Postagens

Mostrando postagens de Julho 1, 2012

Amelia Earhart

Imagem

Colunistas

Mulheres precisam querer mais

Luiza Eluf
O último censo do IBGE mostrou que as mulheres têm, em média, mais dois anos de educação que os homens. Mas, em que pese esse diferencial positivo, os salários pagos às mulheres ainda são, em média, 30% menores que os dos homens, na mesma função. Outra constatação intrigante é a de que, quanto maior o nível educacional, maior a diferença entre os rendimentos masculinos e femininos.

Sabemos que o patriarcalismo se sustenta na pobreza da mulher. A ideia é que as mulheres não tenham dinheiro nem poder, precisem vender seu corpo para se sustentar, seja pela prostituição ou pelo casamento. Além disso, essa pesquisa mostrou que não basta ter mais educação formal para que a violência doméstica diminua. A correlação de forças entre os gêneros continua desigual e as mulheres permanecem sofrendo discriminações, tanto no espaço público quanto no privado.

O Brasil já tomou várias medidas para promover a igualdade de gênero. Começou pela Constituição federal, …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Legalização de dinheiro ilícito

O Estado de S.Paulo
É decerto do interesse do Brasil receber os impostos sobre quantias transferidas por seus cidadãos ou empresas para paraísos fiscais. Mas não da forma como propõe a Suíça. Em entrevista a Jamil Chade, correspondente do Estado em Genebra, a presidente da Confederação Suíça, Eveline Widmer-Schlumpf, propôs um acordo fiscal ao Brasil, a exemplo dos que seu governo já concluiu com a Áustria e o Reino Unido, pelo qual os bancos suíços em que brasileiros tiverem conta remetam de volta os impostos incidentes sobre os depósitos lá efetuados, mantendo, no entanto, sigilo absoluto sobre o total das contas e os nomes de seus titulares. Encerrando-se aí as pendências, isso significaria que o País renunciaria a seu direito de processar os depositantes por lavagem de dinheiro e sonegação de impostos e desistiria de tentar recuperar recursos públicos desviados.

Ou seja, o País trocaria uma certa receita por um indulto àqueles que infringiram a lei, o …
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 07 / 07 / 2012

Folha de São Paulo
"Governo vai reduzir custo da tarifa de eletricidade"

Objetivo é estimular investimentos na indústria e elevar a competitividade

O governo federal planeja enviar ao Congresso duas novas medidas para reduzir o custo da energia elétrica. Uma propõe retirar encargos federais da tarifa e a outra visa exigir um preço mais baixo na renovação das concessões das distribuidoras, transmissoras e geradoras, que vencem até 2015.  

O Estado de São Paulo "Queda de IPI faz inflação atingir menor nível em 2 anos"

IPCA de junho foi de 0,08% graças, em grande parte, à queda de 5,48% nos preços de automóveis novos

O IPCA caiu de 0,36% em maio para 0,08% em junho, a menor variação de preços desde agosto de 2010. Além de impulsionar as vendas, a redução no IPI dos automóveis funcionou como freio à inflação oficial. Na avaliação de economistas, o resultado abre espaço para mais cortes na taxa básica de juros, hoje em 8,5% ao ano. Com IPI mais baixo desd…

Aerolulas de outrora...

Imagem

Eleições 2012

Começa hoje!
Sidney Borges Com a definição dos candidatos foi dada a largada para a corrida rumo ao trono sagrado. Daqui a três meses teremos a eleição do novo prefeito e dos vereadores que comporão a Câmara a partir de janeiro de 2013.
Muita gente comenta a quantidade de candidatos, por vezes atribuída à estratégia da situação. Sem discordar dessa tese, deve-se acrescentar que esta eleição é de fato uma eleição. A próxima, daqui a quatro anos será um referendo.
Devemos a anomalia ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que acertou muito, mas foi o responsável pela instituição da reeleição, erro crasso no meu ponto de vista.
O candidato eleito em outubro será prefeito por oito anos, só perdendo a continuidade caso cometa um desatino. A população é conservadora e, pelas estatísticas, reelege quase que a totalidade dos prefeitos.
Agora resta esperar o pronunciamento da Justiça sobre as candidaturas, em cinco dias saberemos quem pode concorrer e quem está impedido. 
Twitter

Eu planador (próxima encarnação, se houver...)

Imagem

Coluna do Celsinho

Basílio

Celso de Almeida Jr.
Influenciado pelo vovô, nascido em São Vicente, meu time de futebol de botão era o Santos.

Garotinho, goleiro, já vesti uniforme do Palmeiras, com luvas e joelheiras.

Ainda na puberdade, optei pelo Corinthians.

Incomodava-me a história de uma equipe como aquela estar, há mais de 20 anos, tentando, sem sucesso, ganhar o campeonato Paulista.

Curioso...

Eu, muito criança, encantar-me com aquela causa.

Certamente, Freud explica...

Nas vésperas da adolescência, em 1977, chegou a conquista, contra a Ponte Preta.

Ainda na memória está o gol do Basílio, carimbando o 1x0 consagrador.

Lembrei dele quando, finalmente, ganhamos a Libertadores, nesta última quarta-feira.

Prazer da infância alcançando o presente.

Histórias para o futuro, na velhice.

Diversão para os netos.

Visite: www.letrasdocelso.blogspot.com

Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O desmonte do Mercosul

O Estado de S.Paulo
Motivações políticas são mais fortes que regras legais no Mercosul, segundo deixou claro o presidente do Uruguai, José Mujica, no esforço canhestro de justificar seu voto a favor do ingresso da Venezuela no bloco. Se para algo serviram suas palavras, foi para dar razão a quem considerou um golpe a decisão, tomada por apenas três presidentes, de admitir na união aduaneira um novo parceiro com plenos poderes, sem respeitar a posição do Paraguai. Levaram-se em conta, segundo Mujica, "novos elementos políticos que superavam amplamente o jurídico". O alcance dessa declaração talvez lhe tenha escapado. De fato, ele confirmou as palavras do vice-presidente Danilo Astori e do chanceler Luis Almagro, críticos severos da admissão oportunista de um quinto sócio. Com essa decisão, segundo Astori, abriu-se no Mercosul uma "grave ferida institucional". O vice-presidente está certo e o chefe de seu governo inadvertidamente lhe deu razão. Q…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 06 / 07 / 2012

Folha de São Paulo
"BCs da China e da Europa cortam juros contra a crise"

Para também estimular a economia, órgão inglês eleva a oferta da moeda

Os bancos centrais da zona do euro e da China reduziram as taxas de juros para estimular o crescimento da economia. Em outra frente, com o mesmo objetivo, o Banco da Inglaterra (o BC do Reino Unido) elevou a oferta de moeda no mercado. O BCE (Banco Central Europeu) cortou os juros de 1% para 0,75%, o menor índice desde a criação do euro. Na segunda redução em um mês, o BC chinês surpreendeu ao baixar a taxa em 0,25 ponto percentual, para 6%. 

O Estado de São Paulo "Atos da CPI viram duelo entre governo e oposição"

Convocações para depoimentos levam em conta critérios que podem influir em eleições municipais

Os integrantes da CPI do Cachoeira aprovaram ontem a convocação de Fernando Cavendish (Delta Construções), Luiz Antônio Pagot (ex-diretor do Dnit) e Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto …

Pitacos do Zé

Imagem
Apenas uma viagem

José Ronaldo dos Santos
Ao embarcar no ônibus para Caraguatatuba (Empresa Litorânea), notei algo muito estranho: somente de um lado as poltronas eram duplas; do outro, em toda a extensão, era uma poltrona atrás da outra. Ou seja, o coletivo 1701, tinha, se não me engano, por volta de trinta assentos. Então, resolvi anotar:

Saída da rodoviária de Ubatuba: 12:05 horas. Depois de uma volta pelo centro da cidade, novamente passamos em frente da rodoviária às 12:16 horas. Restavam quatro lugares desocupados. Quando estávamos no bairro da Estufa, às 12:22 horas, cinco pessoas já viajavam em pé. Depois foi enchendo, enchendo, enchendo... Ainda tive a pachorra de, após muitos descerem e subirem, contar na praia do Sapê, pouco antes da metade do percurso de cinquenta quilômetros: vinte pessoas estavam viajando no desconforto, de pé. Depois encheu mais. Observação: vários dos passageiros estavam se dirigindo para atendimento médico, no A.M.E.

Questionamentos:

1- É natural que, num…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A fantasia de Mantega

O Estado de S.Paulo
É difícil duvidar da sinceridade do ministro da Fazenda, Guido Mantega, quando ele afirma estar conduzindo uma política de longo alcance, com medidas calculadas para tornar a economia brasileira mais eficiente e mais competitiva. A ação oficial, segundo ele, vai muito além de um conjunto de medidas setoriais e destinadas a estimular o crescimento no curto prazo. Essas declarações foram uma resposta a críticas formuladas nos últimos dias por economistas independentes, analistas econômicos e até por especialistas vinculados ao setor público. O ministro deu a impressão de acreditar nas próprias palavras e esse foi o aspecto mais preocupante de seu pronunciamento. Os problemas de quem produz no Brasil vão muito além daqueles enfrentados com as iniciativas do governo - uma porção de remendos mal costurados. Mas a presidente Dilma Rousseff e os condutores da política econômica preferem distribuir benefícios a setores selecionados e continuar evitando …
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 05 / 07 / 2012

Folha de São Paulo
"Enfim, a América"

Depois de 35 anos de espera, Corinthians derrota Boca Juniors, com show de Emerson, e conquista a Libertadores em campanha invicta.

Quarta-feira, 4 de julho de 2012, às 23h53, milhões de azares e feitiços se acabaram mais uma vez, como em uma certa noite paulistana de 1977. O Corinthians, desde ontem e para sempre, é campeão da Libertadores. E a cidade, ou sua parcela corintiana, levantou-se e correu às ruas para extravasar a conquista do título mais sofrido e aguardado de sua história, vencido de maneira inquestionável e invicta, botando na roda o clube mais temido de toda a América.

O Estado de São Paulo "Câmara de SP vai mudar registro de presença de vereador"

Após denúncia do Estado, sistema de senha dará lugar a identificação biométrica

O presidente da Câmara de São Paulo, José Police Neto (PSD), anunciou que o sistema de registro de presença dos vereadores será mudado, após irregularidades reveladas p…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O nome do boi

O Estado de S.Paulo
Quando ainda não havia escolhido a arma a seu ver mais potente para contra-atacar a denúncia do mensalão - a alegação de que o escândalo foi uma farsa montada pela mídia e a oposição, em conluio para removê-lo do poder -, o então presidente Lula vacilou. Ora se declarou traído, pedindo perdão ao povo brasileiro, ora tentou encobrir a compra de votos de deputados para apoiar o seu governo com a falácia de que tudo se resumiu a um crime eleitoral - o uso de caixa 2 - do qual, evidentemente, não tinha conhecimento.

Em julho de 2005, numa entrevista gravada em Paris, que o Fantástico levaria ao ar, disse textualmente: "O que o PT fez do ponto de vista eleitoral é o que é feito no Brasil sistematicamente. Eu acho que as pessoas não pensaram direito no que estavam fazendo. (…) E não é por causa do erro de um dirigente ou de outro que você pode dizer que o PT está envolvido em corrupção". Passados sete anos, e a um mês do julgamento no STF dos 36 mens…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 04 / 07 / 2012

Folha de São Paulo
"Indústria registra o 9º tombo seguido apesar de incentivo"

Redução dos investimentos leva produção nacional a recuar 4.3% em maio, o pior resultado desde 2009

Apesar das medidas adotadas pelo governo federal, a indústria brasileira não consegue se reerguer. A produção industrial caiu 4,3% em maio em relação ao mesmo mês do ano passado — a nona retração seguida nessa comparação e a maior desde setembro de 2009 —, segundo o IBGE.

O Estado de São Paulo "Indústria cai mais e BC pode intervir no câmbio"

Queda da produção de 4,3% em maio é a maior em 32 meses; Banco Central quer dólar acima de R$ 2

Os números de maio da produção industrial divulgados ontem pelo IBGE acentuam o atual quadro de retração do setor em 2012. Em queda há nove meses, o indicador teve em maio perda de 4,3% ante o mesmo período de 2011. O setor automotivo apresentou uma das maiores quedas: 5,3%. Diante desse cenário, consultorias já começam a revisar para b…

Eleições 2012

Imagem

Eleições 2012

Estratégia vitoriosa ou duvidosa?
Sidney Borges Vai começar a campanha. Logo teremos gente na rua, carros de som, bicicletas de som, fogos de artifício e panfletos falando mal da mãe, além de muros (mal)pintados e papéis sem conta emporcalhando as ruas e entupindo bueiros.  
Ubatuba não tem televisão, mas tem rádio para difundir idéias, programas de governo e propostas. Apesar disso, nos últimos tempos a internet tem tido maior impacto político do que o rádio, pois incorpora todas a mídias. O fator limitante da rede é a capacidade de acesso das massas, a conexão banda larga está fora do alcance da maioria dos orçamentos.
Na campanha deste ano a situação sai com vantagem teórica, mas a estratégia adotada pelos ocupantes do poder é no mínimo curiosa, alguns dizem temerária.
Ter muitos partidos em mãos funciona onde o tempo de televisão tem relevância. Ter muitos partidos em Ubatuba é uma faca de dois gumes. No gume X muitos candidatos pedindo votos, no gume Y muitos apelos por ajuda. E, …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Golpe contra o Mercosul

O Estado de S.Paulo
Em mais uma decisão desastrada e vergonhosa para a diplomacia brasileira, a presidente Dilma Rousseff apoiou a suspensão do Paraguai e a admissão da Venezuela como sócia do Mercosul. Seguiu a orientação de sua colega argentina, Cristina Kirchner, de credenciais democráticas abaixo de duvidosas, e sujeitou o destino do bloco regional aos objetivos políticos do caudilho Hugo Chávez. Como se quisesse dar razão a todos os críticos da escandalosa manobra encenada em Mendoza, o chefão venezuelano vociferou: "Não tenho dúvidas de que por trás daquele grupo de senadores do Paraguai está a mão do império, tentando impedir a conformação de uma verdadeira potência na América do Sul". Ele se referia ao último obstáculo à sua participação com direito de voto na cúpula dirigente do Mercosul. Não se sabe se a presidente brasileira corou ou sentiu pelo menos um leve arrependimento ao ler esse palavrório. Seus conselheiros diplomáticos e estrategista…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 03 / 07 / 2012

Folha de São Paulo
"Dilma pressionou por Venezuela, diz Uruguai"

Chanceler brasileiro afirma que posições na cúpula do Mercosul foram consensuais

O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, disse que o ingresso da Venezuela no Mercosul só ocorreu por causa da intervenção da presidente Dilma Rousseff. Almagro afirmou que seu país era contrário à integração da Venezuela ao bloco.

O Estado de São Paulo "MP e polícia vão investigar fraude na Câmara de SP"

Após revelar que vereadores burlaram painel, ‘Estado’ flagra troca de aparelho que marca presença

A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual abriram ontem investigação para apurar fraudes no painel eletrônico da Câmara de São Paulo, reveladas pelo Estado. Serão investigados os crimes de peculato, falsidade ideológica e improbidade administrativa. Isso porque informações falsas teriam sido inseridas no painel eletrônico em nome dos vereadores. Além disso, como as faltas não era…

Tudo eu, tudo eu, tudo eu...

Imagem

Eleições 2012

Os carros alinham na pista!
Sidney Borges Semana final das preliminares. A partir de sexta-feira o jogo é pra valer. Jogo de taça, chute de bico pode, xingar a mãe não pode, mas vai acontecer.
A situação (leia-se projeto político de Dudu) sai com duas equipes, time A e time B. Dizem por aí que Dudu tem outro time guardado na manga, todo mundo sabe qual é, mas todo mundo finge que não sabe.
Dudu comprou pules de quase todos os cavalos do páreo, quer ganhar a todo custo, pena que Dudu não seja candidato. Culpa do Lula que não quis o terceiro mandato.
Neste momento não é possível fazer previsões, as pesquisas valerão depois da campanha lançada e o zé ninguém perceber que haverá eleição.
O que é certo é que a eleição vai custar caro, muito caro, quem entrou nela pensando em ganhar sem gastar vai a cara quebrar.
Como Dudu tem dois times, vai gastar dobrado. Dinheiro não falta, são economias do polpudo salário de prefeito. Caso o outro time (oculto, pero ni tanto) também entrar, o gasto se…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

As investidas da tigrada

O Estado de S.Paulo
É a velha história. Para se vingar do governo que resiste a dar-lhes as verbas, os cargos e a "participação" nas decisões que vivem exigindo, políticos nominalmente aliados da presidente Dilma Rousseff tratam de emplacar projetos nas áreas mais diversas, cujo traço comum é inflar o gasto público. De quebra, fazem bonito para as suas clientelas em potencial - os interesses organizados que se beneficiarão dos gastos.

O que há de novo na presente temporada de caça ao tesouro, que beira o frenesi por ser este um ano eleitoral, é que na dianteira das sortidas está o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, do mesmo PT de Dilma. Com companheiros assim, ela não precisa de adversários que deem curso a "aventuras fiscais", como disse, ou tenham "a soberba de achar que podemos brincar à beira do precipício" - a crise externa a que também o País é vulnerável.

Na própria cúpula do PT, Maia é criticado por seu "apet…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 02 / 07 / 2012

Folha de São Paulo
"PRI retorna ao poder no México, diz boca de urna"

Segundo pesquisa, Peña Nieto teve 42% dos votos, contra 31% de esquerdista

Pesquisa de boca de urna indica que o candidato do PRI (Partido Revolucionário Institucional), Enrique Peña Nieto, venceu a eleição presidencial no México com 42% dos votos. O candidato do esquerdista PRD, Andrés López Obrador, obteve 31%, e a governista Josefina Vázquez (PAN) ficou com 24%. Se confirmada, a vitória levará de volta à Presidência a sigla que governou o país por 71 anos (1929-2000).

O Estado de São Paulo "Delúbio deve levar culpa por caixa 2"

Acusados combinam estratégia de defesa com o ex-tesoureiro petista para o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal

A um mês do início do julgamento do mensalão do Supremo Tribunal Federal, o “núcleo central da quadrilha”, conforme definição do ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza, combinou que o ex-tesoureiro do PT D…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Enfim, o governo vê a crise

O Estado de S.Paulo
Ao admitir, pela primeira vez, que neste ano a economia brasileira vai crescer menos do que no ano passado, o governo começa a avaliar com mais realismo a gravidade dos impactos da crise mundial sobre o País. Trata-se, por enquanto, de uma espécie de realismo limitado, ou pela metade. Enquanto em seu mais recente Relatório da Inflação - documento trimestral em que avalia as condições da economia brasileira - o Banco Central (BC) corrigiu de 3,5% para 2,5% sua projeção para o crescimento do PIB em 2012 - menos do que o aumento de 2,7% registrado em 2011-, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e seus principais auxiliares continuam a afirmar que neste ano o resultado da economia será "mais vigoroso" do que no anterior.

Após reconhecer, com atraso, a validade de argumentos e dados apresentados há vários meses por economistas do setor privado para mostrar a desaceleração da economia, o BC teve de rever para baixo a maioria das projeçõ…
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 01 / 07 / 2012

Folha de São Paulo
"Droga no Brasil é ‘batizada’ com anestésico e vermífugo"

Análise laboratorial da PF revela que 54% da cocaína que entra no país tem origem na Bolívia

A Polícia Federal desvendou o “DNA” das drogas que entram no Brasil. Após sete anos de pesquisas, peritos descobriram que traficantes misturam à cocaína e ao crack antitérmicos, cafeína, anestésicos e até vermífugos, relata Fernando Mello. Em alguns casos, a mesma amostra contém mais de um adulterante. Esses produtos adicionados à droga aumentam os riscos à saúde do usuário. Ao diminuir a parcela da droga pura, o traficante eleva o seu lucro. 

O Estado de São Paulo "Vereadores de SP burlam painel para votar e ter presença"

Reportagem do ‘Estado’ flagra manobra feita por ao menos 17 parlamentares

Vereadores de São Paulo estão fraudando o painel eletrônico da Câmara para garantir votos e presença quando estão fora do plenário, informam Adriana Ferraz, Diego Zanchetta, J. F. Diorio e J…

Ubatuba

Imagem