Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 26, 2006

Ubatubanas II

Republicaçào
Vá tomar banho é uma afirmação imperativa. Busca remeter alguém a um ato prazeroso.
Bem, pelo menos eu penso dessa forma, gosto dos banhos, sejam eles de mar, piscina ou chuveiro.
Nem sempre foi assim no Brasil. Mesmo porque o chuveiro elétrico é coisa recente, bem como o banheiro interno. Antigamente ia-se à casinha, que era o banheiro, literalmente uma casinha separada do corpo principal da casa.
Na época do Império os banhos eram considerados aviltamento. D João VI, com uma ferida na perna, agravada por estar sob os restos de uma meia semi-apodrecida, recebeu ordens médicas de banhar-se.
Que ultraje! Foi a resposta complementada pela exclamação: no fim do ano talvez!
Os imigrantes europeus que aqui aportaram para substituir os negros na lavoura, também não eram chegados à higiene pessoal.
Banho só aos sábados, nos dias restantes quando muito se lavava o rosto e os pés. Os franceses inventaram uma boa forma de camuflar odores corpóreos. Perfumes.
Perucas empoadas e perfumes. At…

Bastão do Imperador

Imagem
A flor em questão tem apelo, como diriam nossos irmãos d’além mar. É impossível não reparar nela, e quando isso acontece faz sentido o nome. Olhe a parte central. Logo as folhas cairão e restará uma haste grossa encabeçada pelo ornamento que os artesãos dos reis cuidaram de imitar em prata de lei.

Sidney Borges

Luz Para Todos

No dia 02 de fevereiro último, o vereador Charles Medeiros encaminhou ofício 55/06 ao DEPRN solicitando informações referentes aos procedimentos e documentos que se fazem necessários para a efetivação do Programa Luz Para Todos na Praia do Perez, Região Sul de Ubatuba.
Em resposta a solicitação do vereador foi encaminhada através do ofício 073/06 ETU cópia de portaria onde estabelece um padrão simplificado para instrução de processos, na qual norteia os procedimentos administrativos para instrução de processos nesse Departamento. O documento esclarece ainda que para a Região Sul existe um procedimento administrativo próprio arquivado naquele departamento, onde consta um projeto aprovado para eletrificação da Praia do Perez e demais informações pertinentes ao assunto.
O vereador Charles Medeiros vem desde seu primeiro Mandato lutando para a implantação da benfeitoria na localidade, pois energia elétrica permite á inclusão social em nossa sociedade. “Temo que o prazo do programa Luz Para …

Notícias do Legislativo

Dr. Ricardo apóia Pré-Conferências de Saúde

O Presidente da Câmara, vereador Dr. Ricardo Cortes (PV) está dando total apoio à iniciativa da Prefeitura que, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, estará realizando no próximo dia 07, terça-feira, as Pré-conferências de Saúde.
Dr. Ricardo, que é médico, enfatizou que as pré-conferências são de grande importância, não só para o município, mas principalmente para a população, já que a saúde é um serviço prioritário. “Descobrir as reais necessidades na área de saúde significa trazer qualidade de vida e segurança para a população”, disse o presidente.
Os resultados das pré-conferências serão apresentados na IV Conferência Municipal de Saúde, entre os dias 28 e 30 de abril, e que neste ano trará como tema “Saúde, Vida e Responsabilidade”. “Atender as necessidades da coletividade é o nosso principal objetivo, como médico e como representante do Legislativo, por isso dou meu total apoio a esta iniciativa, procur…

Ciclismo

Imagem
Sônia Molina ao lado da equipe de Ubatuba e do técnico Márcio Ferreira

Liga Valeparaibana promove festa de premiação

Laura Ennes
A equipe CCU/Nossa Caixa/Adenosina/Beach Energy/Milly/Arte Camiseta/SMEL Ubatuba, esteve presente na festa de confraternização e premiação dos campeonatos 2004 e 2005 realizados pela Liga Valeparaibana de Ciclismo.
O encontro aconteceu na cidade de São José dos Campos, no último domingo, dia 26, reunindo atletas e técnicos de equipes de várias cidades do Estado e da região. A presidente da Liga, Sônia Molina, organizadora da festa, agradeceu a presença ilustre do Presidente da Federação Paulista de Ciclismo, Marcos Mazzaron e de todos atletas e familiares que prestigiaram o evento.
A equipe de Ubatuba foi agraciada com troféus de 4º lugar no ranking geral no ano de 2004 e 6º lugar no ano de 2005. A atleta Ana Carolina Ennes Houdjakoff foi premiada como destaque revelação feminino do Vale em 2004 e 2005.
Na ocasião Ubatuba fez a apresentação da nova equipe profissi…

Um pouquinho do PTB

Fundado por Getúlio Vargas em 15 de maio de 1945, o Partido Trabalhista Brasileiro surgiu como resposta aos anseios da população por um sistema político que - obstinasse a necessidade de captação de recursos externos, necessários à constituição de uma infra-estrutura básica, desenvolvimentista - privilegiasse o capital nacional e garantisse ao trabalhador uma legislação regulamentadora de seus direitos. Nesse momento, o PTB nasce junto com uma nova Constituição, a de 1946, e coloca como fundamento a ênfase especial na valorização da força de trabalho, ponto de partida para o efetivo desenvolvimento nacional.
A principal herança Getulista é, sem dúvida, “a Consolidação das Leis do Trabalho”, fruto do pensamento trabalhista emergente à época e que se mantém atual. Isso porque o PTB acredita e defende a harmonização das relações entre o Capital e o Trabalho, com prevalência deste último, pois, genericamente, pode-se afirmar que a origem do capital está intimamente relacionada ao princípio…

Notícias da Prefeitura

Imagem
Sol e alegria marcam carnaval histórico em Ubatuba

Milhares de pessoas lotaram as praias de Ubatuba nesses quatro dias de carnaval em Ubatuba, que contrariando o título de “Ubachuva”, brindou os turistas com muito sol e calor. A programação de carnaval da Prefeitura Municipal de Ubatuba levou atrações aos quatro cantos da cidade. Pela primeira vez, foram realizados eventos nas regiões norte, sul, centro e oeste. Carros de som, trio elétrico, bandas, decoração nas avenidas, banheiros químicos, além das equipes de trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar, garantiram um Carnaval histórico para os foliões que vieram a Ubatuba.
Diversos comerciantes da cidade relataram que foram cinco dias de movimento constante, que fizeram com que alguns estabelecimentos tivessem que realizar várias reposições de estoque. A comerciante Adriana Rosa, proprietária do restaurante e pizzaria Habacook, comemora o feriado bem trabalhado. “Fazia tempo que não tínhamos uma movimentação como essa do carnaval. T…

Pesca Esportiva

Imagem
Temporada paulista de Pesca Esportiva começa em Ubatuba

Taça Cidade de Ubatuba serve de aquecimento para primeira etapa do Campeonato Estadual

O Clube de Pesca de Ubatuba realiza neste final de semana, 4 e 5, na Praia do Cruzeiro, a Taça Cidade de Ubatuba de Pesca Esportiva de Arremesso. O torneio é individual e será disputado nas categorias masculino, feminino, máster e juvenil, federado e avulso.
As inscrições podem ser feitas no local do evento das 10h às 12 h. O início das atividades no sábado está marcado para as 13h, com termino às 17h30. A pesagem será feita em seguida. No domingo a prova começa às 8h e termina às 12h30, com pesagem e premiação em seguida.
A realização da Taça Cidade de Ubatuba de Pesca é do CPU (Clube de Pesca de Ubatuba), com direção da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos, fiscalização Federação Paulista de Pesca, apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Associação Comercial de Ubatuba, Máxima Transportes, Serralheria Gradil, Casa Nova Mate…

Sítio Respingadouro, Ubatuba

Imagem

Governo Lula

Às vezes, se faz comparação com outros governos, mas acho que nunca houve um tão submisso às condições impostas pelos credores do que esse atual governo.

Do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal-arcebispoGeraldo Majella Agnelo

Você sabia?

Imagem

Editorial

Ubatubices

A temperatura está alta. Poucas vezes senti tanto calor como nos últimos dias. Também é impossível ignorar o aumento da temperatura política. Nos dias carnavalescos recebi alguns documentos que supostamente mostram irregularidades fundiárias, que como eu já disse, é eufemismo para grilagem de terras. Como atingem pessoas que ocupam cargos de relevância na cidade, e como Direito não é exatamente a minha praia, solicitei ajuda. Pedi que alguns amigos advogados examinassem o material. Eles foram unânimes. Não há nada de irregular nos documentos. São práticas comuns em Ubatuba que se não constituem base para uma ação acusatória carregam um viés ético passível de discussão. Homens públicos devem cuidar da imagem cem por cento do tempo. Por outro lado, a ação protocolada na Câmara, que pede a cassação do Prefeito, não deve causar tanta celeuma. Se nada há de relevante, será arquivada. Se houve dolo, o autor é passível de interpelação. O que não pode haver é uma tempestade em copo …

Onde há fumaça, há fogo?

Senhor Editor,

Lendo a matéria “Passando a limpo...” assinada por Marcos Gilheta e Mara Cibele Franhani e publicada no Ubatuba Víbora, não entendi a razão do nervosismo patente no texto.

A matéria "Olho na Comtur", escrita por um dos colaboradores d’O Guaruçá, é um alerta aos vereadores de Ubatuba, tendo em vista a situação em que se encontra a empresa.

Sendo citado, informo ao "ghost writer" (não sei se é também um "ghost thinker") que não necessito de um dicionário para saber o sentido do vocábulo "previsão" de arrecadação. Sempre que faço "previsões" são sobre assuntos que tenho conhecimento suficiente para que as mesmas se concretizem dentro da margem de erro pertinente. Quanto a falta de senso crítico que me impôs, de modo sub-reptício, deixo aos leitores a conclusão do assunto, recomendando a leitura da matéria " Olho na Comtur", para uma melhor aferição.

Onde há fumaça, há fogo?

Luiz Moura
Editor d'O Guaruçá e Redator do…

Fábula IX

Rogério Frediani
E o carnaval também passou pela cidadezinha, e com ele a temporada, e com ela a esperança de rever milhares de pessoas circulando pelas praias, ruas e comércio, até o início do próximo verão.
Quem contabilizou lucros a partir de agora começa a correr atrás do prejuízo durante os próximos nove meses, quando provavelmente a cidadezinha irá se preparar para o parto de novas atrações. A gestação vai ser longa.
O que esperar da cidadezinha nos próximos meses? Eventos registrados no calendário turístico, que nunca atraíram público de fora, alguns campeonatos de surf e talvez uma ou outra atração de grande porte no intuito de divulgar a cidade. A temporada foi longa e talvez para os detentores do poder e seus colaboradores, que devem fazer o turismo funcionar, seja hora de tirar o time de campo e gozar umas pequenas férias depois de tanto trabalho para melhorar a economia da cidadezinha.
Talvez uma pequena estadia na Ilha do Mel para levar a família surfar, uma vez que as ondas …

Imprensa objetiva

Na Folha Online de hoje

No alto da página:
Serra decide disputar a presidência.

Um pouco abaixo, nas chamadas do jornal impresso:
Vacilante, José Serra se mantém isolado.

Estou sem saber. Decidiu ou não decidiu? Vai disputar ou não vai?
Sidney Borges

Maranduba

PROJETO TURISTICO MARANDUBA/LAGOINHA

Foi realizada a 1ª reunião com a presença das seguintes pessoas:
Fernando Pedreira – Pedro Resende – José Carlos Cusato – Ezio Pastore Jr. – Jorge Lee – Carlos Alberto Carmo – Agenor Benedito dos Santos – Pedro Ferreira Carneiro – Carlos Pisa – Wilson R. Cheachirini – Carlos Alberto Matias – Jairo Felipe Felix dos Santos – Marcelo Yagi – Ezequiel dos Santos – Isabel A. Derghan – José Maria Patrício – Motanyos Derghan – Luciana Resende.

Ficou decidido o seguinte:

Por unanimidade levarmos adiante projeto turístico junto com o Sebrae no P.D.T.R. (Plano de Desenvolvimento Turístico Receptivo) .
Que o Sr. Pedro Resende irá verificar o que será mais viável, regularizarmos associação já existente ou fundarmos uma nova, em virtude da exigência do Sebrae.
Que cada um se esforce em trazer pelo menos mais um militante para o nosso projeto.
Que nos uniremos ao Ubatuba Viva no que tange as reivindicações e fiscalizações dos órgãos públicos de forma sistemática que é …

Bom exemplo

O verdadeiro alicerce de uma vida

Marcio Barbosa Gonçalves
Não podemos abandonar nunca nossos ideais, eles são a base de nossas vidas, tem gente que trabalha a vida inteira e não consegue produzir nada a mais do que o essencial para sua sobrevivência, isso pode acontecer por vários motivos, a falta de oportunidades oferecida pela sociedade, por uma falta de orientação dentro de casa no decorrer da infância e da adolescência, e outros motivos mais, mas de quem é a responsabilidade pela ignorância, falta de conhecimento, pela falta de uma educação básica para uma pessoa construir pelo menos o mínimo para seu futuro, ou até mesmos para ensinar e preparar seus filhos para a vida? ( que convenhamos em lugar nenhum do mundo não é fácil.)
Respondo sem sombra de duvidas, essa responsabilidade é nossa, de todos nós, a cada novo aprendizado, nos tornamos mais responsáveis pelo que acontece ao nosso redor, por exemplo eu nasci de um lar humilde, meu pai trabalhou sua vida inteira para nos dar com m…

“NOVAS OPÇÕES”

Corsino Aliste Mezquita
O COLÉGIO DOMINIQUE fez interessante convênio com a FACINTER, FATEC INTERNACIONAL, UNINTER e IBPEX de Curitiba, para ministrar cursos técnicos de nível universitário e Normal Superior, nas suas dependências de Cidade Carolina. Ubatuba não pode deixar de aproveitar e prestigiar as oportunidades de formar novos profissionais, em dez cursos, superiores, à distância, baixo custo, rápidos, sem sair do município e sem a necessidade de passar horas viajando de ônibus ou tendo que se afastar ou demitir do emprego e alugar apartamento em cidade universitária.
O convênio do Colégio Dominique é, mais um passo, para fazer de Ubatuba uma cidade universitária com diversidade de opções e de cursos.
Todos aqueles que possuem curso completo de Ensino Médio (antigo 2° Grau) e que por diversos motivos não tiveram oportunidades de continuar seus estudos em nível superior, terão novas e interessante opções a partir de agora, no Colégio Dominique.
Um dos cursos oferecidos é o Normal Sup…

Notícias da Prefeitura

Centro de Triagem está em fase de conclusão e deve reduzir número de andarilhos

A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social trabalha ativamente para a implantação de um “Centro de Triagem” em Ubatuba. Segundo a secretária da pasta, Kátia Nunes, o projeto aguarda apenas a liberação de verba por parte do Governo do Estado para sair do papel. “Já fizemos os estudos necessários e agora aguardamos os últimos acertos para dar início aos trabalhos. Estamos estudando alguns locais para a instalação do Centro. Tão logo a verba de 150 mil reais seja liberada, o Centro começa a se transformar em realidade”, disse Kátia.
O “Centro de Triagem” será um local de abrigo provisório a migrantes e moradores de rua, que durante um período máximo de quatro dias serão atendidos integralmente, até o encaminhamento a seus locais e origem. Durante esse período será feita uma triagem para localização de familiares e checagem de documentação e antecedentes.
“Durante a curta estada incentivaremos as pessoa…

Comtur

PASSANDO A LIMPO...

Para quem estava realmente de olho em Ubatuba sem a cegueira da demagogia desenfreada e improdutiva que nos cerca, pode conferir, através de publicação em JORNAL LOCAL (“A CIDADE”, dia 25 de fevereiro de 2006), dados sobre a situação financeira da COMPANHIA MUNICIPAL DE TURISMO, COMTUR.
Quem prestou um pouco mais de atenção ao publicado sem realizar as corriqueiras críticas superficiais, que, aliás, tem sido o cotidiano desserviço diário dos alguns virtuais, pode analisar o seguinte:
Foram apresentados além do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício, exigidos pelo Estatuto, um Informativo Complementar sobre a arrecadação realizada no mês de janeiro de 2006.
O informativo foi realizado seguindo os preceitos de transparência preconizados pela da atual sócia majoritária da Companhia e pela Diretoria, tendo sido demonstrado através desse informe o que aconteceu nesse período de arrecadação.
Mas, parece que as pessoas que realmente se preocupam com a c…

Nota de esclarecimento

Em razão das várias e infundadas acusações de prática de atos de grilagem de terra e invasão de área pública, veiculadas por meio da imprensa eletrônica em razão de inepta representação protocolada perante o Poder Legislativo deste Município, venho esclarecer a população de Ubatuba que, muito antes de assumir o cargo de Prefeito Municipal adquiri direitos possessórios sobre uma área de 2.904,10 m², situada no bairro do Pereque-Açú, que faz confrontação, em uma de suas divisas, com a área de titularidade da Prefeitura Municipal, ainda ocupada pelo Camping Club do Brasil.
A pessoa que me vendeu os direitos possessórios estava em pleno exercício daquele direito, tendo realizado no imóvel diversas benfeitorias, tais como limpeza do terreno, manutenção das divisas, aterro, colocação de muro frontal e padrão de água e luz. Referida área constou de minhas declarações junto a Receita Federal (imposto de renda) e foi cadastrada perante a Municipalidade para fins de recolhimento de IPTU a partir…

Pássaros

Imagem

Você é de esquerda?

O que significa ser de esquerda? O conceito teve início na França do século 18, quando o rei Luís 16 - aquele mesmo que perderia a cabeça com a Revolução - se viu obrigado pelas circunstâncias a convocar os Estados Gerais, uma espécie de assembléia nacional ampliada. Provavelmente por acaso, os dois primeiros "estados", isto é, a nobreza e o clero, se sentaram à direita da cadeira reservada ao rei. Ao terceiro estado, a burguesia, restou o lado esquerdo. Como nobres e padres defendiam e apoiavam idéias conservadoras, "direita", por metonímia, passou a designar o grupo dos que se opõem a mudanças políticas; "esquerda", por sua vez, passou a indicar os que são favoráveis a alterações.
Diga-se, "en passant", que essa divisão nunca foi muito "justa" com a direita. Afinal, são muito poucos os que olham para o mundo tal como ele é, com todas as suas injustiças e pequenas e grandes perversidades, e concluem que não há nada a melhorar. Além dis…

De bicos e caudas

Por Flávio Aguiar
(Artigo publicado na Agência Carta Maior - www.agenciacartamaior.com.br)
Já fez fortuna – e crítica – o jantar do grã-tucanato no restaurante Massimo, em São Paulo, sem a presença de Geraldo Alckmin. Vamos traçar uma linha divisória: jantar num restaurante fino, beber vinhos caros, não infringe a Magna Carta brasileira nem a Declaração dos Direitos Humanos da ONU. Portanto, declarações moralistas de que ali numa garrafa de vinho se tomava meio salário de brasileiro etc., devem ser encaradas como manifestações tomadas de forte emoção, mas sem conteúdo político. E isto, o bom entendedor entenderá, não é um elogio da desigualdade. É uma manifestação em favor da privacidade – que – veja-se só – foi o que faltou naquele jantar, e de caso pensado.A indignação que se alevantou, como poeira em dia de ventania, veio do fato de que ali se flagrou um estilo de fazer política, pondo a nu os pés dos pavões ali travestidos em tucanos. Alguém comentou na imprensa, maldizendo uma supo…

PDTR

Associação Comercial de Ubatuba em parceria com a Secretaria de Turismo e o Sebrae retornam ao Programa para fomentar o turismo no município.

Cristiane G. Zarpelão
A parceria com o Sebrae no desenvolvimento do turismo sustentado de Ubatuba já foi feita no ano passado, através da Associação Comercial de Ubatuba, que implantou na cidade o Plano de Desenvolvimento do Turismo Receptivo (PDTR).
O PDTR é uma ferramenta, com metodologia e tecnologia próprias, desenvolvida pelo Sebrae-SP para facilitar a implementação do Processo de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Receptivo no Estado de São Paulo. Segundo Fernando Pedreira, um dos integrantes do conselho do plano, conta que “junto com lideranças comunitárias da Região Sul, somada a algumas pessoas de outras regiões da cidade, formatamos quatro projetos dos seis que compõem o PDTR, mesmo com a ausência maciça do empresariado, maiores interessados”, diz Fernando.
O presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat ressalta que “dia 7 de março, às 9…

NOSSAS NECESSIDADES

Herbert Marques
Relendo alguns artigos que escrevi nesta revista, encontrei um datado de 8 de dezembro de 2004, com o título “Curiosidade é Parente de Ansiedade”, que recomendo para meus poucos leitores relê-lo. Falava eu da irrelevância de um prefeito, quer deste ou daquele perfil, partido, igreja ou coisa que o valha. Para mim, são todos iguais. Atingiram o poder trazendo no seu âmago a profunda necessidade de satisfazer seu ego, deformado pelo desejo incontido de poder e pecúnia. Em tempo, retiro a palavra pecúnia ao me deparar, consultando o Aurélio, o verdadeiro significado da palavra ao citar Eça de Queiroz:” "Ficou-me a dever seis moedas; -- mas esta diminuta migalha de pecúnia desaparece na copiosa onda de saber histórico com que fecundou o meu espírito." (Eça de Queirós, A Relíquia, p. 95.). Fico somente com o desejo incontido do poder.
A sociedade, quando organizada, produz lideres independentemente de cargos, e melhor que não os tenha, que irão nortear seu desenvol…

Campanha da Fraternidade

Igreja abre hoje a "Campanha da Fraternidade" de 2006

Diocese de Caraguatatuba realiza abertura oficial amanhã, 2 de março

Durante 42 anos a Igreja no Brasil traz junto com Tempo Litúrgico da Quaresma uma reflexão. A partir de 1985 a questão social recebeu força e vem sendo abordada, sempre enfocando um tema específico e que possa obter, antes de resultados, a conscientização sobre a realidade vivida por alguns.
Este ano, a CF vem com o tema: fraternidade e as pessoas com deficiência. Um desafio que propõe romper pré-conceitos. Quem é um portador de deficiência?
O objetivo este ano, é apresentar a realidade e propor iniciativas de promoção da dignidade dessas pessoas, convidando-as, antes de tudo, para se juntar á sociedade sem medo de aparecer. “Levanta-te, vem para o meio”, este é o tema.
Segundo dados fornecidos para a preparação do material da campanha, em 2000 o Brasil possuía cerca de 27 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, considerando neste número, não ape…

Prezados companheiros

Eu também acho que tem que ser o Mercadante, nosso candidato a governador.
Quero aproveitar o ensejo, para fazer uma queixa do governo.
Desde o Natal, no Ano Novo, agora no carnaval e provalvemente na Páscoa e na Copa do Mundo, aumentou de forma significativa o número de pessoas que curtem essas datas.
- Nunca se voou tanto nesse país, e ainda, o governo esta reformando e ampliando os aeroportos.
- Nunca se viajou tanto nesse país, e o governo está recuperando todas as estradas
- As cidades turísticas, notadamente, as do litoral de todo o Brasil, estão tendo um movimento maior dos dez últimos anos: praias cheias, hotéis lotados, restaurantes cheios, supermercados repletos de gente (inclusive pessoas humildes), comprando de tudo, Principalmente cerveja e carne para churrasco, as vezes esgotam as mercadorias. O Sistema de Logística não estão dando conta.
ISSO É CULPA DO GOVERNO !!!
(conheço o Lula, desde a fundação do PT e dele só se poderia esperar isso)
Pois, esse governo, controlou a inflaçã…

Editorial

Escola de civismo, única forma de combater o cinismo

Em certos dias fico pensando na importância de que sejam criados cursos para políticos de cidades pequenas. Seria fundamental e ajudaria bastante aos moradores e aos próprios políticos, que enfrentariam menos problemas nos tribunais e não teriam de gastar tanto dinheiro com advogados. Duas matérias seriam básicas e caso o aluno não obtivesse aprovação perderia a carteirinha. “Ministério Público” e “Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Também deveria ser feito acompanhamento psicológico para tirar da cabeça dos deslumbrados qualquer idéia de absolutismo. É difícil que entendam que não são reis e que não podem tudo e que devem satisfação à sociedade. Outra proposta curricular interessante fica por conta do conteúdo das comunicações verbais. Não basta ao político falar como uma metralhadora, muitas vezes começando o discurso com uma tese e terminando com outra diametralmente oposta. Isso tem nome, “síndrome de Psitacídeo”, também conhecida v…

Brasil

Depois dos problemas acontecidos na Ásia, o governo brasileiro resolveu instalar um sistema de detecção capaz de prevenir acidentes no país.
Na primeira semana de funcionamento o sistema alertou para a possibilidade de um movimento da crosta terrestre do Nordeste.
Foi enviado à polícia de Icó, um e-mail de alerta, com o seguinte teor:

"Possível movimento sísmico na zona. Muito perigoso. Talvez superior a Richter 7. Epicentro a 3 km da cidade. Tomem medidas. Informem resultados com urgência."

Após uma semana chegou a resposta:

"Aqui é da Polícia de Icó. Movimento sísmico desarticulado. Desativamos a zona e prendemos as putas. O tal Ritchter tentou fugir, mas foi abatido a tiros. Epicentro, Epifânio e três cupinchas estão detidos. Só não respondemos antes por causa do terremoto".
Circulando na Rede

Editorial

Acabou-se o carnaval. Feliz ano-novo

Amanhã começa o ano de 2006, que será curto e truncado. Logo mais teremos um mês de paralisação por conta da Copa do Mundo. Eufóricos pelo hexacampeonato ou abatidos pela derrota e terrivelmente abatidos se o vencedor for a Argentina, mal teremos tempo de descansar antes das eleições. E que eleições. Quando nos dermos conta 2006 terá ido embora, um ano rápido. Aqui em Ubatuba a semana que começa na quinta-feira será quente. Algumas figuras de proa da cidade serão acusadas de irregularidades fundiárias, eufemismo para grilagem de terras. A acusação é séria e está fundamentada em documentos. Como ainda não foi protocolada na Justiça não posso dizer mais. Assim que tiver o número do processo publico o que consegui apurar. Aguardem. É dinamite pura!

Sidney Borges

Diga espelho meu! Quem é o Manoel?

“O recado que trazem é de amigos,
Mas debaxo o veneno vem coberto,
Que os pensamentos eram de inimigos,
Segundo foi o engano descoberto.
Ó grandes e gravíssimos perigos,
Ó caminho de vida nunca certo,
Que aonde a gente põe sua esperança
Tenha a vida tão pouca segurança!”

“No mar tanta tormenta e tanto dano,
Tantas vezes a morte apercebida!
Na terra tanta guerra, tanto engano,
Tanta necessidade avorrecida!
Onde pode acolher-se um fraco humano,
Onde terá segura a curta vida,
Que se arme e se indigne o Céu sereno
Contra um bicho da terra tão pequeno?”
(...)
Mas aquele que sempre a mocidade
Tem no rosto, envelhecido, e foi nascido
De duas mães, que urdia a falsidade
Por ver o seu jovem Manoel destruído,
Estava numa casa da cidade,
Com rosto humano e hábito fingido,
Mostrando-se o outro, e fabricava
Um espelho suntuoso que adorava.
(...)
“Este povo, que é meu, por quem derramo
As lágrimas que em vão caídas vejo,
Que assaz de mal lhe quero, pois que o amo,
Sendo tu tanto contra meu desejo;
Por ele a ti rogando, choro e …

Querido Gerson Florindo,

E assim continuamos na mesma. Eu, você, o Lula, o PT, a FUNDART, o nepotismo...

Marcelo Rezende
Na minha ótica, essa ladainha petista não tem limites, ela passa das fronteiras do bom senso, da ética e da moralidade. O Partido dos Trabalhadores de Ubatuba vem me decepcionando drasticamente, pois ao contrário do que se deveria, segue rigorosamente a mesma cartilha desse palco de lama que virou o PT nacional. Vocês criticam o senhor prefeito, mas eu sei, que é pelo fato do mesmo, não aceitar imposições feitas por esse partido, que na minha ótica, é uma verdadeira tradução do caos político. Se vocês sequer conseguiram em 25 anos de história, levantarem um nome digno de uma presidência da república, o que podemos dizer do resto?Essa vergonha nacional, que levou o país a uma profunda decepção, talvez a maior da história da nação, vem sendo abafada por acordos obscuros, assim como sempre foi a administração petista, fato comprovado. Vocês, ai do PT Ubatuba, na minha ótica, deveriam ter vergonh…

Saias. Curtas e Justíssimas!

DEMAGOGIA: Porque, em nome da fome ou, da educação, não se socializa os lucros (estratosféricos) dos bancos?

DEMAGOGIA II: Porque "tomador de conta" em vez de funcionário da COMTUR, concursado e de carteira assinada?

EMPRESÁRIOS: Tomadores de conta, sobem em postes, cortam as placas oficiais de Proibido Estacionar e criam, ali mesmo, seus "empreendimentos".

EMPRESÁRIOS II: Já está "tomado" também o Mirante do Saco da Ribeira, por Camelôs. Em breve mais uma reinvidicação. Só mais uma barraquinha.

SOCORRO!: Muita gente no Carnaval e, pouco resultado. Turismo de baixa renda, pouco profissionalismo. nenhuma organização municipal. Enfim, faltou de tudo!

O RETORNO: O som (proibido) dos quiosques voltaram! É carnaval, quem se importa? Depois, na "quarta feira", não vale chorar.

VÁRIOS PESOS e INÚMERAS MEDIDAS: Se não pode som na Discoteca, porque incomoda vizinhos, porque admitir carros (caminhão, Van, moto, bicicleta e tricicleta) "discotecas"…

Capop

Imagem

Caxorrada

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Formação de Quadrilha e Estelionato

Descrição: Formação de quadrilha: Aqueles que se acham incapazes de cometer crimes sozinhos – e, por isso, reúnem cúmplices para tornar o trabalho mais fácil (Art. 288 do Código Penal): Associarem-se mais de três pessoas, em quadrilha ou bando, para fim de cometer crimes: Pena – reclusão, de um a três anos. Quem, de qualquer modo, concorrer para o crime de estelionato (Art. 171 do Código Penal): Obter para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuizo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.
O carnaval está acabando, mas agora é que a festa vai começar.

Jairo dos Santos– PT
vereador

Notícias da Prefeitura

Imagem
Cerol, Bittencourt, Solange Barros e Reginaldo Barreto

Secretaria de Esportes e Lazer descentraliza escolinhas municipais

A Prefeitura de Ubatuba, por meio do secretário municipal de Esportes e Lazer, Bittencourt Jr., esteve na sexta-feira, 24, na Escola Municipal Prefeito Silvino Teixeira Leite, no bairro da Marafunda, no intuito de firmar uma parceria para uso do campo de futebol da escola para as aulas da escolinha municipal de futebol.
O objetivo é, além de atender à enorme demanda de inscritos para a escolinha de futebol, descentralizar o esporte de Ubatuba. Ou seja, levar a prática esportiva não só para a região central, mas também a bairros distantes, desde o extremo sul ao norte do município. “É uma prioridade do prefeito Eduardo César esta descentralização. Um passo já foi dado com as escolinhas de surfe e futebol na Maranduba e agora atingiremos a Região Oeste com a escolinha de futebol também aqui na Marafunda”, explicou Bittencourt.
O secretário teve seu pedido de uso do campo…

Enquanto isso...

Imagem

Receita para Lula virar o jogo

Virada de Lula coincide com a explosão no gasto publicitário

Presidente investe em divulgação 85% mais que FHC e faz mais propaganda que Bradesco, Pão de Açúcar e Ford

Paulo Moreira Leite
"Números oficiais mostram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a liderança das pesquisas eleitorais depois que o governo fez imensos gastos de publicidade.
Entre 1º de janeiro e 23 de fevereiro deste ano, o governo empenhou gastos no valor de R$ 52 milhões em propaganda. Em 2005, no mesmo período, gastou R$ 212 mil - ou apenas 0,5% do dinheiro empenhado no início de 2006, quando o presidente disputa a reeleição.
Em dezembro de 2005, os pagamentos de publicidade chegaram a R$ 55 milhões, o gasto mais alto do ano passado. Em sua contabilidade, o governo registrou ainda que recebeu serviços de publicidade - reconhecidos mas não pagos - no valor de mais R$ 151,4 milhões.
A virada na campanha ocorreu após esta chuva de dinheiro. Em dezembro, Lula estava no fundo do poço e, segundo o Ibope,…

INADEQUAÇÃO.

É o teor da ‘matéria’ RECICLAGEM COM CERTEZA’, de autoria de TOMAZ K. CARVALHO, publicada em 24/02/06 nos ‘sites’ ‘O GUARUÇÁ’ e ‘UBATUBA VÍBORA’, injusto, insultuoso, injurioso, difamatório, atentando contra minha honra e dignidade pessoal e profissional, causando evidentes e injustos danos materiais e morais à minha pessoa.
Serve o agressivo texto para demonstrar a inteira razão da minha denúncia formulada contra o televisivo funcionário público, ora autor desta imensa e injustificada agressão, em minha crônica ‘RECICLAR, GERIATRA OU CORREGEDORIA’, publicada nos ‘sites’ acima referidos. Na ocasião, em que não foram trocada mais de 30 palavras entre nós, nem seu nome verdadeiro me deu ...
Até como membro inscrito e atuante, há mais de 40 anos, da ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, como advogado militante, este é o momento em que minha honra, dignidade pessoal e profissional e o ressarcimento dos danos causados à minha moral e ao meu patrimônio profissional exigem foros diversos dos presente…

Fim de caso

O nosso amor é impossível. Sou Mick Jagger, você é Bono Vox. Sinto muito.

Sidney Borges

Notícias da Prefeitura

Prefeitura divulga data e local do processo seletivo para trabalhadores braçais

A Prefeitura Municipal de Ubatuba está convocando os candidatos aos cargos de trabalhadores braçais para realizarem a prova escrita do processo seletivo simplificado. A prova, que será realizada no próximo dia 5 de março, na Escola Municipal Padre José de Anchieta, terá duração de três horas. O horário de abertura dos portões é às 7:30h e fechamento às 8h. A Escola Municipal Padre José de Anchieta fica na Rua Amazonas nº 595, Bairro Sumaré.
Visando realizar um processo seletivo organizado, o setor de Recursos Humanos da Prefeitura aconselha aos candidatos que prestem atenção às normas do edital. Entre as principais instruções, pede-se para verificar com antecedência o local da realização da prova e comparecer pelo menos 30 (trinta) minutos antes do horário marcado, munido de:
- original de Documento de Identidade com foto, não serão aceitos protocolos nem cópias dos documentos, ainda que autenticadas, ou quai…

Carnavais passados

Eu era criança e não entendia nada, mas queria entender. Na época do carnaval as rádios tocavam marchinhas. Eu gostava, embora gostasse mesmo de Luiz Gonzaga, menos do Assum Preto, que me deixava triste. Quando tocava o frevo Evocação nº 1, de Nelson Ferreira, cantado por um coro de vozes femininas estridentes, eu ficava nervoso. E como tocava, até no “Picape do Pica-Pau” tocou.

Felinto... Pedro Salgado...
Guilherme...Fenelon...
Cadê teus Blocos famosos?
Bloco das Flores... Andaluzas...
Pirilampos... Após Fum...
Dos carnavais saudosos!
Na alta madrugada
O coro entoava
Do bloco a marcha-regresso
Que era o sucesso
Dos tempos ideais
Do velho Raul Moraes
Adeus, adeus, minha gente
Que já cantamos bastante...
E Recife adormecida
Ficava a sonhar
Ao som da triste melodia...


O que significava Pedro Salgado? Meu avô odiava um tal de Plínio Salgado e minha avó dizia para ele não comer salgado por causa da pressão. Guilherme, Fenelon, Andaluzas, palavras impossíveis para o meu modesto vocabulário. Os…

Ave Lula!

Elio Gaspari(O Globo, hoje)
"Em 1997 a aposentadoria de vítima da ditadura de Nosso Guia era de R$ 2.365. O trabalhador da Grande São Paulo, estava por perto. Recebia, em média, R$ 1.563. Uma diarista ganhava R$ 554.

Desde 2003 Lula acumula a condição de aposentado da ditadura com a de presidente da democracia.

Durante os três anos de seu governo, o salário médio do trabalhador caiu para R$ 1.060 (perda de 32%) e o da diarista para R$ 303 (perda de 45%).

Como diz o companheiro: “Já fizemos muito mais do que uma elite que governou este país por quase 500 anos e esqueceu a parte pobre da população”. Graças a um arranjo da elite, sua aposentadoria especial passou para R$ 4.294. Um aumento de 81%.

Se o governo do Nosso Guia desse à patuléia o tratamento que ele recebe na ala dos aposentados, o trabalhador receberia R$ 2.813 e a diarista, R$ 997."
Fonte: Noblat

Nepotismo

Nem mulher, nem filho, nem sobrinho

Eduardo Suplicy
Toda pessoa que assume uma função pública acaba sendo obrigada a tomar decisões difíceis para constituir sua equipe. Isso acontece especialmente quando entre os mais próximos, as pessoas de sua família, existe alguém com vontade de colaborar. Mas é de bom-senso que a pessoa descarte a possibilidade de contratar parentes.
Leia na íntegra

Aviões...

Imagem

Grilagem

“Toda ação ilegal visando transferir terra pública para bens de terceiros constitui grilagem ou grilo“

A ocupação ilegal de terras tornou-se um poderoso meio de dominação política e fundiária no Brasil, resultando em grande disparidade social. Conhecida como grilagem, a falsificação de documentos de terra é usada freqüentemente por especuladores para se apossar de terras públicas visando sua exploração, onde muitas vezes contam com a cumplicidade de cartórios de registro de bens para se apoderar de áreas públicas ou usam de violência para expulsar comunidades tradicionais que têm direito legítimo a terra.
O termo “grilagem“ tem origem em uma prática antiga de “envelhecer“ documentos forjados para conseguir a posse de determinada área de terra. Os papéis eram colocados em uma caixa com grilos. Com o passar do tempo, a ação dos insetos dava aos documentos uma aparência antiga e com uso.
Como demonstrado pela fábula do grilo, a ocupação ilegal de terras públicas continua fundamentada na fal…

CONCORDO

Guilherme F. de Assis
É verdade não dá para comparar a gestão FHC e a de Lula.
FHC é o pai do plano real. Estabilidade, controle da inflação, responsabilidade fiscal, privatizações e algumas reformas no intuito de modernizar o Estado Brasileiro. Na época Lula e o PT espernearam e disseram que o plano real era uma farsa, hoje repetem, sem tirar uma vírgula, o modelo Malan.
FHC passou em seu governo por três grandes crises internacionais e uma interna. As crises no México, Rússia, Argentina e Lula, abalaram os agentes econômicos e financeiros, interessados no produto Brasil.
Duda Mendonça, o mago estrategista, avisou Lula, o artífice da crise interna: publique uma carta de intenções e deixe claro que vocês, quando chegarem ao poder, não vão colocar em prática o discurso dos últimos 25 anos.
Obediente e agradecido Lula chegou ao poder.
Fora às barbaridades cometidas, que o PT tenta dizer que foram erros (quando era o Maluf, tinha outro nome), Lula fez um governo desastroso. Manteve, como já …

Notícias da Prefeitura

Divulgados nomes dos monitores da mais nova escolinha municipal de esporte

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, divulgou na última sexta-feira, 24, os nomes dos monitores que ministrarão as aulas da escolinha de skate, uma novidade dentro das atividades esportivas desenvolvidas pela Prefeitura.
Os detalhes para a implantação da nova modalidade foram acertados em uma reunião entre o Secretário de Esportes e Lazer Bittencourt Jr e Marcio Tanabe, da ONG Ativação, que trabalha em parceria com a SEJEL (Secretaria Estadual da Juventude Esporte e Lazer), no projeto São Paulo do Skate.
Durante a reunião foi escolhido o coordenador da escolinha, o atleta Cristiano Vieira Mendes, que ao lado de Marcio Tanabe, participou da escolha dos quatro monitores: Hickey Araújo, Laíse Brandão Aguiar, Salatiel Pereira de Oliveira e Rafael de Souza Galvão.
A escolinha terá duas turmas pela manhã e duas no período da tarde. Os moldes são os mesmos da escolinha de surf, onde os alun…