançamento regional do Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA.

No dia 28 de abril de 1938, em Curitiba, o Major Aviador Godofredo Vidal, o Tenente Coronel Aviador Vasco Alves Secco e o Primeiro Sargento Telegrafista Jayme Janeiro Rodrigues, oficializaram à União dos Escoteiros do Brasil a criação do primeiro grupo de escoteiros do ar do mundo, o Grupo Tenente Ricardo Kirk.

Hoje, a modalidade do ar do escotismo comemora a implantação do Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA - em Taubaté e preparou uma festa para isto.

A programação na manhã de 28 de abril é para toda a família, com início às 9h30m e término às 13h e est…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O desafio depois da cura

O Estado de S.Paulo
Lula saiu um pouco igual e um pouco diferente do bem-sucedido tratamento do câncer na laringe diagnosticado há exatos cinco meses. O Lula de sempre e o Lula mudado apareceram no mesmo vídeo de pouco menos de três minutos que o ex-presidente gravou para anunciar a cura da enfermidade. O primeiro é o líder messiânico que jamais será apanhado dizendo em duas palavras o que pode dizer em vinte - uma das fontes de seu formidável carisma e poder de convencimento, a ponto de a loquacidade a serviço da autopromoção ter se tornado uma espécie de segunda natureza do escolado palanqueiro. Eis o Lula de safra: "Vou voltar à vida política porque acho que o Brasil precisa continuar crescendo, continuar se desenvolvendo, gerando emprego, gerando distribuição de renda e melhorando a vida de milhões e milhões de brasileiros que conseguiram chegar à classe média e não querem voltar atrás. E daqueles que sonham em chegar à classe média".

No entanto, vi…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 30 / 03 / 2012

Folha de São Paulo
"'Sem voz estaria morto', diz Lula"

Exclusivo: Ex-presidente compara tratamento de câncer à 'bomba de Hiroshima' e afirma que Haddad surpreenderá

Um dia após ter anunciado o desaparecimento do tumor na laringe, o ex-presidente Lula disse a Folha ter tido mais medo de perder a voz do que de morrer por causa da doença. "Se perdesse a voz, estaria morto." Quase 16 quilos mais magro, comparou a químio e a radioterapia a "bomba de Hiroshima" e afirmou que, em alguns momentos, preferiria ter estado em coma.

O Estado de São Paulo "Dilma pede que potências 'baixem o tom' sobre o Irã"

Em cúpula dos Brics, presidente diz que sanções impostas a Teerã são 'extremamente perigosas'
A presidente Dilma Rousseff, em entrevista coletiva após a cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), pediu que as potências “baixem o nível da retórica e se entendam" em relação ao I…

Chocolate

Imagem

Boxe

Nobre arte, outra história...
Sidney Borges (em homenagem a Bert Sugar) A origem das lutas com os punhos é tão antiga quanto os punhos, isto é, o homem sempre usou as mãos fechadas para resolver pendências. Na Grécia a coisa tomou rumo organizado, as lutas tornaram-se esporte e a Olimpíada de 688 antes de Cristo surge como a primeira competição de pugilismo da história. Bem, comecei a escrever com a intenção de contar uma história de boxe, não contar a história do boxe, mas já que esbarrei nessa seara acrescento que há referências de lutas com luvas entre os sumérios, três mil anos antes de Cristo. Além deles, assírios, babilônios, hititas e egípcios também apreciavam a nobre arte, denominação creditada aos britânicos.
Pode parecer um contrassenso gostar de boxe, esporte em que os lutadores buscam a destruição física do adversário mediante a aplicação de golpes no corpo e na cabeça. Vence aquele que derruba o oponente e caso isso não aconteça, a decisão cabe a especialistas que analisam…

Ubatuba

Imagem
Desdobramentos do Caiçarau
José Ronaldo dos Santos O texto do momento deriva de uma mensagem recebida nesses dias da jovem Cássia, filha da querida Ortênsia e do finado Acácio, ambos da região da Ponta Aguda, onde as informações noticiam ações de grilagem de terra correndo à solta, assim como em outras partes do município de Ubatuba. A este pessoal, descendentes dos Quintino, da Ilha do Tamanduá, e aos seus, moradores em Caraguatatuba, mando um forte abraço.
Os antropólogos estão na linha de frente quando se trata de defender as comunidades tradicionais. Por isso aproveito deste para homenagear o Diegues, um desses especialistas, natural da cidade caiçara de Iguape, quase na divisa com o Paraná.
Os caiçaras, ao escolherem a defesa de sua autenticidade, esbarram nos egoísmos daqueles que cobiçam as suas áreas (naturais e preservadas) para demonstração da rentabilidade econômica e da negação à vida de pessoas humildes, que se desenvolveram num lugar específico graças aos recursos naturais e…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Tolices curriculares

O Estado de S.Paulo
Há dois meses, o Conselho Nacional de Educação (CNE) baixou a Resolução n.º 2/12, definindo as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que é considerado desvinculado da realidade social e econômica do País, quando comparado aos programas do ensino fundamental e superior. Elaborada com base num extenso parecer aprovado uma semana antes pelo Ministério da Educação (MEC), a Resolução tem 23 artigos, muitos deles caracterizados por uma retórica vazia.

A Resolução, por exemplo, propõe a incorporação, como conteúdo obrigatório do currículo do ensino médio, "do reconhecimento e atendimento da diversidade e diferentes nuances da desigualdade da exclusão na sociedade brasileira". Também recomenda "a valorização dos direitos humanos, mediante temas relativos a gênero, raça e etnia, religião, orientação sexual, pessoas com deficiência". E enfatiza a importância de "práticas que contribuam para a igualdade e enfre…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 29 / 03 / 2012

Folha de São Paulo
"Tribunal livra de prisão quem recusar bafômetro"

STJ decide que testemunho contra motorista não será aceito em ação criminal

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu, por 5 votos a 4, que imagens e relatos de testemunhas, incluindo o de policiais, não poderão mais ser aceitos para fundamentar processo criminal contra o motorista que dirige embriagado. A decisão esvazia a lei seca, já que o teste do bafômetro ou o exame de sangue não são obrigatórios - ninguém pode ser coagido a produzir prova contra si.

O Estado de São Paulo "Lei seca só vale se motorista passar por bafômetro, diz STJ"

Motorista que se recusar a se submeter ao teste, para não produzir provas contra si, não poderá ser punido
O motorista que se recusar a fazer o teste do bafômetro ou o exame de sangue não poderá ser punido por dirigir embriagado, mesmo que haja sinais de embriaguez. Por decisão do Superior Tribunal de Justiça, só é possível processar o mo…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Diferentes, porém iguais

O Estado de S.Paulo
Quem senta no próprio rabo e se põe a cortar o dos outros corre o risco de se tornar anuro na primeira vacilada. Esse aforismo construído a martelo ilustra bem a situação do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que passou anos na Câmara Alta interpretando o papel de Catão, o Censor, e, tal qual o político romano, defendendo rígidos valores éticos e acusando supostos ou comprovados transgressores da lei e dos bons costumes. De repente, fica-se sabendo de suas relações muito próximas com um notório contraventor, pivô do primeiro grande escândalo do governo Lula, o bicheiro Carlinhos Cachoeira, amigo íntimo e parceiro constante, a julgar pelas mais de 300 ligações telefônicas gravadas entre os dois pela Polícia Federal. Demóstenes viu-se forçado, ontem à tarde, a renunciar à liderança do DEM no Senado e encara a possibilidade de ser expulso do partido, conforme admitiu o presidente da legenda, o senador Agripino Maia (RN), caso o procurador-geral…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 28 / 03 / 2012

Folha de São Paulo
"Justiça de SP torna réus 14 acusados de fraudes no metrô"

Reportagem de 2010 da Folha, que antecipou resultado da licitação, serviu de base para ação penal contra executivos

A Justiça de São Paulo aceitou denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual e tornou réus 14 executivos de grandes empreiteiras que participaram de licitação para obras no metrô da capital paulista. Funcionárias das construtoras Camargo Correa, Andrade Gutierrez, OAS, Queiroz Galvão e Carioca, entre outras, são acusados de combinar quem venceria cada um, dos seis trechos da ampliação da linha 5.

O Estado de São Paulo "PT e Planalto se mobilizam para tentar ajudar Haddad"

Entrada de Serra na disputa e ausência de Lula fazem petistas buscarem socorro em expoentes do partido
A cúpula do PT e o Palácio do Planalto admitem a necessidade de dar um "chacoalhão" na campanha do petista Fernando Haddad, estacionado nas pesquisas de intenção de…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A prévia tucana

O Estado de São Paulo
O PSDB se saiu duplamente mal da prévia - a primeira de sua história - para a escolha do seu candidato à Prefeitura da capital. Em primeiro lugar, depois de um processo tortuoso, a começar da quizília sobre quem teria direito de participar da votação, e terminando com o adiamento do ato para acomodar os interesses do ex-governador José Serra, que anunciou com a invariável demora a sua intenção de disputar a indicação partidária - e que não queria prévia nenhuma.

Apenas pouco mais de 6 mil filiados, entre 21 mil aptos a votar, deram-se ao trabalho de comparecer. Um certo número deles, aliás, como registrou este jornal, foi como que empurrado pelos cabos eleitorais dos candidatos a exercer a sua militância, com transporte garantido e a atração de um churrasco domingueiro. Coisa de legenda da velha escola na agremiação que parece ter ficado obsoleta antes de ver realizados os seus ideais renovadores.

O segundo resultado constrangedor foi a própria vitóri…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 27 / 03 / 2012

Folha de São Paulo
"Início de ano fraco faz Dilma ampliar ajuda à indústria"

Após indicação do Banco Central de que a economia recuou em janeiro, governo anuncia novas reduções de imposto

A equipe econômica do Planalto lançou novas medidas de estímulo pouco após o Banco Central divulgar recuo de 0,13% na atividade econômica em janeiro. Para incentivar a indústria, Guido Mantega (Fazenda) anunciou a ampliação da desoneração em vigor e a inclusão de novos setores.
O Estado de São Paulo "Projeto dos EUA facilita entrada de brasileiros"

Experiência começa com grupo restrito, mas será estendida a turistas; intenção é acabar com o visto
Em um projeto-piloto, o governo americano vai começar a livrar alguns brasileiros das filas de imigração nos principais aeroportos dos EUA. O programa, conhecido como Global Entry, vai selecionar inicialmente 150 brasileiros com visto de negócios (B1) para entrar naquele país passando apenas por um quiosque automátic…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A entrada triunfal no capitalismo de exortação

Marco Antonio Rocha - O Estado de S.Paulo
O velho PT, dos tempos das grandes lutas, metia o pau no capitalismo "selvagem" - e o capitalismo era só selvagem na visão petista. A presidente que o PT ajudou a eleger enseja criar um novo tipo de capitalismo: o "capitalismo de exortação".

O método é o do vamo-qui-vamo: consiste em reunir o maior número de capitalistas do maior número possível de atividades e exortá-los a investir.

Capitalistas de verdade nunca precisaram de exortação de políticos para investir. Para o impulso inicial, basta-lhes o vislumbre de bons lucros e o senso de oportunidade. Claro que o sucesso da empreitada exige outras qualidades: empenho, disciplina, capacidade de planejamento, tirocínio administrativo - para mencionar apenas algumas. Só com impulso inicial, a mais brilhante centelha de empreendedorismo bruxuleia e se extingue. Fato constatado, aliás, nas estatísticas do número de novas empresas que mo…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 26 / 03 / 2012

Folha de São Paulo
"Serra tem vitória magra e é candidato a prefeito"

Prévia do PSDB dá 52% dos votos a ex-governador, abaixo da expectativa de aliados

José Serra, 70, venceu a prévia do PSDB e vai disputar pela quarta vez as eleições para a Prefeitura de São Paulo. O ex-governador obteve 3.176 votos (52%), índice abaixo da expectativa de seus aliados (60%). O secretário estadual José Aníbal (Energia) recebeu 1.902 votos (31%) e o deputado federal Ricardo Tripoli, 1.108 (16,7%). Ato inédito, a prévia tucana contou com a participação de 6.229 filiados ao partido na capital.
O Estado de São Paulo "Serra vence prévia com 52% dos votos e PSDB prega união"

Ex-governador recebe votação abaixo da prevista, mas diz que partido terá agora 'uma só voz, um só trabalho'
O ex-governador José Serra venceu ontem a prévia tucana e foi escolhido pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PSDB. Serra ficou com 52,1% dos votos dos 6.229 eleitores. Em s…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A indústria do crime

O Estado de S.Paulo
Com a ação desimpedida de uma extensa rede de crime organizado, o roubo e o furto de carros no Estado de São Paulo representam hoje uma florescente indústria, movimentando R$ 500 milhões por ano, muito mais que fábricas que trabalham dentro da lei e lutam para sobreviver. Centenas de automóveis são diariamente "puxados" - 120 por dia só na capital - para venda em países vizinhos ou no mercado interno, com os números dos chassis adulterados ou, como já se tornou mais comum, para a subtração de peças e partes, levadas para desmanches, os chamados "buracos". Dali vão parar nas mãos de atravessadores, que as revendem para "atacadões", fornecedores de lojas receptadoras, algumas delas acima de qualquer suspeita. Com frequência cada vez maior, os roubos são acompanhados de violência, e impressiona constatar que 25% dos latrocínios no Estado estão ligados ao roubo de carros. Não se trata, portanto, apenas de um crime contra…
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 25 / 03 / 2012

Folha de São Paulo
"Um em cada 262 adultos brasileiros está na prisão"

Em 16 anos, taxa de encarceramento da população do país quase triplicou

Desde 1995, a taxa de encarceramento da população brasileira quase triplicou, segundo o Ministério da Justiça. É a terceira entre os dez países mais populosos e levanta debate sobre os custos e a eficácia do sistema. Para Gilson Dipp, presidente do grupo que trabalha na reforma do Código Penal, o aumento não se deve a uma polícia mais eficiente, e sim à combinação entre a “cultura da prisão” e a ineficácia das defensorias públicas.
O Estado de São Paulo "Incentivo às empresas em 6 anos soma R$ 97,8 bi"

Desoneração corresponde a duas vezes o orçamento do PAC deste ano, mas carga tributária segue alta
Levantamento da Receita mostra que, de 2007 a 2012, o governo baixou medidas que desoneraram as empresas em, no mínimo, R$ 97,8 bilhões, informam Lu Aiko Otta e Adriana Fernandes. A cifra é o dobro do que o gover…