Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 4, 2011

Pitacos do Zé

Imagem
E por falar em civilidade...
José Ronaldo dos Santos Quem disse que é mais lógico pintar ladrilhos (com o azul politicagem) do que limpá-los?
Twitter

Fotografia

Imagem
Ralph Graef

Colunistas

De editores & balanços da realidade nos estertores de 2011

Ano que já vai tarde!

Márcia Denser
Esta coluna vai ser uma espécie de mix pessoal e geral de 2011, misturando emoção e razão, fatos subjetivos e ficções verdadeiras, economia doméstica & geopolítica. Cá entre nós, meu novo editor, Pedro Galé (Ed. Barcarola, idem Mirisola e Mário Bortolotto), de trinta e poucos anos mas iradíssimo, por dentro absolutamente de TUDO, zapeando e tangenciando e integrando num click, sem deixar de analisar, numa costura vertiginosa, os universos pessoal, social, político, editorial, nacional & global, como um todo, o acadêmico, em particular e a prática  em si – aliás vai editar o Politicamente Incorreta, minha primeira obra de não-ficção classificada como Anti-Ajuda (o leitor que se vire e se foda sozinho, não vou dar mole), saindo no começo  de 2012 –, piscou-me dizendo que o Clóvis Rossi da Folha & Adjacências Midiáticas deviam me ler mais!

Editorialmente, é absolutamente não ortodox…

Tulipas

Imagem

Brasil

Mulheres precisam querer mais

Luiza Nagib Eluf
O último censo realizado pelo IBGE mostrou que as mulheres têm, em média, dois anos de educação a mais que os homens. No entanto, em que pese esse diferencial positivo, os salários pagos às mulheres ainda são, em média, 30% menores do que os dos homens, para a mesma função. Outra constatação intrigante é a de que quanto maior o nível educacional, maior a diferença entre os rendimentos masculinos e femininos.

Sabemos que o patriarcalismo se sustenta na pobreza da mulher. A idéia é que as mulheres não tenham dinheiro nem poder, que precisem vender seus corpos para se sustentar, seja pela prostituição, seja pelo casamento. Além disso, a pesquisa mencionada mostrou que não basta ter mais educação formal para que a violência doméstica diminua. A correlação de forças entre os gêneros continua desigual e as mulheres permanecem sofrendo discriminações, tanto no espaço público quanto no privado. O Brasil já tomou várias medidas para promover a igual…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Descompasso no setor elétrico

O Estado de S.Paulo
Consequência da desarticulação das ações do governo, o descompasso entre a construção de usinas hidrelétricas e de linhas de transmissão da energia por elas geradas impedirá o País de se beneficiar integral e imediatamente de uma obra que está sendo concluída em tempo recorde. Até o fim deste mês, estará em plena operação a primeira turbina, de 71,6 megawatts (MW), da Usina de Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), que terá capacidade total de 3,15 mil MW. Mas tudo que ela gerar nos próximos meses será consumido na região, pois ainda não há como transmitir sua energia para os principais centros de consumo.

À época de sua licitação, há cerca de quatro anos, a Hidrelétrica de Santo Antônio foi considerada a principal alternativa para evitar uma crise de abastecimento de energia no País a partir de 2012. No que dependeu do consórcio responsável pela construção e, em breve, pela operação de Santo Antônio, essa expectativa poderia se concretizar,…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 10 / 12 / 2011

Folha de São Paulo
"Acordo dá fôlego ao euro, mas pode dividir a Europa"

Países que usam a moeda concordam em ter contas controladas; Reino Unido recusa tratado
x Após dez horas de discussões, líderes europeus concordaram em endurecer o controle das contas públicas e em perder parte da autonomia para tentar salvar o euro. Mas a discordância do Reino Unido impediu mudanças nos tratados da UE. Os detalhes das propostas serão definidos em 2012, quando aprovados pelos Parlamentos nacionais.

O Estado de São Paulo "E faz pacto fiscal para salvar euro e isola Grã-Bretanha"

Ditado por Berlim, acordo prevê punição a países que não controlarem contas; Londres se opõe e fica fora
A União Europeia decidiu aprofundar sua integração para tentar salvar sua moeda, o euro. O acordo, como queria a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, prevê punições a quem não colocar suas contas em dia; controle sobre os orçamentos; fortalecimento do FMI para resgatar países da UE; e…

Praia! Uêba!

Imagem

Coluna do Celsinho

Dias

Celso de Almeida Jr.
Frases cada vez mais frequentes:

Sim, senhor.

Obrigado, senhor.

O senhor já foi atendido?

Acostumei...

Um amigo recomendou que eu pintasse os cabelos.

Não encarei.

Aceitei o grisalho.

Perguntei a um jovem se já tinha ouvido falar de Forte Apache.

Rim Tim Tim.

Cabo Rusty.

Não, não e não!

Poxa!

Parece que foi ontem...

Decididamente, tenho que aceitar que muitos dias se passaram.

E, tudo indica, os próximos serão mais velozes.

Contribuirão para tornar-me esquecido.

Felicidade!

Finalmente, serei como meus heróis da infância.

Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Transposição abandonada

O Estado de S.Paulo
O jogo de palavras com que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, tentou negar a paralisação das obras de transposição do Rio São Francisco, que estavam em execução por empresas particulares, não esconde o fato de que na origem dos problemas mostrados pelo Estado (4/11) estão a pressa eleitoral e a incompetência gerencial do governo. Planejadas como cenário para a propaganda do governo Lula e, no ano passado, para a campanha eleitoral de Dilma Rousseff, as obras de transposição foram iniciadas sem que houvesse projetos adequados. Por isso tiveram de ser interrompidas para que fossem elaborados esses projetos, cuja execução exigirá a recontratação de diversos trechos. Para o ministro, porém, tudo não passa de uma simples "desaceleração".

O problema, porém, é bem mais grave. Os repórteres Eduardo Bresciani e Wilson Pedrosa percorreram trechos das obras durante três dias e constataram que elas estão se deteriorando. As estr…
Imagem
Sexta-feira, 09 / 12 / 2011

Folha de São Paulo
"PF acusa policiais de SP de extorsão a traficantes"

Agentes do Denarc e Deic cobraram R$ 3 milhões para liberar criminosos, diz inquérito
x Policiais civis de São Paulo são investigado pela Polícia Federal sob suspeita de exigir propinas de R$ 3 milhões para deixar de prender traficantes, entre agosto de 2010 e março deste ano, informa André Caramante. Ao menos 12 policiais do Denarc (Departamento de narcóticos) e do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), considerados órgãos de elite da Polícia Civil, aparecem nas 1.771 páginas do inquérito.

O Estado de São Paulo "Brasil e EUA aceitam acordo do clima"

Pacote negociado em Durban prevê que todos os grandes emissores de gases-estufa tenham metas obrigatórias de corte
Após um aceno positivo dos EUA e do Brasil, os quase 200 países reunidos na 17ª Conferência do Clima em Durban (África do Sul) estão bem perto de fechar um "pacote climático", informa a e…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O mais cruel dos meses

Demétrio Magnoli - O Estado de S.Paulo
A "perseguição da mídia" e o "ódio das forças mais reacionárias" derrubaram Carlos Lupi, segundo o próprio Lupi. O homem impoluto desafia a verdade até mesmo na carta de despedida: de fato, ele foi demitido por Dilma Rousseff, depois de uma recomendação da Comissão de Ética Pública. É o sexto ministro abatido por indícios gritantes de corrupção, o que dá uma taxa de queda de um para 57 dias, desde a posse do governo, ou de um para 30 dias, desde o adeus de Antônio Palocci, recordes absolutos na história política mundial.

O Brasil era, há um ano, um país que se comprazia por ter elevado uma mulher - uma "mulher forte" - à Presidência da República. Hoje é um país que imagina essa mulher como a faxineira da República. Há algo de curioso, a ser investigado pelos antropólogos, nessa sutil recuperação de um simbolismo patriarcal. Contudo, para além disso, a nova narrativa, veículo de uma esperança ingên…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 08 / 12 / 2011

Folha de São Paulo
"Senado rejeita criação de outro imposto da saúde"

Texto aprovado define percentuais e critérios para gastos municipais, estaduais, da União e segue agora para sanção
x O Senado aprovou projeto de lei que regulamenta os gastos obrigatórios de União, Estados e municípios com o sistema público de saúde. Foi derrubado o artigo que possibilitaria futura criação de um novo imposto para área, a CSS (Contribuição Social à Saúde). Os senadores rejeitaram a regra que obrigava o governo a destinar 10% das receitas da União para área. Ficou valendo a norma atual - orçamento do ano anterior mais a variação do PIB.

O Estado de São Paulo "Dilma vai mudar gerência do PAC para aquecer economia"

Presidente pretende passar a responsabilidade das obras de infraestrutura do Planejamento para Casa Civil
Insatisfeita com o ritmo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a presidente Dilma Rousseff pretende transferir do Ministério do Planej…

Guerra!

Imagem

Ramalhete de "causos"

Imagem
Saudade serve para...
Como os causos que contou, Era todo paladar Como o pirão que provou,
Era todo caiçara
Como o povo que amou,
Era todo coração

José Ronaldo dos Santos Em 7/12/2007, quando o dia amanhecia, João de Souza, "o caiçara do pé rachado" nos deixou. É a ele que a poesia do Domingos faz referência.

Foi um duro golpe, sobretudo pela nossa amizade, pelos causos contagiantes e pelo ser caiçara que ele era. Infelizmente muitos sequer têm noção de quem ele era, onde morou... Imagine então conhecer os seus causos - os que ele teve oportunidade de escrever!

Desconfio que o causo de hoje ele não escreveu. Dele eu escutei quando fazia um serviço de pedreiro no Camping do Velho Rita. Os personagens são: Sebastião Rita, o pai do nosso saudoso João, e, João de Paula, o caiçara hippie. Eram primos. 

Os dois estiveram trabalhando na construção de um muro, mas o serviço se arrastava porque era hábito dos dois as escapulidas para "uma bicadinha" no Bar do Barriquinha, na beira …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A produção entravada

O Estado de S.Paulo
A economia brasileira estagnou no terceiro trimestre, embora o Produto Interno Bruto (PIB) - o valor dos bens e serviços finais gerados no período - ainda tenha sido 2,1% maior que o de um ano antes e tenha crescido 3,7% em 12 meses. Mas o crescimento zero no período de julho a setembro é um sinal inequívoco: até o consumo perdeu impulso e isso justifica o empenho do governo em estimular a volta às compras. Mas o pacote econômico divulgado na semana passada é limitado. Pode animar os consumidores a curto prazo, mas é preciso fazer mais pela indústria de transformação, o setor mais enfraquecido e mais abalado pela concorrência internacional. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, fala em retomada já neste trimestre e promete para o próximo ano um crescimento de até 5%. Qualquer resultado igual ou superior a 4% será satisfatório, num quadro internacional muito ruim. Mas políticas de curto prazo, incluída a redução dos juros básicos, serão insuficien…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 07 / 12 / 2011

Folha de São Paulo
"Brasil para de crescer"

Serviços, indústria e consumo encolhem; Dilma estuda conceder novos incentivos
x A economia brasileira parou de crescer no terceiro trimestre e fez o governo reduzir a previsão de crescimento do PIB (soma dos bens e serviços do país) em 2011 de 3,8% para 3,2%. A estagnação foi recebida com alívio, pois temia-se uma retração. Só a agropecuária teve ganho; serviços e indústria encolheram, e o consumo das famílias caiu 0,1%, primeira queda desde a crise de 2008.

O Estado de São Paulo "PIB estaciona e mercado prevê expansão inferior a 3% no ano"

Contenção do crédito e crise externa afetam consumo e serviços; crescimento de 2012 também está ameaçado
O PIB brasileiro estacionou no terceiro trimestre, com crescimento zero em relação ao segundo. Em comparação com igual período de 2010, o crescimento foi de 2,1%, o pior resultado desde a queda de 1,5% no terceiro trimestre de 2009, em plena crise internacional…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Caiu de podre

O Estado de S.Paulo
O que terá passado pela cabeça da presidente Dilma Rousseff entre a quinta-feira e o domingo da última semana? Na quinta, ela deixou boquiabertos os observadores ao mandar às favas a inédita recomendação da Comissão de Ética da Presidência da República, anunciada no começo da noite anterior, de que exonerasse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. No entender do colegiado, ele não conseguiu oferecer, nem ao Congresso nem à imprensa, explicações convincentes para as denúncias que se sucediam contra ele havia quase um mês. Além disso, comportou-se de forma inconveniente ao reagir a elas - por exemplo, dizendo que só sairia "abatido à bala", o rompante que o notabilizou.

Naquela quinta, horas antes de viajar para uma reunião em Caracas, ela recebeu Lupi em audiência, ao fim da qual mandou divulgar que resolvera esperar as suas explicações para a revelação de que na maior parte do período entre 2000 e 2006 conseguira a proeza de ser funcionário fanta…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 06 / 12 / 2011

Folha de São Paulo
"Governo vai acabar com entrega de IR de empresa"

Outras sete declarações serão gradualmente extintas pela Receita Federal
x O governo decidiu acabar com a entrega da declaração do Imposto de Renda das empresas até 2014. Outros sete documentos hoje exigidos serão gradualmente extintos pela Receita, que também vai adotar medidas para simplificar o PIS/Cofins. O objetivo é racionalizar o sistema tributário, uma promessa de governo de Dilma.

O Estado de São Paulo "Agência ameaça rebaixar zona do euro"

S&P fala em rever notas de crédito inclusive de países AAA; com isso, Alemanha e França apressam acordo para refundar a UE
A agência de classificação de risco Standard & Poor's alertou que pode rebaixar as notas de todos os 17 países da zona do euro. Isso inclui o rating AAA de Alemanha, Holanda, Áustria, Finlândia, Luxemburgo e França. Na maioria dos casos, essa medida é prenúncio de rebaixamento que ocorre três meses d…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Corporativismo e impunidade

O Estado de S.Paulo
Se o órgão criado para apurar indícios de atos ilegais praticados na administração pública e punir os responsáveis pelas irregularidades se alia aos investigados, as consequências mais óbvias serão a facilitação e a disseminação das práticas sob investigação. Esta é, lamentavelmente, a situação que se está criando no serviço público, pois as corregedorias - responsáveis pela apuração de atos irregulares e punição dos eventuais culpados - estabeleceram um "acumpliciamento corporativo" com servidores envolvidos em desmandos e corrupção, como descreveu o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, criando uma situação por ele considerada "inaceitável" (Estado, 26/11).

Dinheiro público que deveria ser aplicado em projetos de interesse coletivo é desviado para os bolsos de umas poucas pessoas ou é desperdiçado. Assim, os contribuintes recolhem impostos em troca de serviços cada vez mais deficientes. Por causa de acerto…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 05 / 12 / 2011

Folha de São Paulo
"Lupi é sexto ministro de Dilma a cair sob suspeita"

Pedetista, que pediu demissão do Trabalho após falar com presidente, se diz vítima de perseguição
x O ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), pediu demissão do cargo após se reunir ontem com a presidente Dilma Rousseff. Para o Planalto, as suspeitas de irregularidades tornaram insustentável sua permanência. No cargo desde 2007, no governo Lula, Lupi é o sexto ministro de Dilma a cair por suspeita de irregularidades.

O Estado de São Paulo "Carlos Lupi pede demissão e PT já disputa o ministério"

O pedetista é o sexto ministro a cair sob acusação de corrupção em menos de um ano de governo
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, pediu demissão ontem, depois de se encontrar com a presidente Dilma Rousseff. Envolvido em uma série de denúncias, Lupi perdeu o apoio do PDT, entrou em rota de colisão com o PT e não conseguiu explicar à Comissão de Ética os casos de cobrança de propina…

1917!

Imagem

Sobre o achismo...

Questão de estilo
"Ache 56 milhões de votos, sente na minha cadeira, e aí você pode achar o que quiser".

Dilma para Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras (aqui)

Twitter

Morde?

Imagem

Coluna do Mirisola

Balada do lixão do amor demais

"Uma eternidade é ninharia/ Quando o amor brota lá do fundo do lixo/ e empesta a vida, uma eternidade é menos que as sobras do bandejão, não vale uma fruta podre"

Marcelo Mirisola
Tenho um gênio chamado Marisete, às vezes ele se transforma num vampiro. Ontem, logo que acordamos (antes mesmo da proverbial mijadinha), ele/ela sussurrou-me a seguinte maldade: "Duas semanas para viver vinte anos não é nada/ sobretudo para um vampiro quem tem uma eternidade inteira para ser jogado na lata do lixo".

– Oh, ilusão, Marisete!

Uma eternidade é ninharia/ Quando o amor brota lá do fundo do lixo/ e empesta a vida, uma eternidade é menos que as sobras do bandejão, não vale uma fruta podre.

Nem você, nenhum vampiro, nenhuma eternidade metida a besta vai dar conta do amor demais. Nem sou eu quem vai revirar o lixo e separar placentas desamparadas de seringas descartáveis. Esqueça, meu gênio.

Uma eternidade – disse pra ele: – É ninharia quando o amor escorre…