Postagens

Mostrando postagens de Junho 17, 2007
Imagem

Companheiros

Lula deseja boa sorte a Renan, mas 'lava as mãos' na crise

Senador avisou que enfrentaria situação, que classificou de 'calvário', até o fim

Vera Rosa, do Estadão
BRASÍLIA - O governo lavou as mãos e não moveu uma palha para ajudar na quarta-feira, 20, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no Conselho de Ética. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou para Renan e lhe desejou boa sorte, mas nada fez pelo aliado. Renan disse a Lula que enfrentava um ´calvário´, mas o avisou que não renunciaria ao cargo.
Embora o Planalto avalie que a situação do senador é muito complicada, vai aguardar a evolução do episódio antes de buscar nomes para apoiar numa possível sucessão no Senado. É conhecida a lentidão do presidente, no meio político, para tomar iniciativas desse porte. Na disputa pelo comando da Câmara - que confrontou dois aliados, também em fevereiro -, demorou mais de um mês para chamar Aldo Rebelo (PC do B-SP) e perguntar se ele aceitaria retornar ao go…
Imagem

Saúde

COMUS-UBATUBA Aprova os dois comunicados do Conselho Gestor da Santa Casa

Os dois comunicados feitos à comunidade pelo Conselho Gestor da Santa Casa foram apresentados ao COMUS-UBATUBA. Esses comunicados à população foram feitos para o esclarecimento da população sobre o projeto de reconstrução e profissionalização da Santa Casa. O primeiro refere-se a profissionalização da Santa Casa e sobre a razão do progresso dos trabalhos realizados pelo consultor Alvaro Mesquita Spínola e a Consaude, empresa especializada em assessoria e projetos de desenvolvimento hospitalar, criando e desenvolvendo uma equipe de gerência que está participando desse trabalho de reconstrução da Santa Casa.
Em reunião realizada no dia 12 de junho de 2007 foi feita a prestação de contas ao Conselho Gestor da Santa Casa e ao Interventor Municipal sobre esses trabalhos e foram dados os esclarecimentos sobre o real motivo da saída do Sr. Alvaro Spínola. O segundo comunicado foi sobre o projeto de revitalização e mod…
Imagem

Reflexões poéticas

Povo? Por que a tudo se cala?

Povo! Onde está que não vê,
Os olhos da cidade entristecer?
Povo! Não sentes no ar?
O escárnio do Poder
a nos desanimar?

Povo! Onde permanece escondido?
Não vê teus sonhos destruídos?
O cidadão a contar moedas para o pão?
Não vê que foram enganados por
aqueles que pregavam a União?

Povo! Porque a tudo se cala?
Onde estão teus ideais, tua bravura?
Por que deixa reinar a ditadura?
Ou a loucura de homens sem razão?

Povo! Também não ouve os rios
Que reclamam de tanta poluição?
Que o mar está raivoso com
tantas praias sujas e tamanha
desconsideração?

Povo! Está dormindo?
Acorda! A cidade é tua!
São tuas, todas as ruas,
e cruas ainda estão, as
idéias de transformação.

Kátia Vicente
katiae.vicente@yahoo.com.br
Imagem

Pizzaria Brasil

Renan ameaça contar podres de senadores

De Kennedy Alencar e Fernando Rodrigues na Folha de S. Paulo, hoje:
"Abandonado pelo Palácio do Planalto e por parte dos senadores aliados e oposicionistas com os quais ele mantém boa relação pessoal, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), jogou duro nos bastidores ontem. Ameaçou revelar fatos incômodos para colegas e paralisar a articulação política do governo.
A Folha ouviu de um dos últimos aliados fiéis de Renan que o senador pretende seguir até o final na cadeira de presidente da Casa, sem se licenciar ou renunciar. O alagoano já está, aos poucos, revelando reservadamente fatos desabonadores de colegas do Senado.
Pelo menos dois casos específicos são citados por Renan. Primeiro, o de um senador que teria viajado com a namorada para os Estados Unidos com as diárias do casal pagas pelo Congresso. Outro líder partidário teria uma dívida de R$ 50 milhões com um banco estatal.
A frase-síntese das ameaças de Renan é uma metáfora alusi…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 21 / 06 / 2007

Folha de São Paulo:
"Laudo da PF complica atuação de Renan"
O Conselho de Ética do Senado se recusou a votar o arquivamento do processo contra Renan Calheiros (PMDB-AL), alegando haver dúvidas sobre a veracidade dos documentos apresentados pela defesa. Perícia da PF questiona a maioria dos papéis encaminhados pelo peemedebista para comprovar a venda de gado. Senadores exigiram a ida dele ao conselho.
Abandonado pelo Palácio do Planalto e por parte dos senadores aliados e oposicionistas com os quais ele mantém boa relação pessoal, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), jogou duro nos bastidores ontem. Ameaçou revelar fatos incômodos para colegas e paralisar a articulação política do governo. (...)


O Globo:
"Renan já responde a processo de cassação"
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que há quase um mês tenta provar que usou recursos próprios, e não de uma empreiteira, para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com…
Imagem

Turista de respeito

Elefante-marinho em Ubatuba

O elefante marinho que apareceu dia 18 em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, foi visto ontem, dia 19/06, as 7h00 no Saco da Ribeira, local onde foi avistado pela primeira vez e as 16h00 na praia do Itaguá, região central. Baseados na ocorrência anterior e em aspectos comportamentais dessa espécie, os técnicos do Aquário de Ubatuba e do Instituto Argonauta suspeitam que o mesmo esteja buscando um local para descanso. No período da manhã essas duas instituições se reuniram com representantes da Polícia Ambiental, do IBAMA e da Prefeitura Municipal de Ubatuba a fim de organizar a logística de monitoramento da ocorrência, a exemplo do que foi realizado ano passado. Em agosto de 2006 um exemplar macho da mesma espécie, Mirounga leonina, permaneceu por 12 dias em Ubatuba, e as instituições realizaram uma operação de monitoramento e isolamento que resultou em sucesso, quando o animal após trocar de pelo e descansar, foi embora sozinho.
O Instituto Argonauta e o Aq…
Imagem

Pizzaria Brasil

Ou cai o senador, ou 'cai a Casa'

Editorial de O Estado de S. Paulo de hoje
Depois do vexaminoso espetáculo proporcionado na segunda-feira pela tropa de choque do presidente do Senado, Renan Calheiros, no Conselho de Ética - e da avalanche de notícias que reduziram a pele e ossos a sua versão pastoril para a origem da pecúnia com que teria pago os seus débitos extraconjugais -, duas certezas ficaram claras. A primeira é que o Conselho já não tem como absolvê-lo, dando por findos hoje mesmo os trâmites do simulacro de processo aberto contra ele, a contragosto, por quebra de decoro parlamentar. A segunda é que o réu - cujos pares em momento algum tiveram a compostura de tratar como tal - perdeu por inteiro as condições morais e políticas para permanecer na direção do Senado.
Do contrário - permita-se o jogo de palavras - a Casa cairá estrepitosamente perante a opinião pública, completando o mais recente ciclo de desmoralização do Congresso Nacional, inaugurado com o mensalão, agrav…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 20 / 06 / 2007

Folha de São Paulo:
"Pressão contra Renan aumenta no Congresso"
Cresceu a pressão no Senado para que Renan Calheiros (PMDB-AL) se afaste da presidência da Casa. O Conselho de Ética vota hoje o relatório do processo sobre a origem de recursos para quitar despesas pessoais de Renan, mas até o PMDB acha inviável liquidar o caso. A PF entregou o resultado da perícia nos documentos apresentados pela defesa. (...)

O Globo:
"Código de Trânsito não resiste a uma década de impunidade"
O Instituto Nacional de Criminalística, da PF, deixou ainda mais difícil a situação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao apontar indícios de irregularidades nos documentos entregues por ele para tentar provar que não usou recursos do lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, para pagar despesas pessoais. Foram encontradas notas fiscais fora da seqüência e rasuras em registros de venda de bois.
A situação de Renan é considerada insustentável …
Imagem

Em fogo brando...

Planalto já cogita queda de Renan Calheiros da presidência do Senado

KENNEDY ALENCAR Colunista da Folha Online
O cenário de queda de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado passou a ser cogitado no Palácio do Planalto. Até a semana passada, prevalecia a avaliação de que Renan se enfraqueceria, mas permaneceria no comando da Casa.
Desde as revelações do repórter Fernando Rodrigues, no último dia 13 (acesso só para assinantes da Folha e do UOL), a respeito do alto valor da arroba dos bois de Renan, e da reportagem do "Jornal Nacional" questionando a lisura de suas operações de venda de gado, a situação do presidente do Senado voltou a se complicar. Gravemente, na opinião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem sido "solidário à distância", nas palavras de senadores aliados que estiveram com o petista.
Leia mais
Imagem

Aquele do sotaque...

Posse de Mangabeira Unger causa pedido de demissão de secretário

O coronel Oswaldo Oliva Neto, secretário-geral do NAE (Núcleo de Assuntos Estratégicos), pediu demissão ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Oliva Neto ficou contrariado com a escolha de Roberto Mangabeira Unger para a Secretaria Especial de Planejamento Estratégico, que englobará o NAE.
Desde o tempo em que o NAE esteve sob comando de Luiz Gushiken, Oliva Neto trabalhou num projeto de longo prazo para o País, com metas para o ano de 2022, bicentenário da Independência.
Com a escolha de Unger, o coronel, que é irmão do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), disse ao presidente que achava que perdia sentido sua permanência no posto.
A posse do filósofo acontece hoje, no Palácio do Planalto, após três adiamentos e uma série de complicações. Lula adiou o quanto pôde a cerimônia, na espera de uma saída para retirar a nomeação do professor de Harvard, mas não teve êxito. A indicação foi feita em abril, patrocinada pelo vic…
Imagem

Opinião

“Postos e posturas”

Corsino Aliste Mezquita
Visitamos o local e o canteiro de obra onde, supostamente, será construído “posto de gasolina”. O local, a menos de cinqüenta metros da rotatória de Taubaté e dentro do trecho de jurisdição do DNIT, ao nosso ver de leigo no assunto, é inadequado e prejudica, irremediavelmente, o transito da rua Prof. Thomaz Galhardo, na entrada da cidade, a ciclovia e a vizinhança.
Imagino a desvalorização dos imóveis, no seu entorno, a constante poluição com os gases do petróleo e os perigos com a localização daquela bomba de efeito retardado no pé da cama das moradias da vizinhança. Quem pagará esses prejuízos?
Não surpreende, nestes tempos de máfias de combustível, alguém queira construir um posto de gasolina na entrada principal da cidade, mesmo que estrangule o transito e prejudique toda a sociedade. O local é visível, de grande movimento de veículos e pode existir o intuito de fazer uma concorrência desleal àqueles, que nas proximidades, estão instalados j…
Imagem

Saúde

O caminho para a nova Santa Casa

Continuando a atividade de assessoria e colaboração em comunicações pelo Conselho Gestor da Santa Casa com a Administração da Santa Casa e mantendo a parceria que se observou durante a gestão de Alvaro Spínola, o Conselho Gestor comunica à comunidade que já foi depositado em conta da Santa Casa o valor de R$ 400.000,00, resultante do acordo entre a Santa Casa e o Banco Banespa, valor que, somado a verba de R$ 100.000,00 obtida pelo deputado Padre Afonso, deverá ser aplicado no projeto de reforma e modernização das instalações antigas da SC , no piso térreo que,após muitos anos sem uma efetiva manutenção, colocam em risco o processo de controle de infecções hospitalares.
Este projeto, que é condição para o sucesso do plano de desenvolvimento da Sta Casa, teve o apoio da empresa de consultoria CONSAUDE do Dr. Arthur Chioro, especializada em profissionalização de gestão hospitalar, o que tem sido um dos fundamentos do sucesso alcançado até agora, a qual tem…
Imagem

Pizzaria Brasil

Laudo da polícia compromete defesa de Renan

De Andréa Michael na Folha de S. Paulo, hoje:
"O laudo elaborado pelo INC (Instituto Nacional de Criminalística), órgão da Polícia Federal, compromete a versão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao apontar conflito entre as datas nas quais ele teria vendido lotes de gado e aquelas em que há registro de ingresso em suas contas bancárias do valor obtido com a transação comercial.
Para evitar ser processado, Renan apresentou documentos com o objetivo de comprovar licitude e suficiência de rendimentos por meio dos quais pagou pensão alimentícia nos últimos anos para uma filha que teve fora de seu casamento.
Entre os papéis há notas fiscais e GTAs (Guias de Transporte de Animais), documentos usados por Renan para justificar, no Conselho de Ética, que a venda de gado de sua propriedade em Murici (AL) serviu como fonte de recursos legítimos para o pagamento da pensão.
Feita a análise pelos peritos do INC, que trabalharam em Maceió …
Imagem

Locais

Imagem
Ponte do Monte Valério

Após encaminhar denúncia ao Ministério Público sobre as péssimas condições da ponte de acesso à Escola Municipal Aguinaldo Salinas do bairro do Monte Valério, a prefeitura deu início as obras de melhorias no local. O vereador Charles Medeiros havia encaminhado em março deste ano indicação com fotos detalhadas das condições precárias da ponte à prefeitura para que realizasse as devidas providências.
“A ponte se encontrava em péssimas condições e oferecia perigo a todos, principalmente aos alunos, já que é passagem obrigatória à escola da localidade, minha solicitação ocorreu a pedido das mães, que estavam bastante preocupadas com a segurança dos seus filhos, como desde de março nenhuma atitude foi tomada, encaminhei denúncia ao Ministério Público”, afirma Charles Medeiros.
Fonte: Assessoria Charles Medeiros
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 19 / 06 / 2007

Folha de São Paulo:
"Relator sai; Senado volta a adiar votação sobre Renan"
Ante a resistência de parte do Conselho de Ética em arquivar o processo contra Renan Calheiros sem uma perícia conclusiva dos documentos da defesa, o presidente do órgão, Sibá Machado, adiou a votação de hoje para amanhã. Renan é acusado de ter tido gastos pessoais pagos por lobista. Epitácio Cafeteira, que era o relator, pediu afastamento alegando problema de saúde.

O Globo:
"Crimes crescem, mas Rio investiga cada vez menos"
Apesar dos crescentes índices de violência no estado, o número de processos caiu em 28 das 88 varas criminais fluminenses, segundo levantamento do Tribunal de Justiça do Rio entre 2005 e 2006. Caso esse ritmo continue, algumas varas correm o risco de fechar nos próximos anos, por falta de réus a serem julgados. A aparente contradição tem uma explicação, segundo o desembargador Geraldo Prado, ex-titular da 37ª Vara Criminal: a incapacidade da políc…
Imagem

Conjuntura

Nem o pior dos pessimistas poderia estar pessimista', diz Lula

Para presidente, a economia do País combina estabilidade com crescimento

SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta segunda-feira, 18, que o País conseguiu combinar estabilidade econômica com crescimento e controle da inflação. Em seu programa semanal de rádio, o Café com o Presidente, Lula comentou o dado divulgado pelo IBGE, na última sexta-feira, 15, que apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) do País cresceu 4,3% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado: "Nós temos uma possibilidade de crescimento ainda no segundo trimestre, no terceiro trimestre e no quarto trimestre".
Para o presidente, o Brasil está vivendo "um momento que nem o pior dos pessimistas poderia estar pessimista". Lula aponta como motivos positivos o crescimento de investimento na indústria, que, segundo ele, chegou a 7.2%, e o aumento de 302 mil empregos em abril.
Leia mais

Nota do editor - Quiçá L…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 18 / 06 / 2007

Folha de São Paulo:
"Governo paga para retirar córneas que vão para o lixo"
Brecha na lei leva União a gastar R$ 6,3 mi ao ano com coleta de órgãos que não podem ser transplantados.

O Globo:
"Em 40 anos, nenhuma ação criminal no STF deu punição"
Responsável pelo julgamento das maiores autoridades do país, o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu, desde 1968, 137 processos criminais contra deputados, senadores, ministros e presidentes da República, mas não condenou um deles sequer desde então. As acusações vão do desvio de verbas públicas e evasão de divisas a até homicídios. Há processos que tramitaram por mais de uma década sem conclusão. O ministro do STF Joaquim Barbosa admite que o tribunal não tem estrutura para julgar o volume de ações que chega à mais alta corte do país anualmente. "O tribunal recebe cem mil casos por ano, centenas deles dificílimos e urgentíssimos. É evidente que um tribunal como este não está preparado para minúc…
Imagem

Ubatuba em foco

Faz-se necessário

A Globo e outros meios de comunicação publicaram que a Dengue no Litoral Norte acumula 5.400 casos sendo 90% em Ubatuba.
Um esclarecimento maior partindo principalmente das autoridades de Ubatuba seria extremamente importante, ou seja:
Os pacientes que se dirigem hoje aos hospitais de Ubatuba com suspeita de dengue ainda são considerados como dengue de imediato?
Estes 5400 casos são desde o inicio do surto ou casos recentes?
Quais os números de casos apresentados nestes últimos 15 dias em Ubatuba?
Quais os números de casos apresentados no mesmo período nas outras três cidades do Litoral Norte?
Caso estas informações não sejam favoráveis para a nossa Cidade, então como ficamos?
Queremos acreditar que hoje poderíamos, após a constatação dos números acima, divulgarmos os resultados positivos das ações no combate a esta epidemia. Caso contrário...

No feriado de Corpus Christi a Cidade ficou vazia, caso se repita nas férias de julho...

Fernando Pedreira
Imagem

Brasil

Ética, governabilidade e tecnologia

Ruy Fabiano no Blog do Noblat
Está cada vez mais difícil governar (e a referência envolve os três Poderes) nos padrões de conduta a que se acostumaram os homens públicos no Brasil. É cada vez maior a demanda por integridade e transparência, hoje rastreáveis por engenhocas eletrônicas de inimaginável precisão.
Em breve, não se espantem, haverá meios de captar e expor o próprio pensamento do infrator. E a legislação há de acompanhar a evolução tecnológica, criando mecanismos punitivos preventivos. É possível que se chegue à honestidade não por razões morais, mas por imperativo tecnológico.
Uma simples frase despropositada, como a da ministra Marta Suplicy, sugerindo orgasmos como antídoto à crise aérea, pode gerar demissão e crise. Dentro desse contexto, o governo Lula vive situação inusitada: é simultaneamente expectador, protagonista e laboratório dos novos tempos. Deflagrou o presente processo de operações policiais em série, mas não tem meios de detê-…
Imagem

ACIU em movimento

Campanha

O Fundo Social de solidariedade está realizando em nosso município a “Campanha do agasalho”.
A campanha consiste em ações que unem esforços junto à sociedade, com a finalidade de angariar agasalhos para amenizar o desconforto e o sofrimento de famílias desprovidas do mínimo necessário nos dias de inverno.
A Associação Comercial de Ubatuba informa que no próximo dia 23 de junho (sábado), às 8h00 será realizada uma carreata que passará por toda a cidade recolhendo agasalhos.

Cristiane G. Zarpelão
Assessora de Comunicação da ACIU
www.aciubatuba.com.br
(12) 3834 1449
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 17 / 06 / 2007

Folha de São Paulo:
"Auditoria aponta falhas em contratos do governo federal"
Auditorias e relatórios do Ministério dos Transportes feitos após o estouro da Operação Navalha apontam várias irregularidades em contratos firmados nos últimos sete anos entre o governo federal e a empreiteira Gautama, informam Silvio Navarro e Ranier Bragon.
Entre indícios de licitação fraudulenta, sobrepreço e prorrogação de contratos irregulares, há a suspeita de que a construtora de Zuleido Veras tenha levado um "extra" de R$ 4,5 milhões em 2002, além de ter assinado convênio para fazer pontes que já existiam.
Os indícios de fraudes envolvem três rodovias federais - BR-319 (Amazonas), BR-402 (Maranhão) e BR-242 (Bahia). A primeira foi incluída no PAC.
A Gautama é apontada pela PF como a responsável por esquema de corrupção envolvendo obras públicas.
Ministro à época da cessão do contrato da BR-319, João de Almeida e Souza não foi localizado. Seu sucessor, Anderson Ad…