Postagens

Mostrando postagens de Março 6, 2016

Dominique

Imagem

Opinião

Até os orixás estão de saco cheio

Luiz Felipe Pondé
A crença nos espíritos data da pré-história. E tudo que data da pré-história e dura até hoje implica razoável sucesso evolucionário. Levo a pré-história muito a sério e a julgo tão importante quanto os últimos 200 anos para que possamos entender os humanos. Só pessoas superficiais em repertório e pobres de espírito avaliam a humanidade sem levar em conta o Alto Paleolítico (nosso melhor momento).

A escuridão do mundo e seus ruídos, a presença dos sonhos à noite e o medo da morte seguramente pavimentaram o caminho para o mundo dos espíritos.

Uma coisa que sempre me chamou a atenção na crença nos espíritos é como eles estão sempre envolvidos com as coisas terrenas. Afinal, se já desencarnaram, qual a razão de ficarem se enrolando com os assuntos dos encarnados? Sei da resposta padrão: missão.

Muitos desses espíritos precisam cuidar dos assuntos terrenos para que eles mesmos ganhem alguma luz em suas evoluções espirituais. Como parte importa…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sábado 12 / 03 / 2016

O Globo
"Dilma diz que não renuncia e quer Lula no Ministério"

Presidente considera uma ‘ofensa’ a ideia de deixar o cargo

A ida do ex-presidente para o governo seria motivo de orgulho, disse ela

Em tom de desabafo e às vésperas das manifestações contra seu governo, a presidente Dilma Rousseff afirmou ontem que nunca passou por sua cabeça a renúncia ao cargo. Ela tomou a iniciativa de tocar no assunto ao falar para reitores de universidades federais. E prosseguiu no tema em seguida, numa entrevista, quando novamente negou com veemência a possibilidade de renunciar, ideia que classificou de “ofensa”. Dilma afirmou ainda que seria um orgulho ter o ex-presidente Lula em seu Ministério.

Folha de S.Paulo
"Chuva longa e intensa deixa 18 mortos em SP"

Sabesp precisou abrir comportas para evitar rompimento de uma represa
Ao menos 18 pessoas morreram em decorrência da intensa e prolongada chuva na Grande SP e algumas cidades do interior do Estado entre a noite …

Dassault Mercure at Basle - February 1985

Imagem

Coluna do Celsinho

Lições

Celso de Almeida Jr.

Em 1985, há exatos 31 anos, Mikhail Gorbachev era eleito secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, iniciando reformas com a Glasnost e a Perestroika.

A primeira indicava a transparência do poder, pavimentando a liberalização política.

A segunda apontava para a reestruturação econômica.

Esse conjunto de ações - sem esta intenção - colaborou para o fim da URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, garantindo a implantação da economia de mercado.

Foi um período vibrante.

Eu, beirando os 20 anos de idade, assistia aquilo admirado, testemunhando a derrocada do modelo comunista. 

Impossível esquecer as palavras de Ronald Reagan, Presidente dos Estados Unidos, pronunciadas em Berlim, em 1987:

"Damos as boas-vindas à mudança e à abertura, pois acreditamos que liberdade e segurança caminham juntas, que o progresso da liberdade humana só pode reforçar a causa da paz no mundo. Há um sinal de que os soviéticos podem fazer que seria inconfundível, q…

Opinião

Imagem
De paz e amor a jararaca

Gabeira
A crise brasileira é tão asfixiante que às vezes preciso de uma pausa, ouvir música, ler algumas páginas de romance. Em síntese, recuperar o fôlego.

As crises assumem ritmos mais rápidos no seu final. A reação de Lula na entrevista coletiva, ao sair da PF, não me pareceu a de um candidato.

Em 2002 foi difícil vencer com o “Lulinha paz e amor”. Em 2018 será impossível vencer como jararaca. Um candidato não se identifica com uma cobra peçonhenta. Nem se considera a alma mais honesta do Brasil. Verdade que seu marqueteiro está na cadeia. Mas onde está a intuição política que sempre lhe atribuem?

Ele perdeu a cabeça e, com ela, a chance de representar a serenidade do inocente. Seu marqueteiro representou. Não evitou a cadeia, mas, pelo menos, era um script mais elaborado.

Lula queria ser algemado. O marqueteiro e a mulher, também. Eles colocaram as mãos para trás, incomoda menos que as algemas reais, mas não tem o mesmo efeito. No fundo, um tremendo esforço para…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira 11 / 03 / 2016

O Globo
"MP pede prisão de Lula; oposição sugere cautela"

Promotores alegam incitação à violência e risco à ordem pública
Defesa condena ‘espetáculo’ e argumentos frágeis
PSDB critica falta de fundamentos e vê medida extrema


Está nas mãos da juíza Maria Priscilla Ernandes, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, decisão sobre o destino político do ex-presidente Lula. Em ato inédito na história recente do Brasil, o Ministério Público do estado pediu a prisão preventiva de um ex-presidente. Ao justificar o pedido, os promotores sustentaram que Lula poderia “movimentar sua rede violenta de apoio, para evitar que processo-crime que se inicia tenha seu curso natural”. A defesa do ex-presidente afirmou que o MP tenta “amordaçar um líder político”. A atitude dos promotores gerou críticas até mesmo da oposição, que não viu fundamentos no pedido, e recomendou prudência. Lula, denunciado anteontem pelos crimes de ocultação de patrimônio e falsidade ideológica, no caso d…

Dominique

Imagem

Opinião

A Lava Jato precisa de humildade

Elio Gaspari
A nota divulgada pelos procuradores da Lava Jato justificando a condução coercitiva de Lula foi um caso de malversação de boas intenções a serviço da onipotência. Era atribuição deles solicitá-la e do juiz Sergio Moro concedê-la (ou não). Deu no que deu.

Se a medida se justificava para evitar manifestações e confrontos, resultou inepta, pois a operação vazou e durante a madrugada havia jornalistas esperando a chegada da Polícia Federal ao edifício de Lula. Admita-se que isso não aconteceu por causa do Ministério Público. A questão essencial estava na necessidade da condução coercitiva.

No seu item 11, a nota dos procuradores disse o seguinte:

"Após ser intimado e ter tentado diversas medidas para protelar esse depoimento, inclusive um habeas corpus perante o Tribunal de Justiça de São Paulo, o senhor Luiz Inácio Lula da Silva manifestou sua recusa em comparecer."

Esse fraseado ecoa o dos coronéis do século passado. O recurso ao habeas …

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira 10 / 03 / 2016

O Globo
"MP de São Paulo denuncia Lula por lavagem e falsidade"

Pedido se refere a tríplex de Guarujá e envolve dona Marisa e Lulinha

PF encontra em depósito caixas de mudança do ex-presidente com referências a ‘praia’ e ‘sítio’

O MP de São Paulo denunciou o ex-presidente Lula por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. O pedido de abertura de processo diz respeito ao tríplex de Guarujá reformado para Lula e investigado pela Lava-Jato. Para os promotores, o ex-presidente teria tentado ocultar patrimônio. A mulher de Lula, Marisa Letícia, e um dos filhos, Fabio Luís, o Lulinha, também foram denunciados. A PF achou em depósito caixas de mudança do petista referentes a “praia” e “sítio”.

Folha de S.Paulo
"Promotoria de SP denuncia Lula por tríplex em Guarujá"

Ex-presidente é acusado de ocultar patrimônio e falsidade ideológica; defesa vê parcialidade no caso
O Ministério Público de São Paulo denunciou à Justiça o ex-presidente Lula, 70. Ele é ac…

Dominique

Imagem

Opinião

A loucura da arte

João Pereira Coutinho
O meu e-mail é bicho repetitivo e vulgar. Todos os dias, sem eu saber como ou por que, lá aparece a mensagem de um desconhecido que tenciona deixar-me toda a sua fortuna como herança. São milhões e milhões de dólares que apenas exigem um telefonema (meu) para um número exótico qualquer.

Não são as únicas ofertas que me recebem pela manhã. Com igual regularidade, encontro promessas hidráulicas de que é possível aumentar o tamanho do meu pênis. Bizarro: nunca me lamentei sobre o assunto. Mas a mensagem não mente: dez centímetros, mínimo, e não se fala mais disso.

Bem sei que não sou caso singular. Amigos e colegas recebem correspondência igual. Mas eu gostaria de acrescentar à lista um terceiro tipo de prosa: leitores que pedem conselhos sobre a "loucura da arte", como dizia Henry James. Que livros devo ler? Quantas horas devo trabalhar? E como "escrever em público" (jornais, revistas, sites etc.)?

Raramente respondo a esses pedidos…

U.V.

Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira 9 / 03 / 2016

O Globo
"Planalto teme confronto, e Alckmin veta ato do PT"

Ministros pedem a petistas que desmobilizem manifestações pró-Dilma

Governador de São Paulo proíbe que militantes que apoiam Lula e o governo federal protestem no mesmo local já reservado por defensores do impeachment da presidente

A possibilidade de confrontos nas manifestações de domingo levou o governo a pedir a desmobilização da militância petista, que previa ir às ruas em defesa do ex-presidente Lula e do governo. O protesto fora inicialmente marcado por defensores do impeachment da presidente Dilma. “Ter um quadro de paz é fundamental”, disse a presidente ontem. O ministro Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) pediu a parlamentares que convencessem a militância a escolher outro dia para se manifestar. Em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin vetou protestos de petistas na Avenida Paulista, local escolhido pelos manifestantes anti-Dilma. O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, disse t…

Dominique

Imagem

Opinião

Acima da lei

Ferreira Gullar
Peço que o leitor me desculpe por voltar a falar de Luiz Inácio Lula da Silva, mas é que, nos últimos meses, ele se tornou um dos centros da problemática política que envolve a atuação do PT no governo do país.

No que se refere particularmente ao ex-presidente, as investigações levadas a efeito pela Operação Lava Jato terminaram por revelar ligações suas com empresários envolvidos no escândalo da Petrobras, de que também teria se beneficiado. Os dois fatos até agora mais evidentes disso são a suposta compra de um apartamento tríplex, em Guarujá, e de um sítio, em Atibaia.

Até bem pouco, quase ninguém sabia dessas supostas propriedades de Lula. Só depois que a imprensa noticiou o fato ele passou a falar no assunto. Primeiro, foi o caso do apartamento tríplex, a respeito do qual afirmou ter adquirido apenas uma cota em 2005. Não obstante, a imprensa voltou a revelar que sua mulher, dona Marisa, havia visitado, muito depois, o referido tríplex, em companhia do pr…