Postagens

Mostrando postagens de Agosto 17, 2014

Dominique

Imagem

Opinião

O PT quer pautar a imprensa

O ESTADO DE S.PAULO
A direção do Partido dos Trabalhadores (PT) entrou na Justiça Eleitoral para obrigar a Rede Globo a ampliar a cobertura das atividades de campanha de Alexandre Padilha, candidato do partido ao governo do Estado de São Paulo. Ao pretender determinar o que uma emissora de TV deve mostrar a seus telespectadores, os petistas reafirmam sua visão autoritária a respeito do trabalho da imprensa e seu desprezo pelo jornalismo independente.

A tarefa de informar bem seus leitores, ouvintes e telespectadores obriga as empresas jornalísticas a estabelecer critérios de seleção de informações, para entregar a seu público as notícias que terão relevância em sua vida, deixando de lado as que, a seu juízo, têm menor importância. Assim, cada redação define quais acontecimentos serão dignos de cobertura extensiva e quais merecerão espaço menor. Tais parâmetros, que integram o bê-á-bá do jornalismo, podem mudar de veículo para veículo, mas há algo que, em democ…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 23 / 08 / 2014

O Globo
"Ex-diretor da Petrobras aceita delação premiada"

Preso, Paulo Roberto Costa quer falar de corrupção na estatal em troca de redução de pena

Proposta foi apresentada horas após a Polícia Federal fazer busca e apreensão em casas e empresas de parentes do acusado, que está detido no Paraná; doleiro Alberto Youssef também pretende se oferecer para depor

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava-Jato da Polícia Federal, decidiu fazer um acordo de delação premiada e contar o que sabe sobre a corrupção na estatal. A decisão foi anunciada horas depois de uma operação da PF em casas e empresas de filhas e genros de Costa, no Rio. O pedido formal de delação premiada será encaminhado ao juiz do caso, Sérgio Moro, e ao Ministério Público Federal, que ainda terão de aceitar o acordo. Preso no Paraná, Costa teria dito que, se contasse tudo o que sabe, não haveria eleições este ano. O doleiro Alberto Youssef, outro pres…

Aqueles olhos verdes...

Imagem

Coluna do Celsinho

Novo formato

Celso de Almeida Jr.

O horário eleitoral gratuito, na televisão e no rádio, mereceria uma nova abordagem.

Um novo formato.

Um modelo que permitisse revelar o candidato em sua essência.

Talvez, valendo-se de debates.

Do jeito que está, continua muito chato.

Candidato com mais tempo, surfa na produção

Os demais, pouco podem fazer.

Entra eleição, sai eleição, nada acontece visando aperfeiçoar o modelo.

Curioso...

A Justiça Eleitoral brasileira avançou em muitos aspectos.

Somos uma democracia respeitada.

Falta, porém, lançar mão de nossa criatividade para tornar o horário eleitoral gratuito mais eficaz.

Mais esclarecedor.

É preciso melhorá-lo.

Ou esquecê-lo de vez.

Visite: www.letrasdocelso.blogspot.com

Twitter

Dominique

Imagem

Opinião

As doações de Graça

O ESTADO DE S.PAULO
Em 20 de março passado, um dia depois de o Estado divulgar a nota de próprio punho que lhe encaminhou a presidente Dilma Rousseff, sobre o seu papel na compra da primeira metade da Refinaria de Pasadena em 2006, a atual presidente da Petrobrás, Graça Foster, à época diretora de Gás e Energia, doou aos filhos Flávia e Colin, com cláusula de usufruto, uma casa na Ilha do Governador e um apartamento no centro do Rio de Janeiro. Dilma alegou que, na chefia do Conselho de Administração da empresa, aprovara o fechamento do negócio com base, apenas, em um resumo executivo "técnica e juridicamente falho".

Três semanas depois, em 9 de abril, Graça pôs no nome do filho um terceiro imóvel, em Búzios. Em 10 de junho, por sua vez, o ex-diretor da estatal Nestor Cerveró - o autor do parecer verberado por Dilma - cedeu aos herdeiros três propriedades no bairro de Ipanema. Ele tinha sido demitido de uma diretoria da BR Distribuidora dois dias depois da d…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 22 / 08 / 2014

O Globo
"Dilma defende Graça e direito de pressionar TCU"

Tribunal investiga em cartórios as transferências de bens para filhos

'O fato é grave se comprovado. Criou um impacto negativo grande no tribunal', diz Nardes

Um dia após O Globo revelar que a presidente da Petrobras, Graça Foster, e o ex-diretor da estatal Nestor Cerveró doaram imóveis aos filhos depois do escândalo da refinaria de Pasadena, a presidente Dilma saiu em defesa de Graça e acusou a oposição de usar a Petrobras "como arma política". Questionada sobre o fato de ministros de seu governo terem feito pressão sobre o TCU para evitar o bloqueio dos bens de Graça, Dilma defendeu os auxiliares: "É de todo interesse da União defender a Petrobras". O presidente do TCU, Augusto Nardes, pediu as certidões aos cartórios para avaliar se houve dissimulação de patrimônio. 

Folha de S. Paulo
"Marina acena ao mercado com lei para BC autônomo"

Coordenadora do progr…

Dominique

Imagem

Opinião

O vice e a vida real

O ESTADO DE S.PAULO
Já que a personagem "dos sonhos" do PSB para compor a chapa com Marina Silva - Renata Campos, a viúva do ex-governador pernambucano - recusou a indicação, o partido escolheu um político que definitivamente não é o sonho da candidata. O gaúcho Beto Albuquerque, no seu quarto mandato de deputado federal, tem com o agronegócio ligações e afinidades que o situam do outro lado da divisa do movimento ambientalista.

Não bastasse ter feito carreira nos redutos ruralistas, Albuquerque foi um dos parlamentares que mais se empenharam para que o então presidente Lula assinasse a medida provisória liberando a soja transgênica no País. Naquele ano de 2003, no comando do Ministério do Meio Ambiente, Marina moveu céus e terras para bloquear a iniciativa. Lula se decidiu por influência do à época titular da Casa Civil, José Dirceu, e depois de se informar com especialistas sobre o que era, afinal, a biotecnologia e seu potencial para a economia brasileir…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 21 / 08 / 2014

O Globo
"Graça e Cerveró passaram imóveis para parentes"

Escândalos na Petrobras

Doações ocorreram após denúncia de irregularidades na refinaria de Pasadena

TCU adia decisão sobre bloqueio de bens da presidente da estatal para investigar o caso; ministro relator diz que, se confirmada, revelação é grave por que ‘configura uma burla ao processo de apuração ’

Após o site do GLOBO revelar ontem que a presidente da Petrobras , Graça Foster , e o ex-diretor Nestor Cerveró doaram três imóveis cada aos filhos depois da divulgação do escândalo de Pasadena, o Tribunal de Contas da União suspendeu a votação sobre o bloqueio dos bens de Graça, que já estava em andamento. Para o relator, José Jorge, a denúncia é gravíssima porque configuraria tentativa de burlar a investigação. A Petrobras negou que Graça tenha tido a intenção de burlar decisão do TCU e disse que ela pode comprovar que decidira transferir os bens em 2013. O advogado de Cerveró negou que o objetivo…

Dominique

Imagem

Opinião

O retrato da educação na AL

O ESTADO DE S.PAULO
Realizado com base na observação diária do comportamento em sala de aula de mais de 15 mil professores em 3 mil escolas públicas da América Latina (AL) e do Caribe, relatório do Banco Mundial sobre o ensino básico na região mostra uma ominosa contradição. Revela que, apesar dos investimentos feitos na última década, e que levaram à universalização da oferta de vagas no ensino fundamental e ao aumento dos índices de escolaridade do ensino médio, os países da região - com exceção do Chile - não têm conseguido melhorar a capacidade de aprendizagem dos estudantes em matérias fundamentais, como matemática e leitura, disciplinas consideradas vitais pelo Banco Mundial para que as novas gerações possam desenvolver pensamento crítico e ampliar as habilidades cognitivas.

A consequência é que a ineficiência do sistema educacional se tornou o principal gargalo do desenvolvimento econômico e social dos países latino-americanos e caribenhos, levando-os a…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 20 / 08 / 2014

O Globo
"Com vice do PSB gaúcho, Marina entra na campanha"

Beto Albuquerque diz que não há necessidade de 'carta-compromisso'

Com aval de viúva e de aliados de Eduardo Campos em Pernambuco, deputado federal afirma que terá a missão de 'representar o pensamento e o legado' do candidato morto em acidente aéreo semana passada

Um dia antes da reunião que formalizará hoje a candidatura de Marina Silva à Presidência, o PSB escolheu o deputado federal gaúcho Beto Albuquerque para vice na chapa, com o aval da família e de aliados de Eduardo Campos, morto em acidente aéreo semana passada. Após reunião com líderes do PSB em Recife, Albuquerque afirmou que não será necessária uma "carta compromisso" de Marina para assegurar que serão mantidos os projetos defendidos por Campos e as alianças estaduais. Para o vice, o programa de governo, que ainda não foi divulgado, já será suficiente. A reunião da Executiva Nacional do PSB será hoje e Ma…

Dominique

Imagem

Opinião

A nova equação eleitoral

O ESTADO DE S.PAULO
A primeira das 20 sessões de propaganda para a Presidência da República no rádio e na TV - duas vezes ao dia, três vezes por semana, até 2 de outubro - começa ainda sob o impacto do desastre aéreo que na quarta-feira matou o candidato Eduardo Campos, do PSB. A ele caberia, por sorteio, iniciar o ciclo. A fração de 2 minutos e 3 segundos a que teria direito, no bloco de 25 minutos, provavelmente o mostrará hoje quando dizia as palavras com que passou à história, nos instantes finais da entrevista que dava ao Jornal Nacional (JN), na véspera da tragédia, e que viriam a dominar o seu cortejo fúnebre, acompanhado por mais de 100 mil pessoas, domingo, no Recife: "Não vamos desistir do Brasil".

Se não por decoro, pelas regras do jogo eleitoral, a sua até então companheira de chapa, Marina Silva, não poderá se apresentar desde já como a sua substituta. Nem herdeira, como decerto haverão de preferir os correligionários do ex-governador de Pe…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 19 / 08 / 2014

O Globo
"PSB e Marina buscam vice, PT e PSDB preveem 2º turno"

‘Terei de participar por dois’, diz viúva de Campos sobre eleição em Pernambuco

Horário eleitoral começa hoje, com novo cenário. Datafolha mostra ex-senadora com 21% e Aécio com 20%. Dilma lidera com 36%. Tucanos e petistas avaliam que percentual da candidata do PSB está inflado pela comoção

Com a entrada de Marina Silva na disputa presidencial e a divulgação da primeira pesquisa Datafolha após a morte de Eduardo Campos (PSB), tucanos e petistas já trabalham com a certeza de que haverá segundo turno e começam a mostrar hoje suas estratégias, com o início do horário eleitoral na TV. O PSB ainda procura um vice. Marina, que assumirá a vaga de Campos, apareceu com 21%, empatada tecnicamente com Aécio Neves (PSDB), que tem 20%. Dilma (PT) lidera com 36%. Petistas e tucanos avaliam que o percentual de Marina agora estaria inflado por causa da comoção causada pela morte de Campos. A viúva do ex-g…

Pitacos do Zé

Imagem
Era uma boa praia

José Ronaldo dos Santos
A imagem é de uma das entradas da praia do Perequê-mirim, em Ubatuba. No primeiro plano  está uma placa que poucos sabem o significado. Trata-se de um marketing dos jesuítas, dos parceiros do padre José de Anchieta, querendo dizer que a praia faz parte dos “Passos de Anchieta”, podendo ser incluída como lugar de turismo religioso-cultural. Já a segunda placa, vermelha há muito tempo, é alerta de que aquela maravilha de cenário é imprópria para banho, tem alta concentração de coliformes fecais, podendo causar sérias doenças etc. Porém, o que está sendo feito para reverter esse quadro, sabendo que essa era uma boa praia até meados da década de 1980? Quem imaginaria que, o lugar onde pescamos, nadamos e mergulhamos se tornaria um receptáculo desse? O finado Santinho Barreto bem que dizia, ao ver as casas se multiplicando perto dos rios: “Cada fossa já tem uma manilha que segue para o rio. Cada rio segue para a praia. Então, logo a praia será uma pr…

Dominique

Imagem

Opinião

A Caixa espremida

O ESTADO DE S.PAULO
O governo decidiu usar e abusar da Caixa - o principal banco executor das políticas sociais - para remendar as contas públicas em frangalhos e consertar problemas criados por sua política desastrosa. A história inclui a cobrança de dividendos crescentes e pressões para participação no socorro às distribuidoras de eletricidade. Além disso, desde o ano passado o Tesouro tem atrasado repasses para programas como o Bolsa Família e o seguro-desemprego. A Caixa usa recursos próprios para atender os beneficiários. 

Quando o dinheiro é finalmente liberado pelo governo central, chega depreciado pela inflação e sem juros. É como se o Ministério da Fazenda dispusesse de um cheque especial sem limite e sem custo para emergências. Essas emergências se vêm tornando cada vez mais frequentes.

Com o atraso nos pagamentos o Tesouro melhora a aparência de suas contas, pelo menos por algum tempo. A contabilidade criativa, usada principalmente para maquiar as finanças púb…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 18 / 08 / 2014

O Globo
"PSB quer que Marina atue em todos os estados"

Com enterro de Campos, partido abre consulta oficial e espera decisão da viúva para anunciar vice

Funeral reuniu 160 mil pessoas no Recife e contou com a presença de políticos de todos os partidos, entre eles Dilma, Aécio e Lula

Numa cerimônia marcada pela comoção e acompanhada por aproximadamente 160 mil pessoas, o ex-candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, foi enterrado ontem no Recife ao lado do túmulo do avô, o ex-governador Miguel Arraes. Já decidido pela candidatura da ex-senadora Marina Silva, o PSB quer que ela atue politicamente em todos os estados e reveja a decisão de não deixar sua imagem aparecer em material de campanha onde a Rede rejeitava alianças feitas pelos socialistas, caso de São Paulo. Com o enterro, o PSB abriu oficialmente a consulta para indicar quem sucederá a Campos e ouvirá hoje a palavra da viúva, Renata, para saber se ela tem intenção de ser vice ou sugerir a…

Dominique

Imagem

Opinião

Sobre credibilidade

O ESTADO DE S.PAULO
O que define a importância de um veículo de comunicação, daquilo que podemos chamar genericamente de Imprensa - inclusive com sua extensão na internet -, importância essa traduzida em quantidade e qualidade de leitores, ouvintes e telespectadores? A resposta é simples e óbvia: credibilidade. A mídia impressa e a programação jornalística de emissoras de rádio e de televisão só conquistam leitores, ouvintes e telespectadores na medida em que esse público acredita que lhe estão sendo oferecidas notícias e informações corretas e opiniões relevantes e úteis.

A credibilidade de um veículo de comunicação resulta da avaliação feita pelo público de sua capacidade de apurar e de divulgar notícias com isenção e objetividade, prestar informação precisa e confiável sobre assuntos de interesse e oferecer opinião fundamentada sobre questões relevantes, sejam opiniões divergentes que ajudem a esclarecer temas controversos, seja a opinião própria do órgão de comuni…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 17 / 08 / 2014

O Globo
"Morte de Campos impõe compromisso, diz Marina"

Carta firmará pacto com PSB para manter projeto político e alianças estaduais

Vice será nome forte do partido; deputado Beto Albuquerque hoje é o mais cotado para o posto

Ao desembarcar em Recife para o velório de Eduardo Cantpos, a ex-senadora Marina Silva sinalizou pela primeira vez publicamente que aceita assumir a candidatura à Presidência. "Tenho senso de responsabilidade e com-profnisso com o que a perda de Eduardo nos impõe. Penso que existe uma providência divina em relação a mim, ao Miguel, a Renata e ao Mo-lina” disse ela, referindo-se a familiares de Campos. Para legitimar o nome de Marina diante do público externo e da Eiitiância, o PSB prepara lima carta em que divulgará compromissos de Campos que serão honrados por Marina, o nome preferido da cúpula do partido para assumir u posto de viceé o do deputado federal Beto Albuquerque (RS).

Folha de S. Paulo
"Turma do PT teme Marina n…