Postagens

Mostrando postagens de Outubro 18, 2009

MC

O PAC dos traficantes

"A polícia não entra no Complexo do Alemão por causa das obras do PAC. Está todo mundo evitando tiroteio para não parar as obras do PAC. A bandidagem toda está indo para lá".

Diogo Mainardi
Em julho, no Morro da Chatuba, ocorreu um baile funk em homenagem a FB, o chefe do tráfico de drogas no Complexo do Alemão.

MC Smith cantou:"A festa do FB / está tipo Osama bin Laden"

No domingo passado, o Morro da Chatuba assistiu a mais um baile funk. Desta vez, os homens de FB comemoraram o abatimento de um helicóptero da PM. José Mariano Beltrame, a maior autoridade policial do estado do Rio de Janeiro, comparou o abatimento do helicóptero aos atentados terroristas de Osama bin Laden, nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001. MC Beltrame, inspirado em MC Smith, já pode animar um baile funk no Morro da Chatuba.

FB está longe de ser um Osama bin Laden. Os policiais comandados por José Mariano Beltrame sempre souberam onde ele se escondia. Dez dias antes q…
Imagem

Ubatuba em foco

Baba do Cupim

Fernando Pedreira
Olá Renato Nunes, que pena nossas propostas, nossas intenções, nosso trabalho, nossos sonhos... tudo a cada dia mais distante.

Mas agora vamos passar nossa experiência com a Baba do Cupim.

Primeiramente atente para o detalhe que disse o Renato, jamais conte ou queira qualquer participação da Prefeitura.

O Eng. Cleber, então Secretário de Obras do Zizinho, nos prometeu as máquinas e não cumpriu, alugamos então o Carro Pipa e o Pé de Carneiro e ficavam mais parados do que trabalhavam, pois dependiam das outras máquinas da prefeitura.

Nosso solo arenoso, portanto precisávamos de material do barreiro o que veio a piorar a situação.

Depois de pronto, “quase loucos”, as ruas viraram um sabão só.

Precisavam, portanto, de uma camada de pedrisco com asfalto, (cm30) acabou ficando do jeito que estava, apenas espalhamos areia para minimizar o problema.

A Sabesp apesar de nossa insistente pressão junto ao então Gerente Eng. Pedro Tuzino, para que se realizassem as ligações …
Imagem

Brasil

Falta rede de esgoto em casas de conjunto habitacional na Bahia

Obras de imóveis construídos com dinheiro público estão paralisadas. Prefeitura de Lauro de Freitas apresentou projeto para resolver problema.

Do G1, com informações do Jornal Nacional
Mais de R$ 4 milhões foram gastos em um conjunto habitacional em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. As casas foram construídas com dinheiro público e estão quase prontas, mas faltou o básico: rede de esgoto e estação de tratamento. Os moradores ainda não podem ocupar os imóveis.

Veja o site do Jornal Nacional

A obra começou há mais de 3 anos, mas está parada há 9 meses. O mato já cresce entre os prédios e a erosão se espalha pelo terreno. O conjunto habitacional é o retrato do abandono.
Leia mais

Twitter
Imagem

Poemas

NÓS...

Prof. Lourdes Moreira*

Nós somos vários nós
Somos encontros
Desencontros
No encararmos-nos
Nos olhos dos outros
Olhando os vários nós.

Nós que nos atam a nós
Em grandes nós que
Nos fazem inteiros
Em nós que trançados ficam
No olhar do outro
Em nós verdadeiros.

Nós que nos desnudamos
Em muitos nós
Que nos transformam
Fazendo de nossos nós
Nossos nós
Verdadeiros.

Oh! Façamos de nossos nós
Nós que nos entrelacem
Num grande laço que
Inteiro
Nos faça sempre
Verdadeiros.

Num olhar; num toque
Num entender;
Num compartilhar
Por vários nós
Que fiquem sempre...
Sempre inteiros.

*Poesia, classificada em 1º lugar no Concurso Literário da Fundart de 2008 na categoria Poesia Adulto.

Twitter
Imagem

É baba...

Como tapar buracos e chatear políticos

Renato Nunes
Para o Julinho Mendes, pro Sidney Borges, pro Luiz Moura e para todos que ultimamente escrevem indignados sobre nossos buracos viários, tenho uma sugestão a fazer. Podem existir outras, mas essa é a mais adequada para uma cidade que um dia pensou que o uso racional dos recursos da natureza fosse a salvação de sua economia e a marca promocional de sua identidade.

Pode parecer piada, mas a solução para os problemas da buraqueira das ruas de terra de Ubatuba está na baba dos cupins. Alguém já viu casa de cupim, aqueles morrotes duros que existem no meio dos pastos das fazendas pelo interiorzão do Brasil, se desmanchar depois de um bom pé d’água? Quando cai um toró no campo os raios derrubam mangueiras, a enxurrada carrega tudo que vê pela frente, desmancha casebres, cava valas fundas levando a terra pra dentro dos rios. Um estrago total. Depois da tormenta, o que sobrou inteiro? Os cupinzeiros.

Úmidos mas intactos. Estranho, né?

Intrigados c…
Imagem

Opinião

Associação ameaçada

Editorial do Estadão
Com a decisão de suspender as licenças automáticas para a entrada no Brasil de alguns produtos muito sensíveis no comércio com a Argentina, o governo brasileiro começa a responder com mais eficácia às sucessivas medidas de proteção colocadas em prática pelo governo da presidente Cristina Kirchner para conter a entrada de produtos brasileiros em seu país.

De nada têm adiantado as concessões na área comercial e os esforços diplomáticos do governo brasileiro para preservar o que chama de parceria estratégica do Brasil com a Argentina, pois, diante de qualquer problema na balança comercial, o governo argentino vem adotando medidas protecionistas sem fazer nenhuma distinção entre seu parceiro estratégico e os demais países.

Desde quando, por causa da crise mundial, o governo Kirchner ergueu novas barreiras às importações, com o objetivo de "preservar a indústria nacional e os empregos dos argentinos", os produtos brasileiros vêm perdendo espaç…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 24 / 10 / 2009

Folha de São Paulo
"Compra de ações por estrangeiros é a maior em 62 anos"

Mês de outubro já concentra pelo menos 40% de todo o investimento em papéis de empresas brasileiras no ano

O investimento estrangeiro em ações de empresas brasileiras atingiu em outubro o maior valor registrado desde 1947, início da série histórica. A uma semana do fim do mês, o BC já registrou transações superiores a US$ 13 bilhões – mais de 40% do dinheiro direcionado para esse mercado em 2009. O valor está influenciado pelo lançamento de ações do Santander Brasil, a maior operação desse tipo realizada no ano em todo o mundo. Cerca de um terço do dinheiro total não chegou a entrar no país, pois se refere às compras de papéis de empresas nacionais negociadas na Bolsa de Nova York. O aumento no fluxo de dólares para esses investimentos no Brasil motivou o início da cobrança de 2% de IOF sobre o capital externo. O FMI (Fundo Monetário Internacional) respaldou a decisão do governo com…
Imagem

Nossas ruas

Problema com solução

Sidney Borges
Em Ubatuba há um bairro que optou por manter as ruas sem pavimentação asfáltica ou de bloquetes. Os moradores preferiram ruas de terra. Estou me referindo ao elegante Tenório, que tem belas casas e uma das praias mais bonitas do nosso litoral. Por ser fechado e por não ser permitida a entrada de carros de não moradores as ruas têm tráfego reduzido e necessitam de pouca manutenção. O Bairro Jardim Ressaca também é fechado. Mas é um bairro em desenvolvimento com muitas casas em construção. Isso faz com que o tráfego se situe acima do usual dos moradores, inclusive com a passagem de caminhões carregados. Apesar das chuvas incessantes não são todas as ruas que se apresentam esburacadas, algumas mantém condições razoáveis. O problema mais grave está situado entre a guarita e o campinho e seu entorno e entre a guarita e a estrada. Com a entrada em serviço da ponte, que esperamos aconteça brevemente, parte do problema estará resolvido, mas o trecho entre a gu…
Imagem

Violência

Para especialistas, helicópteros não deveriam ser utilizados em confrontos

Policial sugere tanque autovedante, que não derrama combustível. Segundo eles, balas traçantes podem ter sido motivo de fogo em aeronave.

Alícia Uchôa Do G1, no Rio
Helicópteros não deveriam ser utilizados em confrontos diretos entre policiais e traficantes. Essa é a opinião de alguns especialistas, que acreditam que a aeronave deveria servir apenas para apoio tático de operações em terra. Há ainda quem sustente que um tanque de combustível autovedante, que se fecha sozinho depois de perfurado, poderia amenizar chances de fogo no ar. “O helicóptero é feito pra dar apoio. Em média, ele sozinho substitui 37 viaturas em terra, mas é feito para orientar por onde a equipe de terra pode ir. Não tem que entrar em combate pra não cair, não é aconselhado. É uma sinuca de bico”, afirma o especialista em segurança de voo, Douglas Machado, que aponta algumas vulnerabilidades deste tipo de aeronave em conflitos armados.

"O…

Surrealismo lulista

Imagem

Artigo

Erro de Pessoa

Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa (original aqui)
Quando uma vez, há muitos anos, ouvi falar que os casamentos podiam ser dissolvidos por erro de pessoa, no civil e no religioso, pensei que fosse o seguinte: você se casava com o João, mas a certidão, por erro do cartório, saia em nome do José. Que nada, como todos sabem, é negócio muito mais complicado do que um simples engano.

É erro de pessoa mesmo. Erro essencial de pessoa, é a expressão correta. É quando um dos nubentes verifica que a verdadeira identidade do outro pode causar dificuldades para a convivência em comum, tornando insuportável a vida de casados.

Não sou advogada e quando me ocorreu que é isso que ando sentindo, já passava de meia-noite e não podia incomodar os amigos advogados para perguntar mais detalhes. Espero que minha explicação do que é erro essencial de pessoa esteja correta e, se não estiver, que me corrijam; aprender é das coisas mais prazeirosas que existem.

Pois é assim que me sinto em rela…
Imagem

Nossa língua

Excesso pode ser falta

Sidney Borges
Observem, caros leitores, a frase abaixo:

Há alguns anos atrás, pavimentação e rede coletora de esgoto no interior era algo realmente raro...

Está errado. Até dá para entender o raciocínio, mas falta elegância, estilo. O verbo haver é suficiente para denotar a passagem do tempo. O uso do advérbio atrás é um mero adorno. A combinação redunda em erro.

Ficaria melhor assim;
Há alguns anos, pavimentação e rede coletora de esgoto, no interior, era algo realmente raro...

Ou então assim:
Alguns anos atrás, pavimentação e rede coletora de esgoto, no interior, era algo realmente raro...

Como os leitores podem perceber, o excesso de palavras, em certas situações, pode representar falta. Nem vou comentar a pontuação. Essa gramática!

Twitter

Tecnologia

Imagem
ADB-1, nasce o dirigível brasileiro

Divulgação
A empresa Airship do Brasil anuncia o primeiro voo público do dirigível modelo ADB-1, no dia 8 de setembro de 2009, às 19 horas e 50 minutos. O vôo ocorreu na sede da empresa Engevix S.A. localizada em Alphaville, na grande São Paulo.

Além da Engevix S.A., uma das maiores empresas de engenharia consultiva no Brasil, fazem parte do consórcio que compõe a Airship, a Transportes Bertolini Ltda. e a Mira Transportes, ambas do setor de logística e transporte de cargas, com foco de atuação no Norte (Amazônia) e Centro-Oeste, respectivamente.

Após estudos de viabilidade realizados pela equipe técnica durante mais de nove meses, o projeto ADB-1 pôde começar a ser efetuado na prática. Seu primeiro voo experimental ocorreu no dia 8 de setembro de 2009 às 2 horas e 45 minutos no hangar da USP em São Carlos - Campus 2.

O dirigível ADB-1, modelo com 4m de comprimento e 2,2 m3 tem a finalidade primária de ser um testbed para ensaios de configuração, de p…

Lazer

Esquadrilha da Fumaça se apresenta neste sábado no aeroporto de Guaratinguetá

Acontece neste sábado, em Guaratinguetá, o evento "Portões Abertos", em comemoração à Semana da Asa.

A principal atração do evento será a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Além disso, haverá exposição de aeronaves, saltos de para-quedistas, rapel, ações preventivas de saúde e saúde bucal, atividades para crianças e informações sobre como ingressar na Força Aérea Brasileira.
As atividades acontecerão no aeroporto Edu Chaves, a partir das 13h. A apresentação da Esquadrilha da Fumaça está prevista para as 15h30. A entrada é gratuita. (valedoparaíba.com)

Twitter
Imagem

Região

Usinas nucleares realizam exercício do plano de emergência

Eletronuclear
Foi realizado hoje (22), O Exercício Geral do Plano de Emergência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), onde estão localizadas as usinas Angra 1 e Angra 2, controladas pela Eletronuclear, em Angra dos Reis (RJ). O Exercício transcorreu com tranquilidade, contando com a participação de 1000 pessoas, incluindo as organizações envolvidas e a população voluntária. Também estiveram presentes 13 peritos e observadores que exercem atividades na área nuclear em países como Peru, Uruguai, México, Guatemala, Chile, Cuba e Equador.

Pela primeira vez, a simulação aconteceu sob a coordenação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), órgão central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). O ministro chefe do GSI/PR, general Jorge Armando Félix, acompanhou as atividades ao lado do presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva.

O ministro declarou q…
Imagem

Ubatuba em foco

Ressaca em questão

Sidney Borges
Ontem recebi um e-mail contendo o texto abaixo, proveniente da AALUSIR, associação de moradores do Sítio Ressaca, bairro no qual resido. O povo reclama, não está satisfeito, isso é público e notório, basta dar uma volta, conversar com os moradores e sentir o clima. Penso que é uma questão de diálogo, conversando sempre haverá a possibilidade de entendimento.

Boa tarde!

Estaremos editando nosso blog ainda hoje, para apresentar a situação de descaso e abandono que encontra-se o Bairro da Ressaca. http://sitioressaca.blogspot.com/

Temos feito inúmeras viagens á Secretaria de Obras, a Câmara de Vereadores, a Prefeitura, sem conseguir sensibilizar a atual administração sobre nossas dificuldades, nossas necessidades, nossos direitos.

Cabe aqui, UM APELO À TODOS:

Vamos participar !!!! Vamos nos mobilizar de verdade!!!!! Senão não haverá mudança e tudo fica e ficará cada vez pior !!!! Nós pagamos impostos, temos que cumprir as leis e as regras. Fazemos a nosso parte…
Imagem

Coluna do Celsinho

Asas

Celso de Almeida Jr.
O 23 de outubro, dia do Aviador, representa uma homenagem ao voo que Santos-Dumont realizou com o seu 14 Bis, na França, em 1906.

Aproveito o significado da data para anunciar que o Colégio Dominique acaba de criar o Núcleo Infanto Juvenil de Aviação – NINJA, numa parceria com o Aeroclube Regional de Taubaté e a Escola de Aviação Civil de Taubaté (EACT).

Sob a coordenação do professor Lemar Gonçalves (ex-piloto da FAB, 1º aluno da Academia da Força Aérea e um dos fundadores do Esquadrão Pelicano), o NINJA tem como objetivo despertar em nossos jovens o interesse pelas atividades aeronáuticas.

O trabalho está dividido em quatro níveis:

Alunos entre 10 e 12 anos: atividades lúdicas ligadas a aviação.

Dos 13 aos 15 anos: primeiros conceitos teóricos, experimentação,visitas a instituições aeronáuticas regionais.

Dos 16 aos 17 anos - Enfoque mais profissionalizante – Síntese da teoria exigida para piloto privado.

A partir dos 18 anos – Encaminhamento para a EACT.

O início …
Imagem

Opinião

Rumo a Copenhague pisando em ovos

Washington Novaes
Que significará exatamente a afirmação do presidente da República (Estado, 24/9) de que o Brasil está disposto a discutir metas e compromissos de reduzir suas emissões de poluentes que contribuem para mudanças climáticas? Significará assumir compromissos obrigatórios no âmbito da Convenção do Clima, em Copenhague, em dezembro - compromissos que até agora tem recusado? E, se aceitar, como ficará sua posição perante os demais países emergentes, que até aqui se recusam a assumir esses compromissos, por entenderem que eles devem caber aos países industrializados, que emitem há muito mais tempo e, até há pouco, em maior volume?

Terão o mesmo sentido afirmações do ministro do Meio Ambiente de que o Brasil quer assumir compromissos "externos e obrigatórios" de reduzir o desmatamento na Amazônia em 80% até 2020? Segundo o ministro Carlos Minc (Estado, 25/8), o Brasil assumirá metas de redução, mas cobrará recursos, parcerias e tecnolo…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 23 / 10 / 2009

Folha de São Paulo
"Bolsa chora de barriga cheia, diz Mantega"

Ministro defende taxação e afirma que, antes do governo Lula, Bovespa não tinha "expressão econômica"

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu a taxação do capital externo e afirmou que os dirigentes da Bolsa "estão chorando de barriga cheia" e não podem pensar só no "seu umbigo". Mantega se reuniu com o presidente da Bovespa, Edemir Pinto, que critica os 2% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) cobrados sobre o investimento estrangeiro em ações. "Tínhamos antes uma Bolsa diminuta, pequena, sem expressão econômica. Hoje é uma das maiores e melhores do mundo, e isso se deve às ações do governo Lula"; declarou Mantega. Para o ministro, se o governo ficasse de braços cruzados, o real se valorizaria a "ponto de o dólar valer R$ 1,30, R$ 1,40". E quem aposta "na queda contínua do dólar pode quebrar a cara". Mantega afirmou…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Deu em O Globo

Professor terá de ter curso superior

Projeto aprovado na Câmara torna obrigatório diploma universitário até para trabalho em creches

De Bernardo Mello Franco:
A Câmara dos Deputados aprovou ontem à noite projeto que torna obrigatório que todos os professores do ensino básico tenham diploma universitário e licenciatura.

Hoje, a regra aprovada pelos deputados seria cumprida por apenas 61,6% dos professores do ensino básico.

De acordo com dados do Censo 2007, citados este ano em estudo do MEC, o país tem 1,88 milhão de professores nessa faixa, sendo que 1,28 milhão tem ensino superior completo e 1,16 milhão concluiu a licenciatura, formação adequada para atuar na educação básica.

Para atender à nova exigência, seria necessário reforçar a formação de 722 mil professores que já estão nas salas de aula. O Brasil tem 53,2 milhões de alunos na educação básica, sendo 7,1 milhões na rede privada e os demais em creches e escolas públicas.

Aprovada em 1996, a Lei de Diretrizes e Bases estabeleceu prazo …
Imagem

Mídia

Hay gobierno?

Sidney Borges
Criticar é preciso, mas há limites. Há quem só pense em criar embaraços aos que detém o poder. Exatamente o que os petistas faziam antes de virar vidraça. O governo vai dar oportunidade aos brasileiros de acessar o universo mágico da internet. Dará chance aos cidadãos, ou como diria Lula, aos companheiros, de acessar páginas com ironias virulentas como a postada abaixo. A violência não foi inventada no governo Lula, nem no período de FHC, foi gestada em 400 anos de exploração de mão de obra escrava.

A vida ao vivo
Nota publicada no site: www.claudiohumberto.com.br
O governo planeja banda larga para todos os brasileiros até as Olimpíadas de 2016, num projeto de R$ 10 bilhões. Que maravilha ver, em tempo real, as disputas no Rio - dos traficantes, inclusive.

Twitter
Imagem

Brasil

Dinheiro e impostos

Sidney Borges
O governo está cobrando 2% dos aplicadores externos. No primeiro momento as bolsas recuaram e o dólar subiu. Ninguém deve se alarmar, passado o espanto da novidade tudo voltará ao normal. Dólares continuarão entrando e o governo vai arrecadar uma graninha extra com o novo imposto. Imposto aos gringos. E o dólar vai continuar em queda.

Melhor taxar o capital volátil dos especuladores internacionais do que criar impostos para a combalida classe média de olhos azuis pagar.

Quanto ao valor baixo do dólar, motivo de apreensão dos exportadores, não existe razão para alarme. Há que se pensar globalmente. O dólar está caindo em todos os rincões, ainda que em relação ao real o declínio seja mais acentuado. O impacto do real forte não acarretará tantos prejuízos como gostariam as vivandeiras de catástrofes.

Twitter
Imagem

Comunicação

Ubatuba participa da 1ª Conferência Regional de Comunicação

Rui Grilo
Com a participação de mais de 50 pessoas, vindas de sete cidades, a 1ª Conferência Regional de Comunicação – Confecom Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, sediada em Jacareí, definiu cerca de 20 propostas a serem apresentadas na etapa estadual e, posteriormente, na nacional. A Confecom contou com representantes de Jacareí, Taubaté, Ubatuba, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Cachoeira Paulista e São Paulo.

Realizada no sábado, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a Confecom teve como tema geral “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”. Após uma breve apresentação dos subtemas -- “Mídia e Educação”, “Mídias Comunitárias e Populares”, “Democratização da Comunicação” e “Controle Público” --, os participantes foram divididos em grupos para discutir e formular as propostas.

Entre os destaques, foi aprovada por unanimidade uma moção de repúdio ao govern…
Imagem

Acontece em Ubatuba

Observação de aves: ciclo de palestras

O ciclo de palestras do IV Festival de Observação de Aves de Ubatuba será realizado no Anchieta Café, rua Tamoios, 64, Centro

Programação

• 22 de outubro - quinta-feira

19 horas
Aves - conservação e educação ambiental
Paula Baldassin - Aves marinhas - recuperação e reintrodução
Thiago C. Leite - Renctas - tráfico de animais
Fernando Novaes - Arborização urbana como atrativo de aves
Andrea M. Giannini Santana- Aves na educação

• 23 de outubro – sexta-feira

Das 14 às 17 horas
Encontro de professores que trabalham com o tema aves em sala de aula
Martha Argel

19 horas
Aves - pesquisa e turismo
Rick Simpson - Turista estrangeiro em Ubatuba
Martha Argel - Educação ambiental com o tema Aves
Dimitri Matoszko - O receptivo em Ubatuba

• 24 de outubro - sábado

16 horas
Observação de aves na região
Beatriz Lopes - São SebastiãoMarcelo Dutra - Ilhabela
Sylvia Jungnhanel - Paraty
Carlos Rizzo - Ubatuba
Patrícia Maciel - Agenda 21
Geny Paioletti - Turismo Rural

18 horas
A atividade de ob…
Imagem

Opinião

Bilhões para a campanha

Editorial do Estadão
O governo e seus aliados continuam trabalhando energicamente para montar um bom orçamento de campanha, feito sob medida para a gastança eleitoral do próximo ano. Para facilitar a execução da tarefa, os governistas conseguiram entregar a relatoria da proposta orçamentária ao senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo. O esforço tem produzido resultados admiráveis. Jucá propõe acrescentar R$ 14,76 bilhões à previsão de receita. Se a ideia for aprovada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá mais dinheiro para investir nas candidaturas de seu interesse, a começar, naturalmente, pela da ministra Dilma Rousseff, se ela se mantiver na corrida.

O governo tem recorrido a dois expedientes para ampliar a gastança em 2010. Um deles é a redução da meta fiscal. Ao descontar do cálculo do superávit primário os principais programas de investimentos, o Executivo de fato aumenta suas possibilidades de gastos. Formalmente manterá o compromisso de obte…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 22 / 10 / 2009

Folha de São Paulo
"No Brasil, Cristo teria de se aliar a Judas, diz Lula"

Para presidente, governar sem coalizão é algo 'fora da realidade política'

Em entrevista exclusiva, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que nenhum dos vencedores das eleições de 2010 poderá fazer um governo "fora da realidade política". "Se Jesus Cristo viesse para cá e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão." O presidente afirmou não ter relações de amizade com políticos acusados de corrupção e classificou a manutenção de José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado como "questão de segurança institucional". Lula defendeu, ainda, a candidatura de Dilma Rousseff (Casa Civil) e disse não ver nada de errado na participação da ministra em visitas a obras. Para o presidente, a imprensa tem de "informar", não fiscalizar o poder: "Para ser fiscal, tem Tribunal de C…
Imagem

Sociedade

Especialistas pedem pesquisas para que Estado possa combater crack

Portal da Câmara (original aqui)
Especialistas da área de redução de danos cobraram mais pesquisas para que o Brasil consiga desenvolver políticas eficazes no combate às drogas, especialmente o crack. Para alguns técnicos que participaram do seminário sobre o assunto promovido nesta quarta-feira pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, a pesquisa feita no Brasil é elitista e precisa de mais recursos para obter informações precisas sobre essa droga. Dados apresentados no evento mostram que o consumo do crack deixou de ser um problema das grandes cidades para impactar também o atendimento à saúde dos municípios menores.

"Nos últimos oito anos, houve mudanças no modo de apresentação do crack, que começa a afetar a população da classe média", declarou o coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado. Para ele, é importante que o sistema de saúde assuma "de maneira clara" a r…
Imagem

Cassados, mas não cassados. Entendeu?

Vereadores cassados ganham direito a continuar no cargo

Por Flávio Ferreira e Fernando Barros de Mello, na Folha
O juiz Aloisio Sérgio Rezende Silveira, da 1ª Zona Eleitoral, suspendeu ontem a aplicação da pena de cassação de três vereadores de São Paulo até o julgamento do recurso apresentado pelos acusados ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, em 2ª instância. A medida deve ser estendida a outros dez condenados.

Anteontem, Silveira determinou a perda de mandato de 13 vereadores, em 1ª instância, pelo recebimento de doações da AIB (Associação Imobiliária Brasileira) na eleição de 2008.Os legisladores Abou Anni (PV), Adilson Amadeu (PTB), Wadih Mutran (PP) apresentaram seus recursos ao próprio juiz Silveira. No despacho em recebeu as peças de defesa, o juiz indicou que a suspensão dos efeitos da sentença deve ocorrer porque o caso tem ligação com a prestação de contas dos candidatos, e nesses casos a apresentação de recurso interrompe a aplicação de penas.

Essa regra entrou …
Imagem

Ubatuba em foco

Sobre buracos e conexos

Julinho Mendes faz alguns questionamentos dirigidos a mim em matéria publicada no "O Guaruçá", cujo texto pode ser obtido aqui. Respondo.

Sidney Borges
Caro Julinho. Eu não sei se a comunidade da Ressaca gostaria de ter o bairro pavimentado. Talvez a ligação da ponte até o campinho de futebol e da ponte até o trevo sim, aliás a ponte embora não esteja totalmente pronta já pode ser utilizada. Pessoalmente sou a favor de que o piso seja mantido como está, no entanto não descarto a pavimentação com bloquetes. O inconveniente da falta de pavimentação é que alguns trechos precisam de manutenção constante.

A rua mostrada nas fotos publicadas na revista "O Guaruçá" e republicadas no Ubatuba Víbora, (aqui) já apresentava problemas antes do período chuvoso que, felizmente, parece ter se encerrado hoje com uma bela manhã ensolarada.

No local existe uma depressão que acumula água e forma um lamaçal intransponível para pedestres. Nesse caso as "briga…
Imagem