Postagens

Mostrando postagens de Setembro 26, 2010

Arte

Imagem
“Delenda Est Katharsis”, de Wesley Duke Lee

Coluna do Mirisola

A era dos carunchos

“Zé Dirceu deve ter se urinado de rir das “advertências” e da histeria dos bedeis-editorialistas”

Marcelo Mirisola*
Quando os instintos prevalecem sobre a inteligência, a inteligência apela aos instintos. Foi isso o que aconteceu depois do diagnóstico quase preciso que o presidente Lula fez sobre veículos de massa e a massa propriamente dita: o primeiro magistrado da nação disse que, hoje em dia, o governo dele é quem formava opiniões.

A massa de eleitores que vai eleger Dilma Rousseff provará que Lula – infelizmente - está certo. A meu ver, o que mais irritou a “mídia” acusada pelo presidente de ser “partidária” foi o fato de que, depois de todo o bombardeamento sofrido pelo governo, e de todas as cabeças que rolaram e, depois dos escândalos revelados ao grande publico através dos jornais, televisão, rádio, internet e de todos os meios de “formação” de que dispunham, depois disso tudo, não houve e nem haverá reação significativa por parte do grande eleitorado “formado…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Os precatórios na OEA

O Estado de S.Paulo - Editorial
A maneira irresponsável como Estados e municípios tratam habitualmente dos pagamentos de dívidas e obrigações financeiras reconhecidas pela Justiça - os chamados precatórios - levou a uma situação insólita.

Alegando que o descumprimento das sentenças judiciais, pela prefeitura de Santo André, deixou vários credores idosos sem recursos financeiros para custear tratamentos médicos, o que acabou resultando na morte de vários deles, um escritório de advocacia daquela cidade levou o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington. Os advogados argumentam que a inadimplência dos precatórios é uma forma de violação de direitos e garantias protegidos pelo Sistema Interamericano de Direitos Humanos, pois a protelação dos pagamentos "é eternizada até a morte dos credores".

Embora tenha sido a prefeitura de Santo André que deu o calote, descumprindo o que a Justiça determino…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 02 / 10 / 2010

Folha de São Paulo
"Aliado de líder do governo joga pela janela R$ 100 mil"

Voluntário da coligação de Juca diz que PF o 'assustou'; senador nega envolvimento

A Polícia Federal de Boa Vista (RR) apreendeu R$ 100 mil em espécie jogados de um carro que acabara de sair do escritório de Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado e candidato à reeleição. O dinheiro estava com o empresário Amarildo da Rocha Freitas. Freitas, voluntário da coligação de Jucá e irmão do deputado Urzeni Rocha (PSDB), disse a PF que recebeu um envelope do senador logo antes da chegada da polícia, sem saber o que ele continha -"assustado" pela abordagem, jogou o envelope para fora do carro. Jucá, que já foi líder do governo Fernando Henrique Cardoso e ministro da Previdência de Lula, negou qualquer vínculo com o dinheiro. Segundo ele, a PF fez fiscalização de rotina, "motivada por denúncias infundadas da oposição", e não achou nada.

O Estado de São Pa…

Meu tio

Imagem

Coluna do Celsinho

Maionese

Celso de Almeida Jr.
Tenho muitos amigos com problemas no giroscópio.

Não regulam direito.

Observando isso, lembro a frase:

“Diga-me com quem andas que te direi quem és.”

Aplicada ao caso, revela-me o que eu temia.

Devo bater pino também.

Evitando constrangimentos, dirijo-me aos amigos normais.

Não escrevo sobre vocês, aos quais registro a profunda gratidão por aceitarem o meu jeito.

Falo dos malucos, que me atraem e me confundem.

Como posso admirá-los?

Em sã consciência, não sei.

Talvez por despertarem o riso.

O inusitado, o fora de série, o incomum têm lá certa magia.

Mas, aparentemente, meu bom senso ainda funciona.

Não posso transferir responsabilidades para tais figurinhas, por mais divertidas que sejam.

Lógica razoável, boa para o momento vivido.

Eleição no domingo, loucos disputando, chance de escolher.

Que eu viaje na maionese, tudo bem.

Mas não devo contribuir para eleger doidos varridos, principalmente os declarados.

No pós eleição, vamos conferir quantos não pensam assim.

Até lá!

Twitter
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O mundo róseo do BC

O Estado de S.Paulo - Editorial
Nem tudo é perfeito neste reino de prosperidade e tranquilidade econômica, mas é preciso ler com muito cuidado o novo Relatório de Inflação, divulgado na quinta-feira pelo Banco Central (BC), para encontrar algum sinal de preocupação ou de alerta. Exceto por alguns detalhes, o texto poderia ter sido impresso em papel cor-de-rosa. Segundo o relatório, a inflação cede e deve bater quase no centro da meta em 2011. As contas públicas vão bem, favorecidas pela expansão da economia, estimada em 7,3% neste ano. O buraco nas transações correntes continua aumentando, mas será facilmente coberto com o ingresso de capitais, em 2010 e no próximo ano. O descompasso entre o crescimento do gasto federal e o da receita não parece incomodar. A mudança no financiamento externo, agora mais dependente de dinheiro especulativo, aparece nas tabelas, mas não é discutida. No caso dos preços é apontado só um risco importante - mercado de trabalho aquecido e co…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 01 / 10 / 2010

Folha de São Paulo
"TSE vai considerar nulo voto dado a fichas-sujas"

Quadro de eleitos pode ter reviravolta se barrados conseguirem vitória judicial depois

O Tribunal Superior Eleitoral esclareceu em nota que os votos dados a candidatos enquadrados pela Lei da Ficha Limpa serão considerados nulos no domingo. Isso significa que também não serão levados em conta no cálculo das bancadas. A indefinição traz instabilidade, pois o resultado está sujeito a mudança posterior. Se algum campeão de votos impugnado receber sentença favorável mais tarde, sua votação passa a valer e pode causar reviravolta na composição do Congresso. Na eleição passada, os 740 mil votos obtidos pelo ex-prefeito Paulo Maluf, cuja candidatura está barrada, garantiram a seu partido, o PP, mais dois deputados. Levantamento da Folha mostra que 224 candidaturas fora indeferidas nos tribunais regionais eleitorais com base na Lei da Ficha Limpa.

O Estado de São Paulo
"Supremo cancela e…

Jornalistas de Ubatuba

Imagem
Celso Teixeira Leite e Cristiane Zarpelão

Ubatuba em foco

Vereador afastado volta à Câmara

Sidney Borges(com dados do "O Guaruçá")
O vereador Gerson "Biguá" de Oliveira volta a assumir seu posto na Cãmara Municipal de Ubatuba. A decisão aconteceu ontem, dia 29, na 12ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. No texto da Liminar consta que a permanência do vereador no cargo não terá desdobramentos na instrução processual.

Twitter
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A desordem cambial

O Estado de S.Paulo - Editorial
Guerra ou não, há uma desordem cambial no mundo e seus efeitos são muito ruins para várias economias, incluída a brasileira. A crise global não acabou. Algumas de suas piores consequências se manifestam agora no comércio internacional. Dólar muito barato e real valorizado encarecem o produto brasileiro, dificultam as exportações do Brasil e abrem espaço para um rápido aumento das importações. Do outro lado do mundo, as autoridades da China mantêm sua moeda subvalorizada. Mais do que nunca, aproveitam essa vantagem para deslocar os concorrentes e aumentar sua presença em todos os mercados. O jogo é pesado. Há poucos dias o governo japonês denunciou a compra de títulos de sua emissão pelos chineses. Estranho protesto? Ao contrário; é muito compreensível, porque um dos efeitos dessa operação financeira seria mais uma valorização do iene, com prejuízo para as empresas do Japão. Enquanto aceitam com prazer a depreciação do dólar, os american…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 30 / 09 / 2010

Folha de São Paulo
"Dilma interrompe queda"

Mercadante sobe e reduz vantagem de Alckmin, que tem 54% dos votos válidos. No RS, distância entre Tarso Genro e rivais diminui e torna o 1º turno indefinido

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, estancou a tendência de perda de votos dos últimos 20 dias e mantém seu favoritismo. Segundo pesquisa nacional Datafolha feita ontem e anteontem, Dilma oscilou positivamente um ponto e tem 52% em votos válidos. José Serra (PSDB) variou um ponto para baixo e ficou com 31%, mesmo movimento de Marina Silva (PV), que passou de 16% para 15%. Os rivais de Dilma somam 48% dos votos válidos; ela precisa de 50% mais um para vencer já neste domingo. Como a margem de erro é de dois pontos, é impossível afirmar com segurança que não haverá segundo turno. Cenário similar se repete no RS, onde a vantagem de Tarso Genro (PT) sobre os adversários caiu e ele tem 52% dos votos válidos; na pesquisa gaúcha , porém, a margem…

Arte

Imagem
Aldemir Martins - Gato, 1968 (54 x 73 cm) Acrílico sobre tela

Deu em O Globo

Mudança de vento

Merval Pereira
As atitudes erráticas do presidente Lula nesses últimos dias de campanha eleitoral denotam que os estrategistas da candidata Dilma Rousseff estão tentando digerir as informações contraditórias que chegam com as últimas pesquisas, mostrando uma perda contínua de votos em 15 dias. Ao mesmo tempo em que recuou nos seus ataques à imprensa em determinado momento, diante da constatação de que o clima de animosidade por ele deflagrado estava provocando reações negativas em setores da sociedade, o presidente retornou ao início da campanha, quando valorizar o passado de guerrilheira de Dilma era importante para garantir o apoio da esquerda do partido à neófita política escolhida para ser a "laranja" eleitoral de Lula.

Se os ataques aos meios de comunicação para tentar desqualificar as denúncias que provocaram a demissão da chefe do Gabinete Civil Erenice Guerra produziram inicialmente efeito negativo no eleitorado mais escolarizado e de maior renda, esse …
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A derrota de Chávez

O Estado de S.Paulo - Editorial
O autocrata venezuelano Hugo Chávez havia definido a eleição legislativa do último domingo em seu país como um "plebiscito" sobre o seu governo e prólogo do pleito presidencial de 2012, quando disputará o quarto mandato desde 1998. Ele prometeu "massacrar" a oposição e "ganhar por nocaute". Não só não conseguiu nada disso, como sofreu um estrondoso revés político.

É verdade que a legenda chavista, o Partido Socialista Unificado de Venezuela (PSUV), obteve 98 das 165 cadeiras da Assembleia Nacional, ao passo que a oposição, a Mesa de Unidade Democrática (MUD) constituída por 18 partidos, ficou com 65. Mas esse resultado privou Chávez da maioria de 2/3 que lhe permitiria aprovar leis orgânicas e mudanças constitucionais - e, no limite, governar por decreto.

Era o que vinha fazendo com incontestada desenvoltura desde que a oposição cometeu o erro histórico de boicotar a eleição parlamentar de 2005, para não leg…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 29 / 09 / 2010

Folha de São Paulo
"Dilma tenta frear perda de voto com apelo à militância"

Presidente 40 Eleições 2010 Candidata muda estratégia após queda de 6 milhões de virtuais eleitores em 2 semanas

A ameaça de segundo turno fez a campanha de Dilma Rousseff (PT) reforçar a mobilização nos Estados e acionar o presidente Lula para uma nova participação no horário eleitoral. A candidata apelou à militância, pedindo "para não esmorecer" e disputar voto a voto. O PT identificou três motivos para a queda: o clima de "já ganhou", o caso Erenice Guerra e boatos entre religiosos de que Dilma aprova o aborto e o casamento gay. Cálculo baseado na mais recente pesquisa do Datafolha revela que a petista teve perda de cerca de 6 milhões de votos em duas semanas. Mais da metade (cerca de 3,6 milhões de eleitores) se concentrou na classe C. As pessoas com renda familiar mensal entre 2 e 5 salários mínimos (R$ 1.020 e R$ 2.550) são exatamente a parcela da p…

Ubatuba

Imagem
CRECISP atinge a marca de 100 mil corretores

Credencial ficou para a corretora de Ubatuba-SP

Thabata e o presidente do CRECISP
O CRECISP entregou no dia 21, a credencial de número 100 mil, durante solenidade realizada na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. Thabata Rossi Ferraz da Silva, que recebeu a carteira com o primeiro CRECI de seis dígitos, se diz muito orgulhosa com o setor e com a atividade que vai exercer. "Para ser um corretor de imóvel de sucesso tem que conquistar a confiança do seu cliente, e isto se faz através da honestidade, ética e muito trabalho", ressaltou. Thabata estudou na escola CEAD de São Paulo e fez o seu estágio na Imobiliária Gobbo de Ubatuba hoje atua como Corretora em São Paulo na SOTHEBY´S International Realty na Av. Europa,660 Jardim Europa fones 11-3065-3333 11- 7875-7919 e 12 9702-2000 ou pelo e-mail thabatarossiferraz@creci.org.br. www.sothebysrealtysp.com.br  siga a Thabata no twitter http://twitter.com/creci100000

Somente no Estado de S…

Avohai - Avô e Pai.

Curtinha

Imagem
Quem, quando, onde?
Sidney Borges Ubatuba está fervendo. A corregedoria do MP chegou fazendo perguntas. Muitas perguntas. Vai sobrar para alguém. Só não sei para quem...
Twitter

If I Fell

Ramalhete de "Causos"

O incréu

José Ronaldo dos Santos
Em meados de 1960, na praia do Sapê, tudo era muito diferente de hoje. A dona Maria Balio morava em frente ao mar. Ao lado de sua casa ficava o cruzeiro, onde está até hoje. Ou seja, segue a tradição portuguesa de dar a conhecer, a quem chegasse pelo mar, que os cristãos já tinham tomado posse do lugar. Depois da estrada ficava o Largo e o comércio ao redor. Calixto, Ângelo e João Pimenta e outros eram os comerciantes. Também por ali estava o posto telegráfico, onde Deolindo trabalhava. Mais adiante, no Porto do Eixo, a pescaria era farta. A isca era catada ali mesmo: na areia grossa se cavava pregoava. No peral dava de tudo.

A capela, desde a passagem da estrada, na década de 1950, foi instalada no começo do caminho para o Sertão da Quina. Seu vizinho era armazém do João Pimenta que, apesar de ser prestativo, dar prendas para os leilões e até acolher o padre, não era de ir à igreja. Eu era pequeno, mas ficava intrigado com tal particularidade. Resolvi pe…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O STF e a lei da Ficha Limpa

O Estado de S.Paulo - Editorial
A divisão do Supremo Tribunal Federal, no julgamento sobre a possibilidade de aplicação da Lei da Ficha Limpa no caso da candidatura de Joaquim Roriz ao governo do Distrito Federal, é mais uma amostra das dificuldades que o País enfrenta para moralizar a vida pública. Como 228 candidatos de 25 partidos tiveram o registro impugnado pela Justiça Eleitoral, no início da sessão da última quinta-feira os ministros resolveram que a decisão a ser dada ao recurso de Roriz valeria para todos os casos.

O problema é que a Corte não conseguiu chegar a uma decisão de mérito. Com base no princípio da moralidade, cinco ministros entenderam que a Lei da Ficha Limpa poderia ser aplicada no pleito de domingo. E, sob a justificativa de que não poderia ter sido aprovada em ano eleitoral, outros cinco alegaram que ela só pode gerar efeitos em 2012.

Fruto de um projeto de origem popular, com mais de 1,5 milhão de assinaturas, a Lei da Ficha Limpa é u…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 28 / 09 / 2010

Folha de São Paulo
"Dilma cai em todas as regiões e crescem as chances de 2º turno"

Petista recua para 51%, dos votos válidos; Marina e indecisos oscilam 2 pontos para cima

A candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) recuou de 54% a 51% dos votos válidos em cinco dias, mostra o Datafolha. Como a margem de erro e de dois pontos, ela pode ir de 49% - o que levaria ao segundo turno- a 53% - o que dispensaria nova votação. Com rejeição recorde (27%), Dilma perde votos ou oscila negativamente em todos os estratos da população. Uma das maiores baixas (5 pontos) se deu entre os que recebem de 2 a 5 salários mínimos (R$ 1.020 a R$ 2.550) – 33% da população está nessa faixa de renda. Considerados só os votos válidos, o tucano José Serra variou de 31% para 32%. Marina Silva (PV), de 14% a 16%. A diferença entre Dilma e os demais candidatos caiu de 14 pontos - há duas semanas, quando surgiu o escândalo na Casa Civil, para apenas 2.

O Estado de São Paulo
"Ch…

De olhos abertos...

Imagem

Vida besta

Zézinho, Ricardo, Cidinha...

Sidney Borges
Conheço o Zézinho desde 1954, ele até foi foi comigo visitar a Crush em 1955, na excursão da "Escola Mista São Pedro do Pari". Depois da infância continuei a vê-lo esporadicamente no cartório onde ele trabalhou até se aposentar. Adultos, ficamos mais de 30 anos sem nos ver até que um dia ele teve a idéia de fazer uma página na internet sobre o bairro do Pari, onde fomos criados.

Durante meses visitei a página, até esquecer a senha.

Há algumas semanas recebi um e-mail informando da morte do Jerônimo Ricardo Simone, meu amigo de adolescência, com quem travei feroz polêmica sobre o local do nascimento de Shakespeare.

Eu dizia Stratford-on-Avon, ele Stratford-upon-Avon. Ficamos sem nos falar por algum tempo até descobrirmos a dualidade onda-partícula. Ele então gentilmente me apresentou Dave Brubeck e deixamos a polêmica de lado.

Fiquei triste quando soube da morte do Ricardo, eu queria saber mais e não tinha a senha do site para falar com o…

Escada a lápis

Imagem

Brasil

O corpo de Lula e o pacto social

Além de brindar os ‘mais pobres’ no projeto político, presidente tratou de cooptar os ‘muito ricos’

Tales A. M. Ab'Sáber (original aqui)
Lula deu início a seu governo declarando de modo desafiador e irônico que surpreenderia fundamentalmente tanto a direita quanto a esquerda. Afora o que há de autocomplacência lépida e demagogia comum na frase, de resto dimensões narcísicas do discurso que o político e seu governo jamais aboliram, há nela, em seu fundo, uma verdade política explícita forte, que acabou por se confirmar historicamente.

O principal da frase não é seu tom paradoxal e triunfante, a célebre tendência falastrona do presidente, da qual ele próprio é autoconsciente, mas a clara referência a fazer uma política que intervenha nos dois polos opostos da vida nacional, o claro desejo de articular os extremos em seu governo, e desde já podemos dizer, em seu corpo, de modo a que as posições políticas limites acabassem por suspender, rever e inverter …

Frágil como a existência humana...

Imagem

Coluna do Rui Grilo

É Lula que está contra a liberdade de expressão ou as grandes corporações?

Rui Grilo
“Ora, como um homem que viveu intensamente o processo de redemocratização do Brasil é capaz de condenar a livre manifestação dos profissionais de imprensa?”

Diversas vezes, a coluna do Celsinho, às sextas, serve como motivação dos meus textos que saem às segundas. Às vezes, para concordar; outras, para pontuar ou divergir.

Nessa citação acima, há correções que devem ser feitas. E não podemos esquecer do debate entre Collor e Lula, em que a edição que a Globo fez, segundo especialistas em comunicação, tinha o nítido objetivo de prejudicar o Lula e influenciar os eleitores. Portanto, não há liberdade de expressão quando esses canais de comunicação estão a serviço da manipulação defendendo interesses de pequenos grupos que detem o poder e usa-o contra a maioria da população.

Não há liberdade de expressão quando os canais de comunicação estão nas mãos de um pequeno grupo que determina quem pode e quem não pode…
Imagem
Clique aqui e saiba mais Acesse aqui o "Blog do Ninja"