Postagens

Mostrando postagens de Julho 19, 2009

Pois é

Pensata twitteriana

Sidney Borges
Tenho uma rã de estimação. Duda é o nome dela. Mora num vaso da sala. Bicho tranqüilo, não incomoda ninguém. Vota no PMDB e ama Sarney.

Em Ubatuba e adjacências a chuva continua despencando em gotículas minúsculas, pleonásticas e gramaticalmente úmidas e digo mais...

Zelaya é amigo de Chávez, que é amigo de Lula, que é amigo de Sarney que é dono de lindas terras no norte do Brasil. Homem de esquerda...

Não vale editar o que escrevo. Vou criar o meu próprio "Blog da Petrobras". Não falem mal do Lula na minha presença. Nem do Sarney. Omessa.

O que fazer com um assessor quando ele te faz passar vergonha? Aceito sugestões... Compre um pelourinho usado e ate-o.

Twitter
Imagem

Ubatuba em foco

Assaltante morre após trocar tiros com policiais no Itaguá

Do Imprensa livre (original aqui)
O jovem R.S.T., 16 anos, morreu após trocar tiros com três policiais da Força Tática no início da noite da última quarta-feira, por volta das 20h. A morte ocorreu enquanto ele e mais dois homens fugiam depois da realização de um assalto a uma residência, situada na Rua Verano Damas, na altura do número 630, na região central do município.

Apesar de ter recebido a denúncia, feita pelo próprio dono da casa, O.J.O., 45 anos, os policiais estavam em patrulhamento pelas imediações. Segundo informações da 3ª Companhia da Polícia Militar, os infratores estavam em duas bicicletas e tinham roubado quatro relógios, um par de tênis, bijuterias e mais R$ 400 em dinheiro. Eles tentavam fugir no sentido do bairro Estufa 2.

A troca de tiros teve início quando os policiais os abordaram e quando R.S.T. saltou da garupa de uma das bicicletas e efetuou os disparos. Para se defender, os policiais revidaram e o atingi…
Imagem

Opinião

A lição de Londres para Brasília

Editorial do Estadão
As reações dos governos britânico e brasileiro no episódio do envio irregular de lixo hospitalar e doméstico ao Brasil, disfarçado de importação de polímeros de etileno para reciclagem, não poderiam ter sido mais ilustrativas da diferença de mentalidade e seriedade dos dirigentes dos dois países. Colocados diante de problema de interesse público, que pode pôr em risco a saúde da população, no Brasil, a resposta foi basicamente midiática. Recorrendo mais uma vez à estratégia da "política-espetáculo", o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, protagonizou cenas da mais primária demagogia, deixando-se filmar e fotografar como pinto no lixo, entre os 26 contêineres interceptados pelas autoridades alfandegárias no Porto de Santos. E, na entrevista coletiva que concedeu depois da "vistoria", sob a luz de holofotes, valeu-se da velha retórica "politicamente correta", classificando a exportação de lixo como &quo…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 25 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"Zelaya entra em Honduras, mas recua"

Presidente deposto é impedido pela 2ª vez de voltar a seu país; tentativa foi ‘temerária’, diz Hillary Clinton

Dirigindo um jipe e cercado de jornalistas, o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, tentou pela segunda vez voltar ao país, mas foi impedido por milhares de policiais e militares, que bloquearam a área de fronteira com a Nicarágua.
Rodeado por militantes, Zelaya desceu do carro, cruzou a fronteira e ficou em Honduras por cerca de uma hora; depois disso, recuou.
Segundo o presidente deposto, que recebeu por celular apoio do presidente Lula, era preciso “respeitar” as ligações que os militares hondurenhos fariam para seus superiores. Às 18h50, ele deixou a fronteira e foi para a cidade de Ocotal (Nicarágua), onde passaria a noite.
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, chamou a tentativa de retorno de “temerária” e defendeu solução negociada.

O Globo
"PT desobedece a Lula e …

Ronaldo

Chuva

Mensagem do Facebook

Sidney Borges
Meu Caro Carlos Rizzo. Quando a chuva passar passarinhos passarão a comer da ração do meu querido cão e nós, eu e o cão, estaremos a observá-los. Dizem que o hábito do cachimbo entorta a boca, no caso da ingestão de ração, entorta o bico. Os pássaros que aqui gorgeiam o fazem na forma de latidos. Em língua de passarinho. Para compensar dou alpiste ao Brasil (meu cachorro se chama Brasil). Ele cheira, abana o rabo e agradece educadamente. Desdenha fingindo estar sem fome e late pensando em osso...

Twitter
Imagem

Muricy em questão

Recado futebolístico

Sidney Borges
Enviei um recado ao meu amigo Mauro Cícero, indignado com a contratação de Muricy pelo time suino. Ele se diz ex-palmeirense. Eu também não gostei da saída do treinador que tantas glórias deu ao tricolor, time que aprecio com ressalvas.

Caro Mauro: Como simpatizante do tricolor, não gostei da saída de Muricy, que reputo como competente. A diretoria do São Paulo errou ao contratar verdadeiros "bondes" e permitir que o elenco derrubasse o técnico. Você corre o risco de ver o seu ex-time campeão, Muricy costuma ganhar o nacional. Estou pensando em torcer para a Lusa, sofrimento proporcional à expectativa. Por falar em futebol, craques também erram. A furada de Ronaldo ontem, ao bater uma falta, foi antológica. Lembrei-me de meus dias de futebolista...

Twitter
Imagem

Coluna do Celsinho

Drible

Celso de Almeida Jr.
Aguardo a minha vez.

Há um rito no procedimento.

Paciência, enquanto os primeiros argumentam.

O layout facilita ouvir os casos desabafados naquela mesa.

Carrego a convicção de que o gerente com vocação para escritor produziria textos maravilhosos, dada a criatividade da clientela.

Finalmente, ocupo a cadeira.

Mais uma vez, conto com a generosidade alheia.

Ele sempre me abençoa, pagando o cheque da madrugada com o depósito do amanhecer.
Claro que a indulgência aparece no extrato.

Simbólica, claro, na ótica do banco; mas prefiro-a, mil vezes, do que a extrema-unção.
E assim caminhamos...driblando!

Sou grato aos amigos de infância da rua Cunhambebe.

Juntos, na lateral do campo de aviação, jogávamos aquele futebolzinho inocente, ensaiando os primeiros dribles da vida.

Nossa vítima imediata, o saudoso Sr. Claudio - responsável pelo aeroporto - surpreendia-nos com sua motoneta; e corríamos daquela perigosa área de escape.

Era nosso drible mais difícil.

Não nos especializamos em d…
Imagem

Opinião

Sábios dizem como mudar nosso olhar

Washington Novaes
Há poucas semanas (3/7) foi mencionado aqui o relatório produzido pela chamada Comissão Stiglitz-Sen-Fitoussi, liderada pelos Prêmios Nobel Joseph Stiglitz e Amartya Sen e encarregada pelo presidente da França de definir novos caminhos para avaliar a situação do mundo que superem as limitações dos indicadores apenas econômicos e financeiros - cuja precariedade ficou evidenciada na não-previsão da atual crise global. Seria importante que muitas pessoas tomassem conhecimento dessa primeira versão já trabalhada durante mais de um ano e a discutissem, já que os autores pedem "contribuições da sociedade".

O texto começa pela afirmação de que "há grande distância" entre as medidas comumente usadas por especialistas para avaliar importantes variáveis socioeconômicas (como crescimento, inflação, desigualdades sociais, etc.) e a percepção que delas tem a sociedade. O "gap" é tão profundo e universal, diz a comissã…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 24 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"Desemprego tem a menor taxa do ano"

Índice foi de 8,1% em junho, diz o IBGE; recuo deve-se à alta nas contratações e à desistência de procurar trabalho

A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país recuou para 8,1% no mês passado, após ficar estagnada entre março e maio em razão da crise, segundo o IBGE. Em maio, ela havia sido de 8,8%.
Em junho, o desemprego recuou porque cresceram as contratações, mas também porque mais pessoas deixaram o mercado, no que especialistas chamam de desalento (desestímulo de procurar trabalho numa crise).
A queda do desemprego foi mais forte em São Paulo - de 10,2% para 9%. Na região, porém, a geração de vagas pesou menos que o crescimento do desalento para explicar a redução da taxa.
Para o IBGE, o resultado de junho foi a primeira melhora significativa no emprego neste ano. Outros indicadores apontam aumento no otimismo do empresariado - em sondagem feita pela CNI - e na confi…
Imagem

Ubatuba em foco

Justiça condena ex-prefeito

Paulo Ramos contratou estrangeiro em sua administração

PMU
A Justiça de Ubatuba condenou esta semana, em primeira instância, o ex-prefeito Paulo Ramos por ter contratado em 2002, um estrangeiro para trabalhar na Prefeitura de Ubatuba, o que fere a legislação brasileira, em seu artigo 37, I da Constituição Federal.

A ação foi proposta pela Prefeitura contra o ex-prefeito e também contra o assessor de governo à época, Casemiro Galvão, já que a nomeação do argentino Fabian Alberto Perez, para ocupar um cargo em comissão na secretaria do meio ambiente, foi feita por eles.

Em sua sentença, o juiz condenou os réus ao ressarcimento integral do dano no valor de R$ 58.000,00, bem como à perda de função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco anos, ao pagamento da multa civil e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais ou creditícios diretamente ou indiretamente do Poder Público através de pessoa jurídica da qual seja sócio m…
Imagem

Política

A culpa da imprensa

Carlos Brickmann no Observatório da Imprensa (original aqui)
O ministro da Comunicação, Franklin Martins, falando para o Ministério, ecoou uma idéia muito difundida: a de que a imprensa repercute apenas atos de oposição na crise do Senado. Franklin acha que a oposição aposta na crise como bandeira política e que se apóia na imprensa, que por sua vez se apóia na oposição.

Martins tem razão: a política no Brasil, hoje, não segue as normas americanas ou inglesas (onde a oposição se chama "Oposição de Sua Majestade", indicando que, como a situação, faz parte da elite dirigente do país). A política se transformou num exercício sangrento, onde o importante é vencer, não chegar a soluções que sejam as mais convenientes para o Brasil.

A única objeção que se pode fazer a Franklin Martins, um jornalista competente que sabe observar os fatos, é que esse tipo de política foi exercitado pelos atuais governistas, quando eram de oposição (o próprio senador Aloízio Mercadan…

Georges Braque

Imagem
Pintura - Natureza Morta: Le Jour (1929)

O Cubismo se consolida teoricamente com dois livros: “Du Cubisme” (1912), de Albert Gleizes e Jean Metzinger e “Les peintres cubistes” (1913), de Guillaume Apollinaire. São o embasamento para a aceitação da criação de Picasso e Braque e para a evolução do estilo.

A fase seguinte é conhecida por cubismo sintético, porque busca uma síntese das formas, apoiadas por cores fortes, e figuras mais decorativas e amplas, aproveitando também colagens de vários materiais como jornais, fotografias, ou invólucros de tabaco. Estava aberto o caminho para a anulação do limite do real na pintura.

Nas artes não ficou restrito à pintura, estendeu-se a outras formas como a escultura (Alexander Archipenko, Raymond Duchamp-Villon e Jacques Lipchitz) e a arquitetura, (Le Corbusier).

Na literatura, vários escritores se associam ao movimento plástico, como Max Jacob, André Salmon e, sobretudo, o poeta Guillaume Apollinaire. O cubismo literário afirma-se a partir de um arti…

Frases

"Concordo com tudo o que há no mundo, ou melhor, quase tudo. O tempo poderia ter mão e contramão."

Afonso Cordeiro

Twitter
Imagem

Energia

TCU libera continuidade das obras de Angra 3

Eletronuclear
O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou ontem, dia 22.07.09, a continuidade das obras para a conclusão da Usina Angra 3. Segundo a decisão, o valor pactuado entre a Eletronuclear e a construtora Andrade Gutierrez deve ser reduzido em aproximadamente R$ 120 milhões. O TCU já havia decidido sobre a possibilidade jurídica de manutenção do contrato da construtora Andrade Gutierrez para a conclusão das obras. A Eletronuclear terá prazo de 30 dias para cumprir as novas determinações de repactuação do contrato firmado com a construtora.

A íntegra do relatório do TCU está aqui.

Gloria Alvarez
Coordenadora de Imprensa da Eletronuclear
Contatos.: 21 2588.7606 / Cel. 9642.9910
E-mail:galvarez@eletronuclear.gov.br

Juliana Rezende
Assessoria de Imprensa
Contatos: 21 2588-7665
E-mail: jreze@eletronuclear.gov.br

Twitter
Imagem

Imprensa

Jornais em busca de recuperação de leitores

(Meio & Mensagem-22) : "Jornais investem para atrair novos assinantes. Diários mudam posicionamento e lançam campanhas para ampliar o quadro de leitores e segurar seu espaço na mídia. Segundo o Projeto Inter-Meios, a queda no faturamento publicitário do setor como um todo foi de 9,2% no primeiro quadrimestre do ano. Entre os jornais mais vendidos, (janeiro-maio), do ranking, o popular Extra foi o que mais caiu (-22%), seguido pelo Estado de S. Paulo (-16,5%), Diário de SP (-9,4%), O Globo (-8,4%), Folha de S. Paulo (- 7,1%) e Super Notícia (-5,1%)."

Estado de SP: "Se hoje a informação é de graça, qual é o valor do conhecimento?" "É uma tendência mundial: os premium papers de maior circulação têm caído em função da substituição por outros meios". "O jornal será cada vez mais um espaço de profundidade e análise, mais do que simplesmente fonte noticiosa".

Folha de SP: "A sua assinatura faz a Folha s…
Imagem

Brasil, entenda se puder...

Em defesa do PT

Do Blog do Noblat (original aqui)
O que o PT fez de mal a Lula para que ele o humilhe dessa forma?

O partido jamais teve afinidade com o senador José Sarney (PMDB-AP).

Lula, contudo, obriga o partido a defender Sarney às custas de um tremendo desgaste.

O PT não escolheu Dilma Rousseff para ser candidata a presidente. Por iniciativa própria, jamais a escolheria.

Lula empurrou a candidatura de Dilma goela a baixo do PT. E exige que o PT se prejudique nas próximas eleições estaduais para poder assegurar o apoio do PMDB à Dilma.

O coração do PT é paulista. Foi ali que o partido nasceu. Ali vicejaram Lula e as demais estrelas de primeira grandeza do PT.

Lula está empenhado em fazer de Ciro Gomes (PSB-CE) o candidato do PT ao governo de São Paulo.

Sabe de antemão que Ciro perderá. Quer apenas infernizar a vida do arquiinimigo de Ciro, o governador José Serra (PSDB), para facilitar a eleição de Dilma.

Dane-se o PT mais uma vez.

Não é o PT que governa com Lula. É o ABC paulista. São os i…

Meio Ambiente

Imagem
Jorge Mesquita/ILAs novas diretrizes para a descentralização do Licenciamento Ambiental foram aprovadas pelo Consema esta semana

Região não está preparada para assumir o licenciamento ambiental municipal

Raquel Salgado do Imprensa Livre (original aqui)
Apesar do interesse e das vantagens em assumir o licenciamento ambiental, os municípios da região ainda não atendem aos requisitos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Segundo os secretários de meio ambiente da região, uma das maiores dificuldades é estruturar as equipes técnicas, pois isto depende da realização de concurso público.

As diretrizes para a descentralização do Licenciamento Ambiental foram aprovadas pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) esta semana. Elas estabelecem que os municípios interessados devem possuir equipe técnica com profissionais qualificados; devem ainda firmar convênio com a Cetesb; possuir Conselhos Municipais de Meio Ambiente deliberativos e paritários; e garantir ampla divulgaçã…
Imagem

Opinião

Linhas ocupadas

Editorial do Estadão
É material didático de primeira ordem para um curso introdutório de ciência política, quando se trata de explicar o conceito de patrimonialismo - a apropriação dos bens públicos por grupos enquistados em instâncias dos poderes de Estado -, descrever como o esquema funciona numa situação concreta e analisar a mentalidade dos envolvidos. O material são transcrições de telefonemas interceptados pela Polícia Federal, com autorização judicial, no curso da Operação Barrica. A investigação, por sinal, levou ao indiciamento, por lavagem de dinheiro, tráfico de influência e formação de quadrilha, do primogênito do presidente do Senado, o empresário Fernando Sarney, que cuida dos negócios da família no setor de comunicação. A nora do senador, Teresa Murad, e outros oito suspeitos também foram indiciados.

Na quarta-feira da semana passada este jornal revelou a existência de gravações nas quais Fernando, a sua filha Maria Beatriz e o senador José Sarney cuidam, a…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 23 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"AmBev leva multa recorde por concorrência desleal"

Cade condena empresa, que nega acusação, a pagar R$ 353 mi; cabe recurso

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência), órgão do governo, condenou a AmBev a pagar R$ 352,69 milhões por concorrência desleal. A empresa detém 68,9% do mercado de cervejas no Brasil.
É a maior multa aplicada pelo órgão contra uma empresa e supera todas as já determinadas por agências reguladoras no país. Ela equivale a 2% do faturamento bruto da AmBev em 2003, descontados os impostos.
O processo fora aberto em 2004, pela rival Schincariol. O Cade considerou que um programa de fidelidade da AmBev levou donos de bares a acreditar que, ao aderir a ele, teriam que vender apenas as marcas da empresa.
A AmBev pode recorrer no Cade e na Justiça. Em nota, a empresa, que nega prática desleal, disse ter recebido com "surpresa" a decisão e afirmou que, quando conhecer seu teor, avaliará as med…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Coluna do Moromizato

Copa do Mundo no Brasil – Projeto Ubatuba 2014

A CPI da Santa Casa de Ubatuba – Assistência Hospitalar

Maurício Moromizato
Dentro do tema que escolhi para produzir meus textos a partir de agora, ou seja, a oportunidade de aproveitar a copa do mundo no Brasil e desenvolver o projeto UBATUBA 2014, desenvolvi um roteiro em que o tema saúde seria abordado mais à frente. Os fatos, porém atropelam os planejamentos, com muita freqüência.

Como todos sabem, na semana passada tivemos aprovada a instalação da CPI da Santa Casa de Ubatuba, aprovada pelos nossos vereadores em sessão extraordinária. É o assunto do momento na política da cidade, e como a imprensa “chapa branca” não diz nada e nem investiga, as informações só chegam aos poucos e a poucas pessoas.

Mas agora, uma vez instalada, a CPI deixa de ser um desejo ou um reclamo de usuários insatisfeitos e da “oposição derrotada” e passa a ser uma obrigação dos nossos vereadores, principalmente levando em conta o sentimento reinante na cidade de que…
Imagem

Frases

“Sou um cara que tem saudades da juventude - não do tempo em que fui jovem, mas da juventude em si, do equilíbrio e da elasticidade do corpo, da força dos cabelos, o jato de urina forte, as ereções firmes, a alegria física da juventude”.

Caetano Veloso

Twitter
Imagem

Lá no cerrado...

Esquenta a frigideira de Sarney

Do Blog do Noblat (original aqui)
Logo mais, no Jornal Nacional, as gravações feitas pela Polícia Federal dos telefonemas que complicam mais ainda a permanência de José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado.

Twitter
Imagem

Acidente

Helicóptero, fotos dos destroços

Sidney Borges
As fotos postadas abaixo são de autoria de Ezequiel dos Santos, prestativo colaborador deste blog e ativo batalhador das causas da região sul de Ubatuba. Por telefone Ezequiel nos falou da destruição quase total do aparelho.

- Foi uma pancada e tanto, os ocupantes do helicóptero, João Verdi Carvalho Leite, presidente da Avibras, e sua mulher, Sônia Verdi, não tiveram a mínima chance.

Continuando o relato, Ezequiel informou que o local da queda é de dificil acesso e tem nevoeiro constante, o que dificulta a visibilidade. Mateiros da região encontraram os destroços e avisaram as autoridades.

Twitter
Imagem
Imagem

Frases

"Quem pergunta, é bobo por cinco minutos. Quem não pergunta, é bobo para sempre."

Confúcio

Twitter

Georges Braque

Imagem
Pintura - Fruteira e Cartas de Baralho (1913)

Braque parecia questionar o tempo todo os padrões artísticos convencionais. Na sua aldeia, por exemplo, ele costumava reduzir uma estrutura arquitetônica a uma forma geométrica próxima de um cubo – ou mais precisamente – a um prisma retangular. Quer dizer, a estrutura parecia ser tanto plana quanto ter três dimensões.

Ele e Picasso são indubitavelmente os criadores do Cubismo que tem como traços principais a geometrização das formas e volumes; a renúncia à perspectiva; a ausência do claro-escuro; o volume colorido sobre superfícies planas; a sensação de objetos esculpidos na pintura, às vezes recorrendo a colagens; cores austeras, do branco ao negro, passando pelo cinza, por um ocre apagado, ou um castanho suave.

O nome cubismo tem uma história conhecida: o pintor francês Henri Matisse fazia parte do júri da exposição do Salão de Outono de Paris, em 1908, onde estava exposto o quadro de Braque, “Maisons à l'Estaque”, que Matisse chamou de…
Imagem

Dinheiro voando

Recursos para Ubatuba

Sidney Borges
A propósito do release da Eletronuclear postado hoje no Ubatuba Víbora, com a retranca Central Nuclear, enviei a seguinte mensagem à empresa:

Exma. Coordenadora de Imprensa da Eletronuclear, Gloria Alvarez.

Acabei de postar no blog "Ubatuba Víbora" um texto de sua autoria. O título e o primeiro parágrafo estão reproduzidos abaixo.

Angra, Paraty e Rio Claro: foco dos investimentos socioambientais da Eletronuclear, em 2008

Em 2008 a Eletronuclear, investiu R$ 5.300.000,00 junto às prefeituras de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e outras entidades, nas áreas de esporte, educação, saúde, meio ambiente e cultura, bem como na realização de eventos na comunidade da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).

Eu gostaria da sua ajuda para entrar em contato com o setor da Eletronuclear responsável pelos investimentos junto às prefeituras. Ubatuba faz parte das cidades do entorno da CNAAA e teoricamente deveria ser beneficiada.

Atenciosamente,

Sidney …
Imagem

Central Nuclear

Angra, Paraty e Rio Claro: foco dos investimentos socioambientais da Eletronuclear, em 2008

Eletronuclear
Em 2008 a Eletronuclear, investiu R$ 5.300.000,00 junto às prefeituras de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e outras entidades, nas áreas de esporte, educação, saúde, meio ambiente e cultura, bem como na realização de eventos na comunidade da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).

Para o programa Fome Zero, do Governo Federal, por exemplo, foram investidos diretamente R$ 73.400,00 através de doação de cestas de alimento e celebrações, como a Semana da Cidadania Infantil e o Natal sem Fome. Já os investimentos realizados para garantir geração de empregos e renda chegaram a R$ 42.900,00.

Os setores de saúde e educação receberam, somente de incentivos diretos, R$ 45.200,00 e R$ 47.700,00, respectivamente. O setor cultural foi beneficiado com R$ 545.000,00; o meio ambiente com R$ 92.000,00; e a infra estrutura com R$ 92.000,00.

Já em convênios firmados com as prefeituras, a Elet…