Postagens

Mostrando postagens de Março 8, 2009

Imortal

Imagem
Fênix

Reinaldo José Lopes
...Se as observações feitas em laboratório estiverem corretas, a T. nutricula é o único animal do nosso planeta a alcançar a imortalidade biológica. Tal como a ave da mitologia, ela alcance o auge do seu ciclo de vida e se reproduz para, num passe de mágica celular, retornar à configuração que tinha no início. Compreender direito esse bicho maluco pode ser a chave para determinar de uma vez por todas se o envelhecimento e a morte são inseparáveis da nossa condição de seres vivos complexos ou se eles são o subproduto de processos que podem ser retardados ou evitados por completo.
Leia mais
Imagem

Perguntas indiscretas

Quem, quando, onde, como?

Sidney Borges
A Corregedoria do Ministério Público andou pela cidade fazendo perguntas. Perguntei a um dos perguntados o que eles perguntaram. Não obtive resposta. O que será que eles querem saber? Em breve saberei, isto é, nós saberemos. Por enquanto é segredo.

Alfabeto dos peixes. (H) Horadandia

Imagem

Brasil

Procura-se o culpado

Sidney Borges
Um rapaz perturbado mentalmente adentrou o Aeroclube de Brasília, na cidade histórica de Luziânia. Nada havia que sugerisse o descompasso, dirigia um carro em bom estado, estava bem vestido e levava uma criança com ele. Pediu educadamente para fazer um vôo panorâmico.

Na cabeceira da pista sacou uma arma e expulsou o piloto, decolando em seguida para bater e morrer, juntamente com a criança, no estacionamento de um shopping center em Goiânia.

Leio que querem apurar a responsabilidade do Aeroclube. Sempre tem de haver um culpado. Há situações que são imprevisíveis, por mais segurança que haja, sempre haverá uma forma de burlar.

Em 1982 eu trabalhava na Editoria de Arte da Central Globo de Jornalismo. Estávamos envolvidos com a cobertura das Eleições-82, feita a partir de São Paulo por razões que me pareciam fora de propósito. As instalações da Praça Marechal Deodoro eram acanhadas, os recursos técnicos parcos, enfim quase não havia lugar para tanta gente…
Imagem

Seção dos leitores

Curiosidade ou Crítica

Joana D'Arc
Para que servem os itens a seguir: Carta do Leitor, Fale conosco, Envie sua Carta, Opinião, Foto do Dia, Tribuna Livre, Post seu Comentário ou crítica, etc...

Até agora só conseguiver publicados meus comentários, críticas e elogios em dois jornais virtuais, nos impressos, nenhum.

Onde está a "liberdade de expressão"???

E por que nos oferecem esse espaço? Agradeço aos dois meios de comunicação que me abriram espaços...

Não é preciso citar nomes. Espero que esta crítica seja publicada, e não é ofensa, é simples curiosidade.

Nota do Editor - Fique tranquila Joana D'arc, no Ubatuba Víbora você pode criticar à vontade. A única exigência é que a crítica seja feita com educação, é possível dizer qualquer coisa da mãe de qualquer sujeito sem ofender. Quando as pessoas perdem a compostura, como acontece com alguns notáveis quando vão ao rádio, criam-se inimizades eternas, o que é ruim em cidades pequenas onde damos de cara com todo mundo o temp…
Imagem

F-Indy

Caso Hélio: tese da defesa de Castroneves começa a desmoronar

Téo José em Amigos da Velocidade (Clique aqui e leia o original)
O julgamento de Hélio Castroneves (Penske), em Miami, está prestes a completar duas semanas. A audiência pública começou no último dia 2 de março nos EUA. Hélio, sua irmã Katiucia e seu advogado Alan Miller são acusados de evasão de divisas e fraude fiscal.

Um dos principais pontos da tese da defesa de Castroneves está ligado a empresa panamenha que seria o vértice do suposto esquema fraudulento. A defesa insiste em que a Seven Promotions pertence ao pai do piloto, Hélio Sr., e por isso não deveria impostos nos EUA.

Só que nessa semana uma testemunha pode ter começado a derrubar essa tese. Peter Yanowitch, advogado que trabalhou com Helinho e a antiga equipe Hogan, em 1999, afirmou que o piloto sempre negociou com ele na condição de proprietário da Seven Promotions.

Os promotores do caso garantem que a empresa foi criada, pelo piloto, com o único objetivo de burlar…
Imagem

A ponderar...

A parcialidade da imprensa

Rui Grilo
No texto “ Novas lideranças” ao mesmo tempo em que elogia a eficiência da atual diretoria da ACIU, Celso de Almeida Jr. dá um puxão de orelhas quando diz:

“A capacidade administrativa que revelaram na condução da ACIU credencia a equipe para ter uma presença mais assertiva em relação às ações governamentais.”

Não sou sócio da Associação Comercial mas também sinto essa falta de uma tomada de posição clara com respeito à questões cruciais relacionadas ao cotidiano da cidade, como o caso do transbordo.

Ao mesmo tempo reconhece a ausência de uma imprensa escrita e falada independente quando elogia a qualidade dos textos que circulam pelos boletins eletrônicos locais e que, mesmo assim, lutam com dificuldades para cobrir as despesas por falta de anúncios. É uma atitude meio velada mas perceptível, de receio de sofrer retaliações por apoiar veículos de comunicação que se posicionam mais criticamente em relação a fatos locais.

Luis Nassif, ao comentar…
Imagem

Crise

Culpe os economistas, não a economia

Dani Rodrik (Clique aqui e leia na fonte)
À medida que o mundo ruma atabalhoadamente para a beira de um precipício, críticos do ofício da economia vêm levantando questionamentos sobre a sua cumplicidade na crise atual. E com razão: os economistas têm muito pelo que responder.

Foram os economistas os que legitimaram e popularizaram a ideia de que um setor financeiro sem amarras representava um benefício para a sociedade. Eles falavam quase de maneira unânime quando se tratava dos “perigos da regulamentação excessiva do governo”. Seu conhecimento técnico - ou o que se assemelhava a isso à época - lhes conferiu uma posição privilegiada de formadores de opinião, bem como acesso aos corredores do poder.

Muito poucos dentre eles (exceções notáveis, como Nouriel Roubini e Robert Shiller) soaram os sinos de alarme sobre a crise que se anunciava. Pior ainda, talvez, a profissão fracassou em oferecer orientação proveitosa para desviar o mundo da sua rota de deso…
Imagem

Opinião

O falso moralismo do PT

Editorial do Estadão
Não poderia ser mais elucidativa a sentença que o juiz titular da 17ª Vara Federal de Brasília, Moacir Ramos, acaba de dar a uma das mais rumorosas denúncias de corrupção feita no final do primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. Além de absolver os acusados, ele fez duras críticas aos denunciantes, que acusa de terem feito a denúncia apenas para obter dividendos políticos, sem oferecer provas e ajudar nas investigações.

O caso começou em julho de 1998, quando alguns parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT), como Aloizio Mercadante, Ricardo Berzoini e Vicente Paulo da Silva, e um líder sindical filiado ao partido, João Vaccari Neto, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, acusaram o Ministério das Comunicações, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de manipularem o leilão de privatização da Telebrás, para favorecer um grupo financeiro…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 14 / 03 / 2009

Folha de São Paulo
"Protecionismo não é saída, afirma Lula antes de ver Obama"

Presidente pretende dizer ao colega que países ricos ‘precisam aprender a tomar conta dos seus bancos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende atacar o protecionismo dos países ricos no encontro que terá hoje em Washington com o colega Barack Obama. Antes de embarcar para os EUA, Lula afirmou em entrevista no Planalto que o protecionismo é “um desastre para a economia mundial” no médio prazo. “Não é possível que o mundo rico, que passou meio século dizendo que era preciso comércio livre, criou a globalização, derrubou o muro de Berlim, agora,no primeiro calo que começa a doer, ache que tem que voltar o protecionismo.”

Lula defenderá uma ordem mundial de mais equilíbrio entre ricos e emergentes. Ele pretende dizer que sua maior preocupação é a retomada do crédito internacional e que os ricos “precisam aprender a tomar conta de seus bancos”. Em Londres Guido Mantega (Fazenda…

Dia da mulher

Imagem

Clodovil

TSE libera Clodovil de acusação de infidelidade partidária

Do Blog do Noblat (Clique aqui e leia o original)
Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram que o deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) não pode ser considerado infiel por trocar de partido. O deputado deixou o PTC para se filiar ao PR em 22 de agosto de 2007, depois de o TSE decidir que o mandato pertence ao partido e não ao parlamentar.

Os ministros entenderam que Clodovil sofreu grave discriminação pessoal e que houve justa-causa para ele mudar de partido. O deputado continua no cargo pelo qual foi eleito em 2006, com 493.951 votos.

- A permanência [de Clodovil no PTC] se tornou impraticável, e a convivência com o partido, insuportável -, votou Arnaldo Versiani, ministro relator.

Para mudar de partido, Clodovil alegou ter sido perseguido, ter sofrido “total abandono” e por perceber conduta anti-ética por parte do PTC. Ele cita o episódio de quando esteve no hospital, após sofrer um AVC. Ele recla…
Imagem

Elle voltou com a corda toda

Collor mostra serviço

Cristiana Lôbo (Clique aqui e leia o original)
Na primeira reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado, para a qual foi eleito na semana passada, o senador Fernando Collor deu demonstração de que veio para surpreender. Em primeiro lugar, apresentou um cronograma de trabalho para que a Comissão se reúna às terças, quartas e quintas-feiras, às oito e meia da manhã. Em seguida, apresentou uma proposta com critérios mais rigorosos para a aprovação dos indicados para as Agências Reguladoras - esta, a principal tarefa da Comissão de Infraestrutura.

Pela proposta, já aprovada como ato número 1 da Comissão, os indicados para a direção das agências reguladoras deverão apresentar argumentação por escrito “de forma sucinta, em que o indicado demonstre ter experiência profissional, formação técnica adequada e afinidade intelectual e moral para o exercício da atividade”. E, ainda, declaração de regularização fiscal no âmbito federal, estadual e municipal e de ações jud…
Imagem

Coluna Econômica

O caso Madoff e o caso Dantas

Luis Nassif Online (Clique aqui e leia o original)
Bernard Maddof deu um golpe de US$ 65 bilhões no mundo. Menos de um ano depois de descoberto está preso. Ontem houve uma audiência e ele saiu de lá algemado até uma cela pequena. O juiz distrital Denny Chin Madoff considerou que Madoff poderia fugir, já que é prevista uma pena de 150 anos para ele.

Madoff foi ao Tribunal com um colete à prova de bala, tal a fúria do público que cercou o local - parte deles, vítima de seus golpes.

Apesar de declaração de arrependimento, não divulgou o nome de familiares que participaram do golpe, nem de investidores que tinham recursos de origem duvidosa aplicados com ele.

Maddof estava livre após pagar fiança de US$ 10 milhões. O juiz revogou a fiança.

***
É longa a relação de crimes admitidos por Maddof: fraudes com títulos, lavagem de dinheiro, falso testemunho, traição a quase 5 mil clientes, perdas de US$ 65 bilhões.

O esquema começou a ser praticado na década de 80. Consist…
Imagem

Coluna da Sexta-feira

Novas lideranças

Celso de Almeida Jr.
A Associação Comercial de Ubatuba promoverá eleição da Diretoria Executiva, dia 30 de março. Tudo indica que a equipe que atualmente comanda a ACIU permanecerá na liderança, com o Alfredo Luiz Filho substituindo o Ahmad Khalil Barakat na presidência. Este, agora, seguirá como vice.

Creio que a manutenção deste time fará bem para a ACIU. O empenho destes jovens empresários permitiu um dinamismo maior para a entidade, além das diversas conquistas materiais, como a sede própria e o clube.

Outros pontos admiráveis são o entusiasmo e o bom trânsito mantido com diversos setores da comunidade ubatubense. É, sem dúvida, um grupo que contribui e contribuirá muito para o desenvolvimento de Ubatuba.

Merecem, portanto, todo o nosso apoio e incentivo.

São jovens lideranças, novas lideranças, talhadas para a construção de nosso futuro.

Quero, publicamente, sugerir a estes empreendedores queridos que atentem a um fato importante.

A capacidade administrativa que revelara…
Imagem

Opinião

O boi e a ovelha, ora, quem diria...

Washington Novaes
Há alguns dias a internet se abarrotou de comentários, a maioria jocosos ou debochativos, a respeito de uma sugestão da Agência de Proteção Ambiental dos EUA de que se passe a taxar criações de animais que em seu processo de ruminação de alimentos produzam arrotos e flatulência (digamos assim), como bois e ovelhas principalmente, numa tentativa de reduzir as emissões de metano, gás cerca de 23 vezes mais danoso que o dióxido de carbono para o efeito estufa e as mudanças de clima.

Um dos países onde a taxação parece perto de ocorrer é a Nova Zelândia, que tem quase 35 milhões de ovelhas e quase 10 milhões de bois, num território pouco maior que o do Estado de São Paulo. Mas esses animais emitem quase metade de todo o metano e o óxido nitroso produzido no país e a previsão é de que produzam o dobro até meados do século (New Scientist, 20/12/2008). Além de estar testando vários caminhos para reduzir as emissões na ruminação do gado (com…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 13 / 03 / 2009

Folha de São Paulo
"Industrias de SP fecham 237 mil vagas em 5 meses"

Demissões fazem emprego no setor voltar ao nível de fevereiro de 2007

Desde outubro, quando os efeitos da crise financeira internacional começaram a ser mais sentidos no Brasil, a industria paulista fechou 236,5 mil vagas –cerca de 10% do total do setor. Com isso, o emprego na industria voltou ao patamar de fevereiro de 2007. De outubro a fevereiro, normalmente há queda no saldo de criação de vagas no Estado devido ao fim da safra de cana-de-açúcar, mas a retração foi muito superior á de anos anteriores. Em 2007 e 2008, houve perda de 35,5 mil e de 38 mil postos, respectivamente, no período. Fevereiro foi o terceiro mês seguido de recorde negativo para o setor. Só no mês passado, a industria paulista cortou 43 mil vagas. Paulo Francini, diretor da Fiesp, prevê que a partir de março o saldo de criação de empregos possa chegar, pelo menos, à estabilidade.

O Globo
"Governo estuda su…

Elixir

Imagem
Príncipe Chávez

Sidney Borges
O príncipe Charles é dado a natureba e está tendo problemas por conta do xarope natural que fabrica e vende. Alardeado como elixir milagroso, bom para pedras nos rins, varizes e caspa, parece que é feito com algo parecido com pó de bico de anú, segundo Thomaz Magalhães no Trem Azul. Charles teria sucesso se fabricasse um tônico capaz de embelezar casos perdidos. Bonitol, esse seria o nome adequado. Ele teria um excelente piloto de provas nas proximidades. Charles disse que o tônico não é remédio, apenas faz bem às tripas e ao coração.

Receita da longevidade

Imagem
Aos 105 anos, a secretária aposentada Clara Meadmore se orgulha de ainda ter cabelo e de não precisar de dentadura.

Aos 105 anos, virgem mais velha do mundo diz que sexo envelhece

Secretária aposentada diz que nunca teve 'tempo' de pensar em sexo. Além de virgem, ela diz nunca ter tido um aparelho de televisão

Do G1, em São Paulo (Original aqui)
Nascida em Glasgow, na Escócia, no início do século XX, ela acredita que o segredo da vida longa é nunca ter feito sexo. "Sexo envelhece", acredita.
"Tive várias amizades platônicas, mas nunca senti a vontade de ir mais longe, ou mesmo de casar", afirma Clara, que já viveu no Canadá e na Nova Zelândia, e há 40 anos mora na Cornualha, região sudoeste da Inglaterra. Para ela, o sexo sempre foi algo "complicado", que atrapalharia sua vida. "Eu sempre estava ocupada fazendo outras coisas, e nunca tive tempo de pensar em sexo", explica.

"Quando eu era criança, só era possível fazer sexo com seu marido.…

Cana

Imagem
Madoff e o sol quadrado...

Sidney Borges com informações do Blog do Noblat
Bernard Madoff desviou 50 bilhões de dólares de pessoas que confiaram em suas aplicações. É possivel escrever isso sem que constitua injúria ou difamação, ao admitir a culpa ele deixa de ser suspeito e passa a criminoso aguardando sentença. A culpa assumida abrange 11 acusações - entre elas, fraude com ações, fraude postal e declarações falsas de perjúrio, de ter prestado informações falsas à Comissão de Mercado e Valores e de haver roubado fundos de investimentos de trabalhadores. E de quebra de lavar um dinheirinho para manter a forma.

- Não posso expressar convenientemente até que ponto estou arrependido. Estou aqui agora para aceitar as responsabilidades pelos meus crimes - disse Madoff que saiu do tribunal direto para a prisão.

Se eu estivesse lá diria: - Conheceu, papudo?

O juiz Denny Chen o sentenciará no dia 16 de junho. O Grande erro de Madoff foi não ter nascido ao sul do Equador. Nesta região do globo, ha…
Imagem

O mesmo de sempre...

Ruína intelectual e moral

Antonio Carlos Pannunzio (Clique aqui e leia o original)
O ex-deputado José Dirceu continua a dar demonstrações de que nada assimilou dos acontecimentos que levaram à sua saída desonrosa do governo Lula e à perda do seu mandato parlamentar por falta de decoro. Não consegue livrar-se dos velhos vícios, e parece que faz questão de exibi-los todas as vezes em que emerge do mundo de sombras a que foi confinado. É o caso do uso sistemático da manipulação de fatos como arma da luta política.

A diatribe que o réu pronunciado do “mensalão” assinou neste Blog contra o governador José Serra (“São Paulo, Serra e o governo Lula”, 27/02/09) é, além de uma certidão negativa de caráter, um atestado de inépcia inclusive no manejo dessa arma inqualificável. A eficácia da impostura supõe, se não arte, pelo menos uma certa coerência. Dirceu finge ignorar essa regra elementar. Lança números sobre a capacidade de investimento do estado de São Paulo na tentativa grosseira de provar q…

Eleitor

Imagem
Veja aqui o original

Utilidade pública

Lixo

Confira abaixo o roteiro da coleta seletiva em Ubatuba, que acontece sempre a partir das 7h:

Segundas, quartas e sextas-feiras:
Centro, Sumaré, Silop, Praia Grande, Tenório, Praia Vermelha do centro e Estrada do Cais

Segundas e sextas-feiras:
Lázaro, Saco da Ribeira, Rio Escuro, Monte Valério, Sertão das Cotias e Sununga

Terças e quintas-feiras:
Perequê-Açu, Praia do Matarazzo, Estufa I, Estufa II, Sesmaria, Vila Sumaré, Jardim Carolina, Jardim Samambaia, Bela Vista, Marafunda, Perequê-Mirim, Enseada, Toninhas e Santa Rita.

Terças, quintas e sábados:
Itaguá, Parque Vivamar e Barra da Lagoa Quartas-feiras: Taquaral, Sumidouro, Usina Velha, Pedreira, Ressaca, Mato Dentro, Emaus, Parque dos Ministérios, Vale do Sol, Iporanguinha, Morro das Moças, Cachoeira dos Macacos, Pé da Serra, Horto Figueira, Fortaleza, Vermelha do Sul, Corcovado, Folha Seca, Praia Dura, Lagoinha, Sapé, Maranduba, Beira Rio, Sertão da Quina, Araribá, Sertão do Ingá, Praia Caçandoca, Praia do Pulso, Tabatinga, Rio da…
Imagem

Brasil

Santos Dumont

Sidney Borges
De vez em quando algum luminar da imprensa resolve atrair holofotes. Uma forma que sempre dá certo é bater em nosso talentoso compatriota inventor. Santos Dumont merece respeito e admiração, dizer que os irmãos Wright voaram antes, ou que Otto Lilienthal fez centenas de vôos planados no século XIX, não desmerece o brasileiro. Sempre é bom lembrar que Dumont criou o primeiro ultraleve da história, a sensacional Libelle.

A invenção do avião não foi obra de um homem só, pode-se dizer que o conhecimento pairava no ar, coube aos pioneiros dar forma. Em tempos remotos tive uma altercação com um jornalista da Folha que ao fazer uma resenha sobre o "Pai da aviação" insinuou a questão da homossexualidade.

Eu contestei, a matéria era sobre aviação, não havia espaço para fofocas. Há quem insista no tema, geralmente homossexuais problemáticos, eu não sei de nada, não tenho documentos ou provas. E caso tivesse não daria relevância pois é irrelevante.

A obra de Sa…
Imagem

Besteirol

Bilionários perdem US$ 2 tri em um ano

Folha
Se 1 bilhão a mais ou a menos faz diferença na vida de uma pessoa, talvez esse seja o momento ideal para fazer essa pergunta. Os homens mais ricos do mundo perderam 45% da sua fortuna em um ano, ou US$ 2 trilhões (o equivalente ao PIB italiano, a sétima maior economia global), segundo o ranking da revista "Forbes".

A crise atual, que derrubou Bolsas pelo mundo, levou grandes economias para a recessão e derrubou milhões de pessoas para abaixo da linha de pobreza, também varreu a fortuna dos bilionários. No ano passado, eram 1.125 pessoas com uma fortuna de ao menos US$ 1 bilhão, que juntos tinham US$ 4,4 trilhões (o PIB japonês). Agora são 793 bilionários, com patrimônio total de US$ 2,4 trilhões. Na média, cada um tem US$ 3 bilhões -US$ 900 milhões menos que em 2008.

O impacto já pode ser medido no topo do ranking, que voltou a ter a liderança de Bill Gates, mesmo tendo perdido US$ 18 bilhões. A fortuna atual de Gates, US$ 40 bilhões,…
Imagem

Opinião

Manhas e campanhas

Eugênio Bucci
É pela imprensa que o debate em torno da disputa eleitoral de 2010 vai ganhando cores, temperatura e consistência. Nada mais natural - e positivo. A instituição da imprensa é maior que o simples somatório dos órgãos noticiosos. Ela se compõe dos meios impressos, como jornais e revistas, dos eletrônicos (a televisão e o rádio), e também da miríade de possibilidades informativas da era digital (os sites, os blogs e os incontáveis debates online nas redes interconectadas), e, como instituição que é, tem a sua liberdade e o seu vigor assegurados pelas leis democráticas e, acima disso, pela prática social da argumentação aberta sobre os temas de interesse público. É nesse sentido que ela se mostra capaz de forçar a transparência dos governos - que se veem instados a prestar contas à sociedade - e de vigiar o poder. Se o País se pergunta sobre o que acontecerá na sucessão de 2010, nada mais lógico que a imprensa reflita e impulsione a discussão.

Agora, a pauta …
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 12 / 03 / 2009

Folha de São Paulo
"Crise faz BC acelerar corte nos juros"

Taxa básica é reduzida em 1,5 ponto percentual, para 11,25% ao ano, diante dos sinais de retração econômica

Antes os sinais cada vez mais claros de retração econômica, o Comitê de Política Monetária do Banco Central acelerou o ritmo da queda dos juros e cortou a taxa básica em 1,5 ponto percentual, para 11,25% ao ano. Com a decisão, unânime, a Selic volta ao nível de abril do ano passado. È também o patamar mais baixo desde a criação da taxa, em 1986. Na reunião anterior do Copom, em janeiro, a queda havia sido de um ponto percentual. Agora, com a divulgação de que o PIB encolheu 3,6% no quarto trimestre de 2008, o BC acelerou o corte. Analistas defendiam redução de até dois pontos percentuais. Para representantes da industria, do varejo e dos trabalhadores, o corte de 1,5 ponto e insuficiente. À queda da Selic pode estimular a recuperação do crédito, um dos setores mais atingidos pela crise.…
Imagem

Política

Planalto erra nome do príncipe Charles em agenda de Lula

Agenda oficial dizia que o nome era 'Charles Philip Arthur Chaves'. Nome correto é Charles Philip Arthur George Mountbatten-Windsor

Jeferson Ribeiro Do G1, em Brasília(Clique aqui e leia o original)
A agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desta quarta-feira (11) trouxe o nome errado do príncipe de Gales, Charles Philip Arthur George Mountbatten-Windsor. Ele se encontra com Lula nesta quarta-feira e na agenda presidencial era chamado de “Charles Philip Arthur Chaves”. O Planalto reconheceu o erro e emitiu uma correção da agenda ainda na manhã da quarta-feira. Porém, a assessoria não deu explicações sobre o que levou ao erro. O herdeiro da Casa de Windsor inicia visita ao Brasil nesta quarta-feira acompanhado da sua esposa, a duquesa da Cornoália, Camilla Parker-Bowles. Em Brasília, o príncipe se reúne com Lula, visita o Congresso Nacional e participa de jantar oficial no Palácio do Itamaraty. Na quinta-feira…

Natureza

Imagem
Vespa que transforma barata em zumbi faz 'planejamento familiar', diz estudo
Inseto escolhe presas maiores para botar dois ovos em vez de um. Pesquisadores brasileiros estudaram 'vida doméstica' do parasitóide
Reinaldo José Lopes Do G1, em São Paulo
Esqueça os manjados Pinky e Cérebro: se tiver de escolher um animal de laboratório capaz de dominar o mundo, prefira a vespa Ampulex compressa. A sorte da humanidade é que o bicho, por enquanto, só “aprendeu” a transformar baratas em zumbis. Pesquisadores brasileiros acabam de descobrir que o bicho é ainda mais maquiavélico do que os cientistas imaginavam. Além de manipular as pobres baratas para que elas sejam devoradas vivas, a vespa também faz planejamento familiar: quando a presa é grande, ela coloca dois ovos (que vão dar origem a machos) nela, em vez de um só, como de costume.
“Ou ela sabe, de alguma forma, quais tipos de ovos vão ser botados, ou ela é capaz de controlar o acesso à bolsa de esperma que carrega”, conta o b…
Imagem

Golpe

Madoff deve se declarar culpado e pode pegar 150 anos

Folha
O norte-americano Bernard Madoff, 70, suspeito de montar um esquema fraudulento que gerou perdas de dezenas de bilhões de dólares a investidores em vários países, deve se declarar culpado de 11 acusações, como lavagem de dinheiro, perjúrio e fraude, e pode ser condenado a até 150 anos de prisão.

Segundo Ira Sorkin, advogado de Madoff, o ex-presidente da Bolsa Nasdaq deve dizer amanhã no tribunal de Nova York que comandou um enorme esquema de pirâmide (em que oferecia retornos altos aos seus investidores usando dinheiro pago com a entrada de novos clientes) e provocou prejuízos a milhares de investidores, como o Prêmio Nobel da Paz Elie Wiesel. Sorkin afirmou ainda que Madoff vai se declarar culpado mesmo sem ter chegado a um acordo com os promotores norte-americanos, o que poderia reduzir a sua pena em troca de colaboração.

"O governo não entrou em nenhum acordo com o sr. Madoff sobre a sua declaração de defesa ou a sentença…

Quem te viu; quem te vê...

Imagem
Sharon Stone, 51

Colunas do Ubatuba Víbora

Qual é sua sede? Qual é sua fome?

Maurício Moromizato
Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?...

A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte...

A gente não quer só comida
A gente quer bebida
Diversão, balé
A gente não quer só comida
A gente quer a vida
Como a vida quer...

Inicio a coluna de hoje com o trecho inicial da música “comida”, dos Titãs em sua fase áurea. Recentemente, Marcelo Mirisola, colunista aqui do “Víbora”, escreveu uma coluna comentando um filme de Branco Mello, que retrata a história dos Titãs. Coluna bastante crítica, que me deixou um tanto quanto desconfortável visto que minha adolescência teve os Titãs como ícone e voz, ao lado dos Paralamas do Sucesso, da Legião Urbana, do Barão Vermelho, entre outros do rock nacional. Além é claro, da MPB de Chico Buarque, Milton Nascimento e todos os mineiros do Clube da Esquina, etc. Para quem já passou dos quarenta e vira e …