Postagens

Mostrando postagens de Junho 17, 2012

Mundo

Imagem
Uma foto infame
Sidney Borges Na foto vemos o sargento australiano Leonard G. Siffleet prestes a ser decapitado com uma espada pelo também sargento Yasuno Chikao. A execução aconteceu no dia 24 de outubro de 1943 e foi fotografada pelo imprudente comando japonês, que não avaliou o potencial destrutivo que a foto teria se caísse em poder dos americanos.
A fotografia de execução de Siffleet acabou sendo encontrada no corpo de um japonês abatido em abril de 1944. A foto foi publicada em jornais australianos e pela revista Life e causou enorme indignação entre os soldados que combatiam no Pacífico.
O reultado foi ruim para as tropas japonesas que em 1944 estavam em inferioridade e lutavam apenas para retardar a derrota. Por causa da foto centenas ou talvez milhares de soldados japoneses foram executados sumariamente.
Sobre o sargento Yasuno há controvérsias, uns dizem que morreu antes do final da guerra, outros que foi preso e condenado à morte, pena depois comutada em dez anos de prisão.

SUV sustentável

Imagem

Brasil

Maus tratos aos animais - Comissão de Reforma do CP

No último dia 25 de Maio finalmente o texto que trata de maus tratos a animais foi aprovado na Comissão, AS PENAS QUADRUPLICARAM, e em certos casos se somadas poderão ultrapassar seis anos.

Segundo o novo texto do Código de Processo Penal, sancionado em Junho de 2011, o juiz terá 14 alternativas de medidas cautelares para condenar crimes com punição de até quatro anos de prisão. Recolhimento domiciliar, monitoramento eletrônico, proibição de ausentar-se da comarca ou país e comparecimento periódico em Juiz, estão entre elas. Hoje crimes como ocultação de cadáver, estelionato e abandono de incapaz enquadram-se neste tipo de punição.

Lembrando que tivemos a informação de que a Lei de Crimes Ambientais seria encampada na Reforma do Código Penal, e que somente a Comissão teria legitimidade para tomar tal decisão, por estar no âmbito de suas atribuições. Uma vez de posse desta informação, que aconteceria independentemente de nossa vontade, i…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A lista de maus gestores

O Estado de S.Paulo
Com a entrega à Justiça Eleitoral, na terça-feira (19/6), da lista dos agentes e gestores responsáveis pelo uso de dinheiro público que tiveram suas contas consideradas irregulares, o Tribunal de Contas da União (TCU) cumpriu sua parte na efetiva aplicação da Lei da Ficha Limpa. São quase 7 mil cidadãos em todo o País que, em decisão irrecorrível no âmbito do TCU, foram considerados responsáveis pela prática de algum tipo de irregularidade na administração de recursos públicos nos últimos oito anos. Cabe, agora, privativamente à Justiça Eleitoral declará-los inelegíveis, o que, se ocorrer, os impedirá de concorrer já nas próximas eleições municipais.

Em fevereiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Lei da Ficha Limpa, aprovada em 2010, será aplicada nas eleições deste ano, abrangendo fatos ocorridos antes de sua vigência. Fruto da mobilização popular pela moralização da administração pública, a lei estabelece, entre novas causas de…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 23 / 06 / 2012

Folha de São Paulo
"Presidente do Paraguai sofre impeachment em 30 horas"

Pouco mais de 30 horas após a abertura de processo de impeachment, o Senado do Paraguai destituiu Fernando Lugo da Presidência

No julgamento, 39 dos 45 senadores o consideraram culpado por "mau desempenho das funções". Uma hora e meia depois, o vice Federico Franco foi empossado novo presidente.

O Estado de São Paulo "Paraguai cassa presidente em processo de apenas 36 horas"

Lugo aceita resultado do julgamento relâmpago, mas se diz vítima de golpe; Dilma fala em sanções.
Fernando Lugo EX-PRESIDENTE DO PARAGUAI “Saio pela maior porta da pátria: O coração de meus compatriotas”

A nove meses de concluir seu mandato, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, sofreu processo relâmpago de impeachment. Entre a abertura do julgamento e o discurso de Lugo reconhecendo sua destituição, passaram-se 36 horas. A votação no Senado para afastar Lugo - acusado de incompetência diante de…

O dólar está variando...

Imagem

Coluna do Celsinho

Lição

Celso de Almeida Jr.
Nesta semana conversei com um supervisor de ensino aposentado.
Nasceu em 1923.
Isso mesmo!
Quase noventa anos...
Em verdade, quanto exerceu a profissão, o título era inspetor de ensino.
Visitava escolas de todo o Vale do Paraíba orientando diretores, secretários, contribuindo para aprimorar a administração escolar.
Como tarefas elementares, conversava também com professores, entrava em salas de aula, conhecia alunos.
Orientar, organizar, ensinar e alertar foram ações presentes em seu cotidiano.
Identificava as falhas e sugeria procedimentos para garantir um melhor desempenho escolar, nos diversos níveis.
A sólida formação, o bom humor, a serenidade, a firmeza e a lucidez deste brasileiro indicaram-me a grande contribuição que deixou para os profissionais que orientou.
Certamente, milhares de alunos colheram os frutos de sua dedicação.
Eu o consultei sobre o contraste com os dias atuais.
Ele, pensativo, fixou nos meus olhos...e silenciou!
Mudamos de assunto, viajando no tem…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Assalto ao trem pagador

O Estado de S.Paulo
Quanto vale um político? Roga-se ao leitor que leve a pergunta a sério, embora ele tenha montanhas de motivos para pensar numa resposta que seria impublicável. Na esfera privada, o mercado avalia mais ou menos a paga a que um profissional pode aspirar. Ela espelha, também com variados graus de fidelidade, a importância de sua atividade para o sistema econômico e social. Exprime ainda a relação entre a abundância ou a escassez dos produtores de bens e prestadores de serviços e o tamanho da demanda por eles. E reflete, evidentemente, as diferentes aptidões individuais, a experiência e outros atributos valorizados pelas empresas ou pessoas que os requisitam. Como, porém, mensurar o que seria o "salário justo" de um político?

A resposta será sempre imprecisa, à falta de um valor de mercado que resulte daquelas e de outras variáveis, no âmbito da sociedade civil (por oposição à sociedade política, integrada pelos detentores de cargos em to…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 22 / 06 / 2012

Folha de São Paulo
"Líder do Paraguai pode ser destituído; Dilma tenta evitar"

Processo de impeachment do presidente Fernando Lugo deve ser votado no Congresso só um dia após ser aberto

O Congresso do Paraguai abriu processo de impeachment contra o presidente Fernando Lugo, numa ação rápida e surpreendente. Entre outras acusações, ele é responsabilizado por oposicionistas pela morte de 17 pessoas num conflito ocorrido na sexta-feira passada, quando policiais e camponeses se enfrentaram em uma fazenda perto da fronteira com o Brasil.

O Estado de São Paulo "Paraguai abre processo de impeachment; Dilma vê golpe"

Presidente Lugo pode ser destituído ainda hoje, em movimento considerado suspeito pelo Brasil e a Unasul
A Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou ontem, por 73 votos a favor e apenas um contra, o início de um processo de impeachment contra o presidente Fernando Lugo, responsabilizado por um confronto com sem-terra que deixou 17 mortos no …

Coisas da terra

Imagem
É tempo de...

José Ronaldo dos Santos
Algumas crianças e até mesmo adultos estão reclamando de um tema que está sendo muito comentado pela televisão: trata-se do encontro sobre o meio ambiente, no Rio de Janeiro (RIO+20). Resumidamente elas falam de que muito se fala e pouco se faz. E não temos muitos argumentos para rebater tal afirmação, pois até reduziu o número de países que estão representados oficialmente, se considerarmos o encontro anterior (de 1992). E digo mais: as determinações que valem para as nações pobres e em desenvolvimento, nem merecem consideração pelos países ricos.

Pegando carona em outro exemplo, bem atual: os supermercados agora são limitados pela oferta de sacolas descartáveis, mas as empresas continuam a todo vapor desovando um monte de embalagens plásticas nas nossas responsabilidades de consumidores. Bom para os comerciantes, donos de supermercados, que estão economizando nas embalagens. É como a lógica da indústria automobilística: há possibilidade de meios d…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O império da bandidagem

O Estado de S.Paulo
A última estarrecedora novidade no circo de horrores em que se transformou o caso Cachoeira é a decisão do juiz federal Paulo Augusto Moreira Lima, responsável por processos criminais que resultaram da Operação Monte Carlo, de solicitar afastamento do caso à Corregedoria-Geral do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF1), sob a alegação de que ele próprio e sua família têm sofrido ameaças de morte, presumivelmente por parte de policiais envolvidos no escândalo. A medida do impacto negativo dessa decisão pode ser avaliada pela manifestação do presidente do STF, ministro Ayres Britto: "É um caso de gravidade incomum". A pergunta que cabe: o aparato governamental não tem condições de garantir segurança a seus agentes, para que possam se dedicar incólumes ao pleno exercício de suas funções?

No pedido de afastamento, documento a que o Estado teve acesso, o magistrado goiano afirma encontrar-se em "situação de extrema exposição ju…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 21 / 06 / 2012

Folha de São Paulo
"Militares vigiaram Dilma durante o governo Sarney"

Folha Transparência - Para SNI, ela era ‘infiltrada comunista’ em órgãos públicos

A presidente Dilma Rousseff foi monitorada não apenas no regime militar (1964-85), quando foi presa e torturada, mas em todo o governo José Sarney (1985-90), revelam documentos liberados pelo Arquivo Nacional. A Folha identificou 181 textos com referências a Dilma, de 1968 ao final dos anos 80. Dezessete relatórios foram feitos no governo Sarney pelo SNI (Serviço Nacional de Informações), relata Rubens Valente.

O Estado de São Paulo "Comissão aprova farra dos salários"

Projeto na Câmara acaba, na prática, com o teto para vencimentos no serviço público e dá ao Congresso o poder de definir o limite
Comissão da Câmara aprovou ontem uma proposta de emenda constitucional que acaba, na prática, com o teto salarial dos servidores públicos da União, dos Estados e dos municípios. Além disso, retira o po…

O que é que há com o seu peru?

Imagem

Coisas da terra...

Orgulho caiçara

José Ronaldo dos Santos No domingo último (17/6), fiz parte da comitiva de pais que  acompanharam o amigo Antenor (sensei Nunes) ao XIX Torneio da Amizade de Karatê-Do , realizado em Arujá- SP. Ele é caiçara, descendente dos Nunes Pereira, os donos, em outros tempos, do Sertão do Ubatumirim.
Todos os atletas (Matheus Simões, Sofia Simões, Alexandre Domingos, Estevan José, Pedro Henrique, Rômulo Marcondes, Wellington Oliveira e Weider Nunes) foram ao pódio. Ao todo foram 12 medalhas (6 bronze, 1 prata e 5 ouro) conquistadas com muita concentração e amor ao esporte. Só não trouxeram mais porque o cansaço da viagem e das condições do local não foram totalmente favoráveis. Pelo que podemos ver nos dados, a menor delegação presente no torneio fez bonito, representou bem a nossa cidade. Afinal, eram quase 400 inscritos de diversas associações de karatê do Estado de São Paulo. Os resultados se devem ao espírito sensível do Antenor: ele fica observando durante os treinos, faz a…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A vingança maligna de Maluf

O Estado de S.Paulo
Perto das imagens que estavam ontem na primeira página dos principais jornais do País, o fato de o PT de Lula ter ido buscar o apoio do PP de Paulo Maluf à candidatura do ex-ministro da Educação Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo chega a ser uma trivialidade. O chocante, pela abjeção, foi o líder petista se dobrar à exigência de quem ele já chamou de "ave de rapina" e "símbolo da pouca-vergonha nacional", indo à sua casa em companhia de Haddad, e posar em obscena confraternização, para que se consumasse o apalavrado negócio eleitoral.

Contrafeito de início, Lula logo silenciou os vagidos íntimos de desconforto que poderiam estragar os registros de sua rendição e cumpriu o seu papel com a naturalidade necessária, diante dos fotógrafos chamados a documentar o momento humilhante: ria e gesticulava como se estivesse com um velho amigo, enquanto o anfitrião, paternal, afagava o candidato com cara de tacho. Da mesma vez…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 20 / 06 / 2012

Folha de São Paulo
"PT perde Erundina e gera crise após se aliar a Maluf"

Socialista abandona vice de Haddad em protesto contra aliança com o ex-prefeito

Um dia após o encontro que selou o apoio de Paulo Maluf (PP) ao PT na disputa pela Prefeitura de São Paulo, a deputada Luiza Erundina (PSB), em protesto, deixou o posto de vice na chapa de Fernando Haddad. Ela disse que não aceitava pedir votos com Maluf.

O Estado de São Paulo "Foto de Lula com Maluf faz Erundina desistir de ser vice"

Ex-prefeita se rebelou em razão da exposição pública de uma aliança que ela chamou de ‘constrangedora’
A deputada Luiza Erundina (PSB) desistiu de ser vice na chapa de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo. Ela se rebelou depois que o ex-presidente Lula apareceu com o deputado Paulo Maluf para selar com o PP uma aliança que ela chamou de “constrangedora”. Em reunião com a cúpula do PSB, Erundina teria dito que o problema não era a coligação em si, mas a …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Com Maluf e Erundina

O Estado de S.Paulo
O PP de Paulo Maluf confirmou ontem a sua adesão à candidatura do petista Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. Com isso, o candidato terá 1 minuto e 35 segundos a mais em cada sessão do horário eleitoral. Na segunda-feira da semana passada, foi o PR do mensaleiro Valdemar Costa Neto que fechou com o tucano José Serra, dando-lhe assim outro 1 minuto e 35 segundos para pedir os votos dos presumivelmente perplexos eleitores paulistanos.

Maluf preferia apoiar Serra, com 30% das intenções de voto, e seria recebido de braços abertos pelo candidato a quem, ao longo de sua trajetória, não faltou ocasião de aprender uma coisa ou outra de políticos com o senso de integridade de um André Franco Montoro ou de um Mário Covas. O dito do cronista Ivan Lessa, recentemente falecido, de que a cada 15 anos os brasileiros se esquecem dos 15 anos anteriores segue atual.

A parceria só não se consumou porque o governador Geraldo Alckmin se recusou a nomear um apadr…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 19 / 06 / 2012

Folha de São Paulo
"PT faz aliança com Maluf, e Erundina ameaça sair"

Ao lado de Lula, ex-prefeito diz que escolheu Haddad por “amor a São Paulo”

O ex-prefeito Paulo Maluf (PP) e o PT anunciaram uma aliança inédita em apoio ao petista Fernando Haddad na corrida à Prefeitura de São Paulo. A união foi selada numa sessão de fotos com o ex-presidente Lula. Luiza Erundina (PSB), vice de Haddad, disse que o ex-prefeito é “abominável” e que vai “rever sua posição”. Ela ameaçou entregar a vaga e boicotar a campanha na TV. “Não me vejo aparecendo ao lado dele.”

O Estado de São Paulo "Alívio grego não basta, e Espanha volta a assustar"

Espanhóis têm seu pior dia desde o início da crise, diante da incerteza sobre o resgate de seus bancos
A eleição na Grécia, embora tenha trazido alívio em razão da vitória da coalizão favorável à permanência na zona do euro, fracassou em dar garantias à União Europeia. O foco de instabilidade se transferiu ontem para a Espa…

Satélite caiçara sim senhor!

Imagem
Rapaziada do Tancredo e o professor Cândido Moura
Deu na Folha
Alunos de SP (Ubatuba) montam satélite que será lançado em 2013 nos EUA
Sidney Borges Ubatuba apareceu ontem com destaque na mídia nacional. O jornal de maior circulação do Brasil publicou no suplemento Ciência uma matéria com os bravos rapazes da escola Tancredo e o bravíssimo professor Cândido Moura. A iniciativa de construir o satélite é uma forma inteligente de motivar os alunos e fazer com que eles tenham maior apreço pela ciência.
Leia a matéria aqui.
Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Os planos da Petrobrás

O Estado de S.Paulo
Mesmo com metas mais realistas para a produção de petróleo nos próximos anos, o Plano de Negócios 2012-2016 que acaba de ser aprovado pelo Conselho de Administração da Petrobrás prevê investimentos de US$ 236,5 bilhões para o período, valor 5,25% maior do que o total aprovado para o período 2011-2015. Desse modo, a empresa parece ter atendido, ainda que parcialmente, aos apelos cada vez mais insistentes do governo a todo o setor empresarial para que eleve os investimentos, para evitar que a crise mundial afete ainda mais o desempenho da economia brasileira.

O novo plano reforça a ênfase, já nítida nas programações anteriores, nas atividades de exploração e produção, das quais se destacam os investimentos no pré-sal. É preocupante, no entanto, que, apesar da previsão do aumento nos investimentos totais, numa área essencial para a geração de recursos necessários à expansão contínua das atividades da empresa, a de Abastecimento e Refino, os investi…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 18 / 06 / 2012

Folha de São Paulo
"Eleições 2012 - Haddad sobe 5 pontos em SP; Serra lidera a disputa"

Datafolha mostra que, após aparecer na TV com Lula, petista foi de 3% para 8%

O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, subiu cinco pontos percentuais na corrida municipal, mostra levantamento do Datafolha. No início de março, Haddad tinha 3% das intenções de voto. Agora tem 8%.

O Estado de São Paulo "Dilma prepara cobrança por ação imediata na Rio+20"

Proposta é estabelecer objetivos do desenvolvimento sustentável, mas sem definir fonte de financiamento
Rascunho do discurso que a presidente Dilma Rousseff prepara para a quarta-feira na Rio+20, quando começa a reunião dos chefes de Estado, cobra o compromisso de líderes mundiais com ações imediatas para combater a extrema pobreza e conter efeitos das mudanças climáticas. A proposta, porém, é adiar a definição de fontes de financiamento. Com isso, o debate não ficaria contaminado pela…

O tempo se esgota: logo as eleições

Imagem

Colunistas

Ideologia & política: relendo Hannah Arendt

“Arendt conclui: ‘Se o último Estado vitorioso não puder anexar os planetas, então passará a devorar-se a si mesmo, para começar novamente o infinito processo de geração de poder’”

Márcia Denser
Sempre que a retórica neoliberal e neoconservadora, cujo discurso ideológico, velado ou explícito, onipresente em todas as mídias, se torna demasiado absurda, cruel, intragável, esta colunista se “refugia” politicamente nas palavras e no pensamento de Hannah Arendt (1906-1975), esta pensadora política e humanista magistral, discípula de Karl Jaspers e Martin Heidegger, dos quais herdou a tradição culturalista alemã.

Arendt não usa nenhuma retórica, objetivamente vai logo ao ponto, revelando impiedosamente a face horrível das classes dominantes. Aliás, ela é especialmente precisa, quase cruel, ao se reportar ao filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), que considera o verdadeiro ideólogo não-reconhecido da burguesia (os atuais neocon e neoliberais). …
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A crise que Dilma não vê

O Estado de S.Paulo
Em mais um esforço para desencalhar a economia nacional, a presidente Dilma Rousseff convocou os governadores e ofereceu-lhes financiamento e facilidades fiscais para investir. O País só escapa de uma crise mais grave, neste momento, porque as famílias ainda consomem - ninguém sabe até quando - e o governo federal continua gastando, embora com a ineficiência costumeira. A indústria vai mal, o nível de emprego nas fábricas é menor que no ano passado e o setor de serviços, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), começa a fraquejar. A agricultura, mesmo com pequena redução nas safras de grãos e oleaginosas, continua garantindo um abastecimento tranquilo. Além disso, o agronegócio garante algum superávit no comércio exterior, enquanto o conjunto das exportações empaca e as importações ocupam fatias crescentes do mercado interno. Apesar disso, a presidente se permite bravatas. A economia brasileira está no aquecimento e no fim do ano ganhará meda…
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 17 / 06 / 2012

Folha de São Paulo
"Erundina diz que apoio de Maluf pode sair caro ao PT"

Vice de Haddad julga preconceituoso slogan do partido que exalta o ‘novo’

Oficializada na sexta-feira como candidata a vice do petista Fernando Haddad na disputa pela Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina (PSB), 77, questiona, em a entrevista a Fábio Zambeli, o papel do adversário histórico e provável aliado Paulo Maluf (PP) na campanha. “Se isso significar alguma restrição aos compromissos, tem um preço que não vale a pena pagar.”

O Estado de São Paulo "Ministérios usam brecha para driblar Lei de Acesso"

Governo invoca ‘segurança do Estado’ para reclassificar documentos que antes eram de livre consulta
Para driblar a obrigação de divulgar dados públicos, imposta pela Lei de Acesso à Informação, o governo está reclassificando documentos como sigilosos. Antes de livre consulta, os papéis estão ganhando carimbo de reservados após a entrada em vigor da norma, em maio, sem justi…

Esperando o trem...

Imagem