Postagens

Mostrando postagens de Setembro 8, 2013

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A 'justiça' do PCC

O Estado de S.Paulo
As mortes de quatro acusados de terem participado do assassinato do menino boliviano Brayan Yanarico Capcha, de cinco anos, durante um assalto à casa onde morava, no bairro de São Mateus, mostram a força do crime organizado em São Paulo e o modo como funciona tanto dentro quanto fora do sistema prisional, inteiramente à margem da ordem jurídica e das instituições judiciais.

O crime foi cometido há dois meses e meio numa das áreas da zona leste em que as taxas de latrocínio mais têm crescido, tendo como vítimas um número muito alto de imigrantes bolivianos. São pessoas pobres que, fugindo da miséria rural ou da fome nas periferias urbanas da Bolívia, vieram para o Brasil atraídas pelos postos de trabalho nas oficinas de costura e nas pequenas fábricas de confecções situadas nos bairros do Brás e da Mooca. Quase todos esses estabelecimentos empregam milhares de bolivianos em condições degradantes, com pagamento de salários aviltados e até priv…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 14 / 09 / 2013

O Globo
"Royalties: Assinatura de deputado em votação foi fraudada"

Renan decide não anular sessão que derrubou vetos de Dilma

Seis meses depois, Polícia Legislativa confirma erro grosseiro que envolve Zoinho, parlamentar do PR do Estado do Rio. A Polícia Legislativa da Câmara atestou, em inquérito enviado ao Ministério Público Federal, que houve fraude na votação da sessão no Congresso que derrubou os vetos presidenciais à lei de redistribuição dos royalties do petróleo. A votação foi há seis meses, e o deputado federal Jorge Oliveira, o Zoinho (PR-RJ), que não estava presente, teve sua assinatura falsificada no plenário. O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que não anulará a sessão.


O Estado de S. Paulo
"Colegas pressionam Celso de Mello a recusar embargos"

Ministros afirmam que, além do desgaste do tribunal, nova análise de crimes poderá livrar parte dos condenados.

Ministros do STF contrários à realização de novo julgamento para 12 dos …

Baleia Jubarte albina

Imagem

Coluna do Celsinho

De filha pra pai

Celso de Almeida Jr.
Na combinação doméstica, assumo os celulares descartados pela filha.
Entrando na adolescência, ela sempre descobre modelos mais interessantes, recheados com sedutoras tecnologias.
E assim temos feito...
Quando o orçamento permite brindá-la com lançamentos, assumo o usado e subo - atrasado - mais um degrauzinho, precisando ainda da capacitação que ela, pacientemente, me dá.
Eu, que conheci o Fusca 6 volts, dou-me por satisfeito com as novidades tardias, convencido de que demorarei para dominar tantas ferramentas.
Ah!!!  Chave de fenda!!!
Estrela, fixa, combinada, phillips, allen, eram companheiras de oficina, fáceis de manusear, prontas para sujar.
Outros tempos...
Os eletrônicos são diferentes; gostam de asseio.
Não resistem a um tacho com gasolina ou querosene; uma labuzada de Marfak; uma queda mais intensa; a chama de um maçarico.
A sorte é que posso matar a saudade a qualquer hora, na oficina preservada pelo Celso pai, que guarda e usa com carinho os mesmo…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Quem se aflige com as águas do Cerrado?

Washington Novaes* - O Estado de S.Paulo
Durante a Semana da Água, há poucos dias, a ONU lembrou que 2,4 bilhões de pessoas no mundo vivem sem saneamento. E cerca de 80% da "água residual" de assentamentos humanos ou fontes industriais é despejada sem tratamento e "contamina oceanos, lagos e rios". Com o abastecimento e o saneamento inadequados, ocorre uma "perda econômica de US$ 260 bilhões em gastos com saúde e menor produtividade no trabalho". Nesses mesmos dias, os jornais brasileiros informavam que uma das bacias mais importantes do Brasil - a do Rio Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo - sofre os impactos da degradação ambiental; sua vazão tende a tornar-se insuficiente para atender às atividades econômicas na região (Valor, 3/9), incluídas as de mineradoras e até hidrelétricas. No médio Rio Doce, a pecuária também está afetada, com pastagens que já não podem receber mais de meia cabeça de gado por hectare …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 13 / 09 / 2013

O Globo
"Um julgamento para a História - Dividido, Supremo adia destino de mensaleiros"

Votação sobre embargos empata em 5 a 5, e decisão será do decano Celso de Mello

Após sessão, ministro lembrou que, em agosto de 2012, já defendeu a validade dos recursos capazes de reabrir o julgamento e rever condenações, mas não deixou claro se na quarta-feira manterá o mesmo entendimento. Caberá ao mais antigo ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, decidir se os mensaleiros terão direito aos embargos infringentes, recursos capazes de reabrir o processo. Ontem, terminou empatada em 5 a 5 a votação no STF. Depois da sessão, Celso de Mello lembrou que já se pronunciara sobre o tema em 2 de agosto de 2012, quando defendeu a validade desse tipo de recurso. Disse que já tem convicção formada e está com o voto pronto, mas não deixou claro se manterá o mesmo entendimento do ano passado. Os ministros Joaquim Barbosa, Marco Aurélio, Luiz Fux, Cármen Lúcia e…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A multa e o carimbo da inépcia

O Estado de S.Paulo
Continuando sua cruzada contra o bom senso econômico e as boas normas de política fiscal, a presidente Dilma Rousseff insiste na manutenção da cobrança de 10% de multa sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), nos casos de demissão sem justa causa. Lei aprovada pelo Congresso declarou extinta essa multa. A presidente vetou essa lei e agora tenta mobilizar a base aliada para evitar a derrubada do veto. Esse foi um dos temas de reuniões, nesta semana, com líderes da base no Parlamento. Segundo o governo, a derrubada do veto causará uma perda de até R$ 3,6 bilhões por ano ao programa Minha Casa, Minha Vida. A ideia é manter esse dinheiro disponível para o programa e, para isso, o Executivo poderá enviar um projeto ao Legislativo. Essas alegações são autodestruidoras.

A multa foi instituída em 2001 para um objetivo bem definido: compensar o rombo causado pela indenização às pessoas prejudicadas pelos Planos Verão e Collor 1. Essa…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 12 / 09 / 2013

O Globo
"Dia decisivo - Petistas já temem julgamento do mensalão em ano eleitoral"

Sessão termina com 4 votos a 2 pela aceitação de recurso que pode rever condenações

Planalto receia aumento do desgaste do partido em meio à campanha de reeleição da presidente Dilma; votação no STF será retomada hoje, quando deverão ser conhecidos os votos dos últimos cinco ministros. Depois que os ministros do Supremo Tribunal Federal indicaram na sessão de ontem que podem aceitar os embargos infringentes — recursos que levarão à revisão do julgamento do mensalão —, o Palácio do Planalto e dirigentes petistas mostraram-se preocupados com a possibilidade de o julgamento se arrastar até o ano que vem, aumentando o desgaste do partido em meio à campanha pela reeleição da presidente Dilma. Uma ala do PT já contava com o encerramento do processo, embora outra ainda esteja solidária com o ex-ministro José Dirceu e outros líderes do partido que podem ter a pena reduzida, ca…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Faxina malfeita

O Estado de S.Paulo
Na espetaculosa "faxina" que fez no início de seu governo para combater a corrupção, a presidente Dilma Rousseff, pelo jeito, varreu só por onde o padre passa. Investigações policiais levantaram o tapete e flagraram desvios de recursos públicos para organizações não governamentais (ONGs), em escândalos cujo padrão é o mesmo que, há não muito tempo, levou Dilma a arregaçar as mangas para acabar com os "malfeitos", segundo dizia na época a propaganda oficial.

Uma operação da PF acaba de desmontar um esquema de fraudes no Ministério do Trabalho que resultou na prisão de 22 pessoas. Outras 11 tiveram de prestar depoimento de forma coercitiva - uma delas é Paulo Roberto dos Santos Pinto, o número dois do Ministério. Tanto Pinto quanto o atual ministro, Manoel Dias, que é secretário-geral do PDT, são ligados ao ex-ministro Carlos Lupi, um dos demitidos por Dilma na tal "faxina".

A PF e a Controladoria-Geral da União acreditam que…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 11 / 09 / 2013

O Globo
"Reta final do mensalão - Na véspera do julgamento, Dirceu desafia Supremo"

Petista diz que vai recorrer a cortes internacionais caso condenação seja mantida

'Isso não vai acabar com a sentença definitiva do STF,' diz ex-ministro, em entrevista a fundação ligada ao PT. Um dia antes da sessão em que o Supremo Tribunal Federal pode concluir o julgamento do mensalão, que começou há mais de um ano, o ex-ministro José Dirceu, condenado a dez anos e dez meses de prisão, desafiou o tribunal ao afirmar que a decisão dos ministros não será "o último capítulo” do caso e que vai recorrer a cortes internacionais para tentar anular a sentença. "Evidentemente que cometi muitos erros e sou responsável por muitos desses erros, mas não os de que me acusam”, alegou.



O Estado de S. Paulo
"Síria aceita entregar arma química; EUA duvidam"

Regime de Assad também diz que firmará tratado que proíbe o armamento, mas rebeldes veem armação

O reg…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Encarecer a violência

O Estado de S.Paulo
A baderna promovida pelos fascistoides do Black Bloc nas maiores cidades brasileiras e no Distrito Federal no 7 de Setembro deixou um saldo contraditório. De um lado, os mascarados conseguiram uma vitória ao esvaziar as comemorações da Data Nacional brasileira, atemorizando sabe-se lá quantos cidadãos que, em circunstâncias normais, de bom grado iriam com suas famílias ao local dos eventos. No Rio de Janeiro, chegaram a invadir a área do desfile oficial, na Avenida Presidente Vargas - algo inconcebível mesmo em Paris, a capital europeia mais habituada a conviver com protestos de toda sorte, na festa cívica do 14 de Julho. Com isso, os boçais que investem prazerosamente contra os "símbolos do capitalismo", neles incluídos, pelo visto, qualquer modalidade de patrimônio, além do espaço público, agrediram - mais do que o governo federal e os dos Estados onde deram vazão aos seus impulsos destrutivos - a própria Nação.

De outro lado, levaram…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 10 / 09 / 2013

O Globo
"Petrobras na mira dos EUA: Dilma aponta motivação comercial em espionagem"

Presidente diz que tomará medidas para proteger estatais e governo; leilão é mantido

Petrobras afirma que seus sistemas são seguros e que não acredita ter sido vítima de violação; senadores sugerem que americanos sejam excluídos de leilões do petróleo. A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem que, se confirmada a denúncia de que a Petrobras foi espionada pelo governo americano, estará comprovado que o objetivo não é proteger a segurança dos EUA ou combater terrorismo, mas atender a "interesses econômicos e estratégicos" Em nota, ela que as violações de dados "são incompatíveis com a convivência democrática entre países amigos" e prometeu tomar "todas as medidas para proteger o país, o governo e suas empresas. O ministro Edison Lobão e a ANP informaram que o leilão do campo de Libra não será suspenso. 


O Estado de S. Paulo
"Espionagem na Pe…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A crise da saúde pública

O Estado de S.Paulo
Além da polêmica que continua a provocar, o programa Mais Médicos tem pelo menos um mérito, se se pode dizer assim: o de avivar a discussão sobre o sistema público de saúde, os graves problemas que o afligem e a necessidade urgente de encontrar solução para eles.

Nessa linha, merecem atenção as conclusões de debate sobre o programa, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), que reuniu renomados especialistas na questão.

Debates como esse servem para expor alguns dos principais males que corroem o Sistema Único de Saúde (SUS) - entre eles a opção por ações emergenciais, em detrimento de medidas estruturantes, subfinanciamento e adoção de políticas inspiradas em interesses eleitorais. Busca-se só alívio dos sintomas, em vez de atacar a sua causa. Um exemplo disso seria o Mais Médicos.

O professor Paulo Hilário Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP, chama a atenção para um outro aspecto do problema, até ag…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 09 / 09 / 2013

O Globo
"Brasil monitorado - Petrobras foi alvo de espionagem americana"

Além da presidente Dilma, estatal aparece em slides da agência de segurança dos EUA

Documentos sigilosos obtidos pelo ex-agente da CIA Edward Snowden contradizem versão da Casa Branca de que serviço de informações não atuava na área econômica; material ensinava a espionar redes de computador. Novos documentos divulgados ontem pelo "Fantástico" revelam que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) usou seu aparato para levantar informações sobre a Petrobras. Os arquivos, entregues pelo ex-agente da CIA Edward Snowden ao jornalista Glenn Greenwald, contradizem a versão da Casa Branca, divulgada na semana passada, de que ela "não se engaja em espionagem econômica em qualquer área”. A maior empresa brasileira é citada como alvo em slides, com data do ano passado, que fazem parte de um tutorial para ensinar agentes a espionar redes privadas de computado…

Ninja

Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A inflação recrudesce

O Estado de S.Paulo
A inflação voltou a subir, depois de uma breve trégua, deve continuar elevada e ainda estará acima da meta, 4,5%, no segundo trimestre de 2015, segundo a projeção divulgada na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Não há outros detalhes sobre a projeção, mas o essencial da mensagem é bastante claro: por mais dois anos, pelo menos, o Brasil deverá suportar uma alta de preços bem superior à da maior parte dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, incluídos, é claro, os concorrentes comerciais mais importantes. O recrudescimento das pressões inflacionárias foi confirmado, nos últimos dias, por vários órgãos de pesquisa.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado como referência para a política de metas, subiu 0,24% em agosto, informou na sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior havia ficado quase estável, com acréscimo de apenas 0,03%. Também na sexta-feira a Fundaç…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 08 / 09 / 2013

O Globo
"E era só uma marolinha: Brasil já gastou R$ 832 bi para combater crise global"

No mundo, os maiores países amargam perdas de mais de R$ 25 tri em cinco anos

Especialistas dizem que economia internacional ainda está sujeita a novas turbulências. Para conter os efeitos da crise econômica global, que estourou em setembro de 2008, o governo brasileiro já gastou R$ 832 bilhões. O custo para enfrentar a turbulência, que o ex-presidente Lula chamou de marolinha, inclui o uso de recursos dos bancos públicos para turbinar o crédito, juros subsidiados e a redução de impostos. No mundo, os países amargam perda de mais de US$ 11,2 trilhões (R$ 25 trilhões).


O Estado de S. Paulo
"Brasília tem desfile esvaziado e Rio enfrenta protestos"

Dilma deixa comemoração da Independência sem ver confronto; manifestantes invadem desfile carioca

O Dia da Independência foi marcado pela tensão em diversos pontos do País, pelo pouco público assistindo aos desfiles e po…