Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 9, 2012

Marmelândia...

Pitonisas brasilienses

Sidney Borges

Quando do lançamento do Plano Real que deu estabilidade à economia do Brasil e criou as bases do desenvolvimento e da atenuação, ainda que modesta, da brutal desigualdade que nos assola, o atual ministro da fazenda, Guido Mantega, grande expert, disse o seguinte:

“Os arquitetos do real não pouparam sua imaginação para lançar velhas ideias com aparência de novas. (…) Chegaram ao ponto de reinventar os réis ou reais, uma nova moeda fantasiada do dólar e garantida por um lastro que não exerce nenhum papel prático, uma vez que o real não é conversível, a não ser o de dar a impressão de que o real vale tanto quanto a moeda norte-americana” “Todo esse barulho para quê? Para vestir com roupagens sofisticadas e muitos truques de ilusão, mais um ajuste tradicional, calcado no corte de gastos sociais, numa contração dos salários, num congelamento do câmbio e outros ativos e, sobretudo, num forte aperto monetário com taxas de juros estratosféricas” “A parte mais i…

Resíduos, detritos & conexos...

Imagem

Ubatuba em foco

O lixo no Litoral Norte

Arquiteto Renato Nunes
Não sei se por formação ou por deformação profissional adquiri alguns hábitos para analisar os acontecimentos da cidade. Meu curso de arquitetura e urbanismo ensinou-me, e nisso fiquei viciado, a formular o maior número possível de interpretações sobre a origem e características de determinado problema antes de tentar sua solução. Organizar os espaços a serem construídos, ou os espaços urbanos abertos onde a população vivencia e interage sua existência coletiva, é uma tarefa séria, de requisitos acadêmicos. Não é coisa para amadores e muito menos para qualquer formação profissional por mais bem intencionado que seja o sujeito. Ninguém pratica uma cirurgia no amigo se não for médico. E se o praticar será uma cirurgia sem retorno. Poderá, apesar da boa intenção em ajudar o amigo, pegar trinta anos de cadeia por assassinato. Portanto, é o medo da pena que impede o exercício da boa vontade nas mazelas físicas do amigo. É assim em todas as profi…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Lula deve, sim, explicações

O Estado de S.Paulo
Pelo mais elementar bom senso, a vítima de acusações caluniosas é sempre a principal interessada na imediata e rigorosa apuração das maquinações que a atingem, para que a verdade cristalina venha à tona, eliminando qualquer resquício de dúvida sobre uma reputação ilibada. Por que, então, diante da torrente de denúncias que têm colocado a reverenciada figura de Luiz Inácio Lula da Silva na berlinda, ele próprio e o PT têm preferido atacar a se defender, esforçando-se para desqualificar liminarmente os acusadores e as acusações? Por que a presidente Dilma Rousseff, que vinha primando por manter prudente distância do mar de sujeira que ameaça o lulopetismo, decidiu agora mobilizar o governo na tentativa de blindar seu padrinho? Por que não exigem, todos, que se abra rapidamente uma investigação oficial do Ministério Público que coloque em pratos limpos toda essa infamante campanha articulada pelas forças do mal para destruir Lula e o PT? Afin…
Imagem

Manchetes do dia

Sábado, 15 / 12 / 2012

O Globo
"Massacre de crianças leva a pressão contra armas"

Atirador mata 20 crianças e 6 adultos em novo massacre com armas de fogo nos EUA

Ao menos 26 pessoas, sendo 20 com idades de 5 a 10 anos, foram assassinadas numa escola na cidade de Newtown, no estado de Connecticut, o maior número de vítimas num estabelecimento de ensino americano desde 2007, e mais que o dobro do célebre massacre de Columbine. O atirador, um jovem de 20 anos identificado como Adam Lanza, portava quatro armas, duas delas pelo menos compradas legalmente, e morreu no local. Ele matou a própria mãe, que era professora na escola e, numa segunda cena de crime, foi encontrado um corpo de uma pessoa envolvida com o caso.

O Estado de São Paulo "Tiroteio deixa 20 crianças mortas em escola primária dos EUA"

De acordo com a polícia de Connecticut, onde ocorreu a tragédia, seis adultos e o atirador também morreram

Um atirador matou 20 crianças e 6 adultos, e depois morreu, em uma escola…

Transição em marcha

Imagem
Maurício Moromizato e sua equipe de governo
Maurício anuncia secretariado e diz que priorizou “técnica e conhecimento sobre Ubatuba”

Assessoria M.M.
O prefeito eleito de Ubatuba, Maurício Moromizato, anunciou nesta sexta-feira, em entrevista coletiva,14 nomes que irão compor o próximo secretariado de governo da prefeitura municipal. O evento ocorreu na Agência da Caixa Econômica Federal de Ubatuba e contou com a presença de jornalistas da cidade e região.
Neste primeiro anúncio, Maurício anunciou 14 integrantes do primeiro escalão da próxima gestão ubatubense, entre eles, 10 secretários (Administração, Fazenda, Jurídico, Meio Ambiente, Turismo, Obras, Saúde, Educação, Pesca e Esportes), 3 administradores regionais (Oeste, Sul e Norte) e 1 presidente de autarquia (EMDURB).
Durante a coletiva, o prefeito eleito ressaltou os desafios da equipe para os próximos anos e ressaltou um compromisso coletivo com a cidade de Ubatuba.
“A formação deste time foi feita juntamente com os partidos que parti…

Tulipas

Imagem

Coluna do Celsinho

Tia Helô

Celso de Almeida Jr.

Perdi a chance.

Justifico.

Ausente da comarca.

Estive, porém, em pensamento.

Explico.

Noite de autógrafos.

Na Fundart, quarta-feira, próxima passada.

Heloisa Salles Teixeira, a autora.

A saga de uma caipira em terra caiçara de Anchieta, o título.

Tia Helô...quanta saudade!

Suas aulas de língua portuguesa tive no SESI, nº 15.

Tempo delicioso, marcante.

Escrever e ler, ler e escrever.

Muitos horizontes.

Professora que desperta.

Professora que liberta.

Professora do passado, do presente e do futuro.

Em qualquer tempo, sempre no coração.

Visite: www.letrasdocelso.blogspot.com

Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A armadilha do crédito

O Estado de S.Paulo
Atraídas pela oferta de crédito fácil, dezenas de milhares de famílias entraram na armadilha do endividamento e da inadimplência, quase sempre sem ter uma ideia clara de como chegaram a esse ponto. Na semana passada, em quatro dias, 60 mil endividados foram ao Memorial da América Latina, em São Paulo, para um mutirão de renegociação. Até sexta-feira, 35 mil haviam conseguido renegociar suas dívidas. Mutirões desse tipo ocorreram nos últimos 7 meses em 15 cidades de 7 Estados. Cerca de 50 mil dívidas foram reescalonadas. Esse drama é um dos subprodutos de uma política de crescimento baseada em grande parte no estímulo ao consumo por meio da expansão dos empréstimos e da redução dos juros. A partir da crise de 2008 essa estratégia foi reforçada com redução temporária de impostos para compras de veículos e de outros bens duráveis. O incentivo fiscal teria produzido resultados muito menos sensíveis sem a expansão dos empréstimos e a indução ao endi…
Imagem

Manchetes do dia

Sexta-feira, 14 / 12 / 2012

O Globo
"AGU se recusou a pedir de volta dinheiro do mensalão"

Por duas vezes, órgão preferiu não fazer parte de processos de ressarcimento

A Advocacia Geral da União (AGU), em pelo menos duas oportunidades, se recusou a fazer parte de processos que pedem devolução do dinheiro desviado pelo esquema do mensalão. Uma dessas negativas aconteceu há menos de três meses, em ação em que o Ministério Público Federal busca reaver R$ 4,1 milhões de 21 réus, entre eles José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoino e Marcos Valério. A AGU afirma que seu ingresso nas ações poderia atrasar a tramitação do pedido, pois a União teria que ser intimada a participar de todos os atos dos processos.

O Estado de São Paulo "Vieira ameaça agora delatar a máfia dos pareceres"

Apontado pela Polícia Federal como o chefe do esquema, ele fala em ‘novos personagens’

Apontado pela Polícia Federal como o chefe da máfia dos pareceres, o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA)…

Marilyn

Imagem

Pitacos do Zé

E por falar em civilidade... (XXVIII)

José Ronaldo dos Santos
O amigo Júlio Mendes sempre escreve a respeito de algumas coisas do nosso município (Ubatuba). A última foi a partir da observação  da mortandade dos sapinhauás, na praia do Itaguá, afirmando que deve ser devido ao aquecimento da água do mar. Eu digo que se deve mais à péssima qualidade do tratamento do esgoto da Praia Grande. Quem passar em determinadas horas pelo trevo da mesma, bem próximo da estação de tratamento, no entroncamento das águas que seguem para o Acarau, sentirá um cheiro bem desagradável. Os moradores das margens do sufocado regato, sobretudo os meus amigos do Acarau e Itaguá, poderão confirmar o que estou dizendo. Faz lembrar um dizer do finado Florindo Teixeira Leite, na metade da década de 1980, quando um infeliz teve a iniciativa de construir uma estação de tratamento de esgoto na Barra da Lagoa, resultando nesse mesmo fenômeno descrito pelo Júlio. Na ocasião, cheio de sabedoria, eis as palavras do velho …

Transição em marcha

Imagem
Maurício Moromizato e a gerente da Caixa Econômica Federal, Silvia Rizos.
Escritório de transição de Maurício já está funcionando na agência da Caixa Econômica Federal

Assessoria M.M.
Foi inaugurado nesta segunda-feira (10), o escritório de transição do prefeito eleito Maurício, sediado na agência da Caixa Econômica Federal de Ubatuba. O espaço foi oferecido pela direção nacional da instituição, em reunião com o consultor da presidência, Vicente Trevas e é composto por estações de trabalho equipadas com computadores ligados à internet, impressora e telefone.

A oferta foi prontamente aceita pelo prefeito eleito de Ubatuba, Maurício, que aproveitou para agradecer a estrutura e espaço cedidos. “Nesses meses antes de assumir fica realmente um pouco complicado essa questão estrutural e toda a ajuda é bem vinda. O apoio da Caixa será fundamental para que o trabalho de transição seja mais dinâmico e eficiente. Além disso, aqui temos mais facilidade de acesso aos recursos públicos que são destina…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

O furo

Eugênio Bucci
Mensalão pagou despesa pessoal de Lula, diz Valério. Foi como a ventania radiativa de uma bomba atômica que a manchete de terça-feira do Estado varreu as melhores redações do País. A notícia de que Marcos Valério, em depoimento prestado à Procuradoria-Geral da República em setembro, acusa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter se beneficiado pessoalmente dos recursos ilícitos arrecadados pelo esquema do mensalão obrigou os principais veículos jornalísticos do Brasil a reconhecer o furo espetacular dos repórteres deste jornal Felipe Recondo, Alana Rizzo e Fausto Macedo. Imediatamente a pauta da imprensa brasileira virou caudatária da manchete do Estadão.

Não sem motivo. Embora não fosse inédita a informação de que Marcos Valério, depois de condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), vinha procurando as autoridades para, com base num regime de delação premiada, conseguir reduzir seu período de cadeia, ainda faltavam as provas de que ele realmente tinha dis…
Imagem

Manchetes do dia

Quinta-feira, 13 / 12 / 2012

O Globo
"Dilma é derrotada e Rio recorre ao Supremo"

Congresso aprova requerimento de urgência para analisar veto da presidente

Estados produtores querem evitar quebra de contratos e perdas bilionárias. Por ampla maioria, em sessão tumultuada, deputados e senadores aprovaram ontem o requerimento de urgência para análise dos vetos da presidente Dilma a artigos do projeto que redistribui os royalties do petróleo. O movimento foi articulado por estados não produtores. Um dos vetos foi sobre a divisão dos recursos de campos já licitados, o que significaria quebra de contratos e imporia perdas bilionárias a Rio e Espírito Santo. A bancada do Rio vai pedir ao Supremo Tribunal Federal que anule o resultado da sessão. Ontem, a Câmara aprovou a MP 579, que altera as regras para o setor elétrico.

O Estado de São Paulo "Dilma manda ministros defenderem Lula de denúncias"

José Eduardo Cardozo, Gilberto Carvalho e Paulo Bernardo tentaram desqualificar depo…

Birds

Imagem

Transição em marcha

Entrevista coletiva / Anúncio de secretariado

Assessoria M.M.
O prefeito eleito de Ubatuba, Maurício (PT), realiza nesta sexta-feira (14), a partir das 9h, entrevista coletiva sobre o primeiro anúncio de secretariado para a próxima administração municipal. O evento ocorrerá na Agência da Caixa Econômica Federal de Ubatuba, localizada na Rua Aparecida S. Velloso, 32, Centro (próximo ao Terminal Rodoviário).

*A coletiva começará pontualmente, pois o espaço precisa ser liberado até às 10h.

Mais informações no telefone (12) 9744 3593.

Twitter
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Crítica sem autocrítica

O Estado de S.Paulo
O Brasil tem feito sua parte para a superação da crise global, disse em Paris a presidente Dilma Rousseff, em mais uma aula a respeito de como os governos do mundo rico deveriam cuidar de seus problemas. Os emergentes, segundo ela, mostraram maior capacidade de recuperação e de manutenção da estabilidade macroeconômica depois do choque de 2008. "Não vacilamos em lançar mão de estímulos fiscais para reduzir os impactos da crise", lembrou a presidente, apontando uma diferença importante entre a política seguida no Brasil e em outros países em desenvolvimento e aquela praticada, com efeitos fortemente recessivos, na maior parte do mundo rico. Ela parece, no entanto, haver esquecido alguns detalhes importantes: os estímulos animaram a economia brasileira no segundo semestre de 2009 e ao longo de 2010, mas foram insuficientes para impedir resultados muito ruins nos dois anos seguintes. Em 2011 e 2012, a produção estagnou, a exportação emp…
Imagem

Manchetes do dia

Quarta-feira, 12 / 12 / 2012

O Globo
"Dilma reage a Marcos Valério e defende Lula"

Operador do mensalão disse ter pagado despesas do então presidente da República

Em evento em Paris, ex-presidente evitou a imprensa e afirmou apenas que não poderia 'responder a mentiras'. Diante das revelações do operador do mensalão, Marcos Valério, de que pagou despesas pessoais do então presidente Lula e que este sabia dos empréstimos ao PT, a presidente Dilma saiu em defesa do antecessor ontem. "Considero lamentáveis as tentativas de desgastar a imagem do presidente Lula”, reagiu Dilma, em Paris. Também na capital francesa, o ex-presidente disse apenas que não poderia "responder a mentiras”. Em depoimento à Procuradoria Geral da República em setembro, após ser condenado pelo STF a 40 anos de cadeia, Valério disse ainda que o PT pagou sua defesa no STF. O PT e aliados defenderam Lula. A oposição pedirá abertura de inquérito.

O Estado de São Paulo "BB arrecadava para PT, di…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

A confissão de Chávez

O Estado de S.Paulo
A natureza deve ter golpeado duramente o caudilho venezuelano Hugo Chávez para ele se sentir obrigado a anunciar em cadeia nacional, no sábado à noite, a recidiva do câncer do qual em mais de uma ocasião se declarou curado e apontar o chanceler e vice-presidente Nicolás Maduro seu herdeiro político. "Se se apresentar alguma circunstância inesperada que requeira novas eleições presidenciais, vocês todos têm de eleger Nicolás Maduro", exortou. "Peço isso de coração." Chávez, de 58 anos, voltou ontem para Havana. Ele foi operado pela primeira vez para extrair um tumor na região pélvica - a sua localização exata é tratada como segredo de Estado - em junho do ano passado. Seguiram-se duas outras intervenções, a mais recente em fevereiro último, sempre em Cuba. Jamais um médico cubano ou venezuelano teve autorização para falar do quadro clínico do jactancioso paciente. (O seu único sinal de humildade foi rogar a Deus, aos prantos, …
Imagem

Manchetes do dia

Terça-feira, 11 / 12 / 2012

O Globo
"Cassações por um voto no STF"

Celso de Mello deve sacramentar perda de mandato; presidente da Câmara fala em crise institucional

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir amanhã se cabe à própria Corte, e não à Câmara, decretar a perda de mandato dos três deputados condenados no julgamento do mensalão. Com o placar em quatro votos a quatro, Celso de Mello vai desempatar e já indicou que votará pela cassação. Ontem, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), afirmou que a Casa poderá não cumprir a ordem do STF: "Pode não se cumprir a medida tomada pelo STF. Isso não é desobedecer ao STF. É obedecer à Constituição."

O Estado de São Paulo "Mensalão pagou despesa pessoal de Lula, diz Valério"

Empresário relatou em depoimento à Procuradoria ter feito dois depósitos, em 2003, para a empresa do ex-assessor da Presidência Freud Godoy. Ele afirma ainda que Lula deu “ok” a empréstimos do PT

O empresário Marcos Valério Fernandes de S…

Transição em marcha

Imagem
Capitão Alexandre Motta de Souza e Maurício Moromizato
Capitão abre possibilidade de Ubatuba ter uma agência da Marinha do Brasil

Assessoria M.M.
O prefeito eleito de Ubatuba segue trabalhando no processo de transição, se reunindo com autoridades municipais, estaduais e federais. No último dia 3, Maurício teve encontro com o capitão da delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, Alexandre Motta de Souza. A reunião foi solicitada pelo próprio capitão, com o objetivo de discutir a próxima operação verão prevista pela Marinha na região.

De acordo com o delegado, nesta temporada a atuação da Capitania dos Portos será diferenciada e quer contar com o apoio das prefeituras. Segundo Sousa, a fiscalização da Marinha para essa operação verão priorizará os locais frequentados por banhistas. “Na alta temporada, as praias e ilhas mais procuradas por turistas apresentam alguns problemas com relação à ocupação do espaço marítimo. Já estamos convencidos de que a presença da Marinha não deve ocor…
Imagem
Acesse aqui o "Blog do Ninja"

Opinião

Lula - privacidade versus interesse público

Carlos Alberto Di Franco
Frequentemente insinuada na cobertura dos jornais, a relação amorosa de Rosemary Nóvoa de Noronha, ex-chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva finalmente foi escancarada pela Folha de S.Paulo em recente edição: Poder de assessora vem de relação íntima com Lula, cravou a chamada de primeira página.

A jornalista Suzana Singer, ombudsman daquele jornal, fez oportuna análise da matéria. Sem usar a palavra "amante", a Folha conta que nas 23 viagens internacionais em que Rosemary acompanhou Lula a então primeira-dama, Marisa Letícia, nunca estava presente. Segundo a reportagem, havia um esquema especial que permitia o acesso de Rose à suíte presidencial nessas escapadas. Seria um relacionamento de 19 anos, iniciado quando ela era bancária e ele, candidato derrotado à Presidência da República. "A Folha invadiu a privacidade de Lula? Sim. Era necess…
Imagem

Manchetes do dia

Segunda-feira, 10 / 12 / 2012

O Globo
"Chávez anuncia 4ª cirurgia e nomeia vice como sucessor"

Após relatar piora do câncer, presidente admite que pode não concluir mandato

Líder venezuelano retorna a Cuba para nova operação, e faz um apelo aos partidários para que votem em Nicolás Maduro caso seu estado de saúde o obrigue a deixar o comando do país e seja marcada nova eleição. Dois dias após retornar de Cuba, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, surpreendeu o país ao anunciar, em cadeia nacional, que fará nova cirurgia — a quarta desde que adoeceu em junho de 2011 — para tratar de uma recidiva do câncer, cuja origem nunca foi revelada. Chávez admitiu pela primeira vez que pode ter de deixar o comando da Venezuela e não cumprir sequer o atual mandato, que termina em janeiro. Há dois meses, ele foi reeleito para mais seis anos. Ontem, nomeou como sucessor o vice-presidente e chanceler, Nicolás Maduro. Emocionado, apelou aos venezuelanos: "Em um cenário em que sejamos obri…