Postagens

Mostrando postagens de Abril 24, 2011
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Nas cisternas de placas, um avanço importante

Washington Novaes - O Estado de S.Paulo
É uma boa notícia a de que o governo federal está lançando, como uma das âncoras para seu plano de erradicação da miséria, o Programa Água para Todos, voltado para o semiárido nordestino (Estado, 2/4). E que o programa, segundo informação da própria presidente da República a dirigentes sindicais, inclui a construção de 800 mil cisternas de placas.

Deve-se acrescentar que esse é o caminho para milhões de famílias que vivem isoladas ou em comunidades muito pequenas, no semiárido - não a transposição de águas do Rio São Francisco, como foi tão alardeado no governo anterior, para justificar essa polêmica megaobra, que não chegará àquela gente. As cisternas de placas são parte de um programa coordenado pela Articulação do Semiárido, que reúne mais de 700 instituições e já construiu algumas centenas de milhares de cisternas desse tipo. Elas são um achado: um encanamento simples recolhe no telhado das casas a …
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 30 / 04 / 2011

Folha de São Paulo
"PT reabilita o caixa do mensalão"

Réu no processo que tramita no STF, Delúbio Soares é reintegrado ao partido cinco anos e meio após a expulsão

Por 60 votos a 15, o Diretório Nacional do PT aprovou ontem o retorno de Delúbio Soares ao partido. Ele havia sido expulso há cinco anos e meio, sob acusação de integrar a cúpula do mensalão. Segundo Rui Falcão, novo presidente da legenda, a decisão representa a opinião da maioria, que considera que o ex-tesoureiro já pagou por seus erros.

O Estado de São Paulo
"Norte e Centro-Oeste lideram crescimento demográfico"

Censo mostra que expansão populacional anual nessas regiões, graças à migração, supera média nacional

Dados do Censo de 2010 divulgados ontem pelo IBGE mostram que a população da Região Norte cresceu 2,09% ao ano na década, bem acima da média nacional, de 1,17% - a menor da história. Em seguida aparece o Centro-Oeste, com expansão de 1,91%. No Sudeste, houve aumento de 1,05%. Pa…

Demoiselle, 1909

Imagem

Ubatuba em foco

Assessor de vereador é preso por suspeita de ameaçar testemunhas do caso Conselho Tutelar

Imprensa Livre
A Polícia Civil de Ubatuba cumpriu ontem ordem da Justiça local, que deferiu um pedido da promotoria de prisão preventiva do assessor do vereador Rogério Frediani, conhecido como Binho. Segundo o Ministério Público, testemunhas teriam procurado o MP com receio de represálias por parte do acusado. Para a promotoria, a atitude relatada se configurou como crime de coação no curso do processo do Conselho Tutelar.

O caso estourou no ano passado, quando 6, dos 10 vereadores da Câmara foram acusados de irregularidades na eleição do Conselho. O processo está agora na fase de oitivas das testemunhas e deve ter julgado o mérito ainda neste ano. Entre as penas previstas para as acusações está a inelegibilidade dos políticos locais. O MP declarou que tem por objetivo promover a moralidade da política pública em Ubatuba e repudiou tais ameaças “típicas de um sistema coronelista”, em pleno estado d…

England

Imagem
A princesa veio da plebe
Sidney Borges Qual sangue azul o quê. Kate Middleton é filha de aeromoça, gente do povo. Ingratos esses ingleses de olhos azuis, não convidaram Lula para a cerimônia. O casamento é bom para a monarquia. Vai fortalecer os descendentes. As tradicionais cepas nobres estão em decadência genética, afinal de contas são séculos de casamentos consanguineos. Por falar em monarquia, Dilma, a rainha, digo a presidente(a), vai ter um osso duro pela frente. Rui Falcão, que trinca de socialismo, é o novo presidente do PT. Amanhá mesmo o partido estará unido em passeata contra a privatização dos aeroportos. Rui Falcão e Zé Dirceu de braços dados liderando a massa, cantando a internacional em búlgaro. Teatrinho. Quando Dilma bater o pé todos ficarão quietinhos. A caneta é dela. Quem tem a caneta é rei. Ou melhor, rainha.
Twitter

Coisas da juventude...

Imagem

Coluna do Celsinho

Convite real

Celso de Almeida Jr.
Fui ao Fanta.

Todo o mês eu vou.

Nunca nesta época.

Talvez, o casamento de William e Kate tenha invadido o meu inconsciente.

Exigiu uma apresentação melhorzinha.

Não recebi convite.

Não acompanharei pela televisão.

Mas, sou um ser humano...

Fanta e João tocam a barbearia.

Ali, na rua Maria Alves.

Ao lado da loja Maria Alves.

Frequento desde a adolescência.

O endereço era outro.

O talento é o mesmo.

A boa conversa, também.

Sempre dei trabalho.

Dois remoinhos atormentam o Fanta.

Um, no topete, transmite-me a sensação de que já fui um unicórnio.

Ou serei?

Deus ilumine a Patrícia...

Ao final do corte, o espelho revela que, em verdade, eu preciso é de um cirurgião plástico.

Pensando bem, na família real muitos também precisam.

Não é o caso dos noivos, aos quais desejo fel icidades para sempre.

Por aqui, convido os políticos a conversarem com barbeiros e cabeleireiros.

Eles escutam o chororô.

Sabem, com segurança, o índice de rejeição dos comandantes e dos aspirantes.

Podem orientar n…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A irrespirável atmosfera política

Fernando Gabeira - O Estado de S.Paulo
Uma grande discussão sobre as classes médias emergentes foi provocada por um artigo de Fernando Henrique Cardoso. É um debate típico de grupos que disputam o poder estatal. Mas existe no mundo também um grande debate voltado para as pessoas que não disputam o poder estatal, não têm projetos de salvação, muito menos acreditam no mito do fim dos tempos.

Bruno Latour, na introdução do livro de 1.070 páginas Atmosferas da Democracia, que traz inúmeras contribuições criativas, usa uma imagem que talvez sintetize o sentimento das pessoas diante da política. Segundo ele, há conjunções planetárias tão pavorosas que os astrólogos recomendam que fiquemos em casa até que os céus mandem novas mensagens. A cena política, com seus picaretas, bufões, terroristas, é algo que desanima.

Mas se é assim, por que tanto esforço e tanto papel para detectar novas possibilidades? O próprio Latour responde no parágrafo seguinte: a astrologia …
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 29 / 04 / 2011

Folha de São Paulo
"Correios poderão vender celular e comprar aviões"

Medida provisória de Dilma libera empresa para criar seu próprio banco e investir no projeto do trem-bala

Medida provisória autoriza os Correios a montar uma empresa de telefonia celular, comprar frota de aviões para transporte de carga e investir no trem-bala. A estatal também poderá criar seu próprio banco e se associar a outras empresas financeiras, de serviço de logística e postal eletrônico.

O Estado de São Paulo
"Senador que preside Conselho de Ética assinou atos secretos"

João Alberto Souza, ligado a Sarney, foi um dos que firmaram a concessão sigilosa de benefícios no Senado

O novo presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA), assinou atos secretos quando era da Mesa Diretora da Casa, entre 2003 e 2007, informa o repórter Leandro Colon. O senador chancelou boletins sigilosos de criação de novos cargos, aumento de salários e concessão de benef…

Octopussy

Imagem
Clique para ampliar - Original aqui
Dia desses acompanhei na TV o agente 007 em ação. Enquanto Bond, James Bond, salvava o mundo entre vodkas e martinis, "shaken, not stirred", resolvi traduzir o título do filme. "Octopussy". Será que é aquilo mesmo? Oito? (Sidney Borges)

Brasil

Turismo

Do Ex-Blog do Cesar Maia - Terra, 26
O Brasil caiu sete posições e ocupa agora a 52ª colocação no ranking do turismo internacional de 2010, realizado pela consultoria Bozz & Company divulgado nesta terça-feira. O País estava em 45º lugar em 2009, em um total de 139 países.

De acordo com a consultoria, problemas de infraestrutura, falta de segurança, falta de mão de obra qualificada e deficiência na regulamentação do setor foram os fatores que mais influenciaram a queda.

Há grande expectativa de melhora da indústria de turismo por conta dos investimentos que serão realizados para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Pelo segundo ano seguido, a Suíça ocupa o primeiro lugar da lista. Na outra ponta, o Chade está na última colocação. Para construir o ranking, são analisados 14 itens de cada um dos 139 países.

Na América Latina, o México é mais bem colocado da lista.

Twitter

Ubatuba em foco

Imagem
Simulador de voo desperta interesse pelo mundo da aviação
Alunos do NINJA comemoram a inauguração da “Sala Gastão Madeira”
Colégio concentra ensino de aviação
Celso Teixeira Leite Foi inaugurada na última segunda-feira,25, no colégio Dominique, a sala “Gastão Madeira”, mais um passo na consolidação do Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA, que visa revelar vocações e despertar o interesse de crianças e jovens pelo mundo da aeronáutica.

Gastão Madeira, nascido em nossa cidade, que passa a ser patrono do projeto, é o nome do aeroporto de Ubatuba. Sua trajetória de vida é dedicada a pesquisas e inventos com imensa repercussão no campo da aviação a ponto de ser considerado pioneiro ao lado de ilustres brasileiros como Bartolomeu de Gusmão e Santos Dumont. Suas pesquisas patenteadas levaram-no para a França com recursos do governo brasileiro para dar continuidade aos seus projetos que tinha como princípio o vôo dos pássaros.

Para Cesar Rodrigues, oficial do Instituto de Controle do Espaço Aér…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Armas de destruição em massa

José Serra - O Estado de S.Paulo
Armas e drogas continuam entrando em grande quantidade pelas fronteiras do Brasil. A cocaína transformada em crack e no oxi, um novo produto, torna-se, na verdade, mais destrutiva que armas de fogo. São centenas de milhares de vítimas, ou milhões, se pensarmos nas famílias afetadas. Uma catástrofe humanitária pior do que muitas guerras. O Estado brasileiro está despreparado para enfrentar essa ameaça e socorrer suas vítimas. Não faz o que deveria fazer: combater duramente a entrada das drogas no Brasil, enfrentar o tráfico, promover campanhas educacionais e recuperar os dependentes químicos.

Um médico amigo me explicou o que torna o crack mais perigoso do que a cocaína. Uma pedra é barata, cerca de R$ 5. Assim, é fácil começar a usá-la. Mas muito difícil parar. Inalada como fumaça, ela é absorvida por milhares de alvéolos nos pulmões e entra na corrente sanguínea numa quantidade e numa velocidade muito maiores do que a droga c…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 28 / 04 / 2011

Folha de São Paulo
"Arma ilegal entra pela fronteira ate por motoboy"

EXCLUSIVO Repórter da Folha compra revólver em loja no Paraguai e recebe a entrega em frente a hotel no Brasil

Na fronteira considerada a mais vigiada do Brasil, a reportagem da Folha comprou ilegalmente um revólver em Ciudad del Este (Paraguai) e recebeu a mercadoria por motoboy em Foz do Iguaçu, no Paraná. O calibre 38 foi adquirido por R$ 700 nos fundos de uma loja de armas da cidade. Pela lei do país, a venda é restrita a paraguaios e a estrangeiros residentes.

O Estado de São Paulo
"Facções rivais palestinas anunciam reconciliação"

Hamas e Fatah fazem acordo para montar governo de união e realizar eleições; Israel e EUA reagem mal

Após quatro anos de divisão, as facções palestinas Hamas e Fatah anunciaram acordo de reconciliação nacional. Negociado em reuniões secretas no Cairo, o pacto prevê a formação de um governo interino, a fixação de uma data para as eleições e a l…

Zeppelin

Imagem
O zepelim de maior sucesso já construído, LZ-127 Graf Zeppelin voou mais de um milhão de milhas em 590 voos, transportando mais de 34 mil passageiros sem um único ferimento.

Economia

Copa: governo vai privatizar aeroportos

Chico de Gois, Geralda Doca, Martha Beck e Danielle Nogueira, O Globo
O governo bateu o martelo pela concessão parcial à iniciativa privada dos cinco principais aeroportos de conexão e internacionais do país, informou [ontem] o ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci.

Segundo ele, em reunião na segunda-feira com o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência, Wagner Bittencourt, a presidente Dilma Rousseff definiu os modelos para Cumbica (Guarulhos) e Viracopos (Campinas), em São Paulo, e Brasília.

Continuam em estudo, que será concluído em pouco tempo, frisou Palocci, as opções para Confins (Belo Horizonte) e Antonio Carlos Jobim (Galeão, no Rio de Janeiro).

Com a decisão, caberá ao PT - tradicionalmente refratário às privatizações realizadas em governos anteriores, como a das telecomunicações - abrir às empresas privadas a exploração do setor aeroportuário, única área da infraestrutura nacional que continua sob comando exclusi…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O que interessa é carne no prato e farinha na cuia

José Nêumanne - O Estado de S.Paulo
O ovo de Colombo do marketing político mundial foi posto de pé pelo americano James Carville. Responsável pela campanha de Bill Clinton à presidência dos Estados Unidos, ele fez o candidato movimentar os lábios sem pronunciar a frase que atravessaria o planeta como um mantra: "É a economia, estúpido!" No caso de nações ricas, como a dele, a leitura labial da palavra economia lembra pleno emprego, tecnologia de ponta, alta produtividade, etc. Mas no de países emergentes, como o nosso, poucos desses fatores têm a importância de um só - a inflação. A perda do valor de compra da moeda, que significa menos proteína (e, com o passar do tempo, menos comida em geral) na mesa do trabalhador, e o retardamento da girândola faz-vende-compra que Fernando Henrique pôs para rodar e seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, usou com sabedoria para evitar que o tsunami da crise imobiliária americana chegasse …
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 27 / 04 / 2011

Folha de São Paulo
"Ex-investigado, Renan vai cuidar de ética no Senado"

O maranhense João Alberto (PMDB), amigo de Sarney, deve ser eleito para presidir conselho

Com a experiência de ter respondido a cinco processos por quebra de decoro, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi eleito ontem como um dos 15 integrantes titulares do Conselho de Ética, responsável por investigar a conduta de 81 congressistas que compõem a Casa. O senador João Alberto (PMDB-MA), que é amigo de Calheiros e do presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), foi indicado para presidir o conselho.

O Estado de São Paulo
"Governo fará concessão de aeroportos a empresas"

Modelo permite exploração comercial dos maiores terminais do País em troca de obras de ampliação

O governo vai lançar, entre maio e julho, editais propondo a concessão dos aeroportos de Cumbica, Galeão, Brasília, Viracopos (SP) e Confins (MG) à iniciativa privada. No modelo, a empresa vencedora da licitaçã…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

As fontes da poluição

O Estado de S.Paulo - Editorial
O primeiro inventário do Estado de São Paulo sobre emissões de gases de efeito estufa não deixa dúvidas quanto ao principal responsável pelo aumento registrado entre 1990 e 2008 do volume de dióxido de carbono lançado na atmosfera: o transporte rodoviário.

Em 2008, ano tomado como base de comparação pelas autoridades ambientais do Estado, automóveis, veículos pequenos e médios de carga, utilitários em geral e motocicletas produziram 14,1 milhões de toneladas de dióxido de carbono. No mesmo ano, a indústria, que durante muito tempo foi apontada como principal fonte de poluição, emitiu menos gases poluentes, - 13,4 milhões de toneladas. Esses dados demonstram a importância de uma política eficiente de transporte de massa, para desestimular o uso do automóvel, e de distribuição de cargas, para aumentar sua eficiência, na contenção do aquecimento global.

A apresentação do inventário é parte da Política Estadual de Mudanças Climáticas, inst…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 26 / 04 / 2011

Folha de São Paulo
"Dilma negocia com TCU para acelerar aeroportos"

Funcionários da Secretaria de Aviação Civil seriam treinados pelo órgão

O governo Dilma Rousseff negocia uma parceria entre a Secretaria de Aviação Civil e o Tribunal de Contas da União para o acompanhamento de grandes obras federais de expansão dos aeroportos visando a Copa-14. Técnicos do TCU, responsável pela fiscalização, treinariam funcionários da secretaria. Com esse convênio, o objetivo do governo é corrigir rumos e evitar paralisações de obras. De 10 projetos, 6 ainda estão parados.

O Estado de São Paulo
"Guantánamo manteve 150 inocentes presos, revelam documentos"

Site WikiLeaks detalha detenções arbitrárias e violência em interrogatórios

Pelo menos 150 suspeitos levados à prisão americana de Guantánamo desde 2002 eram inocentes, revelam alguns dos mais de 700 documentos confidenciais do governo dos EUA tornados públicos ontem pelo WikiLeaks. Os registros detalham ainda…

Roma

Imagem
Fontana del Moro - Piazza Navona

Ubatuba em foco

Construindo o socialismo

Sidney Borges
Prestem atenção ao que diz o ex-presidente Lula, que voltou à carga com força total. Ele quer o PT governando São Paulo. Para tanto sugere alianças à direita, como quando foi eleito presidente pela primeira vez. Seu vice (que Deus o tenha) pertencia à tradicional direita mineira, tão ortodoxa quanto o Tea Party dos imperialistas do norte, como diria José Dirceu.

Lula quer um candidato petista e um vice "loiro de olhos azuis" para enganar a maioria conservadora, vencer as eleições e nacionalizar bares, restaurantes, barbearias e a 25 de março. Brincadeira, não consegui perder a piada, Lula é socialista, trinca de vermelhice, mas também é capitalista e adora banqueiros.

Seguindo os ditames do Mestre, o PT de Ubatuba deve buscar nos umbrais da direita alguém para fazer contraponto ao candidato oficial do partido, ainda não definido, mas com grande possibilidade de que seja o Dr. Moromizato. O PT de Ubatuba precisa de alguém que o torne palatá…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

As saídas do Bolsa-Família

O Estado de S.Paulo - Editorial
Um dos aspectos mais positivos do Plano de Erradicação da Pobreza Extrema, em estudo pelo governo, é buscar saídas para o programa Bolsa-Família. A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, que coordena o Plano, tem demonstrado estar consciente de que é necessário ir além do assistencialismo, conduzindo um maior número de assistidos para o sistema produtivo, onde possam gerar renda para si próprios. Este é o caso do 1,5 milhão de brasileiros que procuram se sustentar com extrativismo na Amazônia, preservando as florestas e os recursos naturais. É indispensável, ali, a legalização da propriedade de terras para a produção sustentável, acesso ao crédito sem entraves burocráticos e uma vigilância diuturna para evitar o desmatamento ilegal, além de serviços de educação e saúde. A floresta pode gerar riqueza sem ser depredada, como mostra um estudo do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, segundo o qual o extrativ…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 25 / 04 / 2011

Folha de São Paulo
"Empregos crescem na faixa acima dos 50 anos"

A ocupação no topo da pirâmide etária é a que mais aumenta, diz IBGE

Ter mais de 50 anos tornou-se uma boa notícia para quem procura emprego, informa Pedro Soares. É nessa faixa que o número de pessoas ocupadas mais cresce, segundo o IBGE. De 2003 ao primeiro trimestre de 2011, os empregados com essa idade aumentaram 56,1% nas seis maiores regiões metropolitanas do país. O percentual é quase o triplo do aumento do emprego em geral (19,8%).

O Estado de São Paulo
"Construtora atrasa obra e eleva custo de imóvel em SP"

Agora, além de pagar mais caro pela casa própria, comprador terá de esperar mais tempo para mudar

A euforia que tomou conta do mercado imobiliário nos últimos cinco anos fez o preço dos imóveis praticamente dobrar no período. Agora, além de pagar mais caro, o cliente terá de esperar mais tempo para se mudar. Levantamento da Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio …

Ramalhete de "causos"

Imagem
Tempo de gambá
José Ronaldo dos Santos A partir do mês de abril, desde o tempo dos tupinambás, é costume caçar gambás. E isso vai até o final de junho. Depois é tempo de respeitar o cio e o período de gestação dos bichinhos para que nunca falte tão precioso recurso à nossa alimentação. Assim ainda pensam e agem os pobres caiçaras. Outros pobres, vindos de outras terras e pertencentes a outras culturas não sabem disso, não respeitam os ciclos dos outros seres no ambiente que gerou a cultura caiçara. Resulta disso e da maldade congênita em muitos a matança por matança, o risco de extinção de muitos seres que conosco compartilham esta terra (e esta Terra!).
O causo de hoje ocorreu no Perequê-mirim, em agosto de 1970. Portanto, já fora da época de caçar gambás. Foi assim:
Numa manhã, quando se dirigia ao trabalho, o Argemiro, o jardineiro, encontrou o Gusto, o “pobre de espírito”, com um cumbu pesado, isto é, com gambá dentro, ainda vivo. Logo foi dizendo: “Sorta o bicho, Gusto. Não vê que já…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Guardar o coração na cabeça

Gaudêncio Torquato - O Estado de S.Paulo
"O estadista deve trazer o coração na cabeça." A frase de John Kennedy, o mais querido presidente dos EUA, possivelmente explique por que sua vida íntima ainda hoje é um mistério, apesar de cercada por intrincada teia de boatos, que abrigaria um relacionamento com a mais famosa ícone da sensualidade feminina no cinema, Marilyn Monroe. Guiar-se pela razão tem sido desafio dos mais instigantes para todos os que militam na vida pública, sendo raros os que conseguem atravessar os longos corredores do poder sem cair nas armadilhas da vida privada. Estas marcam de maneira indelével o seu perfil. Basta lembrar o affaire envolvendo o presidente Bill Clinton e a estagiária Monica Lewinsky, no gabinete anexo ao famoso Salão Oval da Casa Branca, símbolo máximo do poder norte-americano. Ou a conversa picante, gravada em dezembro de 1989, entre o príncipe Charles da Inglaterra, então casado com a princesa Diana, e sua ama…
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 24 / 04 / 2011

Folha de São Paulo
"Cumbica agora enfrenta hora do rush o dia todo"

Demanda em alta leva empresas aéreas a utilizar períodos antes ociosos

Cada vez mais, toda hora é hora de pico no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, o maior do país. Com a demanda em alta, as empresas aéreas criaram novos voos em horários antes ociosos. Com isso, o aeroporto, que costumava ficar cheio no início da manhã e à noite, agora apresenta movimentação intensa também no final da manhã e à tarde, informa Ricardo Gallo. Nesses períodos, o vai-vem de aviões passou a superar 30 pousos e decolagens por hora no ano passado. O número se aproxima do limite máximo de Cumbica, que é de 44. A situação não deve melhorar pelo menos até o fim de 2003, quando a Infraero promete concluir o processo de ampliação dos pontos de estacionamento de avião de 61 para 103.

O Estado de São Paulo
"Apagão de combustíveis causa rombo de US$ 18 bi"

Preço do etanol dispara, consumo de gasolina cresce e c…