Postagens

Mostrando postagens de Julho 5, 2009

Brasil, entenda se puder...

Lá no Planalto Central...

Sidney Borges
Lula ama Sarney.

Lula ama Dilma.

Lula ama Dilma e Sarney.

Dilma ama Dirceu, Lula e Sarney.

Dirceu ama Sarney.

Sarney é imortal.

Sarney ama Sarney.

Sarney é a cara do PT.

Fica Sarney...

Twitter

Boxe

Imagem
Ex-pugilista canadense é achado morto em Pernambuco Arturo Gatti curtia sua segunda lua de mel com a Amanda Rodrigues, que encontrou o corpo pela manhã Mel Evans/AP (original aqui) RECIFE - O ex-pugilista canadense Arturo Gatti foi encontrado morto neste sábado em um hotel em Porto de Galinhas, em Pernambuco. O antigo campeão mundial tinha 37 anos, e a causa da sua morte ainda é desconhecida - a polícia está investigando o caso. Arturo Gatti tinha chegado a Porto de Galinhas na sexta-feira, junto com a esposa, a brasileira Amanda, e o filho de apenas um ano. O corpo dele não apresenta perfurações de bala ou faca, mas a polícia investiga a hipótese de homicídio. Nascido na Itália, Arturo Gatti mudou para o Canadá ainda quando era criança. Durante a carreira, ele foi campeão mundial pelos superpenas e superleves, totalizando 40 vitórias, sendo 31 por nocaute, em 49 lutas. Estava aposentado desde 2007. Twitter
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Brasil

Sarney na fase Paulo Maluf

por Paulo Moreira Leite (original aqui)
A hipótese de que José Sarney pode ser o cliente JS-2 com uma conta no exterior movimentada pelo Banco Santos, de seu grande amigo Edmar Cid Ferreira, marca uma nova fronteira nas denuncias contra o senador.

Não se fala mais de fundação José Sarney nem de emprego de parentes. É coisa muito mais séria.
Os indícios apurados pelo repórter Alexandre Oltramari são variados e fazem sentido.

Num determinado momento, o cliente JS recebe U$ 10 000 em Veneza. Na mesma data, José Sarney se encontra em Veneza, a convite de Edmar Cid Ferreira. Em outro momento, o banco entra R$ 5 000 a JS na Al. Franca, em São Paulo. Sarney tem um apartamento ali. Os nomes e telefones de secretárias e assessores coincidem.

Até o momento, a reação de Sarney tem sido assim: “Isso não me diz respeito.”

Quem sabe?

A menos que todos estes indícios sejam esclarecidos e explicados, o que não ocorreu nem com os desvios — agora quase infantis — descobertos na Funda…
Imagem

Diretoria do São Paulo

Bando de burros...

Sidney Borges
Bastou ler o título do artigo postado abaixo para eu pensar: eu é que deveria ter escrito esse texto. Apesar da ameaça sei que não passou de um desabafo, o autor é gente fina e vai continuar torcendo para o tricolor, isto é, vamos.
Mas que fique claro à diretoria que demitir Muricy foi um absurdo e nós nos posicionamos contra. Ainda bem que os "porcos" são pão-duros, com Muricy o título estaria quase lá. Mas mesmo com comando inteligente não seria fácil, contando com o "Gordão", o Corinthians é sério candidato.
Quanto ao São Paulo, não cair para a segundona será lucro, mas ficar entre os quatro e jogar a Libertadores é um sonho quase impossível.
Quando a diretoria é burra não há santo que ajude, nem mesmo São Paulo que é unha e carne com o Homem. Unha e carne?


Muricy: por causa dele, quase virei palmeirense

Ricardo Kotscho (originalaqui)
Por que, de um ano para outro, o Corinthians, campeão da segunda divisão, voltou a ser o Timão, e o m…
Imagem

Energia

AIE considera energia nuclear parte da solução para aquecimento global

Fonte Nuclear
A Agência Internacional de Energia (AIE), ligada à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), afirmou que a energia nuclear é parte de um pacote de tecnologias de baixa emissão de dióxido de carbono (CO2) necessárias para prover grande parte das necessidades energéticas mundiais e limitar o aumento da temperatura média do planeta. As informações são da agência de notícias nucleares Nucnet.

A AIE afirma que está trabalhando em planejamentos de tecnologia energética em 19 áreas, incluindo energia nuclear, solar e eólica, veículos elétricos e híbridos, captura e armazenamento de carbono e a indústria de cimento. De acordo com a agência, juntos esses setores têm o potencial de prover quase 90% das reduções necessárias para cortar pela metade as emissões globais de CO2 relacionadas ao setor energético até 2050.

Para limitar o aumento de temperatura do planeta a 2 graus Celsius, será prec…
Imagem

Opinião

Os limites do crescimento da indústria

Editorial do Estadão
Na última edição dos Indicadores Industriais, relativos ao mês de maio, que mostram um aumento do faturamento real de 4,0% relativamente a abril (1,1% em termos dessazonalizados), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) comenta que a intensidade da recuperação do setor ainda não está definida. Realmente, sua expansão encontra diversos obstáculos que não dependem apenas da demanda do varejo.

Se nos primeiros meses do ano a demanda apresentou taxa de crescimento nitidamente superior à da produção industrial, é que a indústria, com estoques ainda muito elevados, procurou normalizá-los e, insegura sobre a continuidade da demanda doméstica, usou ao máximo sua capacidade de produção sem sentir necessidade de realizar novos investimentos.

Agora que já se pode pensar que os estoques estão chegando a um nível adequado, a demanda terá de ser atendida com aumento da produção física. No entanto, essa expansão é limitada pelo que acontece …
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 11 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"Países ricos mudam G8 para incluir emergentes"

Grupo cria fórum de 14 países, entre os quais o Brasil, para reforçar governança

A cúpula do G8 com economias emergentes terminou com uma espécie de declaração de morte do grupo de países ricos por seu presidente de turno e anfitrião, a Itália, relata Clóvis Rossi.
Em seu lugar nasce outro fórum, hoje chamado G14, que pode ser etapa transitória para uma entidade ainda mais ampla. Na fala do premiê italiano, Silvio Berlusconi, o G8 “não é mais idôneo”. É preciso expandir os interlocutores para fortalecer a governança global.
A EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia devem se somar Brasil, México, Índia, China, África do Sul e Egito. Eles terão um cronograma de reuniões setoriais prévias à sua cúpula anual.
O americano Barack Obama ecoou a transição e citou como desafios conjuntos a mudança climática, o roubo de materiais nucleares, a recessão global e a expansão da po…

Sá, Rodrix e Guarabyra - Primeira Canção da Estrada - 1972

Século XX

Em berço esplêndido

Sidney Borges
Seu Miguel foi torneiro mecânico a vida inteira. Começou cedo. Com 19 anos era aprendiz em uma fábrica de balanças no Canindé, bairro de São Paulo. O presidente do Brasil era Getúlio Vargas que logo virou ditador no "Estado Novo".

Seu Miguel era getulista e também nacionalista. Não gostava do patrão que considerava americanófilo. Agora ele vai ver, pensou seu Miguel, Getúlio vai encampar a fábrica e os salários vão melhorar. Os anos foram passando e Getúlio não só não encampou a fábrica como ficou amigo do patrão, capitalista explorador, aparecendo ao lado dele em jantares no Country Club. O salário não melhorou.

Com o fim da guerra Getúlio caiu, veio a democracia e com ela o "american way of life". Seu Miguel, recém casado e com um filho para nascer encheu-se de esperança. Nos Estados Unidos os operários vivem bem, têm carro e geladeira. Nós vamos viver como eles. Os anos foram passando e seu Miguel continuou andando de bonde, morand…
Imagem

Recordações

Viajando

Sidney Borges
Amsterdam, dia ensolarado, final do século XX. Depois de andar e andar entrei num café e pedi água mineral e café expresso. Sentei-me perto da janela que dava para um canal movimentado, com barcos indo e vindo. Na calçada também muito movimento, principalmente de jovens com mochilas nas costas. Férias, tempo de viajar, conhecer lugares, pessoas, cheiros novos, sabores diferentes.

Enquanto eu lia o El País e saboreava o café brasileiro de Cravinhos, segundo o garçon me contou em inglês tosco, duas senhoras entraram no recinto e acomodaram-se na mesa vizinha. Uma delas falou com o atendente e este voltou com um pacotinho nas mãos e uma bandeja com duas xicaras de café.

Elas conversavam enquanto uma enrolava um cigarro. Quando puseram fogo o cheiro impregnou o ambiente e revelou a verdadeira identidade do cilindro de papel. Não era tabaco, mas sim um baseado. Cruzes! Maconha. As inocentes velhinhas eram maconheiras. Quem diria? Já não fazem velhinhas como antigamente…

Charge - Liberati

Imagem
Original aqui

Twitter

Política

Comentário no Blog do Noblat

Sidney Borges
O ex-ministro José Dirceu publica crônicas políticas às sextas-feiras no Blog do Noblat. A de hoje está aqui. Eu sempre leio. Dirceu é um homem inteligente, manobra como poucos a dialética marxista. Seus textos sempre partem de premissas verdadeiras seguidas por conclusões questionáveis. Hoje não resisti e fiz um comentário:

Meu caro ex-ministro José Dirceu. Na arena política não há ideologia em jogo. Os atores, ou melhor, gladiadores, querem o poder, apenas isso, o senhor inclusive. Nos primórdios de sua vida política houve luta ideológica, os bravos que se insurgiram contra o governo totalitário queriam acabar com o modo de produção capitalista, trocá-lo pelo socialista. Hoje, parodiando "Mário Américo" ao se referir aos jogadores do "scratch canarinho", comparando-os a Pelé: tirando o negão é tudo japonês. Lula, Dilma, Serra, Aécio, é tudo japonês...

Twitter
Imagem

Coluna do Celsinho

Limites

Celso de Almeida Jr.
No Restaurante Senzala, conversei com o Alfredo Correa Filho, atual presidente da Associação Comercial (ACIU).

Aproveitei e dei os parabéns pela compra da área de 31000m² no bairro do Taquaral, viabilizando o Clube Aciu de forma definitiva.

Alfredinho sabe da importância de um espaço para o congraçamento social, conquista que a nossa geração, na juventude, não teve.

Fiquei entusiasmado.

Conversamos, também, sobre a possibilidade do CIESP de Taubaté divulgar, em Ubatuba, o II Seminário Empresarial de Responsabilidade Sócio Ambiental (www.ciesptte.com.br), que acontecerá em agosto.

A idéia é ter um estande, junto com a ACIU e o SEBRAE, no grande espaço que será montado na praça de eventos da av. Iperoig, para o 1º Congresso Nacional de Educação, nos dias 28, 29, 30 e 31 de julho (www.grupouninter.com.br/ubatuba).

Integrar os temas desenvolvimento sustentável, responsabilidade sócio-ambiental e educação, revela-se um mote ideal para projetar Ubatuba muito além de n…
Imagem

Opinião

Um passo em falso na área das carnes

Washington Novaes
Parece temerário o rumo tomado pela Câmara dos Deputados ao aprovar, com forte apoio da "bancada ruralista", o Projeto de Lei nº 3514/08, que praticamente acaba com o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Produtos de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov), que hoje certifica, por exemplo, carnes exportadas e é exigência absoluta da União Europeia (UE) em suas compras. Como observou o presidente do Sindicato da Indústria de Carnes do Estado de Goiás, José Magno Pato, essa iniciativa "pode tirar o Brasil do mercado internacional", pois, ao dispensar o Sisbov e as empresas certificadoras do produto em todas as fases, deixa implícito que a rastreabilidade das carnes se fará apenas pela marca no animal, a fogo ou em tatuagens, juntamente com a guia de trânsito, atestado de vacinação e registro nos serviços de inspeção. E os importadores não aceitariam uma base de dados que não seja "auditável a qualque…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 10 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"Sarney recorreu ao Senado em defesa de fundação no MA"

Apesar de negar ser responsável por entidade, senador pediu, em 2005, ação no Supremo contra lei estadual

Apesar de afirmar que "não tem responsabilidade" sobre a fundação com seu nome no Maranhão, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pediu em 2005 que a advocacia da Casa contestasse no Supremo lei estadual contrária a seus interesses. Há suspeitas de desvio de recursos da Petrobras destinados à fundação.
Em nota, Sarney disse ser só "presidente de honra" da entidade, sem participar da gestão. Há quatro anos, porém, ele pediu que o Senado entrasse "o mais breve possível" com ação contra lei que devolvia o Convento das Mercês ao Maranhão. No lugar fica a sede da fundação, que garantiu sua permanência graças a liminar do STF.

O Globo
"Nova denúncia contra Sarney ressuscita CPI da Petrobras"

Fundação do Maranhão é suspeita de desviar …

O que será que ele está pensando?

Imagem
O presidente americano Barack Obama desviou nesta quinta-feira sua atenção de assuntos como a economia mundial e as mudanças climáticas, discutidos durante a cúpula do G8, na Itália. Ele foi flagrado em um momento de descontração observando uma bela mulher que passava ao seu lado. Na foto, o presidente francês Nicolas Sarkozy acompanha a cena com um leve sorriso.(Tirado daqui) Twitter
Imagem

Deu na Folha

O gol de Ronaldo

A informação de Ronaldo traz colaboração importante, se não para inquérito, por certo para uma biografia de Lula

De Janio de Freitas:
Conhecidas outras relações suspeitas ou comprometedoras entre Lula e ao menos uma empreiteira, nem a alienação dos grã-finos da oposição, nem artimanhas ou equívocos de transcrição podem obscurecer a gravidade da informação dada pelo jogador Ronaldo sobre outro comprometimento do próprio presidente da República com empreiteiras.

Em contraste com as versões publicadas no noticiário como se literais, mas todas abrandando a frase objetiva e clara de Ronaldo, Tostão, o cronista craque, fechou sua coluna de ontem com uma nota, "Absurdo", que repõe sentido e tempos verbais adequados ao original: "Ronaldo disse no programa "Bem, Amigos", do SporTV, que o presidente Lula tem ajudado bastante o Corinthians por meio de contatos com empreiteiros para a construção do centro de treinamento do clube! Absurdo um presidente fazer i…
Imagem

Longevidade

Ilha de Páscoa pode ter o 'elixir da vida'

Veja.com (original aqui)
Uma substância encontrada no solo da Ilha de Páscoa pode servir de base para o "elixir da vida", concluiu um estudo publicado na quinta-feira pela revista Nature. O segredo estaria na rapamicina, agente descoberto em 1970 e hoje usado em transplantes para evitar a rejeição de órgãos.

Pesquisadores americanos reformularam droga para que pudesse ser metabolizada por ratos de laboratório com cerca de 20 meses - o equivalente a 60 anos em humanos. Os roedores alimentados com rapamicina tiveram um aumento de 28% na expectativa de vida dos machos e de 38% das fêmeas.

A explicação dos cientistas é que o componente bloqueia a atividade de uma enzima responsável pelo metabolismo das células, crescimento celular e produção de proteínas em resposta a sinais ambientais. Foi a primeira vez que o efeito da redução dessas funções foi observado em mamíferos.

Para Arlan Richardson, diretor do Instituto Barshop para Longev…

O "Bardo" do Planalto

Imagem

Eleições 2010

Câmara libera internet na propaganda eleitoral

Projeto, que vai para Senado, facilita realização de debates, permite uso de voz e imagem do adversário e define regra para direito de resposta

João Domingos no Estadão (original aqui)
A Câmara aprovou ontem a reforma eleitoral e liberou a propaganda na internet, em portal do partido ou do candidato, nas páginas de relacionamento da rede, como Orkut e Twitter, em blogs e por meio de mensagens eletrônicas. Autorizou também a pré-campanha para prévias, reuniões fechadas e entrevistas em que a pessoa pode se anunciar como candidata. O projeto será agora votado no Senado e, se aprovado até o mês de setembro, valerá para as eleições de 2010. Pelo texto votado ontem, os debates no rádio e na TV - agora também na internet - para governador, senador e presidente da República, que são os cargos majoritários, poderão ocorrer com a presença de dois terços dos candidatos, caindo a obrigatoriedade de comparecimento de todos eles, como ocorre atualmente. …
Imagem

Dura Lex

Adolescente britânica é condenada por atrair jovem a emboscada fatal

Uma jovem britânica foi condenada à prisão perpétua pelo seu envolvimento no assassinato de um adolescente de 16 anos.

BBC Brasil
Depois de ter seduzido o adolescente, ela o atraiu para uma emboscada preparada pelo namorado.

O caso aconteceu em julho do ano passado no sul de Londres, mas os detalhes e o nome da jovem só foram divulgados nesta semana, com grande repercussão na imprensa britânica.Samantha Joseph tinha 15 anos na época do crime. Ela já tinha um namorado de 18 anos, Danny McLean, mas isso não impediu que ela flertasse com Shakilus Townsend.

No julgamento, Samantha Joseph admitiu ter dito a Shakilus que o estava namorando, apesar de sua relação com Danny McLean. Ela disse que estava entediada com Danny, que a estaria usando apenas por sexo e nunca comprava presentes para ela.

Já Shakilus havia comprado vários presentes para Samantha, inclusive um cachorro.
Leia mais

Nota do Editor - A Inglaterra é dura com crim…
Imagem

Opinião

Pastor das almas

Demétrio Magnoli
Logo mais, em São Paulo, será proibido fumar em qualquer local fechado de uso coletivo, público ou privado. A lei paulista, patrocinada por José Serra, bane fumódromos em restaurantes, bares, edifícios públicos e empresas privadas. Ela também confere compulsoriamente aos proprietários de estabelecimentos comerciais um poder de polícia, obrigando-os a fiscalizar a proibição. Entre os deveres dos empresários se inclui a oferta aos clientes de formulários de denúncia de episódios de violação da lei.

Nas democracias, o poder público administra as coisas. Mas a lei de Serra ambiciona administrar as almas, impondo a virtude e punindo o vício. Na sua intrusividade extremada, representa a culminância provisória de uma tendência perigosa. Há dois anos o governo federal tentou moldar os conteúdos da programação de TV por meio da chamada classificação indicativa, que daria ao Ministério da Justiça um poder de censura. Em maio, também em São Paulo, entrou em vigor u…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 09 / 07 / 2009

Folha de São Paulo
"Retomada global será mais lenta, prevê FMI"

Fundo projeta crescimento maior em 2010, com retração neste ano

O FMI (Fundo Monetário Internacional) avalia que o mundo já ensaia sair da pior recessão pós-Segunda Guerra, mas uma recuperação mais firme poderá ser mais demorada que o previsto, informa Fernando Canzian.
O FMI aumentou para 2,5% a previsão de crescimento global, puxado pelos emergentes, em 2010 e elevou para 1,4% a retração esperada em 2009. Previa antes alta de 1,9% no ano que vem e queda de 1,3% neste.


O Globo
"PM: mais 1.000 policiais nas ruas em uma semana"

Novo comandante também promete dar segurança às linhas Amarela e Vermelha

Ao tomar posse ontem, o novo comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, prometeu colocar mais mil policiais nas ruas em uma semana, com a redução das atividades burocráticas nos quartéis. O objetivo é frear o crescimento do número de assaltos a transeuntes, que quintuplicou em…

Nossa língua

Imagem
A adoção do gerúndio na locução acima é válida porque mostra um futuro em relação a outro futuro, com ações diferentes feitas simultaneamente

O bom gerúndio

É preciso cuidado para que o combate ao gerundismo não torne marginais os usos legítimos de locuções com gerúndio

Luiz Costa Pereira Junior
O uso indiscriminado do gerúndio - a endorreia, o emprego viciado de formas como "vou estar passando o recado" - pode estar longe de ser erradicado, mas já tem uma vítima involuntária: o próprio gerúndio.

Uma década depois de o fenômeno se propagar feito gripe pelo país, especialistas começam a perceber que o combate ao uso repetitivo do gerúndio nas perífrases (dois ou três verbos numa locução verbal) criou em muita gente uma aversão a qualquer tipo de gerúndio, mesmo quando este é a forma mais adequada para apresentar uma ideia.

Para a professora de português da USP Elis Cardoso de Almeida, vive-se hoje o efeito colateral das campanhas de combate ao vício, com risco de confusão entre as…

Coluna do Moromizato

Copa do Mundo no Brasil – Projeto Ubatuba 2014

Saneamento Básico

Mauricio Moromizato
Desde a publicação do artigo da semana passada, com o título acima, não consegui deixar de pensar na importância de estabelecer um projeto de cidade para Ubatuba e na oportunidade que temos com a COPA DO MUNDO DE 2014.Quem pensa na cidade com olhos no futuro e de maneira global sabe que temos muito a fazer, muito a planejar e a construir.

Na situação atual da cidade, a base do nosso desenvolvimento deve ser um meio ambiente saudável, a Ubatuba sustentável que vem sendo alardeada pela atual administração. Pois bem, para tanto é essencial iniciar a discussão pela questão do saneamento básico, incluindo nessas discussões a captação e tratamento de esgoto sanitário, o abastecimento de água, a drenagem fluvial, o lixo e a questão da moradia.

Todo mundo já sabe que os municípios têm até 2010 para elaborar seu plano municipal de saneamento. Até agora, pelo que foi informado, a prefeitura indicou os técnicos que i…
Imagem
Clique sobre a imagem e saiba mais

Frases

"O neurótico constrói um castelo no ar. O psicótico mora nele. O psiquiatra cobra o aluguel"

J.Lawrence(In P.Buchsbaum)

Twitter
Imagem

Condenado e livre

Médico acusado de matar pacientes é condenado

Conjur
Após 15 horas de julgamento, o Tribunal do Júri de Taguatinga (DF) condenou o médico Denísio Marcelo Caron a 29 anos de reclusão pelas mortes de Grasiela Murta Oliveira e Adcélia Martins de Sousa. Elas passaram por cirurgia de lipoaspiração em janeiro de 2002 e morreram por erro médico. Caron também terá que pagar 20 dias-multa, no valor de metade de um salário mínimo, vigente à época dos fatos, para cada dia. O acusado poderá apelar da sentença em liberdade.
Leia mais

Nota do Editor - Madoff foi condenado nos Estados Unidos. Saiu do tribunal algemado, direto para a cadeia. O médico Denísio Marcelo Caron, acusado e condenado em primeira instância, poderá apelar em liberdade. E também poderá desaparecer. Como fez aquele promotor que matou a mulher grávida. Alguma coisa está errada. (Sidney Borges)

Twitter

Semana de Vela - Ilhabela

Imagem
YCI adere à campanha One Degree Less

Teto do American Bar é pintado de branco para lutar contra o aquecimento global

O Yacht Club de Ilhabela, sede e organizador da 36ª Rolex Ilhabela Sailing Week, realizou na tarde desta segunda-feira uma cerimônia muito especial. O clube apoiou formalmente o projeto Green Building Council Brasil, liderado pela consulesa da Tailândia, Thassanee Wanick, que idealizou a campanha para pintar os tetos das casas e edifícios de branco para diminuir a temperatura e evitar o uso do ar-condicionado, chamada One Degree Less. A Idéia foi uma das três aprovadas pelo presidente Barack Obama, dos Estados Unidos.

"Estou muito feliz por estar no Yatch Club e ter a adesão de tantas pessoas, que acreditam na possibilidade de construir um futuro sustentável”, comentou Thassanee, na cerimômia.

O comodoro do YCI, Carlos Eduardo de Macedo Costa, deu todo o apoio à iniciativa e para marcar a adesão o velejador Marcos Ferrari, comandante do Handycam, que disputa a RISW, su…

Semana de Vela - Ilhabela

Imagem
A foto panorâmica (clique para ampliar) mostra o espetáculo colorido das velas fazendo contraponto ao azul do mar e o verde das montanhas. O mundo inteiro acompanha a Semana de Vela de Ilhabela. O Ubatuba Víbora vai dar boletins informando o andamento das regatas. (Sidney Borges) Twitter
Imagem

Vida inteligente

Dez pessoas para se seguir

Jardel Dias Cavalcanti (original aqui)
Baudelaire reivindicava pra si o direito de "escolher seus irmãos". Eu reivindico o direito de escolher os homens aos quais seguirei pela vida. Mestres do encantamento e do desencantamento, pensadores e/ou artistas que são, formam a família que eu escolhi para habitarem meus pensamentos e minha pátria verdadeira: o reino das ideias.A cultura não é somente o reino da paz, mas também e principalmente uma zona de grandes tormentas. E é dentro dela que me viro e reviro abraçado às obras de literatura, música, filosofia, artes plásticas e ciências humanas em geral.

Leonardo da Vinci é mundialmente conhecido por causa de sua Mona Lisa. No entanto, pouco compreendido e pouco estudado, quase ninguém conviveu com ele profundamente, ao contrário, apenas o conheceram num nível muito superficial. Paul Valéry sabia o valor do mestre renascentista. Fez sobre ele um livro, Introdução ao método de Leonardo da Vinci, no qual diz …