Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 16, 2012
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Mantega, bem vestido e feliz

O Estado de S.Paulo
O homem feliz não tinha camisa, segundo uma velha fábula. Se um camponês pode ser feliz sem camisa, não há por que estranhar a alegria do bem vestido ministro da Fazenda, Guido Mantega, no fim de mais um ano de baixo crescimento econômico, inflação elevada, investimento em queda e muitos tropeços na política econômica. Num psicodélico café da manhã com jornalistas, em Brasília, ele se declarou realizado com as "transformações difíceis e profundas" realizadas em 2012. Mais que isso, classificou como um quase milagre o conjunto de façanhas econômicas dos últimos anos.

Quanto a isso, pelo menos, ele está certo. A economia brasileira cresceu 2,7% em 2011 e a expansão deste ano deve ficar em torno de 1%, segundo a maior parte das estimativas. O desempenho nestes dois anos é um evento quase sobrenatural, quando comparado com o dinamismo exibido por outras economias emergentes da América Latina e da Ásia. Dificilmente um governo formado…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 22 / 12 / 2012

O Globo
"Manobra de vereadores põe projeto olímpico em risco"

Paes vetará emendas que autorizam mais construções em Marapendi e no Autódromo

Decisão da Câmara valoriza em R$ 4 bilhões propriedades que ficam no entorno de futuras instalações dos Jogos de 2016, dá isenção eterna de IPTU e ISS para campo de golfe e permite hotéis em área estritamente residencial. O prefeito Eduardo Paes anunciou ontem que vetará integralmente as emendas ao novo pacote olímpico aprovado pela Câmara de Vereadores. E que, caso seu veto seja derrubado, vai cancelar a parceria público-privada para a construção do Parque Olímpico e procurar uma nova área para o campo de golfe que será usado nos jogos de 2016. Ao apagar das luzes da atual legislatura, os vereadores ampliaram em 560 mil metros quadrados o potencial construtivo nas áreas vizinhas ás instalações, valorizando as propriedades em R$ 4 bilhões.

O Estado de São Paulo "Barbosa nega prisão imediata de condenados no mensalã…

Ubatuba em foco

Imagem
Vereadores Claudinei Xavier (DEM) e Mauro Barros (PSC)
CPI da COMTUR

Câmara de Ubatuba conclui CPI da COMTUR e documentos apurados são encaminhados à Justiça 

AssessoriaMauro Barros
A Câmara de Ubatuba, concluiu nesta semana os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar supostas irregularidades na Companhia Municipal de Turismo (COMTUR). A comissão foi composta pelos vereadores Claudinei Xavier (DEM), Mauro Barros (PSC) e Silvio Brandão (PSB), presidente, relator e membro, respectivamente.

Os depoimentos são unânimes no sentido de que existiu a intenção em fraudar execução de créditos trabalhistas e fiscais, no período investigado do presidente de fato, possivelmente, ilegalmente empossado pelo acionista controlador. Embora o mesmo tenha se esforçado em sua tese isolada de que foi uma decisão entre os funcionários, objetivando isentar o gestor municipal de sua responsabilidade, também são fortes os indícios de que existem “mensalões”, desigualdade entre os…

Morde?

Imagem
Ferenc Berko, Rawalpindi, Índia, 1946

Coluna do Celsinho

Centro de Convenções

Celso de Almeida Jr.

Achei justa a homenagem à Alfredo Bischof, nome de nosso recém inaugurado Centro de Convenções.

Acompanho há muito tempo a luta de seu filho, Luiz Bischof, para tornar real este sonho.

Muitos contribuíram para isso.

Cito, além do Luizinho: Claudino Velloso, José Carlos de Souza, Luiz Felipe Azevedo e João Paulo Rolim.

É claro que mais gente se envolveu nesta causa, incluindo o prefeito que se despede.

Mas, Bischof, Claudino, José Carlos, Felipão e João Paulo merecem destaque.

Quem viu esta história de perto entende o que escrevo.

Para se ter uma ideia, Luiz Bischof e Eduardo César superaram uma enorme diferença pessoal e política em nome desta causa.

Algo bacana de se ver.

Tivesse Eduardo mantido a mesma postura com outras correntes políticas da cidade, possivelmente não teria atingido tão alta rejeição.

Isto, porém, é assunto para outra ocasião.

Escrevo às vésperas do Natal.

Hora de renovar a fé em nosso aperfeiçoamento.

O exemplo de determinação que result…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O STF faz história

O Estado de S.Paulo
O julgamento da Ação Penal 470 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) constitui-se, desde já, num marco histórico que abre para o Brasil a perspectiva de um significativo avanço institucional, representado pela consolidação do estado de direito, muito particularmente no que diz respeito ao princípio de que todos são iguais perante a lei. Esta é a pedra de toque, a razão principal da impressionante mobilização da opinião pública em torno do STF nesses quatro meses e meio em que, com absoluta transparência e respeito à lei penal e aos preceitos constitucionais, os ministros se dedicaram ao exaustivo escrutínio disso que se confirmou como o maior escândalo político da história do País. Ao final, mesmo levando em conta que do ponto de vista processual há ainda um caminho a percorrer antes da publicação do acórdão que produzirá os efeitos penais do julgamento, todos nós brasileiros podemos nos sentir orgulhosos: foi dado um passo importante para resgatar o…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 21 / 12 / 2012

O Globo
"Presidente da Câmara intimida ministros do STF"

Na véspera da decisão sobre prisão de condenados do mensalão, aumenta o conflito entre Poderes

'Quem nomeia e cassa ministro do STF é o Parlamento', adverte Marco Maia, que não descarta sequer oferecer abrigo no Congresso para impedir que deputados sejam presos; Joaquim Barbosa respondeu. O presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, confirmou que anuncia hoje se decretará a prisão dos condenados no mensalão, como pediu o procurador-geral da República. O presidente de Câmara, Marco Maia (PT-RS), que já havia contestado a cassação pelo STF do mandato dos deputados condenados, ontem afirmou que parlamentares só podem ser presos em flagrante delito ou após o processo transitar em julgado. E ainda ameaçou os ministros do STF ao afirmar que eles são nomeados e podem ser cassados pelo Parlamento. Joaquim respondeu que dar abrigo aos deputados seria "uma das violações mais graves à Ca…

Transição em marcha

Imagem
Diplomado pela Justiça, Maurício posa para foto acompanhado da mulher e da filha
Prefeito eleito de Ubatuba, Maurício é diplomado pela Justiça Eleitoral

Assessoria M.M.
O prefeito eleito Mauricio, o vice Sergio Caribé e os dez vereadores eleitos para a próxima legislatura foram diplomados na tarde desta terça-feira, em Ubatuba. A cerimônia, realizada no auditório do Campus da Unitau, foi conduzida pelo Juiz Nelson Ricardo Casalleiro, da 144ª Zona Eleitoral e contou com a presença de quase cem pessoas.

Além de Maurício (PT) e Sérgio Caribé (PMDB), foram diplomados ainda os futuros vereadores Xibiu (PSDC), Bibi Índio (PT), Manuel Marques (PT),  Flavia Paschoal (PDT), Adão (PDT), Ivanil (PDT), Gerson Biguá (PSD), Silvinho Brandão (PSB), Pastora Daniele Kerliab (DEM) e Pastor Claudinei Xavier (DEM).

Em seu primeiro discurso oficial como próximo prefeito de Ubatuba, Mauricio afirmou que os desafios somente serão vencidos com muito trabalho. “A Justiça Eleitoral cumpriu o seu papel realizando es…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O inimputável

O Estado de S.Paulo
Eis a palavra de ordem: Luiz Inácio Lula da Silva paira acima da Justiça, e o seu detrator, o publicitário Marcos Valério, é um desqualificado. Desde que, na semana passada, este jornal revelou que o operador do mensalão, em depoimento à Procuradoria-Geral da República, em setembro último, acusou o ex-presidente de ter aprovado o esquema de compra de votos de deputados e de tirar uma casquinha da dinheirama que correu solta à época do escândalo, o apparat petista e os políticos governistas apressaram-se a fazer expressão corporal de santa ira: "Onde já se viu?!".

Apanhado em Paris pela notícia da denúncia, Lula limitou-se a dizer que era tudo mentira, alegou indisposição para não comparecer a um jantar de gala oferecido pelo presidente François Hollande à colega brasileira Dilma Rousseff e, no dia seguinte, fugiu da imprensa, entrando e saindo dos recintos pela porta dos fundos - algo não propriamente honroso para um ex-chefe de Estado que se t…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 20 / 12 / 2012

O Globo
"Mensaleiros podem ser presos amanhã"

Procurador encaminhou pedido ontem à noite e decisão cabe ao presidente do STF

Advogados de petistas condenados se queixam de Gurgel: ‘É manobra espúria’, diz defensor de Genoino. Pouco antes de apresentar ao STF o pedido de prisão dos condenados no mensalão, à noite, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, explicou por que decidiu não esperar o julgamento de todos os recursos contra a condenação: “O esforço magnífico do STF no sentido de prestigiar os valores republicanos não pode agora ser relegado aos porões da ineficiência.” Como o STF entrou em recesso, a decisão sobre as prisões será do presidente, Joaquim Barbosa, que a anunciará amanhã. Os advogados do ex-ministro José Dirceu, do ex-presidente do PT José Genoino e do deputado João Paulo Cunha protestaram.

O Estado de São Paulo "Procurador diz que Valério entregou documentos"

Roberto Gurgel afirma que 'nada deixará de ser invest…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Abismo na educação

O Estado de S.Paulo
O fracasso das políticas públicas para o ensino médio no Brasil ficou ainda mais evidente pelos resultados, por escola, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. Nesta edição, o Ministério da Educação deixou de fora escolas que tiveram participação de menos de 50% de seus alunos - a inscrição no exame não é obrigatória. Com isso, foram excluídos da lista vários colégios particulares tradicionais que haviam obtido boas notas na edição anterior, em 2010, mas cujos alunos não se interessam pelo Enem como forma de ingressar na universidade. Mesmo assim, das 100 escolas de melhor desempenho, apenas 10 são públicas, e quase todas são ligadas a instituições militares, a universidades federais e ao ensino técnico - cujo processo de ingresso de estudantes é tão disputado quanto o das melhores faculdades. Considerando-se que as escolas privadas respondem por somente 12,2% do total de matrículas no ensino médio no Brasil, o quadro é devastador.

Formalm…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 19 / 12 / 2012

O Globo
"Congresso se rebela e manobra contra STF"

Sarney convoca sessão para analisar, de uma só vez, 3 mil vetos de 12 anos

Bancada do Rio promete recorrer novamente ao Supremo se veto de Dilma for derrubado. Numa reação sem precedentes, o Congresso manobrou e aprovou requerimento convocando para hoje sessão que analisará 3.060 vetos presidenciais que tramitavam há 12 anos. O objetivo é derrubar o veto de Dilma à nova distribuição dos royalties. Parlamentares começaram a receber a "cédula" de 463 páginas. O presidente do Senado, José Sarney, em recurso ao STF, disse que a decisão do ministro Luiz Fux, que anulou sessão anterior do Congresso, "deixa o Legislativo de joelhos" Se o veto for derrubado, a bancada do Rio vai recorrer ao STF.

O Estado de São Paulo "CPI do Cachoeira termina em acordo e sem indiciados"

Texto aprovado pelos congressistas, de 1 página e meia, atende aos interesses da base governista e da oposição

A C…

Pitacos do Zé

Imagem
O prêmio do Rogério

José Ronaldo dos Santos
Um dos textos mais acessados do blog (coisasdecaicara.blogspot.com) é o FANDANGANDO, que descreve a atividade do professor Rogério Estevenel na escola, incentivando os alunos a aprenderem a dançar o fandango caiçara. Ou seja, possibilitando às novas gerações a continuidade de uma tradição, a alegria genuína de nossa gente. É muito legal essa disposição contagiante desse nosso caiçara, natural do canto direito da praia das Toninhas, ou das Estonhinhas, conforme diziam os antigos.

Não é de hoje que o jovem professor está engajado nessa missão.Porém, no nosso município (Ubatuba), nunca recebeu o reconhecimento que merece. Agora, tendo levado neste ano a sua empolgação e apresentado na rede pública municipal de educação na cidade vizinha (Caraguatatuba) o seu projeto, veio o reconhecimento merecido. Na semana passada saiu o anúncio: ele foi o vencedor do melhor projeto em 2012. A primeira alteração será no salário, mas outros agrados vêm na sequênc…

Transição em marcha

Imagem
Moromizato é entrevistado durante lançamento da Agenda Metropolitana do Litoral Norte
Mauricio participa de evento da Região Metropolitana e espera maior atenção do Estado

Assessoria M.M.
O prefeito eleito de Ubatuba, Maurício (PT), esteve presente neste sábado no evento de lançamento da Agenda Metropolitana do Litoral Norte, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. Ele foi convidado pelo secretário chefe da Casa Civil, Edson Aparecido, que ressaltou a importância dos novos gestores estarem integrados ao processo da Região Metropolitana.

Maurício prestigiou o evento e foi uma das autoridades locais mais procuradas pela imprensa. Questionado se a questão partidária poderia atrapalhar a relação de Ubatuba com o Governo Paulista, o prefeito eleito discursou. “De forma nenhuma! Nós precisaremos de todo apoio da administração estadual e tenho certeza de que o governador não olhará bandeira política, pois, seria justamente uma contradição a este movimento de região metropolitana, que visa…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Dilma, Lula e o uso das agências

O Estado de S.Paulo
Investigado pela Polícia Federal e denunciado como chefe de uma quadrilha envolvida em compra de pareceres técnicos, o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira descreveu-a como "um dos maiores cabides de empregos e de cargos comissionados do governo". O orçamento milionário da agência, acrescentou, tem beneficiado ONGs em contratos firmados, na maioria dos casos, sem licitação. Formuladas em entrevista ao jornalista Fausto Macedo, do Estado, essas acusações acrescentam elementos importantes à escandalosa história desvendada pela Operação Porto Seguro, uma investigação sobre tráfico de influência e corrupção em vários órgãos da administração central, incluído o escritório da Presidência da República em São Paulo. Rosemary Noronha, ligada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chefiou esse escritório até há poucos dias. Paulo Vieira acusou policiais e procuradores de tentar proteger autoridades da área d…
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 18 / 12 / 2012

O Globo
"Supremo cassa deputados e alerta direção da Câmara"

Celso de Mello faz dura advertência contra reações corporativas e diz que insubordinação é inaceitável

Parlamentares mensaleiros só terão de entregar o mandato após os recursos; Marco Maia diz que vê ingerência na Câmara e que vai recorrer. Depois de 138 dias e 53 sessões, o Supremo Tribunal Federal concluiu ontem o julgamento dos 37 réus do mensalão e decidiu, por cinco votos a quatro, que os três parlamentares condenados perderão seus direitos políticos e, em consequência, seus mandatos, mas somente após o julgamento de todos os recursos judiciais. O ministro Celso de Mello, que deu o voto de desempate, advertiu que qualquer desobediência à decisão do STF seria "intolerável, inaceitável e incompreensível" e que a insubordinação sujeita a autoridade a ser processada por crime de prevaricação. Mas o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), insistiu que, pela Constituição, a última…

De Havilland Dragon Rapide (Wikipédia)

Imagem

Nunca verás...

Um caso de liberalismo à moda tupiniquim

Sidney Borges
A VASP nasceu na rua Boa Vista, no centro de São Paulo, a Wall Street nacional, onde o capitalismo verde e amarelo criou cofres fortes para guardar as riquezas provenientes do café e da industrialização nascente. Rua de bancos e do melhor sanduíche de pernil do mundo.

No início da década de 1930 o homem voava pra cá e pra lá e "nestepaiz" alguns capitalistas resolveram diversificar as atividades e ganhar dinheiro com a exploração do transporte aéreo. Na verdade já tinha gente fazendo isso, os alemães da Condor e os americanos da Panair. Se eles podiam nós também podíamos.

Pensando nos lucros exorbitantes que seriam auferidos a fina flor do capitalismo cafeeiro/industrial se reuniu no dia 4 de novembro de 1933, no edifício de número 25 da rua Boa Vista e fundou a Viação Aérea São Paulo - VASP, sociedade anônima destinada a explorar os céus da nação transportando riquezas e transformando os 42 acionistas fundadores em homens m…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A crise de energia e suas causas

José Goldemberg
O sistema energético brasileiro foi montado ao longo dos últimos cem anos e funcionou relativamente bem até recentemente: o País gera quase toda a sua eletricidade em usinas hidrelétricas, uma fonte limpa e renovável de energia, e se tornou também quase autossuficiente na produção de petróleo.

A eletricidade foi introduzida no Brasil por empresas estrangeiras (e uns poucos empreendedores nacionais) no fim do século 19 e só começou a dar problemas quando, em meados do século 20, o governo federal impediu reajustes das tarifas que compensassem os investimentos. Investir em eletricidade deixou, então, de ser atraente para o setor privado.

A solução foi a criação da Eletrobrás e empresas estatais nos Estados, verdadeiras agências de desenvolvimento regional que - com recursos públicos - construíram usinas hidrelétricas. As empresas estatais do setor elétrico revelaram, no início, grande dinamismo, mas se tornaram burocráticas e pesadas. A tenta…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 17 / 12 / 2012

O Globo
"Apagões são indício de falta de manutenção"

Blecaute afetou seis estados

Falha em usina de Furnas provocou corte de energia por cerca de meia hora. Especialistas veem falta de investimentos em manutenção. No sexto apagão desde que a presidente Dilma Rousseff anunciou um pacote de medidas para reduzir em cerca de 20% a tarifa de energia residencial, uma falha numa usina de Furnas em Goiás provocou corte de luz em municípios de seis estados do país na noite de sábado. Só em Rio e São Paulo, 2,7 milhões de residências ficaram às escuras por cerca de meia hora. Especialistas acreditam que os blecautes recorrentes mostram falhas na manutenção do sistema e temem que o pacote do governo para reduzir tarifas, ao diminuir receita das empresas, afete futuros investimentos.

O Estado de São Paulo "Chávez viola lei e convoca eleitores durante votação"

Mensagem de presidente da Venezuela é lida de Cuba antes do fechamento das urnas, o que é proibi…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Desvendando o BNDES

O Estado de S.Paulo
Falta transparência às operações do BNDES, segundo afirma em ação na Justiça a Procuradoria da República no Distrito Federal. O objetivo da ação é obrigar o banco a fornecer toda informação relevante sobre a destinação de recursos a empresas e entidades de todos os tipos. A cobrança de dados refere-se às operações em curso, às transações futuras e àquelas realizadas nos últimos dez anos. O BNDES recusa-se a fornecer detalhes dos aportes a clientes privados alegando sigilo bancário, segundo consta da ação. Esse argumento, de acordo com o Ministério Público, deixa de valer quando se trata do uso de dinheiro público.

Não pode haver dúvida quanto à origem pública dos recursos, porque o capital do BNDES, um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo, é inteiramente estatal. Além disso, seu caixa tem sido reforçado pelo Tesouro com empréstimos subsidiados. Apesar disso, aspectos relevantes de sua atuação permanecem na sombra. A instituição, segundo o…
Imagem

Manchetes do dia

Domingo, 16 / 12 / 2012

O Globo
"Estados não dividem royalties de minério e água"

Todos os recursos vão para as regiões produtoras, que receberão R$ 4 bi este ano

Compensações cresceram 65% nos últimos cinco anos. No caso das miineradoras, o ICMS também fica no local de produção, enquanto o petróleo paga tributo no destino. Enquanto parlamentares de 23 estados não produtores querem alterar a legislação e mexer em contratos já assinados na disputa pelos royalties do petróleo, as compensações pagas por mineradoras e hidrelétricas chegarão a cerca de R$ 4 bilhões este ano e ficam só nas mãos de estados e municípios produtores, principalmente de Minas, Pará e Paraná, revelam Bruno Rosa e Henrique Gomes Batista. Essa receita cresceu 65% desde 2007 e pode duplicar com a construção de hidrelétricas e a mudança prevista nas leis de mineração. Estados produtores de minério ainda ficam com o ICMS.

O Estado de São Paulo "Eleição hoje testa coesão de chavistas e da oposição"

Com Cháv…

Frank Sinatra (1915-1998)

Imagem