Postagens

Mostrando postagens de Agosto 29, 2010

Gente apaixonada por Ubatuba

A saga Patural (Parte II)

José Ronaldo Santos
No final da primeira parte, relatei a decisão do casal Patural em investir em Ubatuba, após uma experiência com batatas em Redenção da Serra. Convém lembrar que a estrada mais antiga, que permitia o acesso a outros municípios, era a de Taubaté, existente desde o início da década de 1930. A segunda via de acesso rodoviário foi construída vinte anos depois, ligando esse município com Caraguatatuba. Seria interessante que surgissem pesquisadores para descrever o quão difícil foi essa segunda empreitada. Vários trabalhadores dessa obra ainda estão vivos, moram por aqui mesmo. Isso pode ser tratado mais tarde; é outra história; vai ficar de lado por enquanto. Voltemos ao relato da dona Silvia; imaginemos o quanto é penoso, mesmo após tanto tempo e realizações (os filhos formados, a nora e uma netinha), tornar pública a sua história. Por outro lado, é motivo de orgulho falar do idealismo, da coragem de ambos em virem para o Brasil, de terem encont…
Imagem

Coluna do Mirisola

Os pés descalços dos mortos

"Tá na moda. A coisa mais fácil do mundo, hoje em dia, é um simples anônimo ressentido juntar uma coisa com as outras e se transformar num criminoso"

Marcelo Mirisola*
Guerra Fortes é meu amigo e repórter especial da revista Artigo 5º*. Nos encontramos semana retrasada numa padaria da rua Martins Fontes, em São Paulo.

MM. E aí, Guerra? Tudo bem?

GF. Tudo gelado, Mirisola. Cada vez mais difícil encarar o ar seco dessa cidade. Fuma?

MM. Você sabe que eu não fumo, Guerra. E sempre me oferece cigarros. Por quê?

GF. Porque te conheço.

MM. Virou paranóia nazista, confesso que pensei na hipótese.

GF. O bom e velho Mirisola. Subversivo.

MM. Não adianta nada. Nem ser subversivo, nem ser cínico como você. Olha lá o caixa pedindo pra apagar o cigarro.

GF. Filhos da puta. A lei pegou no Rio?

MM. Até no Rio, acredita? Mas o problema é que eu não tenho jeito pra coisa. Me sinto meio ridículo com um cigarro no meio dos dedos, assoprando fumacinha. Não combina comigo. Infeli…
Imagem

Brasil

As prioridades do atraso

Ernesto F. Cardoso Jr.
O nível de desenvolvimento social da nação brasileira dos tempos da vinda da corte portuguesa para o Brasil e ao longo do período imperial que se seguiu, sobrepujava econômica e militarmente a o da então incipiente federação de estados autônomos que vieram a se congregar nos Estados Unidos da América do Norte. Ainda, mais tarde, a Argentina despontava na América do Sul como o país mais evoluído e alcançava, ao final do século 19, posição equivalente à de primeiro mundo.

A relativa superioridade brasileira começa a decair após a instalação da República e ao depender sua economia, por longo período, da monocultura cafeeira. Sua produção atinge tal excedente, já agora no século XX que obriga o governo a queimar montes do produto na tentativa de equilibrar seu preço no mercado internacional, onerando o tesouro nacional.

Dá-se a partir de então a largada para um período de enormes desequilíbrios econômicos internos e externos e resultante empobre…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A largada para o pré-sal

Editorial do Estadão
As ações da Petrobrás subiram vigorosamente ontem, depois de anunciados os detalhes da capitalização da empresa. Se o entusiasmo dos investidores se mantiver nas próximas semanas, a empresa poderá realizar sem dificuldade a maior oferta de ações da história. Serão lançados 2,174 bilhões de ações ordinárias e 1,586 bilhão de preferenciais, mais um lote adicional e um suplementar já planejados, se a fome do mercado for muito grande. A corrida aos papéis, logo depois de conhecido o prospecto preliminar da operação, pode ser atribuída a mais de um fator.

Só neste ano a estatal perdeu cerca de 30% de valor de mercado, por causa das incertezas quanto à capitalização e aos planos de exploração do pré-sal. Eliminada boa parte das dúvidas, alguma recuperação deveria ocorrer e todos sabiam disso. Em segundo lugar, pode ser bom negócio reforçar a carteira antes da nova emissão. Em terceiro, pelo menos parte do público pode estar de fato animada com as p…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 04 / 09 / 2010

Folha de São Paulo
"Dado sigiloso da filha de Serra foi obtido por filiado ao PT"

Escândalo da Receita: Atella, que tem negado ligação com partidos, afirma que houve motivação política

O contador Antonio Carlos Atella Ferreira era filiado ao PT quando usou procuração falsa para retirar na Receita dados sigilosos da filha do tucano José Serra. A filiação é de 2003, segundo o TRE, que não confirmou se ele ainda é do PT. José Eduardo Dutra, presidente petista, disse que não reconhece a vinculação e que, mesmo confirmada, não "muda nada", porque ele não participa do partido. O cunhado de Atella foi um dos fundadores do PT de Mauá, que teve o comitê assaltado na quarta-feira. Após depor na PF, o contador disse que era vítima de uma "trama criminosa", que o material tinha fins políticos e foi guardado para ser usado "na hora certa". A Polícia Civil paulista instaurou inquérito sobre o caso numa forma de pressionar a PF a acelerar a …

Bons sonhos!

Coluna do Celsinho

Questionário

Celso de Almeida Jr.
O resultado desta eleição contribuirá para esclarecer algumas dúvidas.

Explico.

Fiquei curioso com os desdobramentos da ação policial na prefeitura.

Computadores recolhidos; ratos acuados; discursos moralizantes, tudo sinalizando para um desfecho bombástico.

Minhas perguntas:

Qual impacto isso causará nas candidaturas apoiadas pelo prefeito?

Eduardo Cesar, através de seus deputados, será bem avaliado pelos eleitores?

A maioria dos vereadores será solidária ao prefeito?


A base eleitoral do executivo defenderá com entusiasmo os candidatos escolhidos?

O cidadão comum vê alguma responsabilidade do prefeito no caso dos ratos secretos?

Super Homem é imune à leptospirose?

A imagem de Eduardo, após suas declarações, ficou fortalecida?

Os ratos expiatórios serão queimados em praça pública?

Há algum risco de Eduardo ser responsabilizado pelas ações dos roedores?

Isso ocorrendo, ele seria afastado?

A pergunta anterior me inclui - ou me mantém - na lista negra da Liga da Justiça?

Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O responsável pela bandidagem

Editorial do Estadão
O procedimento dos interessados em ter acesso a declarações de renda da empresária Verônica Serra, filha do candidato tucano ao Planalto, destoa do que, tudo indica, tenha sido o padrão seguido nas violações do sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, e de três outras pessoas ligadas ao ex-governador. Nesses episódios, para obter o que queriam, os predadores da intimidade alheia contavam com afinidades políticas ou a ganância de servidores da agência da Receita em Mauá, na Grande São Paulo - uma verdadeira casa da mãe joana, com senhas individuais expostas e documentos eletrônicos ao alcance das vistas de qualquer um.

No caso de Verônica Serra, que antecedeu os dos demais em cerca de uma semana (de 30 de setembro a 8 de outubro do ano passado), o método seguido foi mais complicado na urdidura e mais simples no trâmite final. Alguém falsificou a assinatura da contribuinte - e o seu reconhecimento num cartóri…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 03 / 09 / 2010

Folha de São Paulo
"Serra diz ter feito alerta a Lula sobre ataques a sua filha"

Escândalo da Receita
Conversa teria ocorrido em janeiro, quando os dados dela já apareciam em blogs

O tucano José Serra tem dito a aliados que alertou o presidente Lula em janeiro sobre a hipótese de violação de sigilo de sua filha. O candidato mostrou textos de blogs de apoio ao PT que traziam dados de Veronica. Lula disse que nada tinha a ver com as publicações. O programa do tucano na TV explorou o episódio da violação, acusando a campanha do PT. Dilma Rousseff retrucou, dizendo que o adversário está "querendo ganhar no tapetão", e anunciou ações do partido contra o PSDB no TSE e na Procuradoria-Geral da União. A PF começou a periciar os computadores usados para acessar dados de pessoas ligadas ao PSDB. Antônio Carlos Atella, que assinou a falsa procuração de Veronica, identificou Ademir Estevam Cabral como autor do pedido. Cabral nega.

O Estado de São Paulo
&qu…

Visite Ubatuba. Você vai gostar!

Imagem
Foto: Sidney Borges - Clique para ampliar

Liga Ubatubense

Futebol de Ubatuba tem folga no feriado, mas volta com partidas decisivas dia 12

Saulo Gil
Nesse final de semana, os campeonatos amadores de futebol de Ubatuba não terão rodada e só serão retomados no próximo dia 12 de setembro. Os vencedores da primeira fase, Itaguá (primeira divisão) e Desportivo Caiçara (segunda divisão), terão jogos decisivos e complicados no domingo pós feriado, que podem custar até o fim do sonho de ambas as equipes em ganhar antecipadamente os campeonatos municipais, faturando o primeiro e o segundo turno das competições.

Para o Itaguá a tarefa não é tão difícil, porém, com maiores riscos de eliminação. Isso porque, o segundo turno da elite é disputado na forma de mata-mata com um jogo de ida e outro de volta. No caso do alvinegro e atual campeão, que empatou o primeiro jogo com o arqui-rival Brasília em 1 a 1, qualquer vitória simples garante passagem para a final, quando restarão apenas dois jogos para a definição do vencedor do segundo turno da primeira divisão…

Arco-íris

Imagem
Ilustrações e foto: Sidney Borges - Clique para ampliar
x
O arco da aliança

Sidney Borges
Em certos dias você olha o céu e vê um supreendente espetáculo de cores, um presente da natureza que o faz esquecer dos problemas cotidianos. É o arco-íris, fenômeno que consiste na separação das radiações que compõem a luz solar quando esta é refratada e refletida em gotículas de água em suspensão na atmosfera. Os antigos atribuiam a aparição do arco à aliança entre homens e divindades.

Não se esqueça de que no ponto de contato entre o arco-íris e a Terra há um pote cheio de ouro. Tente chegar lá, fique rico, compre um carrão e impressione os vizinhos. Convém lembrar do fisco!

Twitter
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Ilusionismo nas contas públicas

Editorial do Estadão
Com os gastos em alta, meta fiscal em perigo, compromissos pesados para os próximos anos e às vésperas da complexa capitalização da Petrobrás, o governo decidiu apelar para a criatividade contábil e para o método Chacrinha - "eu vim para confundir, não vim para explicar". A estratégia inclui um emaranhado de transações entre o Tesouro Nacional, o Fundo Soberano do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Caixa Econômica Federal, a Petrobrás e a Eletrobrás. Quem suceder ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá muito trabalho para avaliar os efeitos fiscais dessas manobras. O esforço resultará, quase certamente, em revelações nada agradáveis.

A última manobra foi a edição da Medida Provisória (MP) 500, para autorizar a União a ceder ao Fundo Soberano, ao BNDES e a outros entes federais seu direito de preferência na compra de novas ações da Petrobrás, mantida a maioria exigida por lei. O obje…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 02 / 09 / 2010

Folha de São Paulo
"Sigilo fiscal da filha de Serra foi violado com procuração falsa"

Documento tem ao menos seis adulterações; PT representa "lado do crime", acusa tucano

A Receita quebrou o sigilo fiscal da filha do candidato tucano José Serra com base em uma procuração com seis adulterações grosseiras. Veronica Serra não foi a autora do pedido de consulta e é falsa a assinatura a ela atribuída no documento. O secretário do fisco, Otacílio Cartaxo, admitiu a falsidade, mas isentou de culpa a servidora responsável pelo acesso, Lúcia Milan, da agência de Santo André. José Serra acusou o PT e a candidatura de Dilma Rousseff de representar o "lado da calúnia, da fraude e do crime que se está cometendo contra a Constituição". O PSDB vai levar o assunto ao 'horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Dilma negou participação, chamou a acusação de leviana e se declarou vitima de calúnia. O presidente Lula disse confiar na seriedad…

Coisas do Universo

Imagem
Viajando no Espaço

Sidney Borges
A foto acima foi tirada pela sonda Mensageiro (Messenger em Inglês), nave robótica enviada às cercanias do Sol com a finalidade de colher dados do Sistema Solar. Lançada em 2004, está programada para entrar em órbita de Mercúrio em março de 2011. O instantâneo é de uma posição que dá um ponto de vista semelhante ao que teriam os habitantes de Mercúrio - planeta do Sistema Solar mais próximo do Sol - ao nos contemplar no espaço. Caso você não tenha notado, sua casa fica naquela bola branca. A maior. Olhe bem! Oiêê!

Os namorados de Mercúrio têm sempre Lua cheia à disposição, acompanhada de Terra também cheia. Isso deve facilitar o romantismo, se é que Lua cheia faz isso, o que se sabe é que desperta melancolia em canídeos que costumam uivar para o disco branco que clareia as noites e despeja luz prateada nas areias das praias de Ubatuba. Terra e Lua aparecem em close em noites mercurianas por não haver nada que se interponha entre o Sol e os astros irmãos. …

Ubatuba em foco

Imagem
São Paulo 119ª Subseção de Ubatuba
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Na sessão da Câmara realizada no dia 31 de agosto, os nobres Vereadores Romerson de Oliveira, Rogério Frediani e Claudinei Xavier Bastos em seus agradecimentos e desabafos pessoais no ato de recondução aos seus cargos, manifestaram-se de forma veemente no sentido de que o Presidente da OAB de Ubatuba, o Dr. Thiago Penha não deveria ter-se manifestado na mídia local sobre a eleição da mesa diretora da Câmara, pois não caberia a OAB, tratando-se de assunto interno.

Tais manifestações tiveram origem na matéria publicada no dia 17 de julho, quando o Dr. Thiago Penha opinou da seguinte forma, “independentemente dos resultados jurídicos sobre quem serão os representantes da população na Câmara, a OAB entende que será necessária a realização de novas eleições da mesa diretora da Casa, para que não se coloque em risco o trabalho do Legislativo e, consequentemente, os interesses da sociedade.” (sic).

O posicionamento da OAB é estritamente té…